Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por zeef » 31/12/2014 1:02

R2 Escreveu:
zeef Escreveu:
Como já te falei já pensaste em abrir um tópico com as tuas reflexões, de market timming para os FI?

Não tenho estômago para aturar users que, mesmo no caso de acertar 9 em 10, iriam sempre perseguirem-me a apontar sistematicamente a falha esquecendo-se das outras 9 apostas certas.

Acho que nao devias ligar a users que apenas têm intuito de atacar e nao acrescentam nada ao tópico, ou nao partilham o que sabem. Do pouco que sei sobre investimentos, futurologias sao complicadas, mas podemos tentar aditivar, cortar perdas se tivermos alguma noção de como funciona por exemplo o rebanho, como bem disseste nas Biotechs e ainda para mais se usarmos uma estrategia de concentração. Acho que para uma carteira satélite um tópico desse genero só nos trazia mais valias informativas, e nao só :). Porque além de especulares, explicas o porquê das tuas especulaçoes.

zeef Escreveu:
Rlativamente aos fundos que mencionaste (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QLRS e http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QB1X ) não aparecem no BEST.. ou vi mal. Só via PFA em papel certo?

Eu como não sou cliente do Best (até nisso sou um desalinhado), vou consultar a morningstar.pt, então se os fundos que eu indiquei não estão no Best é porque são comercializados por outros bancos em Portugal e não tem nada a ver com subscrição em papel.

Posso saber qual o teu banco, se não é indiscrição?

zeef Escreveu:
O que achas da Biotecnologia Bed? Tem andado a subir apesar de hoje o indice ja ir em -1%.

Eu vou reentrar novamente na biotecnologia com o resgate que fiz há uma semana em metade do meu FI da biotecnologia. Passado uma semana cheguei à conclusão que foi uma má opção de resgate, mas como em 2 dias seguidos levei com uma queda de mais de 7% e a noticia lida na altura, que o amigo Alquimista postou, me pareceu séria e capaz de provocar a fuga de uma boa parte do rebanho, resgatei um pouco menos de metade porque estava em jogo um fundo com grande concentração de capital, mas afinal só fez estragos da ordem de 7% e nos dias seguintes foi sempre a ganhar até hoje que vamos perder por motivos extra-biotecnologia, sendo que a firma mais afetada por essa noticia - a Gilead - deixou de ser afetada depois desses 2 dias de fortes perdas, pelo que foi uma volatilidade de ultra curto prazo de reação do rebanho a uma noticia desconforme.

Estou a pensar entrar também , desde há uns dias que o indice tem subido consistentemente. :)

zeef Escreveu:Agora e relativamente à grécia, será prudente esperar para entrar num fundo de açoes europeias? Se a grécia sair do euro entao é que poderá entrar o BCE :) encortando esses 3-6 meses :)

Ao contrário dos EUA onde está a haver um relativo bom crescimento do PIB, há um Presidente e uma Fed que mandam; na Europa temos a estagnação económica e quanto ao mandar e à tomada de decisão, a Europa parece um saco de gatos e cães, onde se os "cães" (Merkel que é o "cão" Chefe dos "pitbulls" do Norte da Europa, que querem tornar os "pitbears" do Sul em "catbears") não se entenderem seriamente com os "gatos", só pode dar um resultado: rasgam o saco e ficam todos arranhados.
Por isso, aguarda para ver qual será o quantitativo do QE do BCE, porque até à data pouco mais tem sido do que palavras e intenções do Draghi.

É o que farei, entretanto vou estudando uns fundos e ler uns livros hehe

Um abraço.

Registado: 9/11/2014 21:16

por Tulipanegra » 30/12/2014 23:00

R2 Escreveu:
Tulipanegra Escreveu:Rick, Adicionando à carteira, por exemplo o Nordea Euro Covered Bond (LU0173776989) e Legg Mason BW (IE00B23Z8X43), algum tem minimo de subscrição no Best?

Oh Tulipa não faças essas perguntas negras ao Rick, porque o rapaz não tem tempo para esse tipo de perguntas. Tu se tivesses a preocupação de ler, mesmo em diagonal, o tópico não colocavas esse tipo de perguntas. Vês isso no separador "Fees" quando abres um fundo. Eu estou a dar este tipo de resposta porque já te conheço, não é arrogância da minha parte, mas sim preguiça da tua parte, tendo já interagido contigo com recomendações sobre FI e tu não deste qualquer feedback.

Abraço.

Obrigado R2 e desculpa

Feliz 2015!

Registado: 3/1/2014 22:00

por R2 » 30/12/2014 22:52

Tulipanegra Escreveu:Rick, Adicionando à carteira, por exemplo o Nordea Euro Covered Bond (LU0173776989) e Legg Mason BW (IE00B23Z8X43), algum tem minimo de subscrição no Best?

Oh Tulipa não faças essas perguntas negras ao Rick, porque o rapaz não tem tempo para esse tipo de perguntas. Tu se tivesses a preocupação de ler, mesmo em diagonal, o tópico não colocavas esse tipo de perguntas. Vês isso no separador "Fees" quando abres um fundo. Eu estou a dar este tipo de resposta porque já te conheço, não é arrogância da minha parte, mas sim preguiça da tua parte, tendo já interagido contigo com recomendações sobre FI e tu não deste qualquer feedback.

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

Registado: 21/11/2014 19:42

por Tulipanegra » 30/12/2014 22:22

Rick, Adicionando à carteira, por exemplo o Nordea Euro Covered Bond (LU0173776989) e Legg Mason BW (IE00B23Z8X43), algum tem minimo de subscrição no Best?

Registado: 3/1/2014 22:00

por R2 » 30/12/2014 21:35

zeef Escreveu:
Como já te falei já pensaste em abrir um tópico com as tuas reflexões, de market timming para os FI?

Não tenho estômago para aturar users que, mesmo no caso de acertar 9 em 10, iriam sempre perseguirem-me a apontar sistematicamente a falha esquecendo-se das outras 9 apostas certas.

zeef Escreveu:
Rlativamente aos fundos que mencionaste (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QLRS e http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QB1X ) não aparecem no BEST.. ou vi mal. Só via PFA em papel certo?

Eu como não sou cliente do Best (até nisso sou um desalinhado), vou consultar a morningstar.pt, então se os fundos que eu indiquei não estão no Best é porque são comercializados por outros bancos em Portugal e não tem nada a ver com subscrição em papel.

zeef Escreveu:
O que achas da Biotecnologia Bed? Tem andado a subir apesar de hoje o indice ja ir em -1%.

Eu vou reentrar novamente na biotecnologia com o resgate que fiz há uma semana em metade do meu FI da biotecnologia. Passado uma semana cheguei à conclusão que foi uma má opção de resgate, mas como em 2 dias seguidos levei com uma queda de mais de 7% e a noticia lida na altura, que o amigo Alquimista postou, me pareceu séria e capaz de provocar a fuga de uma boa parte do rebanho, resgatei um pouco menos de metade porque estava em jogo um fundo com grande concentração de capital, mas afinal só fez estragos da ordem de 7% e nos dias seguintes foi sempre a ganhar até hoje que vamos perder por motivos extra-biotecnologia, sendo que a firma mais afetada por essa noticia - a Gilead - deixou de ser afetada depois desses 2 dias de fortes perdas, pelo que foi uma volatilidade de ultra curto prazo de reação do rebanho a uma noticia desconforme.

zeef Escreveu:Agora e relativamente à grécia, será prudente esperar para entrar num fundo de açoes europeias? Se a grécia sair do euro entao é que poderá entrar o BCE :) encortando esses 3-6 meses :)

Ao contrário dos EUA onde está a haver um relativo bom crescimento do PIB, há um Presidente e uma Fed que mandam; na Europa temos a estagnação económica e quanto ao mandar e à tomada de decisão, a Europa parece um saco de gatos e cães, onde se os "cães" (Merkel que é o "cão" Chefe dos "pitbulls" do Norte da Europa, que querem tornar os "pitbears" do Sul em "catbears") não se entenderem seriamente com os "gatos", só pode dar um resultado: rasgam o saco e ficam todos arranhados.
Por isso, aguarda para ver qual será o quantitativo do QE do BCE, porque até à data pouco mais tem sido do que palavras e intenções do Draghi.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock

por R2 » 30/12/2014 20:40

Rambaldi Escreveu:
avataris Escreveu:É normal que assim seja:

O Legg Mason é muito menos diversificado que o Pimco Global bond.

Alias, isso até vem descrito na ficha do proprio fundo:

El fondo invierte en menos bonos que otros fondos
que normalmente invierten en bonos. Esto significa que el fondo no
reparte su riesgo tanto como otros fondos y por tanto se verá más
afectado si una empresa individual tiene un comportamiento deficiente

E basta ver que o pimco tem +940 obrigações em carteira e o Legg Mason apenas 28. A razão de ser mais volatil é essa.

Importa ainda referir que a qualidade média das obrigações em carteira para o Pimco é "BBB" enquanto que no Legg Mason BG é "A", ou seja, com uma qualidade média de obrigações superior consegue obter retornos superiores ao Pimco. Acertanto no timing de entrada ou apostando numa perspectiva de investimento de longo prazo prefiro o Legg Mason pois demonstra uma gestão mais refinada na concentração das 28 contratos de obrigações versos a diversificação das +940 obrigações de qualidade inferior.

No ultimo ano o Legg Mason também se conseguiu destacar relativamente ao Pimco pois desde o início do ano rendeu 11,55% VS 7,66%. Se tivermos em conta que a diferença foi obtida com ativos de melhor qualidade (menos risco e menos retorno médio esperado) devemos aplaudir a gestão do fundo da Legg Mason. :clap:

Por ultimo a volatilidade do Legg Mason foi superior ao Pimco, mas quem detém este fundo desde início do ano deve estar contente pois os desvios foram mais amplos para cima do que para baixo, resultando numa rendibilidade cerca de 50% superior relativamente ao grande Pimco.
Abraço

Amigo Rambaldi,
Há o stock picking e neste caso do FI Legg Mason podemos dizer que houve uma apurada bond picking e quando o stock ou bond picking está correto, então os gestores, como é lógico e coerente, têm de seguir o processo da concentração de ativos financeiros (3-5 dezenas de ativos) e não o processo da diversificação com a alocação de várias centenas de ativos como o caso do FI da PIMCO, o qual com as 944 obrigações na carteira é mais um grande ETF que um FI, diluindo assim demasiado o risco que em contrapartida pode ter o reverso da medalha: mais diversificação => eventual menor risco => eventual menor retornos, que foi o caso quando comparado com o Legg Mason.

Por outro lado, os PIMCOS de obrigações usam e abusam de alavancagem e de posições curtas e longas, de modo a tentarem ganhar nos vários campos e situações de tendências de subidas e de descidas de cotação dos ativos e dos seus subjacentes; e como este ano foi bom para as obrigações e o FI da PIMCO tem uma elevada % de posições curtas (108.14%) quando o FI da Legg Mason tem 0%, então a PIMCO lixou-se com essa aposta de short elevada.

A PIMCO e o Buffett, noutro plano, construíram parte da sua fama à custa das elevadas alavancagens que utilizam e assim os tesos e os sem crédito barato nunca podem atingir tal fama. Se nós tivéssemos a massa como o Buffett para comprar pechinchas nos fundos do bear, e depois alavancar fortemente, com capitais próprios e com recurso a empréstimos baratos, nas mudanças para o bull, então nós também eramos uns grandes investidores.

A alavancagem quando aplicada num FI que tenha uma taxa de retornos superior à taxa do empréstimo do dinheiro, tem um efeito multiplicador tal como os juros compostos. Um FI com capitalização dos dividendos distribuidos ao longo do tempo faz toda a diferença para um FI sem capitalização desses mesmos dividendos, devido ao efeito multiplicador.

Para verem um efeito multiplicador, não financeiro, real mas afectado já de uma exponencial, vou vos apresentar o crescimento bacteriano:

O tempo de divisão celular de uma bactéria é de 20 minutos. Assim, uma bactéria passados 20 minutos (1 divisão celular) dá origem a 2 bactérias, passados 40 min. (2 divisões) dá origem a 4 bactérias e assim sucessivamente, sendo que a equação que traduz o crescimento bacteriano é a seguinte:

N = Nox2^n

Em que: N = nº de bactérias ao fim do tempo t; No = nº de bactérias no tempo zero ou inicial; n = nº de divisões celulares.
Se no início partir de 1 bactéria, então passado 1 hora (60 min.) vou ter 3 divisões celulares (60 min./20 min.), logo n = 3 e então vem: N = 1x2^3 = 8 bactérias.

Agora se partirmos igualmente de 1 bactéria mas se alargarmos o tempo para 8 horas (480 min.), então temos n = 24 (480 min./20 min.), logo vem: N = 1x2^24 = 16.777.216 Ou seja, passados 8 horas vamos ter mais de 16 milhões de bactérias, e se uma simples bactéria inicial com um baixo grau de patogenicidade não irá criar um problema, no fim de 8 horas podemos ter uma infecção generalizada num grande Hospital, se não forem tomadas as devidas medidas de prevenção e de desinfecção.

Agora se considerarmos que inicialmente partimos de 1000 bactérias em vez de uma e para o mesmo tempo de 8 horas, teremos então: N = 1000X2^24 = 16.777.216.000
Ou seja, em vez de termos mais de 16 milhões, como no exemplo anterior, vamos ter mais de 16 mil milhões de bactérias, o que é um pouco mais que a contaminação do ex-BES ou mau Banco. :twisted:

Assim, se não se atacar a tempo os devaneios de um Banco mal gerido em que empurra os problemas com a barriga para a frente e adia sucessivamente as soluções de “desinfecção”, depois o processo pode-se tornar incontrolável e terminar na falência. Por isso é que tem de haver um forte regulador externo (Banco de Portugal) para controlar a tempo a “proliferação bacteriana”, a qual afeta todos nós de forma direta ou indirecta, sendo que nós não fomos ouvidos ou achados no processo de contaminação, então porque carga de água vamos ter de pagar os devaneios do ex- Dono-Disto-Tudo, via Caixa Geral de Depósitos?

Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 30/12/2014 22:36, num total de 1 vez.

- BedRock

por zeef » 30/12/2014 19:23

Boas ,

#Bedrock - Férias neste periodo é do melhor. Obrigado pelas refleções e novamente pelas dicas cambias :). Já tenho 2 carteiras uma em Eur e outra em USD no Best. Os fundos em USD, seriam para manter e resgatar nesta carteira. E mais tarde, claro, quando o Eur valorizar face à minha compra de USD penso que foi a 1.28, vender, assim tinha mais valias no cambio (que penso que ainda nao é taxado :=) .

#Rick - Parece calminho esse Amundi. Obrigao pelo alerta também das divisas, o pessoal as vezes não ve isso na escolha do fundo.

Agora e relativamente à grécia, será prudente esperar para entrar num fundo de açoes europeias? Se a grécia sair do euro entao é que poderá entrar o BCE :) encortando esses 3-6 meses :)

P.S pessoal enganei me no fundo, o copy paste é f***. O que eu possuiu é o (Lux) Eq S - Europn Opport Unconstr (EUR) P-a (LU0723564463) e nao o LU0418790928.

zeef
Editado pela última vez por zeef em 30/12/2014 20:47, num total de 3 vezes.

por R2 » 30/12/2014 18:01

MDC2011 Escreveu:Sabem se existe alguma entidade em Portugal a comercializar o fundo "Henderson Gartmore Global Growth R€ Acc"?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR05Z8M

Já coloquei a questão no BEST e a resposta foi negativa.

Vou te apontar um caminho de resposta, seguindo a lógica: Se o fundo consta da morningstar.pt (pt = Portugal) é porque será comercializado em Portugal, o contrário já não é verdade, ou seja, há fundos comercializados em Portugal por subscrição em papel que não constam da morningstar.pt. Para veres qual é o banco ou bancos que comercializam esse fundo em Portugal consulta a CMVM, porque os fundos têm de ser previamente registados na CMVM. O resto do trabalho de pesquisa fazes tu.

Abraço.

- BedRock

por Rambaldi » 30/12/2014 17:53

avataris Escreveu:É normal que assim seja:

E basta ver que o pimco tem +940 obrigações em carteira e o Legg Mason apenas 28. A razão de ser mais volatil é essa.

Importa ainda referir que a qualidade média das obrigações em carteira para o Pimco é "BBB" enquanto que no Legg Mason BG é "A", ou seja, com uma qualidade média de obrigações superior consegue obter retornos superiores ao Pimco. Acertanto no timing de entrada ou apostando numa perspectiva de investimento de longo prazo prefiro o Legg Mason pois demonstra uma gestão mais refinada na concentração das 28 contratos de obrigações versos a diversificação das +940 obrigações de qualidade inferior.

No ultimo ano o Legg Mason também se conseguiu destacar relativamente ao Pimco pois desde o início do ano rendeu 11,55% VS 7,66%. Se tivermos em conta que a diferença foi obtida com ativos de melhor qualidade (menos risco e menos retorno médio esperado) devemos aplaudir a gestão do fundo da Legg Mason. :clap:

Por ultimo a volatilidade do Legg Mason foi superior ao Pimco, mas quem detém este fundo desde início do ano deve estar contente pois os desvios foram mais amplos para cima do que para baixo, resultando numa rendibilidade cerca de 50% superior relativamente ao grande Pimco.

Abraço

Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Fiscalidade

por R2 » 30/12/2014 17:44

Rick Lusitano (New) Escreveu:Mr. R2, como é a fiscalidade dos fundos para 2015?

:arrow: Podemos deduzir as menos-valias dos fundos?

:arrow: Ao resgatar os fundos com mais-valias, pagamos na retenção, a taxa liberatória? E só depois após a entrega da declaração de IRS, é que se paga/recebe?

Acho que o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2015 ainda não foi publicado no DR, pelo que é preciso aguardar a entrada em vigor do OGE 2015 após a sua publicação no DR, para termos depois a certeza absoluta.

Quando eu tiver certezas absolutas, vou referir isso no tópico. Entretanto já pus as altas esferas do meu banco juntamente com a firma de gestão contabilística que trabalha com eles para sem equívocos me confirmarem se a partir de 1 de janeiro de 2015 já podemos resgatar com perdas e depois deduzir essas menos-valias nas mais-valias no Anexo G (mais-valias) da Declaração do IRS a entregar em 2016, referente ao ano de 2015.

Se as mais e as menos-valias vão fazer parte do referido Anexo G do IRS, então os bancos não vão aplicar a taxa de retenção dos 28% das mais-valias como faz atualmente e vão começar a efetuar uma folha Excel onde constam todos os resgates a efetuar em 2015 com as respetivas mais e menos-valias em função dos valores de subscrição, depois esse documento será enviado pelos bancos à Autoridade Tributária e aos seus clientes de modo a que os mesmos possam incluir esses dados na Declaração de IRS.

Eu tenho que ter uma certeza absoluta sobre o assunto, pois quero mandar à vida, o mais rapidamente possível, um FI que atualmente está com cerca de 10% de prejuízo. Tu estás ansioso em mandar à vida a Indonésia ... eu compreendo-te muito bem porque querias entrar logo no início de janeiro para tentares captares umas possíveis boas oportunidades, mas é preciso ter mais um pouco de paciência.

A dedução das menos-valias nas mais-valias, em sede de IRS, é um factor tributário dos mais importantes de todos os factores da gestão ativa e agora é que começamos a ficar em pé de igualdade com os passivos, porque antes a gestão ativa estava altamente condicionada pelos resgates com perdas, logo não era uma gestão verdadeiramente ativa, porque tinha esse forte travão tributário.

Abraço.

- BedRock

por MDC2011 » 30/12/2014 17:03

Sabem se existe alguma entidade em Portugal a comercializar o fundo "Henderson Gartmore Global Growth R€ Acc"?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR05Z8M

Já coloquei a questão no BEST e a resposta foi negativa.

Registado: 18/9/2011 12:48

Fiscalidade

por Rick Lusitano » 30/12/2014 16:15

Mr. R2, como é a fiscalidade dos fundos para 2015?

:arrow: Podemos deduzir as menos-valias dos fundos?

:arrow: Ao resgatar os fundos com mais-valias, pagamos na retenção, a taxa liberatória? E só depois após a entrega da declaração de IRS, é que se paga/recebe?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 30/12/2014 16:03

zeef Escreveu:(...)

já possuiu em euros o fundo:
- BSF European Opportunities Extn E2 - LU0418790928

Já me aconselharam o JPM Europe Equity Plus D acc perf USD (Ações Europa Cap. Grande Misto), que me parece interessante.

zeef

Já tens o BSF?

Nas minhas preferencias em fundos 130/30 de Acções Europa, prefiro esse BSF e o fundo UBS European Opportunity Unconstrained.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 30/12/2014 15:57

sqezer Escreveu:Boas,
actualmente tenho esta carteira com um nível de risco significativo no entanto para o próximo ano gostava de acrescentar 1 ou 2 fundos q dimimuam o risco. Alguém tem sugestões quer ao nível de sectores quer ao nivel de fundos.

Obrigado.

Nordea-1 Stable Return Fund E EUR      25
JPM Global Income D (acc)-EUR     25
Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E     15
Invesco Funds - Invesco Global Income Real Estate Securities Fund E  15
JPMorgan Funds - Global Consumer Trends D (acc) – EUR                   10
Nordea-1 Stable Equity LongShort Fund E EUR                                    10

Tens por exemplo, o misto da M&G, e as sugestões feitas por mim, ontem, no tópico. :wink:

por Rick Lusitano » 30/12/2014 15:53

zeef Escreveu:Boas Pessoal,

Alguém conhece um fundo do genero do ES liquidez em dólares, para manter os USD enquanto nao se investe? xD

Já agora existe aqui algum cantinho com fundos analisados em usd?

Queria investir na europa com um ou mais fundos em USD, talvez em ações Cap. Flexível, Cap. Pequena e grande crescimento, o que aconselham, divisão ou apenas um fundo?
Era uma carteira timming de modo a aproveitar o possivel QE do BCE.

Já me aconselharam o JPM Europe Equity Plus D acc perf USD (Ações Europa Cap. Grande Misto), que me parece interessante.

zeef

Amigo Zeef, estou a tratar disso, com novos fundos. :wink:

Em relação a um "ES Liquidez" em USD, em tempos, tive o Amundi Cash USD SU-C (LU0568622004), vê o fundo na Morningstar do Banco Best, e escolhe no canto superior direito, a moeda USD. Acabei por sair dele, por ser muito parado, (estou mal habituado :D ).

Cuidado ao comprares fundos USD com activos noutras divisas. Agora, com o USD a fortalecer-se, (podes comprar mais UPs, se comprares fundos em EUR com conta em USD), mas depois quando quiseres vender, o EUR ou JPY, podem não se ter valorizado em relação ao USD. Se é para curto prazo, é melhor optares por fundos USD com Hedge cambial (que não é 100% eficaz na cobertura cambial).
Editado pela última vez por Rick Lusitano em 30/12/2014 16:00, num total de 2 vezes.

por R2 » 30/12/2014 13:58

zeef Escreveu:Boas Pessoal,

Alguém conhece um fundo do genero do ES liquidez em dólares, para manter os USD enquanto nao se investe? xD

Queria investir na europa com um ou mais fundos em USD, talvez em ações Cap. Flexível, Cap. Pequena e grande crescimento, o que aconselham, divisão ou apenas um fundo?

zeef

Na Europa e em USD, dos poucos fundos de jeito são esse JPMorgan já aconselhado e este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QLRS

No entanto, tendo em conta que o QE do BCE pode demorar 3-6 meses a ser incorporado pelo mercado e assim, na prática, a traduzir-se no aumento dos retornos dos FI acionistas, e também seguindo um processo de diversificação, eu iria também à procura dos resultados do QE japonês em curso, tanto que o governo japonês decidiu baixar os impostos às empresas e dar marcha atrás ao aumento de impostos ao consumo, de modo a que as empresas fiquem com mais dinheiro para investir afim de poder melhorar a produção e possibilitar o aumento dos salários dos seus trabalhadores => mais dinheiro no bolso das pessoas => maior consumo => aumento da inflação (nível desejado de 2%) => aumento da produção industrial pelo lado do aumento do consumo interno e pelo lado do crescimento das exportações motivado pela desvalorização do iene face ao USD, tornando assim as exportações mais competitivas pelo factor monetário => crescimento do PIB => aumento da riqueza nacional => possibilitar uma posterior valorização do iene em contraciclo com o processo em curso da desvalorização face ao USD, caso o crescimento do PIB japonês estivesse ao nível do PIB dos EUA.

Dado que o iene está num processo de desvalorização face ao USD e tendo em conta que a aposta no japão é para ser de curto prazo, então deve-se escolher um FI em USD e hedge, isto porque, como já expliquei num post há cerca de 2 semanas, a negociação das ações são feitas em ienes, independentemente das moedas que estiverem no fund size ou no share class size, pelo que sendo esse mercado bolsista negociado numa moeda fraca (JPY = iene), então, no curto prazo, devemos fazer sempre proteção cambial para uma moeda forte (USD). E nesta categoria o melhor fundo é este:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000QB1X

Este fundo em USD e com hedge deixa a uma grande distância, em termos de retornos YTD, os fundos homólogos em USD mas sem hedge.

Pela mesma razão exposta nos 2 últimos parágrafos, se houvesse fundos na Europa em USD e com hedge, para um curto prazo, era essa categoria de hedge que te recomendaria, dada à desvalorização em curso do EUR face ao USD e à expectável continuação dessa desvalorização motivada pelo QE do BCE.
Esta hipótese ainda ninguém a tinha mencionado no tópico, pois a maioria dos cérebros estão viciados na sua própria moeda, que até é forte (hard currency) - EUR - mas que está menos forte face ao USD, e como tal também nunca devemos esquecer o factor forex ou mercado cambial incorporado nos fundos.

Abraço.

P.S. Estou a responder no período de dia porque estou de férias, senão não poderia responder porque o IP do router do emprego continua bloqueado, e não dá para perceber essa continuação do castigo. Não é qualquer um que faz o post que acabei de fazer e nestas condições adversas, mas este forista Zeef e mais de 99% dos foristas frequentadores deste tópico merecem que o BedRock deite essas adversidades para trás das costas e produza algumas reflexões out of the box of mainstream, e isso provoca sempre algumas incompreensões e ingratidões, mas, tudo bem, são os ossos do ofício.

- BedRock

por Xiça » 30/12/2014 12:20

Boas,
actualmente tenho esta carteira com um nível de risco significativo no entanto para o próximo ano gostava de acrescentar 1 ou 2 fundos q dimimuam o risco. Alguém tem sugestões quer ao nível de sectores quer ao nivel de fundos.

Obrigado.

Nordea-1 Stable Return Fund E EUR      25
JPM Global Income D (acc)-EUR     25
Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity Fund E     15
Invesco Funds - Invesco Global Income Real Estate Securities Fund E  15
JPMorgan Funds - Global Consumer Trends D (acc) – EUR                   10
Nordea-1 Stable Equity LongShort Fund E EUR                                    10

Registado: 14/5/2011 18:59

por zeef » 30/12/2014 4:29

R2 Escreveu:Boas,

Fundos dos EUA em todas as categorias morningstar.pt versus fundos dos setores saúde e biotecnologia.

Tendo em atenção os FI disponíveis na morningstar.pt, fiz uma pesquisa em todas as categorias morningstar de FI dos EUA para ver se havia algum FI com retornos YTD superiores aos FI dos setores saúde e biotecnologia, e não encontrei nenhum, sendo que o melhor fundo do retalho não pertencente aqueles 2 setores é o fundo Fidelity America A USD com 33.31% YTD, e porque será? Na alocação da carteira deste FI há 5 empresas healthcare nas 10 primeiras!!!

O melhor fundo este ano do setor saúde, excluindo os FI específicos de genéricos da Pictet Generics, é o da BlackRock em USD com 39.86% YTD e o melhor da biotecnologia é o FI da DWS com 57.57% YTD e o pior da biotecnologia é um FI da Pictet com 39.79% YTD (ao nível do FI da BlackRock saúde).

Assim, face ao exposto, não há quaisquer dúvidas sobre a força dominante dos FI dos setores biotecnologia e saúde sobre os restantes FI dos EUA.

Abraço.

Isto sim são super retornos :) Devia ser sp assim :)

por zeef » 30/12/2014 4:25

Boas Pessoal,

zeef

por daniel__ » 30/12/2014 1:52

Mouro_Emprestado Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Tens umas Obrigações Europeias (AXAs Euro ...) interessantes, podes escolheres o teu perfil de risco vs. retornos, pela tua escolha da duração dos fundos. Tens também nas Obrigações Europeias, o Nordea Euro Covered Bond, o DWS Euro Corporate. Tenho gostado de ver o PIMCO GB e o Legg Mason BW, nas Obrigações Globais. Estes fundos são de Risk Off (que são activos, que normalmente, são considerados como refúgio ao risco).

Rick, porque dizes que o Legg Mason BW é um activo Risk Off? (suponho que estejas a falar do Legg Mason Brandywine Global Fixed Income Fund, caso contrário esquece a pergunta abaixo)

Pergunto-te isto porque embora me tenha dado um valente rendimento em 2014 (não faço a mínima ideia porque, embora 2014 tenha sido um ano em grande para as obrigações de longo-prazo nos EUA e na Europa), num prazo a 5 anos parece-me ser bastante mais volátil que, por exemplo, o PIMCO Funds Global Investors Series PLC - Global Bond Fund (ISIN: IE00B11XZ103).

É normal que assim seja:

Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Rick Lusitano » 30/12/2014 1:38

w00zy Escreveu:
R2 Escreveu:...
A morningstar.pt não apresenta o fundo BGF World Healthscience E2 na versão em EUR...

:-s

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 0P0000VHO7

:wink:

por R2 » 29/12/2014 20:46

Boas,

Fundos dos EUA em todas as categorias morningstar versus fundos dos setores saúde e biotecnologia.

Tendo em atenção os FI disponíveis na morningstar.pt, fiz uma pesquisa em todas as categorias morningstar de FI dos EUA para ver se havia algum FI com retornos YTD superiores aos FI dos setores saúde e biotecnologia, e não encontrei nenhum, sendo que o melhor fundo do retalho não pertencente aqueles 2 setores é o fundo Fidelity America A USD com 33.31% YTD, e porque será? Na alocação da carteira deste FI há 5 empresas healthcare nas 10 primeiras!!!

O melhor fundo este ano do setor saúde, excluindo os FI específicos de genéricos da Pictet Generics, é o da BlackRock em USD com 39.86% YTD e o melhor da biotecnologia é o FI da DWS com 57.57% YTD e o pior da biotecnologia é um FI da Pictet com 39.79% YTD (ao nível do FI da BlackRock saúde).

Assim, face ao exposto, não há quaisquer dúvidas sobre a força dominante dos FI dos setores biotecnologia e saúde sobre os restantes FI dos EUA.

Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 30/12/2014 10:21, num total de 1 vez.

- BedRock

por R2 » 29/12/2014 19:47

w00zy Escreveu:
A morningstar.pt não apresenta o fundo BGF World Healthscience E2 na versão em EUR...

Experimenta selecionar o setor saúde e a firma BlackRock na pesquisa da morningstar.pt e aí aparece só o fundo em USD, o mesmo acontece quando selecionas apenas o setor saúde e depois ao correres todos os fundos desse setor não aparece também o fundo da BR na versão em EUR.

Abraço.

- BedRock

por w00zy » 29/12/2014 18:59

Registado: 28/4/2014 12:59

por R2 » 29/12/2014 18:51

Boas,

Setores da Saúde e da Biotecnologia.

A morningstar.pt não apresenta o fundo BGF World Healthscience E2 na versão em EUR, visualizando-se apenas a versão em USD, ao contrário do Best que apresenta as 2 versões (EUR e USD), e como eu não sou cliente do Best até cheguei a pensar se esse fundo teria tido uma soft close ou uma hard close, o que não é o caso.

Este ano o fundo da saúde da BlackRock tem um melhor desempenho que o fundo da saúde do JPMorgan, sendo que últimamente os gestores do JPM andam um pouco a dormir à sombra dos retornos passados que os colocam em 1º lugar do ranking, pois a empresa biofarmacêutica Abbvie não aparece nas 10 primeiras posições do seu portfolio enquanto que no fundo da BR essa firma aparece em 3º lugar com um peso na carteira de 3.55%, sendo superada apenas pelas firmas Novartis e Merck com os pesos de 4.03% e 3.76% respetivamente.

E porque é que eu falo na firma AbbVie? Porque foi com esta biofarmacêutica, criada em 2013 e que em 2014 conseguiu aprovar uma nova droga contra o genótipo 1 da hepatite C que está a cilindrar os preços da Gilead (biotecnológica), que recentemente a empresa Express Scripts (empresa que inclui prestação de serviços de saúde com distribuição de medicamentos online, com mais de 25 milhões de clientes nos EUA e Canada) estabeleceu um acordo para a distribuição do medicamento e tratamento da hepatite C.

A firma AbbVie é uma empresa biofarmacêutica que produz medicamentos e faz investigação própria nas áreas do medicamento e da biotecnologia, tal como as grandes empresas Novartis, Sandoz, Sanofi, etc, a qual não faz parte do índice NASDAQ Biotechnology (NBI) mas sim dos índices Health Care, sendo que no índice Fidelity MSCI Health Care ETF (FHLC) a firma AbbVie aparece em 6º lugar com um peso de 3.46%, a Gilead está em 4º lugar com 4.77% (a Gilead faz parte também do índice NASDAQ Biotechnology) e a firma Express Scripts aparece em 15º lugar com um peso de 2.0% nesse índice Health Care.

Estou com muita curiosidade em ver no próximo relatório de janeiro, se os gestores do JPMorgan do fundo saúde já incluem nas 10 primeiras posições da carteira a firma AbbVie ou se continuam a dormir e a reagir tarde às novidades. Esta é a prova que mesmo os gestores mais craques, por vezes, têm lapsos cerebrais um pouco primários.

Abraço.
Editado pela última vez por R2 em 29/12/2014 20:00, num total de 1 vez.

- BedRock

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Jonas74, navaldoc, zulu404 e 202 visitantes