Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cegarrega: a saga conta com novos protagonistas

por RaposoTavares » 19/5/2015 23:17

Lembram-se da notícia do To Vima?
Pois... aquela das propostas do Junker?
Uma mentira. O Junker desmentiu-a na Bloomberg. Não fui assomar-me à Bloomberg. Li-a aqui:
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11612513/Bundesbank-warn-Greeks-are-on-the-edge-of-default.html
Entretanto o To Vima volta à carga: o Junker não fez a proposta, mas está nas negociações e acredita num acordo em finais de maio, princípios de junho:
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=705462
Pronto! O To Vima desmente o sucedido sem perder a face e sem pedido de desculpas.

Verdade seja dita, que não era preciso o To Vima vir dizê-lo para sabermos que, de alguma forma, o Junker andava metido nas negociações. Ao fim e ao cabo quem é que não está já metido ao barulho? E qual a data que não foi já usada? No meio de tanto bitaite há de haver um que acerte ma mouche.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por atomez » 19/5/2015 21:37

TLTR...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por marquesll » 19/5/2015 20:23

moppie85 Escreveu:Lá vou eu perder mais uns segundos a responder... é cansativo manter conversa consigo, por dois motivos - uma é que não dá uma para a caixa, segunda porque já o desmascarei, logo não tenho qualquer interesse em prolongar muito a conversa. A táctica que usa é primitiva - dizer asneira atrás de asneira até que o outro se cale para não o aturar. Foi a politica desenvolvida ao longo deste tópico e já mostrou que é o que utiliza para que os outros se calem. Escreve coisas sem qualquer jeito até que a pessoa se cale e desista de o aturar e de o cultivar.

jccgold Escreveu:
moppie85 Escreveu:1. A deturpação do que escrevi era evidente.

Aqui concordo plenamente.

nem vou verificar se escrevi assim ou não - e sim é a deturpação do que escrevi feita por si - algo que continua a fazer feliz e contente como se fosse algo de genial. É algo que lhe é intrinseco, oh "a culpa do fim das isenções das mais-valias é do Passos e cia". A realidade é que é um deturpador e não foi preciso andar a procurar para descobrir logo mais uma pérola sua. A deturpação está sempre presente no seu discurso e não é capaz sequer de o reconhecer.

moppie85 Escreveu:2. Dizer que os outros são extorsionistas quando se está disposto a extorquir taxas superiores (e já o se fez no caso de Portugal) é hipócrisia.

Eu fiz negócio, a UE como grupo a que pertence a Grécia fez promessas à Grécia para aderir e nao está lá supostamente para e lucrar com a crise grega. A Grécia também nao tem qq obrigação de apoiar a minha familia e isso nao faz deles hipócratas.

Outra vez a deturpar. O que disse que tinha feito era "meter o dinheiro onde mete a boca". Coisa que não o fez (mais uma mentira que foi facilmente rebatida) - agora chama-lhe o que realmente foi: um negócio. Um negócio semelhante ao que eu fiz e do qual também tive mais-valias e as minhas ainda contribuem menos para o Estado Português que as suas, porque está isenta de impostos em Portugal. Mas eu não ando a dizer à boca cheia que "os outros devem oferecer dinheiro a Portugal".

Depois, em seguida, refere que "a UE fez promessas à Grécia para aderir" - quero ver onde está no Tratado de Adesão da Grécia à União Europeia, essa promessa. Note-se que, por outro lado, quem quis aderir à UE foi a Grécia, não foi a UE que foi atrás da Grécia para esta aderir. Mas pega lá escrito por gregos para alguém que se queira cultivar sobre a ascenção grega à UE, incluindo o pedido de adesão da mesma e não vice-versa e as renegociações (benesses em relação aos outros) que receberam em nome da "reforma económica":

"The first period is characterized by strong doubts concerning certain serious aspects of European integration. Meanwhile, another goal was to re-determine the country's position within the community by means of establishing a "special regime" of relations and regulations. For this purpose, in March 1982 Greece submitted a Memorandum requesting additional divergence from implementing certain community policies as well as further economic support in order to restructure Greek economy. The European Commission acknowledged only the second request as well-founded, which was actually met by means of the Integrated Mediterranean Programs (IMPs) approved in 1985. The significance of the IMPs was much greater than the additional funds that were approved for Greece, for they introduced, on behalf of the European Union, an effort towards structural policy development shaped in 1988 with the new structural policy, by means the first "Delors packet" "

Aliás, os Gregos (amigos do peito) ameaçaram não deixar entrar Portugal e Espanha na CEE, se não recebessem mais dinheiro. hehe "Solidariedade" é só para umas coisas... uns santinhos, estes Gregos!

http://www.mfa.gr/en/foreign-policy/gre ... he-eu.html

(...) e nao está lá supostamente para e lucrar com a crise grega.

Tenho a certeza que nada no tratado de ascenção ou posteriormente diz: "Se a Grécia deitar todo o dinheiro fora a comprar armas, corrupção, estradas que dão para lado nenhum, fuga aos impostos massiva, os restantes membros pagarão porque sim, os Gregos merecem que os outros lhes paguem as contas, independentemente de eles não as quererem pagar. De preferência, os países mais pobres que a Grécia devem ser também solidários e dar o gaveto à Grécia".

mais deturpação. A Grécia estava a pagar em média, se cumprir o pacote 2,6% - menos que Portugal e vários outros países da UE e muito próximo de França mas na tua mente deturpada, esses países que pagam maior taxa de juros do que a Grécia são extorsionistas (porque os mesmos também pagam para a Grécia): "Este valor, poderá ainda cair, segundo estimativas do instituto com sede em Bruxelas, para os 2,6% do PIB, o que faria com que fosse mais barato o serviço da dívida na Grécia, que na Irlanda, em Portugal, em Itália e até mesmo em Espanha, cuja dívida pública deve atingir os 92% do PIB, e muito perto da França, que deve ter uma dívida também na ordem dos 92% do PIB."

Nessa mente, não basta que os Estados estejam a arriscar o dinheiro que cobraram aos seus contribuintes a custo quase zero (com a possibilidade de abrirem um buraco nas suas contas), a não baixarem impostos aos seus cidadãos, ao não investirem no seu próprio país, como deviam literalmente dar o dinheiro todo que andaram a cobrar aos cidadãos à Grécia, que, decide que paga SMN de 600€ e quer aumentar para 750€, não quer privatizar as empresas, não reforma as suas organizações, não cobra os impostos, etc. etc. Para ti, o cobrar em média 2,6% do PIB de juros é ser-se extorsionista - basta esta ideia para mostrar que não és sério. Ainda mais, emprestar a 2,6% quando poderia investir e ganhar outros valores bem superiores. Já te explicaram que isto é uma ajuda,uma ajuda que tu não estás disposto a fazer nem pelas taxas que estão agora a vigorar de 20% YTM a 2 anos.

A Grécia também nao tem qq obrigação de apoiar a minha familia e isso nao faz deles hipócratas.

Continua a demagogia. Tu já estás a apoiar a Grécia em parte com os teus impostos e para isso recebes de volta uma taxa média de cerca de 2,6% (se se cumprir o programa) via Estado e pagas a cerca de 5% via Estado. Na tua mente, tu não tens obrigação de apoiar a esta taxa, já o fazes inconscientemente e achas que os restantes contribuintes da UE o devem fazer via os seus Estados. Creio que tu não tens qualquer noção do que escreves, o que é um dos teus grandes problemas. Problema agravado pela forma que deturpas o que os outros escrevem (vide logo inicio do quote, quando entendeste muito bem o que lá estava escrito e fizeste a piadinha de 4ª classe, em que se vê logo o nível do teu argumento).

Basicamente, o que tu defendes é que todos os cidadãos da UE coloquem lá mais dinheiro (e alguns se endividem ainda mais para isso, ex. Portugal), a taxa zero ou mesmo dado; mas não estás disposto a fazer o mesmo por tua iniciativa - ou seja "ou todos contribuem obrigatoriamente" ou eu não contribuo porque "não tenho nenhuma obrigação mas os outros todos têm". É esta atitude que faz de ti um hipócrita, e não há volta a dar a isto. É exactamente o exemplo do "comunista rico" que podendo ser de facto "comunista" com os outros só o faz quando "for obrigado a isso". É hipócrita afirmar-se que "se pôs o dinheiro onde se põe a boca" e depois de desmascarado já se diz que é "um negócio", que é o que de facto é. É afirmar-se veemente que os outros contribuintes devem ajudar a Grécia (via Estado) e sendo livre de o fazer com facilidade, não o fazer. Passando um exemplo simples, é o mesmo que dizer "Todos os Contribuintes Portugueses (sim, o Estado) têm de pagar o novo filme do Cesar Monteiro!!!!" E ter uma conta para doar dinheiro ao Cesar Monteiro e não meter lá um centimo. Isso é hipocrisia. Basta ir a um qualquer dicionário buscar a definição:

hi.pó.cri.ta, comum aos dois gêneros

fingido, que não age de acordo com as ideias que demonstra ter

Tu és um hipócrita em relação ao que afirmas. Mas não te assustes, eu também sou hipócrita (às vezes sem reparar) relativamente a outros assuntos. A diferença é que se me puserem isso em evidência, não me ponho a mentir e deturpar para fingir que não é verdade. Creio ter a maturidade para não ir por esse previsivel caminho. Aliás, quando se junta isto à ignorancia (não se entender minimamente do que se fala) dá em autênticas aberrações de pensamentos. Vejamos:

moppie85 Escreveu:4. Dizer que não se sabe como se negoceia activos gregos, quando qualquer pesquisa no google (não demora mais de 3 minutos) e a inquirição de qualquer banco de investimento, lhe dão a resposta, mostra que se é mentiroso,

Todos que participam neste topico sao entao todos estupidos e mentirosos visto que a pergunta de onde se comprava activos gregos como accoes andou por aqui e ninguem respondeu a ela.

E a deturpação continua... e por isso é que cansa e é um bocado por onde tu pensas que "ganhas as discussões" quando de facto o que as pessoas se calam e pensam coisas bonitas de ti e te deixam a continuares a debitares lixo em quantidade industrial.

Ninguém ter respondido à pergunta que alguém colocou (ou seja, uma dúvida que pode surgir naturalmente por desconhecimento sequer de como se negoceia obrigações), não implica que:

a) ninguém saiba (por exemplo eu sabia e não respondi porque não me apeteceu participar no momento na conversa, porque tinha mais que fazer, porque "me deu na telha") - exemplo duvido que os 3 administradores não o saibam como fazer.
b) que a pessoa que pergunta tenha conhecimentos minimos de como funciona o mercado, que tipos de IF existem, que as obrigações se negoceiam em mercado primário, secundário ou OTC
c) que a pessoa que perguntou não tenha descoberto e decidido não partilhar
d) que a pessoa nem sequer se deu ao trabalho de procurar porque deixou de lhe interessar
e) pq a pessoa fez apenas a pergunta por curiosidade e nada mais

Ou seja, o ninguém ter respondido não faz todos os que perguntaram de "estúpidos" e "mentirosos". O que te faz de "mentiroso" são as sucessivas afirmações que escreves e seres sucessivamente "apanhado na curva". Vejamos a sequência:

1 - disse-lhe para meter o dinheiro em obrigações gregas e doar os ganhos ao Estado Helénico ("meter o dinheiro onde mete a boca")
2 - disse que não sabia como investir em activos gregos (esquisito! mas aceitável)
3- disse-lhe que perguntasse ao seu IF (que se não fosse incompetente tipo um banco tradicional) como investir em obrigações gregas e disse-lhe que podia ajudar se não conseguisse, mas era para meter o dinheiro lá e não lucrar acima dos outros estados com a Grécia
4 - disse-lhe que se não conseguisse obrigações (o que eu duvidava, porque sei que consegue se perguntar ao seu IF e que se não conseguisse que lhe indicavam um caminho a seguir) que até com acções conseguia investir.
5 - pôs-se com uma conversa a dizer que tinha perguntado ao Big e eles não negociavam acções (qd se falou em obrigações) e se eu achava que o Big era um banco tradicional. 1ª tentativa de deturpação, visto que não foi isto que afirmei (algo que já mais que está posto em evidência) - desculpável, se não fosse a sua táctica comum e previsivel, mas já se soma à primeira "dificuldade" esquisita aparente.
6 - tenho a certeza que se tivesse perguntado ao Big por obrigações gregas, ter-lhe-iam dado uma resposta.
7 - Note-se que não é a primeira vez que investe em Obrigações (como tão orgulhosamente afirmou), pelo que isso não era novidade para si e facilmente obtia a resposta
8 - Depois, afinal, obrigações não lhe interessavam (que tinha sido a desculpa e o mote que levou à conversa do investimento em activos gregos) - 2ª cavadela: afinal, mesmo podendo investir em obrigações gregas, "meter o dinheiro onde mete a boca", "ajudar a Grécia" que foi o motivo pelo qual se iniciou a conversa do "não o faço porque não sei", não era a realidade. No máximo poderia ser como investir em acções, porque claramente obrigações afinal sabia onde podia obter a informação (se é que já não a tinha) e não estava interessado.

Mas a história não acaba aqui:

9 - "ah e tal! Tu disseste que dizias aqui para toda a gente ver! Vais passar por mentiroso". Mais uma deturpação - o que disse é que te dizia como era as obrigações e até te ajudava a comprá-las SE fosse para pores o guito a funcionar para a Grécia. Eu como já estava à espera dessa deturpação, enviei a resposta para mim próprio (pq se não o fizesse a tua resposta seria "porque não sabes!!!" previsivel de quem não tem um único argumento com um mínimo de solidez). Pensei em deixar isso por escrever - tinha sido ainda mais engraçado ver-te a escrever isso com a resposta dada pelo Tavares citando uma corretora que afirma transaccionar acções gregas, mas não advinhava que o Tavares ia colocar ali uma resposta...

10 - Mas eu sei agora que o que te interessava mesmo era as acções! Qual ajudar a Grécia qual carapuça! Ah... a velocidade com que deixaste o "ajudar a Grécia" para o "ajudar-me a mim próprio!" O que te faz de ti um mentiroso. Com o argumento que não ajudavas a Grécia porque não sabias, rapidamente deixou de ser o argumento "ajudar a Grécia" para ser o "ganhar dinheiro com acções na Grécia". Isto faz de ti o tal mentiroso e hipocrita.

11 - Não li nenhuma outra pessoa (pode ter passado ao lado) a afirmar que "não metia lá o dinheiro para ajudar a Grécia por não saber" (que era do que se falava quando referiste não o saber). As pessoas queriam saber para fazer negócios, ganhar dinheiro, fazer o mesmo que tu fizeste com as obrigações Portuguesas ou por pura curiosidade. Tu não. A tua conversa foi completamente distinta - o rumo que tu ias dar à conversa foi previsivel desde o primeiro momento e ficou completamente definida quando te referiste, de boca escancarada que tinhas ganho YTM 14% com a divida portuguesa. A minha reacção foi uma mistura de contentamento com irritação, porque foi a confirmação do que eu já suspeitava desde que te comecei a ler (e a ignorar) os teus posts - a tua coerência é, de facto, zero e a moral para julgares os outros pelas atitudes que têm é igual ao valor da tua coerência.

moppie85 Escreveu:Eu não sou o "campeão" do conhecimento de economia

Nota-se. Alguém que afirma que os gregos são uns calões que não querem trabalhar e para prova-lo mostra que a produtividade de cada trabalhador grego é inferior à dum trabalhador alemão mostra que é o campeão do desconhecimento. É como dizer que o americano de 150kgs que anda na ceifeira sentado é 100x melhor trabalhador que 100 indianos que fazem o mesmo serviço no mesmo tempo pq a produtividade é 100x maior.

Novamente os exemplos estapafurdios. Dei-te um exemplo claro de que o são - de que tinham hospitais com 45 jardineiros e 4 arvores, todos sabem que vais a um hospital e tens de pagar por fora aos médicos e cia para trabalharem (o famoso "envelopezinho"), dou-te valores objectivos e incontestáveis que são menos produtivos (3x menos produtivos), que quem está de facto em full time trabalha mais, mas não tanto mais que os de outros países, expliquei-te pq não podes comparar os part-time cá fora com os de Portugal e Grécia, a diferença de full para part time em Portugal e Grécia é minima em termos de carga horária. Peguei no teu exemplo ridiculo do restaurante e desmontei-o em pedaços: quer por exemplo do UK, quer por mostrar que não faz qq sentido pensar que a produção depende do preço cobrado diferente pelo mesmo serviço), escrevi coisas que afectam esse valor (desde patrões que não modernizam a indústria, produção de coisas que não interessam, à burocracia do Estado) e tu vens agora com outro exemplo estapafurdio do americano de 150kg e dos 100 indianos, como se a Grécia fosse comparável à India e as empresas/trabalhadores gregas/os não tivessem acesso às mesmas tecnologias... É um pouco triste e das três uma: ou não leste o que escrevi (desculpável, mas torna o exercicio o mesmo que escrever para uma parede - talvez seja a tal tecnica de vencer pelo cansaço), ou não entendeste (mais nobre, mostra apenas ignorancia que pode ser combatida com instrução) ou não queres entender (o que é o mais provavel, tendo em conta o tipo de discurso que tens - aliás aqui seria um sitio onde serias coerente (!) nas tuas intervenções).

Facto: a Grécia produz 3 vezes menos que a Alemanha. Facto: um Grego tem de trabalhar 3x mais para igualar um Alemão. Treta: ah 150kg do americano (como se o peso interessa-se para alguma coisa nisto?!) e 100 indianos! Enfim...

moppie85 Escreveu:Mostrar que há utilizadores que adoram mandar bitaites

Ao menos os que mandam bitaites o bitaite é curto e mesmo que nao escrevam nada de jeito nao ocupam folhas de espaço a dizer coisa nenhuma de jeito

o bitaite que mandas é bitaite que vale a pena comentar porque os teus bitaites são asneiras uma atrás da outra e as tuas acções são contrárias ao que escreves - começando no exemplo de quereres a UE a pagar, não entenderes que tu pagas para isso, que és livre de contribuir mais, de fingires que não ajudas porque não sabes quando não estás minimamente interessado em ajudar, porque não sabes o que é produtividade, porque deturpas tudo o que te dizem e porque escreves mentiras tipo a do não existir isenção ser culpa do PPC, como se tivesse sido ele a introduzir a medida.

Explico-te porque é que os teus bitaites são curtos e os meus são compridos : os meus têm argumentação. Os teus são um vazio.

Um exemplo:

Tu ouviste dizer que o João vem sempre no mesmo carro para o emprego com o Francisco. Então escreves:

"O João e o Francisco são panisgas!"

se eu escrever "O João e o Francisco não são panisgas!"

quem ler, não fica esclarecido - afinal é ou não é panisgas?! .. Por isso é que eu tenho de escrever um "bitaite" longo:

"o João e o Francisco não são panisgas porque o João tem uma namorada com quem está há muito tempo, o Francisco é casado, tem dois filhos, já teve N namoradas, os que o conhecem nunca detectaram nenhum comportamento desse género, o mesmo se passa com o João que tem amigos há vários anos e que nunca mostrou nem falou com ninguém sobre o assunto. Aliás, eles até se sentem incomodados com a presença de homossexuais! São um pouco homofóbicos!

e a tua resposta é algo do género: "ah não quero saber. Eu vejo-os sempre juntinhos no mesmo carro! E não é uma vez! São várias vezes!"

e lá ando eu a explicar: "pois mas quando é que tu os vês juntos no carro? Não é durante a semana de trabalho e apenas de manhã quando vêm trabalhar. É natural que isso seja assim porque o João e o Francisco são amigos desde a primária e vivem agora com as familias no mesmo bairro. Quando saem de manha, para poupar as portagens e a gasolina vêm juntos para o emprego. De tarde, o João volta com o carro dele e a mulher do Francisco vem buscá-la. Se vires no fim-de-semana, não os vês sempre juntos, porque como não vão trabalhar, não andam no mesmo carro.

e tu: ah mas há 5 fins-de-semana, eu sei que o João e o Francisco passaram a tarde juntos!!!

[para não fazer isto ainda mais longo, era os anos do individuo e por isso estavam juntos]

Ao fim das pessoas lerem, ficam com informação suficiente para entenderem o teu pensamento e verificarem que não tem qualquer lógica. É por isso que os teus comentários, desprovidos que qualquer argumento razoável, são curtos, porque se os desenvolves caem no ridiculo (vide exemplo do restaurante e agora do americano dos 150kg e dos 100 indianos) - o mesmo motivo pelo qual ignoras grande parte das mensagens, porque não tens resposta para contrapor os argumentos apresentados.[/quote]

Tens razão em tudo moppie, em tudo! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Registado: 20/5/2014 15:38

por Joana19 » 19/5/2015 16:20

moppie85 Escreveu:
Joana19 Escreveu:Amiguinhos,

Estamos aqui para ganhar dinheiro...alguém tem ideias de como ganhar com uma eventual reestruturação da dívida Grega?

Tentei CDSs mas não encontrei em nenhuma corretora

Joana, nesse aspecto conseguirás obter mais informação perguntando no outro forum...

Sobre os CDSs e porque é que não os encontraste em corretoras para o retalho: http://www.quora.com/Can-retail-investo ... ault-swaps

Que outro forum te referes?

Registado: 24/2/2015 19:00

por moppie85 » 19/5/2015 16:16

Joana19 Escreveu:Amiguinhos,

Estamos aqui para ganhar dinheiro...alguém tem ideias de como ganhar com uma eventual reestruturação da dívida Grega?

Joana, nesse aspecto conseguirás obter mais informação perguntando no outro forum...

Sobre os CDSs e porque é que não os encontraste em corretoras para o retalho: http://www.quora.com/Can-retail-investo ... ault-swaps

Registado: 15/4/2008 14:12

por moppie85 » 19/5/2015 16:11

Lá vou eu perder mais uns segundos a responder... é cansativo manter conversa consigo, por dois motivos - uma é que não dá uma para a caixa, segunda porque já o desmascarei, logo não tenho qualquer interesse em prolongar muito a conversa. A táctica que usa é primitiva - dizer asneira atrás de asneira até que o outro se cale para não o aturar. Foi a politica desenvolvida ao longo deste tópico e já mostrou que é o que utiliza para que os outros se calem. Escreve coisas sem qualquer jeito até que a pessoa se cale e desista de o aturar e de o cultivar.

jccgold Escreveu:

nem vou verificar se escrevi assim ou não - e sim é a deturpação do que escrevi feita por si - algo que continua a fazer feliz e contente como se fosse algo de genial. É algo que lhe é intrinseco, oh "a culpa do fim das isenções das mais-valias é do Passos e cia". A realidade é que é um deturpador e não foi preciso andar a procurar para descobrir logo mais uma pérola sua. A deturpação está sempre presente no seu discurso e não é capaz sequer de o reconhecer.

moppie85 Escreveu:2. Dizer que os outros são extorsionistas quando se está disposto a extorquir taxas superiores (e já o se fez no caso de Portugal) é hipócrisia.

Eu fiz negócio, a UE como grupo a que pertence a Grécia fez promessas à Grécia para aderir e nao está lá supostamente para e lucrar com a crise grega. A Grécia também nao tem qq obrigação de apoiar a minha familia e isso nao faz deles hipócratas.

Outra vez a deturpar. O que disse que tinha feito era "meter o dinheiro onde mete a boca". Coisa que não o fez (mais uma mentira que foi facilmente rebatida) - agora chama-lhe o que realmente foi: um negócio. Um negócio semelhante ao que eu fiz e do qual também tive mais-valias e as minhas ainda contribuem menos para o Estado Português que as suas, porque está isenta de impostos em Portugal. Mas eu não ando a dizer à boca cheia que "os outros devem oferecer dinheiro a Portugal".

Depois, em seguida, refere que "a UE fez promessas à Grécia para aderir" - quero ver onde está no Tratado de Adesão da Grécia à União Europeia, essa promessa. Note-se que, por outro lado, quem quis aderir à UE foi a Grécia, não foi a UE que foi atrás da Grécia para esta aderir. Mas pega lá escrito por gregos para alguém que se queira cultivar sobre a ascenção grega à UE, incluindo o pedido de adesão da mesma e não vice-versa e as renegociações (benesses em relação aos outros) que receberam em nome da "reforma económica":

"The first period is characterized by strong doubts concerning certain serious aspects of European integration. Meanwhile, another goal was to re-determine the country's position within the community by means of establishing a "special regime" of relations and regulations. For this purpose, in March 1982 Greece submitted a Memorandum requesting additional divergence from implementing certain community policies as well as further economic support in order to restructure Greek economy. The European Commission acknowledged only the second request as well-founded, which was actually met by means of the Integrated Mediterranean Programs (IMPs) approved in 1985. The significance of the IMPs was much greater than the additional funds that were approved for Greece, for they introduced, on behalf of the European Union, an effort towards structural policy development shaped in 1988 with the new structural policy, by means the first "Delors packet" "

Aliás, os Gregos (amigos do peito) ameaçaram não deixar entrar Portugal e Espanha na CEE, se não recebessem mais dinheiro. hehe "Solidariedade" é só para umas coisas... uns santinhos, estes Gregos!

http://www.mfa.gr/en/foreign-policy/gre ... he-eu.html

(...) e nao está lá supostamente para e lucrar com a crise grega.

Tenho a certeza que nada no tratado de ascenção ou posteriormente diz: "Se a Grécia deitar todo o dinheiro fora a comprar armas, corrupção, estradas que dão para lado nenhum, fuga aos impostos massiva, os restantes membros pagarão porque sim, os Gregos merecem que os outros lhes paguem as contas, independentemente de eles não as quererem pagar. De preferência, os países mais pobres que a Grécia devem ser também solidários e dar o gaveto à Grécia".

mais deturpação. A Grécia estava a pagar em média, se cumprir o pacote 2,6% - menos que Portugal e vários outros países da UE e muito próximo de França mas na tua mente deturpada, esses países que pagam maior taxa de juros do que a Grécia são extorsionistas (porque os mesmos também pagam para a Grécia): "Este valor, poderá ainda cair, segundo estimativas do instituto com sede em Bruxelas, para os 2,6% do PIB, o que faria com que fosse mais barato o serviço da dívida na Grécia, que na Irlanda, em Portugal, em Itália e até mesmo em Espanha, cuja dívida pública deve atingir os 92% do PIB, e muito perto da França, que deve ter uma dívida também na ordem dos 92% do PIB."

Nessa mente, não basta que os Estados estejam a arriscar o dinheiro que cobraram aos seus contribuintes a custo quase zero (com a possibilidade de abrirem um buraco nas suas contas), a não baixarem impostos aos seus cidadãos, ao não investirem no seu próprio país, como deviam literalmente dar o dinheiro todo que andaram a cobrar aos cidadãos à Grécia, que, decide que paga SMN de 600€ e quer aumentar para 750€, não quer privatizar as empresas, não reforma as suas organizações, não cobra os impostos, etc. etc. Para ti, o cobrar em média 2,6% do PIB de juros é ser-se extorsionista - basta esta ideia para mostrar que não és sério. Ainda mais, emprestar a 2,6% quando poderia investir e ganhar outros valores bem superiores. Já te explicaram que isto é uma ajuda,uma ajuda que tu não estás disposto a fazer nem pelas taxas que estão agora a vigorar de 20% YTM a 2 anos.

A Grécia também nao tem qq obrigação de apoiar a minha familia e isso nao faz deles hipócratas.

Continua a demagogia. Tu já estás a apoiar a Grécia em parte com os teus impostos e para isso recebes de volta uma taxa média de cerca de 2,6% (se se cumprir o programa) via Estado e pagas a cerca de 5% via Estado. Na tua mente, tu não tens obrigação de apoiar a esta taxa, já o fazes inconscientemente e achas que os restantes contribuintes da UE o devem fazer via os seus Estados. Creio que tu não tens qualquer noção do que escreves, o que é um dos teus grandes problemas. Problema agravado pela forma que deturpas o que os outros escrevem (vide logo inicio do quote, quando entendeste muito bem o que lá estava escrito e fizeste a piadinha de 4ª classe, em que se vê logo o nível do teu argumento).

Basicamente, o que tu defendes é que todos os cidadãos da UE coloquem lá mais dinheiro (e alguns se endividem ainda mais para isso, ex. Portugal), a taxa zero ou mesmo dado; mas não estás disposto a fazer o mesmo por tua iniciativa - ou seja "ou todos contribuem obrigatoriamente" ou eu não contribuo porque "não tenho nenhuma obrigação mas os outros todos têm". É esta atitude que faz de ti um hipócrita, e não há volta a dar a isto. É exactamente o exemplo do "comunista rico" que podendo ser de facto "comunista" com os outros só o faz quando "for obrigado a isso". É hipócrita afirmar-se que "se pôs o dinheiro onde se põe a boca" e depois de desmascarado já se diz que é "um negócio", que é o que de facto é. É afirmar-se veemente que os outros contribuintes devem ajudar a Grécia (via Estado) e sendo livre de o fazer com facilidade, não o fazer. Passando um exemplo simples, é o mesmo que dizer "Todos os Contribuintes Portugueses (sim, o Estado) têm de pagar o novo filme do Cesar Monteiro!!!!" E ter uma conta para doar dinheiro ao Cesar Monteiro e não meter lá um centimo. Isso é hipocrisia. Basta ir a um qualquer dicionário buscar a definição:

hi.pó.cri.ta, comum aos dois gêneros

fingido, que não age de acordo com as ideias que demonstra ter

Tu és um hipócrita em relação ao que afirmas. Mas não te assustes, eu também sou hipócrita (às vezes sem reparar) relativamente a outros assuntos. A diferença é que se me puserem isso em evidência, não me ponho a mentir e deturpar para fingir que não é verdade. Creio ter a maturidade para não ir por esse previsivel caminho. Aliás, quando se junta isto à ignorancia (não se entender minimamente do que se fala) dá em autênticas aberrações de pensamentos. Vejamos:

moppie85 Escreveu:4. Dizer que não se sabe como se negoceia activos gregos, quando qualquer pesquisa no google (não demora mais de 3 minutos) e a inquirição de qualquer banco de investimento, lhe dão a resposta, mostra que se é mentiroso,

Todos que participam neste topico sao entao todos estupidos e mentirosos visto que a pergunta de onde se comprava activos gregos como accoes andou por aqui e ninguem respondeu a ela.

E a deturpação continua... e por isso é que cansa e é um bocado por onde tu pensas que "ganhas as discussões" quando de facto o que as pessoas se calam e pensam coisas bonitas de ti e te deixam a continuares a debitares lixo em quantidade industrial.

Ninguém ter respondido à pergunta que alguém colocou (ou seja, uma dúvida que pode surgir naturalmente por desconhecimento sequer de como se negoceia obrigações), não implica que:

a) ninguém saiba (por exemplo eu sabia e não respondi porque não me apeteceu participar no momento na conversa, porque tinha mais que fazer, porque "me deu na telha") - exemplo duvido que os 3 administradores não o saibam como fazer.
b) que a pessoa que pergunta tenha conhecimentos minimos de como funciona o mercado, que tipos de IF existem, que as obrigações se negoceiam em mercado primário, secundário ou OTC
c) que a pessoa que perguntou não tenha descoberto e decidido não partilhar
d) que a pessoa nem sequer se deu ao trabalho de procurar porque deixou de lhe interessar
e) pq a pessoa fez apenas a pergunta por curiosidade e nada mais

Ou seja, o ninguém ter respondido não faz todos os que perguntaram de "estúpidos" e "mentirosos". O que te faz de "mentiroso" são as sucessivas afirmações que escreves e seres sucessivamente "apanhado na curva". Vejamos a sequência:

1 - disse-lhe para meter o dinheiro em obrigações gregas e doar os ganhos ao Estado Helénico ("meter o dinheiro onde mete a boca")
2 - disse que não sabia como investir em activos gregos (esquisito! mas aceitável)
3- disse-lhe que perguntasse ao seu IF (que se não fosse incompetente tipo um banco tradicional) como investir em obrigações gregas e disse-lhe que podia ajudar se não conseguisse, mas era para meter o dinheiro lá e não lucrar acima dos outros estados com a Grécia
4 - disse-lhe que se não conseguisse obrigações (o que eu duvidava, porque sei que consegue se perguntar ao seu IF e que se não conseguisse que lhe indicavam um caminho a seguir) que até com acções conseguia investir.
5 - pôs-se com uma conversa a dizer que tinha perguntado ao Big e eles não negociavam acções (qd se falou em obrigações) e se eu achava que o Big era um banco tradicional. 1ª tentativa de deturpação, visto que não foi isto que afirmei (algo que já mais que está posto em evidência) - desculpável, se não fosse a sua táctica comum e previsivel, mas já se soma à primeira "dificuldade" esquisita aparente.
6 - tenho a certeza que se tivesse perguntado ao Big por obrigações gregas, ter-lhe-iam dado uma resposta.
7 - Note-se que não é a primeira vez que investe em Obrigações (como tão orgulhosamente afirmou), pelo que isso não era novidade para si e facilmente obtia a resposta
8 - Depois, afinal, obrigações não lhe interessavam (que tinha sido a desculpa e o mote que levou à conversa do investimento em activos gregos) - 2ª cavadela: afinal, mesmo podendo investir em obrigações gregas, "meter o dinheiro onde mete a boca", "ajudar a Grécia" que foi o motivo pelo qual se iniciou a conversa do "não o faço porque não sei", não era a realidade. No máximo poderia ser como investir em acções, porque claramente obrigações afinal sabia onde podia obter a informação (se é que já não a tinha) e não estava interessado.

Mas a história não acaba aqui:

9 - "ah e tal! Tu disseste que dizias aqui para toda a gente ver! Vais passar por mentiroso". Mais uma deturpação - o que disse é que te dizia como era as obrigações e até te ajudava a comprá-las SE fosse para pores o guito a funcionar para a Grécia. Eu como já estava à espera dessa deturpação, enviei a resposta para mim próprio (pq se não o fizesse a tua resposta seria "porque não sabes!!!" previsivel de quem não tem um único argumento com um mínimo de solidez). Pensei em deixar isso por escrever - tinha sido ainda mais engraçado ver-te a escrever isso com a resposta dada pelo Tavares citando uma corretora que afirma transaccionar acções gregas, mas não advinhava que o Tavares ia colocar ali uma resposta...

10 - Mas eu sei agora que o que te interessava mesmo era as acções! Qual ajudar a Grécia qual carapuça! Ah... a velocidade com que deixaste o "ajudar a Grécia" para o "ajudar-me a mim próprio!" O que te faz de ti um mentiroso. Com o argumento que não ajudavas a Grécia porque não sabias, rapidamente deixou de ser o argumento "ajudar a Grécia" para ser o "ganhar dinheiro com acções na Grécia". Isto faz de ti o tal mentiroso e hipocrita.

11 - Não li nenhuma outra pessoa (pode ter passado ao lado) a afirmar que "não metia lá o dinheiro para ajudar a Grécia por não saber" (que era do que se falava quando referiste não o saber). As pessoas queriam saber para fazer negócios, ganhar dinheiro, fazer o mesmo que tu fizeste com as obrigações Portuguesas ou por pura curiosidade. Tu não. A tua conversa foi completamente distinta - o rumo que tu ias dar à conversa foi previsivel desde o primeiro momento e ficou completamente definida quando te referiste, de boca escancarada que tinhas ganho YTM 14% com a divida portuguesa. A minha reacção foi uma mistura de contentamento com irritação, porque foi a confirmação do que eu já suspeitava desde que te comecei a ler (e a ignorar) os teus posts - a tua coerência é, de facto, zero e a moral para julgares os outros pelas atitudes que têm é igual ao valor da tua coerência.

Nota-se. Alguém que afirma que os gregos são uns calões que não querem trabalhar e para prova-lo mostra que a produtividade de cada trabalhador grego é inferior à dum trabalhador alemão mostra que é o campeão do desconhecimento. É como dizer que o americano de 150kgs que anda na ceifeira sentado é 100x melhor trabalhador que 100 indianos que fazem o mesmo serviço no mesmo tempo pq a produtividade é 100x maior.

Novamente os exemplos estapafurdios. Dei-te um exemplo claro de que o são - de que tinham hospitais com 45 jardineiros e 4 arvores, todos sabem que vais a um hospital e tens de pagar por fora aos médicos e cia para trabalharem (o famoso "envelopezinho"), dou-te valores objectivos e incontestáveis que são menos produtivos (3x menos produtivos), que quem está de facto em full time trabalha mais, mas não tanto mais que os de outros países, expliquei-te pq não podes comparar os part-time cá fora com os de Portugal e Grécia, a diferença de full para part time em Portugal e Grécia é minima em termos de carga horária. Peguei no teu exemplo ridiculo do restaurante e desmontei-o em pedaços: quer por exemplo do UK, quer por mostrar que não faz qq sentido pensar que a produção depende do preço cobrado diferente pelo mesmo serviço), escrevi coisas que afectam esse valor (desde patrões que não modernizam a indústria, produção de coisas que não interessam, à burocracia do Estado) e tu vens agora com outro exemplo estapafurdio do americano de 150kg e dos 100 indianos, como se a Grécia fosse comparável à India e as empresas/trabalhadores gregas/os não tivessem acesso às mesmas tecnologias... É um pouco triste e das três uma: ou não leste o que escrevi (desculpável, mas torna o exercicio o mesmo que escrever para uma parede - talvez seja a tal tecnica de vencer pelo cansaço), ou não entendeste (mais nobre, mostra apenas ignorancia que pode ser combatida com instrução) ou não queres entender (o que é o mais provavel, tendo em conta o tipo de discurso que tens - aliás aqui seria um sitio onde serias coerente (!) nas tuas intervenções).

Facto: a Grécia produz 3 vezes menos que a Alemanha. Facto: um Grego tem de trabalhar 3x mais para igualar um Alemão. Treta: ah 150kg do americano (como se o peso interessa-se para alguma coisa nisto?!) e 100 indianos! Enfim...

Ao menos os que mandam bitaites o bitaite é curto e mesmo que nao escrevam nada de jeito nao ocupam folhas de espaço a dizer coisa nenhuma de jeito

[/quote]

o bitaite que mandas é bitaite que vale a pena comentar porque os teus bitaites são asneiras uma atrás da outra e as tuas acções são contrárias ao que escreves - começando no exemplo de quereres a UE a pagar, não entenderes que tu pagas para isso, que és livre de contribuir mais, de fingires que não ajudas porque não sabes quando não estás minimamente interessado em ajudar, porque não sabes o que é produtividade, porque deturpas tudo o que te dizem e porque escreves mentiras tipo a do não existir isenção ser culpa do PPC, como se tivesse sido ele a introduzir a medida.

Explico-te porque é que os teus bitaites são curtos e os meus são compridos : os meus têm argumentação. Os teus são um vazio.

Um exemplo:

Tu ouviste dizer que o João vem sempre no mesmo carro para o emprego com o Francisco. Então escreves:

"O João e o Francisco são panisgas!"

se eu escrever "O João e o Francisco não são panisgas!"

quem ler, não fica esclarecido - afinal é ou não é panisgas?! .. Por isso é que eu tenho de escrever um "bitaite" longo:

"o João e o Francisco não são panisgas porque o João tem uma namorada com quem está há muito tempo, o Francisco é casado, tem dois filhos, já teve N namoradas, os que o conhecem nunca detectaram nenhum comportamento desse género, o mesmo se passa com o João que tem amigos há vários anos e que nunca mostrou nem falou com ninguém sobre o assunto. Aliás, eles até se sentem incomodados com a presença de homossexuais! São um pouco homofóbicos!

e a tua resposta é algo do género: "ah não quero saber. Eu vejo-os sempre juntinhos no mesmo carro! E não é uma vez! São várias vezes!"

e lá ando eu a explicar: "pois mas quando é que tu os vês juntos no carro? Não é durante a semana de trabalho e apenas de manhã quando vêm trabalhar. É natural que isso seja assim porque o João e o Francisco são amigos desde a primária e vivem agora com as familias no mesmo bairro. Quando saem de manha, para poupar as portagens e a gasolina vêm juntos para o emprego. De tarde, o João volta com o carro dele e a mulher do Francisco vem buscá-la. Se vires no fim-de-semana, não os vês sempre juntos, porque como não vão trabalhar, não andam no mesmo carro.

e tu: ah mas há 5 fins-de-semana, eu sei que o João e o Francisco passaram a tarde juntos!!!

[para não fazer isto ainda mais longo, era os anos do individuo e por isso estavam juntos]

Ao fim das pessoas lerem, ficam com informação suficiente para entenderem o teu pensamento e verificarem que não tem qualquer lógica. É por isso que os teus comentários, desprovidos que qualquer argumento razoável, são curtos, porque se os desenvolves caem no ridiculo (vide exemplo do restaurante e agora do americano dos 150kg e dos 100 indianos) - o mesmo motivo pelo qual ignoras grande parte das mensagens, porque não tens resposta para contrapor os argumentos apresentados.

por soso » 19/5/2015 15:35

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... recia.html

mais 1 a caminho...... :wall: :wall: :wall: :wall:

BURACO SEM FUNDO !!!!
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Joana19 » 19/5/2015 15:13

Amiguinhos,

Registado: 24/2/2015 19:00

por RPedroG » 19/5/2015 12:30

"A Grécia vai aplicar a partir de setembro duas taxas únicas de IVA, de 18% e de 9,5%, que serão reduzidas para 15% e 6,5% se os pagamentos forem efetuados com cartão de crédito ou débito.

O anúncio foi feito em declarações à televisão privada Star pelo ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, que adiantou que o Estado prevê arrecadar 200 milhões de euros adicionais por ano com este novo regime de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado).

O novo regime de IVA vai substituir o atual, cujas taxas são de 23%, 13% e 6,5%. "
Ler mais em...
http://sol.pt/noticia/392541

Registado: 31/7/2014 8:10

por Investbem » 19/5/2015 12:15

Bolsa grega dispara e juros afundam com perspectiva de acordo

A bolsa de Atenas está a valorizar mais de 3% e os juros a dois anos a aliviarem quase 150 pontos base, depois de o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, ter dito que Atenas deverá chegar a um acordo com os credores dentro de uma semana.
A bolsa de Atenas está a negociar em alta esta terça-feira, 19 de Maio, pela segunda sessão consecutiva, depois de o ministro das Finanças de Atenas, Yanis Varoufakis, ter garantido que o país deverá chegar a um acordo com os credores no espaço de uma semana.

O principal índice grego avança 3,56%, impulsionado sobretudo pelo sector da banca, que valoriza mais de 4%. As maiores subidas são protagonizadas pelo Alpha Bank, que dispara 5,92% e pelo Piraeus Bank, que valoriza 5,59%. Já o Eurobank Ergasias aprecia 5% enquanto o National Bank of Greece avança 2,42%.

Numa entrevista concedida esta segunda-feira, 18 de Maio, à noite à Star TV, Yanis Varoufakis afirmou que Atenas e os parceiros europeus devem chegar a acordo no espaço de uma semana. "Penso que estamos muito perto… talvez uma semana", afirmou o responsável pela pasta das Finanças, acrescentado que a Grécia não assinará nenhum acordo que não inclua uma reestruturação da dívida.

Varoufakis recusou qualquer responsabilidade do seu Governo na falta de liquidez do país e acusou os parceiros europeus de terem adoptado uma "táctica de negociação dura". Ainda assim, assegurou que Atenas vai conseguir pagar todos os salários e pensões até ao final de Maio.

No fim-de-semana, vários jornais gregos noticiaram que o primeiro-ministro Alexis Tsipras escreveu aos responsáveis da Comissão Europeia, do FMI e do Banco Central Europeu para os avisar que a Grécia não conseguiria reembolsar 750 milhões de euros ao FMI na data prevista (12 de Maio), a não ser que os seus credores aceitassem transferir para os cofres gregos a última parcela do actual programa de resgate, no total de 7,2 mil milhões de euros. Recorde-se que para reembolsar o FMI, Atenas recorreu à conta de emergência que os países-membros devem manter no próprio Fundo.

As declarações de Varoufakis e as perspectivas de um acordo estão a reflectir-se também na negociação da dívida grega esta terça-feira. Os juros associados à dívida a dois anos descem 146,7 pontos base para 22,52%, enquanto nos prazos mais longos registam subidas pouco acentuadas. A ‘yield’ das obrigações a dez anos sobe 6,4 pontos base para 11,39%.

Os juros da dívida estão também a aliviar das fortes subidas registadas na sessão de ontem, impulsionadas pelos receios dos investidores perante o impasse das negociações entre Atenas e os credores e o risco de uma grave crise de liquidez no Estado e na banca helénica. A 'yield' da dívida a dois anos chegou a disparar mais de 400 pontos base para superar os 25%.

Jornal de Negocios
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por jccgold » 19/5/2015 1:09

Registado: 11/11/2011 3:58

por RaposoTavares » 18/5/2015 23:21

Já agora, a notícia do To Vima que levantou tanta celeuma:
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=705271

por moppie85 » 18/5/2015 17:53

Raposo Tavares Escreveu:Ninguém quer ficar como o responsável pela saída da Grécia da eurolândia. Muito menos responsável pelo desmoronamento do Euro.

obviamente, senão o BCE já lhes tinha cortado as vazas há muito (basta ver que o corte feito ao colateral grego apresentado é muito inferior ao mercado, pelo que se está a "empular" o valor do mesmo no BCE.

Já os negociadores gregos parecem estar por tudo...

segundo consta, os negociadores têm pouco para negociar, uma vez que o governo central diz que podem negociar tudo, dentro de "pentelhos" - ou seja, não podem negociar linhas vermelhas, que são o que precisa de ser negociado :mrgreen:

Tenho duvidas se será esse o sentimento dos gregos comuns... Mas isso já e outra historia.

Para isso refiro-me ao artigo da Focus que publiquei há bocado. Os gregos não querem sair sair do €uro pq já sabem o que os politicos deles são capazes se não tiverem regras (mesmo com regras, foi o que se viu)

por RaposoTavares » 18/5/2015 17:45

Ninguém quer ficar como o responsável pela saída da Grécia da eurolândia. Muito menos responsável pelo desmoronamento do Euro.
Já os negociadores gregos parecem estar por tudo...
Tenho duvidas se será esse o sentimento dos gregos comuns... Mas isso já e outra historia.

por moppie85 » 18/5/2015 17:37

Raposo Tavares Escreveu:Tenho estado a seguir a 'novela' precisamente no Guardian (no link que pus ai para trás). Parece-me que o luxemburguês esta ver se a Europa não se desmorona. Só isso. Isso e desespero.
Quanto aos mercados, apetece-me dizer um disparate: tenho a ideia de que já tanto se lhes da que a Grécia fique ou que saia. E ca uma sensação que tenho...

Já devia saber que indo pelas costas é o melhor que se pode fazer para que alguém não aceite esse plano - por mais "boas intenções" que estejam por trás.
Então está a negociar pela frente que X e Y e pelas costas dos outros tenta negociar Z, sem o conhecimento dos outros?
Eu se fosse "os outros", nem que a vaca tussa aceitava esse plano - e não tem nada a ver com ser os gregos ou os troianos - tem a ver com a "traição" de tentar arranjar as coisas por portas travessas.

Imagina que tu eras os gregos, tinhas um grupo de fulanos que diziam: "ou baixas 30% a despesa ou não te damos nada" e, ao mesmo tempo, nas costas, vem um dizer "bem... se baixares 10%, talvez se arranje algo".. O que pensavas? Eu naturalmente "cagava" no que o grupo dizia e ia atrás do outro fulano que me diz que talvez consiga um negócio melhor... Basicamente, parece-me que o Juncker ao meter-se a negociar sozinho (ao ser verdade) está a boicotar ao mesmo tempo o trabalho dos outros... mas admito que possa estar a ver as coisas mal.

por RaposoTavares » 18/5/2015 17:30

Tenho estado a seguir a 'novela' precisamente no Guardian (no link que pus ai para trás). Parece-me que o luxemburguês esta ver se a Europa não se desmorona. Só isso. Isso e desespero.
Quanto aos mercados, apetece-me dizer um disparate: tenho a ideia de que já tanto se lhes da que a Grécia fique ou que saia. E ca uma sensação que tenho...

Editei: quem aparece a desmentir que haja negociações e propostas de planos de ajuda são os gregos...

por moppie85 » 18/5/2015 17:23

Raposo Tavares Escreveu:Parece que o sr. Junker sempre fez a tal proposta.
O Dijsselbloem não apreciou.
Nenhum dos credores apreciou.
Já o Varoufakis se prepara para 'aparecer' mais uma vez (nunca antes das onze e meia da noite na Grécia).

No guardian:

FT: Juncker plan shows tensions between creditors

Reports that Jean-Claude Juncker has been beavering away on a new Greek rescue plan has not amused the country’s other creditors, reports Peter Spiegel, the FT’s Brussels bureau chief.

Peter reckons that the proposal is one in a series of ideas being bounced between the Commission and Athens, rather than as concrete plan.

That explains why the plan offered various concessions to Greece (such as lower primary surpluses, and delayed tax rises)

And that could further hurt relations between the EC and its fellow lenders, he says:

It is now no secret that the Commission views the IMF and Berlin as being unreasonably hard-line in the Greek talks and Commission officials, including Juncker himself, have been trying to bridge differences between Athens and hard-line elements for weeks.

It is also no secret that many others involved in the talks are none-too-pleased with the Commission’s freelancing. Jeroen Dijsselbloem, the Dutch finance minister who leads the negotiations on the part of his fellow eurozone ministers, has been quite open about his unhappiness that the Commission tried to intervene without his knowledge back in February, when everyone was desperately trying to convince Athens to seek an extension of the current €172bn bailout before it expired.

The new Juncker effort could touch off similar recriminations, because it appears that none of the other players knew what Juncker was up to. “We are thunderstruck,” said one official involved in the talks, who said the ECB and the IMF – who are theoretically on a co-equal standing with the Commission when it comes to talks with Greek authorities – were unaware such a proposal was being mooted.

é o que disse - é o Juncker armado aos cagados (agora já não leva acento :mrgreen: :mrgreen: )

por Artista Romeno » 18/5/2015 17:18

Raposo Tavares Escreveu:Parece que o sr. Junker sempre fez a tal proposta.
Já o Varoufakis se prepara para 'aparecer' mais uma vez (nunca antes das onze e meia da noite na Grécia).

essa é outra o morais pires nao tinha poder, dado estar travado no banco de portugal, e o varofakis é só show off nao manda nada, o tsipras tirou lhe o pão da boca :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por RaposoTavares » 18/5/2015 17:15

Parece que o sr. Junker sempre fez a tal proposta.

por RaposoTavares » 18/5/2015 16:49

O Sr. Junker ainda não confirmou nem desmentiu que tivesse apresentado uma proposta. Não dei por isso.
Os técnicos da Comissão não podem confirmar a informação do To Vima e, dito isto, não dizem mais nada.

por moppie85 » 18/5/2015 16:41

Artista Romeno Escreveu:atingiu-se o climax isto é tipo o bes depois dos resultados de 31 de julho :mrgreen: a bolsa sobe e depois o bes abriram os mercados e subiu... eram apenas e só os que sabiam o que era basileia 3 a venderem aos que não sabiam :!:

nao admiro que o Juncker tivesse proposto isso... mas o Juncker não manda!

Aliás, já houve confusão da última vez que o Juncker andou a fazer das suas (a enviar propostas) há uns meses atrás...

por Artista Romeno » 18/5/2015 16:24

atingiu-se o climax isto é tipo o bes depois dos resultados de 31 de julho :mrgreen: a bolsa sobe e depois o bes abriram os mercados e subiu... eram apenas e só os que sabiam o que era basileia 3 a venderem aos que não sabiam :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por RaposoTavares » 18/5/2015 16:16

Uma telenovela sem fim com o senhor Junker metido ao barulho. A ser verdade o que os jornais gregos dizem e que muitos outros a que acedi citam - o sr. Junker terá feito uma proposta de negociação em que eram dadas algumas facilidades aos gregos- fê-lo sem que os negociadores técnicos o adivinhassem. Ninguém confirma a proposta. Também ninguém a desmente formalmente.

A bolsa grega, entretanto sobe.

A acompanhar, caso aja pachorra para isso, aqui: http://www.theguardian.com/business/live/2015/may/18/greece-finances-default-fears-markets-live

por moppie85 » 18/5/2015 15:48

MarcoAntonio Escreveu:Vão-me desculpar mas o debate não pode continuar neste tom!

Caro Marco,

Não é uma questão de agressividade (infelizmente não vim a tempo de ver a resposta).
Factos são factos e os factos estavam claros como a água:

1. A deturpação do que escrevi era evidente. Tentar fazer passar alguém por mentiroso quando é claro que todas as condições foram colocadas para a ajuda, é de quem é intelectualmente desonesto (e ser-se mentiroso também)

2. Dizer que os outros são extorsionistas quando se está disposto a extorquir taxas superiores (e já o se fez no caso de Portugal) é hipócrisia. Basta ver a definição da mesma em qualquer dicionário.

3. Existe uma dissonância cognitiva, e, isto digo-o como alguém que tem formação na área. Cobrar 14% ao estado português não é extorsão, mas o FMI e a UE cobrarem 5% a Portugal /3,5% à Grécia, já o é, seguido de uma "desculpa esfarrapada" de que a culpa é dos outros (faz parte da dissonância cognitiva).

4. Dizer que não se sabe como se negoceia activos gregos, quando qualquer pesquisa no google (não demora mais de 3 minutos) e a inquirição de qualquer banco de investimento, lhe dão a resposta, mostra que se é mentiroso, uma vez que pelos vistos já andou a inquirir sobre o mesmo a IFs. Qualquer banco que tenha acesso à bolsa de Frankfurt tem acesso a N obrigações diferentes da República Helénica. Vide: http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... ating_max=

Aliás, isto está escrito na mensagem que enviei a mim próprio. Posso divulgar agora, uma vez que o objectivo (que foi cumprido) era desmascarar e pôr em evidência a hipocrisia do utilizador, que já estive a ler neste tópico, mensagem após mensagem, dia após dia. Quanto a IF onde se pode aceder à bolsa de Frankfurt, temos por exemplo o Carregosa. Em OTC, é possivel negociar com o DB (podemos dizer que é um banco semi-tradicional) e duvido que contactando por exemplo a Dif, lhe digam que é impossivel (não ponho as mãos no fogo pq nunca o tentei). Mais, como o maior cego é aquele que não quer ver, na mesma página em que acusava-me de ser mentiroso indirectamente (basicamente "vai passar por mentiroso" (lol) , era colocado um IF que, por acaso, negoceia acções gregas - a De Giro. https://www.degiro.pt/produtos-and-bolsas/ ; o que eu me ri ao ler esse post a insinuar a mentira, mesmo coladinho à resposta à mesma (que fiz questão de citar e meter a negrito a frase relativa à De Giro). Quanto a mesmo assim tivesse dificuldade, duvidasse da empresa ou preferisse estar mais "em cima da acção", pode abrir uma conta na Grécia. Como resido no UK e tenho contacto com vários gregos, facilmente poderia ajudar a obter o único papel que teria de ser obtido fisicamente na grécia - o nr de identificação fiscal nesse país, sendo que basta uma cópia do passaporte e autorização para que terceiros façam o pedido para obter o mesmo. Mas, mesmo assim, se não quisesse obter um nr fiscal grego, no Chipre, onde todos os bancos tradicionais têm acesso à bolsa de Atenas, devido à grande ligação existente entre estes dois países (quer historica, quer politica, quer economicamente), e qualquer pessoa da UE consegue abrir uma conta on-line e enviar posteriormente os documentos para verificação. O processo depende de banco para banco, mas quando contactei o Bank of Cyprus há cerca de um ano, demorava cerca de 3/4 semanas (sim, eu sei que estou a dar a resposta sem contrapartida, mas era para meter em evidência o caracter do forista, algo que já não tem grande interesse, uma vez que já deu para ver a fibra do mesmo).

5. Avaliar a produção de um país pelo número de horas que as pessoas trabalham, ignorando a produtividade e referindo que a culpa é "no restaurante na Alemanha cobrarem o dobro pelo mesmo serviço" é ignorancia. Eu não sou o "campeão" do conhecimento de economia (aliás, a minha área é saúde), mas não é preciso ser-se um ser com um QI muito elevado para entender que o exemplo dado era totalmente ignorante, de quem não faz a minima ideia do que se passa nos outros países. Quer em termos de exemplos:

Para dar um exemplo simples, ontem em Edinburgh, 2 entradas (um prato de presunto, chouriço, queijo de *****, salada e azeitonas (£3) + um prato de "queijo panado" com queijo mozzarela + salada de rucula (£2,5)) + prato de calzone [£6) + 1 pasta (£5) 2 coca-colas 33cl (£6) + 2 águas (gratuito) + 2 cheese cakes [£3/each); foram £28, o que dá cerca de €38 - no centro de Edinburgh, a 50m da Royal Mile com vista para o Calton Hill. (http://www.tripadvisor.co.uk/Restaurant ... tland.html).
Em Portugal, qualquer restaurante semelhante a este e com localização semelhante, não cobra menos que 20€/pessoa. Obviamente que têm 2 preços - um para os turistas (que não sabem da existência de vouchers de desconto online ou associados a outras promoções que dão descontos de 30-50%) e que em vez de pagarem esses valores pagam o dobro (sem desconto dava cerca de £45, uma vez q o desconto não incide sobre bebidas), mas a generalidade das pessoas aproveita os descontos que sabem existir.

A minha conta de despesas no supermercado em Portugal e no UK são semelhantes - tudo o que é comida/bens processados é a metade do preço e tudo o que é natural fica ao dobro. Exemplos simples: 3 escovas de dentes da colgate: £1 => Portugal: €4 (fazendo um grande "anuncio pague 2 leve 3"!) ; 1 pasta de dentes aquafresh/colgate total/wtv 75ml £1 => Portugal €3; toblerone 170g £1 => Portugal 3,5€; shampoo Frutis (por exemplo) £1 => Portugal: 3,60€; creme nivea pearls £7 Portugal => €14; diet pepsi L £0,49 Portugal => 0,77€ e por aí a fora...

Sites de cashback (ou seja, só por fazer compras visitando o site antes de comprar on-line) tem descontos que variam entre meia dúzia de centimos a 15-20%.

Quer em termos lógicos:

Mas mesmo que fossemos ignorar isto tudo, para o restaurante cobrar o dobro (que não é a realidade em muitos sitios) , quem lá vai tem de ter a capacidade para pagar esses preços. Onde é que eles arranjam esse dinheiro? "ah e tal são os patrões que pagam o dobro!" E onde é que os patrões arranjam dinheiro para pagar o dobro? Pois, exactamente porque obtêm o triplo da produção pelo dobro do preço - têm margem para esse tipo de pagamentos e compensa-lhes. Mas há quem ainda acredite nas histórias da carochinha e venha com os mitos que "em Portugal/Grécia, os trabalhadores é que trabalham muito e os patrões roubam tudo". E atenção, a culpa não é só dos trabalhadores, os nossos patrões (vide exemplo dos texteis) tb eram bons a não modernizar e a inovar nas suas fábricas e, o Estado tb ajuda à festa qd um tipo demora anos e anos a reaver por exemplo IVA qd investe em Portugal a partir de uma empresa estrangeira - tenho um amigo que comprou terras e contratou uma empresa de construção do UK para construir uma propriedade agricola com vinha no Algarve e a empresa estrangeira está há 3 anos à espera do reembolso do IVA que lhe é devida e que já teve de meter as finanças de cá (UK) ao barulho. É um pouco de tudo que torna o país menos competitivo e menos capaz de produzir riqueza. Estas são algumas das N deficiências nossas e que, devem ser semelhantes às gregas (e aqui falo pelo que leio nos jornais gregos cujo colega forista nem um artigo deve ter lido). Isto implica que mesmo que trabalhassemos em Portugal 80h/semana, não consigamos ter a mesma produtividade de um alemão.

Um exemplo de diferença de mentalidade: na 6ª feira passada em 3 horas de trabalho, atenderam-se 15 doentes, um dos quais uma emergência. Cada doente tem X tempo conforme aquilo que marcou que iria fazer (5min p.e. se for só um exame; 30 min se for um procedimento mais complexo). Os doentes qd faltam são multados em £15, que reverte a favor da clinica - o tempo ocupado por uma consulta não é gratuito mesmo que não vás lá. Quando chegam atrasados ficam com o tempo restante da consulta (se para um procedimento de 30 min chegarem 10 min atrasados, fica o procedimento a meio para terminar noutra visita). Quando há atrasos por parte do staff, os doentes vão embora e mudam para outra clinica - não há cá "desculpas". Quando se vê um doente, o doente não vem perguntar pelo tio, primo, avô, pardal, cão e gato e ainda pedir o favor de marcar uma consulta para o dia X para a amiga de uma prima que não pertence à clinica e não se tem de perder tempo a explicar porque não pode ser assim. Mais, se um profissional de saude se engana, cai-lhe um processo de averiguações em cima e além de ter de pagar balúrdios para se defender, ainda se arrisca a ser expulso da ordem e não trabalhar mais. Tem-se 20 dias de férias, mas não tem feriados (os feriados que se tem direito a gozar são 25 e 26 de Dezembro e 1 e 2 de Janeiro), mas só qd não se está de urgência (normalmente a urgência roda de 3 em 3 anos para um desses dias). Qd o staff é incompetente, o horário é-lhes reduzido de 5 dias (40h), passa para 3 (15h) e se continua a ser incompetente, passa para 1 (basicamente facilmente passa-se de full time para part-time), até a pessoa desistir pois não consegue viver só com esse dia ou acumular vários part-times em várias clinicas (outra coisa que torna a comparação de trabalhador part-time entre o UK e Portugal diferente, algo que não acredito ser muito diferente noutros países como Alemanha ou Suiça ou Belgica ou Holanda). O contrário tb acontece - se fazes porcaria reduzem-te a 3 dias, mas se depois mostras competência, voltam-te a oferecer full time. A competência é premiada e a incompetência punida no sector semi-público (são clinicas privadas com contratos com o NHS).

Mas o objectivo foi mais que cumprido. Mostrar que há utilizadores que adoram mandar bitaites (foram meses a ler bitaites sem qualquer lógica ou fundamento minimamente racional) sobre o que os outros devem fazer com o seu dinheiro, mas incapazes de serem coerentes com a sua opinião quando o podem fazer de livre vontade.

PS: e como dizem (e bem na minha opinião): os gregos votam anti-austeridade e o euro; mas de acordo com as sondagens tb preferem austeridade e euro a sair do euro... eles sabem bem como o país funciona e sabem bem o que é dar "rédea livre" aos seus governantes... http://www.focus.de/finanzen/news/staat ... 86960.html

por soso » 18/5/2015 12:36

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA, zulu404 e 196 visitantes