Crise Grega
Re: Crise Grega
Tenho lido aí para trás muitos amigos a considerarem que o Varoufakis e o Tsipras conseguiram um bom acordo. Vamos ver qual é opinião dos gregos e, mais curioso ainda, a opinião dos gregos que votaram Syriza.
Há uma coisa que não esqueço: o Samaras estava visivelmente satisfeito por ter perdido as eleições...
Claro está, vão-me dizer que quem vê caras não vê corações. Concordo, até porque estranhei a proclamação de vitória do Varoufakis, o tal que tinha umas linhas que não atravessava... lembram-se?
Há uma coisa que não esqueço: o Samaras estava visivelmente satisfeito por ter perdido as eleições...
Claro está, vão-me dizer que quem vê caras não vê corações. Concordo, até porque estranhei a proclamação de vitória do Varoufakis, o tal que tinha umas linhas que não atravessava... lembram-se?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Dr Tretas Escreveu:Os gregos conseguiram um grande acordo, que se resume a isto:
Errata: onde se lia "A Troika" leia-se "As Instituições"
Greek speak (or double speak?):
as instituições = troika
equilíbrio orçamental = austeridade
privatizar = fazer-se caro
medidas transitórias = factos consumados
crise humanitária = sacar mais algum
vontade popular = sacar os euros do banco
incremento de exportações = offshores
crescimento económico = aumento da dívida
evitar medidas recessivas" = ficar na mesma
consultas mútuas = ganhar tempo
negociar = ganhar tempo
compromisso = vamos a ver
Parafraseando Pirro, o grego: mais uma vitória como esta e perdemos a guerra.
Mas vendo bem, este Varoufas ainda vai acabar como alto consultor do FMI quando for demitido de ministro das finanças...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Dr Tretas Escreveu:Os gregos conseguiram um grande acordo, que se resume a isto:
Não resisto a registar que não há demagogo que não dê muita importância à semântica...
Mas tinha vindo aqui dar nota da subida dos índices americanos. Ei-los:
http://bourse.lesechos.fr/infos-conseils-boursiers/infos-conseils-valeurs/infos/wall-street-monte-avec-la-grece-records-pour-dow-et-s-p-1033319.php
Os índices europeus, apesar de terem sofrido alguma volatilidade nesta semana, acabaram por não registar grandes perdas:
Footsie 0,61%; DAX 0,8%; IBEX 1,30%; BEL 1,38%; CAC 40 1,5%; PSI 2,53%; SMI 2,78%; MIB 3,01%
Destes dados será possível extrapolar uma próxima boa semana bolsista? Se o Putin não vier por aí adiante em tronco nú... parece-me que sim.
Indiscutivelmente, a Grécia está a sair-se bem (melhor do que as expectativas)! E coloca politicamente, na corda bamba, Portugal e Espanha. Estes dois países partilharam de uma "cura" dolorosa e com eleições à porta, os dois Governos Ibéricos não vão conseguir explicar a sua incapacidade negocial perante o BCE e perante a Alemanha.
Ora o Varoufakis consegue 4 meses de renovada liquidez e de "tranquilidade", permitindo definir uma política económica e negociar o programa futuro de gestão da dívida Grega.
nota - A única nuance que me preocupa tem a ver com o arrastamento de decisões que estes 4 meses vão provocar. Em termos das Bolsas Mundiais, após fortes subidas já na segunda feira, que acalmia/paralisia vai suceder depois?
cumps, perseu
Ora o Varoufakis consegue 4 meses de renovada liquidez e de "tranquilidade", permitindo definir uma política económica e negociar o programa futuro de gestão da dívida Grega.
nota - A única nuance que me preocupa tem a ver com o arrastamento de decisões que estes 4 meses vão provocar. Em termos das Bolsas Mundiais, após fortes subidas já na segunda feira, que acalmia/paralisia vai suceder depois?
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Lol
O poder do dinheiro bate qualquer ideologia. Infelizmente ainda há quem acredite em esquerda e direita. Eu só acredito em bons e maus governantes
O poder do dinheiro bate qualquer ideologia. Infelizmente ainda há quem acredite em esquerda e direita. Eu só acredito em bons e maus governantes

- Registado: 20/2/2014 22:01
E não é que os gregos conseguiram o que queriam? Todos aqueles que passaram o tempo a chamar todos os nomes ao Syriza vão ficar com um melão pelo menos 4 meses.
Aguardo com expectativa o que vai sair da auditoria à divida que os gregos vão fazer. Por cá Portugal, temos um caso de sucesso com 20% desempregados (2º dados do FMI). Haja estupidez
Aguardo com expectativa o que vai sair da auditoria à divida que os gregos vão fazer. Por cá Portugal, temos um caso de sucesso com 20% desempregados (2º dados do FMI). Haja estupidez
Editado pela última vez por jccgold em 20/2/2015 23:36, num total de 2 vezes.
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Os gregos conseguiram um grande acordo, que se resume a isto:

muzzle Escreveu:A mim faz-me impressão que se coloque no mesmo saco as elites de um país e grande parte do povo, muitas vezes ignorante e sem educação. Desde quando o povo que vive no interior - e não só - e não tem escolaridade ou educação é responsável pelo que as elites de Portugal e Grécia andaram a fazer? As pessoas continuam a falar que a culpa é dos que votam nos mesmos, se queriam mudança era só votar noutros? Como??? Quem apenas tem acesso a canais Portugueses leva diariamente com porcaria e desinformação. Vão votar noutros porquê? Em quem? Acham que a informação das alternativas chega a estas pessoas?
Perguntem a 80% das pessoas, mesmo dos centros urbanos, se sabem em que consiste a nossa dívida e o que andamos a pagar??? NÃO SABEM!!!!!!!!
Desgraçadinhos dos Gregos? Esta cambada de bestas - que não têm outro nome - não percebem que o que se reclama para a Grécia e Portugal é um alívio para AS PESSOAS que coitadas se vêem a braços com uma crise que não compreendem e pela qual não foram responsáveis.
Nunca! Ou pelo menos muito pouca....
Daí eu ter afirmado acima, que os países não são empresas, em que nestas os accionistas e administração são os responsáveis. As pessoas de um país não podem ser tratadas de maneira nenhuma como accionistas de um país, pois nem eu e imagino que nem tu, nem ninguém assinou um papel em que dissemos que queremos ser portugueses ou gregos e com isso arcar com a incompetência de elites politicas e financeiras que "brincam" às gestões com o dinheiro de todos. Se é para assinar uma coisas dessas e contribuir para a divida de um país, eu prefiro deixar de contribuir no pagamento da divida portuguesa e prefiro contribuir para a divida da Noruega p.e....
É isto que está a atrasar a UE, é ainda não terem percebido que o mundo mudou desde o advento da Internet, da abertura de fronteiras, do intercâmbio de estudantes, do aumento exponencial do turismo, do aumento da ciência, da cultura entre os cidadãos da UE. Já há muito que os governos da UE deveriam ter mudado, de modo a envolver os cidadãos na governação dos estados. Isto tem que se feito, numa primeira fase com educação, e numa segunda fase com o aumento da responsabilidade civil.. Mas é possível, pois as pessoas de hoje em dia, já provaram por essa UE fora que são capazes de tudo isso.
Espero que esta boa negociação entre a Grécia e a UE, seja um ponto de viragem na escuta dos problemas dos cidadãos.
- Registado: 30/6/2010 19:47
off topic: "Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu o rearmamento como meio para conservar a paridade nuclear com os Estados Unidos e responder às pressões externas."
http://observador.pt/2015/02/20/putin-defende-rearmamento-russo-para-responder-a-pressoes/
É uma óptima altura para divisões na Europa...sim, senhor. Só assim, naquela...uma curiosidade...os gregos são SÓ dos exércitos mais equipados e mais numerosos da Europa.
http://observador.pt/2015/02/20/putin-defende-rearmamento-russo-para-responder-a-pressoes/
É uma óptima altura para divisões na Europa...sim, senhor. Só assim, naquela...uma curiosidade...os gregos são SÓ dos exércitos mais equipados e mais numerosos da Europa.
- Registado: 11/2/2008 22:56
muzzle Escreveu:"Ainda sobre o acordo, uma televisão grega afirma que Portugal e Espanha tentaram, à última hora, bloquear este entendimento."
Claro!
Em 1º, 2º, 3º lugares e seguintes, a prioridade é manter-se o poder. Nem que seja à custa da miséria alheia. Não interessa nada aproveitar a onda para colher algum benefício para o país. O país que se lixe, o que interessa é o poder...
O Podemos acaba de ganhar as eleições e o PS também!
Só que esta história não vai ficar por aqui...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
muzzle Escreveu:"Ainda sobre o acordo, uma televisão grega afirma que Portugal e Espanha tentaram, à última hora, bloquear este entendimento."
fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=4412165
a única explicação que eu encontro para isto é eleitoralista e o facto de não quererem perder a face. Alguém me consegue dar outras razões?
Se faltasse mais tempo para as eleições aqui e em Espanha o resultado a longo prazo do Syriza podia começar a ver-se a tempo das eleições, mas falta pouco tempo e quanto mais tempo se der aos gregos mais tarde se vê o resultado. E aí pode ser tarde para os eleitores portugueses e espanhóis mudarem de ideias - aí já só o arrependimento.
Portanto, a explicação é a mesma que escrevi atrás. Evitar que partidos extremistas possam ganhar mais balanço e ganhar nas eleições que se avizinham e por isso não dar condições especiais aos gregos. Se aqui o PS acabará por ganhar já que soube ser do contra desde o início e no final de contas até poderá não haver uma diferença demasiado grande, em Espanha o Podemos não é o PS.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
"Ainda sobre o acordo, uma televisão grega afirma que Portugal e Espanha tentaram, à última hora, bloquear este entendimento."
fonte: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=4412165
a única explicação que eu encontro para isto é eleitoralista e o facto de não quererem perder a face. Alguém me consegue dar outras razões?
romeucosta Escreveu:[...]vão estender o empréstimo, sem mais nenhuma medida de austeridade (mas as outras mantêm-se?)
Penso que sim. Isto ainda anda na fase do rascunho. Como alguém referiu, 'o diabo está nos detalhes'.
11 milhões de vassalos é muito... vassalo 

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
romeucosta Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:
Atão:
- Pedido de empréstimo: óh pá empresta-me aí uns biliões;
- Programa de resgate: óh pá empresto-te na condição de implementares as seguintes reformas... no prazo que eu quero... porque o cacau é meu e só te empresto se quiser...
Aquele que tem o pilim dita as regras...
Portanto, tecnicamente os gregos não pediram um programa de austeridade. Na Grécia está tudo bem. O UE vai lhes dizer... Sim senhor, estendemos o empréstimo e não vos aplicámos mais nenhuma medida de austeridade em relação às que tinham... Ahhh! E como fomos brutos com os Tugas e os Irlandeses, vamos desapertar um bocadinho o nó deles... Será isto?
Bom, agora só falta saber o quanto nos vão desapertar a nós o nó, uma vez que consta que vão estender o empréstimo, sem mais nenhuma medida de austeridade (mas as outras mantêm-se?)
Editado pela última vez por HaRt em 20/2/2015 20:01, num total de 1 vez.
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
Green_Hawk Escreveu:nuuuuno Escreveu:p3droPT Escreveu:http://observador.pt/opiniao/estou-farto-choradinho-dos-desgracadinhos-dos-gregos/
![]()
grd artigo
Até concordo com o artigo de opinião. Mas um país, que em 40 anos sempre rodou entre PS e PSD, num país com de Bavas, num país de Salgados, de Berardos, de Granadeiros... num país com este tipo de lideranças e de lideres penso que não há muita moral para acusarmos os outros do que quer que seja.
A Portugal e à Grécia falta educação, educação financeira, educação de liderança, educação de inovação, educação de empreendedorismo e tantos outros tipos de educação.
A mim faz-me impressão que se coloque no mesmo saco as elites de um país e grande parte do povo, muitas vezes ignorante e sem educação. Desde quando o povo que vive no interior - e não só - e não tem escolaridade ou educação é responsável pelo que as elites de Portugal e Grécia andaram a fazer? As pessoas continuam a falar que a culpa é dos que votam nos mesmos, se queriam mudança era só votar noutros? Como??? Quem apenas tem acesso a canais Portugueses leva diariamente com porcaria e desinformação. Vão votar noutros porquê? Em quem? Acham que a informação das alternativas chega a estas pessoas?
Perguntem a 80% das pessoas, mesmo dos centros urbanos, se sabem em que consiste a nossa dívida e o que andamos a pagar??? NÃO SABEM!!!!!!!!
Desgraçadinhos dos Gregos? Esta cambada de bestas - que não têm outro nome - não percebem que o que se reclama para a Grécia e Portugal é um alívio para AS PESSOAS que coitadas se vêem a braços com uma crise que não compreendem e pela qual não foram responsáveis.
É bom, realmente, que hoje haja acordo, ou princípio dele, do Eurogrupo com a Grécia. Se à terceira vez isso não acontecesse, não sei não ...
Como estão a surgir novas notícias, minuto a minuto (extensão a 4 meses, sem medidas de austeridade, sem medidas unilaterais...) deixo aqui o link do Guardian (o anterior já se encontrava perdido lá pela página anterior):
http://www.theguardian.com/business/blog/live/2015/feb/20/eurozone-ministers-gather-for-crucial-greece-talks-live-updates
http://www.theguardian.com/business/blog/live/2015/feb/20/eurozone-ministers-gather-for-crucial-greece-talks-live-updates
Raposo Tavares Escreveu:Uma entrevista ao Giscard d'Estaing de que falei aí para trás:
http://www.lesechos.fr/monde/europe/0204169294780-valery-giscard-destaing-il-faut-une-friendly-exit-de-la-zone-euro-pour-la-grece-1094567.php
A construção europeia assentou numa montanha de erros. Confiar na Grécia foi um deles. Não percebo como é que este 'pai da Europa' conseguiu conviver tranquilamente com tanto disparate acumulado durante três décadas e, só agora, é que toma uma posição pública sobre o assunto.
Não te surpreendas. Cá tens um "pai da democracia" que fez praticamente o mesmo e nem posição pública ainda tomou (sobre os disparates cometidos)....
“Buy high, sell higher...”.
Uma entrevista ao Giscard d'Estaing de que falei aí para trás:
http://www.lesechos.fr/monde/europe/0204169294780-valery-giscard-destaing-il-faut-une-friendly-exit-de-la-zone-euro-pour-la-grece-1094567.php
A construção europeia assentou numa montanha de erros. Confiar na Grécia foi um deles. Não percebo como é que este 'pai da Europa' conseguiu conviver tranquilamente com tanto disparate acumulado durante três décadas e, só agora, é que toma uma posição pública sobre o assunto.
Na Grécia a próxima 2ª feira é feriado. Os gregos já estão preocupados que o governo aproveite o fds prolongado para impôr restrições ao levantamento de dinheiro e à circulação de capitais, como aconteceu há poucos anos em Chipre.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Green_Hawk Escreveu:nuuuuno Escreveu:p3droPT Escreveu:http://observador.pt/opiniao/estou-farto-choradinho-dos-desgracadinhos-dos-gregos/
![]()
grd artigo
Até concordo com o artigo de opinião. Mas um país, que em 40 anos sempre rodou entre PS e PSD, num país com de Bavas, num país de Salgados, de Berardos, de Granadeiros... num país com este tipo de lideranças e de lideres penso que não há muita moral para acusarmos os outros do que quer que seja.
A Portugal e à Grécia falta educação, educação financeira, educação de liderança, educação de inovação, educação de empreendedorismo e tantos outros tipos de educação.
Pelo menos os Gregos elevaram artificialmente o nível social do País com n regalias, salários e benesses, aqui nem isso, foi só mesmo meter ao bolso.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
muzzle Escreveu:Caso se confirme a saída da Grécia, com o piscar de olhos da Rússia, com o poder crescente da China na Europa, com o que se passa com o estado islâmico e os atentados na Europa, com os partidos de extremos a ganhar influência...eu espero que os comentários de muita gente por este fórum fiquem bem presentes na memória dos próprios. Daqui por uns anos, veremos o estado da Europa (e do Mundo) e veremos com que consciência dirão aos vossos filhos e aos vossos netos aquilo que andaram a pregar na vossa aldeia.
Não foi esta a Europa que me venderam, não foi esta a sociedade que me prometeram. Tenho vergonha da herança que estou a deixar para os meus descendentes.
Eu mantenho o que disse: se a alternativa for perdoar dívida aos gregos ou deixá-los sair do euro a segunda opção é a melhor. Porquê? porque é incentivar a proliferação de outros partidos extremistas e mais vale uma europa moderada com menos um país do que uma europa extremista porque esta última desagrega-se. O que não significa que a perda da Grécia para a Rússia não seja péssima. Só que é a alternativa menos má (de entre as duas... é sempre melhor um acordo intermédio)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
nuuuuno Escreveu:p3droPT Escreveu:http://observador.pt/opiniao/estou-farto-choradinho-dos-desgracadinhos-dos-gregos/
![]()
grd artigo
- Registado: 30/6/2010 19:47
lfhm83 Escreveu:Hoje em dia podes trabalhar em qualquer país Europeu sem visto, podes fazer Erasmus e ainda recebes bolsas, há outrascentenas de protocolos para incentivos à cooperação comercial/industrial e educacional e não temos nenhum conflito à dezenas de anos.
Exacto....foi essa a Europa que me venderam. Mas não é isso que se está a tornar
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, carlosdsousa, Google [Bot], jprgodinho, smog63 e 171 visitantes