Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por zecatreca_1 » 3/3/2015 12:59

ROADSTER 1 Escreveu:
ROADSTER 1 Escreveu:http://observador.pt/2015/02/25/varoufakis-bce-deve-pagar-aquilo-que-nos-deve/ :shock: :shock: :shock:

Percebo a ideia mas...e se o BCE aproveitasse para fazer um "encontro de contas"?

Já agora, será que o BCE também não ganhou dinheiro com o reembolso ao par de dívida portuguesa? Se sim, parece-me da mais elementar justiça Portugal ter tratamento idêntico. Aguardo com curiosidade novos desenvolvimentos e começo a pensar dos Gregos o mesmo que os Gauleses pensavam dos Romanos ( vidé Astérix para os mais distraídos).

Abraço.

Caso o BCE opte por devolver os ganhos com a dívida Grega, abre um precedente ao qual convém estarmos atentos. Segundo O Pedro Lino da Dif Broker afirmou ontem na Económico Tv, os ganhos do BCE com a dívida Portuguesa terão sido ainda maiores e estima que possam situar-se entre os 2 mil e os 4 mil milhões de Euros. Mantenho-me curioso sobre a possibilidade de vir a ocorrer um claro benefício ao infractor e uma consequente penalização do cumpridor :shock:

Abraço.

Se fizerem isso, vão dizer que o que está para trás, não conta.
E o tuga: paga e Xuxa no dedo. O normal...

Registado: 17/2/2012 14:31

por ROADSTER 1 » 3/3/2015 12:13

ROADSTER 1 Escreveu:http://observador.pt/2015/02/25/varoufakis-bce-deve-pagar-aquilo-que-nos-deve/ :shock: :shock: :shock:

Percebo a ideia mas...e se o BCE aproveitasse para fazer um "encontro de contas"?

Já agora, será que o BCE também não ganhou dinheiro com o reembolso ao par de dívida portuguesa? Se sim, parece-me da mais elementar justiça Portugal ter tratamento idêntico. Aguardo com curiosidade novos desenvolvimentos e começo a pensar dos Gregos o mesmo que os Gauleses pensavam dos Romanos ( vidé Astérix para os mais distraídos).

Abraço.

Caso o BCE opte por devolver os ganhos com a dívida Grega, abre um precedente ao qual convém estarmos atentos. Segundo O Pedro Lino da Dif Broker afirmou ontem na Económico Tv, os ganhos do BCE com a dívida Portuguesa terão sido ainda maiores e estima que possam situar-se entre os 2 mil e os 4 mil milhões de Euros. Mantenho-me curioso sobre a possibilidade de vir a ocorrer um claro benefício ao infractor e uma consequente penalização do cumpridor :shock:

Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por soso » 3/3/2015 10:50

Confirmações várias:

- 3º resgate

- Entradas de Leão e :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

- tensões internas e democraticamente já nem submetem para aprovação :twisted: :twisted: :twisted:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... recia.html

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Editado pela última vez por soso em 3/3/2015 15:11, num total de 1 vez.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por RPedroG » 3/3/2015 8:34

A mim tb me parece q um 3o resgate é inevitavel, mas nao sei se alguns paises Europeus estao dispostos a isso tendo em conta que os gregos continuam com a mesma conversa:

"Grécia não aceita última tranche pendente se esta implicar terceiro resgate"

A minha opiniao continua no entanto a mesma. A solucao melhor é a Grécia sair do Euro. A Europa já perdeu mt dinheiro com esta situacao e ao contrario do q o ministro das financas grego afirmou, nao é por se ter investido varios mil milhoes, q se empresta mais uns milhoes pois nao se quer perder o resto. Eu vejo isto como na bolsa. A situacao da Grécia é tao absurda (divida em relacao ao PIB) que meter lá mais dinheiro é simplesmente aumentar as perdas que se tem. É como quem andou a comprar accoes do BES nos ultimos dias antes do fecho. Mais vale assumir o dinheiro q se perdeu.
Posto isto, penso q a solucao melhor é a saida da Grecia e fazer lessons learned. O que correu mal? O que podemos fazer para evitar que se repita no futuro?
Caso a situacao se fique pela saida da Grecia, entao o euro tem tudo para continuar a existir. Caso surjam mais problemas e implique a saida de mais paises, entao será o fim do euro.

O povo grego, segundo o Syriza, votou no fim da austeridade. Mas também votou na permanencia no Euro.
Eu gostaria de saber o que os gregos votariam caso tivessem que escolher entre "permanencia no Euro" e " fim austeridade". isto é, supondo q só podem escolher uma das duas. Se ficam no Euro, entao aceitam a austeridade. Se querem o fim da austeridade, entao saiem do Euro. Sinceramente acredito q ganhasse o "permanencia no Euro", mas tenho curiosidade em saber qual seria a % dos resultados.

Registado: 31/7/2014 8:10

por RaposoTavares » 3/3/2015 0:48

perseu Escreveu:Caro Raposo Tavares,

Qual a tua opinião sobre a nova polémica grega, e que pode vir a afectar a bússola dos mercados - prepara-se ou não, um 3º resgate? O Luis de Guindos, mencionou que os credores gregos já estão a discutir o terçeiro resgate (cerca de 50.000 milhões de € de perdão. Perdão? Que bela dádiva, também queremos).
cumps, perseu
No to Greece.gif

Respondendo de uma forma sintética e direta; penso que sim. A avaliar pelas notícias que têm saído na imprensa europeia nas últimas horas, penso que se prepara um terceiro resgate para a Grécia. E também de uma forma direta te posso dizer que se esta situação decorresse sem contratempos nem desaguisados, os mercados agradeceriam.

Perseu, devo dizer que a tua questão levanta uma série de outras questões a que procurarei responder antes de te poder dizer se a Grécia vai ter um perdão da dívida e qual a magnitude desse perdão, ou se, pelo contrário, não haverá perdão nenhum.
Nestas circunstâncias devo fazer os seguintes reparos:

1) duvido que a Grécia consiga pagar o que deve nos moldes em que os pagamentos lhe são solicitados;

2) não tenho a certeza que o governo do Syriza chegue ao fim, tendo em atenção o peso excessivo da dívida na economia e os problemas sociais e políticos que advirão da tentativa de solucionar este problema tanto no seio da sociedade grega, como na estrutura e organização partidária do Syriza, como ainda, na coligação de governo;

3) não compreendo como é que se pode estabelecer uma moeda única sem que primeiro se criem as condições para a manter (uniformidade fiscal, autoridade bancária comum com poderes mais reforçados, excessivo poder de alguns países no seio do eurogrupo, baixa (para não dizer 'nula') representatividade' democrática dos responsáveis políticos, desequilibrio entre as economias mais sofisticadas e desenvolvidas do centro e do norte da europa e as economias do sul do continente;

4) indefinição política e ideológica quanto aos objetivos perseguidos por cada um dos países que adotaram a moeda única (simples união monetária, a moeda como um veículo de uma futura união política, oportunismo político e económico de alguns dos líderes dos países economicamente mais fracos...);

5) indefinição e não estabelecimento de regras claras para o funcionamento da moeda. Para os países que mais recentemente entraram no Euro e para os países que equacionam a adesão futura, esta situação grega causa-lhes imensa estranheza (isso mesmo se pode constatar neste excelente artigo: http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/eurokrise/griechenland/in-osteuropa-sinkt-die-bereitschaft-griechenland-zu-helfen-13454900.html).

Dito isto, quer-me parecer que a solução para a Grécia estará balizada entre os cinco pontos anteriores.
Assim, é possível que tenha que haver um perdão encapotado para a divída grega. Pode assumir a figura de um hair cut, de um prolongamento de prazos, de um qualquer programa de desenvolvimento económico... A semântica será aqui da maior importância: não convirá a ninguém que o governo grego caia nem que os eleitorados dos países ibéricos se julguem injustiçados por ter tido governos que quiseram cumprir as regras estabelecidas e se sintam tentados por discursos demagógicos de organizações de extrema esquerda.
Paralelamente, as regras para a permanência de um país no Euro serão reforçadas e clarificadas as metas políticas e económicas a que os países do Euro se propõem.
O mal estar que se está a instalar nalguns países do leste e do centro leste da Europa pode ter consequências perniciosas: corre-se o risco de o Eurogrupo se tornar um 'saco de gatos' e de haver a tentação de outros países seguirem o (mau) exemplo grego.
A prazo isto seria o fim do Euro como o conhecemos.

Amigo Perseu, se ficaste ainda com mais dúvidas depois de teres lido o que escrevi não te espantes. Provavelmente, terei o dobro daquelas que expressei...

Anexos (A Grécia face aos países da Europa de leste, in: http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/e ... 54900.html):
Imagem

Imagem

Imagem
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Optimiza » 2/3/2015 23:12

Caro Raposo Tavares,

Qual a tua opinião sobre a nova polémica grega, e que pode vir a afectar a bússola dos mercados - prepara-se ou não, um 3º resgate? O Luis de Guindos, mencionou que os credores gregos já estão a discutir o terçeiro resgate (cerca de 50.000 milhões de € de perdão. Perdão? Que bela dádiva, também queremos).
cumps, perseu
No to Greece.gif
No to Greece.gif (12.24 KiB) Visualizado 5046 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por RaposoTavares » 2/3/2015 22:27

O Frankfurter diz-nos duas coisas:
Os alemães puseram-se ao lado dos países ibéricos na guerra de palavras com o Tsipras.
Confirma que portugueses e espanhóis pediram à Comissão europeia que esclareça a verdade dos factos nesta confusão.
http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/d ... 59364.html

por RaposoTavares » 2/3/2015 21:00

O de Guindos é dado no Ekathimerini como o informador de que a Grécia vai pedir um Terceiro Resgate:
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite2_1_02/03/2015_547789

Editei: Afinal não é só o espanhol que anda com esse assunto em público:
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-03-02/greece-may-need-third-rescue-eu-s-dombrovskis-says?hootPostID=6897f36658966282e821d912bb9528ca

O Costas Lapavitsas diz que a Grécia foi coagida e que deve libertar-se da coacção. O rapaz acredita que o Syriza deve libertar-se e governar à esquerda com o apoio da esquerda europeia.
http://www.theguardian.com/commentisfree/2015/mar/02/austerity-greece-euro-currency-syriza

Esta ideia da coacção não é muito desmentida na Reuters:
http://uk.reuters.com/article/2015/03/02/uk-eurozone-greece-eurogroup-idUKKBN0LY0I320150302

O Guardian ainda se refere à ligeira melhoria dos números do Eurogrupo, aos receios bolsista motivados pela crise grega...
http://www.theguardian.com/business/live/2015/mar/02/eurozone-inflation-unemployment-manufacturing-greece-bailout-live#block-54f435cee4b0c45a1f93a7dd

por RaposoTavares » 2/3/2015 20:44

A Saída do Euro em 60 segundos x 3

por MarcoAntonio » 2/3/2015 20:04

O tópico está aberto de novo. Para discussão construtiva e respeitosa entre os participantes.

Para outras actividades e relacionamentos, utilizem outros meios que não o Forum Caldeirão de Bolsa!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 28/2/2015 13:01

Infelizmente, há quem não consiga debater sem ser com ataques e insultos. Tópico bloqueado por 2 dias. Quando for desbloqueado será com tolerância zero.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Dom_Quixote » 28/2/2015 11:47

zecatreca_1 Escreveu:Crééééédo ...
Os meninos, estão de castigo.
Vai um para cada canto oposto da sala e ...nem pio.
Meditem.
No final do dia quero que peçam desculpas um ao outro e façam as pazes.
Vá....vá.... um para cada canto porque ainda falta muito para a novela grega acabar.
Esta semana até me baldei à novela mas como sei que o Tavares vai deixando aqui os episódios, hoje vou pôr a leitura em dia.
E vocês os dois, quero-vos caladinhos. Nem pio. No final do dia quero ver um xi-coração e um beijinho ao papá Zeca, de boa noite.
Vá...vão lá.... até já.

Nem recreio? :roll: Poça, tu é memo mau! :lol:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por rg7803 » 28/2/2015 11:37

zecatreca_1 Escreveu:Crééééédo ...
Meditem.
Vá....vá.... um para cada canto porque ainda falta muito para a novela grega acabar.
Esta semana até me baldei à novela mas como sei que o Tavares vai deixando aqui os episódios, hoje vou pôr a leitura em dia.
E vocês os dois, quero-vos caladinhos. Nem pio. No final do dia quero ver um xi-coração e um beijinho ao papá Zeca, de boa noite.
Vá...vão lá.... até já.

5 estrelas zeca.... :D

Abraço Zeca e BFS.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por zecatreca_1 » 28/2/2015 11:29

Crééééédo ...
Meditem.
Vá...vão lá.... até já.

Registado: 17/2/2012 14:31

por RPedroG » 28/2/2015 10:34

:-"

por jccgold » 28/2/2015 10:29

RPedroG Escreveu:Informacao tao conhecida e publica que ainda nao conseguiste meter aqui. Ainda nao conseguiste nem vais conseguir colocar na tua vida pq é mentira que a informacao é conhecida e publica. A informacao é confidencial. Logo nao tens qualquer prova se a Autoeuropa esta em 2o ou se esta em 20o lugar ou em 50o lugar.

No mesmo post consegues dizer que o que eu disse é mentira baseado em, bem a informação é confidencial logo nao tens acesso a ela, mas é mentira porque é confidencial :wall:
Repetindo, na TV gente da AutoEuropa deram a justificacao de que ganharem a producao do novo Sirocco devido a terem ficado em 2º lugar na produtividade. Se eles passaram cá para fora informacao confidencial ou nao, é-me irrelevante. Já a tua imbecilidade aí bem expressa também o era não fosse o facto de me gastar tempo inutilmente.

RPedroG Escreveu:E ja voltaste aos insultos?

Voltámos à vitimização? Coitadinho do Pedro que vem chamar os outros de mentirosos e lhe respondem.

Se forem metade que tenham curso mesmo de economia, para ti nao sao poucos para mim são, porque decisões importantes como o empréstimo têm de ser tomadas por unanimidade.

RPedroG Escreveu:Ah, e relativamente à frase
Os alemaes sao bons a fazerem maquinas para trabalharem por eles.

Aqui fica a lista das maiores empresas alemas:
http://www.forbes.com/lists/2005/183/Rank_1.html
Eu nao vejo nenhuma empresa que faca maquinas para trabalharem por eles. Vejo empresas de produtos e servicos.

Deus do Céu. Não vês nenhuma empresa que tenha máquinas que produzam nada? E os BMWs são feitos com quê, martelo e chave de fendas? As maquinas que produzem BMWs sao propriedade de quem? Espanhois? :wall: Quem faz os braços mecanicos e toda a maquinaria usada a produzir VWs? Vejam só que até a Siemens é dada como exemplo que os alemães não têm máquinas a trabalharem para eles. Mais uma vez devem serem miudos paquistaneses sub-contratados para montar as peças. E se calhar as peças das maquinas siemens são feitas com tecnologia portuguesa. Às tantas. PedroG o brilhantismo em pessoa :idea:
E o facto de haverem bancos e seguradoras vejam só, é prova que os alemães não têm uma industria de maquinaria de ponta no país. :wall:

E nao te meteres mais em conversas para as quais não foste chamado nao era boa ideia?
Editado pela última vez por jccgold em 28/2/2015 10:44, num total de 4 vezes.

Registado: 11/11/2011 3:58

por RPedroG » 28/2/2015 9:40

jccgold Escreveu:A AutoEuropa por ex está em 2º lugar no ranking VW da produtividade

jccgold Escreveu:Informação mais que conhecida e publica. Cada vez que é anunciada a produção dum novo carro na AutoEuropa sacam desse dado de ser a 2ª fabrica com maior produtividade da VW.

:-"
Informacao tao conhecida e publica que ainda nao conseguiste meter aqui. Ainda nao conseguiste nem vais conseguir colocar na tua vida pq é mentira que a informacao é conhecida e publica. A informacao é confidencial. Logo nao tens qualquer prova se a Autoeuropa esta em 2o ou se esta em 20o lugar ou em 50o lugar. Afirmar o que afirmaste, é mentir.
http://www.vorabs.de/us_werk_chattanooga_gilt_im_vw_konzern_als_besonders_produktiv/ onde passo a citar: "vertrauliche Produktivitäts-Ranking".

jccgold Escreveu:varoufakis é dos poucos ministros das finanças que realmente tem um curso de economia

Varoufakis: An accidental economist Let me begin with a confession: I am a Professor of Economics who has never really trained as an economist. http://yanisvaroufakis.eu/about/

Belgica Johan Van Overtveldt Economia aplicada,
Eslovenia Dusan Mramor Economia,
Estonia Maris Lauri Economista,
Irlanda Michael Noonan Economia,
Italia Economia,
Malta Edward Scicluna Economia,
Portugal luisa maria albuquerque economia.

Polonia - Mateusz Szczurek - Born on 11 August 1975. Doctor of Economics at the University of Sussex. Graduated from the Faculty of Economics, University of Warsaw.
Roménia - Ioana Maria Petrescu is a Romanian economist. she received a B.A in economics and mathematics from Wellesley College, and later a Ph.D in economics from Harvard University.
Letónia - Jānis Reirs - Professional Master’s Degree in Economics, University of Latvia, Faculty of Economics, Industrial Planning - http://www.fm.gov.lv/en/ministry_of_finance/minister/
Suecia - Magdalena Andersson - 1992-1995 Postgraduate studies in economics, Stockholm School of Economics - http://www.gov.se/sb/d/19270/a/247818
Ja vao 11.

Convém obviamente referir que Economia ou Ciencias Economicas é a mesma coisa.
Sendo assim ja vamos em 13 (espanhol e luxemburgues, sim o luxemburgues tem 2 licenciaturas https://www.gouvernement.lu/3453422/CV-en )

Bulgaria - Vladislav Goranov - he studied at D. A. Tsenov Academy of Economics in Svishtov in the specialty of economicsand has a Master's degree in accounting and control.
http://www.minfin.bg/en/page/927

E ainda temos os que estudaram por exemplo economia agricola e economia de comercio internacional.

Nao me parece q sejam poucos...

Ah, e relativamente à frase
Os alemaes sao bons a fazerem maquinas para trabalharem por eles.

Aqui fica a lista das maiores empresas alemas:

http://www.forbes.com/lists/2005/183/Rank_1.html
Eu nao vejo nenhuma empresa que faca maquinas para trabalharem por eles. Vejo empresas de produtos e servicos. Curiosamente o 1o lugar é da maior empresa de seguros do mundo.
O conhecimento tem limites, a ignorancia nao.

E ja voltaste aos insultos?
Entao agora sim, ficas a falar sozinho e podes deturpar à vontade as minhas palavras. O q tu disseste esta aqui no forum para toda a gente ler.
Eu nao tenho culpa de mentires. Cometer um lapso acontece a qq um. Insistir numa mentira é ser mentiroso. Continuar a insistir é se calhar o q tu chamas de "mentiroso idiota". mas isso sao palavras tuas.

P.S.- alguem sabe se é possivel ignorar um user de maneira q os seus posts nao aparecam?

por jccgold » 28/2/2015 6:49

RPedroG Escreveu: É que fica sempre feio alguem escrever aqui supostamente factos, sem ter qualquer prova e que possam ser falsos...

RPedroG Escreveu:Eu chamei te mentiroso porque tu escreveste aqui varias informações falsas...
- Autoeuropa no 2o lugar da produtividade - Falso
- Ministro das FInancas gregos é dos poucos ministros europeus com curso de economia - Falso

Provas disso? Onde esta a lista de produtividade da VW 2012, 2013, 2014 com outras fabricas da VW a mostrar que nao é a Autoeuropa que lá está? Como é q o outro escreveu? Fica sempre feio escrever aqui supostos factos sem qualquer prova? Eu acrescento só gente nojenta chama os outros de mentirosos sem provas e as tuas não as vi.

Depois provas de que menti no facto da maioria dos ministros das financas nao terem curso de economia também nada. É preciso ser alguém doente para andar atrás de desmentir uma coisa dessas, mas a nao ser que consideremos um curso de criacao de porcos como o sr. director do eurogrupo tem um curso de macroeconomia e financas aí está a lista de 21 paises se te apetecer vai ver dos restantes 6.
Doutorados mesmo em economia: Belgica Johan Van Overtveldt Economia aplicada, Eslovenia Dusan Mramor Economia, Estonia Maris Lauri Economista, Irlanda Michael Noonan Economia, Italia Economia, Malta Edward Scicluna Economia, Portugal luisa maria albuquerque economia.
Restantes: Alemanha WOLFGANG SCHAEUBLE doutorado direito, Austria Hans Jörg Schelling Administracao negocios, Chipre Harris Georgiades Relacoes internacionais e economicas e estudos europeus, Espanha Luis de Guindos Jurado Ciencias economicas e empresariais, Eslovaquia Peter Kazimir Economia de Comercio internacional, Finlandia Antti Rinne Jurista, Franca Michel Sapin Historia e Geografia, Holanda Dijsselbloem Economia agricola, Letonia J. Reirs Economia e gestao de empresas, Lituania Rimantas Šadžius doutorado em quimica, Luxemburgo Pierre Gramegna Direito económico ao que acrescentamos fora do eurogrupo, Inglaterra Osborn Historia Moderna, Dinamarca Bjarne corydon Ciencia politica

7 para 13. Um curso de gestao de empresas nao dá a prespectiva macro-economica que um ministro das finanças deve ter para isso é preciso um curso de Economia. Pior do que um mentiroso e pior do que um idiota, só mesmo um mentiroso idiota onde é que dessa lista a maioria tem um curso de economia como estavas a afirmar? Só podes ser completamente doente da cabeça para vir acusar os outros sem provas

Registado: 11/11/2011 3:58

Re: Armada Russa pode atracar em Chipre.

por BearManBull » 28/2/2015 0:23

Dr Tretas Escreveu:
O euro já esteve abaixo da paridade, não há grande problema nisso enquanto as commodities estiverem fracas.
Aliás, estava aqui a ver se vislumbrava alguma correlação, mas nem por isso :-k

A diferença é que quando o Euro cotava abaixo do Dollar era porque o Dollar era uma moeda forte, os USA viviam tempos áureos e a divida rondava os 70% do PIB.

Com o as politicas expansionistas e gastos de guerra a divida foi subindo e Dollar foi perdendo valor face ao Euro.

Neste momento os USA continuam a aumentar a dívida sem grande controlo sobre o défice ou seja na prática o não foi o Dollar que valorizou tem sido o Euro a desvalorizar mais rápidamente do que o Dollar.

Deixo um gráfico que mostra a evolução do Dollar contra outras moedas, relativamente aos países que seguiram á risca a austeridade com aumento da dívida o Dollar está mais ou menos em paridade UK, Euro, Japão.

Note que a leitura do gráfico deve ser feita relativamente á relação de preços em 5 de Setembro de 2003 em que 1 Euro equivalia +/- 1,12 Dollars tal como no final do dia de hoje.

Agora a relação Dollar Americano vs Dollar Canadiano e Australiano é de 10% e 27% .

Relativamente aos maiores credores a situação piora ainda mais Dollar vs Yuan perdeu uns 24% e mais de 30% para os Suiços.

Portanto a situação é muito diferente da vivida no inicio de Euro uma paridade agora é muito pior que há dez anos atrás para os Alemães. Sendo dos poucos que andam com as contas certas é um país completamente divergente do resto da zona Euro, não faz qualquer sentido perder poder de compra global para estarem inseridos num meio com o qual pouco se identificam.

O Euro esteve mesmo a ganhar terreno a todas as divisas de referência antes da crise da dívida, mas foi um teste falhado ainda houve um vislumbre de retoma em 2013 mas o caminho neste momento parece ser para novos mínimos e isso vai certamente acabar com o que sobra do Euro, a chegada e quebra da paridade vai ser o primeiro sinal da insustentabilidade da situação.
Anexos
DollarVSRestOfTheWorld.jpg
DollarVSRestOfTheWorld
EuroVSRestOfTheWorld.jpg
EuroVSRestOfTheWorld
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por BearManBull » 28/2/2015 0:02

...the European Commission has decided not to fine France and Italy for exceeding their deficit targets.

Alguém se lembra como é que a crise começou?

Não percebo como é que Keynesianismo funciona e como é que podia ser a solução para sair da crise, simplesmente não faz sentido mas este gaijo ganhou um prémio Nobel alguma coisa deve saber. E temos o exemplo dos USA e do Japão que continuam a aumentar dívida continuamente.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Quimporta » 27/2/2015 21:47

What Greece Won
Paul Krugman, NYTimes, FEB. 27, 2015

(...)

To make sense of what happened, you need to understand that the main issue of contention involves just one number: the size of the Greek primary surplus, the difference between government revenues and government expenditures not counting interest on the debt. The primary surplus measures the resources that Greece is actually transferring to its creditors. Everything else, including the notional size of the debt — which is a more or less arbitrary number at this point, with little bearing on the amount anyone expects Greece to pay — matters only to the extent that it affects the primary surplus Greece is forced to run.

For Greece to run any surplus at all — given the depression-level slump that it’s in and the effect of that depression on revenues — is a remarkable achievement, the result of incredible sacrifices. Nonetheless, Syriza has always been clear that it intends to keep running a modest primary surplus. If you are angry that the negotiations didn’t make room for a full reversal of austerity, a turn toward Keynesian fiscal stimulus, you weren’t paying attention.

(...)

So did the current Greek government back down and agree to aim for those economy-busting surpluses? No, it didn’t. In fact, Greece won new flexibility for this year, and the language about future surpluses was obscure. It could mean anything or nothing.

And the creditors did not pull the plug. Instead, they made financing available to carry Greece through the next few months. That is, if you like, putting Greece on a short leash, and it means that the big fight over the future is yet to come. But the Greek government didn’t succumb to the bum’s rush, and that in itself is a kind of victory.

Why, then, all the negative reporting? To be fair, fiscal policy isn’t the only issue. There were and are also arguments about things like privatization of public assets, where Syriza has agreed not to reverse deals already made, and labor market regulation, where some of the “structural reform” of the austerity era will apparently stand. Syriza also agreed to crack down on tax evasion, although why collecting taxes is supposed to be a defeat for a leftist government is a mystery to me.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

Grécia com dinhero para mais duas a três semanas.

por RaposoTavares » 27/2/2015 21:37

No máximo até ao final de março. A não ser que implemente rapidamente as reformas que os credores exigem.

http://www.reuters.com/article/2015/02/27/us-eurozone-greece-funding-idUSKBN0LV1OK20150227

O Varoufakis, de certa forma contribuiu para este aperto de gasganetes. Entrevistas como esta, ajudam muito pouco: http://www.reuters.com/article/2015/02/27/us-eurozone-greece-varoufakis-idUSKBN0LV26820150227

por Dom_Quixote » 27/2/2015 20:35

"Bundestag approves bailout extension

The Bundestag voted overwhelmingly in favour of the four-month extension of the Greek bailout. Of 587 votes cast,

542 - yes

32 - no

13 - abstentions"

A sorte dos gregos é que o pessoal do CdB não votou...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por RaposoTavares » 27/2/2015 20:30

Li por aí que esta noite houve motins no centro de Atenas com a aparente apatia das forças policiais.
Para desentorpecer as pernas, uma manifestação de militantes e simpatizantes do KKK lá do sítio fez-se passear com uns paninhos encarnados.
O Tsirpas diz que a coisa está a correr bem e que as negociações difíceis vão começar agora.
Diletante, o Varoufakis já fez saber que a sua declaração era vaga para garantir o voto favorável dos parlamentos europeus.

Imagem

por RaposoTavares » 27/2/2015 20:21

Imagem

Bundestag approves bailout extension

The Bundestag voted overwhelmingly in favour of the four-month extension of the Greek bailout. Of 587 votes cast,

542 - yes

32 - no

13 - abstentions

in:http://www.theguardian.com/business/live/2015/feb/27/greek-bailout-german-mps-vote-bailout-extension-live-updates#block-54f045c7e4b09d0edf204b09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, Massao1, Pmart 1 e 153 visitantes