Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Observador e a gestão de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Observador e a gestão de carteiras

por Mart77 » 3/12/2014 23:09

Já algum tempo que não escrevia aqui no forum, mas hoje após os acontecimentos oferece-me dizer o seguinte

1-desde que conheci o fórum nunca mais o deixei de visitar, umas vezes mais umas vezes menos. Umas vezes participo mais outras vezes menos, mas o que me interessa é que é um espaço de partilha e discussão seria, por isso continuarei.

2- houve clientes do Ulisses que perderam dinheiro. Ok só a eles diz respeito, se acham que foram enganados existem mecanismos legais que podem acionar.

3- se o Ulisses é o único trader que perde dinheiro em Portugal, aqui começo a ficar preocupado...alguém anda a esconder alguma coisa aos seus cliente!

Portanto abraço ao Ulisses,independentemente de erros que tivesses cometido , assumes a responsabilidades para mim é o mais importante. Continuo com o mesmo respeito que tinha por ti antes deste folhetim.

Registado: 18/8/2011 20:50

por AnalistaDoido » 3/12/2014 22:57

Boa noite,

(com todo o respeito)

Só agora verifiquei e interiorizei... 90% de perda.
(90 % de 10.000€ é diferente de 90% de 100.000€)

Mas esqueceram-se de uma coisa que hoje em dia é normal...
Então como é que não foi feito um aumento de capital ?!

Até na Sonae Industria fizerem um aumento de capital a 1 cêntimo.
No BES, foi feito um aumento de capital...

... 90% em 1 ou 2 carteiras... isso não é nada ... não foi explicado ... se todos tiverem entrada e saída ao mesmo tempo.
É uma carteira como as outras... desculpem se estou errado, mas é a minha opinião.

Atentamente,
AnalistaDoido
O que interessa não é o que diz ou que se pensa, o que realmente interessa é o fecho da posição. by AnalistaDoido 2014 @Analista_Doido

Registado: 6/11/2008 16:29

por cesarsimoesslb » 3/12/2014 22:45

Boa noite a todos,

Este caldeirão tem de ser reformulado, a que dar lugar a outros, isto comem todos da mesma pia, o socratismo acabou...

vejam este link e tirem as vossas conclusões, temos de fechar isto...

http://jornais.sapo.pt/nacional/4063

Boa noite a todos

Registado: 2/11/2014 23:12

por AnalistaDoido » 3/12/2014 21:02

Boa noite a todos,

Gostaria de apenas que não falassem no BES... que cada vez que penso nele só me vem a frase: "EU QUERO É CÁ O MEU !!!"

Quando passamos a gestão de carteira a outra pessoa, ou grupo de pessoas (fundo), temos ter consciência que podemos ficar sem capital.
Não é nenhum depósito a prazo... [mas deixem o banco ir à falência que veem para onde vai o dinheiro !!!]

Quando falam em 10% ... 15% ... de rentabilidade... só uma coisa está em cima da mesa... "QUERER GANHAR MUITO!"
Não se esqueçam que o ganhar muito, temos de por em cima da mesa o "perder muito" !!!

Qualquer Gestor, que somos todos nós, das nossas próprias carteiras, temos de ter a consciência que podemos ficar a Zeros...

Atentamente,
AnalistaDoido
O que interessa não é o que diz ou que se pensa, o que realmente interessa é o fecho da posição. by AnalistaDoido 2014 @Analista_Doido

Registado: 6/11/2008 16:29

por Ulisses Pereira » 3/12/2014 20:57

Iznougud,

Também não quero entrar em polémicas contigo. Até porque eu tenho aqui o meu nome bem à vista de todos. Tal como te disse na altura, sempre tiveste o meu telefone, o meu mail. Nunca me furtei a nenhum contacto. Nunca nenhuma chamada ficou por atender, nenhum mail por responder. Evidentemente, que não respondo ao Iznougud, como respondo a um cliente.

Se, com o teu nome, me tivesses ligado ou escrito um mail, responderia a todas as tuas questões como sempre o fiz com todos os clientes. Nunca falei da gestão das carteiras (as coisas boas e más) na praça pública e continuarei a não o fazer.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RAMBO 3 » 3/12/2014 20:51

Embora pouco interventivo, mas um leitor assíduo já a alguns anos, deixo a minha solidariedade ao visado como profissional da Bolsa, e a notícia que sirva como exemplo para alguns reflectirem as críticas por vezes feitas a outros. Quem julga ter razão por vezes não tem nenhuma e vice-versa. A análise técnica vale o que vale. A análise fundamental idem e a nossa análise só a nós diz alguma coisa, se está correcta ou não, só o mercado o dirá, e independentemente de estar correta ou errada tem de ser respeitada, pois é apenas mais uma que vale tanto como as outras. A Bolsa/Mercado é uma selva (exemplos últimos; caso BES e AC da SONI?)
Um abraço ao Ulisses e a todos os que têm perdido dinheiro na bolsa ( eu fui um dos lesados no BES).

Registado: 10/6/2014 22:43

por IzNouGud » 3/12/2014 20:47

ATLAS_ Escreveu:
Pecunia...olet! Escreveu:.....
Realço que não me interessa o caso concreto, mas em abstrato, para um caso deste género, seria interessante saber:

......

.....
Esta mácula que lhe colaram, com o esgrimir de argumentos em jornais e fóruns, e sem o vergar ao peso das indemnizações, que não serve os interesses nem dos clientes, alegadamente, lesados, nem do Sr. Ulisses, que pode não ter culpa nenhuma e não se vê livre disto.

Fui um dos clientes do Ulisses. No entanto não serei eu a atirar mais lenha para a fogueira, por isso não responderei às questões do/a Pecunia...olet! (nem a outras que alimentem a polémica). Há 8 ou 9 meses, quando andava à procura de respostas, teria feito, mas agora não...

Por vezes há coisas mais importantes do que saber quem foi o culpado. Reponho aqui uma mensagem que coloquei no Caldeirão em 22/3/2014, uns dias após o Ulisses ter reconhecido que perdeu muito dinheiro de alguns clientes e numa altura em que se começou a discutir a gestão do Ulisses num forun concorrente:
IzNouGuud Escreveu:Ulisses
Várias vezes coloquei posts sobre a gestão da minha carteira tentanto obter respostas às minhas questões. Sempre sem identificar o ex-gestor da mesma.
Infelizmente a sua posição foi sempre a mesma, ignorar, bloquear ou apagar. Pela minha parte, acredito que uma resposta por MP ou email poderia ter permitido um diálogo que terminasse com o assunto.

Naquela altura não fazia a minima ideia de como era possivel as perdas constantes que conteceram durante 3 anos, daí ter aproveitado alguns posts para tentar obter explicações. Mas, mais uma vez não houve reação do Ulisses.
Neste momento tenho a minha explicação, que pode ou não ser a verdadeira, mas que explica muita coisa.

Um abraço

Registado: 17/10/2011 14:09

por Ulisses Pereira » 3/12/2014 20:36

Vamos lá a ter calma...

O problema destes debates é que se entra num lamaçal em que se ataca de um lado, contra-ataca do outro. Não vamos permitir que aqui no Caldeirão se entre nisso. Até gosto bastante do Editor de Economia do Observador, não transformem isto em nenhuma guerra.

Mas já sabemos que começa a especular-se de um lado e do outro, a acusar-se de um lado e do outro e isto torna-se nojento, desculpem a expressão. Eu sei que noutros sítios, este género de debate é o pão nosso de cada dia. Aqui não.

Por isso, opinem à vontade mas sem entrarmos no registo de batalha campal e lembrem-se que quase todos estão a falar do que não sabem.

Isto é o Caldeirão.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Lavradooor » 3/12/2014 20:22

Caros caldeireiros, hoje em dia é facil parecer credivel com um site moderno e responsive aos browsers e telemoveis e facebooks... Como tal, proponho uns exercícios para quem tem quiser ser curioso acerca do que é o observador.

Ficha de Exercícios "Afinal de contas, quem é o Observador, que surgiu cheio de energia e pronto a fazer lobby na sociedade portuguesa?"

Exercício 1:
Google e construa uma visão crítica da empresa que gere o site onde foi publicada a notícia supracitada:
Ajuda - obtenha informação a partir deste link:
https://who.is/whois/observador.pt

Exercício 2:
Googlar as atividades atuais de algumas figuras presentes nesta lista de nomes:
http://observador.pt/ficha-tecnica/

2.1 - Será que alguma destas personalidades tem algo a ganhar com:
2.1.1 - O descrédito do empregador do moderador do fórum visado no artigo?
2.1.2 - O descrédito do jornal associado ao fórum?

-------
Ajudas > fiquem-se apenas pelo conselho de administração e conselho geral.
Curiosidade > o editor de economia veio do Jornal de Negócios, sabiam?
-------

Quem ficar espantado com algumas ilações que se possam tirar, ponha o dedo no ar... \:D/ \:D/ \:D/

Registado: 21/12/2008 22:35

por ATLAS_ » 3/12/2014 18:49

Pecunia...olet! Escreveu:Não conheço o Ulisses Pereira, não conheço nenhum investidor com conta na DIF e como "consumidor" recente de forums de bolsa só tive conhecimento da situação pelo artigo no Observador.
Derrotado pela curiosidade coscuvilheira lá fui espreitar pois a estória afinal já era conhecida à meses. Incapaz de ler centenas de páginas sobre o assunto fiz "o meu resumo" só com uma passagem rápida pelas primeiras e pelas últimas páginas. Certamente que me escapou muita coisa.

Mas dado o impacto sobre a credibilidade do mercado (já não é grande coisa, mas...) não posso deixar de estranhar alguns pontos que considero cruciais em casos deste género e que o jornalista não abordou (ou talvez tenha tentado mas não tenha conseguido respostas). Realço que não me interessa o caso concreto, mas em abstrato, para um caso deste género, seria interessante saber:

1) Em algum momento a gestão das carteiras foi realizada de forma distinta/contrária ao contrato de gestão assinado?

2) O artigo parece indicar que nenhum dos investidores "lesados" apresentou queixa às autoridades reguladoras ou em tribunal. Ora se tem suspeitas fundadas, tem não só o direito mas o dever de o fazer. Porque não o fizeram?

3) Os investidores tinham conhecimento (e aprovaram) que a gestão das carteiras seria realizada com elevados graus de alavancagem? Investir a totalidade da carteira em CFDs significa que o risco desse investimento é várias vezes o montante da carteira.

4) O teste classificação de perfil de investidor (que parece ter sido realizado) resultou numa classificação dos investidores no perfil de risco mais arriscado possível? Pois só este perfil deveria permitir assumir os tipos de riscos descritos.

5) Se as perdas ocorreram durante períodos alargados e eram do conhecimento dos investidores, que ações foram desencadeadas durante esse período para tentar proteger o património (pelos investidores, pelo gestor e pela instituição financeira, afinal todos são partes interessadas)?

6) O contrato de gestão identificava algum(ns) potencial(ais) conflitos de interesse do gestor ou da instituição?

Naturalmente que não espero que as partes respondam publicamente a estas questões, mas o objectivo é que qualquer participante retire conclusões positivas destes casos. O relacionamento dos investidores com as instituições financeiras tem que ser mais exigente. Temos que deixar de dizer: "Fui enganado! Não sabia nada disto!" para passar a dizer "Fui enganado! Não foi este o produto ou serviço contratado!". E neste último caso não abdicar de todos os mecanismos para responsabilizar as pessoas ou instituições.

Se nos falam em Credit Linked Notes, Contract For Difference, Equity Linked Note, First To Default, Subordinanted Bonds e nos garantem que é muito bom, temos que perguntar: "- Em linguagem que eu entenda, explique-me as características e os riscos do produto, por favor." E se a resposta for: "- Assine este documento que está tudo aí explicadinho. Este produto é maravilha! Não se preocupe." a decisão deve ser: "Não, muito obrigado. Prefiro alguma coisa que eu entenda."

Ora bem. Aqui temos uma base de trabalho. Vir aqui bajular o senhor Ulisses e não tocar na ferida, não vale a pena.

Não conheço o senhor Ulisses. Nada me move nem contra, nem a favor. Mas a pergunta que tem de ser feita é a seguinte:
"executou o Sr. Ulisses os mandatos que lhe foram conferidos de forma criteriosa e prudente?"

É que o Sr. Ulisses até pode ser uma pessoa adorável e amorosa, uma jóia que vos fez ver a luz, um verdadeiro profeta, que, para o caso, pouco importa. O que se aprecia é um, eventual, incumprimento jurídico. As nossas (ou melhor, as vossas, porque eu não tenho nenhuma opinião) opiniões sobre a pessoa "Ulisses Pereira" não são para aqui chamadas. O que está em causa é a atuação do profissional Ulisses Pereira, no cumprimento das obrigações decorrentes dos contratos que celebrou com cada um daqueles clientes.

Enquanto espectador que vê a situação de fora, o que lamento é que o Sr. Ulisses se veja nesta situação - estão a fritá-lo em lume brando, há anos. Por que não propuseram as ações de responsabilidade civil? Se se sentiam enganados, porque não pediriam a respetiva indemnização? Agora, possivelmente, já caducaram os direitos. Mas porque não o fizeram atempadamente?

E porque não se queixaram à CMVM? Se o Sr. Ulisses é um prevaricador, então há muito que deveria ter levado um chuto e ser erradicado da gestão de carteiras.

Esta mácula que lhe colaram, com o esgrimir de argumentos em jornais e fóruns, e sem o vergar ao peso das indemnizações, que não serve os interesses nem dos clientes, alegadamente, lesados, nem do Sr. Ulisses, que pode não ter culpa nenhuma e não se vê livre disto.

Registado: 8/6/2014 11:59

por Flecha1966 » 3/12/2014 16:35

Caro Ulisses,

Sigo com alguma atenção o Fórum, participo ocasionalmente, mas vejo e escuto com atenção as suas análises. Conforme referiu o assunto em que esteve envolvido já foi à algum tempo, tenho a certeza que o afectou na sua vida pessoal e profissional, mas os HOMENS com H grande vêem-se nos momentos mais difíceis. Já provou mais do que uma vez que é uma pessoa equilibrada, justa e que sabe moderar, e por estou certo que já deu a volta por cima.
Eu sou um amador que tem algum investimento em Bolsa, e fiquei surpreendido com a noticia. Comecei a pensar como é que um profissional do gabarito do Ulisses perdeu 90% da carteira dos seus clientes? Se um profissional perde 90% de qualquer coisa, um amador e tratando-se de €€€€ perderá muito mais, comecei eu a pensar.
Cheguei a uma conclusão, na bolsa como na vida não podemos ser gulosos, gananciosos e outras coisas mais que nos faz perder a racionalidade.
Bem já me alonguei, espero que olhe para a frente de cabeça erguida e nos traga (aos utilizadores do Fórum) análises, sugestões e outras coisas mais para que este espaço, seja um local de debate mas sempre pela positiva.
Como já referiu em alguns posts está a negociar no mercado Português, e por isso está o nosso PSI 20 numa fase de alguma volatilidade, pedia-lhe que fizesse uma análise e começando pelo inicio ou seja pela nossa Bolsa.
Tudo de bom para si
Flecha

Registado: 23/7/2013 11:42

por Primvs » 3/12/2014 15:27

pepe7 Escreveu:
Primvs Escreveu:Caro Pepe...se há coisa que eu nao busco é protagonismo...mas gosto de num forum onde se fala de bolsa e dinheiro...tentar sempre "aligeirar" e divertir a coisa!

Caro Primvs,
Não me parece um assunto para "aligeirar e divertir a coisa", pois é um assunto demasiado sério...

Primvs Escreveu:Quando eu referi isso da capa do correio da manha e do socrates...era mesmo isso...desvalorizar a coisa!

Quem anda ha anos nos mercados, ja ganhou, ja perdeu, ja teve dias bons e dias maus...alturas em que se tem o toque de midas e outras onde parece as substituiçoes do Jesus!!!!

O facto de aparecer num pasquim como o CM é mesmo isso...é algo que nao é para se dar credito! Tenho a minha opiniao sobre o que aconteceu, tenho a minha (boa) opiniao sobre o Ulisses e o Caldeirao!

Nao fico contente com as perdas ou situações menos felizes aqui do pessoal...pelo contrario...quero é que todos (inclusive eu) ganhem muito dinheiro e paguem muitos impostos!

Outras leituras que nao esta...sao abusivas!

Um abraço

Mas face ao acima citado por ti, fiquei esclarecido ao sentido do teu post, és um brincalhão :twisted:
Tudo de bom

Isto até nem é assunto para ser debatido aqui e por nós...diz apenas respeito ao Ulisses, aos seus clientes e às instâncias que forem chamadas a intervir...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Artista Romeno » 3/12/2014 15:24

Errar toda a gente erra, quem diz eu nunca teve um negocio perdedor muito provavelmente mente :-k ....
Não obstante neste folhetim houve um vencedor obvio quem cobrou comissões & afins em tanto trade com CFD....... havia uma parte no restaurante no filme wolf of Wall Street em que o chefe dizia ao Di Caprio" o objectivo é que o dinheiro nunca saia da bolsa, pois assim independentemente de eles ganharem ou perderem, nós ganhamos sempre" :mrgreen: , esse tipo de estratégia de rodar e rodar e voltar a rodar só funciona com os muito bons , o resto é só bom para quem faz a intermediação....... :-# , a melhor estratégia e mais eficiente e saber identificar oportunidades e mais do que graficos de 1 hora e 30 minutos, deixar correr dias semanas meses, se o trabalho for bem feito no longo prazo e muito mais seguro e facil ganhar, do que em movimentos bruscos e em derivados. Produtos esses que possuem o seu papel mas devem ser usados de forma regrada... diria eu :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por pepe7 » 3/12/2014 15:11

Primvs Escreveu:Caro Pepe...se há coisa que eu nao busco é protagonismo...mas gosto de num forum onde se fala de bolsa e dinheiro...tentar sempre "aligeirar" e divertir a coisa!

Caro Primvs,
Não me parece um assunto para "aligeirar e divertir a coisa", pois é um assunto demasiado sério...

Primvs Escreveu:Quando eu referi isso da capa do correio da manha e do socrates...era mesmo isso...desvalorizar a coisa!

Quem anda ha anos nos mercados, ja ganhou, ja perdeu, ja teve dias bons e dias maus...alturas em que se tem o toque de midas e outras onde parece as substituiçoes do Jesus!!!!

O facto de aparecer num pasquim como o CM é mesmo isso...é algo que nao é para se dar credito! Tenho a minha opiniao sobre o que aconteceu, tenho a minha (boa) opiniao sobre o Ulisses e o Caldeirao!

Nao fico contente com as perdas ou situações menos felizes aqui do pessoal...pelo contrario...quero é que todos (inclusive eu) ganhem muito dinheiro e paguem muitos impostos!

Um abraço

Mas face ao acima citado por ti, fiquei esclarecido ao sentido do teu post, és um brincalhão :twisted:
Tudo de bom
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Dialmedia » 3/12/2014 14:51

Caro Pecunia...olet!

Penso que as suas questões levantadas são muito pertinentes e, caso respondidas, iriam diminuir a subjectividade e parcialidade das notícias. É um facto de que, se o investidor aceitou uma carteira agressiva baseada em produtos alavancados, então é expectável resultados avultados, sejam eles de perdas ou de ganhos. Subsiste a dúvida se esses investidores aceitaram ou não a gestão de uma carteira com esse perfil e, caso tenham aceite, se sabiam o que estavam a aceitar. Ainda assim e mesmo numa carteira agressiva, 80 a 90% de perdas são de facto muito significativas e demorarão uma mão cheia de anos a recuperar.

Em relação às restantes questões de os clientes acompanharem as carteiras, fazerem queixas e tomarem acções, bom... Eu posso dar-lhe o meu caso pessoal de, enquanto gestor de patrimónios de um conjunto de pessoas, que tanto há casos de quem acompanha regularmente os investimentos efectuados, como há casos em que às vezes é uma carga de trabalhos para conseguir entrar em contacto com a pessoa para lhe informar de algum assunto ou investimento! Portanto quem sabe se não se tratará desses casos aqui elencados e que deixaram arrastar esta situação tanto tempo. Repare-se que a maioria destes eventos reportados na noticia aconteceu num período entre 3 a 6 anos atrás.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por Primvs » 3/12/2014 14:04

pepe7 Escreveu:
Primvs Escreveu:Bom dia pessoal...

é so para dizer que o Ulisses e esta história estão na capa do Correio da Manha, ao lado do Socrates :mrgreen:

Caro Primvs,
Este teu posts parece muito infeliz (protagonismo da tua parte :?: ), o que tem uma coisa a ver com a outra :?:

Relativo ao assunto em questão, já tinha lido aqui sobre tal, lamento a situação, a desilusão e tristeza em especial directamente para quem perdeu o dinheiro, e "indirectamente" para o Ulisses ( está a "pagar a factura" desde então pelo insucesso na gestão dessa(s) carteira(s) (e isso tem um custo em tudo, mesmo financeiro também para ele, não é fácil), até posso estar enganado, mas relativo à questão das comissões...não quero quer na má fé do Ulisses, acho que nenhum gestor profissional de carteiras quer perder por perder...em prol dos interesses das comissões, pois quando mais valorizar as carteiras que gere, mais se valoriza a si mesmo em tudo e a correctora, mas pelo que enumerou :
Ulisses Pereira Escreveu:Correu mal a minha incapacidade de me adaptar a um mercado que se tornou louco com a crise e depois com a injecção de liquidez no sistema. E fui demasiado teimoso, algo fatal no mercado. Além de que alguns sistemas que desenvolvi, com bons resultados passados, revelaram-se um fracasso..

A teimosia é fatal para todos nós e a questão mental é fundamental nos mercados, mesmo tendo um conhecimento muito vasto, claro que quem sabe muito, tem mais probabilidade de sucesso, mas nem sempre assim é por diversos factores.

Infelizmente a vida nos mercados é assim, parece fácil mas não o é na verdade, e todos estamos sujeitos aos erros e insucessos (quem é que nunca perdeu :?: ), sendo o Ulisses uma figura publica e gestor de carteiras o impacto da noticia é "enorme"...se fosse eu não tinha qualquer significado...
Quanto à notícia no Observador, não vou fazer comentários, pois não sou juiz, logo não sei a verdade absoluta desta triste situação. Isso é entre as partes incluídas no processo. Quem sou eu para "atirar pedras" a quem quer que seja....

Ao Ulisses pelo que acompanho aqui, tenho-o como um pessoa honesta, humilde, ponderado, conhecedor e sabedor dos mercados (dá muitos ensinamentos importantes em AT e com excelentes artigos, etc), uma palavra de alento e força, continua a ser o que és, segue o teu caminho e põe em pratica tudo o que realmente sabes.

Nota: Isto é como em todas as profissões, quando se anda por exemplo 10/15 anos com um rendimento excelente (em que "somos" reconhecidos, etc), mas ao "pequeno" erro ou "erros"...Passamos de "cavalo para burro"...

Caro Pepe...se há coisa que eu nao busco é protagonismo...mas gosto de num forum onde se fala de bolsa e dinheiro...tentar sempre "aligeirar" e divertir a coisa!

Quando eu referi isso da capa do correio da manha e do socrates...era mesmo isso...desvalorizar a coisa!

Um abraço
É da vida...

por Ulisses Pereira » 3/12/2014 13:59

Houve aqui coisas muito importantes ditas neste tópico. Não as vou comentar, pois não quero gastar mais argumentos para a altura em que os terei mesmo que usar e muitas das coisas nem sequer posso revelar aqui por sigilo profissional.

PVG, tudo isto diz respeito a alguns anos atrás. Não há nada de novo, a não ser a agenda jornalística.

Por mim, continuarei apenas a comentar o estrictamente necessário. Mesmo sabendo que os estragos pretendidos por terceiros já estão feitos.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pvg80713 » 3/12/2014 13:45

Ulisses,

esta história tem mais de 8 meses, porque é que agora apareceu em força ?

aconteceu alguma coisa mais ?

abraço
pvg

edit 1 :
para além do overtrade, o facto do teu "poison" favorito ser o CFD... também te ajudoun a enterrar de certeza... pior penso que só mesmo warrants... acho eu.

Registado: 19/4/2005 11:11

por WofG » 3/12/2014 13:44

Gosto dos artigos e das análises do Ulisses, gosto de acompanhar o forum com todos as suas controversias, o sumo que quero sou eu o responsável por o retirar.

Por isso só espero que o forum continue por muitos e bons anos.

Abraço a todos!
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por NOX » 3/12/2014 13:19

Caro Ulisses,

Estive ausente do forum como participante mas de vez em quando ainda venho cá ler qq coisa a ver se aprendo!
Este ano, com o caso do BES, consegui o feito de perder 100% da carteira de CFDs que tinha, nem trocos para o café sobraram...

Apenas quero deixar uma palavra de amizade a alguém que tanto ensina aos membros deste forum e embora a teimosia seja menos aceitável num gestor profissional isso apenas prova que és humano como todos nós...erras-te na abordagem, percebeste tarde demais mas isso faz parte...quem agora diz que a estratégia estava errada é como acertar nos numeros do euromilhoes ao sabado de manhã, isso eu tb faço! Dificil é reinventar-se, aprender com os erros e mais ainda, saber quando desistir. Penso que aqueles acontecimentos serviram para aprenderes algo e por isso não julgo nem critico, muito pelo contrario.
Aos teus clientes antigos faltou entender o verdadeiro risco das transacções que eram feitas, porque ter um gestor que coloca o nosso dinheiro no mercado não quer dizer 100% de ganho e muito menos quando estão envolvidos CFDs e produtos afins...eu não tenho €€ para ser teu cliente mas tivesse seria, agora so colocava nessa situação (exposição a CFDs) o dinheiro que realmente não m importasse de perder...
Parabéns pela honestidade e força nisso! :mrgreen:

Abraço

Registado: 6/6/2008 13:45

por pepe7 » 3/12/2014 13:07

Primvs Escreveu:Bom dia pessoal...

é so para dizer que o Ulisses e esta história estão na capa do Correio da Manha, ao lado do Socrates :mrgreen:

Caro Primvs,
Este teu posts parece muito infeliz (protagonismo da tua parte :?: ), o que tem uma coisa a ver com a outra :?:

Relativo ao assunto em questão, já tinha lido aqui sobre tal, lamento a situação, a desilusão e tristeza em especial directamente para quem perdeu o dinheiro, e "indirectamente" para o Ulisses ( está a "pagar a factura" desde então pelo insucesso na gestão dessa(s) carteira(s) (e isso tem um custo em tudo, mesmo financeiro também para ele, não é fácil), até posso estar enganado, mas relativo à questão das comissões...não quero quer na má fé do Ulisses, acho que nenhum gestor profissional de carteiras quer perder por perder...em prol dos interesses das comissões, pois quando mais valorizar as carteiras que gere, mais se valoriza a si mesmo em tudo e a correctora, mas pelo que enumerou :
Ulisses Pereira Escreveu:Correu mal a minha incapacidade de me adaptar a um mercado que se tornou louco com a crise e depois com a injecção de liquidez no sistema. E fui demasiado teimoso, algo fatal no mercado. Além de que alguns sistemas que desenvolvi, com bons resultados passados, revelaram-se um fracasso..

A teimosia é fatal para todos nós e a questão mental é fundamental nos mercados, mesmo tendo um conhecimento muito vasto, claro que quem sabe muito, tem mais probabilidade de sucesso, mas nem sempre assim é por diversos factores.

Infelizmente a vida nos mercados é assim, parece fácil mas não o é na verdade, e todos estamos sujeitos aos erros e insucessos (quem é que nunca perdeu :?: ), sendo o Ulisses uma figura publica e gestor de carteiras o impacto da noticia é "enorme"...se fosse eu não tinha qualquer significado...
Quanto à notícia no Observador, não vou fazer comentários, pois não sou juiz, logo não sei a verdade absoluta desta triste situação. Isso é entre as partes incluídas no processo. Quem sou eu para "atirar pedras" a quem quer que seja....

Ao Ulisses pelo que acompanho aqui, tenho-o como um pessoa honesta, humilde, ponderado, conhecedor e sabedor dos mercados (dá muitos ensinamentos importantes em AT e com excelentes artigos, etc), uma palavra de alento e força, continua a ser o que és, segue o teu caminho e põe em pratica tudo o que realmente sabes.

Nota: Isto é como em todas as profissões, quando se anda por exemplo 10/15 anos com um rendimento excelente (em que "somos" reconhecidos, etc), mas ao "pequeno" erro ou "erros"...Passamos de "cavalo para burro"...
Abraço,
Pepe

Querer é poder.

Registado: 29/4/2010 22:36

por Pecunia...olet! » 3/12/2014 12:21

Não conheço o Ulisses Pereira, não conheço nenhum investidor com conta na DIF e como "consumidor" recente de forums de bolsa só tive conhecimento da situação pelo artigo no Observador.
Derrotado pela curiosidade coscuvilheira lá fui espreitar pois a estória afinal já era conhecida à meses. Incapaz de ler centenas de páginas sobre o assunto fiz "o meu resumo" só com uma passagem rápida pelas primeiras e pelas últimas páginas. Certamente que me escapou muita coisa.

Mas dado o impacto sobre a credibilidade do mercado (já não é grande coisa, mas...) não posso deixar de estranhar alguns pontos que considero cruciais em casos deste género e que o jornalista não abordou (ou talvez tenha tentado mas não tenha conseguido respostas). Realço que não me interessa o caso concreto, mas em abstrato, para um caso deste género, seria interessante saber:

1) Em algum momento a gestão das carteiras foi realizada de forma distinta/contrária ao contrato de gestão assinado?

2) O artigo parece indicar que nenhum dos investidores "lesados" apresentou queixa às autoridades reguladoras ou em tribunal. Ora se tem suspeitas fundadas, tem não só o direito mas o dever de o fazer. Porque não o fizeram?

3) Os investidores tinham conhecimento (e aprovaram) que a gestão das carteiras seria realizada com elevados graus de alavancagem? Investir a totalidade da carteira em CFDs significa que o risco desse investimento é várias vezes o montante da carteira.

4) O teste classificação de perfil de investidor (que parece ter sido realizado) resultou numa classificação dos investidores no perfil de risco mais arriscado possível? Pois só este perfil deveria permitir assumir os tipos de riscos descritos.

5) Se as perdas ocorreram durante períodos alargados e eram do conhecimento dos investidores, que ações foram desencadeadas durante esse período para tentar proteger o património (pelos investidores, pelo gestor e pela instituição financeira, afinal todos são partes interessadas)?

6) O contrato de gestão identificava algum(ns) potencial(ais) conflitos de interesse do gestor ou da instituição?

Naturalmente que não espero que as partes respondam publicamente a estas questões, mas o objectivo é que qualquer participante retire conclusões positivas destes casos. O relacionamento dos investidores com as instituições financeiras tem que ser mais exigente. Temos que deixar de dizer: "Fui enganado! Não sabia nada disto!" para passar a dizer "Fui enganado! Não foi este o produto ou serviço contratado!". E neste último caso não abdicar de todos os mecanismos para responsabilizar as pessoas ou instituições.

Se nos falam em Credit Linked Notes, Contract For Difference, Equity Linked Note, First To Default, Subordinanted Bonds e nos garantem que é muito bom, temos que perguntar: "- Em linguagem que eu entenda, explique-me as características e os riscos do produto, por favor." E se a resposta for: "- Assine este documento que está tudo aí explicadinho. Este produto é maravilha! Não se preocupe." a decisão deve ser: "Não, muito obrigado. Prefiro alguma coisa que eu entenda."

Registado: 5/11/2014 11:45

por pvg80713 » 3/12/2014 11:52

Sr_Sniper,

estamos os dois dos dois lados da barricada. eu já rodei a minha carteira 5000% e não perdi dinheiro... não ganhei, é verdade, mas não perdi, mesmo tendo pago bastantes comissões... houve uma altura em que o day-trade estava na moda....

por isso chamar churning a isto... parece-me abusivo.

concordo que o Ulisses só nos deixa estar livremente aqui a dizer o que pensamos porque há um escandalo no ar...

Caros amigos do Caldeirão, também vir aqui dar graxa ao Ulisses sem perceber sequer o que se passou...também é graxisse...

Na MHO o Ulisses fez não churning mas overtrade e perdeu porque insistiu sem ver a tendendcia.... acontece... penso que gastou um bom dinheiro em propinas.... este dinheiro não deve ser negligenciado... se o Ulisses conseguir agora negociar sem Coração até pode ser que faça uns trocos...

Todos os nossos " heróis " e mitos como o Visitante e a Ana, são pessoas de gatilho fácil... O Fogueiro também rodava muito a carteira...

e pronto Ulisses, tirei-te a condição Divina e és apenas um gajo, como nós.... bem vindo a este Fórum de malta que não diz.... mas perde...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Primvs » 3/12/2014 8:42

Bom dia pessoal...

É da vida...

por Qualnhick » 3/12/2014 3:15

Quero só deixar um abraço de solidariedade ao Ulisses, que conheço dos foruns e IRC´s há muitos muitos anos e que sempre se pautou por uma postura correcta, honesta e de grande disponibilidade para partilhar os seus enormes conhecimentos em termos de bolsa.
Naturalmente que, infelizmente, nem sempre as coisas nos correm bem, não há investidor nenhum que só registe lucros e quando se gere dinheiro de outros a pressão aumenta exponencialmente. Melhor do que qualquer um de nós o Ulisses sabe o que se passou e já retirou, com certeza, ensinamentos para o futuro.
Espero continuar a ler as excelentes analises que regularmente publica.

Um abraço

Registado: 19/12/2002 2:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, Google [Bot], OCTAMA, Phil2014 e 171 visitantes