Mota Engil África - Tópico Geral
Re: Mota Engil África - Tópico Geral
Já li e é elucidativo obrigado
- Registado: 2/9/2014 22:13
Já li que sim mas não tenho noção de quanto está correlacionada ...
Dá uma olhadela no tópico desde o inicio, não é assim tão grande.
Dá uma olhadela no tópico desde o inicio, não é assim tão grande.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
ricardmag Escreveu:
O comportamento desta cotada tem correlação grande com o preço do petróleo?
- Registado: 2/9/2014 22:13
Mota-Engil África pode sair de bolsa
Económico Escreveu:BPI avança que o presidente da construtora admite retirar a subsidiária africana do mercado, menos de um ano depois de esta ter começado a negociar na praça de Amesterdão.
A Mota-Engil estará a ponderar retirar a Mota-Engil África de bolsa, de forma a corrigir a influência da negociação daquela subsidiária na "percepção pelo mercado do valor justo" da maior construtora nacional.
A notícia é avançada pelo BPI no seu Diário de Bolsa de hoje, citando declarações do presidente da maior construtora nacional numa conferência do banco dedicada às Empresas Ibéricas. Mas este não será o único cenário equacionado.
Segundo aquele responsável, "a Mota-Engil espera encontrar uma solução para a Mota-Engil África, que poderá passar por um aumento da liquidez através da venda de uma participação ou pela retirada de bolsa desta empresa".
A mesma fonte, refere que o presidente da empresa "expressou a sua insatisfação com a actual situação da Mota-Engil África, a qual na sua opinião está a influenciar a percepção do valor justo da Mota-Engil pelo mercado".
Contactada pelo Económico, fonte da construtora não comenta a informação avançada pelo BPI.
Segundo o BPI Equity Research, "um dos cenários possíveis poderá incluir uma fusão entre a Mota-Engil e a Mota-Engil África".
A Mota-Engil África entrou em bolsa há menos de um ano, a 24 de Novembro de 2014, com um preço de 11,5 euros por acção. À cotação de hoje, vale 5,25 euros, ou seja menos de metade.
Os papéis da Mota-Engil avançam 2,21% na praça lisboeta, para 2,09 euros. São dos poucos ganhos experimentados pelo PSI 20.
http://economico.sapo.pt/noticias/motae ... 29089.html
Não vai arrebitar 

Bem me tinha parecido à uns tempos atrás que era para shortar...
Apostar no Escuro pode dar Isto
https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... 0010969408
AEX ...meu Deus...Na Holanda deve estar muito frio para andar de Mota.

https://www.bigonline.pt/Reports/StockI ... 0010969408
AEX ...meu Deus...Na Holanda deve estar muito frio para andar de Mota.

- Registado: 25/11/2014 13:46
rollingsnowball, obrigado pelo complemento.
Isto é improprio para cardíacos... Vou deixar esta para 2015, melhores adjudicações virão.
Cumprimentos
Isto é improprio para cardíacos... Vou deixar esta para 2015, melhores adjudicações virão.
Cumprimentos
ricardmag Escreveu:ParaCima, eu percebo pouco ou nada de analise fundamental, DCF é o fluxo de caixa descontado?
Ok, entendi o teu ponto vista, maior peso dos cliente são produtores de petróleo, como o petróleo esta em baixa logo há menos dinheiro para investir e por consequência menos trabalho para a MEAFR. Como nas construtoras o valor em bolsa é mais influenciado por adjudicações sempre serão cotações mais voláteis e mais difíceis de atribuir um valor justo.
É isto?
Obrigado, cumprimentos.
sem ter olhado para a empresa acho que o ParaCima fez um resumo muito bom... numa situação como a que ele descreveu (descrição que me parece fazer todo o sentido), a análise é mais qualitativa.. mas a análise qualitativa também é análise fundamental. Com os riscos referidos, se chegares à conclusão que as probabilidades são favoráveis (claro que aí interessa sempre o fator preço) e achares que é uma decisão de risco (alto risco de perda vs possibilidade de um home run) convém ter uma posição com o tamanho adequado (não queres expôr uma percentagem alta do teu portfolio a risco de perda)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
ParaCima, eu percebo pouco ou nada de analise fundamental, DCF é o fluxo de caixa descontado?
Ok, entendi o teu ponto vista, maior peso dos cliente são produtores de petróleo, como o petróleo esta em baixa logo há menos dinheiro para investir e por consequência menos trabalho para a MEAFR. Como nas construtoras o valor em bolsa é mais influenciado por adjudicações sempre serão cotações mais voláteis e mais difíceis de atribuir um valor justo.
É isto?
Obrigado, cumprimentos.
É isto?
Obrigado, cumprimentos.
ricardmag Escreveu:Isto não está nada bonito. Alguém dos fundamentais já calculou o valor justo desta acção![]()
Desde já agradeço, cumprimentos.
nesta empresa não dá para aplicar a análise fundamental que queres... tu querias um DCF?!?!?!? posso dizer-te que nao fiz o calculo, mas pelos número apresentados e olhando por alto poderia dizer que a empresa tá barata... principalmente pelo crescimento do ebitda... que é um dos principais indicadores do DCF. agora isso não é tudo, pk basta olhar para o sector e perceber que este tipo de empresas tem o problema dos clientes, normalmente são poucos, logo apresentam um risco de crédito maior, que uma empresa de massas...
a questão que tem sido levantada está relacionada com o petroleo, assim sendo, o DCF não é um modelo aplicável nesta situação.
a empresa tá baseada em países que vivem de recursos naturais, o petroleo este ano já caiu 33%, mas o negocio em si nao se reflecte no momento em que os resultados são apresentados,o ebitda é calculado numa base de acabamento da obra, como até janeiro o petroleo teve em alta, é provavel(diria mesno, que é certo) que a maior parte do ebitda venha de obras que começaram há 1 2 3 4 ou mais anos... logo foram negocios realizados antes desta possível crise. assim sendo, não existirá o mesmo volume de obras que houve até aqui, ou não existirá o crédito que tem existido até qui, este é um negocio que sem financiamento, nao funciona, pagas hoje recebes daqui a 2 anos...
tenta olhar para as variaveis que rodeiam a empresa e nao te preocupes muito em achar um valor...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
o que interessa
- Registado: 12/3/2009 3:42
ricardmag Escreveu:Isto não está nada bonito. Alguém dos fundamentais já calculou o valor justo desta acção![]()
O valor desta empresa parece fundamentar-se muito em perspectivas, sem novas noticias e perante o cenário hoje vendi as minhas MEAFR mas mantenho a Mota Engil EGL
- Registado: 21/1/2014 1:40
Isto não está nada bonito. Alguém dos fundamentais já calculou o valor justo desta acção

JR62 Escreveu:Caro Pecunia...olet!
Fez uma excelente análise da MEAFR.
A diferença das acções detidas pela Mota Engil EGL de 85,6% (minhas contas) para os 82,08% deve-se ao facto de eu ter partido do principio que sobre os 20 M acções foram retidas 28% devido á tributação mas bastam que os possuidores de alguns milhões de acções não sejam tributados pelo Estado Português a 28% (as detidas por fundos pagaram menos IRC) e outras fazem parte de portfólios sedeados no estrangeiro paraísos fiscais etc para as contas serem outras. Por exemplo os 2.08% atingem-se com o pagamento de +- 7.42M acções a 28%.
a situação nao é bem assim... por serem empresas estrangeiras nao significa que não paguem cá os impostos... se for num paraiso fiscal pagam... nem todos pagam 28... as empresa nao têm a mesma taxa...
o que interessa
o que interessa
Caro Pecunia...olet!
A diferença das acções detidas pela Mota Engil EGL de 85,6% (minhas contas) para os 82,08% deve-se ao facto de eu ter partido do principio que sobre os 20 M acções foram retidas 28% devido á tributação mas bastam que os possuidores de alguns milhões de acções não sejam tributados pelo Estado Português a 28% (as detidas por fundos pagaram menos IRC) e outras fazem parte de portfólios sedeados no estrangeiro paraísos fiscais etc para as contas serem outras. Por exemplo os 2.08% atingem-se com o pagamento de +- 7.42M acções a 28%.
Caro JR62,
de acordo com o Listing Prospectus a Mota Engil passava a deter até 82,08% do capital da Mota Engil Africa no momento da admissão à negociação em bolsa. Admitindo que os arredondamentos nos números de ações atribuídas e retidas para pagamento do imposto possam ser relevantes parece uma diferença demasiado elevada (para os 85,6%). Estará a faltar-me alguma informação?
Em geral sobre a empresa:
Eu acredito no futuro do sector na região (construção e engenharia, infraestruturas, construção civil, logística, etc) e a Mota Engil tem longa experiência no Continente Africano, mas dado o track record da dificuldade que é receber os pagamentos das obras realizadas (no caso da Mota Engil Africa tinha 806 milhões de Receivables (dívidas de clientes)) deixa-me a pensar se a empresa vale mais de 1,000 milhões de Euros e na capacidade da empresa continuar a aumentar a carteira de obras. Se a solução de financiamento de curto prazo que atualmente utiliza (tipo de "factoring" em que a empresa fica com o risco de crédito) deixar de funcionar ou ficar limitada, a empresa poderá ter sérias dificuldades em obter financiamento. É o tipo de situação que funciona quando tudo está calmo. Mas em dias de tempestade alavancagem elevada com prazos curtos pode ser muito complicada.
O valor das dívidas de clientes é metade dos activos da empresa. Mesmo podendo argumentar que as dívidas são de Estados ou de empresas do Estado (algumas até com garantia de entidades supranacionais), obriga a um esforço financeiro substancial por parte da empresa e aumenta substancialmente o risco de liquidez. É verdade que se tratam de projectos com prazos relativamente longos e que existem por vezes pagamentos pontuais substanciais, mas ainda assim é um sério risco para as margens (que naturalmente são elevadas para cobrir este tipo de riscos), para a liquidez e para concorrer a novos projectos.
Para além de a tendência recente revelar um aumento do valor de dívidas de clientes, não deixa de ser relevante que a maior parte da dívidas se situe nos prazos de 3 meses a 1 ano e prazos superiores (31Dez13 quase 450 milhões). Superiores a 1 ano representavam 255 milhões de euros e superiores a 3 anos 75 milhões de euros Para além disso as perdas acumuladas (impairment losses) continuam a subir (49 milhões no final de 2013). E se o preço do petróleo continuar a descer ou não subir será de admitir que o recebimento dos créditos de alguns clientes (ex. Angola) possa sofrer ainda atrasos maiores. E nestes países as possibilidades de "exigir" pagamentos são quase nulas, sob pena de não só na receber as dívidas actuais como não fazer mais nenhuma obra.
Com um PER cerca de 10, um valor contabilístico de €3,68 por acção e um price-to-book de 2,83, em mercados emergentes, tão alavancada (sobretudo com financiamento de curto prazo) será a melhor alternativa para o sector/região? E para quem estiver focado em liquidez, com 18% de free float não se poderão esperar milagres.
A ideia original - incluir um IPO - faria entrar dinheiro na empresa teria ajudado a reduzir alavancagem, mas acho que os "novos" investidores não gostaram da valorização proposta.
de acordo com o Listing Prospectus a Mota Engil passava a deter até 82,08% do capital da Mota Engil Africa no momento da admissão à negociação em bolsa. Admitindo que os arredondamentos nos números de ações atribuídas e retidas para pagamento do imposto possam ser relevantes parece uma diferença demasiado elevada (para os 85,6%). Estará a faltar-me alguma informação?
Em geral sobre a empresa:
Eu acredito no futuro do sector na região (construção e engenharia, infraestruturas, construção civil, logística, etc) e a Mota Engil tem longa experiência no Continente Africano, mas dado o track record da dificuldade que é receber os pagamentos das obras realizadas (no caso da Mota Engil Africa tinha 806 milhões de Receivables (dívidas de clientes)) deixa-me a pensar se a empresa vale mais de 1,000 milhões de Euros e na capacidade da empresa continuar a aumentar a carteira de obras. Se a solução de financiamento de curto prazo que atualmente utiliza (tipo de "factoring" em que a empresa fica com o risco de crédito) deixar de funcionar ou ficar limitada, a empresa poderá ter sérias dificuldades em obter financiamento. É o tipo de situação que funciona quando tudo está calmo. Mas em dias de tempestade alavancagem elevada com prazos curtos pode ser muito complicada.
O valor das dívidas de clientes é metade dos activos da empresa. Mesmo podendo argumentar que as dívidas são de Estados ou de empresas do Estado (algumas até com garantia de entidades supranacionais), obriga a um esforço financeiro substancial por parte da empresa e aumenta substancialmente o risco de liquidez. É verdade que se tratam de projectos com prazos relativamente longos e que existem por vezes pagamentos pontuais substanciais, mas ainda assim é um sério risco para as margens (que naturalmente são elevadas para cobrir este tipo de riscos), para a liquidez e para concorrer a novos projectos.
Para além de a tendência recente revelar um aumento do valor de dívidas de clientes, não deixa de ser relevante que a maior parte da dívidas se situe nos prazos de 3 meses a 1 ano e prazos superiores (31Dez13 quase 450 milhões). Superiores a 1 ano representavam 255 milhões de euros e superiores a 3 anos 75 milhões de euros Para além disso as perdas acumuladas (impairment losses) continuam a subir (49 milhões no final de 2013). E se o preço do petróleo continuar a descer ou não subir será de admitir que o recebimento dos créditos de alguns clientes (ex. Angola) possa sofrer ainda atrasos maiores. E nestes países as possibilidades de "exigir" pagamentos são quase nulas, sob pena de não só na receber as dívidas actuais como não fazer mais nenhuma obra.
Com um PER cerca de 10, um valor contabilístico de €3,68 por acção e um price-to-book de 2,83, em mercados emergentes, tão alavancada (sobretudo com financiamento de curto prazo) será a melhor alternativa para o sector/região? E para quem estiver focado em liquidez, com 18% de free float não se poderão esperar milagres.
A ideia original - incluir um IPO - faria entrar dinheiro na empresa teria ajudado a reduzir alavancagem, mas acho que os "novos" investidores não gostaram da valorização proposta.
- Registado: 5/11/2014 11:45
Muito obrigado pela resposta 
Abraço

Abraço
- Registado: 8/3/2012 17:31
afcapitao Escreveu:Olá, boa noite a todos,
Tenho uma dúvida que acredito já vos ter passado pela cabeça, e agradecia imenso a quem me soubesse responder:
A ME-África foi constituida por 100 milhões de ações. Foram distribuídos 20% de ações aos accionistas. Ou seja, 20 milhões de ações. No entanto, 28% das ações ficou para o estado, devido à tributação. Logo: temos 14,40 milhões de ações de free-float.
Feitas as contas, das 100 milhões de ações iniciais, na verdade, existem apenas 94,40 milhões. Onde para o resto? No google finance constam de facto 100M de ações, mas a realidade não me parece ser bem essa.
Alguém com a clareza suficiente sobre este assunto?
Obrigado desde já!
Abraço
As acções estão na MOTA ENGIL EGL que na prática ainda é dona de 80% + 5,6% referente ao imposto que entregou em dinheiro e reteve as acções correspondentes enfim 85,6% estão na casa mãe como se explica no ponto 6 :
"4. Pressupondo que, conforme atualmente previsto, a admissão se tornará efetiva às 9:00 (hora de
Amesterdão) do dia 24 de novembro de 2014, avisam-se os investidores titulares de direitos relativos à
atribuição condicional com o código “MEN AE D” que o dividendo em espécie condicional deliberado na
assembleia geral de 27 de dezembro de 2013 se encontrará a pagamento a partir do dia 24 de novembro
de 2014.
5. Tal como comunicado no dia 10 de janeiro de 2014, a cada detentor de direitos ao dividendo em espécie
serão atribuídas 0,10334084 ações da Mota-Engil Africa por cada direito de atribuição condicional detido,
por inscrição nas suas contas de valores mobiliários. O número de ações resultante da aplicação do
fator de atribuição será arredondado por defeito, depois de calculada a retenção na fonte a aplicar nos
termos adiante descritos para o número inteiro de ações imediatamente inferior, com o correspondente
diferencial a ser pago em dinheiro.
6. Do ponto de vista fiscal, configurando a atribuição condicional um dividendo em espécie, cada detentor
dos direitos estará sujeito a retenção na fonte de imposto nos termos legais, devendo o imposto retido
ser liquidado em dinheiro.
Aos detentores de direitos será creditado pela Mota-Engil SGPS junto dos intermediários financeiros um
montante em dinheiro equivalente à retenção na fonte calculada com base no regime fiscal aplicável a
cada detentor de direitos, que deverá ser entregue pelo intermediário financeiro à Autoridade Tributária,
retendo a Mota-Engil SGPS o correspondente número de ações da Mota-Engil Africa."
as únicas acções que o estado aceita como contrapartida de "dívidas" fiscais são as acções dos clubes...
se nao tens o guito podes sempre vender 28% da tua posição...
nesta situação faz-me confusão como podem ser tributados directamente os 28%... imaginemos que as acções começavam a negociar a 5 euros... e foram pagas a 11,5
este tipo de situações poderá dar para litigar...
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs10.htm
nao me parece que tenhas a obrigação de pagar á cabeça os 28%...

nesta situação faz-me confusão como podem ser tributados directamente os 28%... imaginemos que as acções começavam a negociar a 5 euros... e foram pagas a 11,5
este tipo de situações poderá dar para litigar...
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs10.htm
nao me parece que tenhas a obrigação de pagar á cabeça os 28%...
o que interessa
o que interessa
Olá, boa noite a todos,
Tenho uma dúvida que acredito já vos ter passado pela cabeça, e agradecia imenso a quem me soubesse responder:
A ME-África foi constituida por 100 milhões de ações. Foram distribuídos 20% de ações aos accionistas. Ou seja, 20 milhões de ações. No entanto, 28% das ações ficou para o estado, devido à tributação. Logo: temos 14,40 milhões de ações de free-float.
Feitas as contas, das 100 milhões de ações iniciais, na verdade, existem apenas 94,40 milhões. Onde para o resto? No google finance constam de facto 100M de ações, mas a realidade não me parece ser bem essa.
Obrigado desde já!
Abraço
Obrigado desde já!
Abraço
- Registado: 8/3/2012 17:31
Raposo Tavares Escreveu:Suado, tremo de excitação.
mas olha que este não é o tópico do sócrates

Suado, tremo de excitação.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
nmprc Escreveu:rsacramento Escreveu:histórico:
Caro RSacramento, que análise fazes dessas 2 velas?
(por enquanto) a queda é ligeira e a indecisão domina

rsacramento Escreveu:histórico:
Caro RSacramento, que análise fazes dessas 2 velas?

- Registado: 29/11/2007 10:48
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: IX Hispana e 148 visitantes