Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Cataventismo ou hipocrisia?

por RaposoTavares » 27/2/2015 20:13

Imagem

O cavalheiro é para onde lhe dá. Foi à Grécia em período eleitoral apoiar o Samaras; lança um alerta para as contas de cinco países (Portugal estava, como é habitual no rol); numa rádio Alemanha não que que se fale de Grexit, nem de débitos...
Como é que gente desta estabelece regras credíveis para o que quer que seja?

http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite2_1_27/02/2015_547730
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por Ativo » 27/2/2015 17:45

Neste momento, o principal problema, em cima da mesa, nas negociações das instituições europeias e do FMI com a Grécia, talvez, seja a confiança ou melhor a falta dela.
Para se negociar é sempre necessário que haja alguma dose de confiança mútua. Quando se trata de emprestar dinheiro essa confiança ainda tem que ser maior.

Como é que se pode confiar no atual governo grego, depois de terem mostrado que não pretendiam honrar os compromissos anteriores assumidos pela Grécia, nomeadamente, concluir o programa anterior de assistência financeira e de ajustamento macroeconómico? É difícil ...

Além disto, o governo grego não transmite o sentimento de que está efetivamente empenhado em controlar a despesa pública e realizar reformas que promovam o crescimento económico, de modo que os credores possam alimentar a esperança de serem reembolsados.

Não basta alguém dizer : “Nós somos de confiança e portanto queremos que nos emprestem o dinheirinho”.
A confiança é um bem, eu diria, mesmo, é um ativo, que não se obtém com mera proclamação (Nós somos de confiança!) mas com provas, isto é, com atitudes e comportamentos adequados.

Apesar de tudo, estou confiante em que a conclusão do referido programa vai ser aprovada e a última tranche do empréstimo do mesmo será entregue à Grécia. É que a Zona Euro está com boa vontade em relação à Grécia e, penso, está disposta, para já, a dar o benefício da dúvida ao governo grego. Afinal de contas o Syriza já recuou bastante face às suas intenções eleitorais, iniciais.

O problema grego ressurgirá, sim, novamente, de modo preocupante, quando se negociar novo resgate da Grécia, novo programa de assistência financeira e de ajustamento macroeconómico, ou, na terminologia preferida do governo grego, novo contrato com as instituições europeias e o FMI.

Registado: 24/1/2014 17:24

por RPedroG » 27/2/2015 13:06

nuuuuno Escreveu:estava aí nos comentários do observador...fantastico video ! https://m.youtube.com/watch?v=Afl9WFGJE0M :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
RPedroG ainda nao desististe? :mrgreen: :mrgreen:

nao tinha visto esse video ehehehe.
ja me fizeste rir :lol:

Registado: 31/7/2014 8:10

por RPedroG » 27/2/2015 13:05

Marco Martins Escreveu:Curiosamente até há pouco tempo antes do e-fatura e das pessoas sentirem benefícios ao pedir faturas, a mentalidade portuguesa era assim.
Hoje creio que está a mudar para melhor e já não ouço tanto o "chico esperto" que foge aos impostos e se vanloriza por isso e os restantes ouvintes ainda lhe dão valor!!!

Esperemos que ainda mudemos mais e que o/os governo/s dê/deiam um passo no sentido de baixar impostos!

isso já é um bom sinal. outro é q já há politicos na prisao. resta saber se há provas(quero acreditar q sim, caso contrario era mt mau) e caso haja, se serao mesmo condenados. depois é preciso q politicos corruptos deixem de ganhar as eleicoes. e isto refiro-me a todos os partidos e nao a nenhum em especifico. e é preciso a justica ser celere a todos os niveis.
para mim a base da mudanca deve estar na justica. justica celere e justa e o resto acontecerá como consequencia. a classe politica seria remodelada, as ilegalidades de varias empresas e trabalhadores seria reduzida,...

por Marco Martins » 27/2/2015 12:40

RPedroG Escreveu:E como estamos num topico da Grécia, aproveito para dizer que a Grécia também. Ainda há poucos dias vi uma reportagem na TV em que aparecia um taxista Grego todo contente a dizer que há 2 meses nao paga impostos pq tem q usar o dinheiro para outras coisas. Isto é completamente inaceitavel e impensavel.

Curiosamente até há pouco tempo antes do e-fatura e das pessoas sentirem benefícios ao pedir faturas, a mentalidade portuguesa era assim.
Hoje creio que está a mudar para melhor e já não ouço tanto o "chico esperto" que foge aos impostos e se vanloriza por isso e os restantes ouvintes ainda lhe dão valor!!!

Esperemos que ainda mudemos mais e que o/os governo/s dê/deiam um passo no sentido de baixar impostos!

Registado: 7/4/2007 17:13

por nuuuuno » 27/2/2015 12:31

estava aí nos comentários do observador...fantastico video ! https://m.youtube.com/watch?v=Afl9WFGJE0M :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
RPedroG ainda nao desististe? :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 10/11/2011 10:05

por RPedroG » 27/2/2015 12:28

jccgold Escreveu:
RPedroG Escreveu:Eu chamei te mentiroso porque tu escreveste aqui varias informações falsas.

Quais informacoes falsas? Eu sou absolutamente incapaz de fazer qq tipo de acusação a alguém sem a justificar. N escrevo a ninguem "escreveste aqui varias informacoes falsas" e deixar a coisa assim.

mas eu há varios posts nao faco outra coisa senao indicar quais foram as informacoes falsas:

- Autoeuropa no 2o lugar da produtividade - Falso
- Ministro das FInancas gregos é dos poucos ministros europeus com curso de economia - Falso

Acho curioso dizeres q és incapaz de fazer qq tipo de acusacao sem justificar e os teus ultimos posts terem sido insultos à minha pessoa com palavras como "troll". Mas nao tenho interesse em continuar a falar disso, pq para mim isso nao é importante. O importante é discutir a situacao economica.

os alemaes em termos de trabalho sao muito melhores em muitos temas além de "produzir maquinas que trabalhem para eles".
O meu trabalho em qualquer das empresas nunca teve a ver com isso e vi grandes diferencas em termos de produtividade no trabalho diario em Portugal e na Alemanha.

O aparecimento de uma Autoeuropa em Portugal nao é justificacao para nao haver empresas portuguesas nesse ramo.
Mas claro que para uma empresa Portuguesa ter uma fabrica como a Autoeuropa, teria que ter o resto que o grupo VW tem.
Alias eu acho que Portugal reduzir-se a "Autoeuropas" (i.e. fabricas de montagem) é assumir um papel q nao é bom. Numa fabrica dessas está tudo regulado e controlado pela casa mae. Nao pode haver grandes desvios em termos de produtividade. Alias nao fazem outra coisa que nao montar carros com a ajuda de maquinas.

Os portugueses trabalham mais horas mas produzem menos. E aqui estou a referir outros empregos q nao numa fabrica de montagem. Pois numa fabrica de montagem que opera por turnos com maquinas a uma velocidade constante, nao há grande margem de manobra.
Portugal tem que apostar no desenvolvimento e investigacao. Tem que criar as suas proprias empresas que possam competir no estrangeiro. E para isso tem q melhorar a produtividade.
A produtividade num dia num escritorio alemao é pela minha experiencia maior do q num escritorio portugues. Mas o Portugues no fim do dia trabalhou mais horas. Isto é absurdo, mas é a realidade. Trabalhar muito nao significa trabalhar bem. Alias o excesso de trabalho é até inimigo da qualidade do trabalho. Mas isto a maior parte das pessoas (chefias) em Portugal nao percebe. E isto tem implicacoes graves ao nivel social e familiar das pessoas!
Por isso Portugal precisa de uma mudanca radical de mentalidade a todos os niveis: politico, judicial, laboral.
E como estamos num topico da Grécia, aproveito para dizer que a Grécia também. Ainda há poucos dias vi uma reportagem na TV em que aparecia um taxista Grego todo contente a dizer que há 2 meses nao paga impostos pq tem q usar o dinheiro para outras coisas. Isto é completamente inaceitavel e impensavel.

por soso » 27/2/2015 12:00

http://expresso.sapo.pt/confrontos-marc ... as=f912662

Muitos atrasados mentais que saíram das catacumbas a apoiar estes "senhores", por essa Europa fora e especialmente em Portugal, deviam lá ter um pai polícia, ou uma montra, ou o carro na rua, por não terem garagem.....

http://observador.pt/opiniao/ridiculo-syriza/
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por jccgold » 27/2/2015 6:40

RPedroG Escreveu:Eu chamei te mentiroso porque tu escreveste aqui varias informações falsas.

Quais informacoes falsas? Eu sou absolutamente incapaz de fazer qq tipo de acusação a alguém sem a justificar. N escrevo a ninguem "escreveste aqui varias informacoes falsas" e deixar a coisa assim. É uma questão de educação ou de falta dela. Há quem a tenha há quem a não tenha. Além de que, alguém pode escrever informações falsas porque leu ou ouviu informações falsas e não faz dessa pessoa um mentiroso mas ctgo nem vale a pena.

RPedroG Escreveu:E deixa de ter ódio à Alemanha.

Eu não tenho qualquer ódio à Alemanha. Os alemães sabem o que querem e como fazê-lo e o que querem é beneficiar-se a si mesmos. Não tenho qualquer ódio mas também não sou parvo ao ponto de achar que querem defender o interesse português ou o grego. São os alemães que estão a impedir que a negociação com os Estados Unidos seja ainda mais lesiva para o interesse europeu.

RPedroG Escreveu:Sem a Alemanha nao havia a Autoeuropa nem outras empresas em Portugal e o desemprego ainda era maior.

Visão incompleta. Sem a Alemanha se nao houvesse VWs BMWs etc havia espaço para nascerem outras empresas quem sabe uma portuguesa. É muito bonito quando abre uma fábrica mas isso pode inviabilizar o nascimento de outras.

RPedroG Escreveu:Caso tenhas a possibilidade um dia aconselho-te a trabalhar pelo menos por uns meses num pais do norte da Europa.

Ja fiz um teste de psicologia chamado neo-pi-r q sendo online deu o resultado no fim em que o povo do mundo q fazia o mesmo teste e tinha resultados mais parecidos com os meus eram os holandeses. N me admirou, n me identifico muito com a cultura portuguesa não, na falta de preocupação com o pormenor, no desenrrasque, falta planeamento, na mania de gozarem o que nao percebem e por aí fora. Nao te preocupes que sei muito bem quais os defeitos endógenos do português.

RPedroG Escreveu: E nesse campo tem muito mais para aprender com a Alemanha do que com a Grécia.

Os alemaes sao bons a fazerem maquinas para trabalharem por eles. Como trabalhadores os portugueses sao muito melhores pelo menos a esforçarem-se. O que é o defeito dos portugueses, acham que se enriquece a trabalhar.
Entao de forma construtiva tens de comprar um livro de etiqueta e boa educação.

Registado: 11/11/2011 3:58

por RPedroG » 27/2/2015 5:27

Ó jccgold vamos la ver se desta vez nos entendemos.
Eu chamei te mentiroso porque tu escreveste aqui varias informações falsas. Quem escreve algo falso, está a mentir.
Uma pessoa pode ter uma ideia errada e escrever algo incorrecto, mas tu insistires nisso é q faz ter te chamado mentiroso.

E deixa de ter ódio à Alemanha. Sem a Alemanha nao havia a Autoeuropa nem outras empresas em Portugal e o desemprego ainda era maior.
E nao acredites em tudo o q ouves. Nenhum pais é perfeito mas Portugal tem um longo caminho a percorrer para estar ao nivel do norte da Europa em diversos parâmetros.

Caso tenhas a possibilidade um dia aconselho-te a trabalhar pelo menos por uns meses num pais do norte da Europa. Provavelmente ficarias a perceber melhor a realidade de outros paises. Melhor do q ouvir ou ler em sites "duvidosos" é ver com os próprios olhos.
Eu gostaria bastante que Portugal evoluisse. Tenho toda a família ai e muitos bons amigos e nao me agrada ouvir alguns problemas que ouço. Mas nao acredito q melhore como devia devido à mentalidade.
E sinceramente criticar cegamente um pais como a Alemanha é um exemplo dessa mentalidade. Portugal deve ver o q os outros paises fazem de bem e tentar fazer igual ou melhor. E nesse campo tem muito mais para aprender com a Alemanha do que com a Grécia.

Espero q consigas ler este post de uma maneira construtiva(é essa a ideia dele) pois caso contrário terei q te ignorar pois nao tenho interesse em discutir com alguém q nao aceita nenhuma opinião diferente.

por jccgold » 27/2/2015 4:01

RPedroG Escreveu:Ele teria falhado por pouco se esse ranking e o artigo tivesse alguma coisa a ver com produtividade.

Mas eu disse que o artigo tinha a ver com a produtividade? Citando o que disse
jccgold Escreveu:E para te rebolares em raiva mais um premio de 3º lugar entre as 107 fabricas da VW

Vindo do user que nao sabe somar 1+1 que se podia esperar, que tivesse compreendido o que foi escrito em portugues? Onde se lê mais um, ter-se-ia mentalmente de transcrever como 1+1 e nao 1+0.

RPedroG Escreveu:Em vez de reconhecer o erro vai metendo links q nao provam a afirmação e vai me insultando.

E existe outra palavra portuguesa para esse tipo de vitimização de quem chega aqui a chamar os outros de mentirosos. Como era ela? :-k Lata?
A AutoEuropa estar em 2º lugar na produtividade ouviu-o eu como justificação para a AutoEuropa ter conseguido a produção do novo Sirocco. O facto de os tugas terem sido considerado os 2º melhores e isso afectar o teu desejo de ter nascido alemão é-me absolutamente indiferente

por RPedroG » 27/2/2015 3:39

Mas aproveito para dar a minha opiniao pessoal sobre a produtividade e a precariedade do trabalho entre Portugal e Alemanha.
Na minha opiniao em Portugal as pessoas trabalham mais horas mas são menos produtivas. Em termos de precariedade, pelo menos há alguns anos atrás era maior na Alemanha.

Esta é a minha opiniao baseada na minha experiência profissional tendo trabalhado em Portugal numa multinacional alemã e tendo trabalhado até agora em 3 das maiores empresas alemãs.

por RPedroG » 27/2/2015 2:51

Raposo Tavares Escreveu:Até que enfim JC! Pronto! falhaste por pouco: Volkswagen Autoeuropa in Setubal, Portugal, came third.
Agora já se pode voltar ao tópico?

Ele teria falhado por pouco se esse ranking e o artigo tivesse alguma coisa a ver com produtividade.
Mais uma vez nao tem nada a ver. O ranking é de "Occupacional Safety".
Ah em termos de Pre Assembly ganhou a de Wolfsburg.
Mas tenho a certeza que daqui a mais uns insultos e uns links sobre outros rankings ele irá descobrir por exemplo q o primeiro lugar em termos de produtividade é/foi de uma fabrica nos EUA.

Ate la peco desculpa aos restantes leitores deste tópico por terem q ler insultos dele, mas infelizmente nao ha nada a fazer.
Em vez de reconhecer o erro vai metendo links q nao provam a afirmação e vai me insultando.

por jccgold » 27/2/2015 2:46

marquesll e ires dar lições de moral ao individuo que anda por aqui a chamar mentirosos aos outros? Essa de nao ter o respeito quem nao respeita os outros deverá ser certamente para esse.
O facto de te parecer tendencioso pode parecer-te o que te apetecer, sei o que penso porque o penso, e justifico o que penso. normalmente vou buscar dados concretos da vida real para justificar o que penso e nao meras suposições teóricas como muitos fazem coisa que chateia em particular os dogmáticos. É para o lado que durmo melhor.

por marquesll » 27/2/2015 2:35

Desculpa, mas pareces-me muito falacioso e tendêncioso em quase tudo o que escreves... Não é assim que se consegue credibilidade.

E também não se consegue respeito, quando não se respeita os outros...

Registado: 20/5/2014 15:38

por jccgold » 27/2/2015 2:26

marquesll Escreveu: Ficar em 3º num prémio de produtividade é uma coisa, ficar em 3º num prémio de segurança no trabalho é outra. :shame:

Têm em comum que só quem gere bem os recursos disponiveis consegue um premio ou o outro.

por Ulisses Pereira » 27/2/2015 2:24

Deixem lá os insultos, senão teremos que apagar os vossos posts.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por marquesll » 27/2/2015 2:22

jccgold Escreveu:
RPedroG Escreveu:Nao vale a pena continuar a discutir com alguém que nao le o que é escrito e insiste em informacoes falsas.

Mas quem és tu para aparecer aqui a dizer que o que eu escrevi é falso? Tens algum ranking da VW a dizer o contrário? Para chegar aqui a dizer que os outros mentiram deves de certeza ter provas senao és um troll da pior espécie. Mostra-as
E para te rebolares em raiva mais um premio de 3º lugar entre as 107 fabricas da VW "Bratislava plant of Volkswagen Slovakia – was once again recognised this year as the best plant. The Volkswagen Navarra S.A. plant in Pamplona took second place. Volkswagen Autoeuropa in Setubal, Portugal, came third. "
E mesmo aí mais uma vez em 2º lugar uma fabrica dum país do sul da Europa. Fabricas alemãs nos 1ºs lugares nem vê-las. Deve ser ao acaso que em Palmela têm subidas de ordenado de 3.9% e os trabalhadores ganham premios de produtividade constantemente.
http://www.automotivepurchasing.com/new ... as-safest/
E a acrescentar ao tema "Portugueses trabalham mais 400 horas que os alemães"
http://expresso.sapo.pt/portugueses-tra ... maes=f8158

"Safest" não significa produtiva.

Ficar em 3º num prémio de produtividade é uma coisa, ficar em 3º num prémio de segurança no trabalho é outra. :shame:

por jccgold » 27/2/2015 2:22

atomez mas a ideia que é vendida é que para competir é preciso diminuir salários, quando as razões da falta de competitividade são outras. Daí, na Grécia vão atacar as verdadeiras razões da falta de competitividade e repôr salários.
E antes que alguém pergunte "mas quais verdadeiras razões?" ainda há 2 dias li um artigo que a electricidade em Lisboa é a mais cara da Europa. Quais são os malucos que por cá querem investir com custos de contexto como esse quando se puderem ir para outro sitio qualquer?
Editado pela última vez por jccgold em 27/2/2015 2:24, num total de 1 vez.

por atomez » 27/2/2015 2:19

jccgold Escreveu:Nao atomez antes de ser interrompido pelo troll, o que estava a dizer é que a produtividade em fabricas iguais ou semelhantes é igual ou superior em paises do sul da europa do que no norte na europa.

Obviamente. Sendo o resto idêntico, a produtividade no sul é maior porque os salários sem bem mais baixos.

Há mais empesas alemãs de alta produtividade por cá sem ser a VW. Hoechst, Leica por exº.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por jccgold » 27/2/2015 2:13

Nao atomez antes de ser interrompido pelo troll, o que estava a dizer é que a produtividade em fabricas iguais ou semelhantes é igual ou superior em paises do sul da europa do que no norte na europa.
O motivo pelo qual a produtividade é maior em geral nos países do norte da Europa tem a ver com as empresas que lá existem. São maiores e usam tecnologia e maquinas que são o que verdadeiramente provoca essa maior produtividade. Como se tem equilibrado a baixa produtividade dos países do sul da europa? Culpa-se os trabalhadores, que trabalham mais horas, melhor, com menos direitos e mais precariamente. Nada disso consegue obviamente equilibrar a balança da produtividade. Poderas ter razao que um gestor alemão nao estaria tao focado em contratar toda a gente a recibos verdes como o gestor portugues e se calhar atacava a falta de produtividade pelas verdadeiras razões.
Portugal como país de microempresas é normal ter baixa produtividade, para mim como se vê o sucesso económico dum país ou não, mede-se pelo numero de grandes empresas que esse país consegue ter ou não. E em Portugal têm diminuido.
Portugal pagar poucos juros pela divida tem mais a ver com a actuação do BCE e aparencias. A divida em relacao ao PIB aumentou brutalmente nos ultimos 4 anos, nao fosse o BCE a têr a mão a proteger e um belo dia os mercados levavam Portugal ao buraco outra vez.

por atomez » 27/2/2015 1:49

Raposo Tavares Escreveu:Volkswagen Autoeuropa in Setubal, Portugal, came third

Resumindo e concluindo, a melhor maneira de resolver a falta de produtividade nacional será pôr patrões alemães a dirigir trabalhadores portugueses?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por RaposoTavares » 27/2/2015 1:34

Até que enfim JC! Pronto! falhaste por pouco: Volkswagen Autoeuropa in Setubal, Portugal, came third.
Agora já se pode voltar ao tópico?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por jccgold » 27/2/2015 1:11

RPedroG Escreveu:Nao vale a pena continuar a discutir com alguém que nao le o que é escrito e insiste em informacoes falsas.

Mas quem és tu para aparecer aqui a dizer que o que eu escrevi é falso? Tens algum ranking da VW a dizer o contrário? Para chegar aqui a dizer que os outros mentiram deves de certeza ter provas senao és um troll da pior espécie. Mostra-as
E para te rebolares em raiva mais um premio de 3º lugar entre as 107 fabricas da VW "Bratislava plant of Volkswagen Slovakia – was once again recognised this year as the best plant. The Volkswagen Navarra S.A. plant in Pamplona took second place. Volkswagen Autoeuropa in Setubal, Portugal, came third. "
E mesmo aí mais uma vez em 2º lugar uma fabrica dum país do sul da Europa. Fabricas alemãs nos 1ºs lugares nem vê-las. Deve ser ao acaso que em Palmela têm subidas de ordenado de 3.9% e os trabalhadores ganham premios de produtividade constantemente.
http://www.automotivepurchasing.com/new ... as-safest/
E a acrescentar ao tema "Portugueses trabalham mais 400 horas que os alemães"
http://expresso.sapo.pt/portugueses-tra ... es=f815867

Vai lá beijar a mão aos alemães como a nossa ministra das finanças faz e larga de me chatear

por marquesll » 27/2/2015 0:09

nuuuuno Escreveu:
jccgold Escreveu:
RPedroG Escreveu:Se a informacao é na tua opiniao mais que conhecida e publica, entao se faz favor mete um link para um site fiavel com essa informacao. É que eu nao encontro nenhum a dizer que a Autoeuropa está em 2o lugar em termos de produtividade da VW. É que fica sempre feio alguem escrever aqui supostamente factos, sem ter qualquer prova e que possam ser falsos

Feio é alguém sem provas contestar o que foi escrito lá pq isso nao encaixa nos quaisquer dogmas q tenhas
"...a mesma forma, a produtividade na Autoeuropa está ao nível das unidades mais eficientes do grupo Volkswagen. Não há mistério...
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interio ... 29&page=-1

quote="RPedroG"]Ou antes da crise da Grécia, a Alemanha estava muito mal e foi a crise da Grécia que salvou a Alemanha de ir à falencia?

óh jcgold tu trocas as voltas a tudo...! tu dizes que a autoeuropa esta em 2º lugar de produtividade. Informação não validada (nem o artigo de opinião que colocaste em link serve para alguma coisa) , como, e até te digo é informação que até pode ser confidencial dentro da propria VW. Mas o que noto é que tu achas feio é alguem contestar sem provas quando tu proprio nao mostras provas das tua afirmação.... :wall: :wall: :wall:

Se a Autoeuropa estivesse em 2º lugar, de certeza que não estaria, como já está há mais de uma década, a fabricar os modelos menos importantes e menos vendidos da VW (sharan, scirocco e eos).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], itisi1000 e 41 visitantes