Crise Grega
Re: Crise Grega
oh oh e como é que as elites chinesas, brasileiras e indianas vão explicar ao seu povo mais pobre que a grecia que vão emprestar e provavelmente perdoar não sei quanto bilions. Nesses países não é como em portugal...
As rotativas já devem andar a trabalhar
As rotativas já devem andar a trabalhar
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Jtx Escreveu:Ninguém dá nada a ninguém , mas isto não ser bom para os gregos ?
Putin quer Grécia no banco dos BRICS http://economico.sapo.pt/noticias/putin-quer-grecia-no-banco-dos-brics_218224.html
E mau para nos europeus ?
Citando:
Com um capital de 100 mil milhões de dólares (89.500 milhões de euros) e uma linha de ‘swap' de outro tanto, que funciona formalmente como uma reserva de contingência, do NDB espera-se um aprofundamento da influência das economias emergentes face aos clássicos centros de poder financeiro ocidentais, Banco Mundial e FMI.
Mas então, 180 mil milhões de €, já contando com a linha de emergência? Brincamos ou quê? A Grécia precisa de dinheiro a sério

Os BRICS não têm arcaboiço financeiro para aguentar com a Grécia, Russia, China, Brasil, era tudo sugado até ao tutano, mas como agora têm a mania que são ricos... Eu cá nem pensava duas vezes, passava-lhes logo a batata quente.
Ninguém dá nada a ninguém , mas isto não ser bom para os gregos ?
Putin quer Grécia no banco dos BRICS http://economico.sapo.pt/noticias/putin-quer-grecia-no-banco-dos-brics_218224.html
- Registado: 18/2/2015 13:14
Graccident: 30, 40, 50%!
Depois dos 30, 40% de possibilidades de a Grécia entrar em default previstas ontem pelos analistas da Pimco, o El Erian foi à Bloomberg dizer que as possibilidades de a Grécia entrar em default são de 50%.
Tanto o Tovima como o Kathimerini dão destacada nota dessa situação. Curiosamente, em perspetivas ligeiramente diferentes. Refiro-me à intensidade com que é dada a notícia e não quanto à sua substância.
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite3_1_12/05/2015_549936
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=703139
Curiosa a notícia do Telegraph: 'os gregos nunca compraram tantos automóveis como nos últimos tempos'. Por uns segundos temi uma daquelas notícias à National Geographic, em que os ingleses se referem à cultura dos outros povos como quem relata com perplexidade a sexualidade mórbida de estranhas anémonas elétricas e radiotivas, habitantes de caldeiras vulcanicas formadas no início do plistoceno no ártico.
Afinal, não era nada disto. O jornal atribui esta situação a um sinal do agravar da falta de confiança dos gregos no sistema monetário:
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11599513/The-real-sign-that-Greeces-financial-turmoil-is-getting-worse.html
Já na Bloomberg, apercebo-me que começa a haver a ideia de que os gregos podem começar a querer negociar à séria e que os credores parecem querer tornar-se mais realistas face aquilo que os gregos podem dar-lhes...
Tanto o Tovima como o Kathimerini dão destacada nota dessa situação. Curiosamente, em perspetivas ligeiramente diferentes. Refiro-me à intensidade com que é dada a notícia e não quanto à sua substância.
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite3_1_12/05/2015_549936
http://www.tovima.gr/en/article/?aid=703139
Curiosa a notícia do Telegraph: 'os gregos nunca compraram tantos automóveis como nos últimos tempos'. Por uns segundos temi uma daquelas notícias à National Geographic, em que os ingleses se referem à cultura dos outros povos como quem relata com perplexidade a sexualidade mórbida de estranhas anémonas elétricas e radiotivas, habitantes de caldeiras vulcanicas formadas no início do plistoceno no ártico.
Afinal, não era nada disto. O jornal atribui esta situação a um sinal do agravar da falta de confiança dos gregos no sistema monetário:
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11599513/The-real-sign-that-Greeces-financial-turmoil-is-getting-worse.html
Já na Bloomberg, apercebo-me que começa a haver a ideia de que os gregos podem começar a querer negociar à séria e que os credores parecem querer tornar-se mais realistas face aquilo que os gregos podem dar-lhes...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
RPedroG Escreveu:LionH Escreveu:Mas uma coisa sei, se a Grécia sai , Portugal sai a seguir.
A Grécia se sair é porque nao quer cumprir o acordo com a EU, ou seja por sua propria vontade.
Enquanto Portugal cumprir o acordo com a EU, terá sempre o seu apoio e nao saira do euro.
Se a Grecia sair do euro, acho q nenhum outro pais europeu vai cometer a loucura de tentar nao cumprir acordos e seguir o caminho deles... Acredito q sera uma licao para todos os outros paises. Infelizmente para os gregos, serao eles a pagar a licao. Mas também foram eles que votaram em propostas demagogicas... Mas eu acredito q vai haver um referendo, os gregos votam a favor da austeridade, o Tsipras demite-se e vai para la outro governo que vai voltar ao acordo com a EU. Depois passado uns tempos a Grécia terá que receber uma nova ajuda e nessa altura entao o novo governo poderá negociar com a EU as condicoes dessa nova ajuda. Nao quero acreditar q sao loucos ao ponto de votar a favor da saida do euro visto q seria uma desgraca a curto/medio prazo para a Grecia.
A divida de Portugal esta descontrolada e é pela sua natureza impagável , Portugal só cumpre porque os Portugueses ainda sentem que tem algo a perder coisa que os Gregos já não sentem. Mas deixa as taxas começarem a subir e o deficit se manter acima de 3% que vamos ver se Portugal sai ou não. Para já continuamos lixo e não saímos de lixo apesar de sermos o melhor aluno do Mundo e arredores.
A Grécia esta a ser humilhada não é por causa do dinheiro mas sim por ter tido o desplante de eleger um partido que não vai de acordo com a tradicional ditadura dos ps e psd locais, e mais, para evitar que em Espanha e França aconteça o mesmo e ai sim o caldo entorna pois esses são Soberanos e não subditos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
RPedroG Escreveu:Investbem Escreveu:Uma coisa não implica a outra Pedro, eu sou totalmente a favor que cada país tenha o seu governo, mas também sou defensor que exista um governo da EU, composto por representantes de todos os que dela fazem parte, a quem todos os países têm de prestar contas periodicamente e com autonomia para fiscalizar as aplicações e investimentos de cada estado sem aviso prévio.
Sim, mas a questao é q muita gente critica a EU por estar a impor condicoes à Grécia (ou a outros paises) mas depois diz que a culpa da Grécia estar no estado em q está nao é da Grécia mas da EU q nao vigiou a situacao. Isso nao tem la muita logica. Entao os paises nao eram soberanos?![]()
Esse governo da EU seria semelhante à Troika. Ve a opiniao publica sobre a Troika... A questao é complicada pq todos querem ser independentes, mas depois quando há problemas querem todos a ajuda dos outros mas continuar a decidir ao maximo sozinhos... isso nao é uma uniao. Uma uniao é estar também disposto a abdicar de alguns desejos. Um casamento só resulta se ambas as pessoas estao dispostas a conversar e a chegar a um consenso. A EU fez isso com a Grécia em 2011. Aceitou um perdao parcial da divida e negociou um acordo. A Grécia nao pode esperar que 4 anos mais tarde seja feito outro perdao nem outro acordo. Isso ja nao é uniao. Isso é estar-se a aproveitar de uma uniao para beneficio proprio! A atitude dos gregos é para mim uma falta de respeito com todos os outros paises da EU q estao em dificuldades e tentam pagar as suas dividas.
Não tinha nada a ver com a troika, seria um governo que, independentemente de emprestar dinheiro ou não, tinha como função suberana controlar, supervisionar e dar a ultima palavra para certas aplicações de cada estado membro. E a quem estes, periodicamente, teriam de dar contas do que ia fazer e dos dividendos que daí estava a tirar.
Até concordo contigo, mas o grande problema de tudo isto é que se a Grecia sair do euro, pode formar-se um efeito "bola de neve", mesmo que meramente psicologico. e contagiar outros paíse onde estamos nós, espanha, etc, arrastando-nos para uma situação muito delicada, onde as yields trepariam brutalmente, ficando a ser praticamente impensavel emitir divida a esses valores. E se assim fosse estariamos novamente à espera de emprestimos ou com um pé fora do euro...
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
LionH Escreveu:Mas uma coisa sei, se a Grécia sai , Portugal sai a seguir.
A Grécia se sair é porque nao quer cumprir o acordo com a EU, ou seja por sua propria vontade.
Enquanto Portugal cumprir o acordo com a EU, terá sempre o seu apoio e nao saira do euro.
Se a Grecia sair do euro, acho q nenhum outro pais europeu vai cometer a loucura de tentar nao cumprir acordos e seguir o caminho deles... Acredito q sera uma licao para todos os outros paises. Infelizmente para os gregos, serao eles a pagar a licao. Mas também foram eles que votaram em propostas demagogicas... Mas eu acredito q vai haver um referendo, os gregos votam a favor da austeridade, o Tsipras demite-se e vai para la outro governo que vai voltar ao acordo com a EU. Depois passado uns tempos a Grécia terá que receber uma nova ajuda e nessa altura entao o novo governo poderá negociar com a EU as condicoes dessa nova ajuda. Nao quero acreditar q sao loucos ao ponto de votar a favor da saida do euro visto q seria uma desgraca a curto/medio prazo para a Grecia.
- Registado: 31/7/2014 8:10
Investbem Escreveu:Uma coisa não implica a outra Pedro, eu sou totalmente a favor que cada país tenha o seu governo, mas também sou defensor que exista um governo da EU, composto por representantes de todos os que dela fazem parte, a quem todos os países têm de prestar contas periodicamente e com autonomia para fiscalizar as aplicações e investimentos de cada estado sem aviso prévio.
Sim, mas a questao é q muita gente critica a EU por estar a impor condicoes à Grécia (ou a outros paises) mas depois diz que a culpa da Grécia estar no estado em q está nao é da Grécia mas da EU q nao vigiou a situacao. Isso nao tem la muita logica. Entao os paises nao eram soberanos?

Esse governo da EU seria semelhante à Troika. Ve a opiniao publica sobre a Troika... A questao é complicada pq todos querem ser independentes, mas depois quando há problemas querem todos a ajuda dos outros mas continuar a decidir ao maximo sozinhos... isso nao é uma uniao. Uma uniao é estar também disposto a abdicar de alguns desejos. Um casamento só resulta se ambas as pessoas estao dispostas a conversar e a chegar a um consenso. A EU fez isso com a Grécia em 2011. Aceitou um perdao parcial da divida e negociou um acordo. A Grécia nao pode esperar que 4 anos mais tarde seja feito outro perdao nem outro acordo. Isso ja nao é uniao. Isso é estar-se a aproveitar de uma uniao para beneficio proprio! A atitude dos gregos é para mim uma falta de respeito com todos os outros paises da EU q estao em dificuldades e tentam pagar as suas dividas.
soso Escreveu:LionH..... não é preciso ser deselegante..... "boca cheia"..... um pouco mais de humildade, ok.
Falas do que sabes, ou só bitaites?
Algum dia foste à Grécia antes de 2010?
Algum dia necessitaste de entregar dinheiro vivo para um serviço público dar andamento à tua solicitação?
Em Portugal há demasiada corrupção, mas não há luz do dia!
Numa escala de honestidade económica ; Suécia= máximo e Líbia = mínimo, onde colocas, em média, os gregos?
Responde apenas se já lá foste..... ok?
Sim, já lá estive!!!! e no tempo do Kadafi!!!!
Até te conto uma curiosidade: no ano seguinte fui a Israel e estive retido 2 horas no Aeroporto Ben-Gurion, só por causa daquele carimbo líbio......
Um abraço.
Eu quando digo boca cheia digo que a maioria aqui nunca deve ter sentido o que é ter dinheiro e de um momento para o outro deixar de o ter porque tudo o que lhes foi prometido era uma ilusão. E na Grécia ainda foi pior ou talvez não pois o Governo aumentou e bem os salários e em Portugal nem isso aconteceu , temos salários de miséria.
Nunca fui a Grécia antes ou depois de 2010 porque era demasiado caro para as ofertas que existiam , mas sei que a corrupção era e é grande. Em termos corrupção estão ainda pior que Portugal .
Mas uma coisa sei, se a Grécia sai , Portugal sai a seguir.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
RPedroG Escreveu:LionH Escreveu:Os caros amigos aqui falam de boca cheia, ou seja acho que a maioria nunca sentiu o que era ter dinheiro e agora ter que andar a pedir para comer. Não creio que o povo Grego assim como o Português seja gastador , creio sim foi que os habituaram a gastar, e isso é em grande parte culpa da UE , e dos políticos como é óbvio. Forma de resolver isso? Primeiro com prisão de quem gastou o que não devia e meteu ao bolso o que não devia, depois explicar como deve ser ao povo, o que sucedeu e como os culpados irão ser punidos e parte do dinheiro devolvido. Dou o exemplo de Portugal , a maioria dos tugas achas que o culpado da crise foi o Passos Coelho e dos "roubos" nos salário e pensões para além do brutal aumento de impostos.
Na minha opiniao o culpado da situacao de Portugal nao é nem "o" Passos Coelho nem "o" Socrates. Sao todos os governos desde os anos 90 quando surgiram os fundos da EU até agora. Fundos esses q em vez de serem usados para desenvolver o pais, foram (em grande parte) para os bolsos de algumas pessoas. Ai é que comecou o problema. A EU nao tem culpa q os paises tem usado mal os fundos. Os governos dos paises é que eram responsaveis pela correcta utilizacao dos fundos q recebiam.
Se acham que a EU é q devia supervisionar a correcta aplicacao dos fundos, entao mais vale acabar com a soberania de todos os paises e eleger um governo da EU q tome conta de todos os paises. Como nao acredito q a maioria da populacao europeia fosse a favor disso, entao cada governo é responsavel pelos erros q cometeu. Nao pode é exigir que a EU continue a transferir dinheiro sem condicoes quando se apercebe q algo correu mal.
Uma coisa não implica a outra Pedro, eu sou totalmente a favor que cada país tenha o seu governo, mas também sou defensor que exista um governo da EU, composto por representantes de todos os que dela fazem parte, a quem todos os países têm de prestar contas periodicamente e com autonomia para fiscalizar as aplicações e investimentos de cada estado sem aviso prévio.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
LionH..... não é preciso ser deselegante..... "boca cheia"
..... um pouco mais de humildade, ok.
Algum dia necessitaste de entregar dinheiro vivo para um serviço público dar andamento à tua solicitação?
Numa escala de honestidade económica ; Suécia= máximo e Líbia = mínimo, onde colocas, em média, os gregos?
Até te conto uma curiosidade: no ano seguinte fui a Israel e estive retido 2 horas no Aeroporto Ben-Gurion, só por causa daquele carimbo líbio.....
.
Um abraço.

Até te conto uma curiosidade: no ano seguinte fui a Israel e estive retido 2 horas no Aeroporto Ben-Gurion, só por causa daquele carimbo líbio.....

Um abraço.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
RPedroG escreveu:
"O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou esta segunda-feira o Eurogrupo de que não vai fazer parte de um possível terceiro resgate à Grécia. "
http://economico.sapo.pt/noticias/fmi-d ... 18192.html
O FMI fechou a torneira para a Grécia e deixa a Europa, sozinha, com a batata quente grega!
FMI quer impor condições à Grécia de que os parceiros europeus, desejosos de conseguirem um acordo com a Grécia, estão dispostos a prescindir.
Esta atitude do FMI é, para mim, a confirmação de algo que eu já vinha notando: parece que não, mas os parceiros europeus estão a amaciar a sua posição em relação à Grécia e, pelos vistos, o FMI não está pelos ajustes.
"O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou esta segunda-feira o Eurogrupo de que não vai fazer parte de um possível terceiro resgate à Grécia. "
http://economico.sapo.pt/noticias/fmi-d ... 18192.html
O FMI fechou a torneira para a Grécia e deixa a Europa, sozinha, com a batata quente grega!
FMI quer impor condições à Grécia de que os parceiros europeus, desejosos de conseguirem um acordo com a Grécia, estão dispostos a prescindir.
Esta atitude do FMI é, para mim, a confirmação de algo que eu já vinha notando: parece que não, mas os parceiros europeus estão a amaciar a sua posição em relação à Grécia e, pelos vistos, o FMI não está pelos ajustes.
soso Escreveu:O que será para aquele "marxista errático" - a expressão é dele sobre ele próprio - iminente![]()
![]()
![]()
?
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... o_fmi.html
Isto está mesmo no fim... a Grécia pagou ao FMI basicamente com um empréstimo de curto prazo do próprio FMI, que tem que ser reposto dentro de 1 mês...
RPedroG Escreveu:LionH Escreveu:Os caros amigos aqui falam de boca cheia, ou seja acho que a maioria nunca sentiu o que era ter dinheiro e agora ter que andar a pedir para comer. Não creio que o povo Grego assim como o Português seja gastador , creio sim foi que os habituaram a gastar, e isso é em grande parte culpa da UE , e dos políticos como é óbvio. Forma de resolver isso? Primeiro com prisão de quem gastou o que não devia e meteu ao bolso o que não devia, depois explicar como deve ser ao povo, o que sucedeu e como os culpados irão ser punidos e parte do dinheiro devolvido. Dou o exemplo de Portugal , a maioria dos tugas achas que o culpado da crise foi o Passos Coelho e dos "roubos" nos salário e pensões para além do brutal aumento de impostos.
Na minha opiniao o culpado da situacao de Portugal nao é nem "o" Passos Coelho nem "o" Socrates. Sao todos os governos desde os anos 90 quando surgiram os fundos da EU até agora. Fundos esses q em vez de serem usados para desenvolver o pais, foram (em grande parte) para os bolsos de algumas pessoas. Ai é que comecou o problema. A EU nao tem culpa q os paises tem usado mal os fundos. Os governos dos paises é que eram responsaveis pela correcta utilizacao dos fundos q recebiam.
Se acham que a EU é q devia supervisionar a correcta aplicacao dos fundos, entao mais vale acabar com a soberania de todos os paises e eleger um governo da EU q tome conta de todos os paises. Como nao acredito q a maioria da populacao europeia fosse a favor disso, entao cada governo é responsavel pelos erros q cometeu. Nao pode é exigir que a EU continue a transferir dinheiro sem condicoes quando se apercebe q algo correu mal.
A Soberania só serve para alguns, ou seja uns tem Soberania outros são subditos. A UE tem muitas politicas erradas e que ajudaram nesta forma de pensar e agir dos povos , começou no tempo do Cavaco Silva com financiamentos ao abate de barcos , apoios a não produção e etc. Isto criou os subditos que agora querem continuar a comer mas já não lhes dão nada! Juntando a isto os aumentos constantes nos salários e regalias da f. publica e nas reformas dos pensionistas para ganhar votos temos o estado a que chegamos. O povo Português era um povo super poupado no inicio dos anos 80 e hoje é dos mais endividados do Mundo civilizado.
Lion_Heart
Lion_Heart
http://economico.sapo.pt/noticias/fmi-demarcase-de-futuros-emprestimos-a-grecia_218192.html
"Tsipras convoca conselho de ministros extraordinário. Referendo pode estar na agenda"
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao_europeia/zona_euro/detalhe/tsipras_convoca_conselho_de_ministros_extraordinario_referendo_pode_estar_na_agenda.html
http://economico.sapo.pt/noticias/fmi-demarcase-de-futuros-emprestimos-a-grecia_218192.html
"Tsipras convoca conselho de ministros extraordinário. Referendo pode estar na agenda"
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao_europeia/zona_euro/detalhe/tsipras_convoca_conselho_de_ministros_extraordinario_referendo_pode_estar_na_agenda.html
Os contribuintes europeus não têm que "pagar" as promessas eleitorais demagógicas do Syriza!!! Ou há moralidade, ou então "comem" todos.
LionH Escreveu:Os caros amigos aqui falam de boca cheia, ou seja acho que a maioria nunca sentiu o que era ter dinheiro e agora ter que andar a pedir para comer. Não creio que o povo Grego assim como o Português seja gastador , creio sim foi que os habituaram a gastar, e isso é em grande parte culpa da UE , e dos políticos como é óbvio. Forma de resolver isso? Primeiro com prisão de quem gastou o que não devia e meteu ao bolso o que não devia, depois explicar como deve ser ao povo, o que sucedeu e como os culpados irão ser punidos e parte do dinheiro devolvido. Dou o exemplo de Portugal , a maioria dos tugas achas que o culpado da crise foi o Passos Coelho e dos "roubos" nos salário e pensões para além do brutal aumento de impostos.
Serra Lapa Escreveu:RpedroG:
Quando há um acordo entre partes, por exemplo num tribunal, o credor não recebe tudo, nem o devedor paga tudo, há um ponto de equilíbrio.
Mas como disse anteriormente aqui a razão fundamental não se prende com questões económicas, mas politicas. Fosse só uma questão económica e o governo grego teria o dobro do que pretende sem grande esforço.
a questao é q já há uns anos atrás houve perdao parcial da divida e foi definido um acordo aceite por ambas as partes! Por isso é q eu acho q neste momento a EU nao deve ceder em mais nada. A EU nao pode renegociar os acordos existentes sempre q há uma mudanca de governo. O grave para a EU é se a EU cede alguma coisa. nesse caso é q os outros paises vao usar esse caminho e assim é q se pode falar do fim do Euro e da EU. Se a EU nao ceder nada, nenhum pais vai tentar a mesma "gracinha" e percebem todos que para se estar na EU e no Euro, tem que se cumprir as regras da EU.
Os caros amigos aqui falam de boca cheia, ou seja acho que a maioria nunca sentiu o que era ter dinheiro e agora ter que andar a pedir para comer. Não creio que o povo Grego assim como o Português seja gastador , creio sim foi que os habituaram a gastar, e isso é em grande parte culpa da UE , e dos políticos como é óbvio. Forma de resolver isso? Primeiro com prisão de quem gastou o que não devia e meteu ao bolso o que não devia, depois explicar como deve ser ao povo, o que sucedeu e como os culpados irão ser punidos e parte do dinheiro devolvido. Dou o exemplo de Portugal , a maioria dos tugas achas que o culpado da crise foi o Passos Coelho e dos "roubos" nos salário e pensões para além do brutal aumento de impostos.
A UE em 2008 mantinha impostos em níveis historicamente elevados quando o colapso ja se dava a sua volta e nem ao ver os EUA a baixar drasticamente as taxas fez o mesmo, pior , disse aos Estados para gastar o que fosse possível e mais ainda para manter as aparências e segurar a Banca . E dois anos depois obrigou de um dia para o outro a colocar as contas na ordem, ora isto é de loucos.
A UE nasceu torta, continua torta e vai morrer em breve. O que acontece na Grécia é o mesmo que nos EUA a Califórnia por exemplo gastar demais e os outros estados dizerem ou fazem o que queremos ou saem dos EUA. Era o fim dos EUA .
A UE em 2008 mantinha impostos em níveis historicamente elevados quando o colapso ja se dava a sua volta e nem ao ver os EUA a baixar drasticamente as taxas fez o mesmo, pior , disse aos Estados para gastar o que fosse possível e mais ainda para manter as aparências e segurar a Banca . E dois anos depois obrigou de um dia para o outro a colocar as contas na ordem, ora isto é de loucos.
A UE nasceu torta, continua torta e vai morrer em breve. O que acontece na Grécia é o mesmo que nos EUA a Califórnia por exemplo gastar demais e os outros estados dizerem ou fazem o que queremos ou saem dos EUA. Era o fim dos EUA .
Lion_Heart
Lion_Heart
O que será para aquele "marxista errático" - a expressão é dele sobre ele próprio - iminente
?

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
RpedroG:
Quando há um acordo entre partes, por exemplo num tribunal, o credor não recebe tudo, nem o devedor paga tudo, há um ponto de equilíbrio.
Mas como disse anteriormente aqui a razão fundamental não se prende com questões económicas, mas politicas. Fosse só uma questão económica e o governo grego teria o dobro do que pretende sem grande esforço.
Serra Lapa Escreveu:Numa negociação há cedências das duas partes, se neste caso o governo grego já recuou 70% em relação à posição inicial e a Alemanha cedeu 0%, não é difícil perceber que tipo de negociação a Alemanha quer!
a questao é que a Grecia (governo anterior) ja tinha chegado a acordo e agora quer mudar. Se a EU ceder 5% por cada governo grego, entao a receita é simples. Basta haver eleicoes de 6 em 6 meses e a EU daqui a uns anos já aceitou tudo o q a Grecia quer... sim, claro q é um exagero, mas a EU nao pode negociar novos acordos sempre q um pais tem eleicoes. Por isso a EU tem q ceder 0%. Se ceder 1% entao eu acho que Portugal (e obviamente outros paises) devem imediatamente procurar negociar os acordos e exigirem a cedencia de 1% (sentido figurativo)
Quem empresta dinheiro define as condicoes. Quem precisa do dinheiro é q tem q decidir se aceita as condicoes ou nao. Se nao aceita, entao tem q seguir o seu caminho.
Tsipras se quer ver legitimada a sua politica que faça o referendo. Ficamos na Europa que não empresta mais dinheiro, ou emprestando temos que implementar medidas de empobrecimento, ou, então saímos do euro, montamos as rotativas, e empobrecemos.....
A única saída da Grécia é empobrecer. Isso é o unico facto consumado.
E quanto mais andarem a encher chouriços, mais pobres ficarão...
Qual foi a parte que ainda não entenderam os Gregos???!!!
Cumprimentos
A única saída da Grécia é empobrecer. Isso é o unico facto consumado.
E quanto mais andarem a encher chouriços, mais pobres ficarão...
Qual foi a parte que ainda não entenderam os Gregos???!!!
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Perpassa neste tópico a ideia generalizada de que o Tsipras está a arrastar a Grécia para um buraco, com as suas posições.
Não sendo adepto incondicional do programa proposto, há um facto que importa sublinhar: a politica seguida pela UE e as reformas propostas anteriores falharam redondamente.
Mais, de entre todos os países que foram intervencionados os gregos foram os dos que mais cumpriram, só que cumpriram uma receita que estava errada.
Ora acresce a tudo isto 2 pontos essenciais : o PIB da Grécia é o equivalente ao de Madrid, ou Düsseldorf, com um reduzido impacto na UE, dir-se-ia questão de trocos, facilmente resolúvel. A solução da UE é a continuação do programa anterior, sem mais, cujos resultados estão à vista.
Trata-se mais do que uma questão económica de uma questão politica. A Alemanha não quer negociar nada, e não é a Europa, é a Alemanha tomou conta de uma UE que se deixou dominar com lideres fracos.
Numa negociação há cedências das duas partes, se neste caso o governo grego já recuou 70% em relação à posição inicial e a Alemanha cedeu 0%, não é difícil perceber que tipo de negociação a Alemanha quer!
O expansionismo alemão atingiu objectivos nunca antes conseguidos, mais que a Grécia, julgo que a ideia de UE que está em jogo.
Não são razões de ordem económica que levam a não fecharem o acordo, são de ordem politica! E essas, se não alteradas levarão ao desastre da Europa, porque não há respeito pelo que os povos possam optar, sejam eles governos mais à direita, ou mais radicais de esquerda.
Não sendo adepto incondicional do programa proposto, há um facto que importa sublinhar: a politica seguida pela UE e as reformas propostas anteriores falharam redondamente.
Mais, de entre todos os países que foram intervencionados os gregos foram os dos que mais cumpriram, só que cumpriram uma receita que estava errada.
Ora acresce a tudo isto 2 pontos essenciais : o PIB da Grécia é o equivalente ao de Madrid, ou Düsseldorf, com um reduzido impacto na UE, dir-se-ia questão de trocos, facilmente resolúvel. A solução da UE é a continuação do programa anterior, sem mais, cujos resultados estão à vista.
Trata-se mais do que uma questão económica de uma questão politica. A Alemanha não quer negociar nada, e não é a Europa, é a Alemanha tomou conta de uma UE que se deixou dominar com lideres fracos.
Numa negociação há cedências das duas partes, se neste caso o governo grego já recuou 70% em relação à posição inicial e a Alemanha cedeu 0%, não é difícil perceber que tipo de negociação a Alemanha quer!
O expansionismo alemão atingiu objectivos nunca antes conseguidos, mais que a Grécia, julgo que a ideia de UE que está em jogo.
Não são razões de ordem económica que levam a não fecharem o acordo, são de ordem politica! E essas, se não alteradas levarão ao desastre da Europa, porque não há respeito pelo que os povos possam optar, sejam eles governos mais à direita, ou mais radicais de esquerda.
jccgold Escreveu:RPedroG Escreveu:nao exactamente. Portugal nao votou num governo q disse q nao pagava a divida e q nao havia austeridade. (atencao q nao estou a dizer q os politicos portugueses cumprem todas as promessas...)
Por acaso lembro-me exactamente que foi num governo anti-austeridade que os portugueses votaram. 1º Passos Coelho recusou o PEC 4 porque era muita austeridade, depois prometeu que nao ia diminuir as reformas, e disse que iam apenas às "gorduras" do Estado.RPedroG Escreveu:Se pensares bem o Tsipras esta a ir por um caminho q esta a prejudicar a Grecia cada vez mais.
Um desemprego jovem de 50% na Grécia isso é q era o El Dorado. Vamos ver no longo prazo quem é que vai sair prejudicado se quem está a saber defender os seus interesses, se o país cujo PIB foi arrasado em 5%
Na minha opiniao o discurso do Passos Coelho (ou de outro politico Portugues q tenha estado no governo) nao tem nada a ver com o discurso do Tsipras. O Tsipras prometeu fazer um corte radical com o passado. Se a Grécia chegar a acordo com a EU, entao acredito q vao aparecer semelhancas entre Passos Coelho e Tsipras. Pois para chegar a acordo o Tsipras terá que fazer muita coisa q disse q nao fazia...
A Grécia esta a ser prejudicada ainda mais, porque este impasse nao é solucao para nada. Com este impasse a divida só vai aumentando e tornar-se cada vez mais insustentavel. A Grécia nao estava bem, mas tinha um plano. Neste momento a Grécia nao está bem e nao tem plano. O plano é divida a curto prazo para ir pagando as dividas... Mas sem uma decisao da Grécia, o cenario fica cada vez mais negro. Nao decidir é pior do que decidir. Dai na minha opiniao ser urgente (para bem dos gregos) q exista uma decisao. Ou aceitam as condicoes da EU, ou entao o Tsipras nao terá outra solucao q sair do euro. O discurso dele dá a entender q nenhuma dessas decisoes quer tomar sozinho sem a consulta do povo. Por isso acho q deve existir um referendo e depois entao a Grécia deve decidir o caminho que quer percorrer. Já se perdeu quase meio ano! É nisso que o Tsipras está neste momento a prejudicar a Grécia. Ja devia ter percebido q é impossivel ganhar o braco de ferro, ou seja que a EU aceite as promessas que ele fez ao povo grego.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, Gioes, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, Luzemburg, macau5m, OCTAMA, Tosta mista e 179 visitantes