Crise Grega
Re: Crise Grega
jccgold Escreveu:Esse artigo é uma ofensa de cima abaixo, nomeadamente com frases como "Os esquerdistas vão implementar medidas totalmente erradas" ou "Os camaristas de Lisboa anunciaram em parangonas". Os "esquerdistas" é um termo ofensivo, esse artigo nao merece respeito algum, tanto pelo que foi escrito sem sustentação em realidade alguma, como pela forma ofensiva como foi escrito
Por acaso o autor do artigo é professor na FEP... é capaz de saber um bocadinho de economia... é preciso dar o desconto em muitas coisas que ele diz, nomeadamente quando sai da economia, mas é certo que o que ele diz (e ele coloca os números e as estatísticas.. é só leres os artigos todos para trás) faz todo o sentido, muito mais do que o que consegues encontrar em qualquer outro lado... e aprendes muito também... A forma não muda o conteúdo, temos que saber ler através da forma e analisar o conteúdo de forma isenta e racional. Já leio o blog dele há bastante tempo.. Se há alguém que sustenta com números e factos o que diz é ele. Aliás, nunca vi ninguém que sustentasse tão bem o que diz com números estatísticas e gráficos como ele. Sugiro que leias para trás o que ele diz sem ligar À forma.. Se o fizeres com uma mente aberta vais ter que concordar com ele em muita coisa (há algumas coisas em que tenho a certeza que ele está errado, mesmo no que diz respeito à economia, porque em algumas coisas tem uma visão redutora da natureza humana, mas essas coisas são a excepção)
ps: há coisas mais ofensivas do que esquerdistas.. podia ser esquerdóides, comunistóides, etc... também há quem use o termo capitalista, neo-liberal, etc.. a ofensa está em quem a lê... não vejo porque quem é de esquerda não há de ser esquerdista e porque quem acredita na economia de mercado não há de ser capitalista...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
jccgold Escreveu:Esse artigo é uma ofensa de cima abaixo, nomeadamente com frases como "Os esquerdistas vão implementar medidas totalmente erradas" ou "Os camaristas de Lisboa anunciaram em parangonas". Os "esquerdistas" é um termo ofensivo, esse artigo nao merece respeito algum, tanto pelo que foi escrito sem sustentação em realidade alguma, como pela forma ofensiva como foi escrito
Os "Esquerdistas" é ofensivo?
Um dos partidos até se chama Bloco de Esquerda, por opção própria, daqui a pouco estão-se a auto-ofender !!!
Não vejo qualquer ofensa no artigo apesar de conter uma dose de comédia que concordo não será para todos os estômagos, principalmente daqueles que não respeitam ideias contrárias às suas.
Adjetivar pode ser ou não ofensivo, tudo depende do adjetivo utilizado, não vejo como apelidar pessoas que se dizem de esquerda de esquerdistas pode ser ofensivo, mas percebo a ofensa de apelidar um economista e professor universitário com publicações na área de "economista de pacotilha" apenas e só porque não compreende ou concorda com as ideias apresentadas.
Esse artigo é uma ofensa de cima abaixo, nomeadamente com frases como "Os esquerdistas vão implementar medidas totalmente erradas" ou "Os camaristas de Lisboa anunciaram em parangonas". Os "esquerdistas" é um termo ofensivo, esse artigo nao merece respeito algum, tanto pelo que foi escrito sem sustentação em realidade alguma, como pela forma ofensiva como foi escrito
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
jccgold Escreveu:Limonov Escreveu:jccgold, Os estatutos do Syriza enquadram-no na esquerda radical tendo como referência os padrões europeus,
Se alguém me explicar o que é isso do Syriza ser de "esquerda radical", poderei dar uma resposta se concordo ou não com o rótulomav888 Escreveu:http://economicofinanceiro.blogspot.pt/2015/02/a-economia-e-uma-ciencia-e-nao-uma.html
Nao sei quem escreveu esse artigo mas está repleto de parvoíces de uma ponta à outra. A começar no que é "fatal como o destino" que para haver crescimento económico tem de haver aumento de capital. A maior eficiencia na produção não tem de estar necessariamente ligada ao aumento de capital, pode estar ligada por ex à inovacao tecnologica, argolada 1.
Que o salário minimo é uma medida meramente politica e sem ele há milhares e milhares de empregadores que nao esmagariam os trabalhadores com ofertas ridiculas.![]()
O que o economista de pacotilha que escreveu esse artigo nao explica é pq é q em Africa com salários muito inferiores à Europa o desemprego é muito mais alto.
Algures por 1850 (nao sei precisar o ano), teorizou-se que a população iria ser esmagada cada vez com maior pobreza, porque havendo cada vez mais pessoas a riqueza a distribuir (producao alimentos), nao acompanharia o aumento de populaçao visto que a quantidade de terras aráveis era finita. Isso nao previu a revolucao industrial nem o aumento de produtividade nem a criacao de outros tipos de riqueza que nao apenas a producao agricola.
Quem escreveu esse link tem a capacidade e o simplismo de alguém que escreveria teoria económica em 1800.

O Podemos, gémeo espanhol do Syriza, começa a ver-se grego. Propalar, revisitando o Antigo Testamento, a divisão entre puros e impuros, sérios e aldrabões, honestos e desonestos, em política, dá péssimo resultado. A atitude moralista comum a todos os partidos de extrema esquerda que, depois da queda do muro de Berlim, têm tomado importância no Sul da Europa não se coaduna com casos como este:
http://www.elmundo.es/espana/2015/02/07/54d557c0ca47414c658b4587.html
Não tarda, haverá casos destes na Grécia. Não tenho é a certeza que os esquerdóides que pululam pelos nossos pasquins as noticiem. Mas isso já é outra história.
http://www.elmundo.es/espana/2015/02/07/54d557c0ca47414c658b4587.html
Não tarda, haverá casos destes na Grécia. Não tenho é a certeza que os esquerdóides que pululam pelos nossos pasquins as noticiem. Mas isso já é outra história.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Limonov Escreveu:jccgold, Os estatutos do Syriza enquadram-no na esquerda radical tendo como referência os padrões europeus,
Se alguém me explicar o que é isso do Syriza ser de "esquerda radical", poderei dar uma resposta se concordo ou não com o rótulo
mav888 Escreveu:http://economicofinanceiro.blogspot.pt/2015/02/a-economia-e-uma-ciencia-e-nao-uma.html
Nao sei quem escreveu esse artigo mas está repleto de parvoíces de uma ponta à outra. A começar no que é "fatal como o destino" que para haver crescimento económico tem de haver aumento de capital. A maior eficiencia na produção não tem de estar necessariamente ligada ao aumento de capital, pode estar ligada por ex à inovacao tecnologica, argolada 1.
Que o salário minimo é uma medida meramente politica e sem ele há milhares e milhares de empregadores que nao esmagariam os trabalhadores com ofertas ridiculas.

O que o economista de pacotilha que escreveu esse artigo nao explica é pq é q em Africa com salários muito inferiores à Europa o desemprego é muito mais alto.
Algures por 1850 (nao sei precisar o ano), teorizou-se que a população iria ser esmagada cada vez com maior pobreza, porque havendo cada vez mais pessoas a riqueza a distribuir (producao alimentos), nao acompanharia o aumento de populaçao visto que a quantidade de terras aráveis era finita. Isso nao previu a revolucao industrial nem o aumento de produtividade nem a criacao de outros tipos de riqueza que nao apenas a producao agricola.
Quem escreveu esse link tem a capacidade e o simplismo de alguém que escreveria teoria económica em 1800.
World debt clock:
mav888 Escreveu:Uma das melhores e mais simples analises sobre a crise Grega !!!
http://economicofinanceiro.blogspot.pt/ ... o-uma.html
O artigo é bom, mas tem uma frase que... enfim... vou fingir que não li. Só vai servir para ataques falaciosos ao artigo, ignorando os argumentos principais, que me parecem correctos.
(...) das pessoas menos produtivas como sejam os jovens, as mulheres e as pessoas de baixa escolaridade e competências.
Uma das melhores e mais simples analises sobre a crise Grega !!!
lfhm83 Escreveu:Limonov Escreveu:2. Comparai as finanças de um Estado às finanças de um particular e estareis a ser demagógicos, ou então outra coisa pior;
2.1. Quantos créditos à habitação haveria em Portugal se a dívida fosse calculada em relação ao PIB do Individuo?
2.2. Para uma habitação de 100 000 euros e sem entrada, apenas para rendimentos iguais ou superiores a 60 000 euros por ano haveria crédito (60% do PIB, o valor máximo de dívida que se considera saudável e sustentável);
E porque é que achas que um estado necessita de se endividar?
A Noruega tem excedente e diz que se vive muito bem por lá!
Sim tem dívida mas é de 30% não passa de um fundo de maneio, que está bem sob controle e existe simplesmente porque compensa mais contrair dívida do que estar a usar as poupanças devido ás yelds baixas associadas. É como quem tenha 100K a prazo e depois faz um empréstimo de 30k para comprar carro para evitar mexer no depósito.
Ter dívida baixa não é uma condição necessária para se ter uma economia saudável e bom indice de desenvolvimento, mas todos os países com níveis de dívida baixa têm excelentes condições para os cidadãos. Volto a perguntar para que queres mais dívida?
lfhm83,
Podes perguntar as vezes que quiseres, onde é que eu escrevi que queria mais dívida?
Se entendeste dessa forma, eu defender dívida por dá cá aquela palha, entendeste mal.
Escreveste nesta página que este governo teve de aumentar a dívida para 130% do PIB. Que querias dizer com "teve", qual o motivo que te pareceu justificativo para um aumento da dívida? tendo este governo poupado tanto, a dívida só deve ter aumentado por decréscimo do PIB...mas escreveste "teve", presumo que foi por um motivo para ti aceitável, aí poderás ter a resposta à tua pergunta, pois o trecho do meu texto que citaste era só um mísero exemplo de como gerir a nossa casa não é um mesmo que gerir um país.
A minha visão sobre o procedimento a adotar pelos Estados em tempos de crise é Keynesiana, logo aceito mais dívida e défice se for necessário para ajudar a resolver uma crise, ou seja, uma situação excecional. Não faz sentido retirar dinheiro da economia quando ela mais necessita, e se, por cumulo, tivermos de manter uma divida tabelada em relação ao PIB, que sentido faz contribuir para a queda do PIB?
jccgold,
Os estatutos do Syriza enquadram-no na esquerda radical tendo como referência os padrões europeus, se estiveres a pensar noutro enquadramento geográfico talvez não seja. Se vão atuar conforme estatutos já é outra conversa. E outra conversa ainda é achar mal ou bem de uma coisa só por ela ser 8 ou 80, às vezes faz muita falta algo mais contundente, nem que seja para se chegar a um ponto de equilibrio.
Abraço,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
SunFarmJP Escreveu:" Nunca, mas, nunca nos podemos esquecer que um dos maiores erros do homem é pensar que a história não se repete".
Para além de muitos não pensarem nisso, desconhecem por completo a história do que já se passou na europa e nao conseguem ver a analogia do que se passa agora e do que já se passou antes e o que se pode repetir nomeadamente com massas enormes de desempregados.
lfhm83 Escreveu:O Passos podia fazer muito melhor mas qual é a alternativa?
Nao prejudicar a economia. Nao privatizar monopólios. Fazer reformas onde sao realmente necessárias como na justiça, no sistema politico (ainda estou a espera dum sistema democratico onde possa escolher quem me representa e n seja escolhido por partidos), orçamento base 0 como o BE propôs, investigar pq é que Portugal paga a 2ª electricidade mais cara da europa com todos os danos para a economia que isso provoca, atacar a sério a corrupção, tornar as leis mais simples e amigas do investimento, etc. Tudo o que nao foi feito. As "reformas" de Passos Coelho chama-se aumentar impostos sobre a classe média nada que já não venha nos manuais do liberalismo e já não fosse falado nas reuniões de Davos no inicio dos anos 80 (sim li livros sobre o assunto e o que se aplicou em Portugal ja existe como projecto há 30 anos pelo menos antes do Passos entrar para o cargo já eu sabia o que ia fazer).
https://www.youtube.com/watch?v=pgUF8L1GpWo
lfhm83 Escreveu: jccgold isso de fugir ao IRC é crime e deve ser punido por lei. Todas as empresas que operam em Portugal têm de pagar impostos ao estado português.
Bem vindo ao mundo real. O mentor do crime, aquele com nome de esquentador, de prémio foi eleito para presidente da UE. É por isso que nao tenho pena nenhuma da falencia e empobrecimento de quem vota em radicais de extrema direita. Entre definições de radicalismo de extrema direita está exactamente isso, permitir fugas aos impostos à descarada, criação lobbys, permitir off-shores e por aí fora.
É claro que seria crime se houvesse alguma vontade de investigar o assunto, mas já fizeram uma comissão ainda há 2 dias sem poderes de investigação para tratar do luxleaks. Só a Inglaterra e poucos mais estão a fazer qualquer coisa por si mesmos nesse assunto, no resto as empresas fogem ao pagamento de IRC à descarada e se algum dia forem apanhados pagam uma multazita e nó se passa nada.
E é o que muitos não entendem no Syriza é q é contra estas e outras que o Syriza vai lutar, por fazer reformas a sério, e não naquelas "reformas" que são simplesmente precarizar relações de trabalho e diminuir salários
World debt clock:
Corvo=Corvo Escreveu:Por este caminho o resultado do esforço está à vista.
A seguir virá outro esforço e mais outro, até não existir mais ninguém para pagar.
O Sócrates saiu em Junho de 2011 já a dívida estava na ordem dos 115%.
Desde então evoluiu até aos 130%-132% e é esperado que desça este ano para 128%-129%.
Não esquecer que o Sócrates deixou o país na ruína, um comboio a descarrilar, por um lado a receita a diminuir e a despesa aumentou por via de subsídios de desemprego, e juros de dívida.
Este governo teve de aumentar 15% a 20% a dívida sobre condições extremas enquanto que o amigo Sócrates subiu a fasquia para o dobro só para destruir a economia.
Recuperar para os valores de 60% só lá para 2030 com sorte e muito trabalho.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Ou este gráfico está mal ou anda por aí muita demagogia...
- Anexos
-
- f_p.jpg (50.5 KiB) Visualizado 6539 vezes
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
lfhm83 Escreveu:
O Passos podia fazer muito melhor mas qual é a alternativa?
Deixar de ser lambe bota, ou seja deixar de ser Passos Coelho, ou seja deixar de pensar no tacho que a madrinha lhe poder arranjar depois de ele perder as eleições, ou seja pensar no País...
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"
Por este caminho o resultado do esforço está à vista.
A seguir virá outro esforço e mais outro, até não existir mais ninguém para pagar.
- Anexos
-
- Dívida_pública_de_Portugal.png (253.73 KiB) Visualizado 6602 vezes
A vida é muito importante para ser levada a sério. "Oscar Wilde"
Cem pt Escreveu:Agora um pouco mais a sério, em termos políticos acho também um erro colossal que o Passos Coelho não aproveite esta onda grega de pressões sobre o Eurogrupo para tentar conseguir algum alívio no pacote que estamos a pagar, pelo menos na questão das futuras taxas de juro!
Irrita-me profundamente que esse palhaço bajulador …enfim, é o termo mais simpático em que consigo classificá-lo porque me considero um tipo bem-educado, não faça um mínimo de esforço para beneficiar o País, todos os portugueses, como aliás a Irlanda já se está a posicionar para esse efeito e que poucos media noticiam em Portugal.
Acho na verdade que não está para se maçar muito, é pena, porque se está a perder uma grande oportunidade de aliviar um pouco o fardo do custo da dívida pública que é paga por todos nós.
Quer fazer o papel do caniche da Merkel e no final provavelmente até leva um ossito por bom comportamento, a reboque dos ossos que levarem os pratos da Grécia e da Irlanda. Isso chateia-me à grande, para ser sincero!
Nem mais!
Não se mexam, percam as eleições e todo este enorme esforço vai pró galheiro...

Afinal, estão à espera de quê?

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
Cem pt Escreveu:Irrita-me profundamente que esse palhaço bajulador …enfim, é o termo mais simpático em que consigo classificá-lo porque me considero um tipo bem-educado, não faça um mínimo de esforço para beneficiar o País, todos os portugueses, como aliás a Irlanda já se está a posicionar para esse efeito e que poucos media noticiam em Portugal.
Realmente com esta conversa toda dos Gregos está a perder um bom timing para renegociar os custos da dívida com a Troika.
Não estaria a pedir nada que não fosse de sua justiça, as condições da altura do memorandum nada têm a haver com as actuais e sempre eram uns valentes milhões de euros que se poupavam.
O Passos podia fazer muito melhor mas qual é a alternativa?
jccgold isso de fugir ao IRC é crime e deve ser punido por lei. Todas as empresas que operam em Portugal têm de pagar impostos ao estado português.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
jccgold Escreveu:lfhm83 Escreveu:jccgold Escreveu:Cá em Portugal é que se sabe fazer contratos, então aquele com a GALP q se for encontrado petroleo no Algarve o Estado portugues recebe 20 centimos por barril ou digamos 1/500 avos dum preço de 100 dolares. isto é que é saber gerir. Vota PSD
Então achas mesmo que só iria levar com esse imposto?Já ouviste falar em IRC?
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... s/CIRC_2R/
O estado português é sempre acionista de todas as empresas a operar em Portugal e tem sempre direito a dividendo, não existindo prejuízo.
O Estado portugues nao é acionista coisissima nenhuma. Já ouviste falar em postal boxs no Luxemburgo? Onde pagam "IRC" de 3% através de acordos secretos com o Luxemburgo
http://www.cnet.com/news/eu-questions-a ... stigation/
Este tópico é um verdadeiro apanhado de inocentes que não fazem a minima ideia de como é que na realidade a economia funciona.
Não, Jccgold, esse não é o problema..... Mal fosse. O problema da maioria - e evidentemente sem querer dar lições de moral a ninguém pois respeito a opinião de todos - é que os inocentes que comentam este tópico só conseguem ver o mundo a preto e branco - ou seja, tudo se resume, neste caso específico e sem quaisquer outras consequências ou danos colaterais a: pagas ou se não pagas sofres as terríveis consequências desse teu ato, e tudo o resto à sua volta fica imune...o que só revela uma coisa: falta de conhecimento histórico.
Mas o problema é que o mundo - e sobretudo os seres hipoteticamente racionais que o habitam, tendem a esquecer que essa atitude primária de só ver branco e preto tem consequências complicadas..... Pois na maioria das vezes nas nossas vidas, desde do mais ínfimo pormenor até às decisões que afetam milhões, existem muitos cinzentos entre esse preto e branco primário.
" Nunca, mas, nunca nos podemos esquecer que um dos maiores erros do homem é pensar que a história não se repete". E Não nos podemos esquecer que a Europa, historicamente analisando, se encontra temporalmente - sem considerar alguns conflitos de ordem regional - em paz há 70 anos, o que começa a ser um balão em pressão tão forte, que mais tarde ou mais cedo, vai rebentar, só precisa dos elementos que justifiquem a sua ignição. E parece-me que pequenos sinais vão surgindo....
- Registado: 11/2/2008 0:38
lfhm83 Escreveu:jccgold Escreveu:Cá em Portugal é que se sabe fazer contratos, então aquele com a GALP q se for encontrado petroleo no Algarve o Estado portugues recebe 20 centimos por barril ou digamos 1/500 avos dum preço de 100 dolares. isto é que é saber gerir. Vota PSD
Então achas mesmo que só iria levar com esse imposto?Já ouviste falar em IRC?
O estado português é sempre acionista de todas as empresas a operar em Portugal e tem sempre direito a dividendo, não existindo prejuízo.
O Estado portugues nao é acionista coisissima nenhuma. Já ouviste falar em postal boxs no Luxemburgo? Onde pagam "IRC" de 3% através de acordos secretos com o Luxemburgo
http://www.cnet.com/news/eu-questions-a ... stigation/
Este tópico é um verdadeiro apanhado de inocentes que não fazem a minima ideia de como é que na realidade a economia funciona.
World debt clock:
[...]everyone must realize that grandstanding and headline-grabbing comments may not be the best tool for the coming weeks.
Uma entrevista do Schultz ao Ekathimerini que o Costa devia ler. Em certa medida, 'o carapuço' enviado pelo alemão através do jornal grego assenta-lhe na perfeição.
http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite3_1_30/01/2015_546658
Um artigo de opinião no WSJ sobre a importância estratégica da Grécia para o Ocidente. É referida a importância cultural, a importância geoestratégica, económica e política.
O comentador refere-se à ação de Churchil combatendo as milícias comunistas gregas no final da WWIII e questiona se esta ainda é a visão dos dirigentes europeus. (En passage, considera que a Merkel mandou esses considerandos às urtigas).
http://www.wsj.com/articles/europe-weighs-the-costs-of-casting-greece-aside-1423174320
O comentador refere-se à ação de Churchil combatendo as milícias comunistas gregas no final da WWIII e questiona se esta ainda é a visão dos dirigentes europeus. (En passage, considera que a Merkel mandou esses considerandos às urtigas).
http://www.wsj.com/articles/europe-weighs-the-costs-of-casting-greece-aside-1423174320
Cem pt Escreveu:lfhm83 Escreveu:Como se não basta-se o governo anterior fez questão de negociar um memorando completamente lamentável e com juros que muito altos, além disso andou a contrair dívida durante quase um ano com juros >6% e chegou mesmo a emitir bilhetes a 8%. Só para se ter uma noção do que ía na cabeça daquela gente.
Sim, mas não te esqueças que o objetivo final era do tipo syriziano, ou seja, a dívida era apenas uma coisa para ser gerida, de acordo com as ideias brilhantes do 44.
Dito de outra forma, era para ser paga nas “calendas gregas”, o bem apanhado sinónimo do não pagamos!
Vais ver que daquelas cabecinhas da equipa do Costa esta nova ideia das obrigações perpétuas indexadas ao crescimento poderá ser o novo chavão da solução eleitoral do PS e BE, nada me admirava que seja uma ideia genial muito acarinhada pelos eleitores em geral, até a Manelita F. Leite a aprova!
Só na cabeça de mentes “brilhantes” alguém pode pensar que os restantes credores da zona Euro alguma vez sequer iam considerar seriamente aceitar esse cenário, enfim!
Agora um pouco mais a sério, em termos políticos acho também um erro colossal que o Passos Coelho não aproveite esta onda grega de pressões sobre o Eurogrupo para tentar conseguir algum alívio no pacote que estamos a pagar, pelo menos na questão das futuras taxas de juro!
Irrita-me profundamente que esse palhaço bajulador …enfim, é o termo mais simpático em que consigo classificá-lo porque me considero um tipo bem-educado, não faça um mínimo de esforço para beneficiar o País, todos os portugueses, como aliás a Irlanda já se está a posicionar para esse efeito e que poucos media noticiam em Portugal.
Acho na verdade que não está para se maçar muito, é pena, porque se está a perder uma grande oportunidade de aliviar um pouco o fardo do custo da dívida pública que é paga por todos nós.
Quer fazer o papel do caniche da Merkel e no final provavelmente até leva um ossito por bom comportamento, a reboque dos ossos que levarem os pratos da Grécia e da Irlanda. Isso chateia-me à grande, para ser sincero!
Simplesmente Brilhante

- Registado: 25/11/2014 13:46
lfhm83 Escreveu:Como se não basta-se o governo anterior fez questão de negociar um memorando completamente lamentável e com juros que muito altos, além disso andou a contrair dívida durante quase um ano com juros >6% e chegou mesmo a emitir bilhetes a 8%. Só para se ter uma noção do que ía na cabeça daquela gente.
Sim, mas não te esqueças que o objetivo final era do tipo syriziano, ou seja, a dívida era apenas uma coisa para ser gerida, de acordo com as ideias brilhantes do 44.
Dito de outra forma, era para ser paga nas “calendas gregas”, o bem apanhado sinónimo do não pagamos!
Vais ver que daquelas cabecinhas da equipa do Costa esta nova ideia das obrigações perpétuas indexadas ao crescimento poderá ser o novo chavão da solução eleitoral do PS e BE, nada me admirava que seja uma ideia genial muito acarinhada pelos eleitores em geral, até a Manelita F. Leite a aprova!
Só na cabeça de mentes “brilhantes” alguém pode pensar que os restantes credores da zona Euro alguma vez sequer iam considerar seriamente aceitar esse cenário, enfim!
Agora um pouco mais a sério, em termos políticos acho também um erro colossal que o Passos Coelho não aproveite esta onda grega de pressões sobre o Eurogrupo para tentar conseguir algum alívio no pacote que estamos a pagar, pelo menos na questão das futuras taxas de juro!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Lfhm83 esse gráfico não traduz a realidade. A realidade é bem pior, porque muita da divida nesses anos foi camuflada nas empresas publicas estatais. Qualquer coisa como 30 mil milhões.
Mais,
Esses gráfico também não contabiliza a divida oriunda das PPPs, avaliadas há volta dos 50 mil milhões.
Como se vé, a realidade é bem pior. Eu acho que as pessoas não tem noção da quantidade de coisas que construímos nos últimos 20 anos. E agora não as querem pagar
Por outro lado, muitas das PPP saiem mais caro do que se o estado ivesse pedido dinheiro directamente ao mercado e feito a obra sozinho. Mas ai a divida publica tinha disparado muito antes
E ainda dizem que não temos o que merecemos...
A maior parte da malta acha normal um pais, uma instituição, um agregado familiar, ter défices durante 40 anos seguidos e não estar a rebentar de dividas? E achar normal que em 2 ou 3 anos se resolvem os problemas?
Como diz a Ana Gomes, toda esta situação só serviu para os bancos alemães corrigirem os seus devaneios... O que ela não diz é que os devaneios foram terem emprestado dinheiro aos países do sul em primeiro lugar. Tivessem cortado o financiamento logo ao inicio e logo tínhamos visto o que custa ganhar dinheiro e pagar juros.
Mais,
Esses gráfico também não contabiliza a divida oriunda das PPPs, avaliadas há volta dos 50 mil milhões.
Como se vé, a realidade é bem pior. Eu acho que as pessoas não tem noção da quantidade de coisas que construímos nos últimos 20 anos. E agora não as querem pagar

Por outro lado, muitas das PPP saiem mais caro do que se o estado ivesse pedido dinheiro directamente ao mercado e feito a obra sozinho. Mas ai a divida publica tinha disparado muito antes

E ainda dizem que não temos o que merecemos...
A maior parte da malta acha normal um pais, uma instituição, um agregado familiar, ter défices durante 40 anos seguidos e não estar a rebentar de dividas? E achar normal que em 2 ou 3 anos se resolvem os problemas?
Como diz a Ana Gomes, toda esta situação só serviu para os bancos alemães corrigirem os seus devaneios... O que ela não diz é que os devaneios foram terem emprestado dinheiro aos países do sul em primeiro lugar. Tivessem cortado o financiamento logo ao inicio e logo tínhamos visto o que custa ganhar dinheiro e pagar juros.
- Registado: 9/5/2014 19:45
Como se não basta-se o governo anterior fez questão de negociar um memorando completamente lamentável e com juros que muito altos, além disso andou a contrair dívida durante quase um ano com juros >6% e chegou mesmo a emitir bilhetes a 8%. Só para se ter uma noção do que ía na cabeça daquela gente.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
jccgold Escreveu:lfhm83 Escreveu:E porque é que achas que um estado necessita de se endividar?
A Noruega tem excedente e diz que se vive muito bem por lá!
Ter dívida baixa não é uma condição necessária para se ter uma economia saudável e bom indice de desenvolvimento, mas todos os países com níveis de dívida baixa têm excelentes condições para os cidadãos. Volto a perguntar para que queres mais dívida?
Exacto. E têm o Fundo petrolífero da Noruega detido pelo Estado. Se fosse em Portugal já se tinha feito a "reforma estrutural" de privatizar. Isto dos nórdicos são uns comunas os recursos do país a favor de quem lá vive veja-se só![]()
Essa é uma das razões para terem dívida, para quem estiver curioso aqui está um link com mais sobre a estratégia de dívida da Noruega
https://www.regjeringen.no/en/topics/th ... /id443404/
jccgold Escreveu:Cá em Portugal é que se sabe fazer contratos, então aquele com a GALP q se for encontrado petroleo no Algarve o Estado portugues recebe 20 centimos por barril ou digamos 1/500 avos dum preço de 100 dolares. isto é que é saber gerir. Vota PSD
Então achas mesmo que só iria levar com esse imposto?

jccgold Escreveu:P.S: Temos divida de 130% do PIB exactamente pq?
Por anos seguidos de défice elevado com pouco crescimento económico, o governo anterior fez questão de tornar o processo pouco transparente.
A partir de 2006 o Sr. Doutor Engenheiro Sócrates achou por bem meter défices acima dos 5% ao ano tendo chegado aos 10% antes do governo cair.
Repara que a crise do imobiliário dos USA não chegou instantaneamente a Portugal, porque o Sócrates manteve a economia artificialmente através de divida.
A partir daí foi um espiral descontrolado até aos dias de hoje que os juros da dívida engolem qualquer proveito no primário.
Para piorar a nossa pirâmide etária inverteu e é por isso que o estado social está condenado no longo prazo.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Quem está ligado: