Crise Grega
Re: O Warren Buffett não vê problema em que a Grécia saia do
Raposo Tavares Escreveu:Há dois fins-de-semana de quatro dias na Grécia neste mês de Abril. O primeiro é este, em que estamos e o segundo é o da próxima semana.
pelo q sei só há um fim de semana de 4 dias na grecia. E é o proximo (10 a 13 de Abril)
Alias é o unico fim de semana de 4 dias em 2015 na Grecia.
- Registado: 31/7/2014 8:10
Re: Crise Grega
Dr Tretas Escreveu:Artista Romeno Escreveu:
um default temporario tipo meio chantagem é eventualmente possivel como manobra de teoria dos jogos area de especialidade de varofaquis entre nao ver nada a europa pode jogar ceder se calhar é mesmo essa a jogada no entanto o risco é muito elevado porque a europa se tivesse cojo*es jogava corta apoio do bce aos bancos e ai era o default e a grecia nao podia recuar mais
Bom, como sabes o que interessa é o cash flow![]()
Se for positivo, a Grécia pode sobreviver ao default e permanecer no euro, embora com tremendas consequências negativas no curto prazo, e redistribuição imprevisível de riqueza (o sector financeiro seria certamente aniquilado, quem tem euros no colchão safava-se).
O free cash flow sem juros é de facto positivo dentro do quadro de austeridade atual

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
O Warren Buffett não vê problema em que a Grécia saia do €

O Warren Buffett não vê problema em que a Grécia saia do €. E até já o disse várias vezes. A última das quais (que eu tivesse dado por isso) há dois dias:
http://economia.elpais.com/economia/2015/04/01/actualidad/1427888920_620924.html
Há dois fins-de-semana de quatro dias na Grécia neste mês de Abril. O primeiro é este, em que estamos e o segundo é o da próxima semana. Uma medida como a saída do € deve ser feita com cuidado e com um mínimo de tempo. Há riscos diversos envolvidos dos quais o mais evidente é a fuga total dos depósitos dos bancos gregos.
Cá para mim, se a saída do € vier a suceder, será por estes dias.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
O Dracma vem aí?
A notícia de que toda a gente fala:
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11513341/Greece-draws-up-drachma-plans-prepares-to-miss-IMF-payment.html
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11513341/Greece-draws-up-drachma-plans-prepares-to-miss-IMF-payment.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
Artista Romeno Escreveu:
um default temporario tipo meio chantagem é eventualmente possivel como manobra de teoria dos jogos area de especialidade de varofaquis entre nao ver nada a europa pode jogar ceder se calhar é mesmo essa a jogada no entanto o risco é muito elevado porque a europa se tivesse cojo*es jogava corta apoio do bce aos bancos e ai era o default e a grecia nao podia recuar mais
Bom, como sabes o que interessa é o cash flow

Se for positivo, a Grécia pode sobreviver ao default e permanecer no euro, embora com tremendas consequências negativas no curto prazo, e redistribuição imprevisível de riqueza (o sector financeiro seria certamente aniquilado, quem tem euros no colchão safava-se).
Se, no próximo dia 9, a Grécia não pagar um determinado montante ao FMI, isso não será considerado, imediatamente, "default"; parece que só decorrido cerca de um mês sobre aquela data é que tal acontecerá se a falta de pagamento persistir.
Suponho que, se acontecesse, efetivamente, um "default", por parte da Grécia, o BCE estaria regulamentarmente impedido de continuar a conceder ao sistema financeiro grego crédito de emergência. Caso tal sucedesse, a Grécia colapsaria e seria uma espécie de "adeus" da Zona Euro à Grécia.
Suponho que, se acontecesse, efetivamente, um "default", por parte da Grécia, o BCE estaria regulamentarmente impedido de continuar a conceder ao sistema financeiro grego crédito de emergência. Caso tal sucedesse, a Grécia colapsaria e seria uma espécie de "adeus" da Zona Euro à Grécia.

Dr Tretas Escreveu:Volto a dizer que a saída do euro não me parece uma opção, os gregos não o desejam e não podem ser expulsos. Não percebo porque se fala tanto disso, é a imprensa anglo-saxónica com as suas tiradas eurófobas do costume. Nem o Syriza o irá decidir, não foi para isso que foram eleitos. Já um default, não me admirava nada.

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Volto a dizer que a saída do euro não me parece uma opção, os gregos não o desejam e não podem ser expulsos. Não percebo porque se fala tanto disso, é a imprensa anglo-saxónica com as suas tiradas eurófobas do costume. Nem o Syriza o irá decidir, não foi para isso que foram eleitos. Já um default, não me admirava nada.
richardj Escreveu:http://www.telegraph.co.uk/finance/econ ... yment.html
achei muito interessante o calendario que esta no final desse artigo.
dia 8 de Abril o Tsipras reune-se com o Putin.
dia 9 de Abril é o pagamento ao FMI.
10,11,12,13 estao os bancos fechados.
dia 14 tem que pagar 1,7mil milhoes ao povo grego.
ainda no dia 14 expiram obrigacoes no valor de 1,4mil milhoes.
ou seja, dia 14 teem que pagar 3,1 mil milhoes de euros.
será q vao se preparar para falhar o pagamento dos 500 milhoes de euros, depois pagam 1,7 mil milhoes em dracmas e falham o pagamento de 1,4mil milhoes em euros?
eu acho q ou até dia 9 há fumo branco ou entao a situacao é bastante negra.
mas continuo a acreditar q o Tsipras vai apresentar mais medidas, a questao é saber se os credores confiam nas medidas. e isto tudo numa semana é apertado, para quem já anda há meses sem ver uma solucao à vista.
o risco de um grexit é na minha opiniao bem presente. o calendario é perfeito para um grexit. isto se existir um calendario perfeito para tal coisa.
acho q vai ser uma semana interessante para acompanhar.
jccgold Escreveu:Criar um inquerito com 4 opcoes de como pode a coisa correr mal, e nem 1 opcao de que a coisa pode correr bem é mesmo wishfull thinking para a coisa correr mal.
E faltam la opcoes como Tsipras chega a acordo com Putin para um emprestimo, com a China, etc etc
Em minha opinião isso é que é um wishfull thinking, não só os russos estão tão apertados como os gregos, como os chineses não gostaram da brincadeira que o ministro grego fez quando dizia que estava em negociações com a china e depois foi desmentido pelo ministro dos negócios estrangeiros da china.
Mas como os forum são espaços abertos em que se pretende discutir as coisas, adicionei essas opções para não ferir ninguém. Existe sempre a opção outros, caso nenhum quadro se enquadre na perspectiva do forense.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Criar um inquerito com 4 opcoes de como pode a coisa correr mal, e nem 1 opcao de que a coisa pode correr bem é mesmo wishfull thinking para a coisa correr mal.
E faltam la opcoes como Tsipras chega a acordo com Putin para um emprestimo, com a China, etc etc
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
já agora, criei um inquérito sobre o que vai acontecer na grecia nos próximos tempos. Passei por lá e digam de vossa justiça!
viewtopic.php?f=3&t=84290
viewtopic.php?f=3&t=84290
DUNE 2
E estamos a chegar a uma situação extrema?
Bem sei que tipicamente o ouro serve mais como garantia real do que como bem transaccional. Mas a "reputação" dos gregos está pelo chão, não é ouro que lhes segura alguma coisa.
A grecia está com um problema nos cashflow brutal, todos as semanas tem dinheiro para pagar e não o tem, tem de fazer permanentemente empréstimos de curto prazo, 3 e 6 meses para ir fazendo rolar a pedra, mas cada vez a pedra é maior. Toda a gente sabe que este ritmo não vai poder continuar eternamente.
http://www.telegraph.co.uk/finance/econ ... yment.html
Os gregos não tem os 458 M para pagar dia 9 e tem salários e pensões para pagar dia 14.
Será que as bobines vão começar a trabalhar?
Bem sei que tipicamente o ouro serve mais como garantia real do que como bem transaccional. Mas a "reputação" dos gregos está pelo chão, não é ouro que lhes segura alguma coisa.
A grecia está com um problema nos cashflow brutal, todos as semanas tem dinheiro para pagar e não o tem, tem de fazer permanentemente empréstimos de curto prazo, 3 e 6 meses para ir fazendo rolar a pedra, mas cada vez a pedra é maior. Toda a gente sabe que este ritmo não vai poder continuar eternamente.
http://www.telegraph.co.uk/finance/econ ... yment.html
Os gregos não tem os 458 M para pagar dia 9 e tem salários e pensões para pagar dia 14.
Será que as bobines vão começar a trabalhar?
DUNE 2
A venda de ouro mesmo que possivel nao ajuda, porque o ouro serve como uma garantia, deixando de haver essa garantia nos cofres gregos o risco subia e os juros subiam ainda mais. Das poucas coisas que este governo do PSD fez bem foi pedir quase 15 mil milhoes euros a mais, 15 mil milhoes esses que pagam juros mas os credores vêm essa reserva de dinheiro como uma garantia e como tal ajudou a que os juros caíssem.
World debt clock:
- Registado: 11/11/2011 3:58
richardj Escreveu:os gregos não podem vender as reservas de ouro?
Isso sempre dava umas folgas.
O mundo das finanças é engraçado...! Se bem me lembro portugal em 2008/2009 estava / esta cheio de ouro, pediu ajuda externa mas no entanto não pôde vender o ouro que tinha. È um "mercado" engraçado pois não se pode vender quanto se quer mas no entanto existe mercado...! bom... no minimo curioso é falir mas ter a casa abastecida de ouro...

- Registado: 10/11/2011 10:05
richardj Escreveu:os gregos não podem vender as reservas de ouro?
Eu não o faria, isso é só em último recurso. Ou seja, depois do default, que é o penúltimo recurso. Vendo bem as coisas, o melhor era emitir mais dívida, comprar ouro, e depois, default. Isso é que era

A instabilidade gerada no mercado por um default faria valorizar as reservas de ouro.
os gregos não podem vender as reservas de ouro?
DUNE 2
Será que os gregos vão mesmo falhar o pagamento ao FMI? São só 450M€, uma pequena fracção do PIB grego, certamente apenas trocos face aos impostos em dívida pelos gregos que o Syriza vai recuperar... a qualquer momento... eles prometem que vão combater a evasão fiscal... 'tamos à espera... são coisas que levam o seu tempo, é natural

pvg80713 Escreveu:relativamente a dia 9 e à Páscoa Ortodoxa nos 4 dias seguintes... eu acho que pode ser um facto usado pelo Gov.Grego... não pagam a 9... deixam tudo em suspenso para ver como reage o povo... e na Segunda seguinte... eu acredito que eles paguem...
ou seja é mais um adiar com medição de forças....
tb pode ser um facto usado pela EU. Se nao pagam, entao saiem do euro e até podem cortar o financiamento no dia 9 à noite, limitar os levantamentos e como está tudo fechado durante 4 dias, deixar ver se o impacto inicial é absorvido mentalmente pela populacao e se na 3a o caos nao é tao grande, como poderia ser.
entretanto li que foi apresentado um documento com 26 páginas e varias medidas:
http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/508343-grecia-novo-pacote-duplica-receitas-mas-tambem-inclui-medidas-que-implicam-
Na parte das receitas, são elencadas e quantificadas mais de 20 medidas, sendo que uma das medidas com que as autoridades estimam conseguir mais receitas é a intensificação de auditorias às transferências bancárias e às entidades 'offshore' (entre 725 e 875 milhões de euros), seguindo-se o sistema de lotaria para os contribuintes que peçam fatura (no máximo 600 milhões de euros) e as iniciativas para aumentar as receitas (ate 450 milhões de euros).
sistema de lotaria como em Portugal?
no artigo ainda falam de mais algumas medidas.
vamos la ver o q acontece. eu acredito q as medidas do lado das receitas foram empoladas e q no papel valem X mas que na realidade vao valer muito menos e q a meta nao será atingida, mesmo sendo a estimativa bem acima da meta:
É ainda estimado terminar o ano com um excedente orçamental primário (sem juros da dívida) que pode atingir 3,9% do Produto Interno Bruto, acima da meta de 3% inscrita no programa de resgate.
mas gostava de estar enganado e q para bem dos gregos o Tsipras esteja certo e q tenham 3,9% de excedente e continuem no euro e a pagar as dividas.
jccgold Escreveu:marquesll Escreveu:Ainda há 2dias atrás escreveu mal dos EUA, hoje escreve bem... mudou o vento não foi?
Quando eu quiser perder o meu tempo vou à praia só ainda nao percebi se a incapacidade de perceber seja o que for é fingida ou se a coisa é mesmo crónica
o que é que isto tem que ver com Grécia ?
relativamente a dia 9 e à Páscoa Ortodoxa nos 4 dias seguintes... eu acho que pode ser um facto usado pelo Gov.Grego... não pagam a 9... deixam tudo em suspenso para ver como reage o povo... e na Segunda seguinte... eu acredito que eles paguem...
ou seja é mais um adiar com medição de forças....
- Registado: 19/4/2005 11:11
pvg80713 Escreveu:http://observador.pt/2015/04/01/grecia-ameaca-nao-pagar-divida-ao-fmi-a-horas/
mais um braço de ferro...
ora bem ameacam nao pagar a divida ao FMI que vence a 9 de Abril...
eu relembro q dia 10, 11, 12 e dia 13 de Abril os bancos gregos estao fechados devido à Pascoa ortodoxa.
eu nao percebo é porque sao estas ameacas. Eles se nao querem pagar (ou nao pagar a horas), entao nao paguem. Ninguem os obriga, mas depois tem q assumir as consequencias desse acto.
Agora todos estao à espera das medidas do governo grego e como já foi referido q nao seja só a dizer mas sim a fazer. Por isso em vez de perderem tempo com comunicados a fazer ameacas, deviam era tentar rapidamente implementar alguma medida que ajudasse a Grécia a comecar a sair do buraco e mostrasse vontade de resolver o grande problema que tem.
Mas cá estaremos no dia 9 de Abril para ver se pagam ou nao. Eu acredito q sao capazes de voltar mais uma vez atrás na palavra, mas vamos ver é se nao ficam a "jogar" sozinhos pq acredito q a paciencia para a EU e o FMI tem limites.
A opcao melhor para a EU era que a Grécia saia rapidamente do euro. Quanto mais dinheiro emprestarem, mais dinheiro vao perder. E dia 9 de Abril era um "bom" dia para isso acontecer. Provavelmente a melhor data de 2015...
- Registado: 19/4/2005 11:11
jccgold Escreveu:Leste na transversal Dr. Tretas. Esses dados são para os empregos mais afectados pela crise não para todos os empregos. Para todos os empregos tens por exemplo este grafico
E estes dados
http://www.tradingeconomics.com/united-states/wages
O poder compra em média nos Estados Unidos aumentou. Por cá com a carga do IRS nao fui ver mas imagino que o poder compra tenha caido 15% estes 4 anos. Não houvesse possibilidade de emigração em Portugal como nao ha nos Estados Unidos (emigram pra onde?) e em vez dos 20% reais de desemprego era somar os mais de 400 mil que emigraram e tínhamos 30%.
Saber quando imprimir moeda não tem nada de esquerda ou direita, tem a ver com competencia ou falta dela.
Ainda há 2dias atrás escreveu mal dos EUA, hoje escreve bem... mudou o vento não foi?
- Registado: 20/5/2014 15:38
jccgold Escreveu:marquesll Escreveu:És muito previsivel, sempre a debitar a mesma cassete ultrapassada, falaciosa e demagógica antidireita.
A minha pergunta foi muito simples e direta. Se o nosso governo, não é responsável por este crescimento económico, se td se deve ao petróleo, então pq é q a França, Itália e Grécia não saem da cepa torta, enquanto q Portugal, Espanha e Irlanda estão em franco crescimento económico?
Já te tinha dado tudo para chegares à resposta. Porque um país cujo PIB caiu mais tem mais facilidade em crescer. Se o PIB portugues de 2010 a 2014 desceu 6,5% e agora crescer 1,5% fica o saldo em -5%. Fantástico
Mete os olhinhos no defice de 10% que os Estados Unidos tinham em 2008 subiram o PIB à média de mais de 3% ao ano, desemprego em minimos e em 2014 défice 3% e ainda implantaram o ObamaCare de saude gratuita para todos. E aqui vamos bater todos palmas e saltar pq o saldo em 5 anos é de termos -5% do PIB, mais de 400 mil emigrantes e um desemprego real de 20% após essa emigração toda. Resultados fantabolásticos![]()
E notícias fresquinhas. E não é que por lá se quer mesmo combater a corrupção? "Grécia: 32 vão a julgamento por subornos na compra dos submarinos alemães"
http://www.newsingreece.com/kathimerini ... rine-deal/
É incrível como qd te sentes encurralado e sem argumentos, foges às perguntas, tentas baralhar tudo c dados inventados por ti e tentas o"chutar p canto".
Não teadianta de nada fujir, podes parar de inventar dados e de mentir. Não te esqueças, que tb já te apanhei aqui a mentir e a tentar ludibriar os outros, no assunto "autoeuropa".
É claro q o nosso PIB tinha de decrescer em 2011-2012, Portugal entrou em bancarrota devido à desgovernação e corrupção xuxalista, ou já te esqueceste? Ai, ai... seu esquecidinho...
Portugal cresceu cerca de 1% no ano passado. Este ano vai crescer cerca de 2% e no próximo ano é esperado um crescimento de 3%, tudo à conta do trabalho feito por este governo.
Ve lá se desta vez não foges à pergunta sim.
Se o nosso governo, não é responsável por este crescimento económico, se td se deve ao petróleo, então pq é q a França, Itália e Grécia não saem da cepa torta, enquanto q Portugal, Espanha e Irlanda estão em franco crescimento económico?
Editado pela última vez por marquesll em 3/4/2015 17:55, num total de 1 vez.
- Registado: 20/5/2014 15:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 187 visitantes