Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por O Alquimista » 10/4/2015 16:08

Para uma explicação dos perigos do investimento em obrigações via fundos ou etf ou directamente:
Your bond funds will do this when interest rates rise
http://www.marketwatch.com/story/your-b ... -10?page=2

A market-value drop of 11% might seem pretty scary, but if you don’t sell your $10,000 bond, you will lose nothing, as you continue to enjoy your $400 in annual income, and you will get all your cash back when the bond matures. So in that case, the decline in market value doesn’t make any difference.

Why not buy shares in a bond fund? They certainly are popular, with investments in open-ended bond funds totaling $3.3 trillion, according to FactSet. A bond fund is a simple way to invest for current income, without worrying about making individual picks and with the advantage of diversification. But the problem is that the mutual funds have fluctuating share prices. If you hold shares in a bond fund, you don’t have the choice of holding your investment until maturity, to avoid a market-value loss, as you do when holding an individual bond. You are riding the market values up and down each day, and if you get slammed in a rising-rate environment, there’s no guarantee that you will ever make up your capital losses when interest rates eventually begin to decline again.

Isto, além de outras coisas, deve ser explicado aos investidores. Nem tudo o que reluz é ouro.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Hugo Leandro M. Coelho » 10/4/2015 14:23

w00zy Escreveu:
hugoleandro.coelho Escreveu:
hugoleandro.coelho Escreveu:Boa Noite!
Tenho 5k disponiveis para aplicar a M/L prazo, qual a vossa opinião sobre como aplicar na minha carteira?
obg
cptos

E.S. Rendimento Plus FIA - 12,49%
E.S. Obrigações Europa - 8,28%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - 8,30%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 10,45%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc - 6,08%
Invesco Pan Eurp Structured Eq E - 4,76%
Franklin European Growth N Acc - 5,39%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - 3,70%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - 5,31%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - 4,28%
M&G Global Dividend EUR A - 4,56%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - 3,94%
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - 4%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R - 4,09%
Santander Ações Portugal - 5,41%
Ubs Infrasctuture - 4,30%
DWS Biotech - 3,93%
Nordea Eur Cr Cred - 0,74%

Que acham de em vez de fazer um rebalanceamento, efectuar um resgate total e reestruturar a carteira?
Teria era de pagar imposto sobre as mais valias em 2016, neste momento tenho +/- 3.5k, quanto iria pagar?

Até 1 de Julho, os fundos tugas, assinalados a vermelho, não pagam IRS.
Regata-os antes dessa data e volta a subscrever os mesmos fundos ou outros que queiras investir.

Antes de qualquer resgate, eu gosto de ter um plano/destino para o dinheiro. Nos dias de hoje, ter dinheiro fora dos mercados, é um crime.

Até dia 1 junho, ainda dá para ver se valoriza e lucro alguns €, ainda me aparece com a cotação do dia 7 negativo, -1.40%....

Registado: 26/11/2014 16:45

por w00zy » 10/4/2015 12:47

hugoleandro.coelho Escreveu:
Tenho 5k disponiveis para aplicar a M/L prazo, qual a vossa opinião sobre como aplicar na minha carteira?
obg
cptos

DWS Biotech - 3,93%

Que acham de em vez de fazer um rebalanceamento, efectuar um resgate total e reestruturar a carteira?
Teria era de pagar imposto sobre as mais valias em 2016, neste momento tenho +/- 3.5k, quanto iria pagar?

Até 1 de Julho, os fundos tugas, assinalados a vermelho, não pagam IRS.
Regata-os antes dessa data e volta a subscrever os mesmos fundos ou outros que queiras investir.

Antes de qualquer resgate, eu gosto de ter um plano/destino para o dinheiro. Nos dias de hoje, ter dinheiro fora dos mercados, é um crime.

Registado: 28/4/2014 12:59

por chico_laranja » 10/4/2015 11:06

stifler2014 Escreveu:Boas,

há cerca de um mês comprei o meu 1º ETF (negoceio apenas em acções PT e USA e tenho um fundo popular total 50), andei aqui a ler e escolhi este:

iShares Core MSCI Emerging Mkts IMI UCITS ETF

amanhã faz um mês que entrei neste ETF e já subiu quase 10%!!!
como tenho lido que devia diversificar a carteira de ETF´s e como não percebo muito de ETF´s gostava que me aconselhassem outro(s)

Obrigado

Stifler

O que menos interessa é o instrumento usado (ETF ou FI). No fundo um ETF é o mesmo que uma acção, tem o mesmo tipo de mecanismos, mas o activo subjacente não é uma empresa mas sim um cabaz de activos que tentam seguir ao máximo o Índice que referem.

O que precisas de fazer antes mesmo de começar a meter a carne no grelhador é estruturar a carteira e estudar um pouco.

O que queres ao nível de retorno? O que aceitas ao nível de volatilidade? Qual o máximo de perdas que aceitas? Qual é o tempo que darás à carteira? Que tipo de investidor és neste caso (trader és pois mexes em acções)?

Isso indicará muito do que farás.

Se for uma carteira de médio longo prazo equilibrada (aceitar uns 20-25% de perdas em cenários tipo 2008 e cum um rendimento médio de 7% brutos) terás algo como 60-40 entre obrigações e acções.

Agora podes ir pelo lazy mais lazy, face a repetição, em que colocas basicamente num ETF acções globais 40% do dinheiro e o resto num ETF de Obrigações.

Se procurares por Lazy Portfólio não te faltarão exemplos de carteiras modelo muito estudadas. Podes começar por aqui: http://assetbuilder.com/lazy_portfolios ... /margarita

Tens vários portfólios diferentes, seus constituintes, dados sobre retornos e volatilidade etc.....

Convém ter noção que a 5 anos os números poderão ser enganadores. Principalmente o mercado americano está há 5 anos em bull sem nenhum abanão digno de registo pelo que os números poderão ser mais bonitos que a realidade mas nada que uns testes a outros prazos não resolva. Se apanhares (estudo a 7 anos por exemplo) verás esses números bem diferentes mas talvez mais realistas pois embora 2008 não se deverá repetir brevemente algo mais brando poderá chegar a qualquer momento.

Estuda um pouco, clarifica as ideias e depois coloca as dúvidas que a malta responde :twisted:

Bom fim de semana e bons investimentos (e como és trader, bons trades).
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Hugo Leandro M. Coelho » 10/4/2015 9:18

Bom dia!
Obrigados pelos comentários.
Vou então optar pelo rebalanceamento, como aconselhado pelo forista VG, que deverá ser a melhor opção.
Obg Guernica
w00zy , tuga, só tenho o santander ações, que só agora está positivo.
obrigados

por guernica » 10/4/2015 0:16

Sem dúvida que os cavalos certos, actualmente, estão em HY e EMD.
Bingo.

Registado: 17/6/2005 19:43

por w00zy » 10/4/2015 0:13

por LTCM » 10/4/2015 0:08

guernica Escreveu:
guernica Escreveu:Alguém sabe qual a receita da BlackRock para contornar os juros negativos ?

Pergunto isto pois está uma notícia com esta mensagem no Jornal de Negócios (na área "Mercados") mas sem que o conteúdo esteja acessível.
Cheira-me que deve ser uma daquelas notícias para Inglês ver.

Exacto.

HY e EMD.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por guernica » 10/4/2015 0:01

Se calhar a resposta é mesmo "Procurar juros positivos" o que não deixa de ser extraordinário dada a evidência da mesma.
Muito bem visto ... he he.

por guernica » 9/4/2015 23:52

guernica Escreveu:Alguém sabe qual a receita da BlackRock para contornar os juros negativos ?

Pergunto isto pois está uma notícia com esta mensagem no Jornal de Negócios (na área "Mercados") mas sem que o conteúdo esteja acessível.
Cheira-me que deve ser uma daquelas notícias para Inglês ver.

por O Alquimista » 9/4/2015 23:50

VirtuaGod Escreveu:

Colchão?

Procurar "juros positivos"?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por VirtuaGod » 9/4/2015 23:46

Colchão?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por w00zy » 9/4/2015 23:42

Sterling Futures?

por guernica » 9/4/2015 23:40

Alguém sabe qual a receita da BlackRock para contornar os juros negativos ?

por guernica » 9/4/2015 23:37

Agora é melhor deixar estar.
Bem ou mal a carteira está feita e agora é só aproveitar os lucros.
Quando verificares que o mercado está esticado demais aí sim resgata primeiro o que for acções (ou reduz posições) e aguarda para comprar mais barato os fundos da nova carteira.

por w00zy » 9/4/2015 23:28

Resgata os tugas

por VirtuaGod » 9/4/2015 23:12

hugoleandro.coelho Escreveu:quanto iria pagar?

28% do lucro. Não sou nem a favor nem contra um reset na carteira. Já aconselhei pessoas a fazer isso mas de facto é fiscalmente ineficiente!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Hugo Leandro M. Coelho » 9/4/2015 22:44

obg
cptos

DWS Biotech - 3,93%

por O Alquimista » 9/4/2015 22:27

This 4-fund combo wallops the S&P 500 index
http://www.marketwatch.com/story/this-4 ... =afterbell

Para quem quiser ir:
Live Appearance: ETF.com Conference this June in NYC
http://thereformedbroker.com/2015/04/08 ... ne-in-nyc/

Agora, deveras intrigante e mind provoking:
Average Returns, Rarer Than You Think

"The average investor realizes returns of about 3.7 percent. That’s far below any of the market returns discussed above. This underperformance occurs regardless of the investment vehicle, whether it's mutual funds, hedge funds or just plain old stocks. The reason investors tend to underperform is that they chase alpha (above-market returns) and fail, rather than aim for beta (market-matching returns) and succeed. None of this is a great mystery. (...)
Mais no link: http://www.bloombergview.com/articles/2 ... -you-think

Se os retornos médios são raros, o que dizer dos retornos superiores? Quem os conseguir deve mesmo ser principescamente remunerado...e ter um Skoda com motorista.

por Bucks » 9/4/2015 21:46

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe

Registado: 9/12/2013 13:12

por Rick Lusitano » 9/4/2015 21:44

Estou a adorar a dinâmica do tópico, vários participantes, várias opiniões, vários temas e tudo num ambiente salutar. E acima de tudo, não está centralizado numa só pessoa. O tópico, não é uma pessoa, é uma ideia, um projecto ou um canal de comunicação. Um local aonde se reunem, investidores, curiosos e espetadores. :clap:

(Ainda bem, que existem opiniões diferentes da minha. O contraditório ajuda-nos a crescer e a evoluir.)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Bucks » 9/4/2015 21:42

FUNDOS MAIS RESGATADOS EM MARÇO NAS PLATAFORMAS
Março foi o mês de “evitar especificidades” e realizar mais valias

Na lista de fundos estrangeiros mais resgatados nas três plataformas portuguesas podem “ler-se” vários motivos para que os investidores tenham abandonado certas estratégias.

Se ao nível dos fundos estrangeiros mais subscritos em março se pode apontar um claro interesse dos investidores por fundos de investimento que beneficiam do início das compras levadas a cabo pelo Banco Central Europeu, na “viagem contrária”, ou seja, no que diz respeito às estratégias mais resgatadas nas três plataformas nacionais, a “história” é mais difusa. Os investidores, no terceiro mês do ano, foram impulsionados por varias razões nas saídas que efetuaram.

No caso do Banco BiG, em março, “o padrão dos resgates de fundos de investimento parece indiciar um movimento de realização de mais-valias em alguns investimentos com exposição ao segmento accionista”, começa por explicar Isabel Soares, gestora de produto da entidade. A profissioal explica que “a generalidade dos outflows concentrou-se, de forma genérica, em alguns fundos mais direccionais e com exposição a áreas geográficas específicas”.

Rui Castro Pacheco, head of asset management do Banco Best, assinala que na entidade os resgates seguiram o mesmo rumo de momentes anteriores. “Continuámos a assistir ao mesmo fluxo dos meses anteriores, em que os volumes se concentraram em fundos de tesouraria e, em menor escala, em obrigações high yield”.

Também do ActivoBank, João Graça refere que “na vertente de resgates observamos resgates para concretização de mais-valias”. Destaca a “entrada no Top de resgates o fundo BGF UK com os anúncios de inflação zero no final de março e também do fundo Parvest Money Market USD que foi a forma encontrada por alguns clientes para investir no efeito cambial”

FundsPeople

por Bucks » 9/4/2015 20:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, navaldoc, nbms2012, paul_invest, PMP69 e 78 visitantes