Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por LTCM » 21/4/2015 14:06

VirtuaGod Escreveu:Tenho de escrever um livro chamado "How I Learned to Stop Worrying and [Started to] Love Volatility"

Ou então um filme 8-)
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por O Alquimista » 21/4/2015 13:53

VirtuaGod Escreveu:
P.S.Entre Outubro 2014 e hoje a carteira "benchmark" defensiva que uso no meu tópico já subiu uns 10%!! Outros utilizadores certamente ganharam ainda mais. Tenho de escrever um livro chamado "How I Learned to Stop Worrying and [Started to] Love Volatility"

Volatilidade é o termo técnico para medo e ganância. Essa carteira não é de income, mas de upward.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por chico_laranja » 21/4/2015 12:46

visitanteO1 Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Daqui a pouco estão a falar em SPSS e Matlab :mrgreen:

A paciência é uma virtude :pray:

Tens é que mudar de PC que esse já está curto.

Precisas de algo como o que trabalho: hexacore com overclock ao máximo, 64G RAM, HSS e mesmo assim compilações demoram no mínimo 1h e o normal é entre 3 e 6h.

Mas é um mundo diferente como já falei por aqui.

chico_laranja

qual é a tua área? com uma maquina dessas parece interessante :clap:

aqui não é uma questão de paciência, é mais de melhoria do método de calculo. quando a rapaziada das linguagens "avançadas" se chegar a frente, poderemos ter uma ferramenta acessível a todos - fácil manuseio - que uma folha de excel poderá não ser.

cálculos em que a maquina ficava a "computar" a noite toda, também já passei por isso... outros tempos, na mesma época em que o mesmo problema (e programação) corridos na mesma versão do matlab, mas em computadores com processadores diferentes, davam resultados diferentes.... mas isso o excel também, se puxarmos um pouco mais por ele.

FPGAs - Microelectrónica reconfigurável.

Estou nas telecomunicações mas as FPGAs também são usadas neste mundo das finanças e são o core do HFT.
Algo como isto:
http://www.eetimes.com/author.asp?secti ... id=1323278

A grande dificuldade não é o chip em si mas os algoritmos e a implementação dos mesmos em máquinas finitas.

O tempo de ligação à correctora é neste momento o "bottleneck" e não as FPGAs pelo que o HFT tem ainda pernas para andar nas FPGAs.

Por serem o ponto de estrangulamento é que se fazem investimentos gigantescos como estes nas fibras ópticas de transporte:
http://www.telegraph.co.uk/technology/n ... conds.html
http://qz.com/319566/how-financiers-fig ... en-wastes/

:wink:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por VirtuaGod » 21/4/2015 12:32

x0106559 Escreveu:

algum comentário? já alguém começou a vender para dormir mais descansado? :-k

Preferia nem investir se de cada vez que lê-se algo do género me levasse a vender os fundos... Até porque a notícia tem uns meses e está lá estampada há imenso tempo.

LOLOLOL o site repete a notícia mas com datas diferentes:

Versão que eu conheço:

:arrow: Warning: Stocks Will Collapse by 50% Friday, 03 Oct 2014 12:01 PM

Versão postada:

:arrow: Warning: Stocks Will Collapse by 50% Monday, 20 Apr 2015 07:21 AM

Estes sites que só procuram cliques são o cancro do mundo noticioso (independentemente se são da área financeira ou não)

P.S.Entre Outubro 2014 e hoje a carteira "benchmark" defensiva que uso no meu tópico já subiu uns 10%!! Outros utilizadores certamente ganharam ainda mais. Tenho de escrever um livro chamado "How I Learned to Stop Worrying and [Started to] Love Volatility"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por x0106559 » 21/4/2015 10:16

algum comentário? já alguém começou a vender para dormir mais descansado? :-k

Registado: 14/10/2006 21:40

Re: Risk Management

por O Alquimista » 21/4/2015 0:41

Rick Lusitano (New) Escreveu:Algumas "regras" para a gestão de risco, nos investimentos:

David Fabian/Seeking Alpha Escreveu:The following are some thoughts on managing risk in your portfolio:

1. Never fall in love with any investment.

2. Review your stock mix in the context of your risk tolerance.

3. Review your portfolio's sensitivity to interest rates.

4. Consider implementing stop losses to define your downside risk.

5. Use cash as a short-term safe haven.

Fonte: David Fabian/Seeking Alpha - Refreshing Your Risk Management Approach (Apr. 16, 2015 3:02 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/3075926-refreshing-your-risk-management-approach

Para quem se quer preocupar com a questão:
http://www.marketwatch.com/story/jeff-g ... beforebell
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Rick Lusitano » 20/4/2015 22:46

E por hoje, c'est fini. Amanhã, há mais. Eu vou ver o Arrow e os piratas (não é uma serie/documentário sobre a política Portuguesa, é as "Velas Negras"). :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

Risk Management

por Rick Lusitano » 20/4/2015 22:43

Algumas "regras" para a gestão de risco, nos investimentos:

David Fabian/Seeking Alpha Escreveu:The following are some thoughts on managing risk in your portfolio:

1. Never fall in love with any investment.

2. Review your stock mix in the context of your risk tolerance.

3. Review your portfolio's sensitivity to interest rates.

4. Consider implementing stop losses to define your downside risk.

5. Use cash as a short-term safe haven.

Fonte: David Fabian/Seeking Alpha - Refreshing Your Risk Management Approach (Apr. 16, 2015 3:02 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/3075926-refreshing-your-risk-management-approach
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 20/4/2015 22:35

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Well said, old chap. :clap:

What the hell? :shock:

(É meu login anterior, pelo vistos, ressuscitou. Nasceu hoje como se fosse uma Fénix.)

e foste tu que escreveste ou foi um qualquer fantasma? :mrgreen: :mrgreen:

Fui eu, enganei-me a me logar. Logei-me com o meu mail anterior, da minha 1ª conta, que na migração do fórum para a Cofina, tinha ficado bloqueado.

por VirtuaGod » 20/4/2015 21:44

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Quanto à questão do Gervásio\Ghorez\dozens não respondo. O tópico nas últimas páginas está excelente e não quero conspurcar isto.

(É meu login anterior, pelo vistos, ressuscitou. Nasceu hoje como se fosse uma Fénix.)

e foste tu que escreveste ou foi um qualquer fantasma? :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por caralmeida030267 » 20/4/2015 21:39

Artista Romeno Escreveu:só tenho a dizer o seguinte muitos parabens, nos meus tempos de universidade fiz a cadeira e meti o vba na parteleira sem ter nunca percebido o potencial da coisa, gozando mesmo com ela, mas tenho que reconhecer sem duvida o bom trabalho feito,

Artista,

Em termos profissionais estamos muitas vezes limitados à utilização de software específico, e o office foi sempre o pacote escolhido pela empresa onde trabalho, e sempre ligado a todas os outros sites do grupo.
Não tive a felicidade de aprender VBA na faculdade, inclusive ainda nem existia o office. A minha área profissional também é outra e nesse tempo os pc's e afins ainda eram quase uma miragem.
Mas como autodidata que sou, aprendi muito nestes anos todos, e especialmente aprendi bastante sobre o VBA aplicado ao excel e ao access, e estas têm sido duas das maiores ferramentas que tenho usado em termos profissionais.
E posso dizer-te que foi investimento que valeu a pena, a todos os níveis. Se souberes usar o VBA convenientemente, podes fazer "maravilhas".
Para teres uma ideia, cheguei a trocar impressões com um MVP em excel dos EUA há 5 ou 6 anos atrás, que tinha inclusive desenvolvido jogos, que achei "assombrosos", em ambiente excel. Na altura achei que era impossível, mas vi e testei-os e de facto ele conseguiu.

Registado: 10/7/2014 21:32

Mensagens privadas (MP)

por Rick Lusitano » 20/4/2015 21:32

A todos os que mandaram durante o último mês, mensagens privadas (MP), ainda não respondi, por falta de tempo. (Tempo é dinheiro)

Tentarei responder o mais breve possível.

por Bucks » 20/4/2015 21:30

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

Brasil

por Rick Lusitano » 20/4/2015 21:27

Seeking Alpha Escreveu:
SA MC 2015-04-16 03,54 ET.gif
SA MC 2015-04-16 03,54 ET.gif (12.69 KiB) Visualizado 8463 vezes

Fonte: Seeking Alpha - Brazil sees contraction for 2015 (Apr 16 2015, 03:54 ET)
http://seekingalpha.com/news/2429206-brazil-sees-contraction-for-2015

QE BCE

por Rick Lusitano » 20/4/2015 21:22

Seeking Alpha Escreveu:
SA MC 2015-03-30 10,59 ET.gif
SA MC 2015-03-30 10,59 ET.gif (23.58 KiB) Visualizado 8468 vezes

Fonte: Seeking Alpha - ECB could run out of bonds to buy (Mar 30 2015, 10:59 ET)
http://seekingalpha.com/news/2398866-ecb-could-run-out-of-bonds-to-buy

Mudanças nos FI

por Rick Lusitano » 20/4/2015 21:16

Mirabaud - Equities Spain :arrow: Saída de gestor (Antonio Hormigos que abandona a firma)

Este fundo era gerido por 2 gestores, tendo um deles, saído da empresa.

Fonte: Mirabaud AM - Mirabaud Asset Management anuncia el nombramiento de Gemma Hurtado como gestora principal de fondos para todas las actividades de renta variable española (31.03.15)
http://www.mirabaud-am.com/es/comunicacion/comunicados-de-prensa/detail/article/1427817380-mirabaud-asset-management-anuncia-el-nombramiento-de-gemma-hurtado-como-gestora-principal-de-fondos-para-todas-las-actividades-de-renta-variable-espanola/

MFS Meridian European Value :arrow: Fecho parcial de fundo (aberto apenas para os investidores e intermediários financeiros actuais)

MFS Escreveu:
MFS EV.gif
MFS EV.gif (57.36 KiB) Visualizado 8485 vezes

Fonte: MFS MERIDIAN® FUNDS - PROSPECTUS (20 April 2015) (pag. 59 do PDF)
https://www.mfs.com/wps/FileServerServlet?servletCommand=serveUnprotectedFileAsset&fileAssetPath=/files/documents/products/complete_prospectus/sicav_uk_cpro.pdf

por Artista Romeno » 20/4/2015 20:59

visitanteO1 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:50% MFS Global Equity LU0094560744
50% Pimco Global Bond IE00B11XZ103

aqui fica uma simulação, com uma entrada a 01/01/2010 e sem reforços/rebalanceamento - sem dados de 2015

só tenho a dizer o seguinte muitos parabens, nos meus tempos de universidade fiz a cadeira e meti o vba na parteleira sem ter nunca percebido o potencial da coisa, gozando mesmo com ela, mas tenho que reconhecer sem duvida o bom trabalho feito, na china cheira a bolha, nas obrigações euro não cheira é mesmo deixem o QE acabar e vão ver o santander ja começou a informar os clientes dos fundos monetários sim dos verdadeiros fundos desse tipo não dos es liquidezes deste mundo, que era melhor resgatarem senão ficavam com rentabilidade negativa :-k

p.s um software que é mesmo uma treta é o tsp....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Rick Lusitano » 20/4/2015 20:52

Rick Lusitano Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Quanto à questão do Gervásio\Ghorez\dozens não respondo. O tópico nas últimas páginas está excelente e não quero conspurcar isto.

por Rick Lusitano IIII » 20/4/2015 20:49

Registado: 20/4/2015 18:21

por visitanteO1 » 20/4/2015 20:03

Precisas de algo como o que trabalho: hexacore com overclock ao máximo, 64G RAM, HSS e mesmo assim compilações demoram no mínimo 1h e o normal é entre 3 e 6h.

chico_laranja

qual é a tua área? com uma maquina dessas parece interessante :clap:

aqui não é uma questão de paciência, é mais de melhoria do método de calculo. quando a rapaziada das linguagens "avançadas" se chegar a frente, poderemos ter uma ferramenta acessível a todos - fácil manuseio - que uma folha de excel poderá não ser.

cálculos em que a maquina ficava a "computar" a noite toda, também já passei por isso... outros tempos, na mesma época em que o mesmo problema (e programação) corridos na mesma versão do matlab, mas em computadores com processadores diferentes, davam resultados diferentes.... mas isso o excel também, se puxarmos um pouco mais por ele.

Registado: 21/10/2013 21:14

por VirtuaGod » 20/4/2015 17:07

SPSS não é bom para séries temporais. Já Matlab é o topo ::Drooling Smiley:: Isso acho que não chego lá em versão autodidacta :| Mas R ou Python são programas Open-Source com linguagem já bastante avançada e óptimos para começar a aprender a programar qualquer coisita :mrgreen: O facto de se encontrar inúmeros livros para a área financeira em qualquer das linguagens ajuda:

R

:arrow: An Introduction to Analysis of Financial Data with R
:arrow: Quantitative Trading with R: Understanding Mathematical and Computational Tools from a Quant's Perspective
:arrow: Introductory Time Series with R (Use R!)

por caralmeida030267 » 20/4/2015 15:57

visitanteO1 Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Por curiosidade, estás a recorrer ao VBA para obter os gráficos ou constróis tudo diretamente na folha do excel?

esta tudo construído directamente numa folha para poder validar o método - utilizo o VBA para cálculo dos pesos das carteiras e para alguns outros cálculos.

Ainda necessita de melhorar alguns detalhes, porque está um pouco lenta a recalcular tudo. Com carteiras de vários fundos e históricos longos, pode demorar alguns 10 minutos a calcular tudo :wall:

Carlos

Trabalhas em Avanca na N***** ou no parque industrial de Estarreja na D**? Há outras hipóteses mas a maior parte é industrial e não consumo pelo que estou mais inclinado para a primeira.

Chico,

É mais pró lado de Cacia, na ?****

Abraço

Registado: 10/7/2014 21:32

por chico_laranja » 20/4/2015 10:26

Daqui a pouco estão a falar em SPSS e Matlab :mrgreen:

visitanteO1 Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Por curiosidade, estás a recorrer ao VBA para obter os gráficos ou constróis tudo diretamente na folha do excel?

esta tudo construído directamente numa folha para poder validar o método - utilizo o VBA para cálculo dos pesos das carteiras e para alguns outros cálculos.

Ainda necessita de melhorar alguns detalhes, porque está um pouco lenta a recalcular tudo. Com carteiras de vários fundos e históricos longos, pode demorar alguns 10 minutos a calcular tudo :wall:

Carlos

Trabalhas em Avanca na N***** ou no parque industrial de Estarreja na D**? Há outras hipóteses mas a maior parte é industrial e não consumo pelo que estou mais inclinado para a primeira.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Bucks » 19/4/2015 19:27

CHINA EM ABRANDAMENTO

DATA DA PUBLICAÇÃO: 16ABR2015

No primeiro trimestre de 2015, prosseguiu a desaceleração da economia chinesa. O crescimento homólogo foi de 7,0% (contra 7,3% no trimestre anterior).

Apesar dos estímulos das autoridades de Pequim, o ritmo de crescimento foi o mais baixo em seis anos. Mas não é uma surpresa. Os indicadores da atividade no setor industrial, o consumo de energia e as exportações apontam para uma forte desaceleração da China.
A mudança de modelo pesa necessariamente sobre o dinamismo da economia e o objetivo de crescimento para 2015 foi reduzido para 7%. Mas a China vai permanecer no caminho definido por Pequim. O dinamismo do mercado interno ainda é insuficiente para ser o motor do crescimento, mas o aumento homólogo de 10,2% nas vendas a retalho está longe de ser desprezível.
E Pequim não pode regressar a um passado orientado para as exportações. Por um lado, os salários chineses estão a subir mais rápido do que os dos seus principais concorrentes. Por outro, a apreciação do iuane afeta inevitavelmente a competitividade dos produtos do país.
Tendo em conta, a recente evolução da economia e da moeda, a bolsa chinesa vai continuar sob pressão em 2015. No entanto, dado que o potencial da economia é, apesar dos desafios, muito elevado, os fundos de ações chinesas irão continuar a fazer parte das nossas carteiras.

Proteste Investe

por Bucks » 18/4/2015 23:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Esquinas3, Pmart 1 e 37 visitantes