Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Artigo muito interessante.
David Fabian/Seeking Alpha - Fight The Urge To Chase Performance (Jun. 5, 2015 8:01 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/3238476-fight-the-urge-to-chase-performance
David Fabian/Seeking Alpha - Fight The Urge To Chase Performance (Jun. 5, 2015 8:01 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/3238476-fight-the-urge-to-chase-performance
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
O Alquimista Escreveu:Mouro_Emprestado Escreveu:(...)PS: Aposto que se gastarem semanalmente 8 horas a obterem conhecimentos que vos permitam subir na carreira profissional, conseguirão obter melhores retornos a médio e a longo-prazo. [i]Be active in the creation of wealth and passive in the management of wealth.
![]()
Concordo. Vejam o caso "Jorge Jesus".
Alquimista,
Só concordo com esta tua resposta se no final da mesma puseres o boneco do diabinho (

Já agora, alguém me sabe dizer quantas horas semanais o Jorge Jesus tem gasto, em horário pós laboral, a aprender e a pronunciar a lingua portuguesa, ou será que ele se enganou e foi parar a uma escola de ensino gestual para surdos-mudos?

Editado pela última vez por O3 em 8/6/2015 15:37, num total de 1 vez.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Em vez de diluíres o risco, concentra os retornos. - Bedrock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
China
Seeking Alpha - Next China bull catalyst could be Wednesday (Jun 7 2015, 21:52 ET)
http://seekingalpha.com/news/2565806-next-china-bull-catalyst-could-be-wednesday
Seeking Alpha - China's imports mark need for more stimulus (Jun 8 2015, 02:37 ET)
http://seekingalpha.com/news/2565836-chinas-imports-mark-need-for-more-stimulus
Lendo estas 2 notícias, o que preveem que poderá acontecer?
http://seekingalpha.com/news/2565806-next-china-bull-catalyst-could-be-wednesday
Seeking Alpha - China's imports mark need for more stimulus (Jun 8 2015, 02:37 ET)
http://seekingalpha.com/news/2565836-chinas-imports-mark-need-for-more-stimulus
Lendo estas 2 notícias, o que preveem que poderá acontecer?

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Ai a Turquia!
Jornal de Negócios - Lira turca cai para mínimo e bolsa de Istambul afunda após Erdogan perder maioria (08 Junho 2015, 08:57)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/lira_turca_cai_para_minimo_e_bolsa_de_istambul_afunda_apos_erdogan_perder_maioria.html
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/lira_turca_cai_para_minimo_e_bolsa_de_istambul_afunda_apos_erdogan_perder_maioria.html
Tento optimizar a carteira tendo em conta as condições de mercado e o comportamento dos ativos na carteira.
Ainda há dias me desfiz de todos os fundos eurobonds e de um fundo misto porque achei que não iam trazer nenhum beneficio para a carteira no curto prazo. Até pelo contrário. Até pode correr mal, e não acontecer, mas sentiria-me pior se tivesse esse pensamento não tivesse feito nada e ficasse a observar a confirmação das expectativas.
Tento optimizar a carteira tendo em conta as condições de mercado e o comportamento dos ativos na carteira.
Ainda há dias me desfiz de todos os fundos eurobonds e de um fundo misto porque achei que não iam trazer nenhum beneficio para a carteira no curto prazo. Até pelo contrário. Até pode correr mal, e não acontecer, mas sentiria-me pior se tivesse esse pensamento não tivesse feito nada e ficasse a observar a confirmação das expectativas.
Rambaldi Escreveu:O objetivo com este tipo de fundos não é só ter volatilidade baixa. Isso conseguiria com um fundo de obrigações com rendibilidades semelhantes ou superiores.
Não conseguirias de todo o mesmo resultado. O objectivo deste tipo de fundos alternativos é normalmente estar descorrelacionados com os fundos tradicionais de obrigações/acções.
É perfeitamente possivel que um fundo que renda 5% ser mais util do que um que renda 9%, se o primeiro "brilhar" quando todos os outros estão a "apagar-se". A avaliação isolada dos fundos, por si só, não tem qualquer interesse, a menos que seja uma estrategia tipo a do R2 de usar apenas um ou dois fundos. Nesse caso, como é obvio, interessa escolher o melhor fundo isoladamente.
É por isso que não acho muita graça a esta coisa dos melhores fundos, porque o funciona isoladamente pode não funcionar em termos de carteira. De qualquer forma, não tenho nenhum dos fundos, mas acho importante contextualizar a coisa.
- Registado: 1/7/2014 14:53
avataris Escreveu:Ambos os fundos que comparas tem praticamente o mesmo sharpe. O que eu sei, é que não podes esperar de um fundo com desvio padrao de 3% ter o desempenho de um fundo de acçoes. O fundo tem nivel de risco 3 pela gestora, quase tudo em liquidez. Esse Threadneedle por sua vez é de nivel 5, ou seja praticamente o equivalente a um fundo de acções, e aliás tem metade em acções.
É tentar comparar o incomparável.
O que quis dizer foi que não me interessam os 3% de volatilidade para nada. O objetivo com este tipo de fundos não é só ter volatilidade baixa. Isso conseguiria com um fundo de obrigações com rendibilidades semelhantes ou superiores. O Objetivo é minimizar as drawdrowns (estar positivo em períodos e bear market) e obter um desempenho aceitável nos bulls.
O SLI GARS tem 3% de volatilidade porque neste momento está com 87% em liquidez, e assim até eu tenho baixa volatilidade, meto tudo num DP e tenho volatilidade = 0!! Outra coisa que não gosto neste fundo é a quantidade de pequenas posições (280 ações e 888 obrigações em carteira) que demonstram que o gestor controla mais o fundo à custa da posição em liquidez do que no trading dos ativos. A quantidade de ativos que detém em carteira demonstra uma excessiva diversificação em deterimento de um bom stock picking, que resultam em maiores custos de comissões desnecessários para o efeito de diversificação que teria com cerca de 50 ativos.
O fundo da Threadneedle tem 59 ações em carteira e 57% em liquidez. Em parte reconheço que parte da performance se deve à moeda GBP, mas identifico-me mais com este fundo do que com o SLI. Mas isso depende do perfil do investidor, tu provavelmente não pensas da mesma forma.
"Estamos a fazer os possíveis para restaurar o PSI-20", diz Danielle Ballardie
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ardie.html
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ardie.html
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Popular está na corrida à compra do ActivoBank
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... obank.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... obank.html
Rambaldi Escreveu:Avataris,
Para que me serve o Desvio padrão de 3%? E para um prazo de 3 anos o que são 3% de desvio em relação à média dos retornos. O Threadneedle teve 6% com muito melhores retornos. O que me valoriza a carteira são as rendibilidades. Se o critério fosse o DP teria investido 100% no NB Liquidez e tinha obtido um DP de 0,39% e um RS de 6!!
O Rácio de sharpe do fundo (SLI GARS) é alto devido à baixa volatilidade (pelo baixo denominador) e eu pessoalmente prefiro fundos com RS elevado (à custa do aumento do numerador) e ver boas rendibilidades.
Ambos os fundos que comparas tem praticamente o mesmo sharpe. O que eu sei, é que não podes esperar de um fundo com desvio padrao de 3% ter o desempenho de um fundo de acçoes. O fundo tem nivel de risco 3 pela gestora, quase tudo em liquidez. Esse Threadneedle por sua vez é de nivel 5, ou seja praticamente o equivalente a um fundo de acções, e aliás tem metade em acções.
É tentar comparar o incomparável.
Rambaldi Escreveu:Avataris,
O que me valoriza a carteira são as rendibilidades.
Isto também não é linear. O que te valoriza a carteira é a média de retornos compostos, que são influenciados em larga medida pelo menor numero e magnitude de drawdowns possivel.
Para que me serve o Desvio padrão de 3%? E para um prazo de 3 anos o que são 3% de desvio em relação à média dos retornos. O Threadneedle teve 6% com muito melhores retornos. O que me valoriza a carteira são as rendibilidades. Se o critério fosse o DP teria investido 100% no NB Liquidez e tinha obtido um DP de 0,39% e um RS de 6!!
O Rácio de sharpe do fundo (SLI GARS) é alto devido à baixa volatilidade (pelo baixo denominador) e eu pessoalmente prefiro fundos com RS elevado (à custa do aumento do numerador) e ver boas rendibilidades.
Rambaldi Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Rambaldi Escreveu:(...)
Esses fundos são castradores de retornos em periodos de bull market. O SLI GARS tem um resultado muito fraco nos últimos 3 anos.
O fundo tem um desvio padrão de 3%. Esperavas o quê mesmo?

Para esse esvio padrão, e tendo em conta a descorrelaçao, até é bem positivo, com sharpe a rondar os 1.8.
Rick Lusitano (New) Escreveu:Rambaldi Escreveu:(...)
Gostava de saber se existe algum fundo que invista em qualquer tipo de ativos, incluindo posições longas e curtas em ações, obrigações comodities, forex, e em derivados (futuros, opções, cds...)
Para se investir em várias classes de activos, terá que ser um misto. Por exemplo, o Invesco BRA.
Para ter a possibilidade de investir Long e Short, terá que ser um Alternativo. Por exemplo, SLI GARS.
Juntando os 2, terá que ser um Alternativo Multiestratégia ou Global Macro ou então um puro Hedge fund, visto que muitos FI Alternativos são versões de hedge funds.
O problema é conseguir juntar esses ingredientes todos e ter uma performance (retornos e volatilidade) aceitável.
Obrigado Rick,
De facto não encontro um fundo que combine os ingredientes todos e tenha uma verdadeira outperformance ao longo dos anos relativamente ao mercado. Esses fundos são castradores de retornos em periodos de bull market. O SLI GARS tem um resultado muito fraco nos últimos 3 anos. Do mesmo género prefiro o Threadneedle UK Absolute Alpha Retail Net EUR Acc (GB00B53CDN14)
Só faltou indicares exemplos de fundos com derivados. Para longo prazo gosto de fundos que utilizam uma gestão controlada de risco com posições em derivados, onde conseguem proteger a carteira em períodos de bear market, e minimizar desvalorizações dos ativos que detem em carteira. Gosto dos Structured da Invesco.
Mouro_Emprestado Escreveu:
Portanto os fundos índice/ETFs passivos apenas são recomendados em situações de bull-market.

Devem ser recomendados e comprados em períodos de bear market para serem vendidos (ou mantidos) em períodos de bull market.
Quem me souber dizer quando irá começar o próximo bear-market to SP500 (reconvertido para EUR*), pago uma francesinha no Porto.
Mas quem errar, paga-me a mim a Francesinha![]()
![]()
![]()

Quem acertar receberá uma percentagem do ganho. Quem perder invocará a desculpa que os gestores estão habituados/foram habituados a dar.
PS: Aposto que se gastarem semanalmente 8 horas a obterem conhecimentos que vos permitam subir na carreira profissional, conseguirão obter melhores retornos a médio e a longo-prazo. [i]Be active in the creation of wealth and passive in the management of wealth.

Concordo. Vejam o caso "Jorge Jesus".
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
bucks Escreveu:Tal e qual o que eu pensava. O observador falava em médias de ganhos estes 2 últimos anos com fundo de índice a superarem os restantes fundos, mas esqueceram-se que apanharam um Bull market nos EUA, e depois desse Bull será bom para os passivos? Ou os activos modelam-se à circunstância...
Portanto os fundos índice/ETFs passivos apenas são recomendados em situações de bull-market.

Quem me souber dizer quando irá começar o próximo bear-market to SP500 (reconvertido para EUR*), pago uma francesinha no Porto.
Mas quem errar, paga-me a mim a Francesinha

PS: Aposto que se gastarem semanalmente 8 horas a obterem conhecimentos que vos permitam subir na carreira profissional, conseguirão obter melhores retornos a médio e a longo-prazo. Be active in the creation of wealth and passive in the management of wealth.
* Isto é, num período igual ou superior a 6 meses, o iShares Core SP500 denominado em EUR tenha um DD superior a 20%.
- Registado: 13/9/2013 0:16
O3 Escreveu:Quem é um adepto incondicional da passividade do investimento, que, segundo um ilustre forista cá do burgo, revela uma maturidade de conhecimentos, logo, segundo esse pressuposto dele, todos os traders acionistas terão pouca densidade de conhecimentos, pelo que, sendo assim, temos que dizer aos traders que em vez de andarem a stressar com AT no intraday, comprem apenas ações que historicamente tenham gerado, em períodos de médio-longo prazo, valor de forma continuada e que estejam expostas ao mercado global, tais como, por ex., as ações da Nestlé, VW, Coca Cola, ..., e depois de as comprarem vão para férias e detenham-nas por um longo período de tempo, e, nesse caso, seguindo a sua politica de investimento de passividade, escusa de se incomodar a vir ler posts deste tópico e dos restantes tópicos do caldeirão, porque só está a perder tempo, para além de que, assim, está a por em causa a sua doutrina e depois nós começamos a ter sérias dúvidas se eles são assim tão passivos como dizem.![]()
A maré enchente do bull market faz subir todos os tipos de barcos, pelo que o passivo não terá problemas e aceita-se, mas quando a maré começar a vazar, no bear market, é que depois se vai ver quem está nu ou em calções, sendo que o ativo que possa estar nú, pode ter algum tempo para vestir uns calções, como instrumentos de proteção e de amortecimento das drawdowns, mas se for o passivo que esteja nu, então, de acordo com a sua doutrina, ele não vai poder vestir uns calções, logo vai expor as suas eventuais miudezas e então no caso de não ser muito abonado em retornos, fica mal visto perante a audiência investidora.
Tal e qual o que eu pensava. O observador falava em médias de ganhos estes 2 últimos anos com fundo de índice a superarem os restantes fundos, mas esqueceram-se que apanharam um Bull market nos EUA, e depois desse Bull será bom para os passivos? Ou os activos modelam-se à circunstância...
Quem é um adepto incondicional da passividade do investimento, que, segundo um ilustre forista cá do burgo, revela uma maturidade de conhecimentos, logo, segundo esse pressuposto dele, todos os traders acionistas terão pouca densidade de conhecimentos, pelo que, sendo assim, temos que dizer aos traders que em vez de andarem a stressar com AT no intraday, comprem apenas ações que historicamente tenham gerado, em períodos de médio-longo prazo, valor de forma continuada e que estejam expostas ao mercado global, tais como, por ex., as ações da Nestlé, VW, Coca Cola, ..., e depois de as comprarem vão para férias e detenham-nas por um longo período de tempo, e, nesse caso, seguindo a sua politica de investimento de passividade, escusa de se incomodar a vir ler posts deste tópico e dos restantes tópicos do caldeirão, porque só está a perder tempo, para além de que, assim, está a por em causa a sua doutrina e depois nós começamos a ter sérias dúvidas se eles são assim tão passivos como dizem.
A maré enchente do bull market faz subir todos os tipos de barcos, pelo que o passivo não terá problemas e aceita-se, mas quando a maré começar a vazar, no bear market, é que depois se vai ver quem está nu ou em calções, sendo que o ativo que possa estar nú, pode ter algum tempo para vestir uns calções, como instrumentos de proteção e de amortecimento das drawdowns, mas se for o passivo que esteja nu, então, de acordo com a sua doutrina, ele não vai poder vestir uns calções, logo vai expor as suas eventuais miudezas e então no caso de não ser muito abonado em retornos, fica mal visto perante a audiência investidora.

O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
Rick Lusitano (New) Escreveu:Não sei qual é o fetiche de se bater os índices. Eu não necessito de bater índices nenhuns, eu quero é retornos interessantes, ajustados ao risco. Tanto pode ser fundos de investimento, index ETFs, DP, CLN, obrigações, CA, CTPM, etc.
Mea culpa.![]()
Os únicos índices que procuro bater são:
1º A taxa de Inflação no país em que resido, por acaso, neste momento, é Portugal. Ou seja, procurar obter Net Real Retuns (retornos líquidos ajustados á inflação) e não Total Returns (retornos brutos).
2º E a taxa de juro de referência usada no meu país de residência. Neste caso, uso a EURIBOR a 12M.
Nisso concordo. Desde que a rendibilidade até seja maior que as comissões, acho que explica muito... E numa simulação que fiz com fundos de índices em Portugal a diversificação é mesmo pouca, para além da pouca liquidez que oferecem (enão sou o único a afirmar isso).
bucks Escreveu:Investir num índice na prática
Replicar um índice é das soluções de investimento mais simples. Se quiser investir num cabaz de ações de empresas da zona euro, pode ir ao ActivoBank subscrever o Amundi Index Equity Euro AE. No mínimo, tem de aplicar 152 euros, que é o valor aproximado de uma unidade de participação. Com o seu dinheiro, o administrador responsável, Lionel Brafman, que trabalha nos escritórios da Amundi em Paris, compra ações no mercado de modo a replicar o índice MSCI EMU, de títulos da zona euro.
As últimas informações mostram que a carteira do Amundi Index Equity Euro AE tem 237 ações espalhadas pela Europa. A alemã Bayer, as francesas Sanofi e Total, o espanhol Banco Santander e a holandesa Anheuser-Busch Inbev são as maiores participações. Quem subscreve o fundo fica à mercê da flutuação das ações na carteira.
Tal e qual o que eu pensava... É nisso que peca...
Além de ações do BCP, da EDP, da Galp e da Jerónimo Martins, o fundo Amundi Index Equity Euro AE tinha algumas ações moribundas do BES no início ano.
Bucks,
Não quero estar a reeditar discussões antigas. Quem quiser seguir FIGAS, siga-os; quem quiser seguir index fund's ou ETF de gestão passiva, que os siga. Eu próprio tenho ambos. A minha carteira atual é composta por 2 index fund (pictet USA e pictet Europa) e 2 Figa's (templeton global income e nordea stable return).
Todavia, houve um membro, há umas páginas atrás, que lançou um desafio (o mouro emprestado): ETF passivo vs FIGA. Se estás assim tão convicto das virtudes da gestão ativa dos FIGA, não queres aceitar o desafio?
O resto é conversa. Olhando para o passado, todos conseguem arranjar fundos que batem facilmente o índice. O problema é adivinhar o futuro.
E de bla, bla, bla estamos todos cheios. O único investidor ativo a quem tiro o chapéu é o Alquimista, porque é o único que vem aqui expor resultados concretos. Mas esse investe em ações concretas (como um verdadeiro investidor ativo deve ser...), não anda a perder tempo com FIGAS.
- Registado: 8/6/2014 11:59
Rick Lusitano (New) Escreveu:Para quem é adepto da concertação em detrimento de uma maior diversificação, por vezes, practica de maneira oposta, o que na teoria apregoa.![]()
Esta não percebi ... estamos a falar de alocação de ativos financeiros ou de alocação de gajas? (as gajas podem-se diversificar, mas as senhoras não)

Exemplo de um fundo concentrado que tem presentemente apenas 26 ativos alocados (não é propriamente um harém de odaliscas, pois para isso compra-se um ETF

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000MSZ7
Rick Lusitano (New) Escreveu:
(PS2: Eu reparei logo, no 1º post, que foi no Sábado, o novo veiculo comunicacional, mas o mesmo condutor.)
Há pessoas que têm um prazer enorme em deitar borda fora o bebé em vez da água do banho, só porque no banho o bebé, que é hiperativo, chapinha muito na água, não para molhar quem está à volta mas para oxigenar a água do banho, porque, com a matéria orgânica residual a aumentar com o desenvolvimento da lavagem, se a mesma não for chapinhada/oxigenada, pode começar a cheirar mal, tal é a monotonia das águas calmas e passivas com baixos teores de oxigénio dissolvido, por isso têm de levar com o O3 (ozono)

Não sei qual é o fetiche de se bater os índices. Eu não necessito de bater índices nenhuns, eu quero é retornos interessantes, ajustados ao risco. Tanto pode ser fundos de investimento, index ETFs, DP, CLN, obrigações, CA, CTPM, etc.
Mea culpa.
1º A taxa de Inflação no país em que resido, por acaso, neste momento, é Portugal. Ou seja, procurar obter Net Real Retuns (retornos líquidos ajustados á inflação) e não Total Returns (retornos brutos).
2º E a taxa de juro de referência usada no meu país de residência. Neste caso, uso a EURIBOR a 12M.
Mea culpa.

Para quem é adepto da concertação em detrimento de uma maior diversificação, por vezes, practica de maneira oposta, o que na teoria apregoa.
Just fooling around. (Apenas na gozação.)
(PS: Não é 1 post de cariz provocatório, ou com intuições obscuras. Estou apenas de bom humor.)
(PS2: Eu reparei logo, no 1º post, que foi no Sábado, o novo veiculo comunicacional, mas o mesmo condutor.
)

Just fooling around. (Apenas na gozação.)

(PS: Não é 1 post de cariz provocatório, ou com intuições obscuras. Estou apenas de bom humor.)
(PS2: Eu reparei logo, no 1º post, que foi no Sábado, o novo veiculo comunicacional, mas o mesmo condutor.

Br + O2 = BrO2 (dióxido de bromo ou ...)
O2 + 1/2O2 = O3 (ozono ou outperformance do oxigénio
) A corrente sanguínea tem que ser ativamente oxigenada, de modo a que o cérebro tenha uma maior outperformance, e para isso mais do que o oxigénio, o ozono (O3) tem uma maior capacidade de oxigenação.
Lelo + O2 = DMP (esta nem o grande Alquimista do forum consegue decifrar a equação, se bem que a sua especialidade não é a química mas sim escrever sempre direito nem que seja por linhas tortas, e para isso nunca vira a cara ao touro, não vá o animal delinquente dar uma cornada traiçoeira
) Ajuda: O DMP é um upgrade de oxigenação do Lelo. 
Todas estas equações químicas têm a ver com o tópico, logo é on topic e on risK.

O2 + 1/2O2 = O3 (ozono ou outperformance do oxigénio

Lelo + O2 = DMP (esta nem o grande Alquimista do forum consegue decifrar a equação, se bem que a sua especialidade não é a química mas sim escrever sempre direito nem que seja por linhas tortas, e para isso nunca vira a cara ao touro, não vá o animal delinquente dar uma cornada traiçoeira

Todas estas equações químicas têm a ver com o tópico, logo é on topic e on risK.

Fibrizo Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Os artigos do David Almas costumam ser lidos e discutidos aqui no caldeirão, seja neste tópico ou noutros tópicos de fundos de investimento/ETFs
Nunca reparei! É bom saber!
O David Almas escreve bem e em português, só é pena é não perceber, ou não quer perceber, que os pilotos de fórmula 1 não utilizam o cruise control, pois os campeões dos campeões têm todos uma condução ativa dos horse powers da máquina e não se deixam conduzir por uma gestão passiva electrónica.

Investir num índice na prática
Replicar um índice é das soluções de investimento mais simples. Se quiser investir num cabaz de ações de empresas da zona euro, pode ir ao ActivoBank subscrever o Amundi Index Equity Euro AE. No mínimo, tem de aplicar 152 euros, que é o valor aproximado de uma unidade de participação. Com o seu dinheiro, o administrador responsável, Lionel Brafman, que trabalha nos escritórios da Amundi em Paris, compra ações no mercado de modo a replicar o índice MSCI EMU, de títulos da zona euro.
As últimas informações mostram que a carteira do Amundi Index Equity Euro AE tem 237 ações espalhadas pela Europa. A alemã Bayer, as francesas Sanofi e Total, o espanhol Banco Santander e a holandesa Anheuser-Busch Inbev são as maiores participações. Quem subscreve o fundo fica à mercê da flutuação das ações na carteira.
Além de ações do BCP, da EDP, da Galp e da Jerónimo Martins, o fundo Amundi Index Equity Euro AE tinha algumas ações moribundas do BES no início ano.