Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Onde está a crise?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Onde está a crise?

por RPedroG » 4/3/2015 16:12

e ja que estamos numa de rankings aqui fica tb um actual:

http://www.publico.pt/local/noticia/lisboa-sobe-na-lista-de-cidades-com-melhor-qualidade-de-vida-1688023

"Lisboa subiu dois lugares no ranking de cidades com melhor qualidade de vida face ao ano passado, apresentando vantagens como o ambiente sociocultural e económico e fica em 41.º entre 230, revela o estudo de uma consultora norte-americana."
"Capital portuguesa é agora 41.ª na lista elaborada pela consultora Mercer. Viena lidera."

sinceramente a mim nem me parece q Portugal é o 10o pais mais miseravel, nem que Lisboa é a 41 melhor cidade para se viver.
Mas rankings há muitos e valem o q valem. Basta mudar um parametro e muda logo muito.

Registado: 31/7/2014 8:10

por keijas » 4/3/2015 15:41

marquesll Escreveu:Boa tarde pessoal do caldeirão.

Sou professor do 1ºciclo numa escola pública do distrito de Viseu, onde leciono a crianças do 3ºano, de classe média e média baixa. Ao longo de todos estes anos a lecionar, a perceção que eu tenho, por muito que custe a alguns demagogos, é que ao longo destes dez anos, nunca vi crianças de classe média e média baixa, a viver tão bem e com tanto poder de compra por parte dos seus pais, como este ano letivo.

Dos 26 alunos que tenho, 23 receberam tablets e 20 receberam consolas de videojogos (playstation 4, xbox, etc...) este natal.
Andam sempre bem vestidos e levam sempre bons lanches para a escola, desde bolos, a bolachas, iogurtes, sumos, chocolates, etc...
Muitos deles chegam ao ponto de rejeitar o leite da escola, nem sequer o querem levar para casa.

Em Viseu, nunca vi tanta gente às compras como agora. Viseu tem dois grandes shoppings, que ao fim de semana estão sempre sobrelotados, principalmente o Pálacio do Gelo.

Será que isto apenas se passa no distrito de Viseu?

Um abraço a todos os participantes do fórum.

.

fiquei com uma dúvida depois de ler este artigo no "DN"

será que no trabalho que serviu de base para a elaboração deste 'ranking' a Bloomberg não incuíu Viseu?

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4432917

.
Anexos
sem abrigo.jpg
sem abrigo.jpg (29.14 KiB) Visualizado 4054 vezes
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por Corvo=Corvo » 2/3/2015 21:18

Dom_Quixote Escreveu:"CES Silva Peneda critica decisão de colocar país sob monitorização"

“A este relatório fica a faltar um parágrafo final. O parágrafo que devia sublinhar o seguinte: ‘a Comissão Europeia regista que estes resultados são consequência de políticas que a própria Comissão Europeia apoiou e incentivou’, indica o presidente do CES."

http://www.noticiasaominuto.com/politic ... itorizacao

:idea:

“Aí sim, o relatório já fazia algum sentido. Agora, elaborar um documento em que se explana todo um conjunto de resultados negativos quando a mesma Comissão Europeia foi responsável – em larga medida – pelas políticas que estiveram na base desse acordo, de facto, não faz nenhum sentido”, disse indignado. " Silva Peneda"

Faz sentido faz.
Porque a austeridade foi mal distribuída. E essa distribuição dependeu única e quase exclusivamente deste governo.
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"

Registado: 29/10/2014 20:19

por Dom_Quixote » 1/3/2015 19:08

"CES Silva Peneda critica decisão de colocar país sob monitorização"

“A este relatório fica a faltar um parágrafo final. O parágrafo que devia sublinhar o seguinte: ‘a Comissão Europeia regista que estes resultados são consequência de políticas que a própria Comissão Europeia apoiou e incentivou’, indica o presidente do CES."

http://www.noticiasaominuto.com/politic ... itorizacao

:idea:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por marquesll » 27/2/2015 0:22

Até o António Costa concorda comigo.

Portugal está bastante melhor do que há 4 anos atrás.

Registado: 20/5/2014 15:38

por Corvo=Corvo » 2/2/2015 22:10

Sou professor do 1ºciclo numa escola pública do distrito de Viseu, onde leciono a crianças do 3ºano, de classe média e média baixa. Ao longo de todos estes anos a lecionar, a perceção que eu tenho, por muito que custe a alguns demagogos, é que ao longo destes dez anos, nunca vi crianças de classe média e média baixa, a viver tão bem e com tanto poder de compra por parte dos seus pais, como este ano letivo.

Dos 26 alunos que tenho, 23 receberam tablets e 20 receberam consolas de videojogos (playstation 4, xbox, etc...) este natal.
Andam sempre bem vestidos e levam sempre bons lanches para a escola, desde bolos, a bolachas, iogurtes, sumos, chocolates, etc...
Muitos deles chegam ao ponto de rejeitar o leite da escola, nem sequer o querem levar para casa.

Em Viseu, nunca vi tanta gente às compras como agora. Viseu tem dois grandes shoppings, que ao fim de semana estão sempre sobrelotados, principalmente o Pálacio do Gelo.

Sim , em Portugal só no distrito de Viseu.
Anexos
com-nan.jpg
com-nan.jpg (27.53 KiB) Visualizado 4543 vezes
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"

Registado: 29/10/2014 20:19

por queraio1964 » 2/2/2015 13:01

Bom dia.
Acredito que a generalidade da população ajustou os seu hábitos de consumo à crise que se atravessa. Neste momento há um aumento do rendimento disponível graças à descida das taxas de juro e à descida do preço dos combustíveis.
Pelo que relata de Viseu, a folga está a ser aproveitada para consumo imediato de pequenos luxos.
Só isso já um sinal de crise. Depois de anos sob pressão, ao primeiro alívio compram-se "brinquedos" sem pensar que este alívio é temporário.
Como considero o alívio meramente temporário, prefiro seguir a expressão popular "guarda da risa para a chora".

Onde está a crise?
Posso dizer que a população estudantil do meu concelho diminuiu milhares nestes seis anos de crise (não esquecer que a crise começou antes da troika) devido a emigração externa, emigração interna, abandono escolar e baixa natalidade.
Escolas com 12 turmas de 1º ciclo agora têm 5.
Secundárias pensadas para mais de 2000 alunos (e que já estiveram sobrelotadas) mal passam dos 1200 no início do ano lectivo.
Um dos agrupamentos que conheço passou de mais de 250 para 130 professores.
Agora pense quanto representa em desemprego esta desertificação. Quanto representa em baixa real de rendimento.

Registado: 2/3/2008 22:16

por Dom_Quixote » 2/2/2015 10:15

Limonov Escreveu:Acabo de comprar bilhete só de ida para Viseu.

Lá vou eu, lá vou eu, a caminho de Viseu... :wink:

por Limonov » 1/2/2015 22:32

Acabo de comprar bilhete só de ida para Viseu.

Na margem esquerda do Guadiana não há centros comerciais, passear nas tabernas está a dar-me cabo do fígado.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por jccgold » 1/2/2015 22:12

Ola professor. Nao me importo de sofrer ataques pessoais, agora a argumentação para o ataque pessoal onde está? É fanático, porque sim. Rebateu alguma das coisas que eu disse? Nada. Quem é você para me chamar fanático só porque sim?
Para falar em ridiculo, começa logo a chamar em demagogos a qq um que nao pense o que voce pensa. E voce esqueceu-se "apenas" de todas aquelas coisas que escrevi.
A diferença entre nós começa que voce como professor depende do Estado e eu não. É sempre muito fácil dizer que quem nao está bem na vida que a culpa é dos próprios. Já lhe tirei a pinta de "justiceiro" logo à entrada, e pela falta de argumentos de ignorante. Voce nem consegue separar o que são maus hábitos alimentares da sociedade moderna, do que é crise económica ou falta dela, que são 2 assuntos completamente diferentes.
pvg80713 percebeste mal, passei da Endesa para a EDP, o desconto da Endesa é só 1 ano, o da EDP é todos os anos além de q o q mais interessa é o desconto no preço do KW e nao o desconto no contador (potencia contratada) estando-se na EDP paga-se menos se precisares das contas passo-tas

Registado: 11/11/2011 3:58

por marquesll » 1/2/2015 21:57

Caro jccgold,

O seu fanatismo exacerbado e muitas vezes falacioso contra o governo, apenas o conduz ao ridículo e ao descrédito. É a minha opinião.

Se chove, a culpa é do governo. Se está sol, são uns malandros estes políticos. Tenho alguns colegas assim, principalmente os mais velhos. Ganham 2500 euros por mês, não querem fazer nada e escolhem estar no apoio educativo, para não terem muito trabalho. Passam a vida a falar mal do governo e que o dinheiro que recebem mal dá para viver, após a pagar a prestação da "mansão" nos arredores de Viseu e o mercedes classe E que compraram no ano passado.
Eu ganho 1500 euros por mês e acho que ganho razoavelmente bem, pois todos os meses me sobra dinheiro. Por isso, em jeito de conclusão, a pseudocrise está na mentalidade de cada um, principalmente na daqueles que só querem é estar de mão estendida para o estado.

Quanto aos lanches, sim, os meus alunos também levam fruta (ou doce desportivo, como eles chamam) para a escola, desde bananas, kiwis, maçãs, pêras, morangos... e também são fãs de um tal de compal essencial.

Um abraço e fique bem.

Registado: 20/5/2014 15:38

por pvg80713 » 1/2/2015 9:43

jcgold,
agora deixaste-me preocupado, porque também mudei para a Endesa......... estou farto da EDP.....
que agora até é Chinesa mas continua a pagar 3 M ao Mexia, que só lá está devido ao Socrates.
PT.... altice....... e metam 90% dos funcionarios, que sempre se acharam como sendo publicos, a procura de melhores paragens.
raramente meto gasosa na galp...

e já agora... acho que a TAP deve ser privatizada imediatamente.... o Metro e os Comboios...dados, se for preciso.

hospitais, centros de saude... privatizados... com subsidios para malta que não possa pagar.
(esta agora doeu-me porque sou muito utilizador de um hospital publico onde dou bem tratado)
tropa........... um décimo das chefias........

justiça....... a mesma coisa....... juizes, são para ajuizar.......... administração de tribunais, pode ser dada a um doutorado em gestão a ganhar ordenado minimo... porque estava desempregado... ahhhhhhhhh e os senhores juizes teem que passar o dedo a entrada e a saida, porque ate os medicos o teem que fazer.

e já agora, Podemos ? não sei nós Podemos.... e pela primeira vez acho que a Grécia pode vir a ter problemas.

Registado: 19/4/2005 11:11

por jccgold » 31/1/2015 23:04

Parece o smas oeiras q me quer espetar uma multa de 20 euros pq o debito directo n pagou 1 conta de 13 euros. Justificacao o cliente cancelou o pagamento por db. E no entanto todas as contas a seguir foram pagas pelo mesmo db sem nova autorizacao. Multa paga e perdi 1h e meia do meu valioso tempo só para ir escrever a reclamação
Ou a Endesa que anulei e meti contrato pela EDP. Passados 2 meses recebo telefonema em casa a dizer que tinha dividas em atraso. Qual divida pergunto eu. 37 euros de Novembro. Vou ver a conta bancária a Endesa tinha-se pago 36. :wall:
Disse que ia fazer os acertos e já me mandava, até hoje, estou à espera que qq dia receber um telefonema a dizer q sou caloteiro e os 37 euros ainda estao por pagar. Com a respectiva multa associada.
Estas num país onde as empresas fazem o que querem, e os fanáticos de extrema direita que temos no governo ainda agravaram o problema ao meter as finanças a cobrar supostas dividas de empresas privadas como o caso da via verde q é cada escandalo pior q o outro

por pvg80713 » 31/1/2015 22:44

Dr Tretas Escreveu:
jccgold Escreveu:
SFT Escreveu:Às vezes faço a comparação, entre quando era mais novo e o agora, e o que vejo é um mercado que oferece muito mais hipóteses de consumo e com maiores facilidades de aquisição (crédito, lojas online, promoções, etc).

Sou o unico que se irrita com os pagamentos de electrodomesticos a prestações sem juros? Isso é subsidiado por quem paga a pronto no caso eu. É um incentivo à dívida ao mesmo tempo que cortam nos incentivos à poupança

Eu não me irrito, quando é assim compro também a prestações, mesmo que possa pagar a pronto.

fez um ano e comprei um computador na MediaMarket Sintra... quando cheguei a caixa fui informado que podia pagar o mesmo valor em 12 vezes sem juros... eu aceitei. paguei a primeira pretação e assinei uns papeis........... nunca fui debitado.............. passado 3 meses voltei à Mediamarket falar do assunto... não se preocupe............ passados 4 meses liguei para o Santander (?) qur demorou imenso tempo a atender numero 707... não se preocupe, nós não temos nada em seu nome..........
a semana passada, ligou-me uma fulana com maus modos da Mediamarket Sintra com maus modos a dizer " que a mãe dela a ensinou a não sair de uma loja sem pagar "......... desliguei-lhe o telefone na cara. Aguardo carta para enviar ao meu advogado.

é a crise....... malta que sai das lojas sem pagar!

por Dr Tretas » 31/1/2015 21:51

jccgold Escreveu:
Juros esses subsidiados por mim que pago a pronto. Porque no fim a loja tem de ter a sua margem de lucro. É pela mentalidade de beneficiar o crédito que chegámos à situação que chegámos

Mas quem te obriga a pagar a pronto? Se o sistema o permite, devemos abusar dele, acaba por não sobrar ninguém para financiar disparates. A melhor maneira de destruir um sistema insustentável é abusar dele. Acaba por cair, aliás esse foi um grande mérito dos gregos, acabaram com o sistema insustentável que tinham - por mim, tudo certo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por jccgold » 31/1/2015 21:23

Dr Tretas Escreveu:
jccgold Escreveu:
SFT Escreveu:Às vezes faço a comparação, entre quando era mais novo e o agora, e o que vejo é um mercado que oferece muito mais hipóteses de consumo e com maiores facilidades de aquisição (crédito, lojas online, promoções, etc).

Sou o unico que se irrita com os pagamentos de electrodomesticos a prestações sem juros? Isso é subsidiado por quem paga a pronto no caso eu. É um incentivo à dívida ao mesmo tempo que cortam nos incentivos à poupança

Eu não me irrito, quando é assim compro também a prestações, mesmo que possa pagar a pronto.

Juros esses subsidiados por mim que pago a pronto. Porque no fim a loja tem de ter a sua margem de lucro. É pela mentalidade de beneficiar o crédito que chegámos à situação que chegámos

por Dr Tretas » 31/1/2015 21:19

jccgold Escreveu:

por Dom_Quixote » 31/1/2015 20:14

:arrow:

"Passos Coelho diz que dados do INE sobre risco de pobreza não refletem situação atual"

"As pensões de reforma e sobrevivência contribuíram para um decréscimo do risco de pobreza em 21,0 pontos percentuais, sendo que, segundo o INE, sem estas prestações e sem os apoios sociais 47,8% da população residente em Portugal estaria em risco de pobreza em 2013."

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/other ... lsignoutmd

por jccgold » 31/1/2015 17:40

por BearManBull » 31/1/2015 16:11

youmeu Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Como é que isso funciona se fizer um empréstimo assim de uns mil milhões e os colocar em certificados de aforro já deve dar para viver dos juros?

Quando me contaram isto também pensei no mesmo mas depois lembrei-me do significado do crédito.

Ou seja, é um crédito especial e chama-se crédito à habitação e por isso é que os juros são tão baixos.
Tens de dar a casa que vais comprar como garantia sendo que tens mesmo de comprar o bem. Caso contrário quem é que fazia créditos ao consumo a pagar juros malucos? :shame:

Era tudo. Ó amigo manda vir aí um crédito à habitação de 3000€ para eu ir passar férias porque não me está a apetecer pagar 14% na cofina ahah

Diferente é pedires um crédito à habitação e eles darem-te mais uns milhares para xomprares uma coisa ou outra. mas que não fuja muito ao valor intrínseco do bem :wink:

Mas mesmo que desse era demasiado especulativo .Para pura especulação já nós temos o PSI20 :mrgreen:

Mas uma imobiliária podia comprar-se casas a si mesma e fazer dinheiro no processo. :mrgreen:

Não foi o Champalimaud que comprou um banco com um empréstimo feito nesse mesmo banco?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por pvg80713 » 31/1/2015 15:39

SFT Escreveu:
Em jeito de provocação, qualquer dia terás de fazer as aulas em powerpoint para mandar para o mail dos meninos e meninas ahahah :D

Abc.

para o menino receber no IPhone 6...... enquanto está a beber um copo num bar da moda as 4 da manhã.

está assim em todo o Pais.... é da crise.

por SFT » 31/1/2015 14:26

marquesll, devias ter estado no Parque das Nações no fim de semana dos concertos da Violleta. Era uma pouca vergonha, sobretudo se tivermos em atenção o preço dos bilhetes.

Na minha visão, neste 40 anos de pós Estado Novo, nesta luta constante pela convergências de classes, criou.se uma classe média burguesa em jeito de novo rico com a diferença que, quanto a mim, não tem onde cair morta. É mal formada, mal informada, ignorante, indiferente, que apenas apela aos direitos sem saber escrever e que fala dos deveres sem saber o que eles significam.

Às vezes faço a comparação, entre quando era mais novo e o agora, e o que vejo é um mercado que oferece muito mais hipóteses de consumo e com maiores facilidades de aquisição (crédito, lojas online, promoções, etc). Se a isto aliarmos, a falta de cultura de consumo (aquela ânsia de ter mais, sem ter necessidade real disso) e a propaganda governamental que a economia está a melhorar, a consequência inevitável é o consumo desenfreado e estúpido. (se ofender alguém, só se pica quem tem agulhas).

Em jeito de provocação, qualquer dia terás de fazer as aulas em powerpoint para mandar para o mail dos meninos e meninas ahahah :D

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Lion_Heart » 31/1/2015 13:32

Eu não vou por aí pois a competição entre crianças pode levar muitos pais a falência . Hoje em dia uma criança de dois ou três anos tem que ter o seu tablet e aos cinco ou seis já anda de apple e facebook. Claro que culpa é dos pais e da sociedade de consumo, mas a pressão social é demasiada. Nos shoppings é o mesmo , mas será que as vendas são assim tantas? E que muitas das lojas andam sempre a fechar. E o comércio de rua? tem assim tanta gente?

Aqui em Braga o nosso único grande shopping esta sempre cheio mas os outros e as lojas no centro histórico já é bem diferente. Alias no fim do ano passado notei que fecharam um cafe e um restaurante num dos sitios por onde costumo andar e hoje fecha um restaurnte onde o mes passado fiz o meu aniversário e até e bastante conceituado nos ratings. Lojas de comércio fecham quase todos os dias em especial aquelas onde as rendas começaram a aumentar.

Para finalizar eu acho as pessoas que sentem a crise na pele nem andam por estes locais. Porque não tem dinheiro
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por rollingsnowball » 31/1/2015 13:19

Outro factor que, recentemente, tem vindo a aumentar o poder de compra dos portugueses é a queda dos preços dos combustíveis. Segundo a VISA:

to put the drop into context, U.S fuel prices are down approximately 30% since June. This drop amounts to approximately $60 per month for the average consumer. According to our surveys, approximately 50% of the savings consumers are seeing is being saved, 25% is being used to pay down debt and approximately 25% is being spent in other discretionary categories. These categories include grocery, clothing, and restaurants. This is consistent with what we’ve seen in our own spend data.

Isto nos Estados Unidos onde os impostos sobre os combustíveis são muito mais baixos e portanto a poupança poderá ser também inferior ao que cá temos. Para além disso como cá o poder de compra é muito inferior ao dos estados unidos provavelmente a % que vai para poupança deverá ser inferior em Portugal.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Dr Tretas » 31/1/2015 12:20

Aqui sempre houve e sempre haverá... A Crise :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 344 visitantes