Onde está a crise?
Re: Onde está a crise?
Olá Professor!
Antes de mais cumprimentos, pois somos da mesma "terra".
Quanto ao que comentou, e apesar de pessoalmente não dar muita importância ao que os outros fazem, acaba por ser inevitável que reparemos nisso.
Por exemplo, tenho um colega de trabalho, com funções inferiores ás minhas, menos rendimento, esposa desempregada, pais (por acaso são vizinhos dos meus, não têm muitas possibilidades), e... Tem um série 3 de 2012 á porta, comprado novo. Incomoda-me? Não.
Obviamente, e trabalhando os dois ao mesmo tempo, é matematicamente ele ter o que tem (não apenas o carro, mas a casa, mobilias, etc), pelo que deduzo que tem créditos para alguns bens. Se tenho inveja ou me incomodo com isso?
Claro que não! Não tenho série 3, não tenho roupas de centenas de euros, não tenho alguns bens que ele tem.
Mas vou de férias quando quero, para onde quero, a gastar o que me apetece, quando quero cuidados de saúde pago onde quero e me apetece, seja privado ou publico. Tenho uma conta bancária que não sendo grande, me faz sentir confortável, e sinto-me feliz com as minhas escolhas!
O que acontece?
Digo-lhe que fui de férias para um local xpto, chama-me "quem pode, pode"... Digo-lhe, "ah e tal tu tens carro, isto e aquilo", responde-me "é preciso poupar".
Portanto, tudo são escolhas, eu com as minhas, ele com as dele.
Coabitamos perfeitamente!
Antes de mais cumprimentos, pois somos da mesma "terra".
Quanto ao que comentou, e apesar de pessoalmente não dar muita importância ao que os outros fazem, acaba por ser inevitável que reparemos nisso.
Por exemplo, tenho um colega de trabalho, com funções inferiores ás minhas, menos rendimento, esposa desempregada, pais (por acaso são vizinhos dos meus, não têm muitas possibilidades), e... Tem um série 3 de 2012 á porta, comprado novo. Incomoda-me? Não.
Obviamente, e trabalhando os dois ao mesmo tempo, é matematicamente ele ter o que tem (não apenas o carro, mas a casa, mobilias, etc), pelo que deduzo que tem créditos para alguns bens. Se tenho inveja ou me incomodo com isso?
Claro que não! Não tenho série 3, não tenho roupas de centenas de euros, não tenho alguns bens que ele tem.
Mas vou de férias quando quero, para onde quero, a gastar o que me apetece, quando quero cuidados de saúde pago onde quero e me apetece, seja privado ou publico. Tenho uma conta bancária que não sendo grande, me faz sentir confortável, e sinto-me feliz com as minhas escolhas!
O que acontece?
Digo-lhe que fui de férias para um local xpto, chama-me "quem pode, pode"... Digo-lhe, "ah e tal tu tens carro, isto e aquilo", responde-me "é preciso poupar".
Portanto, tudo são escolhas, eu com as minhas, ele com as dele.
Coabitamos perfeitamente!

- Registado: 13/3/2014 10:26
rollingsnowball Escreveu:pvg80713 Escreveu:caro marquesll,
os sinais que indicou........ não são nada positivos.......
o centros comerciais estão todos a abarrotar.......... poucas compras........ mas a abarrotar.
o menino ter um Ipad ou um Iphone........... junta-se o dinheiros dos avos e dos pobres dos pais... para o menino ter.......
porque dizem que é importantes para as os estudos............
nada disso me diz que não há crise......
não há mais carros novos, nem gente a mudar de casa.....já é um sinalzinho...
O consumo no geral tem vindo a crescer. Mas deixo o gráfico do mercado automóvel (ligeiros porque representa melhor o poder de compra das famílias) desde 2011. uma olhada rápida mostra que desde o início de 2013 tem sido sempre a subir.
Eu nem iria tao longe. Ter em conta a alocacao de 1B de Euros em CTPM e CA num mes. Gente que, certamente, se queixa da vida dificil, estou certo. Foi a corrida aos CTT. Conforme os melhores orgaos da CS.
- Registado: 9/11/2013 0:00
pvg80713 Escreveu:caro marquesll,
o centros comerciais estão todos a abarrotar.......... poucas compras........ mas a abarrotar.
o menino ter um Ipad ou um Iphone........... junta-se o dinheiros dos avos e dos pobres dos pais... para o menino ter.......
O consumo no geral tem vindo a crescer. Mas deixo o gráfico do mercado automóvel (ligeiros porque representa melhor o poder de compra das famílias) desde 2011. uma olhada rápida mostra que desde o início de 2013 tem sido sempre a subir.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Apramg Escreveu:Vou introduzir aqui um tema da pobreza disfarçada de biscate. A economia paralela existe e quem dela beneficia para as estatísticas é pobre. O mundo da noite, da prostituição, da droga do jogo, à luz do estado é constituido por pobres...
Na "economia paralela" e no "mundo da noite", tambem existem os explorados e os exploradores. Estes, geralmente, sao os ricos, aqueles, geralmente, sao os pobres. Qual a duvida ? Eu, afinal, compreendo a questao da "pobreza disfarcada de biscate"... ai compreendo, compreendo. Mas um explorado sera sempre um explorado, independentemente de pertencer ao "mundo da noite" ou do Dia.
lfhm83 Escreveu:Como é que isso funciona se fizer um empréstimo assim de uns mil milhões e os colocar em certificados de aforro já deve dar para viver dos juros?
Quando me contaram isto também pensei no mesmo mas depois lembrei-me do significado do crédito.
Ou seja, é um crédito especial e chama-se crédito à habitação e por isso é que os juros são tão baixos.
Tens de dar a casa que vais comprar como garantia sendo que tens mesmo de comprar o bem. Caso contrário quem é que fazia créditos ao consumo a pagar juros malucos?

Era tudo. Ó amigo manda vir aí um crédito à habitação de 3000€ para eu ir passar férias porque não me está a apetecer pagar 14% na cofina ahah
Diferente é pedires um crédito à habitação e eles darem-te mais uns milhares para xomprares uma coisa ou outra. mas que não fuja muito ao valor intrínseco do bem

Mas mesmo que desse era demasiado especulativo .Para pura especulação já nós temos o PSI20

The only thing certain is uncertainty itself...
Vou introduzir aqui um tema da pobreza disfarçada de biscate. A economia paralela existe e quem dela beneficia para as estatísticas é pobre. O mundo da noite, da prostituição, da droga do jogo, à luz do estado é constituido por pobres...
- Registado: 5/9/2013 12:26
rsacramento Escreveu:estás a dizer que pagas quase menos 40% de empréstimo à habitação com a queda das taxas?traderh Escreveu:Há pelo menos um factor que permitiu equilibrar os orçamentos familiares pelo menos falo por mim, que foi as grandes descidas da euribor, só para exemplificar para um empréstimo de 100 mil antes da "crise" uma taxa perto dos 5% dava cerca de 500€ todos os meses depois com a vinda da crise as taxa ficaram abaixo do 1% e ficamos com valores próximos dos 300€ aqui houve um ganho de quase 200€. Esta almofada dá para acomodar alguma quebra de rendimento, acredito que esta situação tenha acontecido a muito boa gente.
Sim rsacramento, é verdade que ha pessoas que passaram a pagar quase metade...
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
pvg80713 Escreveu:marquesll Escreveu:Boa tarde pessoal do caldeirão.
Sou professor do 1ºciclo numa escola pública do distrito de Viseu, onde leciono a crianças do 3ºano, de classe média e média baixa. Ao longo de todos estes anos a lecionar, a perceção que eu tenho, por muito que custe a alguns demagogos, é que ao longo destes dez anos, nunca vi crianças de classe média e média baixa, a viver tão bem e com tanto poder de compra por parte dos seus pais, como este ano letivo.
Dos 26 alunos que tenho, 23 receberam tablets e 20 receberam consolas de videojogos (playstation 4, xbox, etc...) este natal.
Andam sempre bem vestidos e levam sempre bons lanches para a escola, desde bolos, a bolachas, iogurtes, sumos, chocolates, etc...
Muitos deles chegam ao ponto de rejeitar o leite da escola, nem sequer o querem levar para casa.
Em Viseu, nunca vi tanta gente às compras como agora. Viseu tem dois grandes shoppings, que ao fim de semana estão sempre sobrelotados, principalmente o Pálacio do Gelo.
Será que isto apenas se passa no distrito de Viseu?
Um abraço a todos os participantes do fórum.
caro marquesll,
Pvg, a construção está lentamente a crescer e a venda de carros novos tem vindo aumentar significativamente.
Editado pela última vez por Investbem em 31/1/2015 1:09, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
youmeu Escreveu:rsacramento Escreveu:estás a dizer que pagas quase menos 40% de empréstimo à habitação com a queda das taxas?
Não me admiro assim muito, basta ter sido forumulado em altura em que euribor a 6meses era alta o que faz o spread ser baixo.
Não me lembro exatamento dos valores mas tenho um familar que pagava por exemplo a euribor a 6 meses mais 1% ou 2% de spread no máximo.
Agora que herdou uma quantia x que podia amortizar, diz que prefere meter em depósitos a prazo ou certificados porque os juros líquidos são maiores aos juros que paga. E como ele há milhares de casos assim ahaabraço
Como é que isso funciona se fizer um empréstimo assim de uns mil milhões e os colocar em certificados de aforro já deve dar para viver dos juros?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
rsacramento Escreveu:estás a dizer que pagas quase menos 40% de empréstimo à habitação com a queda das taxas?
Não me admiro assim muito, basta ter sido forumulado em altura em que euribor a 6meses era alta o que faz o spread ser baixo.
Não me lembro exatamento dos valores mas tenho um familar que pagava por exemplo a euribor a 6 meses mais 1% ou 2% de spread no máximo.
Agora que herdou uma quantia x que podia amortizar, diz que prefere meter em depósitos a prazo ou certificados porque os juros líquidos são maiores aos juros que paga. E como ele há milhares de casos assim aha

The only thing certain is uncertainty itself...
estás a dizer que pagas quase menos 40% de empréstimo à habitação com a queda das taxas?traderh Escreveu:Há pelo menos um factor que permitiu equilibrar os orçamentos familiares pelo menos falo por mim, que foi as grandes descidas da euribor, só para exemplificar para um empréstimo de 100 mil antes da "crise" uma taxa perto dos 5% dava cerca de 500€ todos os meses depois com a vinda da crise as taxa ficaram abaixo do 1% e ficamos com valores próximos dos 300€ aqui houve um ganho de quase 200€. Esta almofada dá para acomodar alguma quebra de rendimento, acredito que esta situação tenha acontecido a muito boa gente.

marquesll Escreveu:a perceção que eu tenho, por muito que custe a alguns demagogos, é que ao longo destes dez anos, nunca vi crianças de classe média e média baixa, a viver tão bem e com tanto poder de compra por parte dos seus pais, como este ano letivo.
Dos 26 alunos que tenho, 23 receberam tablets e 20 receberam consolas de videojogos (playstation 4, xbox, etc...) este natal.
O caro professor não é professor de economia mas não o sendo já chamou demagogos a quem discordar do que disse, como tal digo-lhe enfio a carapuça. Como tal o que o demagogo aqui tem a dizer sobre o que o caro professor disse.
1 - A inflação tem sido negativa para aparelhos tecnológicos. Voce nao pode comparar a dizer que agora têm consolas e tablets, quando hoje se compra qq um deles muito mais baratos.
2 - Compra-se roupa nova no chines por 5 euros nao sei se é a isso q se refere como bem vestidos. Quanto mais pobres as pessoas são piores habitos de consumo têm nomeadamente a comprar mais produtos com açucar. Se voce me dissesse que as crianças levavam muita fruta aí já era capaz de achar que os pais estavam mais ricos.
3 - Centros comerciais e TV são a diversão dos pobres.
4 - Portugal é o país do mundo cujo PIB menos cresceu desde o ano 2000, com decrescimo 6% no tempo Passos Coelho. Havendo menos riqueza há mais gente pobre. O que voce nao contabilizou, é que muita da gente pobre 1) emigra 2) nao tem filhos 3) tendo menos filhos sobra mais rendimento para os que se têm, coisas que na sua comparação entre tablets não entraram em equação
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
iLeveraged Escreveu:richardj Escreveu:just because a have a ferrari, doest mean i own it.
Na ultima década assistiu-se a uma transformação natural da sociedade. A verdade é que a geração dos que hoje tem 50s e 60s tiveram alguma falta de bens materiais. O comportamento natural desses pais é hoje poder dar aos seus filhos aquilo que eles não puderam ter. Isto quer dizer que os pais estão dispostos a fazer mais sacrifícios pelos filhos.
Não obstante um caso pontual não representa o pais.
A crise está em parte em um grande numero de reformados com reformas inferiores a 500 euros.
Esta também num conjunto de elevado de pessoas entre 40 e 50 anos sem formação superior cuja empresa faliu e nunca mais conseguiu encontrar emprego.
Esta nos milhares de jovens que todos os anos tiram cursos superiores em universidades que não lhes estão a ensinar nada e do qual não vão poder competir com outros. Nem tão pouco o curso lhes serve para ir trabalhar para fora porque pouco ou nada sabem. Hoje em dia uma pessoa não sabendo nada, é capaz de ser Mestre com muita facilidade.
A crise está também na justiça e na politica. Na corrupção, da mais baixa á mais alta. Poucos dão o exemplo, toda a gente conhece este fado português.
A crise está nesta nova geração, porventura a que teve mais formação, mas que herda uma divida brutal, muito fruto de obras e escândalos brutais que são esquecidos no tempo. Esta na crise inter-geracional em que os mais novos olham para o futuro e pensão que vão ter de trabalhar pelos menos 50 anos para ganhar proporcionalmente muito menos do que aquilo que os seus pais trabalharam vs receberam.
A crise está na incapacidade de nós, portugueses, encontrarmos o nosso lugar no mundo, percebemos as movimentações do poder no mundo e aproveitarmos. A crise está na incapacidade politica de pensar numa estratégia para o pais a 10 anos, 15 anos.
A crise está em todo o lado
+1
Excelente resumo, parabéns pelo post
Concordo: Excelente !
richardj Escreveu:just because a have a ferrari, doest mean i own it.
Na ultima década assistiu-se a uma transformação natural da sociedade. A verdade é que a geração dos que hoje tem 50s e 60s tiveram alguma falta de bens materiais. O comportamento natural desses pais é hoje poder dar aos seus filhos aquilo que eles não puderam ter. Isto quer dizer que os pais estão dispostos a fazer mais sacrifícios pelos filhos.
A crise está em parte em um grande numero de reformados com reformas inferiores a 500 euros.
Esta também num conjunto de elevado de pessoas entre 40 e 50 anos sem formação superior cuja empresa faliu e nunca mais conseguiu encontrar emprego.
Esta nos milhares de jovens que todos os anos tiram cursos superiores em universidades que não lhes estão a ensinar nada e do qual não vão poder competir com outros. Nem tão pouco o curso lhes serve para ir trabalhar para fora porque pouco ou nada sabem. Hoje em dia uma pessoa não sabendo nada, é capaz de ser Mestre com muita facilidade.
A crise está também na justiça e na politica. Na corrupção, da mais baixa á mais alta. Poucos dão o exemplo, toda a gente conhece este fado português.
A crise está nesta nova geração, porventura a que teve mais formação, mas que herda uma divida brutal, muito fruto de obras e escândalos brutais que são esquecidos no tempo. Esta na crise inter-geracional em que os mais novos olham para o futuro e pensão que vão ter de trabalhar pelos menos 50 anos para ganhar proporcionalmente muito menos do que aquilo que os seus pais trabalharam vs receberam.
A crise está na incapacidade de nós, portugueses, encontrarmos o nosso lugar no mundo, percebemos as movimentações do poder no mundo e aproveitarmos. A crise está na incapacidade politica de pensar numa estratégia para o pais a 10 anos, 15 anos.
+1
Excelente resumo, parabéns pelo post
- Registado: 17/7/2014 13:27
O que é a crise?
Viver pior do que se viveu durante uos anos de endividamento colectivo?
Há desemprego (sempre houve) fome (sempre houve) mas à 20 ou 30 anos os niveis de vida eram claramente inferiores aos actuais.
Portanto no longo prazo a crise ainda não está em lado nenhum apesar de que muita gente tem dificuldades e deverão ter todo o nosso respeito e apoio dando-lhes oportunidades de encontrarem um futuro melhor como sempre foi apanágio das sociedades ao longo dos tempos.
Mas não excluo que vinha ai uma crise a sério se os niveis de endividamento não se reduzirem....
Claro que quem quer ir para o poleiro acha que estamos muuuuuuuuuuito mal pois senão como lhe iriam votar??????
Viver pior do que se viveu durante uos anos de endividamento colectivo?
Há desemprego (sempre houve) fome (sempre houve) mas à 20 ou 30 anos os niveis de vida eram claramente inferiores aos actuais.
Portanto no longo prazo a crise ainda não está em lado nenhum apesar de que muita gente tem dificuldades e deverão ter todo o nosso respeito e apoio dando-lhes oportunidades de encontrarem um futuro melhor como sempre foi apanágio das sociedades ao longo dos tempos.
Mas não excluo que vinha ai uma crise a sério se os niveis de endividamento não se reduzirem....
Claro que quem quer ir para o poleiro acha que estamos muuuuuuuuuuito mal pois senão como lhe iriam votar??????
- Registado: 29/11/2007 11:31
marquesll Escreveu:Boa tarde pessoal do caldeirão.
Sou professor do 1ºciclo numa escola pública do distrito de Viseu, onde leciono a crianças do 3ºano, de classe média e média baixa. Ao longo de todos estes anos a lecionar, a perceção que eu tenho, por muito que custe a alguns demagogos, é que ao longo destes dez anos, nunca vi crianças de classe média e média baixa, a viver tão bem e com tanto poder de compra por parte dos seus pais, como este ano letivo.
Andam sempre bem vestidos e levam sempre bons lanches para a escola, desde bolos, a bolachas, iogurtes, sumos, chocolates, etc...
Muitos deles chegam ao ponto de rejeitar o leite da escola, nem sequer o querem levar para casa.
Em Viseu, nunca vi tanta gente às compras como agora. Viseu tem dois grandes shoppings, que ao fim de semana estão sempre sobrelotados, principalmente o Pálacio do Gelo.
Será que isto apenas se passa no distrito de Viseu?
Um abraço a todos os participantes do fórum.
caro marquesll,
- Registado: 19/4/2005 11:11
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... lacao.html
Em 2013, 19,5% da população viveu com menos de 411 euros por mês, encontrando-se em risco de pobreza. O flagelo atinge todos os grupos etários, mas foi particularmente acentuado entre as crianças.
A pobreza continuou a aumentar em Portugal. Em 2013, 19,5% da população viveu com menos de 411 euros por mês, encontrando-se em risco de pobreza. Trata-se de um agravamento em relação a 2012, um ano em que o flagelo já se tinha agravado, atingindo 18,7% residente
Em 2013, 19,5% da população viveu com menos de 411 euros por mês, encontrando-se em risco de pobreza. O flagelo atinge todos os grupos etários, mas foi particularmente acentuado entre as crianças.
A pobreza continuou a aumentar em Portugal. Em 2013, 19,5% da população viveu com menos de 411 euros por mês, encontrando-se em risco de pobreza. Trata-se de um agravamento em relação a 2012, um ano em que o flagelo já se tinha agravado, atingindo 18,7% residente
- Registado: 29/11/2007 2:05
Há pelo menos um factor que permitiu equilibrar os orçamentos familiares pelo menos falo por mim, que foi as grandes descidas da euribor, só para exemplificar para um empréstimo de 100 mil antes da "crise" uma taxa perto dos 5% dava cerca de 500€ todos os meses depois com a vinda da crise as taxa ficaram abaixo do 1% e ficamos com valores próximos dos 300€ aqui houve um ganho de quase 200€. Esta almofada dá para acomodar alguma quebra de rendimento, acredito que esta situação tenha acontecido a muito boa gente.
- Registado: 10/6/2014 9:24
RPedroG Escreveu:A crise está por todo o lado em Portugal e na minha opiniao vai continuar por muitos anos.
Tenho de concordar aqui. Não vejo capacidade da maioria dos cidadãos em darem a volta à situação, já que continuam à espera do Estado para tudo ou quase tudo. Algumas PME podem ter a capacidade de criar alguma riqueza no futuro mas são sistematicamente puxadas para baixo comparativamente aos concorrentes europeus, seja por taxas de juro mais altas, falta de financiamento, altos impostos, já para não falar na dificuldade que é ser patrão em Portugal, já que a nível social é-se adjectivado sempre do pior.
RPedroG Escreveu:Muitos portugueses tem as prioridades erradas.
Esta é para mim a ideia principal. Há dinheiro para votar na casa dos segredos e no Portugal em festa, para electrónica, carros e roupas, no entanto não existe nem dinheiro nem interesse para Livros por exemplo. As pessoas no geral não se cultivam, preferindo ir passear ao centro comercial. Não que discorde da compra dos items referidos atenção. Simplesmente, como citado, as prioridades erradas, muitas vezes das classes mais baixas que criam uma espiral de desigualdade cuja culpa nunca é dos mesmos.
RPedroG Escreveu:Mas na minha opiniao o maior problema é a mentalidade existente em Portugal e devido a essa mentalidade, o país continuará na cauda da Europa pelo menos nos proximos 20 anos.
Estou fora do país há apenas uns meses, e mesmo não estando num país muito mais à frente, ja que muitas criticas que eventualmente faço se aplicam a ambos, são ainda assim notórias diferenças (no norte) que me fazem pensar que estamos realmente na cauda da Europa e não apenas geograficamente.
Não me vejo a regressar a Portugal no curto prazo já que estou farto de me chatear a criticar coisas que infelizmente não vão mudar. Um país com um povo maioritariamente ignorante não é um local onde me revejo. Tem sido uma aprendizagem enorme para mim nos últimos meses e espero continuar por mais um tempo (não sempre aqui) antes de voltar, se voltar.
A crise está por todo o lado em Portugal e na minha opiniao vai continuar por muitos anos.
Se calhar daqui a uns anos nao será tao forte como agora, mas crise irá continuar a existir.
Muitos portugueses tem as prioridades erradas. Daí veres os tablets e as playstations. Dinheiro para futilidades existe em Portugal, pois para alguns o interessante é o mostrar.
É como trocar de carro em X em X anos. Ou andar a comprar a credito televisoes, telemoveis, tablets,...
Mas na minha opiniao o maior problema é a mentalidade existente em Portugal e devido a essa mentalidade, o país continuará na cauda da Europa pelo menos nos proximos 20 anos.
Eu só acredito que Portugal melhor quando a justica em Portugal funcionar e o combate à corrupcao for efectivo. Esse é para mim o primeiro passo. O resto sucederá.
Até isso acontecer (se um dia acontecer) nao tenho qualquer interesse em investir em Portugal.
Tudo o que tinha tem estado a ser deslocado de Portugal para outros sitios e espero q daqui a 3 anos nao tenha mais nada em Portugal, excepto uma conta à ordem.
Entretanto continuo à espera que as financas me devolvam dinheiro cobrado erradamente há mais de 1 ano e que as proprias financas reconheceram por escrito em Setembro que me ia ser devolvido. No entanto até agora nao foi devolvido e nao há qualquer data para ser devolvido.
Pequeno à parte: Saí de Portugal em 2005. Neste momento já tenho dupla nacionalidade e sinceramente tudo o que tenha q tratar ligado a Portugal é uma confusao e uma complicacao enorme. Estou a pensar deixar de renovar o cartao de cidadao pq é perfeitamente ridiculo (e com custos acrescidos...) o processo para quem vive no estrangeiro, mesmo que o renove quando vou a Portugal...
Se calhar daqui a uns anos nao será tao forte como agora, mas crise irá continuar a existir.
Muitos portugueses tem as prioridades erradas. Daí veres os tablets e as playstations. Dinheiro para futilidades existe em Portugal, pois para alguns o interessante é o mostrar.
É como trocar de carro em X em X anos. Ou andar a comprar a credito televisoes, telemoveis, tablets,...
Mas na minha opiniao o maior problema é a mentalidade existente em Portugal e devido a essa mentalidade, o país continuará na cauda da Europa pelo menos nos proximos 20 anos.
Eu só acredito que Portugal melhor quando a justica em Portugal funcionar e o combate à corrupcao for efectivo. Esse é para mim o primeiro passo. O resto sucederá.
Até isso acontecer (se um dia acontecer) nao tenho qualquer interesse em investir em Portugal.
Tudo o que tinha tem estado a ser deslocado de Portugal para outros sitios e espero q daqui a 3 anos nao tenha mais nada em Portugal, excepto uma conta à ordem.
Entretanto continuo à espera que as financas me devolvam dinheiro cobrado erradamente há mais de 1 ano e que as proprias financas reconheceram por escrito em Setembro que me ia ser devolvido. No entanto até agora nao foi devolvido e nao há qualquer data para ser devolvido.
Pequeno à parte: Saí de Portugal em 2005. Neste momento já tenho dupla nacionalidade e sinceramente tudo o que tenha q tratar ligado a Portugal é uma confusao e uma complicacao enorme. Estou a pensar deixar de renovar o cartao de cidadao pq é perfeitamente ridiculo (e com custos acrescidos...) o processo para quem vive no estrangeiro, mesmo que o renove quando vou a Portugal...
- Registado: 31/7/2014 8:10
A crise está na dureza do dia da maioria da população portuguesa e ainda na mente salazarenta dos nossos governantes, a brindar hoje a frase da ministra das finanças, pobrezinhos mas honestos, quem n pode n tem, podia ser pior, bons alunos...e um chorrilho de lamuria e miséria mas sempre engomadinhos...nojo.
- Registado: 11/10/2008 18:13
A pobreza está sobretudo no estabelecimento da lista de prioridades para as quais se canalizam os ordenados. Estão todas trocadas pelos mais variados motivos: publicidade, us-culturação, e não se esqueçam da última palavra dos Lusíadas. A questão é sempre de interferir com a liberdade de escolha dos outros. Eles podem comprar o que quiserem desde que o que eu contribuo para o estado social não os beneficie por essa razão. Provavelmente alguns desses miúdos têm escalão A e B...
- Registado: 5/9/2013 12:26
just because a have a ferrari, doest mean i own it.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
A crise está, como sempre esteve, na classe média (que neste país era representada em grande parte pela função pública) e nos desempregados (que felizmente têm vindo a cair). Mas a classe média na verdade tem dinheiro para todas essas coisas e, os que passaram mais dificuldades porque tinham dívidas pagam agora prestações recorde que compensam com frequência todos os cortes. Quem na classe média não tem dívidas consegue viver bem apesar dos cortes. Mas queixa-se na mesma, pelo mesmo motivo que as pessoas preferem ter 2% de aumento e inflação a 3% a não ter aumento nem inflação..
Dito isto, Viseu provavelmente é incomparável já que a vida é mais barata e, subjectivamente, parece-me haver menos pobreza (principalmente de espírito). Mas no porto também não tenho notado diferenças em relação há uns anos, aliás a cidade até está bem mais agradável e sinto-me bem mais seguro a andar na rua (mas isso pode ser só por o centro agora termais turismo o que afasta algumas personagens)
Dito isto, Viseu provavelmente é incomparável já que a vida é mais barata e, subjectivamente, parece-me haver menos pobreza (principalmente de espírito). Mas no porto também não tenho notado diferenças em relação há uns anos, aliás a cidade até está bem mais agradável e sinto-me bem mais seguro a andar na rua (mas isso pode ser só por o centro agora termais turismo o que afasta algumas personagens)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 212 visitantes