Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por nuuuuno » 21/2/2015 18:24

nem li o acordo nem vou ler...mas os gregos cantam vitoria http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=179125 "O acordo de sexta-feira com o Eurogrupo cancela os compromissos dos governos anteriores de cortes nos salários e pensões, despedimentos na função pública, subidas do IVA da alimentação e dos medicamentos”, disse o chefe do Governo de Atenas, numa declaração televisiva ao país." :clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 1233
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Crise Grega

por atomez » 21/2/2015 18:15

Eis a verdadeira razão porque os gregos recuaram em toda a linha:

Ao ritmo a que os gregos estavam a levantar euros dos bancos, 1 bilião por dia, na 3ª feira quando os bancos reabrirem (2ª é feriado na Grécia) já não haveria dinheiro suficiente.

Vendo bem foi uma decisão democrática, o povo votou nos multibancos e banca online.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 21/2/2015 17:56

o acordo de sexta-feira com os credores permite à Grécia deixar para trás a austeridade, realçando, porém, que as dificuldades reais estão a chegar

in: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/uniao_europeia/zona_euro/detalhe/tsipras_diz_que_pais_vira_costas_a_austeridade_mas_nao_as_dificuldades.html

Isto a semantica é um espetáculo!
Austeridade ou dificuldades reais?
Paz ou harmonia?
Energúmenos ou bestas quadradas?

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 21/2/2015 17:23

Gostei deste artigo. É bom ler quem pensa e raciocina à margem da espuma dos dias.
http://internacional.elpais.com/internacional/2015/02/20/actualidad/1424453404_754755.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por pcm1979 » 21/2/2015 16:48

Raposo Tavares Escreveu:A acreditar neste artigo do Expresso, o Varoufakis fez como dizia (não me recordo exatamente da expressão) o João Pinto do FCP: Estávamos à beira do precipício, era necessário fazer alguma coisa e fizemo-lo: demos um passo em frente.


O João Pinto do Porto é um.
O João Vieira Pinto que jogou no Boavista, Benfica e Sporting é outro.
Muita gente confunde-os, não percebo :-k

O João Pinto do Porto foi o que disse que o coração dele só tem uma cor: Azul e Branco
Essa do precipício foi o JVP.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Crise Grega

por RaposoTavares » 21/2/2015 16:44

ImagemImagemImagem


A acreditar neste artigo do Expresso, o Varoufakis fez como dizia o João Pinto do FCP: Estávamos à beira do precipício, felizmente demos um passo em frente.

http://expresso.sapo.pt/acordo-penaliza-gregos-em-varios-pontos-varoufakis-prefere-a-tese-do-copo-meio-cheio=f911898

editei para confirmar o exato teor da afirmação e o seu autor. A acreditar nas fontes, já está correta a citação.
Editado pela última vez por RaposoTavares em 21/2/2015 16:56, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por marquesll » 21/2/2015 16:37

A verdade é que a Grécia cedeu em toda a linha...

A austeridade vai ser exatamente a mesma ou pior, a troika vai continuar por lá e os juros vão continuar a ser insuportáveis.

O que é que a Grécia ganhou nestas semanas? Nada.

E o que perdeu? Quantos biliões de euros sairam da Grécia para não mais voltar? Quanto investimento deixou de ser feito?

A demagogia é muito linda...
 
Mensagens: 89
Registado: 20/5/2014 15:38

Re: Crise Grega

por Corvo=Corvo » 21/2/2015 14:49

Vem vistas as coisas a Grécia não tem nada a perder .
Está enterrada em divida e dali já não sai ,a não ser por milagre, assim como Portugal.
Por isso ,extremando as posições sempre vai conseguindo alguma coisa.

Por cá fazemos isto. "Vamos" para aquelas reuniões armados em ricos como se estivesse tudo bem.
Anexos
ng3965055.jpg
ng3965055.jpg (72.63 KiB) Visualizado 5348 vezes
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 116
Registado: 29/10/2014 20:19

Re: Crise Grega

por Bernie Madoff » 21/2/2015 14:37

A decisão que saiu ontem do Eurogrupo é uma vitória política para o Governo Grego e acima de tudo, da nova visão sobre a forma abordar a crise da dívida.

Relembro que este governo tem semanas e tinha um constrangimento temporal à porta. Dedicou-se em fazer a diplomacia necessária nestas primeiras semanas e não foi pelo caminho fácil da diplomacia de simpatia, mas entrou de 'carrinho'. Fez bem, manteve-se fiel ao que acredita.

Concordo com o que foi escrito atrás que não é nada de extraordinário este feito até ao momento. Foi, digamos, a pré eliminatória da Champions. O verdadeiro problema vai ser voltar para a realidade grega nestes próximos meses. Reformar a Grécia é que é o verdadeiro desafio, principalmente se tomarmos em conta que nos últimos 2 meses aquilo deve ter andado caótico.

Agora o governo vai dedicar-se ao charme interno e caso as coisas não resultem, convocam novas eleições e ganham a maioria absoluta. E a Grécia ganha mais tempo....

Quanto à europa, nada de novo, muitos governos, muitos interesses, muitas eleições.... tudo serve para empurrar os problemas para a frente. Enquanto isso a GB prepara-se para ter um crescimento do PIB de 2,7%, EUA a viver um bull imparável, etc, etc.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Crise Grega

por pcm1979 » 21/2/2015 13:23

perseu Escreveu:A única nuance que me preocupa tem a ver com o arrastamento de decisões que estes 4 meses vão provocar. Em termos das Bolsas Mundiais, após fortes subidas já na segunda feira, que acalmia/paralisia vai suceder depois?


Não tarda muito e estaremos em Maio, época de vender. :(
Outubro foi mesmo o mês de comprar, mas o dia perfeito foi 16 de Outubro.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Crise Grega

por Dr Tretas » 21/2/2015 12:30

Dom_Quixote Escreveu:
- A Alemanha a tentar preservar os seus vassalos para que a vassalagem continue... já se criticam publicamente... então mas não estava tudo pronto para o grexit...? :roll:



Um país deficitário está condenado à vassalagem, faça o que fizer. Será sempre escravo dos credores. Portanto, para ver quem manda na Grécia, é só ver de onde vêm as importações:
grecia_importacoes.png
grecia_importacoes.png (13.3 KiB) Visualizado 5476 vezes


Claro que podem sempre optar por ser antes vassalos da Rússia. Eles lá sabem... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Crise Grega

por Dom_Quixote » 21/2/2015 11:55

Dom_Quixote Escreveu:... pagar as dívidas e os exorbitantes juros ... juros esses podiam por exemplo ser convertidos em crédito ao desenvolvimento...


jccgolg Escreveu:Só conseguiram por exemplo que os lucros que o BCE teve com juros da Grécia no valor de 5.6 mil milhoes euros sejam devolvidos à Grécia coisa que Portugal por exemplo não teve. É daquelas coisas sem substância 5.6 bilioes euros :!: :arrow:


"o tablóide alemão "Bild" citava fontes do executivo grego referindo que a carta que o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, enviou aos parceiros da União Europeia e da zona euro na quinta-feira - onde delineava a sua proposta de extensão do empréstimo sem mais austeridade - era a "errada" e que a correcta implicava mais concessões."

- Como diria o Zeca, digno de uma telenovela mexicana... ou então pressão desavergonhada dos inúmeros Bild's...

"A reacção de Wolfgang Schäuble foi imediata e negativa. "A Grécia quer um financiamento-ponte sem cumprir os requisitos do programa. [A proposta] não respeita os critérios do Eurogrupo, não tem substância para uma solução", declarou o ministro alemão das Finanças. O que lhe valeu críticas (até) do vice-chanceler e líder do SPD, Sigmar Gabriel, que disse ser errado "rejeitar publicamente e de antemão" esse "bom ponto de partida para as negociações"

- A Alemanha a tentar preservar os seus vassalos para que a vassalagem continue... já se criticam publicamente... então mas não estava tudo pronto para o grexit...? :roll:

- Esquerdóides, centróides, direitóides, anarquóides e outros óides parecem não ter ainda apreendido tudo o que está em causa... :wink:

http://www.msn.com/pt-pt/financas/negoc ... ar-BBhODAt
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: Crise Grega

por jccgold » 21/2/2015 4:36

Declaracoes do ministro das finanças grego quando perguntado quais as diferencas do programa actual para o programa anterior
"
1- Nao temos a obrigatoriedade de baixar pensoes, nao temos a obrigatoriedade de aumentar o IVA
2- Nao temos de ter saldos primarios para este ano e os anos seguintes absurdos o q se forem -2% de saldo primario exigido sao so 5 mil milhoes para a Grécia gerir.
3- Nós seremos os autores das medidas de reformas estruturais a implementar, ou co-autores, mas seremos nós a decidir quais são
"

Acrescento eu, em Portugal e Grécia não foram feitas reformas estruturais nenhumas, o que se chama reformas estruturais em Portugal chama-se diminuir salários. O equilibrio da balança que foi alcançado deve-se ao facto de que muita gente deixou de consumir porque está no desemprego, a niveis de 20% de desemprego pelo que o FMI diz. Caso voltassem a estar empregadas as mesmas pessoas que perderam o emprego nestes 4 anos o défice da balança comercial voltava todo. Os gregos vão ensinar o resto da Europa o que são verdadeiras reformas estruturais nomeadamente combate à corrupção

Raposo Tavares Escreveu:A opinião é quase unânime: a Grécia não ganhou substancialmente nada.


Só conseguiram por exemplo que os lucros que o BCE teve com juros da Grécia no valor de 5.6 mil milhoes euros sejam devolvidos à Grécia coisa que Portugal por exemplo não teve. É daquelas coisas sem substância 5.6 bilioes euros :!: :arrow:
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por atomez » 21/2/2015 4:12

Com este acordo a Grécia fica sujeita à Troika anteriormente conhecida por Troika...

O Tzip e o Varuf lá pensaram: já temos cash para mais 4 meses, o melhor é declarar vitória e ir embora.

How Greece Got Outmaneuvered

But the fact is that Tsipras and Varoufakis didn’t have much leverage, and they should have recognized that earlier. From the start, there was only one threat they could have made that would have put a fright into Germany and other core countries: that Greece, if it didn’t get the deal it wanted, would default on its debts, leave the euro zone, and go back to printing its own currency. But a majority of the Greek people, despite all they’ve been through, want to keep the euro, and, throughout the election campaign, Syriza said that it had no intention of leaving the currency zone. From an economic perspective, this was arguably a self-destructive policy—the Greek economy is in such bad shape that it might have done better to follow the example of Argentina, which, in 2002, defaulted on its debts and said to heck with the I.M.F.—but promising to keep the euro was one of the prices that Syriza paid for being taken seriously as a political force.

Once Wolfgang Schäuble, the flinty German finance minister, realized that Varoufakis couldn’t play the Grexit card, he knew that he had him where he wanted him. The German government point-blank refused even to consider a Greek request for an end to the bailout and a new bridging loan, and it quietly encouraged the E.C.B. to issue a series of warnings to the Greeks. And then, a couple of days ago, after Varoufakis had reversed course and asked for an extension of the current bailout, Schäuble rejected that request, too, forcing the Greeks to make even more concessions.

Even after the deal was done, Schäuble seemingly couldn’t resist taking a jab at Varoufakis and his colleagues. According to the Guardian’s invaluable live blog, he remarked: “The Greeks certainly will have a difficult time to explain the deal to their voters.”


Para quem, supostamente, é especialista em Teoria dos Jogos, foi muito mal jogado.
Editado pela última vez por atomez em 21/2/2015 5:56, num total de 3 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Grécia: A Declaração do Eurogrupo de dia 20

por RaposoTavares » 21/2/2015 2:58

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 21/2/2015 2:51

Imagem
Muito, muito bom (eu cá gostei...) este artigo no El País:http://internacional.elpais.com/internacional/2015/02/20/actualidad/1424471757_143916.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por Dr Tretas » 21/2/2015 2:32

Só para comentar o final desse artigo do Guardian:

Varoufakis wants to boost demand by handing some cash to workers and pensioners in the form of a higher minimum wage and modestly larger pensions. It makes perfect sense to some economists, but they are not running the show.


Há uma coisa que esses economistas não percebem: aumentar a procura interna de países como Portugal e Grécia é quase o mesmo que dizer dar dinheiro aos alemães, pois são eles que fabricam o que esses países querem consumir - Mercedes, Audis e BMWs...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 21/2/2015 1:59

Um articulista do Guardian considera que o acordo da Grécia é apenas o primeiro passo no caminho de regresso para a austeridade. http://www.theguardian.com/business/2015/feb/20/greece-deal-first-step-on-the-road-back-to-austerity
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por muzzle » 21/2/2015 1:22

"Na prática, o Eurogrupo está a comprar algum tempo para tentar chegar a um acordo de financiamento a médio e longo prazo com a Grécia. O acordo conseguido hoje é, ainda, um primeiro passo nesse sentido, não estando ainda selada a solução no curto prazo para a extensão.

A Grécia terá de entregar até à próxima segunda-feira uma lista de medidas a aplicar durante o período da extensão do programa"

isto é claramente tempo para eles poderem apresentar alternativas
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 21/2/2015 1:09

Abrindo os links para este tópico que deixei logo no 2º post, andei por aqui:http://www.greekcrisis.net/

Uma série de artigos interessantes sobre o acordo obtido pelo eurogrupo face à situação na Grécia. A opinião é quase unânime: a Grécia não ganhou substancialmente nada.
Quase unanime porque o Paul Krugman acha que podem ter ganho uma coisa: Tempo. Mas para isso, reflete o ilustre vencedor do Nobel, é preciso que se convençam que isso é uma vitória.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por mav888 » 21/2/2015 1:04

muzzle Escreveu:
mav888 Escreveu:
Diria que estás a trocar os nomes mas tu é que sabes:

Os gregos vão continuar a pagar;
Os Gregos não podem tomar medidas unilaterais;
Os gregos têm de manter as contas equilibradas;
Os gregos têm até 2ª feira para apresentar uma lista de reformas ambiciosa:

Os gregos deixaram de ter uma Troika e passaram a ter um Conjunto de Instituições.

Concluindo - O Tsipras e o Varoufakis ainda não sabem se conseguiram enganar os gregos ou não, para já vão cantando vitória para tentar animar a malta e a inexistencia de medidas prometidas passarem despercebidas, mas assim que os gregos começarem a perceber o que realmente se passou nas reuniões... PUM...

Foram encostados à parede porque na 2ª feira não tinham dinheiro para pagar aos funcionários públicos, esta é que é a verdade !!! A única vitória que conseguiram foi a mudança de algumas palavras nos textos porque o essencial vai manter-se.


Ora, a isto chama-se política. É o que acontece quando tiramos os técnicos e os ****** da política. A Grécia ameaçou com 80, mas na realidade apenas precisava de tirar 8.
Ao contrário do que os anti-esquerdóides - esta raça nova - tanto apregoam, a campanha eleitoral do Syriza não era de "não pagamos", "vamos sair do Euro", etc. Era de acabar com esta austeridade e da submissão a ditames de entidades externas.
Era apenas e só isto que Espanha, Portugal e todos os outros deviam ter feito. OK, pagamos, mas com as reformas QUE NÓS ACHAMOS ADEQUADAS e com um período de tempo que seja razoável. Ena pá...isto é voltar ao comunismo...morte à esquerdalha...queimem as bruxas com a foice e o martelo.

edit: apesar de não dizer asneiras, é a 2.ª vez que o filtro do fórum coloca asteriscos.


Ora, quando isto for uma vitória do Governo Grego :!: Não sei o que seria uma derrota :?:
http://economico.sapo.pt/noticias/acord ... 12450.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por muzzle » 21/2/2015 0:58

mav888 Escreveu:
Diria que estás a trocar os nomes mas tu é que sabes:

Os gregos vão continuar a pagar;
Os Gregos não podem tomar medidas unilaterais;
Os gregos têm de manter as contas equilibradas;
Os gregos têm até 2ª feira para apresentar uma lista de reformas ambiciosa:

Os gregos deixaram de ter uma Troika e passaram a ter um Conjunto de Instituições.

Concluindo - O Tsipras e o Varoufakis ainda não sabem se conseguiram enganar os gregos ou não, para já vão cantando vitória para tentar animar a malta e a inexistencia de medidas prometidas passarem despercebidas, mas assim que os gregos começarem a perceber o que realmente se passou nas reuniões... PUM...

Foram encostados à parede porque na 2ª feira não tinham dinheiro para pagar aos funcionários públicos, esta é que é a verdade !!! A única vitória que conseguiram foi a mudança de algumas palavras nos textos porque o essencial vai manter-se.


Ora, a isto chama-se política. É o que acontece quando tiramos os técnicos e os ****** da política. A Grécia ameaçou com 80, mas na realidade apenas precisava de tirar 8.
Ao contrário do que os anti-esquerdóides - esta raça nova - tanto apregoam, a campanha eleitoral do Syriza não era de "não pagamos", "vamos sair do Euro", etc. Era de acabar com esta austeridade e da submissão a ditames de entidades externas.
Era apenas e só isto que Espanha, Portugal e todos os outros deviam ter feito. OK, pagamos, mas com as reformas QUE NÓS ACHAMOS ADEQUADAS e com um período de tempo que seja razoável. Ena pá...isto é voltar ao comunismo...morte à esquerdalha...queimem as bruxas com a foice e o martelo.

edit: apesar de não dizer asneiras, é a 2.ª vez que o filtro do fórum coloca asteriscos.
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

Re: Crise Grega

por mav888 » 21/2/2015 0:51

muzzle Escreveu:Bom...eu não li o comunicado, mas a minha leitura deste acordo é a seguinte:

- UE: tenta não parecer derrotada
- Grécia: mostra que não é preciso ser poderoso para ter voz

O Tsipras e o Varoufakis conseguiram precisamente aquilo que queriam, mas deixaram a UE ficar com o brinquedo. ?


Diria que estás a trocar os nomes mas tu é que sabes:

Os gregos vão continuar a pagar;
Os Gregos não podem tomar medidas unilaterais;
Os gregos têm de manter as contas equilibradas;
Os gregos têm até 2ª feira para apresentar uma lista de reformas ambiciosa:

Os gregos deixaram de ter uma Troika e passaram a ter um Conjunto de Instituições.

Concluindo - O Tsipras e o Varoufakis ainda não sabem se conseguiram enganar os gregos ou não, para já vão cantando vitória para tentar animar a malta e a inexistencia de medidas prometidas passarem despercebidas, mas assim que os gregos começarem a perceber o que realmente se passou nas reuniões... PUM...

Foram encostados à parede porque na 2ª feira não tinham dinheiro para pagar aos funcionários públicos, esta é que é a verdade !!! A única vitória que conseguiram foi a mudança de algumas palavras nos textos porque o essencial vai manter-se.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por muzzle » 21/2/2015 0:46

só por piada

"It’s Time to Kick Germany Out of the Eurozone
Why the anchor dragging down the European economy isn’t Athens -- it’s Berlin."

http://foreignpolicy.com/2015/02/20/its ... -eurozone/
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

Re: Crise Grega

por muzzle » 21/2/2015 0:39

Bom...eu não li o comunicado, mas a minha leitura deste acordo é a seguinte:

- UE: tenta não parecer derrotada
- Grécia: mostra que não é preciso ser poderoso para ter voz

O Tsipras e o Varoufakis conseguiram precisamente aquilo que queriam, mas deixaram a UE ficar com o brinquedo. A Grécia, um país falido que todos queriam dizer o que fazer e como fazer, conseguiu financiamento garantido por 4 meses. Enquanto isso, vão ter tempo para trabalhar e tentar demonstrar e ENSINAR a outros governantes como se pode fazer austeridade coerente, com justiça social e que promova crescimento económico.

Estou curioso para ver as próximas sondagens em Portugal, Espanha e Irlanda.

Eu não percebo qual é o medo de tanta gente. Temos tido sempre os mesmos partidos a governar a Europa e deu no que deu. De que têm tanto medo de dar uma hipótese a algo novo?
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PMP69 e 178 visitantes