Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TAP - Off topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: TAP - Off topic

por alfa_2 » 21/5/2015 15:59

O problema da TAP não são apenas os pilotos, mas sim as centenas de mordomias que não só os pilotos mas todos os funcionários da TAP têm (eu sei perfeitamente do que falo, pois tenho familiares e amigos na TAP).

Para mim é perfeitamente aceitável que os pilotos façam greve, é um direito que têm… mas também é um direito meu e de todos os outros portugueses, não querem continuar a pagar essas mordomias.

Espero que a venda siga em frente, mas se não seguir… só espero que o próximo governo tenha a coragem de decretar a insolvência da TAP, tal como aconteceu em várias empresas semelhantes por esta europa fora, Sabena, Swissair, Alitalia , …

E no dia seguinte, abrir uma nova empresa, mais pequena e sem vícios, …
Carteira: BABA; GOOGL; GPRO; XPEV; UBER

Registado: 21/10/2014 18:38

por Ativo » 21/5/2015 14:58

ativo Escreveu:
atomez Escreveu:
ativo Escreveu:E a TAP vai para ... 8-)

Paes do Amaral

Achas? O Paes do Amaral não será apenas uma lebre, incentivada a entrar na corrida à TAP, para fazer correr os outros concorrentes?

A proposta de compra da TAP apresentada por Paes do Amaral foi excluída do processo de privatização da TAP por não respeitar determinados requisitos legais.

Paes do Amaral, provavelmente, foi incentivado a apresentar uma proposta de compra da TAP. Já desempenhou o seu papel de lebre ... 8-)

Registado: 24/1/2014 17:24

por joaoventura » 18/5/2015 18:52

Decisão sobre futuro comprador da TAP tomada a 28 de Maio

O Executivo irá decidir no Conselho de Ministros de 28 de Maio se escolhe o comprador da TAP ou se avança para uma fase de negociação. Em aberto, e dependente da avaliação das propostas que chegaram na última sexta-feira à Parpública, está a criação de uma ‘short list' com apenas dois dos candidatos, apurou o Diário Económico.

Em cima da mesa estão as propostas de David Neeleman, Germán Efromovich e Miguel Pais do Amaral (ler mais na páginas 18 e 19), sendo possível que um dos candidatos seja excluído já com base nos relatórios de avaliação produzidos pela administração da TAP e da Parpública.

O Governo pode ainda decidir, tal como em 2012, cancelar o processo de privatização, sem que para isso haja lugar a qualquer indemnização aos potenciais compradores.
O processo está agora nas mãos da TAP - a administração da companhia, presidida por Fernando Pinto, tem até a próxima quarta-feira para proceder à avaliação da componente técnica de cada uma das ofertas, com especial destaque para as propostas ao nível do plano estratégico da empresa - e da Parpública.

À ‘holding' estatal, que controla as acções da TAP, caberá avaliar as propostas financeiras de cada um dos candidatos, uma posição que fará constar de um relatório a entregar ao Governo até à próxima sexta-feira.

É precisamente com base nos relatórios da Parpública e da TAP que o Governo decidirá se escolhe uma das propostas ou se abre uma fase de negociação directa com os candidatos. A expectativa do Executivo é que se possa avançar para a assinatura do contrato promessa compra e venda até ao final de Junho. Mas para que o negócio se possa concretizar há ainda que esperar pela luz verde dos reguladores da concorrência e da aviação, um processo que poderá atirar a conclusão da privatização para o final do ano. Só no caso da venda da ANA - Aeroportos de Portugal à Vinci, Bruxelas demorou cerca de dez meses a tomar uma decisão.

Um hiato temporal que, caso o PS venha a ser eleito governo nas próximas legislativas, poderá dar espaço a António Costa para reverter a privatização. As declarações do secretário-geral do PS foram, aliás, uma das preocupações que os interessados fizeram chegar ao Governo.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/decis ... 18630.html

Registado: 21/1/2011 13:02

por Dr Tretas » 17/5/2015 10:35

nuuuuno Escreveu:
Estou assustado! Nunca pensei que 1 piloto pudesse ter 1 nível de argumentação tão medíocre, básico e faxioso... :shock: :shock: Uma pessoa com o teu nivel de raciocinio a pilotar um avião com 300 pessoas lá dentro dá mesmo é medo! :pray: :pray: :pray: Posso saber em que companhia voas?

Obviamente é a TAP ou uma das suas subsidiárias...

Registado: 29/10/2013 12:15

por speedbird » 17/5/2015 8:34

nuuuuno Escreveu:
speedbird Escreveu:[

E-x-c-e-l-e-n-t-e P-o-s-t !!! :clap: :clap: :clap:

Conseguiu transcrever tudo aquilo que penso !! E com o discernimento que tem faltado à maioria que aqui escreve ! E quando falo em inveja , é inveja mesmo. Todos criticam os pilotos e a sua greve porque estes tem um salário acima da média. Mas não vejo ninguém a criticar os da CP e do Metro , que fazem greves todos os meses , dão prejuízos ao estado e atrapalham a vida de muito mais gente .

É triste verificar que a falta de discernimento e a mentalidade pequenina é demonstrada em um fórum de bolsa , onde penso todos os intervenientes tem acesso a informação ,formação superior e que , infelizmente é uma amostragem do país que temos e daquele que nunca seremos.

Speedbird

Estou assustado! Nunca pensei que 1 piloto pudesse ter 1 nível de argumentação tão medíocre, básico e faxioso... :shock: :shock: Uma pessoa com o teu nivel de raciocinio a pilotar um avião com 300 pessoas lá dentro dá mesmo é medo! :pray: :pray: :pray: Posso saber em que companhia voas?

Está a ver como tenho razão quando digo que não entende nada de aviação ?

A capacidade de argumentar não é com certeza uma qualidade requerida a um piloto. São outras, tão díspares como:rápida capacidade de tomar uma decisão acertada e sobre pressão,bom decision making,situational awareness, discernimento,e absoluto conhecimento dos limites da máquina que voa,mas principalmente os próprios,entre outras.

Concordo consigo que a minha argumentação possa não ser a melhor, mas tenho humildade e discernimento suficientes para aplaudir aqueles que a tem. E foi isso que fiz relativamente ao post do Hugo Rego.

O que me surpreende é que com as suas capacidades todas se tenha retido a responder ao meu post !! Poderia ter feito um brilharete a responder ao post do Hugo Rego, tão bem escrito e argumentado.Mas parece que estamos ao mesmo nível de argumentos, com uma desvantagem abismal para si quanto ao assunto aqui discutido.

Quanto à companhia que eu voo.Posso lhe dizer que está no TOP 10 das mais seguras do mundo e que o fail rate dos pilotos estrangeiros que para lá concorrem é de 86%. Por isso , não tenha medo de voar comigo.Eu estou entre os melhores na minha profissão.

Speedbird

Registado: 21/4/2008 9:06

por nuuuuno » 16/5/2015 23:26

speedbird Escreveu:[

Conseguiu transcrever tudo aquilo que penso !! E com o discernimento que tem faltado à maioria que aqui escreve ! E quando falo em inveja , é inveja mesmo. Todos criticam os pilotos e a sua greve porque estes tem um salário acima da média. Mas não vejo ninguém a criticar os da CP e do Metro , que fazem greves todos os meses , dão prejuízos ao estado e atrapalham a vida de muito mais gente .

É triste verificar que a falta de discernimento e a mentalidade pequenina é demonstrada em um fórum de bolsa , onde penso todos os intervenientes tem acesso a informação ,formação superior e que , infelizmente é uma amostragem do país que temos e daquele que nunca seremos.

Speedbird

Registado: 10/11/2011 10:05

por Chavaska » 16/5/2015 20:53

speedbird Escreveu: E com o discernimento que tem faltado à maioria que aqui escreve ! E quando falo em inveja , é inveja mesmo. Todos criticam os pilotos e a sua greve porque estes tem um salário acima da média. Mas não vejo ninguém a criticar os da CP e do Metro , que fazem greves todos os meses , dão prejuízos ao estado e atrapalham a vida de muito mais gente .

Speedbird

Realmente, patético comentário. Demonstração de superioridade... Leva a taça.
E já agora, quanto ao desejo que me formulaste,

speedbird Escreveu:Estou de acordo consigo quando acha que deveriam substituir pilotos por condutores de camião. Só acho é que o único passageiro deveria ser você, para ver se teríamos a sorte de não ler mais tanta estupidez. Enquanto isso não acontece , tente descontos em passagens despachando-se como carga. :wall:

Pois, digo-te o que sempre digo aos meus amigos, desejo-te o dobro daquilo que me desejas...
Francamente, grande demonstração de cultura, sensatez e humildade. Olha, não te sentes bem por aqui, não voltes. E já agora emigra, que Portugal não precisa de pretensiosos como tu!

Registado: 3/12/2007 11:12

por speedbird » 16/5/2015 15:04

Que tempos estranhos estes em que os comediantes são levados a sério, os políticos são motivo de gargalhadas e trabalhadores lutarem pelos seus direitos são catalogados como imorais.

Por partes. "Se o dono a quer vender"... O "dono" mão é o Governo. O dono é o Estado e o Estado somos todos nós, contribuintes e futuros contribuintes. E, apesar de se ter transferido a responsabilidade da gestão da coisa pública para o Governo em funções, via eleições, tal não implica que quem manda, manda bem.
No seguimento desta lógica, importa analisar o historial de decisões governativas no que toca a privatizações e, neste ponto, coloco uma questão: que exemplo de privatização existe que permita afirmar que o negócio, no médio/longo prazo, foi vantajoso para o Estado e representou uma mais valia para os clientes/contribuintes ? Pois...
Logo, e seguindo a lógica de que "performances passadas não garantem performances futuras", convenhamos que o historial tem sempre peso no assessment das (verdadeiras) intenções e potenciais vantagens, o que, na minha humilde opinião, me faz colocar em questão todo e qualquer negócio que envolva Governos cá da terra declamarem o "interesse superior público".

Na questão em análise, tem-se vendido a imagem de que os pilotos encarnam todo o mal que existe na TAP, como se eles tivessem sido os responsáveis pelas decisões (ou ausência delas) estratégicas tomadas pelo acionista e equipa de gestão. Neste ponto, lanço uma outra questão: como já observado aqui, o acionista decidiu não decidir nada quanto a objectivos estratégicos para o ano de 2014. Estranho, não ? Mais estranho se pensarmos que a tal dívida superior a 1.000 milhões de euros, dívida essa maioritariamente de curto prazo, foi contratualizada com juros à volta dos 6% e tendo em conta que já durante o mesmo ano, o Estado estava a conseguir financiar a dívida pública de curto prazo a juros bem mais baixos, e com perspectivas de virem a baixar ainda mais. Será que não deveria ter sido definido como objectivo, pelo menos, a renegociação da dívida da TAP ? Quanto é que custou este diferencial à tesouraria da empresa e que impacto teve nas contas finais ? É que fico com a sensação de esse diferencial colocaria a TAP em situação de lucros operacionais...

Mesmo assim, e seguindo a lógica da seriedade, numa óptica de liberalização, emergem dois princípios fundamentais: o respeito pela lei (leia-se, Direito Comercial e Direito do Trabalho) e uma regulação efectiva. Ora, a defesa de ambos os princípios, cá pela terriola, têm sido, no mínimo discricionários, para não dizer ridículos no caso da regulação. O respeito do Direito Comercial tem sido aplicado (e agitado) para justificar PPP's, cláusulas de compensações aberrantes e atropelos a tudo o que sejam Acordos Empresa.
Ora, longe de ser um activista de esquerda (muito longe), tenho a noção de que os trabalhadores não existem por causa das empresas, nem as empresas existem por causa dos trabalhadores mas as empresas precisam mais dos trabalhadores do que estes precisam da empresa A ou B. No entanto, tal não implica que eles não possam exercer os seus direitos e lutar por eles, bem como lutar pela empresa. E quem julga que eles pretendem destruir a empresa, desenganem-se. O que eles não pretendem é serem engolidos, enganados e sofrerem o calote por má gestão (danosa ou não, questão essa que seria muito interessante de analisar em profundidade).

Logo, colocar como imoral a atitude dos pilotos implicará adjectivar ainda mais negativamente o acionista e a equipa de gestão. Para não falar da comunicação social portuguesa que, cada vez mais, se assemelha a um verdadeiro negócio de relações públicas e muito pouco Jornalismo.

A verdade é que a TAP está num mercado concorrencial, com profissionais pagos bem abaixo da média mas a praticar preços que estão em linha com a média do sector (ex-low cost, excepto os preços em economy que, reconheço, são competitivos). Pergunta: estando a TAP sediada em Portugal, um país com custos logísticos e laborais mais baixos do que muitas concorrentes, porque razão se encontra na situação em que está ?...

Eu, ao contrário do que a Pata afirmou, não considero os pilotos mais ou menos inteligentes do que os outros mas tenho que conceder que eles conhecem muito bem a empresa, efectivamente são relativamente bem remunerados face à realidade nacional mas entendo que têm toda a legitimidade para reclamar, no mínimo, o que lhes devem e tenho que conceder que se pretendem ter assento no CA da TAP, com certeza não será porque se estão a borrifar para a gestão da mesma até porque trocar honorários por uma quota, implica que só obterão retornos se a empresa se tornar lucrativa. Ou não ?

Quanto ao SPAC, condeno veemente as declarações do seu representante quanto ao dano infligido. Não sei se ele pretendia demonstrar gaudio ou não, mas a imagem que passou foi deplorável. Tal como tem sido deplorável a falta de palavra por parte do acionista no que toca aos acordos efectuados e, nesta matéria, seja a TAP ou uma qualquer empresa privada, gostaria de saber o que é que a Pata faria se a empresa onde trabalha não cumprisse o acordado com os seus colaboradores, numa situação em que a Justiça seria incapaz de impor a legalidade por uma questão de intervenção do Estado.

Se o SPAC é composto por anjinhos de asas brancas ? Duvido. Aquela história do assessor e seus honorários é algo estranho, tendo em conta que nem sequer estamos a falar de um jurista (um bom jurista, especializado na área, seria, eventualmente, até mais oneroso). Mas tenham consciência de uma coisa: se existe muito corporativismo em Portugal, desengane-se quem pensa que isso é culpa dos Sindicatos. O corporativismo atingiu o actual estado de graça neste país por causa dos sucessivos governos, que os alimentaram, fomentaram e usaram como arma de arremesso ou como instrumento político para captação de simpatias ou influência. No fundo, foi uma forma de manter uma estrutura pseudo-feudal em Portugal e de gerar negócios obscuros em favor de um grupo muito restrito enquanto vai criando fait-divers ou montando campanhas públicas para criar bodes expiatórios, desviando as atenções do que realmente grave se tem passado. É abjecto e totalmente contraproducente num país que deveria lutar por se modernizar e crescer mas também só temos tido os governantes que fizemos por merecer ter...

Isto para afirmar, também, que não foi este o Governo que produziu, sequer, uma única reforma estrutural, seja em que sector que se analise. Mais, em matéria de finanças públicas, e após agitarem a bandeira "A culpa é dos Funcionários Públicos", as contas públicas já demonstraram que a Administração Directa do Estado conseguiu uma redução de custos totais largamente inferior à redução de custos obtida em sede de remunerações. Questão: se isto implica que o Estado passou a gastar mais e não foi com FP's mas sim, através de empresas públicas, então, para onde foi o dinheiro ?
Neste momento, qualquer "boa intenção" do acionista merece, da minha parte, reservas extremas.

Quanto à TAP em si, se eu quiser ser mesmo frio e racional, até apoio a venda da empresa. Mais, se para o efeito, tivesse que gerir da melhor forma a questão dos Acordos Empresa, bem pode crer que o faria, nem que tivesse que aumentar ao passivo da empresa para garantir o acordado!

Em termos de modelo de negócio, a TAP assenta em duas vertentes: transporte passageiros/comercial e manutenção. Ora, no sector transporte, e apesar do aumento do trafego de passageiros generalizado a nível internacional, tendo em conta que a Europa é o destino com maior peso no fluxo de passageiros, tal levanta muitas reservas sobre a sustentabilidade da empresa, no médio/longo prazo mas que poderia ser compensado com uma estratégia agressiva para o Atlântico Sul (reforço Brasil; sérias dúvidas sobre Argentina) e Atlântico Central (Colômbia e México).
Atenção que isto não se aplica apenas à TAP. Uma das questões mais prementes para o sector do transporte aéreo de passageiros será o da sua sustentabilidade nos próximos 40 anos já que será de esperar uma redução acentuada de mercado que só poderá ser compensada com um aumento da frequência da procura e este aumento só será produzido mediante certos pressupostos, nomeadamente se, i) conjunturalmente, se verificar uma alteração da dinâmica actual das necessidades de mobilidade; ii) aumento sustentado do rendimento disponível; iii) diminuição drástica dos custos finais para o consumidor.
Atenção que isto se aplica à actual realidade da TAP em termos de fluxos de passageiros, tendo em conta o peso na rede mas também se aplica a todo o sector na Europa.

Tudo isto para afirmar que, na minha opinião, a TAP não será, certamente, o tipo de negócio mais atractivo para os próximos 30/40 anos e quem diz a TAP, diz o sector em si e sim, vender será a opção mais lógica. Mas não posso concordar com o discurso de que não se deva pagar o devido a quem é devido, sobretudo porque a TAP serviu para muita coisa estranha e essa é a principal razão por estar no ponto em que está. Não se esqueçam que 10 anos antes da introdução de medidas de austeridade já os trabalhadores tinham aceite limitações nos seus rendimentos em nome da recuperação da empresa, tudo para verem os seus esforços servirem para financiar sabe-se lá bem o quê e com que razões. Pública ou privada, creio que nenhum trabalhador, no seu perfeito juízo, aceitaria isto!

Mais uma vez, reitero, eu não tenho nada a haver com pilotos, motoristas de pesados, não defendo leques salariais com rácios como os existentes em Portugal, por todas as razões e mais algumas mas, e mais uma vez, observando o historial de gestão da coisa pública e depois de assistir a recorrências tais como o disseminar de mentiras, de meias-verdades, de negócios obscuros, de faturas cada vez mais pesadas para os contribuintes e tendo em conta que essa factura vai agravar-se substancialmente nas próximas décadas, somado à inépcia, promiscuidade, falta de visão, de conhecimentos e de discernimento de grande parte dos nossos decisores políticos, lamento mas tenho que entender que entre sacanas e sacaninhas, e como os trabalhadores costumam ser o mexilhão, percebo perfeitamente o apelo à sobrevivência. É a consequência directa de se olhar para o Estado como pouco sério, oportunista, mentiroso e espoliador. Podem agradecer aos sucessivos governos dos últimos 20-30 anos…

Lamento a resposta tão extensa.

Speedbird

Registado: 21/4/2008 9:06

por FDPC » 16/5/2015 5:35

Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por Ativo » 16/5/2015 1:49

atomez Escreveu:

Paes do Amaral

Achas? O Paes do Amaral não será apenas uma lebre, incentivada a entrar na corrida à TAP, para fazer correr os outros concorrentes?

por atomez » 16/5/2015 1:36

Paes do Amaral
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Ativo » 15/5/2015 22:45

E a TAP vai para ... 8-)

por atomez » 15/5/2015 21:50

Hugo-Rego Escreveu:... É a consequência directa de se olhar para o Estado como pouco sério, oportunista, mentiroso e espoliador. Podem agradecer aos sucessivos governos dos últimos 20-30 anos…

Ou melhor, 200-300 anos.

Mas pronto, como em qualquer concurso público que se preze, muito antes da entrega das propostas já o vencedor está escolhido.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Hugo-Rego » 15/5/2015 18:41

pata-hari Escreveu:

Olha que a estupidez não é um privilégio de uns apenas.

Terás que concordar que se a empresa não dá lucro e o dono a quer vender, não deverá haver nada que o impeça de o fazer. Sendo que o dono ainda por cima é o estado, ou seja, nós todos. Porque razão moral os contribuintes deverão continuar a suportar uma empresa que perde dinheiro e porque razão deverão ser os pilotos protegidos face aos outros empregados?

Estamos de acordo que os pilotos são importantes numa companhia aérea. Tão importantes que são bem pagos em todo lado, começando por cá. Como tal, fechando a tap ou vendendo a tap, serão certamente mais valorizados do que actualmente. Estás a ver a irracionalidade do discurso?

A TAP perde dinheiro.
Esse dinheiro que é pago pelos contribuintes.
Os pilotos têm melhores opções noutras empresas e usam esse argumento continuamente.
Os pilotos não são mais importantes que outros trabalhadores e contribuintes. Não são especie em extinsão nem são insubstituiveis.
O problema da TAP não é só dos pilotos e não gira à volta dos umbigos dos pilotos. O mundo não gira à volta dos umbigos dos pilotos.
Os pilotos ao invés de encontrar soluções que sejam de interesse mutuo da empresa e da sua classe dão-se ao luxo de tentar acabar com o que resta da empresa, acham que o custo da sua guerra, os seus fins, justificam qualquer meio e qualquer arma.

Sabes o que sai disso? acho de um chocante, extraordinário egocentrismo, acho que demonstra a imoralidade de quem está disposto a tudo, a gerar qualquer custo para manter privilégios próprios. Que se danem tudo e todos. Estão no seu direito? legalmente, estão. Tal como todas as outras pessoas estão no direito de achar isso abaixo da crítica e de não gostar.

A falta de imoralidade dos meios de luta é de tal modo enorme que conseguiram perder toda a simpatia que pudessem ter. E a tua argumentação do mundo ser estupido e os pilotos serem os únicos espertos e inteligentes, não ajuda na defesa do vosso argumento. Demonstra alguma falta de... olha, do que quiseres chamar, cabem aqui muitos adjectivos.

Que tempos estranhos estes em que os comediantes são levados a sério, os políticos são motivo de gargalhadas e trabalhadores lutarem pelos seus direitos são catalogados como imorais.

Por partes. "Se o dono a quer vender"... O "dono" mão é o Governo. O dono é o Estado e o Estado somos todos nós, contribuintes e futuros contribuintes. E, apesar de se ter transferido a responsabilidade da gestão da coisa pública para o Governo em funções, via eleições, tal não implica que quem manda, manda bem.
No seguimento desta lógica, importa analisar o historial de decisões governativas no que toca a privatizações e, neste ponto, coloco uma questão: que exemplo de privatização existe que permita afirmar que o negócio, no médio/longo prazo, foi vantajoso para o Estado e representou uma mais valia para os clientes/contribuintes ? Pois...
Logo, e seguindo a lógica de que "performances passadas não garantem performances futuras", convenhamos que o historial tem sempre peso no assessment das (verdadeiras) intenções e potenciais vantagens, o que, na minha humilde opinião, me faz colocar em questão todo e qualquer negócio que envolva Governos cá da terra declamarem o "interesse superior público".

Na questão em análise, tem-se vendido a imagem de que os pilotos encarnam todo o mal que existe na TAP, como se eles tivessem sido os responsáveis pelas decisões (ou ausência delas) estratégicas tomadas pelo acionista e equipa de gestão. Neste ponto, lanço uma outra questão: como já observado aqui, o acionista decidiu não decidir nada quanto a objectivos estratégicos para o ano de 2014. Estranho, não ? Mais estranho se pensarmos que a tal dívida superior a 1.000 milhões de euros, dívida essa maioritariamente de curto prazo, foi contratualizada com juros à volta dos 6% e tendo em conta que já durante o mesmo ano, o Estado estava a conseguir financiar a dívida pública de curto prazo a juros bem mais baixos, e com perspectivas de virem a baixar ainda mais. Será que não deveria ter sido definido como objectivo, pelo menos, a renegociação da dívida da TAP ? Quanto é que custou este diferencial à tesouraria da empresa e que impacto teve nas contas finais ? É que fico com a sensação de esse diferencial colocaria a TAP em situação de lucros operacionais...

Mesmo assim, e seguindo a lógica da seriedade, numa óptica de liberalização, emergem dois princípios fundamentais: o respeito pela lei (leia-se, Direito Comercial e Direito do Trabalho) e uma regulação efectiva. Ora, a defesa de ambos os princípios, cá pela terriola, têm sido, no mínimo discricionários, para não dizer ridículos no caso da regulação. O respeito do Direito Comercial tem sido aplicado (e agitado) para justificar PPP's, cláusulas de compensações aberrantes e atropelos a tudo o que sejam Acordos Empresa.
Ora, longe de ser um activista de esquerda (muito longe), tenho a noção de que os trabalhadores não existem por causa das empresas, nem as empresas existem por causa dos trabalhadores mas as empresas precisam mais dos trabalhadores do que estes precisam da empresa A ou B. No entanto, tal não implica que eles não possam exercer os seus direitos e lutar por eles, bem como lutar pela empresa. E quem julga que eles pretendem destruir a empresa, desenganem-se. O que eles não pretendem é serem engolidos, enganados e sofrerem o calote por má gestão (danosa ou não, questão essa que seria muito interessante de analisar em profundidade).

Logo, colocar como imoral a atitude dos pilotos implicará adjectivar ainda mais negativamente o acionista e a equipa de gestão. Para não falar da comunicação social portuguesa que, cada vez mais, se assemelha a um verdadeiro negócio de relações públicas e muito pouco Jornalismo.

A verdade é que a TAP está num mercado concorrencial, com profissionais pagos bem abaixo da média mas a praticar preços que estão em linha com a média do sector (ex-low cost, excepto os preços em economy que, reconheço, são competitivos). Pergunta: estando a TAP sediada em Portugal, um país com custos logísticos e laborais mais baixos do que muitas concorrentes, porque razão se encontra na situação em que está ?...

Eu, ao contrário do que a Pata afirmou, não considero os pilotos mais ou menos inteligentes do que os outros mas tenho que conceder que eles conhecem muito bem a empresa, efectivamente são relativamente bem remunerados face à realidade nacional mas entendo que têm toda a legitimidade para reclamar, no mínimo, o que lhes devem e tenho que conceder que se pretendem ter assento no CA da TAP, com certeza não será porque se estão a borrifar para a gestão da mesma até porque trocar honorários por uma quota, implica que só obterão retornos se a empresa se tornar lucrativa. Ou não ?

Quanto ao SPAC, condeno veemente as declarações do seu representante quanto ao dano infligido. Não sei se ele pretendia demonstrar gaudio ou não, mas a imagem que passou foi deplorável. Tal como tem sido deplorável a falta de palavra por parte do acionista no que toca aos acordos efectuados e, nesta matéria, seja a TAP ou uma qualquer empresa privada, gostaria de saber o que é que a Pata faria se a empresa onde trabalha não cumprisse o acordado com os seus colaboradores, numa situação em que a Justiça seria incapaz de impor a legalidade por uma questão de intervenção do Estado.

Se o SPAC é composto por anjinhos de asas brancas ? Duvido. Aquela história do assessor e seus honorários é algo estranho, tendo em conta que nem sequer estamos a falar de um jurista (um bom jurista, especializado na área, seria, eventualmente, até mais oneroso). Mas tenham consciência de uma coisa: se existe muito corporativismo em Portugal, desengane-se quem pensa que isso é culpa dos Sindicatos. O corporativismo atingiu o actual estado de graça neste país por causa dos sucessivos governos, que os alimentaram, fomentaram e usaram como arma de arremesso ou como instrumento político para captação de simpatias ou influência. No fundo, foi uma forma de manter uma estrutura pseudo-feudal em Portugal e de gerar negócios obscuros em favor de um grupo muito restrito enquanto vai criando fait-divers ou montando campanhas públicas para criar bodes expiatórios, desviando as atenções do que realmente grave se tem passado. É abjecto e totalmente contraproducente num país que deveria lutar por se modernizar e crescer mas também só temos tido os governantes que fizemos por merecer ter...

Isto para afirmar, também, que não foi este o Governo que produziu, sequer, uma única reforma estrutural, seja em que sector que se analise. Mais, em matéria de finanças públicas, e após agitarem a bandeira "A culpa é dos Funcionários Públicos", as contas públicas já demonstraram que a Administração Directa do Estado conseguiu uma redução de custos totais largamente inferior à redução de custos obtida em sede de remunerações. Questão: se isto implica que o Estado passou a gastar mais e não foi com FP's mas sim, através de empresas públicas, então, para onde foi o dinheiro ?
Neste momento, qualquer "boa intenção" do acionista merece, da minha parte, reservas extremas.

Quanto à TAP em si, se eu quiser ser mesmo frio e racional, até apoio a venda da empresa. Mais, se para o efeito, tivesse que gerir da melhor forma a questão dos Acordos Empresa, bem pode crer que o faria, nem que tivesse que aumentar ao passivo da empresa para garantir o acordado!

Em termos de modelo de negócio, a TAP assenta em duas vertentes: transporte passageiros/comercial e manutenção. Ora, no sector transporte, e apesar do aumento do trafego de passageiros generalizado a nível internacional, tendo em conta que a Europa é o destino com maior peso no fluxo de passageiros, tal levanta muitas reservas sobre a sustentabilidade da empresa, no médio/longo prazo mas que poderia ser compensado com uma estratégia agressiva para o Atlântico Sul (reforço Brasil; sérias dúvidas sobre Argentina) e Atlântico Central (Colômbia e México).
Atenção que isto não se aplica apenas à TAP. Uma das questões mais prementes para o sector do transporte aéreo de passageiros será o da sua sustentabilidade nos próximos 40 anos já que será de esperar uma redução acentuada de mercado que só poderá ser compensada com um aumento da frequência da procura e este aumento só será produzido mediante certos pressupostos, nomeadamente se, i) conjunturalmente, se verificar uma alteração da dinâmica actual das necessidades de mobilidade; ii) aumento sustentado do rendimento disponível; iii) diminuição drástica dos custos finais para o consumidor.
Atenção que isto se aplica à actual realidade da TAP em termos de fluxos de passageiros, tendo em conta o peso na rede mas também se aplica a todo o sector na Europa.

Tudo isto para afirmar que, na minha opinião, a TAP não será, certamente, o tipo de negócio mais atractivo para os próximos 30/40 anos e quem diz a TAP, diz o sector em si e sim, vender será a opção mais lógica. Mas não posso concordar com o discurso de que não se deva pagar o devido a quem é devido, sobretudo porque a TAP serviu para muita coisa estranha e essa é a principal razão por estar no ponto em que está. Não se esqueçam que 10 anos antes da introdução de medidas de austeridade já os trabalhadores tinham aceite limitações nos seus rendimentos em nome da recuperação da empresa, tudo para verem os seus esforços servirem para financiar sabe-se lá bem o quê e com que razões. Pública ou privada, creio que nenhum trabalhador, no seu perfeito juízo, aceitaria isto!

Mais uma vez, reitero, eu não tenho nada a haver com pilotos, motoristas de pesados, não defendo leques salariais com rácios como os existentes em Portugal, por todas as razões e mais algumas mas, e mais uma vez, observando o historial de gestão da coisa pública e depois de assistir a recorrências tais como o disseminar de mentiras, de meias-verdades, de negócios obscuros, de faturas cada vez mais pesadas para os contribuintes e tendo em conta que essa factura vai agravar-se substancialmente nas próximas décadas, somado à inépcia, promiscuidade, falta de visão, de conhecimentos e de discernimento de grande parte dos nossos decisores políticos, lamento mas tenho que entender que entre sacanas e sacaninhas, e como os trabalhadores costumam ser o mexilhão, percebo perfeitamente o apelo à sobrevivência. É a consequência directa de se olhar para o Estado como pouco sério, oportunista, mentiroso e espoliador. Podem agradecer aos sucessivos governos dos últimos 20-30 anos…

Lamento a resposta tão extensa.
"Os mercados e seus movimentos são resultado do equilíbrio/desequilíbrio dinâmico de massas psicológicas que se movem dentro de uma mesma religião"

"Religião é demência colectiva."
Mikhail Bakunine

As opiniões e partilhas de informação expressas pelo autôr são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Registado: 26/10/2009 3:59

por Artista Romeno » 15/5/2015 18:30

Dr Tretas Escreveu:Gostava que, se isto for prá frente, mais tarde (daqui a uns anitos, quando a empresa estiver reestruturada) o resto de participação que fica no estado fosse disperso em bolsa, a ver se o PSI volta a ser PSI20...

alem da ba vidro que é uma empresa dispersável assim a gestão o entendesse terás a tranquilidade que ira provavelmente para IPO daqui a 5 anos e o novo banco caso seja comprado pela apollo também seguirá essa rota
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Dr Tretas » 15/5/2015 18:22

Gostava que, se isto for prá frente, mais tarde (daqui a uns anitos, quando a empresa estiver reestruturada) o resto de participação que fica no estado fosse disperso em bolsa, a ver se o PSI volta a ser PSI20...

Registado: 29/10/2013 12:15

por Artista Romeno » 15/5/2015 18:07

LionH Escreveu:Parece que foram 3 as propostas de compra!

Pais do Amaral , David Neelman e o que não tinha dinheiro mas agora parece que tem German Efromovich

resta saber dos 3 qual tem o melhor projecto em termos de recapitalizar a tap e por a companhia a crescer :?:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Lion_Heart » 15/5/2015 17:12

Parece que foram 3 as propostas de compra!

Pais do Amaral , David Neelman e o que não tinha dinheiro mas agora parece que tem German Efromovich
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 15/5/2015 16:08

Daqui a 1h ja sabemos quem quer ou nao a TAP. Engraçado o Germán Efromovich continuar por ai, mas só mostra a forma do Estado negociar.

Pata, porque a TAP não vende ou liquida a operação deficitária no Brasil? E que ter uma empresa que nunca deu lucro é de estranhar.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por joaoventura » 15/5/2015 15:59

pata-hari Escreveu:
"Para o resultado líquido contribui o reforço da provisão da TAP,

Já encontrei a notícia, mas sou sincero, não entendo o que isso quererá dizer. Alguma ideia? Tratar-se-á de despesa directa com a TAP, ou algo relacionado com uma eventual baixa do potencial preço por acção da TAP?

por Pata-Hari » 15/5/2015 15:56

"Para o resultado líquido contribui o reforço da provisão da TAP,

e o detalhe nas contas:

resultado da PARPÚBLICA fixou-se, no final do ano, em 461,9
milhões de euros negativos, onde assumem particular destaque ....e o reforço contabilístico da provisão relativamente à participada TAP pela redução dos seus
capitais próprios em cerca de 138,5 milhões de euros.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por joaoventura » 15/5/2015 15:40

Pata, a notícia menciona por que via a TAP causou prejuízos na Parpública? Isto é, de que forma e por que via os prejuízos na TAP afectaram os resultados da Parpública?

por Pata-Hari » 15/5/2015 15:36

TAP leva Parpública para prejuízos de 367 milhões em 2014
Negócios, 30 Abril 2015, 22:24 por Carla Pedro

A Parpública - Participações Públicas, gestora de participações sociais de capitais exclusivamente públicos registou perdas de 367,1 milhões de euros em 2014, contra lucros de 792 milhões um ano antes.

E isto “em consequência dos resultados obtidos pela holding Parpública e pelo segmento ‘transporte aéreo e actividades relacionadas’ no grupo TAP”, justifica a empresa no comunicado sobre as contas divulgado esta quinta-feira na CMVM.

De quem é a parpública? do estado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por joaoventura » 15/5/2015 15:26

Chavaskal Escreveu:De alguma forma o Estado tem lá colocado dinheiro, já que nos últimos 10 anos existem prejuízos recorrentes.

Não sei se é neste episódio da Grande Reportagem SIC (http://sicnoticias.sapo.pt/programas/re ... nado-a-TAP), ou no primeiro episódio, em que referem onde a TAP tem ido buscar o dinheiro nestes 10 anos. Basicamente têm pedido créditos bancários, e isso parece que é uma grande percentagem da dívida actual.

Cumprimentos

por Chavaska » 15/5/2015 15:16

joaoventura, no essencial concordo contigo.

Eu acho que o salário de cada pessoa deve ser valorizado em função da sua especificidade, em função da oferta/procura do serviço que presta, já que estamos numa economia aberta, e dentro de cada classe profissional deve diferenciar-se pela produtividade de cada trabalhador (ou como dizes dar mais a quem dá mais lucro à empresa).

Assim, eu concordo que o piloto ganhe mais que a maioria do cidadão comum. Acho no entanto é que a diferença salarial entre o piloto e outros tipo de trabalhadores, é exagerada em função da dita especificidade de ser piloto.
Acho ainda que num contexto atual, e quando comparando com alguns anos atrás, a relação procura/oferta de pilotos tem vindo a decrescer, ou seja cada vez existe maior quantidade de pilotos por cada lugar disponível. Logo a tendência será de baixar o custo associado à tarefa (estamos num mercado aberto).
Nesta profissão, torna-se é difícil diferenciar a produtividade de pessoa para pessoa, pelo que se tornará difícil justificar diferença de salários entre pilotos.
Assim, parece-me que não divergimos na forma de pensar.

Quanto ao facto de ser o contribuinte a pagar, e de não concordares, não sei se os dados que apresentas são totalmente reais. O que eu sei é que, em caso de haver prejuízos consecutivos, motivará aumentos de capital e nesse caso, quem entra com o dinheiro é o dono, ou seja o Estado, ou seja contribuintes. De alguma forma o Estado tem lá colocado dinheiro, já que nos últimos 10 anos existem prejuízos recorrentes. Mais, a TAP foi construída com o dinheiro dos impostos dos portugueses, pelo que, é imoral, uma certa classe de profissionais achar-se dona de uma coisa que todos pagaram.
Ah, coisa e tal, o Cravinho assinou um documento.....
Pois, pois, os funcionários públicos também não têm tido aumentos de salários, e em determinada altura, em compensação por não haver aumentos, o Estado deu como compensação mais 3 dias de férias. Entretanto esses dias já se foram, os salários foram radicalmente reduzidos, até chegaram a tirar o 13º mês. Mas no caso de toda a TAP, nada lhes foi tirado. E agora ainda vêm com mais exigências, é insuportável.

Por ultimo é claro que os pilotos são mais bem pagos que os motorista porque o mercado o quer. E é isso que se espera do mercado. Mas atenção, quem sabe um dia, esta realidade não se altera. Hoje em dia é bem possível encontrar um canalizador ou mecânico ou soldador ganhar mais que um engenheiro, ou uma empregada doméstica ganhar mais que uma secretária.
Só tem um senão, é que estamos aqui falar de uma empresa do Estado e não me parece que seja a relação de forças entre procura/oferta que produz o valor do salário do piloto. Liberalizem isto, e verás se os salário dos pilotos não caiem por aí a baixo.

Registado: 3/12/2007 11:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, IX Hispana e 163 visitantes