Crise Grega
Re: Crise Grega
Kathimerini Reporting That EU, ECB Said To Be Drafting Possible Debt Relief Statement
Sempre que isto ameaça quebrar, vem o rumor desconhecido optimista da praxe .
E o DAX lá recuperou um bocadinho.
Sempre que isto ameaça quebrar, vem o rumor desconhecido optimista da praxe .

E o DAX lá recuperou um bocadinho.
- Registado: 29/11/2007 3:19
Quixote, boa resposta
.
Este tem uma 3ª via .... grey zone.... é capaz de ter razão...
http://www.jornaldenegocios.pt/multimed ... d_woo.html

Este tem uma 3ª via .... grey zone.... é capaz de ter razão...
http://www.jornaldenegocios.pt/multimed ... d_woo.html
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
soso Escreveu:D. Quixote, lembras-te da semana passada eu aqui referir que a troika devia .... apelar....
Qual a tua leitura das expressões do Junker:
- PM grego é mentiroso
- O que me preocupa não é o PM Grego, mas sim o Povo Grego
- etc...
Claro que lembro soso! Só que o esquentador beneficia de imunidade por estupidez crónica...

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
pata-hari Escreveu:Engraçado, não é contra os direitos humanos pedir crédito e endividar-se. Mas pagar, é. Quem pede emprestado não pode ficar sem dinheiro. Quem emprestou, já pode.
Depende. Se de uma das partes existe uma dominância sobre a outra de maneira tal que a submeta a contrapartidas inexequíveis, atentatórias da soberania de um povo e da sua democracia, talvez não falemos só de ataque aos direitos humanos, mas de eventual nulidade do próprio contrato. Os tribunais estão cheios de decisões neste sentido, desde situações mais corriqueiras às mais complexas.
Em todo o caso o comportamento da troika, quer em Portugal, quer na Grécia foi no mínimo criminoso. O propósito último, pelo menos até ao QE do BCE, foi o de passar para dentro dos 2 países a dívida, quer pública, quer privada... E assim conter os estilhaços, essencialmente para a banca europeia.
Se pata-hari quer esquecer o contexto em que Grécia e Portugal viveram desde que integraram a CEE, desde as obrigações às regalias, e olhar para o problema como se de um empréstimo à habitação se tratasse, será livre de o fazer. Agora não poderá esperar mais do que conclusões simplistas e redutoras.
- Registado: 5/5/2014 22:33
D. Quixote, lembras-te da semana passada eu aqui referir que a troika devia .... apelar....
- PM grego é mentiroso
- etc...
Quando o pequeno estaline vai receber ordens do Putin (não duvidem), a UE devia tomar uma posição de força.
Só o fazendo, sobreviverá, no longo prazo.
A minha solução : óbvio : estes narcisistas têm que ser corridos imediatamente da cena política, ou seremos nós europeus a ficar em cheque... voilá....
- PM grego é mentiroso
- etc...
Quando o pequeno estaline vai receber ordens do Putin (não duvidem), a UE devia tomar uma posição de força.
Só o fazendo, sobreviverá, no longo prazo.
A minha solução : óbvio : estes narcisistas têm que ser corridos imediatamente da cena política, ou seremos nós europeus a ficar em cheque... voilá....
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
fff Escreveu:Bem podiam comprar os 200 mil milhões de divida dos gregos. São todos muito amigos, mas pôr o dinheiro no buraco, já não acham tanta piada.
Amizade e parvoíce não andam de mãos dadas...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
Os russos não têm dinheiro para isso...simples.
- Registado: 17/7/2014 22:33
ULYUKAYEV ( RUSSIAN ECONOMY MINISTER ): RUSSIA NOT READY TO BUY GREECE'S BONDS, DEBT
Mas são tão amigos, e a geo-estrategica e bla, bla.
Bem podiam comprar os 200 mil milhões de divida dos gregos. São todos muito amigos, mas pôr o dinheiro no buraco, já não acham tanta piada.
Mas são tão amigos, e a geo-estrategica e bla, bla.
Bem podiam comprar os 200 mil milhões de divida dos gregos. São todos muito amigos, mas pôr o dinheiro no buraco, já não acham tanta piada.
- Registado: 29/11/2007 3:19
A União Europeia não vai ceder porque o risco de incentivarem Portugal/Espanha/Itália/etc a seguirem o caminho dos gregos é pior do que o risco que advém da Grécia sair do euro.
Além disso, é mais fácil justificar nos parlamentos nacionais (principalmente na Alemanha) a saída da Grécia do que dar "mais uma borla aos gregos" e, afinal de contas, são todos políticos e querem ganhar eleições nos seus países.
Portanto ou a Grécia cede ou sai, não acredito na terceira hipótese.
Além disso, é mais fácil justificar nos parlamentos nacionais (principalmente na Alemanha) a saída da Grécia do que dar "mais uma borla aos gregos" e, afinal de contas, são todos políticos e querem ganhar eleições nos seus países.
Portanto ou a Grécia cede ou sai, não acredito na terceira hipótese.
- Registado: 27/5/2010 14:45
A Crise Grega vista pelo Le Monde
O Le Monde não diz nem mais nem menos do que a imprensa internacional sobre a situação na Grécia. Cito-o porque me apetece falar francês. Soit disant: Il me plait de parler le français. Et, voilá! Ouep!
Adiante: o le Monde diz-nos que o BCE subiu o plafond de urgência para a banca grega para atenuar as consequências da fuga dos depositantes dos bancos:
http://www.lemonde.fr/crise-de-l-euro/article/2015/06/17/la-bce-releve-le-plafond-d-aide-d-urgence-a-la-grece-de-1-1-milliard-d-euros_4656396_1656955.html.

O Varoufakis vai reunir-se no com os seus colegas do Eurogrupo e não acredita que possam haver resultados novos. Por ele, não levará nada de novo.
Diz o Varoufakis:
in: http://www.lemonde.fr/europe/article/2015/06/17/varoufakis-ne-croit-pas-a-un-accord-lors-de-l-eurogroupe_4656393_3214.html
Donde se conclui que o homem sai da Grécia mais para passear... e ver o mundo. Estas coisas, às vezes, fzem-me lembrar o 'Babine' do León Tolstoi. Só não sei porquê...
Mais três artigos:
http://www.lemonde.fr/economie/article/2015/06/17/la-banque-de-grece-accroit-la-pression-sur-m-tsipras_4656135_3234.html
http://www.lemonde.fr/economie/article/2015/06/17/grece-un-nouvel-eurogroupe-pour-quoi-faire_4655950_3234.html
http://www.lemonde.fr/economie/article/2015/06/16/grece-les-six-sujets-qui-fachent-encore_4654856_3234.html
Adiante: o le Monde diz-nos que o BCE subiu o plafond de urgência para a banca grega para atenuar as consequências da fuga dos depositantes dos bancos:
http://www.lemonde.fr/crise-de-l-euro/article/2015/06/17/la-bce-releve-le-plafond-d-aide-d-urgence-a-la-grece-de-1-1-milliard-d-euros_4656396_1656955.html.

O Varoufakis vai reunir-se no com os seus colegas do Eurogrupo e não acredita que possam haver resultados novos. Por ele, não levará nada de novo.
Diz o Varoufakis:
« Ce gouvernement a été élu pour défendre le peuple grec avec un programme de réformes très ambitieux [...]. J'espère que les institutions prendront en considération ce programme de réformes [...] maintenant ce sont les dirigeants politiques qui doivent parvenir à un accord ».
in: http://www.lemonde.fr/europe/article/2015/06/17/varoufakis-ne-croit-pas-a-un-accord-lors-de-l-eurogroupe_4656393_3214.html
Donde se conclui que o homem sai da Grécia mais para passear... e ver o mundo. Estas coisas, às vezes, fzem-me lembrar o 'Babine' do León Tolstoi. Só não sei porquê...
Mais três artigos:
http://www.lemonde.fr/economie/article/2015/06/17/la-banque-de-grece-accroit-la-pression-sur-m-tsipras_4656135_3234.html
http://www.lemonde.fr/economie/article/2015/06/17/grece-un-nouvel-eurogroupe-pour-quoi-faire_4655950_3234.html
http://www.lemonde.fr/economie/article/2015/06/16/grece-les-six-sujets-qui-fachent-encore_4654856_3234.html
Editado pela última vez por RaposoTavares em 18/6/2015 10:07, num total de 2 vezes.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Perseu,
Preocupa-me, e muito, porque acompanho os teus textos, sentir algum pessimismo nesse último post. A verdade é que esta geração de políticos está longe, muito longe, de Churchill, de Adenauer ou de Olof Palm.
Seja como for, amanhã já será possível, pelo menos, traçar uma linha de tendência consolidada.
Muito boa noite aos foristas noctâmbulos.
TremalNaik
Preocupa-me, e muito, porque acompanho os teus textos, sentir algum pessimismo nesse último post. A verdade é que esta geração de políticos está longe, muito longe, de Churchill, de Adenauer ou de Olof Palm.
Seja como for, amanhã já será possível, pelo menos, traçar uma linha de tendência consolidada.
Muito boa noite aos foristas noctâmbulos.
TremalNaik
Editado pela última vez por TremalNaik em 18/6/2015 11:13, num total de 1 vez.
- Registado: 10/5/2015 14:55
Bernie Madoff Escreveu:Proponho aos mais expeditos ou aos Administradores que façam um inquérito limitado no tempo sobre o que se vai passar nos próximos dias (até sexta, por exemplo), do tipo:
1 - Vai haver acordo na última hora
2 - Teremos default mas não sai do Euro
3 - Eleições antecipadas e pede extensão dos prazos
4 - Grexit
A minha resposta:
-- Todas as anteriores. E pela ordem indicada, com intervalos de 2 meses (agosto não conta, a europa toda está parada para férias)
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Dr Tretas Escreveu:Madoff
Digo irrelevante no panorama global, para Portugal claro que é importante. Enfim, moderadamente importante, também são só 2% do PIB e só calha ao estado a parte da CGD. No meio da nossa dívida é uma gota.
Em relação aos mercados, bom, o bull já vai longo (mais uma vez, não falo do PSI, mas em termos globais) e já só deve estar à espera de um "evento" para entrar em modo bear. Pode ser a Grécia, pode ser o FED aumentar as taxas de juro, pode ser algum incidente entre a China e o Japão por causa daquelas ilhotas, enfim...
My thought exactly!
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Madoff
Digo irrelevante no panorama global, para Portugal claro que é importante. Enfim, moderadamente importante, também são só 2% do PIB e só calha ao estado a parte da CGD. No meio da nossa dívida é uma gota.
Em relação aos mercados, bom, o bull já vai longo (mais uma vez, não falo do PSI, mas em termos globais) e já só deve estar à espera de um "evento" para entrar em modo bear. Pode ser a Grécia, pode ser o FED aumentar as taxas de juro, pode ser algum incidente entre a China e o Japão por causa daquelas ilhotas, enfim...
edit: jc, deixa-me ser mais específico:
PIB: 173.053.296 k€ (pordata, 2014)
Dívida: 522.311 M€ (B. Portugal, Dez.2014) 302% PIB http://www.bportugal.pt/en-US/Estatisticas/PublicacoesEstatisticas/BolEstatistico/Publications/F241.csv
Activos: 329.237 M€ (B. Portugal, Dez.2014) 190% PIB
Mesmo em termos líquidos, a dívida é superior a 100% do PIB. Estamos bem lixados
edit: jc, deixa-me ser mais específico:
PIB: 173.053.296 k€ (pordata, 2014)
Dívida: 522.311 M€ (B. Portugal, Dez.2014) 302% PIB http://www.bportugal.pt/en-US/Estatisticas/PublicacoesEstatisticas/BolEstatistico/Publications/F241.csv
Activos: 329.237 M€ (B. Portugal, Dez.2014) 190% PIB
Mesmo em termos líquidos, a dívida é superior a 100% do PIB. Estamos bem lixados

Editado pela última vez por Dr Tretas em 18/6/2015 0:19, num total de 1 vez.
Stresszero Escreveu:Alguém me explica porque é que, se a Grécia sair do euro, Portugal será o próximo?
Sinceramente não entendo a lógica
Portugal tem a maior dívida publica e privada em % do PIB da Europa. 380% enqto a Grécia é à volta de 250%. Só aparencias e o BCE seguram os juros da divida portuguesa
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Dr Tretas Escreveu:Bernie Madoff Escreveu:
A Maria Luis também se comprometeu em vender o Novo Banco..
Teríamos aqui um caso interessante:
Quem o compra deve ser louco em verter dinheiro num banco no meio de uma crise continental (o que há mais por aí são bancos, diz-se)
Quem o compra sabe que o vendedor precisa da massa caso a Grécia dê para o torto
Bem visto, se bem que a questão do Novo Banco seja pouco mais que irrelevante no meio disto tudo. Claro que no meio de uma crise provocada por algum evento desagradável na Grécia não seria boa altura para vender o NB, o melhor seria mesmo adiar a coisa.
Eu não acho que a recuperação de vários MM€ do estado português será irrelevante caso a Grécia se afunde.
Estamos para o vender desde 2014 e caso isto dê para o torto, não penses que vai ser mais fácil tratar deste tema. Basta ver a pressa com a venda da TAP....
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Re: Crise = Oportunidade Grega
perseu Escreveu:Tremal Naik, concordo plenamente.
A periferia da eurozona sofreria bastante com o Grexit e com o default.
cumps, perseu
Convém recordar os mais distraídos que a nossa bolsa bateu mínimos históricos quando o governo GREGO caiu (não elegeu o PR) e se marcaram eleições.
Foi nessa altura que se criou este tópico no fórum (o tópico do ano, aliás) e não faz mal nenhum revisitar o que se dizia na altura...
Por isso sorrio sempre quando me dizem que está tudo descontado e tal, vai haver volatilidade mas passa....claro que passa, para a carteira de outros, mas passa!
Também na PT SGPS estava tudo descontado e tal.....até ao dia que apenas mudou o nome!
Donald Trump
Donald Trump
Bernie Madoff Escreveu:
Quem o compra deve ser louco em verter dinheiro num banco no meio de uma crise continental (o que há mais por aí são bancos, diz-se)
Quem o compra sabe que o vendedor precisa da massa caso a Grécia dê para o torto
Bem visto, se bem que a questão do Novo Banco seja pouco mais que irrelevante no meio disto tudo. Claro que no meio de uma crise provocada por algum evento desagradável na Grécia não seria boa altura para vender o NB, o melhor seria mesmo adiar a coisa.
TremalNaik Escreveu:(...)
Meus caros amigos: a Grécia é sociologicamente comparável com o nosso país. Imaginem a bancarrota por cá. Imaginem descobrirmos amanhã que somos irremediavelmente pobres. Imaginem o regresso às condições de vida dos anos 50. Imaginem uma sardinha comida a meias em metade das casas portuguesas. Imaginem que não há dinheiro para segurança social nem para pagar aos funcionários públicos. Qual será a tendência sociológica num par de meses? Eu respondo, que a questão é retórica. A guerra civil.
(...)
Que exagero... empobrecemos, por isso vamos começar a matar-nos uns aos outros

E que tal emigrar para melhores paragens?
Proponho aos mais expeditos ou aos Administradores que façam um inquérito limitado no tempo sobre o que se vai passar nos próximos dias (até sexta, por exemplo), do tipo:
4 - Grexit
5- A Turquia paga, entra na UE e os gregos devolvem a taça do Euro04 ao legítimo dono
As questões ficam a cargo do autor, claro!
4 - Grexit
5- A Turquia paga, entra na UE e os gregos devolvem a taça do Euro04 ao legítimo dono
As questões ficam a cargo do autor, claro!
Donald Trump
Donald Trump
Crise ou Oportunidade Grega?
Tremal Naik, concordo plenamente.
A periferia da eurozona sofreria bastante com o Grexit e com o default. A banca Portuguesa voltaria a uma situação de limbo, as yields continuariam em ascensão, e a nossa medusa da dívida pública (134% and counting), está apenas a "37% de distância" da dívida grega. Se os Gregos não conseguirem uma solução, nós seremos inapelavelmente os próximos.
E voltando a cenários macro-económicos, a Eurozona/BCE, ao ameaçar não assinar um acordo, está disposta a queimar 320 milhões em empréstimos que fez à Grécia? Estará disposta a pôr em causa o QE? Está disposta a assistir ao colapso de Portugal, Chipre e itália? Está disposta a pôr em causa o projectado crescimento de 1,8% na zona euro, no 2º semestre?
http://www.bloomberg.com/news/articles/ ... -periphery
Não creio !
nota - A Grécia, essa, sabe que o Acordo tem de ser feito - BCE exige que pensionistas gregos percam 2,5% nas suas pensões. Na ausência do mesmo, e com o advento do Dracma, a perda de poder de compra dos pensionistas e dos assalariados rondaria no curto prazo 30%. Syriza, nunca mas nunca ganhariam as eleições antecipadas que adviriam do default e do Grexit (e lá como cá, o amor pelo poder não liga a orientações geográficas).
Que alternativa ao Acordo?
p.s. A criação do conceito dogmático de "esquerda" e "direita" materializou-se na Assembleia Nacional Francesa a seguir á revolução de 1789 (tinha um antecedente equivalente na câmara dos comuns em inglaterra). Basicamente os partidários do poder ficavam sempre à "Direita" (prova de estima e de confiança), e à "esquerda" ficavam as oposições contestatárias. Logo, quando um partido de esquerda toma o poder, a percepção "esquerda" desaparece, ficando a do poder!
cumps, perseu
A periferia da eurozona sofreria bastante com o Grexit e com o default. A banca Portuguesa voltaria a uma situação de limbo, as yields continuariam em ascensão, e a nossa medusa da dívida pública (134% and counting), está apenas a "37% de distância" da dívida grega. Se os Gregos não conseguirem uma solução, nós seremos inapelavelmente os próximos.
E voltando a cenários macro-económicos, a Eurozona/BCE, ao ameaçar não assinar um acordo, está disposta a queimar 320 milhões em empréstimos que fez à Grécia? Estará disposta a pôr em causa o QE? Está disposta a assistir ao colapso de Portugal, Chipre e itália? Está disposta a pôr em causa o projectado crescimento de 1,8% na zona euro, no 2º semestre?
http://www.bloomberg.com/news/articles/ ... -periphery
Não creio !
nota - A Grécia, essa, sabe que o Acordo tem de ser feito - BCE exige que pensionistas gregos percam 2,5% nas suas pensões. Na ausência do mesmo, e com o advento do Dracma, a perda de poder de compra dos pensionistas e dos assalariados rondaria no curto prazo 30%. Syriza, nunca mas nunca ganhariam as eleições antecipadas que adviriam do default e do Grexit (e lá como cá, o amor pelo poder não liga a orientações geográficas).
Que alternativa ao Acordo?

p.s. A criação do conceito dogmático de "esquerda" e "direita" materializou-se na Assembleia Nacional Francesa a seguir á revolução de 1789 (tinha um antecedente equivalente na câmara dos comuns em inglaterra). Basicamente os partidários do poder ficavam sempre à "Direita" (prova de estima e de confiança), e à "esquerda" ficavam as oposições contestatárias. Logo, quando um partido de esquerda toma o poder, a percepção "esquerda" desaparece, ficando a do poder!
cumps, perseu
Editado pela última vez por Optimiza em 17/6/2015 23:39, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Caro Atomez,
Lamento informá-lo de que um ambiente incendiário na sociedade grega, somado a uma guerra fria revisitada, nâo é o mais propício ao crescimento harmonioso da economia europeia. Ao contrário do que sugere no post, a economia, as finanças e os mercados são ciências sociais, por muita AT que lhe apliquemos.
Cordialmente
TN
Lamento informá-lo de que um ambiente incendiário na sociedade grega, somado a uma guerra fria revisitada, nâo é o mais propício ao crescimento harmonioso da economia europeia. Ao contrário do que sugere no post, a economia, as finanças e os mercados são ciências sociais, por muita AT que lhe apliquemos.
Cordialmente
TN
pata-hari Escreveu:Engraçado, não é contra os direitos humanos pedir crédito e endividar-se. Mas pagar, é. Quem pede emprestado não pode ficar sem dinheiro. Quem emprestou, já pode.
Depende: quem emprestou não subsidiou para quem pediu deixar de produzir? Se calhar seria mais importante discutir isso.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Dr Tretas Escreveu:p3droPT Escreveu:Mas vocês não acham que se a Grécia saisse o BCE acelerava a compra de titulos de divida principalmente de periféricos para evitar contágios? É que eu acho que sim.
Claro que sim. Pois se eu até acho que no caso dos juros dispararem, a tal almofada financeira de que a Albuquerque tanto fala devia ser usada para recomprar dívida abaixo do par. Isso é que era. Só depois disso é que o BCE devia entrar em cena.
O objectivo era de vender no final do primeiro semestre, o mais tardar... mas de prazos já estamos cansados.
Como previa, o objectivo da Europa foi empurrar o problema para a frente, como faz sempre. Os gregos estão cansados, e com razão! Aceitar mais um xarope para estarem no mesmo daqui a uns meses é rotina de Bruxelas.
Se a Grécia afundar, afunda com dignidade na minha opinião. Já a UE, nem que haja acordo, me convence.
Donald Trump
Donald Trump
TremalNaik Escreveu:Leio os comentários e acho extraordinário que se confinem as análises às questões económicas e financeiras.
Isto é um forum de quê? Não é de filosofia política pois não?
Além do que as opiniões, a favor o contra o que quer que sejam, não afectam uma molécula sequer do que se vai passar.
Cá para mim o mais importane no âmbito deste forum é tentar perceber de que forma e em que medida é que a situação grega vai afectar os mercados internacionais. É mais um factor a ter em conta, mas nada mais que isso. Quanto às consequências políticas, sociais, humanitárias, históricas, etc. Seria melhor irmos para outras bandas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Leio os comentários e acho extraordinário que se confinem as análises às questões económicas e financeiras. Leio, e não acredito, expressões como "querem sol na eira e chuva no nabal" ou pedem emprestado, têm de pagar.
Meus caros amigos: a Grécia é sociologicamente comparável com o nosso país. Imaginem a bancarrota por cá. Imaginem descobrirmos amanhã que somos irremediavelmente pobres. Imaginem o regresso às condições de vida dos anos 50. Imaginem uma sardinha comida a meias em metade das casas portuguesas. Imaginem que não há dinheiro para segurança social nem para pagar aos funcionários públicos. Qual será a tendência sociológica num par de meses? Eu respondo, que a questão é retórica. A guerra civil. A última, na Grécia, acabou há 60 anos, apenas. A História mostra que nenhum povo aceita pacificamente tamanha regressão nas condições de vida. É isto que a Europa quer? O que pensam que Tsipras vai fazer à Rússia? A verdade é que não há estadistas na Europa. Se não houver acordo, a História registará todos os discursos lamentáveis que os grandes dirigentes europeus têm proclamado. Por cá, ouvir Cavaco ou Maria Luís é especialmente penoso. Sabem de finanças, mas nâo estudaram humanidades. Pensam que são grandes políticos por espreitarem o furo das eleições de Outubro, mas não vêem além do Outono.
Creio que por tudo isto vai haver um acordo. É tão grave, tão dramático, tão perigoso para a paz não haver acordo que tem de haver acordo. Obama não estaria silencioso se não tivesse a certeza de que no fim a UE resgatava a Grécia. A Alemanha ainda sofre com a grande guerra. E os alemães não são parvos: não trocam uma maturidade de 50 anos na dívida pelo risco de uma nova cortina de ferro.
Talvez eu me tenha enganado, num texto aqui publicado, e o dia de amanhã não seja a deadline, mas apenas mais um aperto no garrote. Mas no fim, em dia que já não tento adivinhar, Tsipras e Merkel ainda voltarão a dar as mãos.
TremalNaik
Meus caros amigos: a Grécia é sociologicamente comparável com o nosso país. Imaginem a bancarrota por cá. Imaginem descobrirmos amanhã que somos irremediavelmente pobres. Imaginem o regresso às condições de vida dos anos 50. Imaginem uma sardinha comida a meias em metade das casas portuguesas. Imaginem que não há dinheiro para segurança social nem para pagar aos funcionários públicos. Qual será a tendência sociológica num par de meses? Eu respondo, que a questão é retórica. A guerra civil. A última, na Grécia, acabou há 60 anos, apenas. A História mostra que nenhum povo aceita pacificamente tamanha regressão nas condições de vida. É isto que a Europa quer? O que pensam que Tsipras vai fazer à Rússia? A verdade é que não há estadistas na Europa. Se não houver acordo, a História registará todos os discursos lamentáveis que os grandes dirigentes europeus têm proclamado. Por cá, ouvir Cavaco ou Maria Luís é especialmente penoso. Sabem de finanças, mas nâo estudaram humanidades. Pensam que são grandes políticos por espreitarem o furo das eleições de Outubro, mas não vêem além do Outono.
Creio que por tudo isto vai haver um acordo. É tão grave, tão dramático, tão perigoso para a paz não haver acordo que tem de haver acordo. Obama não estaria silencioso se não tivesse a certeza de que no fim a UE resgatava a Grécia. A Alemanha ainda sofre com a grande guerra. E os alemães não são parvos: não trocam uma maturidade de 50 anos na dívida pelo risco de uma nova cortina de ferro.
Talvez eu me tenha enganado, num texto aqui publicado, e o dia de amanhã não seja a deadline, mas apenas mais um aperto no garrote. Mas no fim, em dia que já não tento adivinhar, Tsipras e Merkel ainda voltarão a dar as mãos.
TremalNaik
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 241 visitantes