Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Merkel é um “agent of stability in Europe”, Varoufakis said.

por RaposoTavares » 5/3/2015 23:57

Imagem

Varoufakis diz que tem um plano alternativo caso a Grécia não aceda à última tranche de financiamento concedido pelo eurogrupo em troca de reformas, nega os rumores de um terceiro resgate ''which Dijsselbloem has also refuted'', assume a necessidade de criar medidas humanitárias e de realizar investimentos.

Já não é a primeira vez que ouvimos tudo isto. Novidade, novidade, é a afirmação de que a Merkel é um “agent of stability in Europe”.

Aqui: http://www.tovima.gr/en/article/?aid=682639
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 5/3/2015 19:08

Entrevista de Junker ao El Pais

por RaposoTavares » 5/3/2015 1:41

por RaposoTavares » 4/3/2015 21:04

Tretas, um saque que foi da conveniencia do Banco do Pireu e do nosso Millenium...
Banco Comercial Portugues SA announced earlier today that it would sell its Greek unit, Millennium Bank, to Piraeus Bank SA for 1 million euros and contribute 400 million euros to the Greek bank’s capital increase as a condition of the sale. Combined with Societe Generale SA’s contribution of about 170 million euros after selling its Geniki unit to Piraeus, the deal means Piraeus will raise the 533 million euros it needs from private investors and avoid nationalization.

April 22, 2013

Aqui abaixo uns links que li na diagonal. Assunto para fazer com tempo e quando houver a necessária pachorra: http://www.bloomberg.com/news/articles/2013-04-22/eurobank-resorts-to-hellenic-financial-stability-fund-for-recap

O Banco do Pireu hoje é detido em 75% por estes rapazes: http://www.hfsf.gr/en/financialinformation.htm

As continhas do Fundo helénico de estabilidade financeira: http://www.hfsf.gr/en/financialinformation.htm

Re: O bancos cipriotas foram saqueados na Grécia.

por Dr Tretas » 4/3/2015 19:22

jccgold Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Yes, the Cypriot government would get credit to service its debts. But not a cent of that money could be used to cover the losses of their banks. Sarris (ministro das finanças do Chipre) was shocked. Without state aid, it was shareholders, creditors and ultimately customers that would bear the losses.

O homem ficou chocado. Onde é que já se viu, serem os accionistas e obrigacionistas a suportar as perdas. É inaudito :mrgreen:
Sabem o que vos digo? Isto tá tudo podre.

Posso estar enganado mas não foram só os obrigacionistas a ficar sem o dinheiro no Chipre. Quem tinha dinheiro à ordem tambem ficou sem ele, e nao sei se quem tinha outros activos tambem. Quem tinha depositos a ordem acima dos 100000 euros tenho a certeza q tb foram chamados a pagar fiquei com a ideia que nao foram esses os unicos chamados a pagar.

Estás certo, e quando se chega aos depositantes, sim, é motivo para choque. Mas o Sarris não falou só nos depositantes. Ora, accionistas e obrigacionistas em princípio devem compreender os riscos que correm, e terem perdas quando as empresas rebentam faz parte do jogo, não devia ser motivo para ficar espantado.

Registado: 29/10/2013 12:15

Terceiro regate? Afinal, se calhar...

por RaposoTavares » 4/3/2015 18:54

Para a Sra Lagarde o sucesso das reformas gregas deverá estar na sua implementação. De passagem, esta notícia revela que afinal, no seio do Eurogrupo, alguns funcionários equacionam um terceiro resgate.
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite2_1_04/03/2015_547873

Liga de futebol grega recomeça, mas à porta fechada

por RaposoTavares » 4/3/2015 18:44

por RaposoTavares » 4/3/2015 18:29

Gostaria que a primeira página do tópico se assumisse como uma pequena resenha bibliográfica do 'Crise Grega'. Mais uma vez, informo que estou disponível para aceitar sugestões de links de documentos ou de sites a incluir nessa pequena bibliografia. O objetivo é facilitar e agilizar a consulta deste tópico que, pelo evoluir dos acontecimentos e pela preciosa colaboração de todos, se arrisca a estar atual durante uns meses largos.
Neste sentido, informo que acabei de postar na primeira página os links abaixo:

por jccgold » 4/3/2015 18:27

Dr Tretas Escreveu:
Yes, the Cypriot government would get credit to service its debts. But not a cent of that money could be used to cover the losses of their banks. Sarris (ministro das finanças do Chipre) was shocked. Without state aid, it was shareholders, creditors and ultimately customers that would bear the losses.

O homem ficou chocado. Onde é que já se viu, serem os accionistas e obrigacionistas a suportar as perdas. É inaudito :mrgreen:

Posso estar enganado mas não foram só os obrigacionistas a ficar sem o dinheiro no Chipre. Quem tinha dinheiro à ordem tambem ficou sem ele, e nao sei se quem tinha outros activos tambem. Quem tinha depositos a ordem acima dos 100000 euros tenho a certeza q tb foram chamados a pagar fiquei com a ideia que nao foram esses os unicos chamados a pagar.

Registado: 11/11/2011 3:58

por RaposoTavares » 4/3/2015 16:13

Dom_Quixote Escreveu:
Dr Tretas Escreveu: Isto tá tudo podre.

Bota podre aí :!:

Tretas, gostei do resumo que fizeste acima. Quanto às conclusões... quem não gostar que arranje outras. Cá por mim, estão perto da tua e da do Quixote.

Pouco a dizer de novo quanto à situação grega: trivial e croquetes, portanto.

Os espanhóis dizem que vai haver um 3º resgate.
Os alemães dizem que não vai haver 3º resgate nenhum.
O luxemburguês com nome de esquentador com várias pronúncias (junquére, iunker, júncar...) diz o mesmo que os alemães.

Fonte? Ok, aqui: http://www.theguardian.com/business/live/2015/mar/04/markets-await-eurozone-services-sector-healthcheck-live-updates

Editei, para fazer uma precisão:
Não há 3º resgate, por enquanto. (Assim, já estou mais próximo do que dizem os alemães. ) Está preparado, mas por baixo da mesa.
Aqui entre nós, Isto é o que se ganha por contar segredos a espanhóis.
-Já os viram a comer bacalhau no João do Grão? Então não preciso explicar mais nada...

por Dom_Quixote » 4/3/2015 13:40

Dr Tretas Escreveu: Isto tá tudo podre.

Bota podre aí :!:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Dr Tretas » 4/3/2015 13:24

Raposo Tavares Escreveu:Falando de decisões consensuais no Eurogrupo, no post aanterior, deparo-me com um escândalo de enormes proporções. Uma inversão completa dos valores de qualquer estado de direito. Quanto a mim, esta é daquelas notícias que vai deixar lastro durante meses. Um verdadeiro escandalo financeiro, político e diplomático.
Outra notícia a ler...

Resumindo e concluindo, as filiais na Grécia dos bancos cipriotas foram vendidas à força (obrigadas pela Troika) ao Pireus a uma fracção do justo valor (parece-me que a 10-15% do valor!). Depois o Pireus reavaliou-as ao valor justo, gerando lucros superiores a 3000 M€, ficando assim capitalizado dentro das regras da Troika. Granda jogada :mrgreen:

Afinal os Espírito Santo são uns anjinhos ao pé destes tipos. Mas a filosofia foi a mesma que com o BES: hoje, desrespeita-se o direito de propriedade, os accionistas podem espernear à vontade, amanhã logo se vê as consequências legais. Outros valores mais altos se alevantam :wall:

Mas também tenho um comentário a fazer à reação do tipo do Chipre:

por Ativo » 4/3/2015 2:42

Raposo Tavares Escreveu:Ativo, nem sempre esse consenso é conseguido 'às boas'. Muitas vezes é conseguido pela coacção, pelo facto consumado, pela chantagem... Parece-me -e penso que concordas- que são necessárias ainda algumas alterações no funcionamento das instituições. E isso é sentido em todo o lado. O número de investidores que teme o descalabro do € não para de aumentar. É isso que se pode ler aqui: http://www.lesechos.fr/monde/europe/0204196415547-zone-euro-4-investisseurs-sur-10-prevoient-un-eclatement-1098358.php#

Raposo, concordo contigo quando tu dás a entender que o consenso muitas vezes resulta da força negocial exercida por um país ou grupo de países sobre outro(s), mas isso é outra conversa ...
E, desta forma, penso que chegamos a um consenso. :wink:
Mais logo clicarei nos "links" por ti mencionados nas tuas últimas mensagens.

Registado: 24/1/2014 17:24

por RaposoTavares » 4/3/2015 2:24

Ativo, nem sempre esse consenso é conseguido 'às boas'. Muitas vezes é conseguido pela coacção, pelo facto consumado, pela chantagem... Parece-me -e penso que concordas- que são necessárias ainda algumas alterações no funcionamento das instituições. E isso é sentido em todo o lado. O número de investidores que teme o descalabro do € não para de aumentar. É isso que se pode ler aqui: http://www.lesechos.fr/monde/europe/0204196415547-zone-euro-4-investisseurs-sur-10-prevoient-un-eclatement-1098358.php#

por Ativo » 4/3/2015 2:10

Raposo, eu não tenho nenhuma imagem idílica do funcionamento das instâncias europeias em que estão representados os diversos países da União Europeia e da Zona Euro.
Obviamente, que nessas instâncias, o consenso por vezes não é obtido, mas a regra é negociar, para compatibilizar, aproximar, harmonizar posições, de forma que seja possível um consenso e muitas vezes ele tem sido alcançado.

A construção europeia exigiu esse consenso (ela não teria sido possível sem ele) e a história da construção europeia está recheada de momentos em que à partida parecia não ser possível o consenso e ele foi alcançado. Ainda recentemente, no Eurogrupo, em que se chegou a acordo com a Grécia, relativamente à extensão por 4 meses do seu programa de assistência financeira e de ajustamento macroeconómico (objetivo difícil) foi possível chegar a um consenso, apesar das reticências de Portugal e de Espanha.

No dia em que as referidas instâncias europeias deixem de se empenhar em chegar a um consenso (que por vezes não é alcançável) esse dia será o início do fim do projeto europeu de união.

por RaposoTavares » 4/3/2015 1:42

Caro Activo, penso que essa imagem idílica que tens pode ficar um pouco arranhada se tiveres a pachorra de ler a notícia da Press Project que linko aí acima.

por Ativo » 4/3/2015 1:38

Raposo Tavares Escreveu:
ativo Escreveu:Em virtude de grande parte das decisões, no seio da União Europeia, e particularmente na sua Zona Euro, serem partilhadas e consensuais, não há, felizmente, pelos povos da União Europeia, o sentimento de que estejam a ser governados por outros porque, caso contrário, não seria possível uma união política e monetária na Europa. [...]''

Este parágrafo parece-me discutível. Tenho vindo a dar nota daquilo que se escreve pela imprensa internacional e fico com a ideia que a forma como as instituições da Europa funcionam não é um exemplo de proximidade face aos seus cidadãos. Bem pelo contrário: o sentimento de que o Euro é uma moeda que trouxe mais problemas do que benesses impera; o sentimento de impotência das pessoas do sul da Europa face às nações do norte tem aumentado; a repulsa (e escolho as palavras) de muitos contribuintes europeus face ao problema grego não tem parado de aumentar (os comentários às notícias da Grécia em muitos jornais roçam o chauvinismo mais violento)...

Nas instâncias europeias de decisão, em que estão representados os países membros da União Europeia ou da Zona Europeia (não me refiro, por exemplo, à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu, que são instâncias em que os interesses de cada país não estão propriamente representados), como é o caso do Conselho de Chefes de Estado e de Governo, do Eurogrupo, do Ecofin, a regra principal é tentar-se sempre harmonizar posições, de modo que as decisões dessas instâncias, se possível, sejam consensuais; evidentemente que, com o alargamento da União Europeia e da sua Zona Euro, foi necessário tornar possível que determinadas decisões pudessem ser tomadas por maioria. Nestes foruns, muito importante, cada país, tenha ele a dimensão que tiver, tem um voto, e há decisões que, podem mesmo ser vetadas por um estado se colidirem com os seus interesses vitais.

O bancos cipriotas foram saqueados na Grécia.

por RaposoTavares » 4/3/2015 1:33

saqueadores.da.banca.cipriota.1.JPG
saqueadores.da.banca.cipriota.1.JPG (10.82 KiB) Visualizado 5867 vezes

saqueadores.da.banca.cipriota.JPG

Falando de decisões consensuais no Eurogrupo, no post aanterior, deparo-me com um escândalo de enormes proporções. Uma inversão completa dos valores de qualquer estado de direito. Quanto a mim, esta é daquelas notícias que vai deixar lastro durante meses. Um verdadeiro escandalo financeiro, político e diplomático.
Outra notícia a ler...

Imagem

Um trabalho do conhecido jornalista Harald Schumann para o Press Project a ler aqui:

http://www.thepressproject.net/article/73470/How-the-troika-and-Piraeus-Bank-sealed-Cypruss-fate

por RaposoTavares » 4/3/2015 1:07

ativo Escreveu:Em virtude de grande parte das decisões, no seio da União Europeia, e particularmente na sua Zona Euro, serem partilhadas e consensuais, não há, felizmente, pelos povos da União Europeia, o sentimento de que estejam a ser governados por outros porque, caso contrário, não seria possível uma união política e monetária na Europa. [...]''

Este parágrafo parece-me discutível. Tenho vindo a dar nota daquilo que se escreve pela imprensa internacional e fico com a ideia que a forma como as instituições da Europa funcionam não é um exemplo de proximidade face aos seus cidadãos. Bem pelo contrário: o sentimento de que o Euro é uma moeda que trouxe mais problemas do que benesses impera; o sentimento de impotência das pessoas do sul da Europa face às nações do norte tem aumentado; a repulsa (e escolho as palavras) de muitos contribuintes europeus face ao problema grego não tem parado de aumentar (os comentários às notícias da Grécia em muitos jornais roçam o chauvinismo mais violento)...

por Ativo » 3/3/2015 23:01

RPedroG Escreveu:
ativo Escreveu:RPedroG, os gregos saindo ou não da Zona Euro estão condenados à austeridade como está qualquer pessoa ou país endividado.
Se os gregos saírem do euro terão dificuldade em encontrarem quem lhes empreste dinheiro a uma taxa de juro razoável e portanto teriam que viver com o que têm e não com dinheiro emprestado.

A questão, portanto, não está na saída da Zona Euro, versus, austeridade, mas, sim, no cumprimento das regras do clube (Zona Euro), versus, não observância das regras do clube e desvinculação do mesmo (saída da Zona Euro).

sim, eu nao queria dizer com fim da austeridade q eles iam passar a viver à vontade.
queria-me referir ao que o Syriza disse com o fim da austeridade, isto é acabar com os cortes q a Europa impos (salario minimo, despedimentos funcao publica, etc etc).
Ou seja, gostaria de saber se os gregos preferiam manter as coisas como estavam (os cortes q tinham) e manterem-se no euro, ou se preferiam sair do euro e poderem entao teoricamente acabar com alguns dos cortes e aplicar o programa do syriza, ou seja, nao terem uma Europa q lhes diga exactamente o q fazer.

ou seja, basicamente as 2 hipoteses q tu escreveste. era isso q queria dizer :)

q achas q os gregos escolhiam? atencao q nao é o q nós achamos q faz sentido escolher, mas sim tentar por-nos na pele do eleitor grego q votou no Syriza e ter q decidir entre essas hipoteses.

Em virtude de grande parte das decisões, no seio da União Europeia, e particularmente na sua Zona Euro, serem partilhadas e consensuais, não há, felizmente, pelos povos da União Europeia, o sentimento de que estejam a ser governados por outros porque, caso contrário, não seria possível uma união política e monetária na Europa.

Se, por hipótese, a nação grega fosse colocada perante o dilema, menos cortes orçamentais ou mais liberdade para decidir, creio que os gregos escolheriam a liberdade de decidir porque a ânsia por liberdade é algo extremamente poderoso.

O ser humano vive mais feliz, livre e com menos bens, do que com mais recursos, mas sujeito a ditames. Nem só de pão vive o Homem ... a Liberdade é um alimento essencial para o espírito.

Intimamente ligado ao desejo de liberdade, de um povo, está o orgulho pátrio e o sentido de dignidade de um povo. Portanto, não tenho dúvidas: se o povo grego (assim como outros povos) fosse encostado à parede, estou certo que preferiria viver com menos, para salvar a liberdade de decidir, e, com ela, o seu orgulho pátrio e a sua dignidade nacional.
Um povo está disposto a fazer enormes sacrifícios, a prescindir de muita coisa, para poder decidir do seu futuro.

por RaposoTavares » 3/3/2015 21:41

Afinal (oficialmente?) não se discute um terceiro resgate. Dei por isso há bem pouco. Outras ocupações...
http://bourse.lesechos.fr/infos-conseils-boursiers/actus-des-marches/infos-marches/l-eurogroupe-et-juncker-dementent-discuter-d-un-3e-plan-d-aide-a-la-grece-1035311.php#xtor=&utm_source=ExtensionFactory.com&utm_medium=extension&utm_campaign=extension&utm_content=newtab

Imagem
Entretanto fui dar com um artigo de opinião no Le Monde que está extremamente bem construído. Um sociólogo alemão contrapõe a sua opinião 'O Euro é inimigo de uma Europa forte' à opinião de Merkel 'Um Euro forte, uma Europa mais forte'. Propõe o fim do Euro e, concordemos ou não, dá-nos muito que pensar. Definitivamente a ler:
http://www.lemonde.fr/idees/article/2015/03/02/l-europe-doit-abandonner-l-euro_4585513_3232.html

Quanto ao Varoufakis... o Varoufakis também já não quer que se lhe perdoe a dívida. Perdoe-se-lhe por ter tentado.
http://www.lemonde.fr/europe/article/2015/03/02/varoufakis-veut-une-restructuration-intelligente-de-la-dette-grecque_4585683_3214.html

A Grécia precisa de continuar a trabalhar. De forma encapotada lé recebeu mais um financiamento a pagar em divisas e em medidas reformistas. Até ver...
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite2_1_03/03/2015_547822

Editei para mais duas notícias:
Os gregos têm andado em negociações em Bruxelas para resolverem o problema de insolvência que os ameaça e com os Turcos que, ao que parece, pararam de rir com as boutardes gregas tanto em Chipre como na zona do Mar Egeu que é contígua entre helenos e otomanos.
Aqui:
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_ar ... 015_547853
e aqui:
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_ar ... 015_547849

por RPedroG » 3/3/2015 20:04

ativo Escreveu:RPedroG, os gregos saindo ou não da Zona Euro estão condenados à austeridade como está qualquer pessoa ou país endividado.
Se os gregos saírem do euro terão dificuldade em encontrarem quem lhes empreste dinheiro a uma taxa de juro razoável e portanto teriam que viver com o que têm e não com dinheiro emprestado.

A questão, portanto, não está na saída da Zona Euro, versus, austeridade, mas, sim, no cumprimento das regras do clube (Zona Euro), versus, não observância das regras do clube e desvinculação do mesmo (saída da Zona Euro).

sim, eu nao queria dizer com fim da austeridade q eles iam passar a viver à vontade.
queria-me referir ao que o Syriza disse com o fim da austeridade, isto é acabar com os cortes q a Europa impos (salario minimo, despedimentos funcao publica, etc etc).
Ou seja, gostaria de saber se os gregos preferiam manter as coisas como estavam (os cortes q tinham) e manterem-se no euro, ou se preferiam sair do euro e poderem entao teoricamente acabar com alguns dos cortes e aplicar o programa do syriza, ou seja, nao terem uma Europa q lhes diga exactamente o q fazer.

ou seja, basicamente as 2 hipoteses q tu escreveste. era isso q queria dizer :)

q achas q os gregos escolhiam? atencao q nao é o q nós achamos q faz sentido escolher, mas sim tentar por-nos na pele do eleitor grego q votou no Syriza e ter q decidir entre essas hipoteses.

Registado: 31/7/2014 8:10

por Ativo » 3/3/2015 19:42

RPedroG Escreveu:A mim tb me parece q um 3o resgate é inevitavel, mas nao sei se alguns paises Europeus estao dispostos a isso tendo em conta que os gregos continuam com a mesma conversa:

"Grécia não aceita última tranche pendente se esta implicar terceiro resgate"

A minha opiniao continua no entanto a mesma. A solucao melhor é a Grécia sair do Euro. A Europa já perdeu mt dinheiro com esta situacao e ao contrario do q o ministro das financas grego afirmou, nao é por se ter investido varios mil milhoes, q se empresta mais uns milhoes pois nao se quer perder o resto. Eu vejo isto como na bolsa. A situacao da Grécia é tao absurda (divida em relacao ao PIB) que meter lá mais dinheiro é simplesmente aumentar as perdas que se tem. É como quem andou a comprar accoes do BES nos ultimos dias antes do fecho. Mais vale assumir o dinheiro q se perdeu.
Posto isto, penso q a solucao melhor é a saida da Grecia e fazer lessons learned. O que correu mal? O que podemos fazer para evitar que se repita no futuro?
Caso a situacao se fique pela saida da Grecia, entao o euro tem tudo para continuar a existir. Caso surjam mais problemas e implique a saida de mais paises, entao será o fim do euro.

O povo grego, segundo o Syriza, votou no fim da austeridade. Mas também votou na permanencia no Euro.
Eu gostaria de saber o que os gregos votariam caso tivessem que escolher entre "permanencia no Euro" e " fim austeridade". isto é, supondo q só podem escolher uma das duas. Se ficam no Euro, entao aceitam a austeridade. Se querem o fim da austeridade, entao saiem do Euro. Sinceramente acredito q ganhasse o "permanencia no Euro", mas tenho curiosidade em saber qual seria a % dos resultados.

RPedroG, os gregos saindo ou não da Zona Euro estão condenados à austeridade como está qualquer pessoa ou país endividado.

por RaposoTavares » 3/3/2015 19:23

soso Escreveu:Confirmações várias:
- 3º resgate [...]
- tensões internas [...]

Esta última vai levantar problemas sérios com os sindicatos:
http://bourse.lesechos.fr/infos-conseils-boursiers/infos-conseils-valeurs/rumeurs/athenes-puise-dans-les-reserves-du-secteur-public-sources-1035595.php#xtor=&utm_source=ExtensionFactory.com&utm_medium=extension&utm_campaign=extension&utm_content=notification
Não é possível 'governar à esquerda' quando as finanças estão nas lonas...

por Dr Tretas » 3/3/2015 13:26

Só por curiosidade, deixo aqui os últimos dados discriminados que encontrei (já têm 2 anos...) com a carteira do BCE de obrigações de países intervencionados:

http://www.ecb.europa.eu/press/pr/date/2013/html/pr130221_1.en.html

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 155 visitantes