Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dados do terminal Bloomberg

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dados do terminal Bloomberg

por JFelix77 » 17/12/2014 23:50

Se bem entendo pegas-te em empresas do Cac fizes-te um portfolio e comparas-te com a gestão passiva que assumo replicava o indice, durante quanto tempo assumindo que a comparação foi do futuro e não sobre o passado.....ou tratava-se apenas de escolher o portfolio que dava um rácio de sharpe maior durante o periodo em estudo em termos retrospetivos?[/quote]

A gestão passiva assumiu a carteira naive 1/N. Em termos ativos, sim, maximizar racio de sharpe e também foi usada a carteira de variância mínima. O estudo foi realizado durante 10 anos (1997-2006, se não me engano). As carteiras ativas eram revistas mensalmente e com base em 2 janelas de dados históricos (1 e 2 anos). Na prática tinha 4 carteiras ativas, 2 de variância mínima (1 e 2 anos de dados históricos) e 2 de sharpe máximo (1 e 2 anos de dados históricos). Depois ainda foram comparadas com e sem custos de gestão.

Não foi nada de especial e quando olho para trás acho que podia ter sido menos ingénuo e ter feito um trabalho muito melhor e mais interessante... :P

Registado: 16/2/2014 11:54

por Artista Romeno » 17/12/2014 21:19

JFelix77 Escreveu:
GGTrooper Escreveu:
Parece interessante esse trabalho, por curiosidade porque motivo o STOXX50? e não o DOW 30 por exemplo ?é que o eurostoxx 50 podemos considerar sem sombra de duvidas que tem sido ao pé de outros indices uma verdadeira miséria :-k basta pensar que ele está a níveis de 1998 :P é que comparado o eurostoxx com um investimento em obrigações eurohttp://www.ishares.com/it/investito ... -ucits-etf, inacreditavelmente o retorno do ativo arriscado é fortemente negativo :oh: dirás sim mas as obrigações euro estão em modo bolha até algum dia fazer BUM! mas eu digo o eurostoxx foi mau demais até aqui ....para ser verdade.... eu ja nao me lembro até onde é que a bloomberg vai e quando andava por lá perdia mais tempo noutras coisas, mas digo se isso desse eu metia 25 anos de eurostoxx em vez de 5, caso contrario isso promete dar uma salada russa é que as teorias são muito bonitas mas o indice se vi bem anda niveis de março de 1998 :mrgreen:

Boas,

A resposta é simples:

O investidor quer APENAS INVESTIR NA EUROPA. Uma das premissas.

Essa escolha pelas cotadas do Stoxx 50 está ligada com a redução do risco especifico de cada acção (variância /desvio padrão), ficando apenas com o risco sistémico (covariancia), uma vez que o portfolio está bem diversificado acabando na "teoria" por eliminar o risco especifico, isto num porfolio com investimentos equilibrados (o mesmo % investido em cada ação).

Mas como referi, é apenas um pequeno passo para explicar um pouco da teoria, na realidade do trabalho, com montante que o investidor quer a investir (salvo a redundância) não irá fazer sentido investir em 50 acções e monitorizar todas (o investidor também não quer investir em índices; ele é esquisito :-" :-# ).

Se quiseres ver mais sobre o tema: "Elton, E. J., Gruber, M. J., Brown, S. J., & Goetzmann, W. N. (2009). Modern portfolio theory and investment analysis. John Wiley & Sons." Part II - Portfolio Analisis

É um trabalho semelhante ao que fiz para a minha tese, embora tenha usado o CAC-40, já que o orientador queria comparar o mesmo modelo para várias bolsas/países...o objectivo era comparar a gestão passiva com a gestão activa. Sobre os montantes a investir, o melhor talvez seja declarar que o minimo a investir em cada ação, caso seja escolhida pelo optimizador, é X%, para não aparecerem aqueles investimentos de 0,4% lol

Se bem entendo pegas-te em empresas do Cac fizes-te um portfolio e comparas-te com a gestão passiva que assumo replicava o indice, durante quanto tempo assumindo que a comparação foi do futuro e não sobre o passado.....ou tratava-se apenas de escolher o portfolio que dava um rácio de sharpe maior durante o periodo em estudo em termos retrospetivos?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por JFelix77 » 17/12/2014 21:02

GGTrooper Escreveu:
Parece interessante esse trabalho, por curiosidade porque motivo o STOXX50? e não o DOW 30 por exemplo ?é que o eurostoxx 50 podemos considerar sem sombra de duvidas que tem sido ao pé de outros indices uma verdadeira miséria :-k basta pensar que ele está a níveis de 1998 :P é que comparado o eurostoxx com um investimento em obrigações eurohttp://www.ishares.com/it/investito ... -ucits-etf, inacreditavelmente o retorno do ativo arriscado é fortemente negativo :oh: dirás sim mas as obrigações euro estão em modo bolha até algum dia fazer BUM! mas eu digo o eurostoxx foi mau demais até aqui ....para ser verdade.... eu ja nao me lembro até onde é que a bloomberg vai e quando andava por lá perdia mais tempo noutras coisas, mas digo se isso desse eu metia 25 anos de eurostoxx em vez de 5, caso contrario isso promete dar uma salada russa é que as teorias são muito bonitas mas o indice se vi bem anda niveis de março de 1998 :mrgreen:

Boas,

A resposta é simples:

Essa escolha pelas cotadas do Stoxx 50 está ligada com a redução do risco especifico de cada acção (variância /desvio padrão), ficando apenas com o risco sistémico (covariancia), uma vez que o portfolio está bem diversificado acabando na "teoria" por eliminar o risco especifico, isto num porfolio com investimentos equilibrados (o mesmo % investido em cada ação).

Mas como referi, é apenas um pequeno passo para explicar um pouco da teoria, na realidade do trabalho, com montante que o investidor quer a investir (salvo a redundância) não irá fazer sentido investir em 50 acções e monitorizar todas (o investidor também não quer investir em índices; ele é esquisito :-" :-# ).

Se quiseres ver mais sobre o tema: "Elton, E. J., Gruber, M. J., Brown, S. J., & Goetzmann, W. N. (2009). Modern portfolio theory and investment analysis. John Wiley & Sons." Part II - Portfolio Analisis

É um trabalho semelhante ao que fiz para a minha tese, embora tenha usado o CAC-40, já que o orientador queria comparar o mesmo modelo para várias bolsas/países...o objectivo era comparar a gestão passiva com a gestão activa. Sobre os montantes a investir, o melhor talvez seja declarar que o minimo a investir em cada ação, caso seja escolhida pelo optimizador, é X%, para não aparecerem aqueles investimentos de 0,4% lol

por GGTrooper » 17/12/2014 3:35

Boas,

A resposta é simples:

Registado: 30/8/2013 10:54

por Artista Romeno » 16/12/2014 14:58

GGTrooper Escreveu:
JFelix77 Escreveu:Os dados que procuras, GGTrooper, são fáceis de obter no terminal da BBG. Vou apenas explicar como os obter. se quiseres depois saber mais sobre o terminal posso explicar mais tarde.

assim, primeiro precisas das empresas que constituem o stoxx 50. Vamos supor que na célula A1 do excel poes o código desse índice na bbg, se não me engano é SX5E index.

Na célula A2 colocas INDX_MEMBERS e na célula A3 a função: =BDS($A$1;$A$2;"Aggregate=n";"cols=1;rows=50") Assim ficas com os constituintes todos do índice. Para que esses nomes seja lidos mais tarde pela bbg tens de concatenar os nomes com " Equity" (tem mesmo de ter o espaço), por exemplo =concatenate(A4," Equity")

Para retirar os dados históricos podes ir ao add-in da bbg no excel e escolher historical data. No quadro que aparece é pedido que empresas queres usar. Tens uma opção para seleccionar as empresas atraves do excel. depois é ir só seguindo os passos...monthly data, initial date, final date, local onde ficam as cotações etc...é relativamente intuitivo.

Se tiveres dúvidas pergunta.

Boas,
Muito obrigado pela ajuda, o que necessitava mesmo era desse "empurrãozinho". Sabia que tinha o add-in no excel mas nao sabia mesmo de todo como funcionava, nem tão pouco tinha notado no separador dedicado no riborn do excel (computadores da faculdade tendem a ter resoluções ja alteradas pelo pessoal, normalmente super lentos e com baixa resolução) .

Mas ou seja uma vez tendo os nomes do que se quer, torna-se muito mais fácil, e com o wizard é super intuitivo de obter qualquer informação histórica que se queira.
O live help desk é bastante útil, acabaram até por me fornecer um template excel no qual metendo qualquer combinação de activos, índices, etc, fornecerem automaticamente qualquer relação entre eles, Beta, Alpha, Matriz de Correlação, e Matriz Variância Covariância, entre outros.

BTW o trabalho é está relacionado com "Modern Portfolio Theory", daí necessitar entre outras coisas, de Matrizes de Variâncias, correlações e retornos médios, relacionando com funções de utilidade de um potencial investidor, tentando "aconselhar" um portefólio ideal dado as suas características de aversão ao risco, justificando com a teoria de fundo.

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por GGTrooper » 16/12/2014 1:58

JFelix77 Escreveu:Os dados que procuras, GGTrooper, são fáceis de obter no terminal da BBG. Vou apenas explicar como os obter. se quiseres depois saber mais sobre o terminal posso explicar mais tarde.

assim, primeiro precisas das empresas que constituem o stoxx 50. Vamos supor que na célula A1 do excel poes o código desse índice na bbg, se não me engano é SX5E index.

Na célula A2 colocas INDX_MEMBERS e na célula A3 a função: =BDS($A$1;$A$2;"Aggregate=n";"cols=1;rows=50") Assim ficas com os constituintes todos do índice. Para que esses nomes seja lidos mais tarde pela bbg tens de concatenar os nomes com " Equity" (tem mesmo de ter o espaço), por exemplo =concatenate(A4," Equity")

Para retirar os dados históricos podes ir ao add-in da bbg no excel e escolher historical data. No quadro que aparece é pedido que empresas queres usar. Tens uma opção para seleccionar as empresas atraves do excel. depois é ir só seguindo os passos...monthly data, initial date, final date, local onde ficam as cotações etc...é relativamente intuitivo.

Boas,
Muito obrigado pela ajuda, o que necessitava mesmo era desse "empurrãozinho". Sabia que tinha o add-in no excel mas nao sabia mesmo de todo como funcionava, nem tão pouco tinha notado no separador dedicado no riborn do excel (computadores da faculdade tendem a ter resoluções ja alteradas pelo pessoal, normalmente super lentos e com baixa resolução) .

Mas ou seja uma vez tendo os nomes do que se quer, torna-se muito mais fácil, e com o wizard é super intuitivo de obter qualquer informação histórica que se queira.
O live help desk é bastante útil, acabaram até por me fornecer um template excel no qual metendo qualquer combinação de activos, índices, etc, fornecerem automaticamente qualquer relação entre eles, Beta, Alpha, Matriz de Correlação, e Matriz Variância Covariância, entre outros.

BTW o trabalho é está relacionado com "Modern Portfolio Theory", daí necessitar entre outras coisas, de Matrizes de Variâncias, correlações e retornos médios, relacionando com funções de utilidade de um potencial investidor, tentando "aconselhar" um portefólio ideal dado as suas características de aversão ao risco, justificando com a teoria de fundo.

por JFelix77 » 14/12/2014 23:15

Os dados que procuras, GGTrooper, são fáceis de obter no terminal da BBG. Vou apenas explicar como os obter. se quiseres depois saber mais sobre o terminal posso explicar mais tarde.

por GGTrooper » 13/12/2014 0:02

Boas noites,
Venho já a algum tempo a acompanhar este forum, sendo que hoje é a primeira vez que intervenho, e logo para pedir ajuda :?

Aproveito este tópico, para pedir ajuda a retirar certa informação no terminal da bloomberg. Isto é, para fins académicos necessito de os retornos médios por mês nos últimos 5 anos, de certa acções (neste caso de todas as cotadas do índice Stoxx 50).
O objectivo é, tendo os retornos mensais, calcular realizar uma tabela variância covariança entre as várias cotadas (excell), este é um dos passos (entre outros) para o trabalho académico.

Hoje andei o dia todo a "navegar" na plataforma, no terminal da faculdade, sendo o primeiro contacto que tive com a plataforma, e embora já tenha ficado um pouco mais familiarizado com a mesma, no entanto, através dela ou através da extensão no excel não consegui a informação pretendida.

Irei tentar ver no youtube e/ou pesquisar na Internet tutoriais, de como conseguir, no entanto agradeço qualquer ajuda..

Obrigado

por investor2 » 23/5/2014 15:44

pata-hari Escreveu:investor, no porto, não sei. Em lisboa fui a vários na v da liberdade (acho que eram a meio do dia mas já não me recordo).

Obrigado! Vou então ver na bloomberg como me registar e o local dos cursos. Quando souber mais novidades partilho com o forum.

Registado: 29/11/2007 12:27

por Pata-Hari » 23/5/2014 14:45

investor, no porto, não sei. Em lisboa fui a vários na v da liberdade (acho que eram a meio do dia mas já não me recordo).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por O Alquimista » 23/5/2014 11:05

AXC02 Escreveu:Boa tarde,

gostaria de solicitar a ajuda de alguém neste excelente fórum que tenha acesso a um terminal Bloomberg (ou dados Reuters, por exemplo):

preciso de saber qual foi o spread máximo nos pares GbpAud e AudUsd no dia 08 de Maio de 2014 das 02:29 às 02:31 (hora de lisboa). Foi durante a emissão dos dados de emprego na Austrália.

Estou numa "contenda" com uma corretora europeia (não-nacional) e julgo, dado outros eventos passados, que me aldrabaram para me apanharem o stop-loss.

Caso possam ajudar, muito agradeço :D

Mesmo que tenha acesso a essa informação, isso poderá ter pouco relevo para defender a sua tese na medida em que, se tinha posição aberta no mercado cash fx, os spreadas variam entre brokers/dealers e dentro de cada um deles conforme o tipo de conta. Variação essa que se acentua em momentos-chave como esse que refere. Não se pode esquecer do que consta do contrato que assinou aquando da abertura de conta, mormente em sede de vaiação do spread. Se não conseguir ter acesso ao que pocura, sempre poderá ter uma ideia aproximada sobre o spread se consultar o mercado de futuros (CME) da respectiva moeda. Se em termos normais no gbpaud o spread varia entre 7-10 pips (spot fx), imagine-se quanto é que não terá sido nesse momento...
Os cfd e derivados equivalentes permitiram a democratização do acesso a certos mercados, mas tudo tem um custo. Tal como em tantos outros lugares da vida em sociedade, a especulação financeira tem "acesso reservado"...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por investor2 » 23/5/2014 10:37

pata-hari Escreveu:A própria bloomberg organiza cursos constantemente. Se te incluírem na mailing list, nunca mais te largam.

(presumo que o dono do tópico já não precise de nada, não o vi atempadamente)

Obrigado! Vou ver então no site da bloomberg. Já agora diz-me só uma coisa: costumam fazer no Porto? Final do dia / fins de semana?

Gracias

por Pata-Hari » 23/5/2014 9:35

A própria bloomberg organiza cursos constantemente. Se te incluírem na mailing list, nunca mais te largam.

(presumo que o dono do tópico já não precise de nada, não o vi atempadamente)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por investor2 » 23/5/2014 9:32

Olá a todos!

Em vez de estar a criar um tópico novo vou usar este para colocar a seguinte questão: alguém me sabe dizer onde posso fazer, em Portugal e de preferência no Porto, um curso de formação para uso do terminal da bloomberg?

Abraço

por AXC02 » 9/5/2014 22:37

Chamo a atenção para o meu pedido :wink:

Alguém pode ajudar?

Registado: 9/5/2014 12:57

Dados do terminal Bloomberg

por AXC02 » 9/5/2014 13:09

Boa tarde,

gostaria de solicitar a ajuda de alguém neste excelente fórum que tenha acesso a um terminal Bloomberg (ou dados Reuters, por exemplo):

preciso de saber qual foi o spread máximo nos pares GbpAud e AudUsd no dia 08 de Maio de 2014 das 02:29 às 02:31 (hora de lisboa). Foi durante a emissão dos dados de emprego na Austrália.

Estou numa "contenda" com uma corretora europeia (não-nacional) e julgo, dado outros eventos passados, que me aldrabaram para me apanharem o stop-loss.

Caso possam ajudar, muito agradeço :D

Registado: 9/5/2014 12:57

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, IX Hispana e 143 visitantes