Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 26/4/2015 15:44

VirtuaGod Escreveu:
bucks Escreveu:Fidelity EMEA E-acc com 4 estrelas!!!

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000F7B

E com montantes de 17 euros de mínimo. O único Fidelity que reune todas as vantagens (a meu ver).
Tem dado mostras de se aguentar bem...
Para diverisiicar, é uma opção a ponderar...
:-"

EMEA não é apenas uma questão a ponderar. Deve fazer parte de qualquer carteira diversificada. Ando de olho nele :wink:

VG, um fundo que caiu nas minhas boas graças, até arrependo-me de não ter entrado logo nele, mas vou reforçando agora...
Mantém uma certa estabilidade na carteira e um bom custo/desempenho. Posso afirmar que tem boas recuperações em drowdowns...
É um fundo de mercados de fronteira, correcto? 8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por VirtuaGod » 26/4/2015 14:47

bucks Escreveu:Fidelity EMEA E-acc com 4 estrelas!!!

E com montantes de 17 euros de mínimo. O único Fidelity que reune todas as vantagens (a meu ver).

EMEA não é apenas uma questão a ponderar. Deve fazer parte de qualquer carteira diversificada. Ando de olho nele :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Bucks » 25/4/2015 21:33

Fidelity EMEA E-acc com 4 estrelas!!!

por Bucks » 25/4/2015 21:23

Recientemente, en este artículo de @JPrats podíamos leer una muestra de las cualidades macroeconómicas que hacen considerar a la India un destino ideal para nuestras inversiones. Pero ahora bajemos un poco a la realidad palpable de los valores cotizables en India. Si os dais una vuelta por las fichas de algunos de los fondos más populares de la RV India (abajo dejo los enlaces a sus fichas en Morningstar) veréis que los P/E de las carteras de valores están entre 22 y 25. Recordemos que actualmente los valores del S&P500 arrojan un P/E menor de 18 (sin ir más lejos Apple tiene un P/E de 17,55 y Berkshire Hathaway del 17,74). ¿De verdad comprarías AXIS Bank (P/E=86), Bharti Airtel (P/E=32), Mahindra&Mahindra (P/E=156), Hindustan Unilever (P/E=119), Infosys (P/E=19), Sun Pharmaceuticals (P/E=33), Shriram City Union Finance (P/E=23) ó Hero MotoCorp (P/E=22) con esos P/E? Con esto no estoy restando potencial a la economía hindú, sólo que creo que el crecimiento que ha experimentado en 2014 ha sido muy acelerado, fruto de la euforia de los inversores y las gestoras tras las reformas de Modi, y no está completamente ajustado con la realidad de los balances de muchas de empresas.

Enlaces de fichas de Morningstar de algunos de los fondos de RV India más representativos:

Aberdeen Global - Indian Equity Fund A2 (LU0231490524)

Goldman Sachs India Equity Port E Acc (LU0333810850)

Matthews Asia Funds - India Fund A USD (LU0594557299)

PineBridge Global Funds - India Equity Fund A (IE00B0JY6M65)

Si alguien quiere seguir acongojándose con los P/E de las empresas del BSE SENSEX, aquí dejo un enlace para poder ver uno a uno sus 30 componentes. También hay verdaderas excepciones como TATA Motor a P/E=8.

¡Cuidado, amigo inversor!

Unience

por w00zy » 24/4/2015 23:14

A virtual reality guided tour of 21 years of the Nasdaq

http://graphics.wsj.com/3d-nasdaq/

Registado: 28/4/2014 12:59

por Bucks » 24/4/2015 21:41

mpcsousa Escreveu:Ahhh....Bucks.....

Se te compreendi, dizes que a DeGiro tem fundos de "desinvestimento" :D

é isso?

Acho que tudo o que é low-cost tem de se ter cautela... Cortam sempre em alguma coisa, não sei se ainda notaram...

por mpcsousa » 24/4/2015 21:30

Ahhh....Bucks.....

Se te compreendi, dizes que a DeGiro tem fundos de "desinvestimento" :D

é isso?

Registado: 29/11/2007 2:47

por Bucks » 24/4/2015 18:24

mpcsousa Escreveu:Olá pessoal....

Sei que sou novo nisto, e que agradeço muito a Vossa ajuda........mas se a DeGiro não tem fundos de investimentos, tem o quÊ?

Posso perceber pouco ou nada disto :lol: mas sei ler...e la´tem um separador que diz "Fundos de Investimento", asim como ETF'S, CFD's, Obrigações, Warrants, Produtos alavancados........estão a dizer que não tem por desconhecimento da plataforma, ou porque o que os gajos da DeGiro mencionam como Fundos de Investimento são algo que afinal não são???

Abraços!

Olha, tem tudo menos fundos de investimento... :lol:

por Bucks » 24/4/2015 18:11

Santander vai manter a marca do banco para os fundos dirigidos exclusivamente à sua rede
DIFERENÇA ENTRE FUNDOS DIRIGIDOS À REDE E AO SEGMENTO INSTITUCIONAL E TERCEIROS
Santander vai manter a marca do banco para os fundos dirigidos exclusivamente à sua rede
Apesar da nova gestora resultante se denominar Pioneer Investments, vão continuar a existir produtos com o nome Santander, tal como acontece em Itália com os fundos da UniCredit.

Ainda a aguardar as respectivas autorizações, ontem era anunciado que a nova gestora global, criada da fusão entre a Santander AM (até à data, nas mãos do Banco Santander em conjunto com os sócios Warburg Pincus e General Atlantic) e a gestora do UniCredit (Pioneer Investments), vai manter o nome desta última.

Não obstante, a ideia é que não desapareça a marca Santander naqueles produtos dirigidos à rede bancária do grupo Santander nos diferentes países. Desta maneira, pretende separar-se os fundos que são exclusivos a clientes da rede Santander daqueles que se distribuem em redes de terceiros ou que estão dirigidos ao mercado institucional e que passarão a estar sob a marca Pioneer. Isto poderá afectar, por exemplo, as gamas de produtos perfilados (como a Select) distribuídos nos diferentes países nos quais o Santander tem um banco comercial ou aos produtos específicos dirigidos ao investidor local nestes mercados.

Com esta decisão, continuar-se-á a seguir a mesma estratégia que a Pioneer Investments tem vindo a manter durante os últimos anos em Itália, onde se podem encontrar vários fundos distribuídos na rede do banco italiano e que têm a marca Pioneer UniCredit.

No comunicado emitido pelo Banco Santander já foi referido que “os acordos de distribuição a longo prazo com o Santander e UniCredit supõem uma capacidade de distribuição no retalho sem precedentes na Europa e na América Latina, e irão ao e encontro da grande capacidade de distribuição institucional e de terceiros da empresa resultante”. A isto junta-se o potencial de gerar importantes sinergias por via da venda cruzada de produtos complementares.

Segundo as informações da APFIPP de março, em Portugal, a Santander Asset Management gere 2.000 milhões de euros em fundos mobiliários. No que toca à gestão discricionária, no final do terceiro mês do ano, a gestora acumulava um património sob gestão de 5.000 milhões de euros. Os fundos imobiliários a cargo da gestora, por seu lado, atingiram praticamente os 500 milhões de euros, no mesmo mês.Já nos fundos de pensões o volume sob gestão no final do ano passado era de 900 milhões de euros.

A nova Pioneer Investments
A nova Pioneer Investments, empresa resultante desta fusão, contava, a nível global, com aproximadamente 353.000 milhões em ativos sob gestão no final de 2014. Juan Alcaraz, atual CEO da Santander Asset Management, será o CEO da nova entidade, enquanto que Giordano Lombardo, atual CEO e diretor de Investimentos da Pioneer Investments, será o diretor de investimentos da empresa resultante.

FundsPeople

por mpcsousa » 24/4/2015 17:37

Olá pessoal....

Sei que sou novo nisto, e que agradeço muito a Vossa ajuda........mas se a DeGiro não tem fundos de investimentos, tem o quÊ?

Posso perceber pouco ou nada disto :lol: mas sei ler...e la´tem um separador que diz "Fundos de Investimento", asim como ETF'S, CFD's, Obrigações, Warrants, Produtos alavancados........estão a dizer que não tem por desconhecimento da plataforma, ou porque o que os gajos da DeGiro mencionam como Fundos de Investimento são algo que afinal não são???

Abraços!

por O Alquimista » 24/4/2015 16:14

O citado apanha pérolas em apneia. Quantos mais o fazem?

Yes, there is much to be said for low-cost index funds. It’s hard to beat the market indices, and for most people it may even not be worth their time to try. Most of the intermediaries who claim to be trying to outperform the market on your behalf won’t.

But Mecham’s stunning and continued success is evidence that an intelligent, thoughtful and sensible individual who does his homework and tunes out distractions can indeed produce superior long-term investment returns. An example to us all.

Propositadamente a citação acaba aqui. Quem quiser ter a maçada pode ler o resto aqui: http://www.marketwatch.com/story/heres- ... lcountdown.

Um texto muito simples, didáctico e inspirador (para quem se quer deixar inspirar, é óbvio). Contém um link para outro texto bastante interessante.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por chico_laranja » 24/4/2015 10:41

mpcsousa Escreveu:Boa noite a todos!

Desculpem estar a chatear com o tem......até porque acho que já vi algo por aqui e não consigo voltar a encontrar.....

Alguém me pode dizer onde consigo ver os fundos que a DeGiro tem para subscrição????

Aquela "gaita", além de não ter uma imensidão de fundos disponíveis (e mais concretamente, a maioria dos que por aqui são falados), os que tem não consigo encontrar info nenhuma sobre os mesmos.......utilizo o Teletrader, e não aparece nada.....no site da morninstar idem.....man,,,,irritante!!! :evil:

Abraços!!

P.S. - O Nordea que o Bucks me aconselhou para "iniciar actividade", não existe na DeGiro.

Tal como o Bucks disse a DeGiro não tem fundos de investimento.

Quanto muito tem ETFs que são uma coisa parecida.

Basicamente com os ETFs consegues investir em segmentos do mercado mas para o bem e para o mal não tens o factor diferenciador.

Um ETF segue cegamente o índice e desvia muito pouco disso logo a performance da tua carteira em ETFs será +- performance dos índices - (0.5 a 2%) pois depende dos custos de aquisição que na DeGiro são extremamente baixos e dos custos de gestão do ETF.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 24/4/2015 8:51

mpcsousa Escreveu:Boa noite a todos!

Desculpem estar a chatear com o tem......até porque acho que já vi algo por aqui e não consigo voltar a encontrar.....

Alguém me pode dizer onde consigo ver os fundos que a DeGiro tem para subscrição????

Aquela "gaita", além de não ter uma imensidão de fundos disponíveis (e mais concretamente, a maioria dos que por aqui são falados), os que tem não consigo encontrar info nenhuma sobre os mesmos.......utilizo o Teletrader, e não aparece nada.....no site da morninstar idem.....man,,,,irritante!!! :evil:

Abraços!!

P.S. - O Nordea que o Bucks me aconselhou para "iniciar actividade", não existe na DeGiro.

Penso que a DeGiro não tem fundos de investimento...
Só no Beste tens Nordea. Tenho Activobank e Montepio.

por mpcsousa » 23/4/2015 21:59

Boa noite a todos!

Abraços!!

por Bucks » 23/4/2015 21:13

Os 30 fundos nacionais com mais de 100 milhões de euros em património

Fundo Categoria APFIPP Gestora Ativos sob gestão

Caixagest Liquidez Mercado Monetário Euro Caixagest 1 242 757 661 €
Caixa Fundo Monetário FIA Monetário Caixagest 687 306 814 €
Millennium Prestige Conservador Multi-Activo Defensivo Millennium Gestão de Activos 632 557 995 €
BPI Reforma Investimento PPR Fundos PPR BPI Gestão de Activos 402 376 091 €
CA Rendimento Obrigações Taxa Indexada Euro CA Gest 387 603 001 €

Santander MultiObrigações Obrigações Taxa Indexada Euro Santander Asset Management 368 977 616 €
BPI Liquidez Curto Prazo Euro BPI Gestão de Activos 356 100 532 €
Fundo de Gestão Passiva FIA de Obrigações Banif Gestão de Activos 332 707 080 €
BPI Monetário Curto Prazo FIA Monetário Curto Prazo BPI Gestão de Activos 323 803 866 €
Caixagest Imobiliário Internacional Outros FIA Caixagest 257 585 365 €
Millennium Extra Tesouraria III FIA Curto Prazo Millennium Gestão de Activos 254 802 785 €
BPI Reforma Segura PPR Fundos PPR BPI Gestão de Activos 249 472 199 €
Caixagest Obrigações Obrigações Taxa Indexada Euro Caixagest 229 754 315 €
Santander Select Defensivo Multi-Activo Defensivo Santander Asset Management 212 803 037 €
Santander Global Fundo Flexível Santander Asset Management 183 282 828 €
Caixagest Seleção Global Multi-Activo Defensivo Caixagest 182 709 392 €
NB Liquidez FIA Curto Prazo GNB Gestão de Ativos 177 542 379 €
Millennium Euro Taxa Variável Obrigações Taxa Indexada Euro Millennium Gestão de Activos 166 857 099 €
Santander MultiTesouraria Curto Prazo Euro Santander Asset Management 134 277 563 €
Caixagest Estratégia Equilibrada Multi-Activo Defensivo Caixagest 132 105 685 €
Caixagest Private Equity Outros FIA Caixagest 126 527 946 €
NB Tesouraria Ativa Curto Prazo Euro GNB Gestão de Ativos 125 143 547 €
Santander Acções Portugal Ações Nacionais Santander Asset Management 119 990 392 €
Santander Poupança Futura FPR Fundos PPR Santander Asset Management 118 406 636 €
Caixagest Ações Líderes Globais Ações Internacionais Caixagest 112 832 626 €
BPI Reforma Acções PPR Fundos PPR BPI Gestão de Activos 110 717 061 €
Santander Select Moderado Multi-Activo Defensivo Santander Asset Management 109 939 654 €
Millennium Prestige Moderado Multi-Activo Equilibrado Millennium Gestão de Activos 109 716 480 €
Caixagest Acções EUA Ações América do Norte Caixagest 104 810 377 €
BPI Euro Taxa Fixa Obrigações Euro BPI Gestão de Activos 104 034 746 €

Fonte: APFIPP no final de março

por Bucks » 23/4/2015 21:07

DMP Escreveu:Rick, que tens a dizer sobre o Pictet-Generics e a alteração na política do fundo? Também vai ter que ir embora do nosso combo saúde com muita pena minha.

Há uns tempos deixaste no ar a possibilidade de o BSF European Opportunities Extn E2 ficar aberto, algum desenvolvimento sobre esta matéria?

Um abraço.

Ainda estive para entrar nesse, mas como tenho o Montepio Euro Health Care...
E tenho Pictet Timber! O melhor Pictet, pelo menos em desempenho e análise, sempre certinho...
:lol: :D

por Bucks » 23/4/2015 19:42

OS NEGÓCIOS DA PIONEER NOS ESTADOS UNIDOS NÃO SERÃO INCLUÍDOS NA NOVA ENTIDADE
Santander Asset Management e Pioneer fundem-se: a gestora global manterá o nome da Pioneer Investments
Juan Alcaraz será o CEO e Giordano Lombardo o diretor de investimentos. A entidade resultante terá 353.000 milhões de euros em ativos sob gestão.

O Banco Santander e os seus sócios Warburg Pincus e General Atlantic chegaram a um acordo de exclusividade e de princípios, sujeito à assinatura de um acordo definitivo, para a fundir a Santander Asset Management e a Pioneer Investments, e desta forma criar uma gestora de ativos líder na Europa e na América Latina. A empresa resultante, com aproximadamente 353.000 milhões de euros em ativos sob gestão no final de 2014, chamar-se-á Pioneer Investments.

Juan Alcaraz, atual CEO da Santander Asset Management, será o CEO da nova entidade, enquanto que Giordano Lombardo, atual CEO e diretor de Investimentos da Pioneer Investments, será o diretor de Investimentos da empresa resultante.

A empresa resultante terá uma maior diversificação tanto em mercados maduros como de alto crescimento em termos de produto, como também ao nível da base de clientes e canais de distribuição.

“A nova empresa terá uma capacidade de crescimento e rentabilidade maiores, um enfoque estratégico renovado e uma estratégia de crescimento sólido, criando uma empresa com um desempenho forte”, que teve entradas líquidas totais de 43.000 milhões de euros em 2013 e 2014.

“O acordo entre as gestoras beneficiará os clientes, já que resultará numa oferta de produtos e serviços mais ampla e de maior valor acrescentado”, defendem ambas as partes. Para além disso, os acordos de distribuição a longo prazo com o Santander e com o UniCredit supõem uma capacidade de distribuição no retalho sem precedentes na Europa e na América Latina e irão estar em consonância com a grande capacidade de distribuição institucional e de terceiros da entidade resultante. A estes factores junta-se o potencial de gerar sinergias importantes por via da venda cruzada de produtos complementares.

O acordo prelimiar dará lugar à criação de uma holding denominada de Pioneer Investments, que terá o controlo do negócio da Pioneer nos Estados Unidos, e a integração dos negócios da Pioneer e SAM fora dos Estados Unidos. A UniCredit e as empresas de private equity serão cada uma donas de 50% da holding, que por sua vez possuirá 100% da Pioneer US e 66,7% da integração dos negócios da Pioneer e SAM fora dos EUA, enquanto que o Santander será proprietário direto da participação restante de 33,3%. A nova empresa continuará a funcionar como uma gestora global, liderada por uma única equipa de gestão global, dedicada a satisfazer as necessidades dos nossos clientes a nível mundial.

A operação supõe uma valorização do Santander Asset Management de 2.600 milhões de euros (incluindo a sua participação de 49,5% no Allfunds Bank) e Pioneer Investments em 2.750 milhões de euros. Warburg Pincus e General Atlantic farão um investimento de capital adicional na empresa como parte da transação. Esta operação não terá impacto material no capital do Grupo Santander. Depois de assinado o acordo de princípios, as partes trabalharão conjuntamente para assinar um acordo definitivo e vinculativo, que estará sujeito às autorizações regulatórias e societárias correspondentes.

FundsPeople

por DMP » 23/4/2015 18:28

Rick, que tens a dizer sobre o Pictet-Generics e a alteração na política do fundo? Também vai ter que ir embora do nosso combo saúde com muita pena minha.

Há uns tempos deixaste no ar a possibilidade de o BSF European Opportunities Extn E2 ficar aberto, algum desenvolvimento sobre esta matéria?

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

por DMP » 23/4/2015 18:23

:arrow: GS India Equity E
50,34%
Data Entrada : 16-06-2014

:arrow: Threadneedle China Opp Ret Net EUR
29,39%
Data Entrada : 12-02-2015

Vou saltar fora na China, 30% em pouco mais que 2 meses, estou satisfeito.

A Índia também está a perder gás, acho que também está na altura de dar de frosques.

Um abraço.
Editado pela última vez por DMP em 23/4/2015 18:29, num total de 1 vez.

Registado: 22/3/2014 13:47

por w00zy » 23/4/2015 17:52

2000 a 2003 e 2008 deu para fazer dinheiro. Na próxima crise só vai ser possível fazer dinheiro a shortar

Registado: 28/4/2014 12:59

por VirtuaGod » 23/4/2015 11:40

ruicarlov Escreveu:Ah, foi? Sinceramente falta-me um bocado de dados antes de 2003. Sempre que tento fazer backtests a uma carteira esbarro-me com falta de dados em ETFs. O TLT só começou em 2002, logo não consegui simular nada anterior a isso.

Fonte: Simba's backtesting spreadsheet - Bogleheads
Anexos
Bond Market Returns in 2000-2002.PNG
Bond Market Returns in 2000-2002.PNG (3.33 KiB) Visualizado 8504 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por ruicarlov » 23/4/2015 10:25

VirtuaGod Escreveu:Pessoalmente, pós II Guerra Mundial, só tenho mesmo receio de um 1987. O resto são correcções de meninos... :wink: E mesmo a Grande Depressão só pela duração se torna complicada :-$ Como 2008 se poderia ter tornado complicada se só em 2030 o S&P fizesse novos máximos nominais (já nem falo ajustados à inflação).

Lembra-te que de 2000 a 2003 as acções corrigiram mas as obrigações renderam cerca de 7% ao ano.

Ah, foi? Sinceramente falta-me um bocado de dados antes de 2003. Sempre que tento fazer backtests a uma carteira esbarro-me com falta de dados em ETFs. O TLT só começou em 2002, logo não consegui simular nada anterior a isso.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Bucks » 23/4/2015 8:25

VirtuaGod Escreveu:
Daemoon Escreveu:Palavra de ordem: VENDER TUDO JÁ, e meter o capital todo no Montepio :oh: :oh: :oh:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

@jopsilveira É natural. O Ser humano tende a ser negativo por natureza. Há muitos mais cliques nas notícias negativas (na net) e muita mais audiência na TV a notícias negativas. Quando foi a última vez que viste uma notícia positiva a abrir um telejornal?

Já viste que as coisas nem precisam descer para o pessoal querer vender? Basta que veja notícias "más" etc etc. Eu por mais que estude ainda não entendi pk todos os nossos instintos são os opostos aos que devemos ter para ganhar $ nos mercados.

Mas a "Wall of Worry" já é bem mais velha que eu.

Imagem

P.S. E este gráfico já está desatualizado. Neste momento o S&P já subiu bem mais e podem por aí Eurozone Sovereign crisis em 2011, Taper Tantrum em 2013, FED Rate Hike Fears em 2015 e mesmo assim o gráfico acabaria bem perto dos 10.000 usd :twisted:

Concordo plenamente. Aliás, não sei se lembram, em Dezembro também houve correcção forte e no entanto este bull a que assistimos. Se fosse vender sempre que falam em más noticias, já não tinha carteira... :oh:

por VirtuaGod » 23/4/2015 2:16

Daemoon Escreveu:Palavra de ordem: VENDER TUDO JÁ, e meter o capital todo no Montepio :oh: :oh: :oh:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

@jopsilveira É natural. O Ser humano tende a ser negativo por natureza. Há muitos mais cliques nas notícias negativas (na net) e muita mais audiência na TV a notícias negativas. Quando foi a última vez que viste uma notícia positiva a abrir um telejornal?

Já viste que as coisas nem precisam descer para o pessoal querer vender? Basta que veja notícias "más" etc etc. Eu por mais que estude ainda não entendi pk todos os nossos instintos são os opostos aos que devemos ter para ganhar $ nos mercados.

Mas a "Wall of Worry" já é bem mais velha que eu.

Imagem

P.S. E este gráfico já está desatualizado. Neste momento o S&P já subiu bem mais e podem por aí Eurozone Sovereign crisis em 2011, Taper Tantrum em 2013, FED Rate Hike Fears em 2015 e mesmo assim o gráfico acabaria bem perto dos 10.000 usd :twisted:

por Daemoon » 22/4/2015 23:28

Palavra de ordem: VENDER TUDO JÁ, e meter o capital todo no Montepio :oh: :oh: :oh:

Registado: 14/2/2009 14:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cisne3, macau5m e 29 visitantes