Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por paucd » 26/6/2015 12:31

JohnyRobaz Escreveu:
paucd Escreveu:
Não podia estar mais em desacordo. Levamos muito tempo a ouvir poetas que com a sua musica encantada e que nos levaram a onde estamos.
Creio que o que falta é exactamente mais realismo e pragmatismo sobretudo num forum de bolsa.

Não me lembro de termos tido poetas como governantes, pelo que não sei a que te referes com "nos levaram a onde estamos". Depois, os poetas, na sua linguagem, defendem valores. E os valores podem muito bem ser tidos em conta ao mesmo tempo que se é pragmático.

paucd Escreveu:Aproveito para transmitir a minha opinião: A luta é politica. A Grécia nunca poderá levar avante esta postura com sucesso pois depois teriamos todos os paises em dificuldades a votar em partidos que fizessem promessas à custa dos contribuintes europeus. Por isso suponho que aconteça ou uma rotura ou um acordo mas nos moldes que a Europa quer( o que não impede que o Alexis o venda como uma grande vitória)

Em que baseias o teu argumento? Não foi o Syriza que contraiu a dívida grega, estão no poder pela primeira vez há 5 meses ou 6, mas sim os PS's e PSD's de lá. (atenção que eu não defendo toda a política do Syriza, nem sou sequer totalmente de esquerda). E a receita da troika não tem reduzido a dívida nem lá nem cá, a economia decresceu e a pobreza aumentou. Não será isto que virá trazer mais custos aos contribuintes europeus? Pagar mais empréstimos para pagar empréstimos? Num processo cíclico sem fim? Em que quem ganha são os credores que têm lucro fácil em pouco tempo? Não será tempo de começar a pensar de forma mais aberta sobre o que realmente nos poderá tirar desta situação, começando por não ameaçar o maior pilar da sociedade que é a democracia, em vez de continuar a pisar um país em ruinas que se tenta levantar?

Ok Já percebi
Não vou entrar em discussão. Creio que já houve suficientes respostas que te foram dirigidas e que reflectem exactamente aquilo que penso.
Mas um conselho: Uma excessiva colagem a um partido politico num foro bolsita pode levar-nos a cometer erros de palmatoria. Tenta ver a situação com olhos neutros e talvez tenhas mais sucesso nos trades.
A não ser claro, que o teu objectivo no foro não seja partilhar e discutir informação ligada à bolsa....

Registado: 29/11/2007 11:31

por paucd » 26/6/2015 12:29

.
Editado pela última vez por paucd em 26/6/2015 12:32, num total de 1 vez.

por RaposoTavares » 26/6/2015 12:25

Bernie Madoff Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:Sabem o que vamos ter amanhã?
Um novo deadline.

Alguém me pode dizer como é que andamos de prazos?
Fiquei dececionado quando ouvi que havia 2MM€ do tapete mágico da UE para pagar ao FMI na semana que vem, mesmo sem aprovação do Eurogrupo (leia-se, acordo).
Também ouvi que a Merkel quer a questão resolvida este fdsemana, só que tá quase tudo fechado!!

Isto é verdade?

Tenho-me saído bem em apostar contra os prazos. Nem foi preciso ler as notícias estas semanas (excepto este tópico), basta pensar que a extrema esquerda está a negociar com o FMI e com a 'eficiente' UE desde Janeiro.

A dead line já cá está: http://bourse.lesechos.fr/forex/infos-et-analyses/grece-plus-de-discussions-apres-le-week-end-ministre-slovaque-1063566.php

Bernie, não sei mais do que tu... (Editei: Penso que te referes à notícia de segunda feira que dava nota de uma oferta dos credores que, entre outros pontos, assegurava mais seis meses de resgate aos gregos.) A ler o blogue do Guardian apercebi-me que o Tsirpas equaciona um alargamento da assistência e referiu-o nas suas conversas de hoje com o Hollande e com a Merkel. Entretanto o Bundesbank já anda a cortar as vazas ao Draghi por causa da assistencia à banca grega. Parece-me que a corda está começando a partir e que os almoços grátis começam a ficar carotes...
Não sei mais do que isto.

Nota: O destaque na citação é da minha lavra.
Editado pela última vez por RaposoTavares em 26/6/2015 12:42, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por JohnyRobaz » 26/6/2015 12:18

paucd Escreveu:
Não podia estar mais em desacordo. Levamos muito tempo a ouvir poetas que com a sua musica encantada e que nos levaram a onde estamos.
Creio que o que falta é exactamente mais realismo e pragmatismo sobretudo num forum de bolsa.

Não me lembro de termos tido poetas como governantes, pelo que não sei a que te referes com "nos levaram a onde estamos". Depois, os poetas, na sua linguagem, defendem valores. E os valores podem muito bem ser tidos em conta ao mesmo tempo que se é pragmático.

paucd Escreveu:Aproveito para transmitir a minha opinião: A luta é politica. A Grécia nunca poderá levar avante esta postura com sucesso pois depois teriamos todos os paises em dificuldades a votar em partidos que fizessem promessas à custa dos contribuintes europeus. Por isso suponho que aconteça ou uma rotura ou um acordo mas nos moldes que a Europa quer( o que não impede que o Alexis o venda como uma grande vitória)

Em que baseias o teu argumento? Não foi o Syriza que contraiu a dívida grega, estão no poder pela primeira vez há 5 meses ou 6, mas sim os PS's e PSD's de lá. (atenção que eu não defendo toda a política do Syriza, nem sou sequer totalmente de esquerda). E a receita da troika não tem reduzido a dívida nem lá nem cá, a economia decresceu e a pobreza aumentou. Não será isto que virá trazer mais custos aos contribuintes europeus? Pagar mais empréstimos para pagar empréstimos? Num processo cíclico sem fim? Em que quem ganha são os credores que têm lucro fácil em pouco tempo? Não será tempo de começar a pensar de forma mais aberta sobre o que realmente nos poderá tirar desta situação, começando por não ameaçar o maior pilar da sociedade que é a democracia, em vez de continuar a pisar um país em ruinas que se tenta levantar?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por paucd » 26/6/2015 12:04

JohnyRobaz Escreveu:ptbr13, citações bem escolhidas e propositadas :)

O problema reside também aí, ouve-se demasiado pouco os poetas...

Aproveito para transmitir a minha opinião: A luta é politica. A Grécia nunca poderá levar avante esta postura com sucesso pois depois teriamos todos os paises em dificuldades a votar em partidos que fizessem promessas à custa dos contribuintes europeus. Por isso suponho que aconteça ou uma rotura ou um acordo mas nos moldes que a Europa quer( o que não impede que o Alexis o venda como uma grande vitória)

por JohnyRobaz » 26/6/2015 11:38

ptbr13, citações bem escolhidas e propositadas :)

O problema reside também aí, ouve-se demasiado pouco os poetas...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

por feliztrader » 26/6/2015 11:35

...
Editado pela última vez por feliztrader em 26/6/2015 23:28, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Dom_Quixote » 26/6/2015 11:27

@ ptbr13, gostei de ler. :wink:

A Grécia vai tomar banho de água fria... o esquentador está cansado... :-s

"Juncker revelou estar cansado e que não se tomam boas decisões nessas circunstâncias."

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... isoes.html

Sábado: Ou sim ou sopas!

Dúvida: Qual sábado? :?
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por CTT17 » 26/6/2015 11:04

Apesar de ser um pequeno empresário e com formação base em Química, é sempre um acto de inteligência ouvir (ou ler) os poetas:

AS PREMONIÇÕES DE NATÁLIA CORREIA

"A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista".

"Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente".

"Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica".

"Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão".

"Há a cultura, a fé, o amor, a solidariedade. Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores?"

"As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, e Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir".

Natália Correia

Lisboa, 16 de Março de 1993.

Neste e em quase todos os assuntos a realidade não é a preto e branco...

Registado: 22/12/2013 23:04

por JohnyRobaz » 26/6/2015 11:00

Sr_SNiper Escreveu:Eu adoro essa de o governo fez promessas e agora tem que cumprir. Um governo que faz promessas que nao dependem dele não é democrático, é demagogo. Eu vou candidatar me a presidente da junta e prometer fazer coisas com o guito da freguesia do lado, e depois não quero saber se a freguesia do lado me dá o guito ou não, eu prometi que as obras que iria fazer era com o guito dele, por isso têm que me dar o guito porque me elegeram para gastar o guito da freguesia do lado

Então, não tem que cumprir? Achas que em democracia não é relevante cumprir promessas eleitorais? Presumo então que fazes parte da abstenção... Isto não é uma questão de fazer nada com dinheiro dos outros, esse é um simplismo errado. A Grécia se lhe dessem o dinheiro não tinha dívida. Os credores emprestam, e com juros bastante altos! Se não querem emprestar mais, estão no seu direito (apesar de, como eu já referi, o FMI servir para estes casos tal como serve um seguro, para onde a Grécia também contribui), deixem-na entrar em default, e aceitem o que decorrer disso. Agora que não tentem impingir políticas onde não foram eleitos para tal, e nas quais há divergência mesmo nos próprios credores.

por JohnyRobaz » 26/6/2015 10:51

Raposo Tavares Escreveu:
Gostas da Europa, gostas da democracia e tudo. Mas preferes solidarizar-te com quem vota como tu achas que se deve votar. Os gregos são, portanto, dos poucos tipos que sabem votar na Europa. Pelo menos entre os europeus mais tesos... É sempre um ponto de vista...

P.S.: Johny, quanto ao resto estás mais que desculpado. Abraço.

Acho que não me fiz entender bem. Os portugueses votaram num governo que apesar de ter falhado algumas (ou muitas) promessas, seguiu o caminho que tinha definido que iria seguir se fosse eleito, que era o da austeridade e de quebrar em poucos anos os hábitos de consumo exacerbado dos portugueses, empobrecendo a população. Posto isto, a única coisa que não me parece bem, é estes portugueses exigirem a um povo que escolheu uma opção diferente, que tenham que arcar com o que nós levámos pelas nossas escolhas (certas ou erradas). Se eles escolheram outro caminho, é a opção democrática deles, e lá terão as consequências, positivas e negativas, dessa escolha, sejam elas quais forem.

Eu acho que é simplesmente ridículo é colocar em causa a democracia. Um exemplo (e atenção que eu não concordo nem deixo de concordar com as medidas, não é isso que aqui importa), é o FMI exigir que se faça o acerto orçamental mais do lado da despesa e menos do lado da receita. Ora bem, isto é uma decisão política, que por acaso é assim à primeira vista, o que distingue a política de esquerda da política de direita na minha visão das coisas: os de direita preferem menos receita por impostos, e menos despesa estatal, e os de esquerda preferem ter um Estado mais forte e pagar mais impostos. Não me parece que a escolha entre as duas opções caiba ao FMI, mas sim ao povo grego, que ao votar no Syriza fez claramente a sua escolha.

por ROADSTER 1 » 26/6/2015 10:38

Acabei de ler este artigo no Observador: http://observador.pt/opiniao/como-nao-c ... ual-grego/

Sintético e conciso. De facto, os Gregos entraram de pés juntos e agora...talvez frequentar umas acções de formação sobre negociação. Há muita oferta disponível no mercado.

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

Cegarrega: ainda e sempre.

por RaposoTavares » 26/6/2015 10:01

Still, multiple officials said there was no chance of creditors accepting the new Greek proposal and that they were readying plans to “ring fence” Greece so any economic upheaval unleashed by a default would not spread. Those plans are believed to include capital controls and even humanitarian aid.

in: http://www.ft.com/intl/cms/s/0/b54f3bba-1b12-11e5-a130-2e7db721f996.html?siteedition=intl#axzz3e5E5gC7p

Tsipras to hold talks with Merkel and Hollande on Friday

Alexis Tsipras, the Greek prime minister, is to hold talks with German chancellor Angela Merkel and French president François Hollande on Friday, Reuters reports.

in: http://www.theguardian.com/business/blog/live/2015/jun/26/greece-crisis-markets-to-open-lower-ahead-of-weekend-talks-live

Já só falta uma boa dead line para que esta seja uma sexta feira como todas as outras últimas sextas feiras.

por feliztrader » 26/6/2015 6:55

...
Editado pela última vez por feliztrader em 26/6/2015 23:27, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Sr_SNiper » 26/6/2015 5:50

Eu adoro essa de o governo fez promessas e agora tem que cumprir. Um governo que faz promessas que nao dependem dele não é democrático, é demagogo. Eu vou candidatar me a presidente da junta e prometer fazer coisas com o guito da freguesia do lado, e depois não quero saber se a freguesia do lado me dá o guito ou não, eu prometi que as obras que iria fazer era com o guito dele, por isso têm que me dar o guito porque me elegeram para gastar o guito da freguesia do lado
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por RaposoTavares » 26/6/2015 2:06

JohnyRobaz Escreveu: Porque eu olho para a Europa como uma comunidade de países que se devem entre-ajudar nos momentos de dificuldades, ao contrário de virem com discursos quase nacionalistas em que se acusa o pensionista grego de receber os nossos impostos! Eu também me solidarizo com os portugueses, mas eles é que têm culpa de escolher um governo que os levou pelo caminho de enormes aumentos de impostos e de destruição do estado social [...].
[/quote]

Gostas da Europa, gostas da democracia e tudo. Mas preferes solidarizar-te com quem vota como tu achas que se deve votar. Os gregos são, portanto, dos poucos tipos que sabem votar na Europa. Pelo menos entre os europeus mais tesos... É sempre um ponto de vista...

P.S.: Johny, quanto ao resto estás mais que desculpado. Abraço.

por JohnyRobaz » 26/6/2015 2:02

Raposo Tavares, desculpa ter entrado na discussão mais política, e menos financeira, mas também é um tópico que puxa mais para esse lado, independentemente de ser aqui no Caldeirão :)

por JohnyRobaz » 26/6/2015 1:58

pata-hari Escreveu: Pergunto-te porque razão não achas pior o nosso ordenado mínimo ser mais baixo, bastando para isso que o Grego seja 1% mais alto que o nosso, a partir do momento em que se ache que devemos sponsorizar a solidariedade com os gregos. Eu prefiro solidarizar-me com os portugueses que estão a pagar impostos elevadíssimos há vários anos sem ter tido perdões de dívida e feito defaults.

Porque eu olho para a Europa como uma comunidade de países que se devem entre-ajudar nos momentos de dificuldades, ao contrário de virem com discursos quase nacionalistas em que se acusa o pensionista grego de receber os nossos impostos! Eu também me solidarizo com os portugueses, mas eles é que têm culpa de escolher um governo que os levou pelo caminho de enormes aumentos de impostos e de destruição do estado social que tenho visto, e de incentivo a emprego barato que leva os nossos melhores profissionais a contribuir lá fora para o desenvolvimento de outros países. E isto tudo para quê? Para podermos pedir dinheiro emprestado a taxas de juro altíssimas para pagar dívida e juros dessa dívida, que, por sinal, ainda não parou de aumentar (obviamente, é o que acontece quando se contrai divida para pagar divida). A dívida é insustentável nestes moldes políticos e económicos, e já muita gente viu isso...

Os gregos votaram e elegeram um governo que lhes fez certas promessas eleitorais e que está decidido a cumpri-las (ao contrário do nosso), e tem legitimidade democrática para isso. Quanto à questão de serem os outros países a alimentar os gregos, e posso estar enganado, mas o FMI funciona como um seguro, é um fundo para o qual todos os países pertencentes contribuem (incl a Grécia), para eventos como os que aconteceram em 2008 e por aí. Não deve funcionar como uma máquina de fazer dinheiro com juros a 7% e para retornar em períodos de 5 anos. Pelo menos na minha cabeça isto não faz sentido. De qualquer forma, o FMI não tem legitimidade democrática para exigir medidas políticas, mas sim exigir valores orçamentais. E o que me deixa triste é isso, é ver a democracia cair na Europa, ainda por cima no sítio onde nasceu. Irónico.

por RaposoTavares » 26/6/2015 1:48

Vejo muita gente preocupada com os gregos. Parece-me muito bem.
Preocupo-me também com o sofrimento humano, como qualquer indivíduo com um mínimo de sensibilidade.
No entanto, desconfio de quem se preocupa com os gregos e não tem a mesma preocupação com os búlgaros, com os romenos, com os portugueses... Às vezes, parece-me uma solidariedade por motivações políticas. (Posso estar -devo estar!- redondamente enganado.)

Gostaria, mesmo assim (i.e. mesmo estando redondamente enganado) de contar um pouco da minha experiência de vida a propósito destes movimentos de apoio politicamente enquadrados:
Há uns 30 anos (fosga-se! como o tempo passa...), enquanto estudante, divertiam-me os colegas que iam ouvir estuchas do José Mário Branco a propósito do FMI e, com os pescoços enrolados em tiras de gaze pintadas e em lenços palestinianos, acabavam financiando com uns trocos mais uma escola na Nicarágua. Um deles afirmava que podia defender a Nicarágua durante 8 horas, hã! e sem documentação!!
Hoje estão gordos, depilados e negam-se a deixar o estado adormecer. Recusam contribuir para qualquer peditório precisamente por isso: para o estado não adormecer.
Aposto que alguns deles negarão o que acabo de escrever...

Acredito, portanto, que a Bolsa de Atenas ainda há de estar operacional quando a moda da Grécia e a moda do Syriza tiver passado, - como a moda dos sandinistas e da Nicarágua já passou.

Quanto aos gregos, não lhes ficava mal proporem um aumento dos ordenados mínimos para os eslovacos e para, por exemplo, os búlgaros e os portugueses... E que dessem uns eurozitos para esse fim.
Posso esperar sentado? Também acho... Aliás, como diria o camarada José Mário Branco, 'para esse peditório o pessoal já deu'...

Dito isto, gostava de chamar a atenção de alguns foristas que este é um tópico alojado num fórum bolsista. Para bom entendedor, meia palavra basta...
Editado pela última vez por RaposoTavares em 26/6/2015 2:02, num total de 1 vez.

por Skud » 25/6/2015 23:48

fff Escreveu:
pata-hari Escreveu:Aliás, se a discrepância é essa, não faz sentido nenhum a Grécia colocar-se na posição de ter que sair do Euro por montantes tão pequenos....

A questão não é a diferença, aquilo é um buraco fundo cuja economia não gera receita para cobrir todos os beneficios que a sociedade pretende , e ninguem quer pagar impostos, e a maquina fiscal não parece funcionar.

Esse é um problema de fundo que não está a ser ainda a ser discutido. Quem é que quer continuar a atirar dinheiro para o buraco durante anos a fio.

Não me parece que os restantes europeus estejam muito pelos ajustes.

É isto que queres dizer:)

ABVolume indices per capita, 2011-2014 (EU-28=100)

Imagem

Registado: 30/10/2014 17:19

por Bernie Madoff » 25/6/2015 23:12

Bernie Madoff Escreveu:Sabem o que vamos ter amanhã?
Um novo deadline.

Alguém me pode dizer como é que andamos de prazos?
Fiquei dececionado quando ouvi que havia 2MM€ do tapete mágico da UE para pagar ao FMI na semana que vem, mesmo sem aprovação do Eurogrupo (leia-se, acordo).
Também ouvi que a Merkel quer a questão resolvida este fdsemana, só que tá quase tudo fechado!!

Isto é verdade?

Tenho-me saído bem em apostar contra os prazos. Nem foi preciso ler as notícias estas semanas (excepto este tópico), basta pensar que a extrema esquerda está a negociar com o FMI e com a 'eficiente' UE desde Janeiro.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por atomez » 25/6/2015 22:23

pata-hari Escreveu:Por acaso, em cada lugar que procuro, arranjo valores diferentes. Já encontrei um lugar onde se fala dos 781 euros de ordenado mínimo que, comparado com os nossos 505 faz exactamente 54,6% de diferença do nosso (505 euros este ano)

Há sempre confusões com isto...

O salário mínimo mensal cá, para fins de comparação com outros, é 589.17 € porque são os 505 pagos 14 vezes por ano a dividir por 12 meses.

O da Grécia é 16% mais alto que o nosso.
Anexos
salmin.JPG
salmin.JPG (27.42 KiB) Visualizado 3226 vezes
ref.JPG
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Pata-Hari » 25/6/2015 22:04

JohnyRobaz Escreveu:
pata-hari Escreveu:Johnny, não foram os valores que vi mas agora também não sei onde os vi. Vi que o ordenado mínimo tinha sido subido assim que o tsipiras assumiu o controle do país pós-eleições.

http://economico.sapo.pt/noticias/tsipr ... 10835.html

Mesmo isto, se fossem os 751€ que foram anunciados mas não concretizados, pelo que parece, daria em 27,5% superior ao nosso (sim, ao nosso, que é baixíssimo). Eu não comento muito este tópico mas acompanho-o e vou lendo alguns bitaites que vão sendo atirados para aqui sem fundamento de verdade, e desculpa se me apeteceu desta vez responder. Porque acho que de facto o povo europeu não está a ser realmente solidário com o caso grego. E isso contraria totalmente a minha ideia de Europa. A mim, parece-me que já chega de bater no ceguinho, e é altura de começar a pensar nas coisas de forma séria e não com esta leviandade.

Por acaso, em cada lugar que procuro, arranjo valores diferentes. Já encontrei um lugar onde se fala dos 781 euros de ordenado mínimo que, comparado com os nossos 505 faz exactamente 54,6% de diferença do nosso (505 euros este ano) . http://www.keeptalkinggreece.com/2015/0 ... end-32016/

Mas admito que esse não seja o número correcto porque encontro outros, muitos outros: Vide aqui: https://www.google.pt/#q=greece+minimum+wage+2015. Pergunto-te porque razão não achas pior o nosso ordenado mínimo ser mais baixo, bastando para isso que o Grego seja 1% mais alto que o nosso, a partir do momento em que se ache que devemos sponsorizar a solidariedade com os gregos. Eu prefiro solidarizar-me com os portugueses que estão a pagar impostos elevadíssimos há vários anos sem ter tido perdões de dívida e feito defaults.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ativo » 25/6/2015 21:16

A Zona Euro é um clube e como clube que é tem as suas regras, regras estas com que 18 membros se conformam e um não. A Grécia tem revelado uma presunção e uma arrogância, enormes, procurando alterar as regras com que os outros pretendem conviver.

A saída da Grécia da Zona Euro não seria o fim da Zona Euro.
A Zona Euro não pode ficar refém da Grécia, nem dar à Grécia um tratamento de exceção, que não respeite as "regras" da Zona Euro. Caso contrário, então, é que se abriria caminho para o fim da Zona Euro. A continuidade da Zona Euro não depende da Grécia!!!

Os gregos, os portugueses, etc., encaravam a União Europeia e nomeadamente a sua Zona Euro, como uma vaca leiteira, à sua disposição, para ordenhar.
Está na altura de se aproveitar o "caso" grego para, de uma vez por todas, fazer-se com que alguns países percebam (porque outros já haviam percebido) que podem contar com a ajuda da Zona Euro, mas cada um tem que governar responsavelmente a sua própria casa.

Espero que os credores sejam firmes nos princípios e objetivos e flexíveis no encontro de medidas de reforma que sirvam, efetivamente, os objetivos delineados: sustentabilidade das finanças públicas gregas e promoção do crescimento económico da Grécia.
O crescimento económico da Grécia era baseado no aumento da procura interna à custa de mais despesa pública. Onde é que eu já vi isto? :mrgreen:

O sistema de pensões grego é insustentável, mas o governo grego tem-se recusado a reformá-lo, como é necessário.
Os gregos, com ou sem a ajuda financeira da União Europeia e do FMI, terão que reformar o seu sistema de pensões; isso implicará o corte do valor das pensões, a partir de um determinado valor.

A Grécia vai ter que continuar a ajustar, ou seja, a adequar a despesa à receita. Isso, evidentemente, não poderá ser feito sem descontentamento de alguns grupos sociais.
Seria melhor que o fizesse dentro da Zona Euro e não fora dela, com o apoio financeiro da Zona Euro e do FMI, mas a escolha pertence aos gregos.

Faltam 5 dias para se saber se o governo grego é capaz de fazer um acordo com os credores ou se terá que dar a palavra ao povo, ou seja, se serão convocadas eleições.

Registado: 24/1/2014 17:24

por Corvo=Corvo » 25/6/2015 21:06

Convém sempre salientar que a divida grega é impagável.
Depois não foi este governo que a contraiu.
Estes novos actores políticos parece que estão a discordar da forma como os credores querem que a divida seja paga.
Podem discordar.Porque não?

Sendo português, sinto-me mais orgulhoso com a actuação do governo grego do que o português.
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"

Registado: 29/10/2014 20:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: drealeya, Google [Bot], Google Adsense [Bot], malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, Àlvaro e 148 visitantes