Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano » 7/1/2015 19:10

Noticias fresquinhas, (esta expressão é pura coincidência com o estado actual do tempo em Portugal):

Mínimos de subscrição
:arrow: Robeco = 1 UP

:arrow: Natixis = 1.000€

:arrow: TCW = 1 UP

Subscrição em impresso, como já era de esperar, pelo menos por enquanto. :wink:

Com os Robecos, temos outros "MFS", fundos de compra acessível e com mais qualidade do que os mais exigentes. E como não tínhamos MFS em EUR de Acções EUA, agora já temos. :wink:

Também fiquei contente por finalmente conseguir 1 fundo de Biotechs em EUR, ainda por cima um que rivalize com os fundos em USD. ( O único existente, o Pictet Biotech HR EUR, não é nada de especial e tem Hedge cambial). Apesar de eu ter os 2 melhores em USD, o Candriam e o Franklin, estou seriamente a pensar, me livrar deles. Também encontrar 1 fundo de Acções Japão, de jeito e o Fidelity Asian Small Companies, também me alegrou.

Uma curiosidade que já comentei com 2 amigos, é que reparei que apesar de mercados europeus (e não só), terem caído nos últimos dias, o fundo domiciliado no Luxemburgo da DWS, de Acções Alemanha, caiu como esperado, 1,xx%, 2,xx%, etc, mas o seu irmão domiciliado na Alemanha, gerido também pela DWS e os mesmos gestores, continuou a subir em contra-ciclo com o DAX, mercados europeus e mundiais, e principalmente com o seu irmão nascido no Luxemburgo. Deduzo, que poderá ter a ver o com regime fiscal na Alemanha, ser mais favorável para fundos domiciliados na Alemanha do que com os fundos baseados no Luxemburgo e talvez outros países, porque ambos são em EUR, e os activos dos fundos são em EUR, e são acções Alemãs.

Os novos fundos, tanto os de novas gestoras estrangeiras, como os de gestoras já existentes, foram arrancados a "ferros". Mas consegui. \:D/
Só falta que o Best tenha o BSF European Extension, só ainda não temos, porque continua fechado em "Hard Close". Mas continuo a insistir, para logo que esteja novamente aberto a novas subscrições, podermos entrar, antes que seja fechado outra vez. O Best e os outros IF, acabam por ter a papinha toda feita. Pois ando a procura e a esmiuçar de graça para eles. Por isso, não me admiraria, que estas novas gestoras venham a aparecer daqui a uns meses na oferta online do Best e de outros IF. Nem sei para que serve a Direcção de Investimento, só trazem gestoras com fundos medianos. Os melhores fundos e gestoras, que recentemente apareceram, têm sido eu a encontrar e a oferecer de bandeja a eles.

A todos, obrigado eu, pela vossa companhia e contributo para o bem comum.

Chico, só li na diagonal, os posts de hoje, os AXAs Euro ..., tens 3-5 e 5-7 EC online e o 7-10 e 10+LT EC em impresso. Não verificastes a ementa na 1ª página, por isso, achei estranho, a tua questão sobre obrigações que querias para a remodelação da tua carteira. :wink:

Não sabes a moeda do fundo de Acções Japão Small Caps? A moeda original está na listagem da 1ª página e no post, é o JPY, e o fundo apresentado, é em EUR, com Hedge cambial. :wink:

Logo, com mais calma, "falamos" melhor, e vocês precisam também de tempo, para digerir os fundos novos e inclusive as novas gestoras.

EDIT: Colocado o mínimo de investimento nos fundos da gestora TCW.
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 15/1/2015 1:15, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por chico_laranja » 7/1/2015 15:05

chico_laranja Escreveu:
Como disse o meu receio é estar concentrado na Europa.

Os axas são 5 e não 4 ;)

LU0251662135 - AXA WF Short Dur
LU0251660782 - Axa WF 3-5
LU0251660279 - Axa WF 5-7
LU0251659420 - Axa WF 7-10
LU0251661590 - Axa WF 10+

Os últimos 2 não estão na Morningstar.pt nem no site do Best. Deixaram de vender isso cá neste jardim à beira mar plantado? Tenho que contactar a PFA para saber se estão disponíveis via impresso :roll:

Tirando o Short Dur, esses fundos têm todos correlações altissimas entre si, pelo que ter varios não vai adiantar de nada à carteira.

Não estudei os fundos a fundo mas a correlação deverá ser altíssima uma vez que no fundo investem em activos similares em que o que muda é o termo da obrigação.

Mas isso ou 1 único fundo que é para mim muito opaco mais vale estes todos juntos e olhar para eles como um único fundo em que o equilíbrio sou eu que o faço ;)

Agora olhar para eles como descorrelação não e fazes bem em deixar o aviso à navegação :P
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Rambaldi » 7/1/2015 12:41

Obrigado Rick. excelente trabalho como é habitual :clap:

Deixo o link abaixo sobre o Hedge Fundo que está no TOP 1. É possível encontrar a ficha deste fundo? É Um fundo de concentração em 9 acções com uma gestão ativa e manipuladora e uns resultados interessantes :roll:

http://www.bloomberg.com/news/2015-01-0 ... -fund.html

Rick, era interessante encontra-lo para a categoria de Absolute Return ou de Hedge Funds, mas deve ser um fundo fechado e só para outra "divisão" :-k

Registado: 28/7/2014 10:40

por daniel__ » 7/1/2015 12:39

chico_laranja Escreveu:

Os axas são 5 e não 4 ;)

Os últimos 2 não estão na Morningstar.pt nem no site do Best. Deixaram de vender isso cá neste jardim à beira mar plantado? Tenho que contactar a PFA para saber se estão disponíveis via impresso :roll:

Tirando o Short Dur, esses fundos têm todos correlações altissimas entre si, pelo que ter varios não vai adiantar de nada à carteira.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por chico_laranja » 7/1/2015 12:20

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Agora que resgatastes o teu PIMCO DI, já não resgato meu. Lei de Murphy. Agora é que deve subir, no mínimo 20%. :twisted:

O que espero é que tanto o PIMCO como o Pioneer US Fundamental (a minha posição foi aberta com a cotação de ontem a aproveitar as quedas recentes :twisted: ) ganhem nessa ordem de grandeza. É sinal que é um bom ano tanto para acções como para obrigações e ganhamos todos dinheiro :D

Rick Lusitano (New) Escreveu:Ti Chico, vocemeces, não olharam para os AXA Euro 7-10 e 10+LT? Fundos de obrigações EUR de qualidade de investimento, melhor do que muitos fundos de acções Europa.

Quem fez uma carteirinha com os 4 AXAs Euro, anda bastante contente. :wink:

Os axas são 5 e não 4 ;)

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

por chico_laranja » 7/1/2015 11:35

Rick ao seu melhor nível :twisted:

Um grande grande grande :clap:

Damn, o emoticon não cresce :P

Agora 2 informações:
Novas gestoras novas informações requeridas:
Mínimos para
- Compra
- Manutenção
- Movimentação

A saber novas vejo
- Robeco
- Natixis
- TCW

Depois coloco aqui o boneco actualizado ;)

Gostei do Parvest Jap Small Cap, fiquei foi sem perceber qual a moeda base. Yen, USD, EUR, yen mas com hedge ao EUR bem como finalmente um fundo em EUR de Biotechs :twisted:

Eu não tinha derretido o PIMCO por completo mas é um passo a seguir. Já antes tinha olhado para o WF 5-7 e deste uma ideia bastante interessante: Espalhar pelos diversos AXAS WF. Apenas tem o contra de concentrar-se na Europa. Um(na realidade 3 ou 4) AXA WF Global x-y era ouro sobre azul 8-)

por DMP » 7/1/2015 10:19

Grande Rick,

Shangai e Hong Kong fecharam a ganhar 0,69 e 0,83 respectivamente com o S&P 500 a continuar em queda . A manter debaixo de olho para já, para depois entrar possivelmente com Fidelity Asian Smaller Cos A-Acc-EUR e Threadneedle + China Opp Ret Net EUR.

Relativamente a EM, comungamos da mesma opinião, muita correlação com US e as rentabilidades não são nada de extraordinário para justificar o risco. Há cerca de dois meses, entrei efectivamente em mercado dos Emergentes, mas com obrigações. Mandei as Euro Bonds às urtigas.

Ainda não dissequei este teu último post com os novo fundos, mas quero desde já parabenizar-te por mais um excelente trabalho! :clap:
Para já apenas olhei para um dos fundos porque ao ler o teu post me despertou de imediato a atenção, finalmente temos um fundo de Biotecnologia em EUR!

A entrada em China e ASEAN vai ficar na shortlist, e o dinheiro para já vai ser canalizado para o DWS Biotech! :mrgreen:

Um abraço e um muito obrigado mais uma vez pelo excelente trabalho!

Registado: 22/3/2014 13:47

por LUISSM3 » 7/1/2015 4:32

Tens também o Lyxor UCITS ETF CSI 300 A-Share Sicav, que está cotado na Euronext e fica mais barato. Segue de igual forma o CSI 300.

Mas cuidado que está muito esticado!
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por O Alquimista » 7/1/2015 4:19

R2 Escreveu:Boas,

Fundos de investimento na China.

Atendendo que a China entrou em bull market há cerca de 6 meses e tendo em conta que o upside gráfico dos retornos da última semana está quase na vertical (altíssima taxa de crescimento), diz a lógica teórica que, no curto prazo, nós devemos escolher um FI de uma casa gestora campeã da utilização e maximização da “boa volatilidade”, que no upside => maximização dos retornos, isto porque o risco só é sinónimo de volatilidade no downside e na tendência de bear market, pois no upside e na tendência de bull não há risco durante a duração desta tendência.

Qual é o fundamento da mecânica que pode justificar um condutor acelerar pouco o carro quando está a subir uma estrada íngreme e, teoricamente, ainda afastado da próxima descida da estrada? Nenhum!

Dentro desta lógica teórica de curto prazo, um dos melhores fundos da China em USD é este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06ALF

Abraço.

Amigo BedRock,

Que tal este: Deutsche X-trackers Harvest CSI 300 China A-Shares ETF (ASHR)?
http://www.marketwatch.com/story/deutsc ... 2014-12-01

Abraço
Anexos
as.png
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

Fundos de Investimento (FI) - EUR

por Rick Lusitano » 7/1/2015 2:25

Aqui estão as novidades de fundos, que solicitei ao Banco Best, e que segundo eles, poderão ser subscritos via impresso. A maioria deles, são de novas gestoras estrangeiras em Portugal, que ainda não estão a operar em Portugal. Uma das novidades inclui fundos domiciliados na Alemanha. E um fundo de Acções Biotecnologia em EUR, não sendo mais necessário, a quem quer investir neste sector, comprar fundos em USD. Os fundos da Robeco, aqui apresentados são muito interessantes, na minha opinião, são os melhores que esta gestora tem para oferecer. Os fundos de Acções Alemanha, também são algo interessantes, afinal a Alemanha é o motor da economia da Zona Euro. Os fundos da Natixis, apresentados, para mim, são as estrelas desta gestora. Assim como os fundos da gestora TCW. E finalmente encontrei um fundo de Acções Japão deveras interessante. Este fundo de Acções Cap. Peq./Média é um óptimo par para o Fidelity Asian Smaller Companies, devido a este fundo englobar toda Ásia Pacifico excepto o Japão, completando toda esta área geografica em PMEs, a categoria mais rentável desta zona. Inclui também 1 fundo da Legg Mason, gerido pela ClearBridge de Large Caps, o Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth, sendo o irmão do famoso Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth.

Alguns dos fundos poderão ter pouco histórico, nas versões apresentadas, mas com existem outras versões com mais histórico, em que usei estas versões, para esmiuçar.

Penso que agora, temos uma oferta mais equilibrada de Acções EUA vs. Europa e Obrigações EUA vs. Europa. E juntamente com os novos fundos colocados ontem, ficamos com quase todas categorias de fundos. Ficando apenas a faltar os fundos de Absolute Return que ficam para uma próxima.

Rick Lusitano Escreveu:INVESTIMENTOS LONGOS :: "LONG-ONLY"

ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - Robeco BP Global Premium Equities D EUR (LU0203975437) Morningstar Imagem Imagem

ACÇÕES EUA
Acções EUA Capitalização Grande Crescimento
Imagem USD - Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc (IE00B19Z9612) Morningstar Imagem Imagem
Imagem USD - Natixis Loomis Sayles U.S. Research R/A (EUR) (LU0147925118) Morningstar Imagem

Acções EUA Capitalização Grande Valor
Imagem USD - Robeco US Large Cap Equities D EUR Acc (LU0474363974) Morningstar Imagem Imagem

Acções EUA Capitalização Grande Misto
Imagem USD - Natixis Harris Associates U.S. Equity R/A (EUR) (LU0147943442) Morningstar Imagem Imagem

Acções EUA Capitalização Flexível Crescimento
Imagem USD - Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth A EUR Acc (IE00B19ZB094) Morningstar Imagem

Acções EUA Capitalização Flexível
Imagem USD - Robeco US Premium Equities D EUR (LU0434928536) Morningstar Imagem

Acções EUA Capitalização Média
Imagem USD - Robeco US Select Opportunities Equities D EUR (LU0975848937) Morningstar Imagem Imagem

ACÇÕES ALEMANHA
Acções Alemanha Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - Deutsche Invest I German Equities NC (LU0740823439) Morningstar [LOW-COST] Imagem

Acções Alemanha Capitalização Flexível
Imagem EUR - DWS Aktien Strategie Deutschland (DE0009769869) Morningstar [LOW-COST] Imagem Imagem

ACÇÕES JAPÃO
Acções Japão Capitalização Pequena/Média - Moeda Hedged
Imagem JPY - Parvest Japan Small Cap Classic H-EUR Cap (LU0194438841) Morningstar [LOW-COST] Imagem Imagem

Acções Sector Biotecnologia
Imagem EUR - DWS Biotech (DE0009769976) Morningstar [LOW-COST] Imagem

INVESTIMENTOS LONGOS :: "LONG-ONLY"

OBRIGAÇÕES EUA & USD
Obrigações Diversificado USD - EUR Hedged :: "Total Return"
Imagem USD - TCW MetWest Total Return Bond AEHE EUR (LU0905645528) Morningstar Imagem Imagem

Obrigações de Colateral Hipotecário USD Retorno Total - EUR Hedged :: "Total Return" (MBS)
Imagem USD - TCW Total Return Bond AEHE EUR (LU0905646096) Morningstar Imagem Imagem

Obrigações Flexível USD - EUR Hedged
Imagem USD - Natixis Loomis Sayles Multisector Income H-R/A (EUR) (IE00B92R0N45) Morningstar Imagem Imagem Imagem

:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 9/1/2015 1:35, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por R2 » 7/1/2015 1:03

Cláudia2011 Escreveu:Boa noite,

Na minha carteira de fundos constam dois ligados a Biotecnologia - EEF Pharma R e EEF Pharma RH.
Gostaria de adicionar um novo fundo a minha carteira que estivesse dentro desta catergoria - fundos com alguma volatilidade mas com possibilidade de darem bons retornos (isto se as coisas correrem bem claro...).
Como ja tenho estes dois fundos, procuro um outro de uma area diferente. Pelo que tive a ler, existe a ideia de que uma aposta no mercado chines possa dar os seus frutos (corrijam-me se estiver errada). Sera esta uma boa opcao? Ou deverei seguir antes por outra area? Alguem me pode dar umas dicas?

Estive tambem a ver estes dois fundos - JPM Europe Eq D (acc) - Euro (LU0117858596) e UBS (LUX) ES Group OPP (LU0723564463).
Nao estao dentro do grupo que referi acima, mas parecem-me ser duas boas opcoes.

Desde ja o meu agradecimento,

Claudia

Quanto ao setor da biotecnologia, o melhor fundo é este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04IWU

Quanto à China escrevi hoje à noite sobre isso num post acima.

Na Europa, melhor do que esse fundo do JPMorgan é este: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000P5W (para mim, faz parte dos 3-4 melhores fundos da Europa)

O ISIN que indicas do FI da UBS não tem exatamente essa designação, pois a correta é a seguinte: UBS (Lux) ES Eurp Opp Uncons € P
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000OEST (este fundo também é de top e pertence à mesma categoria morningstar que o fundo anterior que indiquei do JPMorgan, sendo que as politicas de investimento e a alocação são um pouco diferentes, pelo que não é estupidez teres os dois).

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por Cláudia2011 » 7/1/2015 0:36

Boa noite Rick,

Antes de mais o meu obrigado pela tua resposta.

A minha carteira e a seguinte,

FT Gb Tot Ret - 5,14%
ES Obrig Europ - 4,92 %
ES Rend Plus - 10,25%
P Global Bond - 5,25%
P Diversif Inc - 5,43%
AXA WF Gb High Y B - 4,53%
Jup Dync Bond L E - 3,82%
FT Global Total Ret Hdg - 3,05%
PI US Fund Grw - 5,15%
EEF Pharma R - 4,83%
TSIF American Extended Alpha - 5,55%
EEF Pharma RH - 2,26%
UBS Eq Infrastruc - 6,73%
TIF Global Equity Income EUR - 4,97%
F&C Europ SmallCap - 4,1%
TIF Europ SmCo EUR - 3,97%
FT European Growth - 4,26%
MG Opt Inc Eur Acc - 10,29%
Inv Balan-Ris Allo - 5,5%

Em termos de horizonte temporal, e uma carteira para manter por bastantes anos (minimo 10 anos). O perfil de risco comecou por moderado, mas foi evoluindo (neste momento 42% AC, 42% OB e 16% MI).

Obrigado,

Claudia

Na minha carteira de fundos constam dois ligados a Biotecnologia - EEF Pharma R e EEF Pharma RH.
Gostaria de adicionar um novo fundo a minha carteira que estivesse dentro desta catergoria - fundos com alguma volatilidade mas com possibilidade de darem bons retornos (isto se as coisas correrem bem claro...).
Como ja tenho estes dois fundos, procuro um outro de uma area diferente. Pelo que tive a ler, existe a ideia de que uma aposta no mercado chines possa dar os seus frutos (corrijam-me se estiver errada). Sera esta uma boa opcao? Ou deverei seguir antes por outra area? Alguem me pode dar umas dicas?

Estive tambem a ver estes dois fundos - JPM Europe Eq D (acc) - Euro (LU0117858596) e UBS (LUX) ES Group OPP (LU0723564463).
Nao estao dentro do grupo que referi acima, mas parecem-me ser duas boas opcoes.

Claudia

Claudia, agora que o USD está a ficar mais forte face ao EUR e outras moedas, é uma boa ideia, venderes o teu EEF Pharma RH. Por esta altura, se comprastes os 2 fundos na mesma data, já deves ter a versão sem cobertura cambial (EEF Pharma R), com maiores ganhos do que a versão coberta (com Hedge cambial).

Só tens esses 2 fundos de acções na tua carteira? Se não. partilha a constituição da tua carteira. E qual o teu horizonte temporal e perfil de risco.

Registado: 24/10/2013 14:15

por Rick Lusitano » 7/1/2015 0:23

Claudia

Claudia, agora que o USD está a ficar mais forte face ao EUR e outras moedas, é uma boa ideia, venderes o teu EEF Pharma RH. Por esta altura, se comprastes os 2 fundos na mesma data, já deves ter a versão sem cobertura cambial (EEF Pharma R), com maiores ganhos do que a versão coberta (com Hedge cambial).

Só tens esses 2 fundos de acções na tua carteira? Se não. partilha a constituição da tua carteira. E qual o teu horizonte temporal e perfil de risco.

por R2 » 7/1/2015 0:13

Boas,

Fundos de investimento na China.

Atendendo que a China entrou em bull market há cerca de 6 meses e tendo em conta que o upside gráfico dos retornos da última semana está quase na vertical (altíssima taxa de crescimento), diz a lógica teórica que, no curto prazo, nós devemos escolher um FI de uma casa gestora campeã da utilização e maximização da “boa volatilidade”, que no upside => maximização dos retornos, isto porque o risco só é sinónimo de volatilidade no downside e na tendência de bear market, pois no upside e na tendência de bull não há risco durante a duração desta tendência.

Qual é o fundamento da mecânica que pode justificar um condutor acelerar pouco o carro quando está a subir uma estrada íngreme e, teoricamente, ainda afastado da próxima descida da estrada? Nenhum!

Dentro desta lógica teórica de curto prazo, um dos melhores fundos da China em USD é este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06ALF

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por R2 » 6/1/2015 23:31

Artista Romeno Escreveu:topicos que acho que merecem discussão em 2015 acções euro, imobiliario euro, acções de empresas de private equity será a blackstone um mau investimento :?: , a china pode ter potencial mas o mercado imobiliario anda quente, como tudo na vida há riscos em renda fixa HY seria a minha aposta

Uma pequena introdução para referir que estás a escrever melhor, pois antes escrevias com muitas "...", e às vezes tinha dificuldade em interpretar o pensamento subjacente aos teus textos, mas apesar da melhoria ainda pode haver algumas dúvidas sobre o queres dizer.
Assim, neste texto, pergunto: Em vez de " ... o mercado imobiliario anda quente, como tudo na vida há riscos em renda fixa HY seria a minha aposta." não queres dizer "... o mercado imobiliario anda quente, como tudo na vida há riscos, em renda fixa HY seria a minha aposta." É que aquela vírgula a bold azul acho que corresponde ao teu pensamento, ou não será? Se sim, e já que gostas de escrever sobre energia, qual é a tua análise sobre as US HY Bonds Shale Oil?

Uma curiosidade antiga sobre o teu nick: Não queres dizer o porquê desse nick?

Um abraço.

- BedRock

Re: Fundos de Investimento (FI) - EUR

por Rambaldi » 6/1/2015 23:23

Rick Lusitano (New) Escreveu:Para a Ásia, e em EUR dá uma olhadela ao meu post anterior.

Rick, Obrigado pelas novidades no menu. Vou aceitar as tuas sugestões e incluir o Invesco e o Fidelity Smaller Companies. O JP ASEAN não me convence. Ainda vou estudar a evolução dos mercados devido às quedas das ultimas semanas, mas em principio ficarei com a seguinte exposição direta à China/Ásia:

ACÇÕES CHINA
Acções China Capitalização Grande Misto (China, Hong-Kong)
Imagem GBP - Threadneedle China Opportunities Retail Net EUR (GB00B1PRW957) Morningstar Imagem

Acções Grande China Capitalização Grande Misto (China, Hong-Kong, Taiwan)
Imagem USD - Invesco Greater China Equity E (LU0115143165) Morningstar Imagem

ACÇÕES ÁSIA PACÍFICO
Acções Ásia Pacífico ex Japão Capitalização Pequena/Média
Imagem USD - Fidelity Asian Smaller Companies A Acc EUR (LU0702159772) Morningstar Imagem

Registado: 28/7/2014 10:40

por Cláudia2011 » 6/1/2015 23:09

Boa noite,

Claudia

Registado: 24/10/2013 14:15

por R2 » 6/1/2015 23:06

R2 Escreveu:
YES! \:D/

Agora só quero ver, como é que vão fazer com os fundos em moeda estrangeira (exemplo: USD) comprados em contas em EUR e USD. Como fazem/fazemos a declaração ao IRS? Convertemos a que taxa de câmbio, a de compra e de venda? E pagamos também sobre as mais-valias cambiais? E as comissões de câmbio (spread do IF), podemos também incluir? :-k

Rick,
Antes não se pagavam as mais-valias cambiais dos FI e agora também não, porque a lei refere que o cálculo das mais e menos-valias tem por base os valores de cotação das UP's na subscrição e no resgate dos FI, logo está excluído o factor cambial das mais ou menos-valias. Se não pagas mais-valias cambiais, também não podes apresentar despesas de comissão de câmbio e spread sobre uma coisa que não pagamos (mais-valias).

Rick, o Direito não é uma ciência exata, longe disso, mas qualquer lei segue uma lógica coerente com o designado "espírito da lei", ou seja, a lógica de raciocínio do legislador.

Quando é realizado o resgate de um FI em moeda estrangeira, por ex., em USD, como no preenchimento da Declaração do IRS não colocamos lá valores em USD, mas sim em EUR, os bancos vão ter que apresentar as mais-valias em USD e em EUR com o respetivo rácio de conversão da moeda, correspondentes ao dia da liquidação do resgate. Esta dedução é minha e não tenho dúvidas que vai ser assim, pois não há outra hipótese.

(...)

Amigo BR, segundo a informação gentilmente prestada pelo o meu PFA, compete exclusivamente aos clientes, a colecta das cotações de compra/venda e data, e cálculos das valias, para os declarar no IRS. Pelo que o banco só fornecerá declarações exclusivamente para efeitos de englobamento a quem solicitar. Percebo a postura do banco em causa, se tivesse, que mandar extractos de compra e venda de fundos (e de outros produtos financeiros) a todas as pessoas, obrigatoriamente, atempadamente, seria um pesadelo logístico. Acredito que os IF mandem ficheiros digitais para a AT, com os dados de compra de activos (fundos, acções, obrigações, etc) e a respectiva venda referente a cada NIF. Pelo que possivelmente, já teremos, a nossa declaração no site da AT (em 2016), já pré-preenchida, com esses dados de compra e venda.

Rick,
Os bancos têm de compilar todos os dados de base que permitam todos os cálculos das duas opções possíveis previstas na lei, conforme referi no meu texto anterior, e esses dados vão ser enviados à Autoridade Tributária, como antes enviavam os valores da retenção na fonte relativos aos 28% das mais-valias.

Abraço.

- BedRock

por Artista Romeno » 6/1/2015 22:09

topicos que acho que merecem discussão em 2015 acções euro, imobiliario euro, acções de empresas de private equity será a blackstone um mau investimento :?: , a china pode ter potencial mas o mercado imobiliario anda quente, como tudo na vida há riscos em renda fixa HY seria a minha aposta
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Rick Lusitano » 6/1/2015 21:59

R2 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Lamento, mas os próximos comentários do género terão direito a ban.

Estamos cansados das vossas guerras e de se atacarem. Estamos cansados de vos darmos segundas oportunidades e de aparecerem com outros nicks.

Por isso, entendam isto como o último aviso para poderem participar no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Face ao exposto, quando for "atacado" ou provocado por este user sem fundamento subjacente causal, então não posso responder, porque iria ser expulso, logo só me resta esta hipótese: enviar uma MP à moderação a denunciar a conduta desconforme do user.

Obrigado à moderação pela paciência que têm tido.

Um abraço.

Parabéns, pela mudança da tua postura. Estás a agir correctamente. :clap: :clap: :clap:

Em vez, de discutir questões acessórias, sem sentido. Mais vale discutir temas relevantes de forma educada e respeitosa.

por R2 » 6/1/2015 21:55

Ulisses Pereira Escreveu:Lamento, mas os próximos comentários do género terão direito a ban.

Estamos cansados das vossas guerras e de se atacarem. Estamos cansados de vos darmos segundas oportunidades e de aparecerem com outros nicks.

Por isso, entendam isto como o último aviso para poderem participar no Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Face ao exposto, quando for "atacado" ou provocado por este user sem fundamento subjacente causal, então não posso responder, porque iria ser expulso, logo só me resta esta hipótese: enviar uma MP à moderação a denunciar a conduta desconforme do user.

Obrigado à moderação pela paciência que têm tido.

Um abraço.

- BedRock

por Rick Lusitano » 6/1/2015 21:54

R2 Escreveu:

Agora só quero ver, como é que vão fazer com os fundos em moeda estrangeira (exemplo: USD) comprados em contas em EUR e USD. Como fazem/fazemos a declaração ao IRS? Convertemos a que taxa de câmbio, a de compra e de venda? E pagamos também sobre as mais-valias cambiais? E as comissões de câmbio (spread do IF), podemos também incluir? :-k

Rick,
Antes não se pagavam as mais-valias cambiais dos FI e agora também não, porque a lei refere que o cálculo das mais e menos-valias tem por base os valores de cotação das UP's na subscrição e no resgate dos FI, logo está excluído o factor cambial das mais ou menos-valias. Se não pagas mais-valias cambiais, também não podes apresentar despesas de comissão de câmbio e spread sobre uma coisa que não pagamos (mais-valias).

Rick, o Direito não é uma ciência exata, longe disso, mas qualquer lei segue uma lógica coerente com o designado "espírito da lei", ou seja, a lógica de raciocínio do legislador.

Quando é realizado o resgate de um FI em moeda estrangeira, por ex., em USD, como no preenchimento da Declaração do IRS não colocamos lá valores em USD, mas sim em EUR, os bancos vão ter que apresentar as mais-valias em USD e em EUR com o respetivo rácio de conversão da moeda, correspondentes ao dia da liquidação do resgate. Esta dedução é minha e não tenho dúvidas que vai ser assim, pois não há outra hipótese.

(...)

Amigo BR, segundo a informação gentilmente prestada pelo o meu PFA, compete exclusivamente aos clientes, a colecta das cotações de compra/venda e data, e cálculos das valias, para os declarar no IRS. Pelo que o banco só fornecerá declarações exclusivamente para efeitos de englobamento a quem solicitar. Percebo a postura do banco em causa, se tivesse, que mandar extractos de compra e venda de fundos (e de outros produtos financeiros) a todas as pessoas, obrigatoriamente, atempadamente, seria um pesadelo logístico. Acredito que os IF mandem ficheiros digitais para a AT, com os dados de compra de activos (fundos, acções, obrigações, etc) e a respectiva venda referente a cada NIF. Pelo que possivelmente, já teremos, a nossa declaração no site da AT (em 2016), já pré-preenchida, com esses dados de compra e venda.

por R2 » 6/1/2015 21:36

Rambaldi Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Em fundos nacionais ou estrangeiros?

Para fundos internacionais.

Rick,

Quando é realizado o resgate de um FI em moeda estrangeira, por ex., em USD, então como no preenchimento da Declaração do IRS não colocamos lá valores em USD, mas sim em EUR, os bancos vão ter que apresentar as mais-valias em USD e em EUR com o respetivo rácio de conversão da moeda, correspondentes ao dia da liquidação do resgate. Esta dedução é minha e não tenho dúvidas que vai ser assim, pois não há outra hipótese.

Amigo, para um engenheiro falar e escrever sobre fiscalidade não é lá muito fácil, quando até alguns licenciados de direito dizem que essa temática não é a sua praia, mas há muito tempo que eu me habituei a estender a toalha sobre pedras de "praias difíceis", quando outros não se chegam à frente.

Nesse sentido, vou contar um episódio pessoal sobre a interpretação da última versão do Código da Estrada:

Há cerca de 5 anos ao entrar numa nova avenida à entrada de uma cidade, levei com um flash de excesso de velocidade e depois lá apareceu a contra-ordenação em casa. Aí peguei no papel para ver a multa e o respetivo fundamento jurídico: contra-ordenação grave com um registo de velocidade de 89 Km/h em localidade onde a velocidade máxima permitida é de 60 Km/h.

Ora acontece que nas localidades, a partir de mais de 20 Km/h sobre a velocidade máxima permitida nesse local, tal é considerada uma contra-ordenação grave, e tal tinha como consequência a cassação da carta por um período mínimo de 1 mês. Então o meu raciocínio foi ir ver ao Código da Estrada em vigor qual era a definição jurída de uma uma localidade, e o que lá estava escrito era mais ou menos isto: existência de habitações no arruamento e existência de sinalização vertical a referir o nome da localidade.

Eu pus a bold azul a palavra “e”, na frase anterior, para destacar que é diferente de “ou” e essa ia ser a minha salvação, pois para ser localidade tinha que se cumprir ambas aquelas duas condições e uma só condição não chegava para o legislador.
Neste caso, a condição que faltava era a tal sinalização vertical com o nome da localidade, porque não estava lá placa nehuma da localidade. Assim, não sendo uma localidade, a contra-ordenação só seria grave se fosse a mais não 20 mas 30 Km/h sobre a velocidade máxima permitida no sítio, que é de 60 Km/h, logo só seria grave se a minha velocidade fosse a mais de 90 Km/h e a velocidade registada foi de 89 Km/h, logo não era um contra-ordenação grave, logo não me iam tirar a carta.

Assim, reclamei através de carta registada para a entidade competente com estes meus argumentos, tendo no final referido para não se considerar qualquer ilícito, uma vez que a contra-ordenação grave foi construída sobre um alicerce não existente, pelo que, consequentemente, deveriam considerar uma nulidade do acto de contra-ordenação e assim a nulidade de qualquer multa. Este meu argumento tem este raciocínio: o direito não pode estabelecer uma sanção ao 5º andar de um qualquer prédio quando essa mesma sanção aplica-se aos alicerces de um outro tipo de prédio e não ao prédio do andar multado.
O resultado da minha reclamação é que não paguei nada e a contra-ordenação foi considerada uma nulidade.

Abraço.

- BedRock

por Rick Lusitano » 6/1/2015 20:27

R2, já obtivestes resposta á nova fiscalidade?

Lê o meu post anterior em relação a fundos em moeda estrangeira. Vê se tens repostas para elas. Visto que o meu PFA, não tem informação sobre isso, aliás, nem sabia que a legislação da reforma de IRS nos fundos, já tinha sido publicada em DR e se já estava em vigor. Teve que ir se informar. :?

Eu já confirmei com o meu PFA, a questão da retenção na fonte das mais valias nos resgates dos fundos, sejam nacionais ou estrangeiros. E a declaração das mesmas, e das menos valias, na declaração anual de IRS 2015 a fazer em 2016. Resumindo, o procedimento é semelhante ao de compra e venda de acções. Temos que colocar o preço de compra e o de venda. Sendo que a declaração das valias dos fundos em sede de IRS se refere ao ano da venda dos fundos.

por Rick Lusitano » 6/1/2015 20:18

DMP Escreveu:Rick,

Pensas ser mesmo um bom timing para entrar na China?

E acções em Euros de Emergentes Global, o que tens aí na tua shortlist?
Estou a pensar abrir pequenas posições na China e Emergentes Globais para complementar a minha carteira de alocação táctica. Os fundos que tenho debaixo de olho para emergentes globais têm muita exposição à Ásia developed e emerging, e também não tenho capital suficiente para entrar em tudo, ASEAN ainda não é para já apesar do Fidelity me ter enchido as medidas. :mrgreen:

Um abraço e um bom ano.

Timing de entrada na China? :-k
Sinceramente, não sei te responder, os índices bolsistas têm estado a cair, a China é dos poucos a subir, dos 3,xx% na semana passada, passou para 2,xx%, 1,xx%, esta noite, Shanghai ficou por apenas +0.03% e HK com -0.99%. Como o S&P 500 está a levar á 5 dias consecutivos, porrada, já está abaixo dos 2.000 pontos, a Europa nem se fala. Poderá ser que esta noite a China, acabe por vacilar e cair também. Who knows? :-k

Eu esperaria, para ver. Em vez de entrar de cabeça. Vai acompanhando os gráficos das 2 bolsas Chinesas e com 1 olhinho no S&P 500. :wink:

Em Emergentes Globais, por muita boa vontade e "esperança" que eu possa ter, não vejo uma mais valia em ter Acções Emergentes Globais. Porquê? Têm mais risco e os retornos são menores aos de países desenvolvidos. A correlação entre os EM e os DM, cada vez mais, se desvanece, basta os EUA darem 1 espirro, caem todos, nem que pardais. Logo, qual a vantagem? Ter DP de 20% e retornos de 10% ou menos... E estarem correlaccionados principalmente com os EUA, e restantes DM. Olha para os quadros que coloquei acima, repara nas rentabilidades de 2012, 2013, 2014. América Latina, Brasil, Europa de Leste, Rússia, Turquia, África do Sul são países que dependem muito da procura global de matérias-primas e têm problemas económicos internos. Os países ASEAN, apesar dos altos e baixos, ainda vão tendo a médio/longo prazo, rentabilidades positivas. A Índia estagnou, este ano com o Modi, lá arrebitou, falta ver se consegue reformar a economia Indiana, ainda é uma incógnita, será que é para continuar, ou foi apenas muita parra e pouca uva, por causa da expectativas criadas com o novo governo. A China apesar de ter a sua economia a abrandar, ainda cresce no mínimo 7% ao ano.

Emergentes, concentrava-me em países e regiões especificas, China, ASEAN, Índia (ainda é cedo, para poder tomar decisões). O Fidelity Asian Small Companies, já apanha muito dos países emergentes que vale a pena, investir.
Se tivesse que escolher apenas 2 fundos, para me expor a EM, seria a China (Threadneedle ou Invesco, consoante o vosso perfil de risco) e o Fidelity.

Antes que alguém pergunte sobre o Fidelity China Consumer, a ideia parecia interessante, mas analisando o fundo, tem muitas Financeiras (32.65%) e pouco Consumo, é mais virado para o risco do para o conservador, prefiro o Threadneedle e o Invesco para investir na China. Acrescido que tenho o Fidelity Asian Small Companies, o risco de existir sobreposições de activos em carteira seria maior. E o Fidelity Asian Small Companies é bastante melhor. :wink:

Afinal, já obtive o feedback do Banco Best, pelo que vou saltar a colocação de novos fundos de obrigações, e colocar os novos fundos, incluindo os de novas gestoras estrangeiras em Portugal, sendo que falta ultimar alguns pormenores sobre os fundos das novas gestoras.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, nbms2012, Shimazaki_2, silva_39, Woman_Trader, Àlvaro e 165 visitantes