Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BPI - Tópico Geral

por RaposoTavares » 17/2/2015 2:56

Serra, não sei responder-te com esse rigor todo. Não me admiraria nada se a ação subisse, mas parece-me que deves estar sempre com atenção à forma como o núcleo duro do banco se vai defender. (Lê os estatutos com atenção... é o teu papel como acionista). Se estivesse na posição de acionista, seguia a par e passo o desenrolar dos acontecimentos e comparava-os com os ocorridos aquando da OPA que o BCP lhe lançou há uns aninhos atrás.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por SERRA LAPA » 17/2/2015 2:47

Raposo:

Achas que irá haver uma corrida desenfreada às acções por parte dos institucionais para aumentarem a sua posição: de um lado o La Caixa, do outro Isabel dos Santos e a Allianz?

Relembro que a posição de Isabel dos Santos foi comprada a 1,55

Registado: 17/3/2008 4:57

por katolo » 17/2/2015 2:46

Também não estou a ver a Zabelinha e o papá a deixarem-se ficar. Ao fim ao cabo, controlar o BFA dá jeito :wink: E ainda agora levou porrada na OPA à PT SGPS... Gananciosa como é aquela Sra não a estou a ver a ficar só com a NOS...

Registado: 20/2/2014 22:01

por RaposoTavares » 17/2/2015 2:33

Estive a ler isto:
http://www.bancobpi.pt/grupo-bpi/grupo-bpi-grupo-bpi/accionistas

Depois fui ler os estatutos:
http://rep.bancobpi.pt/RepMultimedia/getMultimedia.asp?channel=Multimedia%20-%20RI%20-%20Informa%E7%E3o%20Obrig%20Investidores&content=Estatutos_BancoBPI_PT

Depois de ter dado atenção ao artigo 30º dos estatutos, fiquei com a convicção que isto vai dar cá uma bernarda... Ao fim e ao cabo 33% dos votos expressos (não confundir com 33% dos acionistas) podem bloquear as intenções do Caixa Banca, ou La Caixa, ou lá o que é...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Goya777 » 17/2/2015 2:25

Já se fala em preço? Na duvida de dar ordem de compra ao melhor, e esperar que amanhã isto suba tipo avião.

Registado: 17/7/2014 22:33

por SERRA LAPA » 17/2/2015 1:33

CaixaBank lanza una opa por el tercer banco privado portugués

ÍÑIGO DE BARRÓN Madrid 2
La entidad adquirirá el 100% del capital de BPI si cambia los estatutos para controlar más del 50% de los derechos de voto. El grupo portugués perdió 161 millones en 2014

Caixabank ha comprado cinco bancos desde 2010 (Caixa Girona, Bankpyme, Banca Cívica, Banco de Valencia y el negocio de Barclays en España) y se prepara para ir a por el sexto, esta vez fuera de España. La entidad presenta este martes una oferta pública de adquisición (opa) sobre el 100% del capital de BPI, el tercer banco privado portugués, según fuentes del mercado. La entidad catalana —que ha declinado hacer comentarios sobre la operación— condicionará su oferta a controlar más del 50% de los derechos de voto.

Actualmente, CaixaBank tiene el 44% del capital pero solo puede votar por el 20% debido a las normas internas de BPI. Caixabank necesita que la entidad portuguesa derogue esa condición en una junta de accionistas que se celebrará tras la opa. Al cierre de este lunes en Bolsa, el banco valía 1.520 millones, si bien la opa supondrá una prima atractiva para los accionistas.

ver no El país
http://economia.elpais.com/economia/201 ... 71753.html

(As minhas a 1,90€, levam-las logo :mrgreen: :mrgreen: )

Registado: 17/3/2008 4:57

por Smarty » 17/2/2015 1:30

Amanhã há OPA ao BPI. Começou a corrida...

Registado: 29/11/2007 4:23

por Amon_ra » 12/2/2015 21:22

Ps_-o preço barril brent também vai ajudar ta a negociar em forte alta,3.75% um bom indicador para esta cotada.

Registado: 26/1/2015 20:09

por Amon_ra » 12/2/2015 20:41

Pelas tendências/últimas noticias dando conta de um inicio de entendimento entre Grécia e troika,sim troika com FMI englobado a resistência dos0.98 será amanha quebrada e depois quem sabe segunda ou terça chegar aos1.02 boas prespectivas se adivinham.

Registado: 26/1/2015 20:09

por 654235 » 11/2/2015 0:04

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por 654235 » 10/2/2015 22:59

Sergon Escreveu:Luxor,

o teu vídeo não tem som, pelo menos no meu computador.

mesmo assim, o meu obrigado

Os meus videos são mudos :)
Youtube

por Sergon » 10/2/2015 20:14

Luxor,

o teu vídeo não tem som, pelo menos no meu computador.

mesmo assim, o meu obrigado

Registado: 8/12/2006 20:38

por 654235 » 10/2/2015 19:26

O ano passado o BPI foi uma aposta de risco baixo, apesar da inclinação negativa da MM50 no mensal, em grande parte beneficiada da performance do PSI20.
Este ano ainda não me parece uma aposta de risco baixo.
Precisa de haver coordenação de todas as partes envolvidas.
Veremos os efeitos do QE, mas primeiro a sombra da Grécia tem de sair da frente
Youtube

por Adam hedge » 10/2/2015 11:56

bem o bpi tem conseguido ser exemplar já que consegui-o quebrar em alta ,90 é mt importante conseguir segurar-se neste valor em caso de correção. tem os ,98 próxima resistência á vista.

parabéns aos longos que tem conseguido ter sangue frio desde os .76

gráfico 4h
Anexos
bpi37.PNG
bpi37.PNG (16.96 KiB) Visualizado 7766 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Adam hedge » 4/2/2015 11:31

... eu não queria ser só eu a encher o post com gráficos,mas prontUs...

cuidado mt cuidado a partir daqui para os longos, no curto prazo era bom segurar-se nos .89 (curtíssimo prazo) depois nos ,857 e 83 se conseguir quebrar em alta o max de hoje (não acredito) pode ir aos ,95 depois os98

edit grafico 1h
Anexos
bpi35.PNG
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

por Adam hedge » 3/2/2015 13:43

e agora bpi que vais fazer?

ghrafico 1h
Anexos
bpi33.PNG
bpi33.PNG (18.15 KiB) Visualizado 6420 vezes
ficarão para trás.

por Adam hedge » 30/1/2015 19:26

...e prontUs mais uma semana que chega ao fim,hoje o bpi ate não se portou mal fez as coisas +/-,vamos ver se segunda vai ter forças para ir aos .857,na quebra dos .817 temos ,,783 e depois os mínimos de hoje atee aos .745

gráfico 4h
Anexos
bpi29.PNG
ficarão para trás.

por Artista Romeno » 30/1/2015 14:45

Isso dos derivados como uma célebre operação designada de liability management no bcp só tem um nome Incompetencia, resta saber se foi incompetente quem fez a operaçãoou se não são operações incompetentes para tapar incompetencia :mrgreen: :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Pecunia...olet! » 30/1/2015 12:51

pata-hari Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Em relação ao Ulrich apetece só diz :

" Arre que é burro!"

Perder dinheiro com a divida Portuguesa :wall: :wall: e italiana :wall:

Que filmes andará ele a ver :oh:

O BPI continua sólido, mas esta "inteligência" do Sr. Ulrich, consegue fazer coisas mirabolantes!

Serra Lapa, já cá andas há tempo suficiente para teres lido os tópicos onde isso foi discutido e onde se sabe exactamente o que obrigou o BPI a fazer a venda. Vou relembrar-te da questão da obrigatoriedade de atingir rácios de capital numa data precisa, do facto dessa dívida fazer parte desses rácios, com haircut e avaliada a preços totalmente fora do mercado. E relembrar também do facto dessa dívida historicamente já estar na carteira sem qualquer intuito especulativo e antes de ser uma oportunidade especulativa.

Cara Pata-Hari,
eu não acompanhei os tópicos do início do ano passado. Mas permite-me discordar do teu comentário.

Como tu referiste, essa dívida já estava historicamente em carteira (como normalmente acontece com todos os bancos) e "sem qualquer intuito especulativo". E de acordo com a tabela, o valor de aquisição era inferior ao valor de mercado das obrigações. Logo, só nas obrigações estava a ganhar dinheiro.

Mas a tabela abaixo mostra que as perdas não resultaram das posições nas obrigações! As perdas resultaram dos derivados (supostamente de cobertura, caso contrário seriam especulativos(?)
A nota refere que se trata de cobertura do risco de taxa de juro). Ou seja, se tivesse apenas as obrigações em carteira no momento da venda teria realizado uma mais valia e não uma menos valia. Vejamos, no total da carteira de dívida pública teve um ganho de 98 milhões nas obrigações e uma perda de 185 milhões nos derivados (de cobertura?). O mesmo se passou nas Obrigações de Empresas: +22 milhões nas obrigações e -50 milhões nos derivados.

Imagem
Fonte: Anúncio resultados 1ºTrimestre 2014

Errar desta forma na cobertura de risco não merece qualquer louvor. Mais do que as questões que levaram o BPI a vender parte da carteira nessa altura é relevante que a perda resultou de uma estratégia de cobertura mal delineada e mal executada, caso contrário a perda dos derivados nunca deveria ser 2 vezes o ganho nas obrigações.

Mas podemos ver a questão da perspectiva do Ulrich/BPI. Como muita gente (eu incluído), não acreditou que a recuperação da dívida fosse sustentável depois da recuperação de 2012 e 2013. Assim decidiu fazer cobertura desse risco. Mas fê-lo de forma totalmente desastrada. O aceitável era ter uma perda nos derivados próxima do ganho nas obrigações. O que não aconteceu. Por larga margem...

Não me interpretes mal. Acho que a cobertura do risco é uma atitude sensata. Mas no caso do BPI a tabela permite concluir que a sensatez da decisão não esconde o incompetência na execução.

Registado: 5/11/2014 11:45

por pvg80713 » 30/1/2015 11:52

Goya777 Escreveu:Não começa a ser tipico o movimento dos dias anteriores reflectir a qualidade dos resultados que se vão apresentar, após a apresentação os "distraídos" vendem forte pela manhã, e isto depois acaba em verde ou perto, provavelmente porque quem vendeu 3 dias antes está a aproveitar para reentrar a um preço consideravelmente mais baixo?

eu acredito nesse padrão.
mas a ser assim o BCP que apresenta resultados segunda... teem que ser bons... poque a acção tem estado positiva...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Goya777 » 30/1/2015 11:47

Não começa a ser tipico o movimento dos dias anteriores reflectir a qualidade dos resultados que se vão apresentar, após a apresentação os "distraídos" vendem forte pela manhã, e isto depois acaba em verde ou perto, provavelmente porque quem vendeu 3 dias antes está a aproveitar para reentrar a um preço consideravelmente mais baixo?

Registado: 17/7/2014 22:33

por pvg80713 » 30/1/2015 11:11

mwc 2.0 Escreveu:No entanto tenho que confessar que a recusa do BPI em aceitar a fusão com o BCP foi, sem dúvida, um dos erros mais intrigantes que assisti em toda a minha vida.....

Cumprimentos,
mwc

a culpa não foi toda do Ulrich...... o Estado e Sócrates também teve uma quota parte de culpa......
houve ali uns erros de Calculo cruciais, o Jardim Gonçalves afastou-se e deu lugar ao Paulo Teixeira Pinto e o Artur Santos Silva fez algo muito parecido com o Fernando Ulrich...... eu acredito que ambos tinham tudo combinado juntos....... mas o PTP e o FU roeram a corda... é possivel que não seja esta a história... mas livro do JJG não esclarece.

ainda faltam ser escritos dois livros o de
Artur Santos Silva

e o de

Ricardo Salgado

Pata, podes-te rir a gargalhada com esta minha teoria da conspiração... mas que não sabemos muito do que se passou... não sabemos.
Ulisses, aquela de achares que o BPI concorreu ao NB pare saber coisas, foi.... naif. o Ulrich sabe mais do NB que o actual presidente do mesmo... e mesmo antes, acredito que o relatŕorio diário do Comité Alco, chegava antes ao FU do que ao Ricardo... estou a exagerar... mas não devo estar muito longe.

Registado: 19/4/2005 11:11

por mwc 2.0 » 30/1/2015 10:43

pata-hari Escreveu:

" Arre que é burro!"

O BPI continua sólido, mas esta "inteligência" do Sr. Ulrich, consegue fazer coisas mirabolantes!

Bom dia,

Tenho que confessar que gosto da franqueza e da sinceridade do Dr. Fernando Ulrich nas suas declarações....num mundo "pró-higiénico" em que cada palavra ou termo é alvo de escrutínio interpretativo...num mundo onde assiste-se à "judicialização" da linguagem....o senhor diz o que pensa sem "rodeios".

No entanto tenho que confessar que a recusa do BPI em aceitar a fusão com o BCP foi, sem dúvida, um dos erros mais intrigantes que assisti em toda a minha vida.....

Cumprimentos,
mwc
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"

Registado: 2/5/2014 7:58

por Pata-Hari » 30/1/2015 10:20

" Arre que é burro!"

Serra Lapa, já cá andas há tempo suficiente para teres lido os tópicos onde isso foi discutido e onde se sabe exactamente o que obrigou o BPI a fazer a venda. Vou relembrar-te da questão da obrigatoriedade de atingir rácios de capital numa data precisa, do facto dessa dívida fazer parte desses rácios, com haircut e avaliada a preços totalmente fora do mercado. E relembrar também do facto dessa dívida historicamente já estar na carteira sem qualquer intuito especulativo e antes de ser uma oportunidade especulativa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por O Alquimista » 30/1/2015 1:29

Pecunia...olet! Escreveu:Eu gosto do Fernando Ulrich. Mas... jamais o contraria para gestor de investimentos financeiros.

A experiência ensinou-me que não podemos ser muito exigentes, sob pena de, ao olharmos para o lado, ficarmos a ver apenas a nossa sombra. E depois só nos resta fazer como o Padre António Vieira. Temos que levar o andor devagar porque há muito santo com tudo de barro, não só os pés. O que mais estranho não é ele não saber lidar com certo tipo de investimentos ou mercados, como alegadamente os da dívida pública, é ele (e tantos outros como ele), mais acima ou mais abaixo da cadeia hierárquica, não perguntar a quem sabe. E até há informação gratuita disponível por aí e com valor. Temos é se saber separar o trigo do joio e não apostar tudo na carroça errada: é que o jumento pode ser bom, mas se o dono não o for pouco tempo aguentará com as mazelas. Mesmo que lhe dê férias amiúde e vá tentar outras pastagens.

"The great enemy of the truth is very often not the lie -- deliberate, contrived and dishonest, but the myth, persistent, persuasive, and unrealistic. Belief in myths allows the comfort of opinion without the discomfort of thought. -John F. Kennedy
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, Google [Bot], Google Adsense [Bot], malakas, Masterchief, MPAM, niceboy, OCTAMA, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2, slbnnbobadela, trilhos2006 e 230 visitantes