Crise Grega
Re: Crise Grega
Deve ser do calor....
A conversa vai descambar?
Xiça!
Sejam adultos, pah.
Cumprimentos
A conversa vai descambar?
Xiça!
Sejam adultos, pah.
Cumprimentos
richardj Escreveu:jccgold dizes tantos disparates que não vou perder tempo contigo. Alias, já sei por experiência que contigo é melhor deixar a falares sozinho. Ao estilo do bcp ser uma maquina de fazer dinheiro. Só mesmo os mais parolos é que se deixam enrolar.
E eu já tenho experiencia em que quando se apanha alguém a mentir e nao tendo como desmentir factos e realidade dá um ar de superior para não ter de responder.
Eu nao disse que o bcp era uma máquina de fazer dinheiro, eu disse que todos os bancos são máquinas de fazerem dinheiro. Quanto a parolo nao sei mas fanatismo incapaz de ver a realidade ninguem te rouba o troféu
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
.
“One of the stupidest things a central banker could do is comment on the stock market."
Dennis P. Lockhart
"The stock market is not "a bubble in any way""
Dennis P. Lockhart
Dennis P. Lockhart - President and CEO of the Federal Reserve Bank of Atlanta
Dennis P. Lockhart
Dennis P. Lockhart
- Registado: 22/6/2014 20:28
jccgold dizes tantos disparates que não vou perder tempo contigo. Alias, já sei por experiência que contigo é melhor deixar a falares sozinho. Ao estilo do bcp ser uma maquina de fazer dinheiro. Só mesmo os mais parolos é que se deixam enrolar.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
richardj Escreveu:mas portugal não anda à 3 anos a ameaçar que não vai pagar a divida.
Nao? Entao os pensionistas nao sao credores de dívida ao Estado? Pq é que entre quem desconta e quem recebe pensoes há um superavit de 1.8 mil milhoes euros e andam a fazer haircuts à dívida aos pensionistas? Depois metem-lhe os pensionistas que nunca descontaram em cima desses, fazer caridade com o dinheiro alheio é bonito é.
richardj Escreveu:nem que os credores são uns ladrões,
Obrigar o Chipre a vender um banco que vale 4000 milhoes euros por 500 milhoes ou entao nao recebiam ajuda é serem o q?
richardj Escreveu:É tipo o gajo que pede emprestado 10 mil euros a um tipo e depois quando o tipo vem pedir o dinheiro, o gajo não só chama-lhe nomes como diz-lhe para lhe emprestar mais 10 mil se quiser ver alguma vez parte dos 10 mil inicialmente emprestados
É o tipo que é "amigo" durante anos, e qdo o amigo precisa fazer uma operacao em 3 meses ou morre e pede os 10000 euros ele diz "empresto-te mas daqui a 6 meses das-me 40000 de volta". É claro que podem dizer que só aceita se quiser.
richardj Escreveu:Se ninguém levantar grandes ondas, portugal até consegue sair fino disto,
Com uma divida total publica e privada nos 380% do PIB, os privados enterrados em cada vez mais impostos incapazes de diminuirem as suas dividas, e o Estado portugues com um defice de 5.8% no ultimo trimestre vamos sair finos disto vamos.

richardj Escreveu:as exportações continuem a bombar
As exportacoes nao bombam coisa nenhuma, os desempregados é que sao tantos que nao consomem e assim se equilibrou a balança externa.
richardj Escreveu:E no meio desse detalhe é bom recordar para aqueles que dizem que não existe solidariedade, que em 2012 foi perdoado 100 mil milhões à grecia.
0 euros perdoados de dinheiro publico
World debt clock:
Governments can finance their expenditures either through taxes or by issuing bonds. Since bonds are loans, they must eventually be repaid—presumably by raising taxes in the future. The choice is therefore "tax now or tax later."
Suppose that the government finances some extra spending through deficits; i.e. it chooses to tax later. According to the hypothesis, taxpayers will anticipate that they will have to pay higher taxes in future. As a result they will increase their savings to pay the future tax increase; i.e. they reduce their current consumption to do so. The effect on aggregate demand would be the same as if the government had chosen to tax now.
Os "amigos dos gregos" deveriam lembrar-se também disto:

Mas a verdade é que não são só os restantes PIGS a querer o dinheiro de volta... São os restantes paises da Zona Euro, todos eles sem excepção com governos eleitos democraticamente...
A ir para o não, Ucrânia: Capítulo 2º.
“One of the stupidest things a central banker could do is comment on the stock market."
Dennis P. Lockhart
Dennis P. Lockhart
Dennis P. Lockhart
Dennis P. Lockhart
- Registado: 22/6/2014 20:28
JohnyRobaz Escreveu:
Posso saber como chegaste a esses valores só por curiosidade? E já agora, qual foi a contribuição da Grécia para o nosso financiamento?
A grecia deve sensivelmente 160 mil milhões ao fundo europeu de finanças e estabilidade (EFSF) do qual portugal tem uma cota de 2,5% o que correspondem sensivelmente a 4 mil milhões. Os restantes 600 milhões vem da posição de portugal via FMI.
Eu não sei quanto é que a grecia emprestou em portugal, mas portugal não anda à 3 anos a ameaçar que não vai pagar a divida, nem que os credores são uns ladrões, mas ao mesmo tempo quer que os credores lhes dêem mais dinheiro.
É tipo o gajo que pede emprestado 10 mil euros a um tipo e depois quando o tipo vem pedir o dinheiro, o gajo não só chama-lhe nomes como diz-lhe para lhe emprestar mais 10 mil se quiser ver alguma vez parte dos 10 mil inicialmente emprestados.
Se ninguém levantar grandes ondas, portugal até consegue sair fino disto, este ano vai antecipar pagamento à troika , o euro-dollar está no ponto para que as exportações continuem a bombar e o petróleo não está caro, o que é bom para a nossa balança comercial. Com um pouco de ajuda, e com o turismo em alta, se o desemprego conseguir baixar e o défice melhorar, conseguimos aguentar. Para quem não sabe, portugal está com um superavit primário.
E no meio desse detalhe é bom recordar para aqueles que dizem que não existe solidariedade, que em 2012 foi perdoado 100 mil milhões à grecia. Não é trocos.
O problema no caso grego é que a sociedade não se quer deitar na cama que andou a fazer nas ultimas décadas. Mas cada estado é soberano, não se pode comportar como uma criança.
DUNE 2
ativo Escreveu:
Tratava-se, não de um crescimento económico real, mas de um crescimento económico, aparente, subsidiado e estimulado com endividamento externo!!!
Respondeste à parte menos relevante, obrigado. Mas se achas que a Grécia não empobreceu nos últimos 4 anos de austeridade, fica por aqui a nossa conversa..
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
PAFS Escreveu:A minha opinião:
Amanhã não pagam ao FMI, entram em incumprimento mas continuam na União Europeia.
Durante esta semana dificilmente vai haver um acordo com os credores.
Após o referendo e ganhando o NÃO, vai haver um acordo que passará por um terceiro resgate com o mínimo de cedências por parte dos gregos.
Penso ser isto que vai acontecer porque ninguém (Alemanha, EUA, China e todos os credores envolvidos directa e indirectamente) quer ver a Grécia sair da UE pelos mais diversos motivos quer sejam económicos ou políticos.
Se por acaso ganhar o SIM, penso que o governo Grego (Syriza) fica em maus lençóis e devia demitir-se e convocar eleições, ou seja um cenário bem mais complicado, até porque este referendo serve fundamentalmente para verificar se os Gregos ainda estão com o Syriza, se o NÃO ganhar como é espectável o Syriza sai como grande vencedor.
Resumindo não acredito que a Grécia saia da UE.
Como é óbvio isto é apenas a minha visão simplista da coisa.
Porque achas que vai ganhar o não, se o sim vai com 62% nas sondagens? Não te deixes levar pelos media portugueses, esses só querem salvar o amigo Costa que se enterrou todo e agora nem aparece nas noticias.
DUNE 2
jccgold Escreveu:Dr Tretas Escreveu:O governo grego está perdidinho de todo, já não dizem coisa com coisa.
Pagares electricidade como artigo de luxo e défice nos 5.8% isso é que é um governo maravilha que sabe o que faz
Nunca disse que os nossos eram particularmente competentes. Mas o Syriza, coitadinhos...
Dr Tretas Escreveu:O governo grego está perdidinho de todo, já não dizem coisa com coisa.
Pagares electricidade como artigo de luxo e défice nos 5.8% isso é que é um governo maravilha que sabe o que faz

World debt clock:
JohnyRobaz Escreveu:ativo Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:O que importa é as regras técnicas do Euro e castigar os malandros extremistas que não concordam com tais imaculadas regras (e que na realidade só querem seguir um caminho diferente daquele que os levou a empobrecer ridiculamente), mesmo que nós próprios sejamos também malandros caloteiros já ajudados. O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro.
Levou-os a empobrecer ridiculamente?!
Tendo a dívida que têm, eram ricos e agora é que se tornaram pobres?![]()
Eles eram pobres, mas, talvez, ainda, não soubessem. É que, quando se vive com dinheiro emprestado e se acumula dívida, pode ter-se e dar-se a impressão de que se é rico, mas é pura ilusão, que se desfaz quando quem empresta deixa de emprestar!
"O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro."
Se o dinheiro que nos for pago não vier parar ao nosso bolso, não interessa que Portugal o receba?![]()
![]()
![]()
Pois com certeza que interessa que os gajos paguem. É que se eles não pagarem alguém tem que pagar. Ou será que se eles não pagarem os outros a quem deviam também deixam de pagar as suas dívidas?
Se alguém lhe dever dinheiro, não importa que não lho pague?
Francamente ...
Sim, empobreceram. O PIB caiu 27%.
Quanto à questão de pagar, eu acho que devem pagar, mas é triste que essa seja uma questão que cegue as pessoas e as impeça de perceber que não vão ser pagas se quiserem receber tudo de uma vez destruindo uma economia que já está bastante frágil... Não é possível!
E este é o lado lógico, que para mim é o menos importante aqui. Há que ser solidário e ajudar, e não castigar. Há que regular, acompanhar, mas não implicar politicamente. A Grécia é uma democracia, e Portugal também. E eu não quero ser condicionado no meu voto a uma política só porque essa política é a única correcta para a Lagarde, Merkel e amigos! Há vários caminhos para se chegar a uma solução deste problema e eu não acho que seja o que foi seguido, tenho os meus argumentos e estou no meu direito! E as instituições para as quais Portugal contribui com a sua cota devem respeitar as decisões políticas e democráticas do seu povo. Na Grécia igual! Porque o que está em causa não é a Grécia não querer pagar a dívida, mas sim querer seguir um caminho diferente para a pagar, e tem esse direito!
O crescimento económico da Grécia baseava-se no aumento da procura interna, à custa de despesa pública, realizada com recurso a endividamento externo da Grécia.
Tratava-se, não de um crescimento económico real, mas de um crescimento económico, aparente, subsidiado e estimulado com endividamento externo!!!
Editado pela última vez por Ativo em 30/6/2015 1:28, num total de 1 vez.
O governo grego está perdidinho de todo, já não dizem coisa com coisa. Será que esqueceram a regra de ouro? Quem tem o ouro faz as regras
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11707092/Greece-threatens-top-court-action-to-block-Grexit.html
Já agora, sim, Portugal caminha no fio da navalha e com grande facilidade pode seguir o caminho da Grécia. Por isso convinha o pessoal começar a pensar em como tornar o raio da nossa economia mais eficaz, e não como extrair dinheiro do erário público.
Só mais uma coisinha... O parlamento grego deve estar a abarrotar de deputados do FMI que não deixam o Syriza passar as tais leis para taxar os oligarcas, coitados, não conseguem governar

http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11707092/Greece-threatens-top-court-action-to-block-Grexit.html
Já agora, sim, Portugal caminha no fio da navalha e com grande facilidade pode seguir o caminho da Grécia. Por isso convinha o pessoal começar a pensar em como tornar o raio da nossa economia mais eficaz, e não como extrair dinheiro do erário público.
Só mais uma coisinha... O parlamento grego deve estar a abarrotar de deputados do FMI que não deixam o Syriza passar as tais leis para taxar os oligarcas, coitados, não conseguem governar

ativo Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:O que importa é as regras técnicas do Euro e castigar os malandros extremistas que não concordam com tais imaculadas regras (e que na realidade só querem seguir um caminho diferente daquele que os levou a empobrecer ridiculamente), mesmo que nós próprios sejamos também malandros caloteiros já ajudados. O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro.
Tendo a dívida que têm, eram ricos e agora é que se tornaram pobres?![]()
Eles eram pobres, mas, talvez, ainda, não soubessem. É que, quando se vive com dinheiro emprestado e se acumula dívida, pode ter-se e dar-se a impressão de que se é rico, mas é pura ilusão, que se desfaz quando quem empresta deixa de emprestar!
"O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro."
Se o dinheiro que nos for pago não vier parar ao nosso bolso, não interessa que Portugal o receba?![]()
![]()
![]()
Pois com certeza que interessa que os gajos paguem. É que se eles não pagarem alguém tem que pagar. Ou será que se eles não pagarem os outros a quem deviam também deixam de pagar as suas dívidas?
Francamente ...
Sim, empobreceram. O PIB caiu 27%.
Quanto à questão de pagar, eu acho que devem pagar, mas é triste que essa seja uma questão que cegue as pessoas e as impeça de perceber que não vão ser pagas se quiserem receber tudo de uma vez destruindo uma economia que já está bastante frágil... Não é possível!
E este é o lado lógico, que para mim é o menos importante aqui. Há que ser solidário e ajudar, e não castigar. Há que regular, acompanhar, mas não implicar politicamente. A Grécia é uma democracia, e Portugal também. E eu não quero ser condicionado no meu voto a uma política só porque essa política é a única correcta para a Lagarde, Merkel e amigos! Há vários caminhos para se chegar a uma solução deste problema e eu não acho que seja o que foi seguido, tenho os meus argumentos e estou no meu direito! E as instituições para as quais Portugal contribui com a sua cota devem respeitar as decisões políticas e democráticas do seu povo. Na Grécia igual! Porque o que está em causa não é a Grécia não querer pagar a dívida, mas sim querer seguir um caminho diferente para a pagar, e tem esse direito!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
JohnyRobaz Escreveu:O que importa é as regras técnicas do Euro e castigar os malandros extremistas que não concordam com tais imaculadas regras (e que na realidade só querem seguir um caminho diferente daquele que os levou a empobrecer ridiculamente), mesmo que nós próprios sejamos também malandros caloteiros já ajudados. O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro.
Tendo a dívida que têm, eram ricos e agora é que se tornaram pobres?

Se o dinheiro que nos for pago não vier parar ao nosso bolso, não interessa que Portugal o receba?

Francamente ...
Dr Tretas Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:
(...) O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro.
Bom, há governos por essa Europa afora que foram democraticamente mandatados por povos que querem a massa de volta. E agora?
Se povos diferentes decidirem democraticamente entrar em rota de colisão, como é que é?
A democracia tem os seus limites, é por isso que se gastou tanto tempo em tentativas de negociação. Agora o tempo para acordos já lá vai.
Essa questão nem sequer foi ponderada, porque se fosse pensavam duas vezes e veriam que seguir a mesma política os coloca mais longe de receberem o dinheiro de volta. E uma coisa é quererem o dinheiro de volta, outra é quererem-no explorando os países financiados com juros altos e a curto prazo. A dívida grega, tal como a portuguesa, é impagável seguindo-se este caminho! Toda a gente sabe disso!
Como aparte, peço que alguém me corrija, mas pela tabela 3a do seguinte site, nós devemos ao FMI 2228% da nossa quota, enquando que a Grécia deve 1955 %.
http://www.imf.org/external/np/tre/acti ... 4.htm#tab1
JohnyRobaz Escreveu:
(...) O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro.
Bom, há governos por essa Europa afora que foram democraticamente mandatados por povos que querem a massa de volta. E agora?
Se povos diferentes decidirem democraticamente entrar em rota de colisão, como é que é?
A democracia tem os seus limites, é por isso que se gastou tanto tempo em tentativas de negociação. Agora o tempo para acordos já lá vai.
curioso e até alguma logica ponto de vista de varoufakis afinal foi colocado a margem e nao abandonou a reuniao
http://expresso.sapo.pt/internacional/2 ... a-a-Europa
http://expresso.sapo.pt/internacional/2 ... a-a-Europa
- Registado: 5/3/2015 23:44
richardj Escreveu:É só para lembrar à malta que os gregos devem a portugal via FMI+EU cerca de 4,6 mil milhões. Dinheiro esse que nós faz bem falta e do qual, como português não me prescindo de o receber.
Portugal não está em condições de andar a dar perdões. Não nos andamos a esfolar vivos para dar dinheiro a terceiros.
Posso saber como chegaste a esses valores só por curiosidade? E já agora, qual foi a contribuição da Grécia para o nosso financiamento?
Mas pronto, com muita tristeza, já percebi que se entrou numa discussão nacionalista em que os princípios da UE não interessam para nada. Nem a democracia. O que importa é as regras técnicas do Euro e castigar os malandros extremistas que não concordam com tais imaculadas regras (e que na realidade só querem seguir um caminho diferente daquele que os levou a empobrecer ridiculamente), mesmo que nós próprios sejamos também malandros caloteiros já ajudados. O que importa é que os gajos nos paguem, mesmo que nós como cidadãos nunca vejamos esse dinheiro.
Corrijam-me se estou errado, mas o FMI é um fundo para o qual contribuem todos os países e de onde não obtêm dinheiro, pois este serve apenas para estes casos de necessidade, e para regular as economias (coisa que não fez nem cá nem na Grécia ou não tinham chegado a este ponto),garantir a estabilidade economica e evitar a pobreza (L.O.L.). O BCE empresta criando moeda, que é o que tem feito a bruta nos últimos tempos (esta é a minha ideia, mas peço que me corrijam se estiver errado).
Mas enfim, o mais importante para mim é que a História parece que tende mesmo a repetir-se e o ser humano é uma besta que não aprende com os próprios erros...
katolo Escreveu:Então ninguém ceda e que a corda rebente. Ainda tenho algumas notas de escudos perdidas ali numa gaveta.
O meu chefe alucinado sempre disse que iriamos voltar ao escudo. Sempre o achei louco, mas se calhar... já não digo nada!
O problema e' que se cria um precedente muito complicado de gerir, alias se a Europa ceder... e' o regabof total.
O problema começou na Grécia e só terá fim quando a Grécia sair, por muito que custe a todos, qualquer outra solução o e' só prolongar a incerteza na Grécia e na europa, se com isso for o fim da zona Euro , então e' porque realmente esta união não fazia qualquer sentido e morreu... como acontece a tudo o que não faz sentido mais tarde o mais cedo...
- Registado: 20/6/2011 21:37
Engraçado foi hoje um suposto PR dizer que somos 19 no Euro , mas com 18 também não tem problema.
E Eu digo , se calhar com 17 ou 16 até o euro ficava melhor!

E Eu digo , se calhar com 17 ou 16 até o euro ficava melhor!

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
A minha opinião:
Amanhã não pagam ao FMI, entram em incumprimento mas continuam na União Europeia.
Após o referendo e ganhando o NÃO, vai haver um acordo que passará por um terceiro resgate com o mínimo de cedências por parte dos gregos.
Penso ser isto que vai acontecer porque ninguém (Alemanha, EUA, China e todos os credores envolvidos directa e indirectamente) quer ver a Grécia sair da UE pelos mais diversos motivos quer sejam económicos ou políticos.
Se por acaso ganhar o SIM, penso que o governo Grego (Syriza) fica em maus lençóis e devia demitir-se e convocar eleições, ou seja um cenário bem mais complicado, até porque este referendo serve fundamentalmente para verificar se os Gregos ainda estão com o Syriza, se o NÃO ganhar como é espectável o Syriza sai como grande vencedor.
- Registado: 29/11/2007 11:26
katolo Escreveu:Tsipras: "Se houver um acordo esta noite, a Grécia amanhã pagará ao FMI"
In: Jornal de Negócios
Estes radicais de esquerda superam tudo o que eu pensava e esperava deles.
Devem andar a tomar alguma coisa que provoca alucinações , ou vivem numa realidade paralela.

- Registado: 29/11/2007 3:19
E pronto, estes dois últimos posts resumem a seriedade da tentativa de acordo...
- Registado: 9/11/2012 16:27
O gajo enlouqueceu por completo! Só pode!
Tsipras Says European Leaders Won’t Dare Kick Greece Out of Euro
Tsipras Says European Leaders Won’t Dare Kick Greece Out of Euro
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Carrancho_, fosgass2020, goncaladas, Google [Bot], icemetal, latbal, m-m, MADxMAX, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 179 visitantes