Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 20/5/2015 23:09

Imagem
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por rsacramento » 20/5/2015 22:42

ricardmag Escreveu:sacramento foste claro na ideia, só estava a complementar. Pode subir, pode descer...
Podemos é ver em termos probabilísticos, olhando para os fundamentais, se tem mais probabilidade de subir ou descer.
No médio/longo prazo claro. No curto prazo é praticamente impossível.

uma consolidação rectangular, por exemplo, pode ser tomada como um padrão de continuidade - a probabilidade de ruptura está do lado da tendência anterior (vigente); aí, e mais uma vez, não precisas da AF

Registado: 29/11/2007 12:50

por ricardmag » 20/5/2015 22:38

sacramento foste claro na ideia, só estava a complementar. Pode subir, pode descer...
Podemos é ver em termos probabilísticos, olhando para os fundamentais, se tem mais probabilidade de subir ou descer.
No médio/longo prazo claro. No curto prazo é praticamente impossível.

por rsacramento » 20/5/2015 22:24

ricardmag Escreveu:Ainda mais interessante é que a quebra da LTA pode não significar continuação de tendência :wink:

o que pretendia transmitir é que a quebra de uma LT por causa de uma lateralização não significa necessariamente o termo da tendência vigente

por ricardmag » 20/5/2015 22:16

Ainda mais interessante é que a quebra da LTA pode não significar continuação de tendência :wink:
Parece-me boa altura para analisar os fundamentais e perspectivas futuras em termos de negócio.

por rsacramento » 20/5/2015 22:00

já agora alguns gráficos ilustrativos:
Anexos
CTT.png
EDP.png
DAX.png

por rsacramento » 20/5/2015 21:37

deixando a questão da inclinação para o Ulisses, repara na edp: uma lateralização um pouco mais prolongada, e pum - LT quebrada :wink:

o mais interessante é que essa quebra não significa o fim da tendência ascendente, como a edp também demonstra

por ricardmag » 20/5/2015 19:42

Ulisses Pereira Escreveu:Eu não dou grande crédio a essa LT por ser tão inclinada que é insustentável.

Mas já não foram quebradas no diário e semanal? No meu gráfico não são muito inclinadas :-k
Porque não dar grande crédito por ser demasiado inclinada?

ctt-inclinada.PNG

Cumprimentos

por Ulisses Pereira » 20/5/2015 12:31

Serrano,

Eu não dou grande crédio a essa LT por ser tão inclinada que é insustentável. Mas a análise não difere muito da tua. Uma acção em claro "Bull Market", a lateralizar. Por isso, sem qualquer sinal de fraqueza até ao momento.

Deixo aqui os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
ctt1.png
ctt2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ricardmag » 20/5/2015 9:45

serrano63, aonde vês a lta que falas?

ctt-semanal.png
ctt-semanal.png (17.41 KiB) Visualizado 6550 vezes

Quanto ao dia de hoje, os CTT estão a ter uma boa resposta à injeção dupla de adrenalina administrada hoje bem cedinho, vamos ver o resto do dia.

ctt-30minutos.png
ctt-30minutos.png (16.98 KiB) Visualizado 6550 vezes

por Serrano1963 » 20/5/2015 9:23

Ulisses os CTT no semanal parece estar a querer tocar na Lta e no diário faz rectângulo. Consideras esta análise correcta? Parece ter aspecto de querer subir e estar a fazer uma pausa. Estou dentro com stop a 9,90 e o dividendo que está à porta e apetecível.
abraço

Registado: 3/12/2007 21:57

por Serrano1963 » 19/5/2015 23:58

Ambas as coisas

por rsacramento » 19/5/2015 22:27

serrano63 Escreveu:Aliás a figura que está nos CTT é de consolidação e continuação de subida :-"

isso é mais um desejo que uma afirmação, não? :lol:

por ricardmag » 19/5/2015 22:24

Só para esclarecer que não é minha intenção persuadir alguém a comprar só por causa do dividendo.
Simplesmente estou a lembrar...

Já agora relembro que irá haver diminuição de payout e acho que vai ser essa a parte especulativa que pode limitar a reposição de valor.
Ninguém sabe se vai diminuir 20%, 50% ou mais... o futuro ninguém sabe mas parece-me que os CTT têm muitas pernas para crescer, espero não estar enganado.

Cumprimentos

por Serrano1963 » 19/5/2015 22:23

Pois eu tinha EDP tinha bom ganho e vendi para não receber o dividendo e bem me tramei :wall: :wall:
Se tinha rebebido o dividendo recebia o dobro do que arrecadei (mesmo pagando o respectivo imposto) :wall:
Agora estou nos CTT para ficar com elas pois acredito na continuação da subida :pray: :pray:
Aliás a figura que está nos CTT é de consolidação e continuação de subida :-"
Editado pela última vez por Serrano1963 em 19/5/2015 22:25, num total de 1 vez.

por trend=friend » 19/5/2015 21:58

E em complemento (opinião totalmente empírica e não demonstrável, pelo menos rapidamente), para quem o quiser fazer:

- será preferível optar por 30 a 15 dias antes do ex-div e não no dia anterior.

- optar por dividendos com yield baixo ou médio, daqueles que não se notam muito...

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por trend=friend » 19/5/2015 21:54

rsacramento Escreveu:parece que não leste bem o que escrevi

sendo assim, repito:
rsacramento Escreveu:
ricardmag Escreveu:Não esquecer o dia de ex-dividendo a 27 maio

continuo persuadido de que a corrida aos dividendos é uma ilusão

sei que pode haver casos de princesas a casarem com pastores, mas na extensão não é bem assim

Acho que estatisticamente é um pouco mais significativo que os casos de princesas a casar com pastores. :D

De qualquer maneira, um caveat bem didáctico!
Clint Eastwood

por rsacramento » 19/5/2015 21:50

parece que não leste bem o que escrevi

sendo assim, repito:
rsacramento Escreveu:

sei que pode haver casos de princesas a casarem com pastores, mas na extensão não é bem assim

por trend=friend » 19/5/2015 21:46

rsacramento Escreveu:mas num mercado a subir, como nos casos que referiste, comprar e vender pouco tempo depois mais acima dá sempre lucro - aqui os divs nada têm a ver com o caso, excepto que neste último caso tens de desembolsar uma quantia para o imposto, mas quem sou eu para te dissuadir de ir atrás dos dividendos :D

Como te digo, já lá vai o tempo em que fazia isso... posso dizer-te que num ano cheguei a fazer 5 ou 6 seguidas entre Abril e Junho todas com recuperação integral/ganho (isso mesmo!), mas num ano posterior em duas operações do mesmo género nunca mais vi as cotações recuperarem os valores ex dividend e tive de desfazer-me das acções passado umas semanas com perdas. Por isso fiquei vacinado :wink:

Creio que todos os dividendos que enunciei acima foram mais rigorosamente pagos num mercado "a lateralizar" (últimas semanas). Se tivesse sido em Março/Abril (como naquelas minhas 5/6 seguidas de há uns anos) concordaria contigo. O que não retira a aleatoriedade total à coisa...

Falando dos CTT, não consigo dizer se vai ou não compensar, apenas isso. Faria o teu comentário crítico se ouvisse falar na "corrida aos dividendos", estás a ajudar quem lê; só não diria que nunca compensa, como penso que ficou demonstrado.
Clint Eastwood

por rsacramento » 19/5/2015 21:34

mas num mercado a subir, como nos casos que referiste, comprar e vender pouco tempo depois mais acima dá sempre lucro - aqui os divs nada têm a ver com o caso, excepto que neste último caso tens de desembolsar uma quantia para o imposto, mas quem sou eu para te dissuadir de ir atrás dos dividendos :D

por trend=friend » 19/5/2015 21:30

rsacramento Escreveu:
trend=friend Escreveu:Vide Semapa, Altri, EDP em que mais do que compensou a tal "corrida" este ano

quando dizes 'mais do que compensou' estás a contabilizar o que pagas em imposto sobre os dividendos?

Referia-me (quanto ao "compensou") ao movimento de recuperação da cotação do dia anterior:

- Semapa fechou a 13,25, estava lá no dia seguinte de negociação e passado uma semana está a 13,78

- EDP fechou a 3,647, passado uma semana está a 3,61

- Altri fechou a 3,849, no dia seguinte estava a 3,81 passado uma semana está a 4,11

- JM fechou a 13,365, no dia seguinte nas primeiras horas chegou a estar a 13,33, posteriormente fraquejou

- Galp fechou a 11,62, no dia seguinte nas primeiras horas chegou a estar a 11,59, foi nos dias seguintes aos 12,15 e posteriormente fraquejou

Assim, uma estratégia de corrida aos dividendos e posterior saída a curto prazo (que pessoalmente não costumo fazer) revelou-se compensadora nestes casos (na maioria IRS incluído ou até fulminado!) - não exaustivos e outros de certeza que existiram como a Portucel... Por isso acho que não há mesmo regras gerais nesta temática.
Clint Eastwood

por trend=friend » 19/5/2015 21:17

E Galp e JM logo nas 24h/48h seguintes
Clint Eastwood

por rsacramento » 19/5/2015 21:16

trend=friend Escreveu:Vide Semapa, Altri, EDP em que mais do que compensou a tal "corrida" este ano

quando dizes 'mais do que compensou' estás a contabilizar o que pagas em imposto sobre os dividendos?

por trend=friend » 19/5/2015 21:08

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Vide Semapa, Altri, EDP em que mais do que compensou a tal "corrida" este ano.

Acho que a principal conclusão é que é mesmo um comportamento algo anárquico e totalmente imprevisível.
Clint Eastwood

por rsacramento » 19/5/2015 19:25

deixo o gráfico da portucel :lol: :wink:
Anexos
portucel.png
portucel.png (19.52 KiB) Visualizado 5621 vezes
menos é mais

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, Pmart 1 e 139 visitantes