Crise Grega
Re: Crise Grega
Embora eu ache que a culpa está sempre mais do lado devedor.
No meio de todo esta novela há sempre uma pergunta que se pode fazer-Para que servem e onde têm estado as entidades reguladoras?
Ou será que só servem para sugar os impostos dos contribuintes.
Fico com a ideia de que aparecem quando já está tudo queimado.
No meio de todo esta novela há sempre uma pergunta que se pode fazer-Para que servem e onde têm estado as entidades reguladoras?
Ou será que só servem para sugar os impostos dos contribuintes.
Fico com a ideia de que aparecem quando já está tudo queimado.
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"
Kalma pessoal, estamos safos.
Tribunal Justiça UE considera legal programa de compra de dívida pública do BCE
O Tribunal de Justiça da União Europeia considerou hoje [16-06-2015] que o programa de compra de dívida pública é compatível com o direito comunitário e insere-se nas competências de política monetária da instituição.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) considerou hoje que o programa de compra de dívida pública 'OMT' anunciado pelo BCE, em 2012, é compatível com o direito comunitário e insere-se nas competências de política monetária da instituição.
Em causa está um programa de compra de obrigações soberanas de países da zona euro nos mercados secundários, lançado pelo Banco Central Europeu (BCE) durante a crise do euro e batizado de 'OMT' (sigla de 'Outright Monetary Transactions', Transações Monetárias Definitivas), tendo o Tribunal de Justiça da UE sido chamado a pronunciar-se na sequência de dúvidas levantadas pelo Tribunal Constitucional da Alemanha.
No acórdão hoje proferido, o tribunal considera que o programa respeita os Tratados da UE e insere-se no âmbito das competências do BCE em matéria de política monetária (uma das dúvidas era se não se tratava mais de política económica do que política monetária, aquela na qual o BCE tem competência).
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Os gregos podem não pagar. Aliás é essa a discussão.
Como em tudo, os actos e as escolhas têm consequências. Não posso é ter "le beurre et l´argent du beurre" ou, "sol na eira e chuva no nabal".
Como em tudo, os actos e as escolhas têm consequências. Não posso é ter "le beurre et l´argent du beurre" ou, "sol na eira e chuva no nabal".
Muitas vezes quem pede emprestado, vai pedindo e pagando juros e quando a divida chega a um montante em que jamais será paga,continua a pedir e a pagar juros e pensa-. Alguém ade pagar.
Quem empresta,empresta porque recebe contrapartidas- os juros.
Chega uma altura em que empresta tanto, que sabe que o outro um dia entrará em incumprimento.
Quando essa altura chegar pensará ser o seu dono e manté-lo prisioneiro para sempre às custa da dita divida.
Quem empresta,empresta porque recebe contrapartidas- os juros.
Chega uma altura em que empresta tanto, que sabe que o outro um dia entrará em incumprimento.
Quando essa altura chegar pensará ser o seu dono e manté-lo prisioneiro para sempre às custa da dita divida.
pata-hari Escreveu:Engraçado, não é contra os direitos humanos pedir crédito e endividar-se. Mas pagar, é. Quem pede emprestado não pode ficar sem dinheiro. Quem emprestou, já pode.
Uma operação de crédito envolve duas partes .
Ambas correm riscos que tem de assumir.
Não pode é haver partes com direitos absolutos, seja do lado do credor seja do devedor
- Registado: 21/5/2009 18:43
Engraçado, não é contra os direitos humanos pedir crédito e endividar-se. Mas pagar, é. Quem pede emprestado não pode ficar sem dinheiro. Quem emprestou, já pode.
Parece que uma comissão parlamentar de inquérito grega concluiu que a dívida é odiosa, e tal, como diz por cá o BE. Temos default a caminho, também, era inevitável.
http://intelligent-news.com/greece/agencies/greek-debt-illegal,-illegitimate-and-odious-debt-truth-committee-s-preliminary-report-says
http://intelligent-news.com/greece/agencies/greek-debt-illegal,-illegitimate-and-odious-debt-truth-committee-s-preliminary-report-says
Raposo Tavares Escreveu:Estarei enganado, ou o Grexit concretiza-se sem ser verdadeiramente decretado ou instituído formalmente por ninguém? Olhando para o decorrer dos mercados e das notícias fico com essa sensação...
Mas a Grécia não saiu já do Euro?!?
O BCE compra dívida pública de todos os países menos da Grécia, que é o mesmo que dizer que o suporte monetário do euro na Grécia não existe.
A única questão é a de saber se não suportando o euro na Grécia o BCE não está a comprometer a existência do euro como moeda. Acho naif acreditar que se existir um Grexit os danos estão confinados à Grécia...
Por isso que o Governo Grego vai esticando a corda... E por isso é que muito provavelmente a UE vai ceder aos gregos.
- Registado: 5/5/2014 22:33
Estarei enganado, ou o Grexit concretiza-se sem ser verdadeiramente decretado ou instituído formalmente por ninguém? Olhando para o decorrer dos mercados e das notícias fico com essa sensação...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Uma crise é uma oportunidade. Os ingleses acham isso, muitos responsáveis pensam-no e eu, muito modestamente, também. Não me parece que seja assim tão catastrófico o eventual Grexit.
Com efeito, há muitas coisas que devem ser discutidas e afinadas. Uma situação de rutura é um ótimo pretexto para o fazer.
Com efeito, há muitas coisas que devem ser discutidas e afinadas. Uma situação de rutura é um ótimo pretexto para o fazer.
As with every crisis, we need to be hard-headed enough to see if there is an opportunity in the agony. It is possible that Grexit may produce a silver lining for the UK as it seeks to redefine its position in Europe. In the aftermath of Grexit, the eurozone would have to hold an honest debate about further integration and its future operation to prevent something similar ever happening again. Within those discussions there would be an opportunity for the UK to secure meaningful changes and opt-outs that ensure a reformed EU aids our competitiveness.
in: http://www.theguardian.com/business/live/2015/jun/17/greek-crisis-austria-default-ecb-banks-live#block-55815996e4b0e91d8f40987b
p3droPT Escreveu:Mas vocês não acham que se a Grécia saisse o BCE acelerava a compra de titulos de divida principalmente de periféricos para evitar contágios? É que eu acho que sim.
Claro que sim. Pois se eu até acho que no caso dos juros dispararem, a tal almofada financeira de que a Albuquerque tanto fala devia ser usada para recomprar dívida abaixo do par. Isso é que era. Só depois disso é que o BCE devia entrar em cena.
Estão a guardar liquidez para quando começarem a subir a sério

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Mas vocês não acham que se a Grécia saisse o BCE acelerava a compra de titulos de divida principalmente de periféricos para evitar contágios? É que eu acho que sim.
Já puseram o governador do banco central grego "a funcionar". Parece o Moedas
Mas, já o disse e repito: a Grécia não vai sair da zona euro, o povo grego não o deseja e não podem ser expulsos. Não quero com isto dizer que dou meio tostão furado pelo governo grego, ainda estou à espera dessa caça aos oligarcas e à fuga de impostos. Só se fala em pensões para cá, IVA para lá... os gregos que aprendam é a pagar os impostos que devem, como toda a gente na europa, pois se até nós já vamos pagando.

Mas, já o disse e repito: a Grécia não vai sair da zona euro, o povo grego não o deseja e não podem ser expulsos. Não quero com isto dizer que dou meio tostão furado pelo governo grego, ainda estou à espera dessa caça aos oligarcas e à fuga de impostos. Só se fala em pensões para cá, IVA para lá... os gregos que aprendam é a pagar os impostos que devem, como toda a gente na europa, pois se até nós já vamos pagando.
Porque Portugal também tem uma divida brutal.
E só por causa deste burburinho da Grécia, os juros da divida portuguesa já subiu em todos os prazos,mas mais nos de longa de duração.
Este é só um pequeno exemplo , que já dá muita sarna para nos coçar-mos .
E só por causa deste burburinho da Grécia, os juros da divida portuguesa já subiu em todos os prazos,mas mais nos de longa de duração.
Este é só um pequeno exemplo , que já dá muita sarna para nos coçar-mos .
Stresszero Escreveu:Alguém me explica porque é que, se a Grécia sair do euro, Portugal será o próximo?
Sinceramente não entendo a lógica.
Bonss negócios!
Pelo mesmo motivo que após a Grécia ter falido Portugal foi atrás.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Alguém me explica porque é que, se a Grécia sair do euro, Portugal será o próximo?
Bonss negócios!
Bonss negócios!
Caso aconteça a saída da Grécia,Portugal que se vá preparando.
Será a próxima vitima, com o argumento de que a Grécia foi a culpada e por aí adiante.
Será a próxima vitima, com o argumento de que a Grécia foi a culpada e por aí adiante.
«Tsipras vai assumir a responsabilidade de dizer "o grande não” aos credores.»
A corda ficou mais esticada ...
Será que vai partir de um lado?
Ver notícia em: http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... dores.html

A corda ficou mais esticada ...

Será que vai partir de um lado?

Ver notícia em: http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... dores.html
"O Mundo não se esgota na União Europeia"
- Registado: 7/11/2014 12:30
«Banco central da Grécia avisa que falta de acordo vai conduzir à saída do euro e da União Europeia.»
Ver notícia em: http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... opeia.html
Ver notícia em: http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... opeia.html
O Governador do banco central da Grécia mostra-se preocupado com a iminência de uma crise incontrolável.

Ler mais: http://www.theguardian.com/world/2015/jun/17/greek-central-bank-governor-warns-of-uncontrollable-crisis

Ler mais: http://www.theguardian.com/world/2015/jun/17/greek-central-bank-governor-warns-of-uncontrollable-crisis
Alemanha e França vão perder 56.000 e 48.000 milhões de euros respectivamente com default da Grécia.
- Registado: 20/2/2014 0:01
Hoje no "Observatorio do Mundo" da TVI24 uma grande reportagem sobre as accoes da Troika em países como Grécia e Portugal. Várias pérolas para quem desconhece.
Quando houve o resgate do Chipre a Troika chantageou Chipre que ou aceitavam vender as filiais bancárias do Chipre na Grécia por 500M euros quando valiam 4000 milhoes euros ou obrigavam Chipre a sair da Eurozona. Faz lembrar algo que se tem passado nos ultimos meses?
A seguir foram cobrar o buraco aos depositantes em Chipre. Roubo ao nivel estatal.
Ou a pérola LaGarde que como ministra das financas francesa teve acesso a uma lista de 2000 depositantes gregos com contas maçivas de dinheiro e como manteve essa lista secreta só sendo hoje conhecida pq um jornalista teve acesso a ela. E como o funcionário residente da Troika no ministerio grego das financas fez por que nada fosse investigado.
Ou como o FMI em 2010 contra as proprias regras internas foram emprestar dinheiro à Grécia sabendo que era insolvente pela unica razao q se declarassem a grecia insolvente prejudicariam os bancos alemaes e franceses que juntos detinham quase 35 mil milhos de divida grega. And on and on.
Com tudo isto se percebe o discurso deste governo grego que nao aceita chantagens. E com isto se percebe a intransigencia da Troika e a vontade de ver a Grecia fora da Eurozona. Um governo honesto é um alvo a abater antes que a ideia se espalhe como um virus
Quando houve o resgate do Chipre a Troika chantageou Chipre que ou aceitavam vender as filiais bancárias do Chipre na Grécia por 500M euros quando valiam 4000 milhoes euros ou obrigavam Chipre a sair da Eurozona. Faz lembrar algo que se tem passado nos ultimos meses?

Ou a pérola LaGarde que como ministra das financas francesa teve acesso a uma lista de 2000 depositantes gregos com contas maçivas de dinheiro e como manteve essa lista secreta só sendo hoje conhecida pq um jornalista teve acesso a ela. E como o funcionário residente da Troika no ministerio grego das financas fez por que nada fosse investigado.
Ou como o FMI em 2010 contra as proprias regras internas foram emprestar dinheiro à Grécia sabendo que era insolvente pela unica razao q se declarassem a grecia insolvente prejudicariam os bancos alemaes e franceses que juntos detinham quase 35 mil milhos de divida grega. And on and on.
Com tudo isto se percebe o discurso deste governo grego que nao aceita chantagens. E com isto se percebe a intransigencia da Troika e a vontade de ver a Grecia fora da Eurozona. Um governo honesto é um alvo a abater antes que a ideia se espalhe como um virus
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
O jogo que a Grécia tem jogado com os credores, está parado, pois nenhuma das partes parece saber onde está a bola.
Cada uma das partes garante que a bola está no campo contrário, isto é, caberá à outra parte apresentar uma proposta para desbloquear a negociação.
Conviria, portanto, que encontrassem rapidamente a bola, para que o campo, onde ela esteja, a chute para o lado contrário, ou seja, apresente nova proposta.
E assim, o tempo vai passando ...

Cada uma das partes garante que a bola está no campo contrário, isto é, caberá à outra parte apresentar uma proposta para desbloquear a negociação.
Conviria, portanto, que encontrassem rapidamente a bola, para que o campo, onde ela esteja, a chute para o lado contrário, ou seja, apresente nova proposta.
E assim, o tempo vai passando ...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], chico_laranja, Google [Bot], IX Hispana, LionHeart e 221 visitantes