Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Observador e a gestão de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Observador e a gestão de carteiras

por etfmelhor » 2/12/2014 16:41

djovarius Escreveu:Já vos aconteceu também ? Vá lá, não mintam e admitam que sim... não vale é viver em negação. Pelo menos nos mercados !!

dj

Eu como invisto em etf (poucos e baratos) nunca me aconteceu. São baratos e eficazes. :-k :shame: \:D/

Registado: 2/12/2014 12:43

por moppie85 » 2/12/2014 16:38

pelo que me lembro da situação, o volume de rotação da carteira não foi algo "final", mas esteve sempre presente desde o inicio...

EDIT: inicio desse cliente, não sei se sendo a gestão de várias carteiras, o cliente entrou de facto, numa fase de "overtrade panic"
EDIT2: creio que a carteira ainda esteve activa alguns anos... pelo que talvez o EDIT anterior nao faça sentido...
Editado pela última vez por moppie85 em 2/12/2014 16:42, num total de 1 vez.

Registado: 15/4/2008 14:12

por etfmelhor » 2/12/2014 16:37

moppie85 Escreveu:para tal, as subquestões a colocar seriam:

1) Analisar a competência do gestor

a) Como é que se portaram outros gestores com uma filosofia semelhante no mesmo periodo de tempo?
b) O desempenho foi significativamente diferente ao do mercado?
c) Porque se deixou uma carteira esvair-se em 90% e não se parou?
d) Porque se insistiu e se continuou a insistir numa estratégia claramente perdedora? Não é sinal mais do que alarme perdas superiores a 50% numa estratégia?
e) Houve overtrading? 500 negócios e rodar a carteira daquela forma é alguma estratégia que tenha alguma vez dado frutos?

2) Analisar as Comissões / Existencia de Churning

a) Houve overtrading? (eu sei é questão repetida)
b) Os ganhos do gestor estão de alguma forma dependentes do volume de comissões ou negócios gerados?
c) O gestor tem algo a ganhar (financeiramente) com o desempenho da corretora?
d) Houve alguma vez alguma hipótese da carteira apresentada na noticia ganhar algo decente vs riscos corridos?
e) Basicamente, e reportando-me ao artigo, qual seria o ganho da carteira vs comissões pagas se os trades tivessem sido todos ganhadores? (ou seja trocar por posição contrária à assumida). Qual teria de ser o ganho nos trades para de facto se poder ter rentabilidades aceitáveis pós comissões e juros?

A juntar a estas questões eu gostaria de juntar:

1) Como se compara com um simples etf?

2) Quanto é que custa 1 etf? :-k

por djovarius » 2/12/2014 16:15

Boas,

Estive a ler com atenção este tópico, bem como o artigo a ele subjacente e confesso que estou ainda com a cabeça a andar à roda. :?
Isto faz-me recordar porque nunca quis enveredar por uma carreira de jornalismo... há demasiada malícia para o meu estilo...

Para já, quero solidarizar-me com o Ulisses. Não se abandona ou se jogam pedras a um amigo nesta ocasião. Daí, vai um abraço muito especial neste momento difícil.
Ah, e nem sequer devemos fazer deste tipo de situação uma espécie de Pedro Caldeira do século XXI, pois isto ocorre com qualquer um de nós. A diferença é que acontece com o nosso dinheiro e não com o de outros. Sempre disse que jamais faria isto na vida. Quando se perde o dinheiro e os amigos... :oops:
Também eu já rebentei com a carteira, mas ao menos era a minha... :oops: :oops: :oops:

Mas não há quedas de mitos como já alguém escreveu: o mito foram outros que o criaram, talvez levados pela excelente análise do Ulisses. Esquecem-se, porém, que analisar bem não é sinónimo de excelência no trading, nem garantia de sucesso, pois se por vezes a análise é correta e leva-nos a bom porto, outras vezes, o mercado dá-nos a volta da pior maneira.

A única situação realmente estranha aqui, se acreditarmos no que está publicado naquele pasquim, o que é duvidoso, é o facto de ter havido um desespero nas perdas, que levou ao "overtrading" e ao inevitável desastre. E, se tudo isto ainda for razoavelmente alavancado... não podia dar noutra coisa.
Já vos aconteceu também ? Vá lá, não mintam e admitam que sim... não vale é viver em negação. Pelo menos nos mercados !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por O Alquimista » 2/12/2014 16:12

Cem pt Escreveu:É assim infelizmente a vida de quem se expõe ao trading, recordo-me que um dos mais famosos traders de todos os tempos, refiro-me ao Jesse Livermore, terá ido por 3 vezes à falência na sua vida lendária de trader em Wall Street!

Amigo Cem, esse suicidou-se.

A peça jornalística dá pano para mangas em matéria de temas:
- quem ensinou quem/quem aprendeu com quem (optar por deixar o mercado ensinar sai caro; o ensino barato sai caro; etc.);
- o que é e o que faz um trader, sua distinção de analista, quanto tempo leva a formar;
- uso de stoploss: quando calcular e como;
- será boa política deixar que o cliente "observe por cima do ombro do trader"?
- no contexto da "concorrência", quem é a Dif Broker e o que é que ela pode proporcionar a quem procura formação e o que é que representa trabalhar nela/para ela/com ela?

Uma pequena nota: no passado chamei várias vezes a atenção para um tema quente - a performance, os resultados, que é aquilo que conta. Vários foristas, não sei se incomodados com a temática, vieram a terreiro tecer críticas sobre o facto de se estar a comparar o "tamanho da coisa". Vejo agora, com indesmentível alegria, que o tema retorna à ordem do dia. :clap:
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Limonov » 2/12/2014 16:03

Caro Cem,

Disseste tudo o que era importante, quem não conseguir compreender que isto são coisas que podem acontecer, deverá deixar de meter euros na bolsa, quer pessoalmente quer através de gestores.

Caro Ulisses,

Gostei da atitude.

A todos os que nunca perderam na bolsa ou que nunca meteram a pata na poça, Fernando Pessoa costumava dedicar o seguinte poema:

Poema em linha reta

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por moppie85 » 2/12/2014 15:57

Ora boas,

Já conhecia este tema há algum tempo... De facto, tive conhecimento desta novela há uns meses quando começaram a aparecer por aqui tópicos fechados, mensagens apagadas, menções a tópicos em fóruns da concorrência, etc.

Lembro-me de ter sido surpreendido porque não tinha qualquer noção do desastre que foi a gestão de carteiras do Ulisses para alguns dos seus clientes (não sei se foram todos ou se foi só uma pequena parte, mas também não me interessa). Aliás, como muitos que participam aqui (e outros que entretanto deixaram de participar) tinha a ideia de que o Ulisses dominava bem os mercados - nunca tinha lido casos negativos, a sua rubrica "discos pedidos" é normalmente recebida com "elogios", apresenta alguns artigos publicados no negócios com alguma qualidade e era (e continua a ser) gestor de uma corretora conhecida na nossa praça (que verdade seja dita é bem pequena, o que torna mais fácil uma corretora ser conhecida...)

Quanto ao artigo, considerando já conhecia o que lá estava escrito porque já tinha lido o tal tópico do fórum da concorrência, parece-me bem estruturado, mas ligeiramente enviesado. De facto, parece que o mesmo foi relativamente "encomendado" - ou seja, põe a nú o que se passou, mas indica coisas e factos que de nada ajudam à análise da situação: honestamente, o que me interessa a mim enquanto leitor que o Ulisses além de ser gestor e escrever artigos para o negócios, tem um pai deputado do PSD, treina equipas de andebol, faz comentários e joga poker? Tenta-se inferir neste artigo que o Ulisses perdeu o capital por ter muitas ocupações e basicamente tenta-se passar a imagem de "entende de tudo menos de bolsa, que por acaso, é o que mais faz." Pergunto-me se fosse um artigo em que o Ulisses tivesse em vez de perder 90% (dividir por 10 o capital inicial), ganho 1000% (multiplicado por 10 o capital inicial), se as menções de ter um pai deputado e o resto teria qualquer relevância.

Assim sendo, creio que, como em quase tudo na media portuguesa, se trata de uma noticia encomendada - note-se que com isto não coloco em causa a pertinência do tema - coloco em causa o motivo e o "enviesamento natural" que alguém que já fez o julgamento antes mesmo de começar a fazer o artigo acaba por apresentar. Não tenho qualquer dúvida que o artigo surgiu não por pura investigação jornalistica, mas porque o jornalista foi contactado.

Por outro lado, outro defeito que aponto ao mesmo, é basear-se em comentários de um fórum em algumas partes, nomeadamente citando utilizadores de outro fórum - não creio que a forma mais correcta de clarificar o que quer que seja, seja transformar a coisa num tipo de "guerrilha" de "uns dizem isto num fórum", "uns foram banidos do CdB" e coisas do género. Podia ter sido feito um artigo de qualidade bem superior através da análise das afirmações dos clientes, dos seus extractos e das respostas dadas pelo Ulisses. Isto sim é que interessava - confrontar dados objectivos e obter justificações.

Quanto a situação, já dei noutro fórum a minha opinião sobre o assunto. Não a dei na altura aqui porque os todos os tópicos que encontrava na altura rapidamente descarrilavam e/ou eram encerrados.

Desta forma, e como isto está a ser comentado aqui (e de certeza que já foi lido por N pessoas (e acredito que pelo Ulisses também)), coloco aqui a opinião que coloquei na altura:

Ora boas tardes a todos,

Tenho vindo a acompanhar este tópico já há algum tempo. Aliás, quase desde o inicio quando vi referido no "Caldeirão" que existia um "fórum da concorrência" em que havia uma polémica qualquer sobre o Ulisses. Embora não seja um leitor assiduo (e não participo) neste fórum, desconfiei que estivesse "alojado" aqui.

"Conheço" alguns dos participantes deste tópico do outro fórum (artista, sniper, nougood) e é no outro fórum que costumo participar em diversos tópicos que acho interessantes.

Ao fim de ler este tópico (incluindo vários posts que o Inc deve ter apagado), as conclusões que tiro são simples:

- 1º o Ulisses (neste caso) não geriu bem a carteira - uma perda de 90% em 3,5 anos é obra! Não conhecia as performances do Ulisses até ao momento. Foi um pouco um balde de água fria: gosto das análises que ele faz, e tinha a ideia que ele seria pelo menos um razoável/bom gestor de carteiras. Aliás, há uns tempos atrás pensei em colocar algum dinheiro que tinha disponivel na DIF para gestão do Ulisses. No entanto, como não tinha qualquer histórico de carteiras dele, não gostei das comissões cobradas e, até tinha algum tempo para gerir os meus investimentos acabei por decidir gerir a minha própria carteira - parece ter sido uma decisão acertada.

- 2º Um dos motivos que me fez não criar a conta na DIF foi o perigo de churning ( na altura nem sequer sabia que isto tinha um nome!). Achei que estar a pagar em média 0,4% por cada trade completo sem qualquer garantia de sucesso e sem nenhuma "perda" para a corretora por uma sucessão de negócios negativos, era um risco que eu não estava disposto a correr e, que em última análise não garantia que quem quer que fosse não fizesse mais trades (rodasse mais a carteira) do que seria necessário, ou até aconselhável. No "minimo" o que aceitaria era que, estando a contratar serviços "profissionais", que os trades que resultassem em perdas significativas, a corretora assegurasse a comissão. Algo do género - perdas superiores a 10% do mercado em questão, isentariam o cliente das comissões de gestão/transacção - uma vez que o gestor de carteira comportou-se "significativamente" pior que o mercado. Algo deste género, possivelmente estaria disposto a arriscar.

3º Não sabia que algumas das comissões iriam, no fim de contas, reverter a favor do gestor. Acho isso incorrecto - entendo que receba uma parte do success fee, mas não das comissões geradas. Ao existir uma forma de remuneração ligada à quantidade de comissões geradas, provoca o "bichinho" do overtrading.

4º Thorn, peço desculpa, mas parece-me que estás a tentar defender o indefensável - a curva diz tudo, por mais voltas que tentes dar - uma perda de 90% em três anos é pior que péssima gestão - eu diria que é gestão danosa de património.

5º Na minha opinião, não há dúvidas que o overtrading terá sido o maior responsável pela erosão da carteira. A simulação do Inc reproduz com uma grande proximidade o que aconteceu à carteira do Nougood. Podes dizer que não foi tudo para a DIF e que parte foi para a Saxo e que parte é "risco de mercado" (e aqui estou mais perto da posição do Inc do que da tua), mas o facto é que as perdas de bolsa em si representam (pelas contas apresentadas) cerca de 20-30% das perdas, sendo o resto comido em comissões e spreads. Não há volta a dar a isto - com esta forma de negociar, o Nougood não tinha qualquer hipotese de ganhar dinheiro. Ora, se o objectivo da gestão de carteiras não é delapidar património mas o seu inverso, penso que, a gestão da carteira por parte do Ulisses foi dolosa - não acredito que um trader com 14 anos ou mais de experiência não consiga ver o que um "simples leigo" consegue ver - com aquela estratégia, era a morte certa da carteira.

6º Por fim, não colhe o argumento que o Nougood tinha o acompanhamento online da carteira e que, portanto, era responsável por seguir a sua evolução. Quem contrata um serviço desses é exactamente para "ganhar um pouco mais do que um simples DP" e, não tendo conhecimentos ou tempo para isso, "pagar" essa responsabilidade a outra pessoa. Ora, se tu estás a pagar para defenderem os teus interesses, tens de receber um serviço pelo menos aceitável e não viciado, especialmente quando se fala de dinheiro. Se eu não tenho tempo ou conhecimentos para gerir a carteira e assino um contrato de gestão, faço fé que a gestão será feita nas melhores das formas de forma a salvaguardar o meu dinheiro, independentemente do meu acesso (ou não) aos dados da conta. Imagina se eu fosse a Ti Maria do Campo com 80 anos e que colocava o meu dinheiro num gestor de carteiras - até sabia abrir e fechar a plataforma da DIF e até abria e fechava todos os dias. Isso faz de mim uma pessoa capaz de seguir e apreciar (de forma critica) a evolução da carteira? Ou entender se as perdas são devidas ao mercado ou às comissões? Que tipo de estratégia está a ser assumida? Não me parece, e, por isso não te posso dar razão nesse ponto também. O acesso em tempo real à carteira não é igual a que eu seja capaz de seguir a evolução da mesma.

7º Acho má-fé da DIF não ter facultado as perdas devido a trading, a spread e a comissão (pelo menos a comissão!) separados. Mostra que tem algo a esconder. Havendo sequer a suspeita de algo errado, seria de todo o interesse por tudo a pratos limpos. O não querer fazer isso, mostra, em minha opinião (e creio não ser o único) que está a esconder algo - que não quer que se veja (e que seja publicitado) o verdadeiro valor das comissões e spreads e o seu impacto na carteira.

8º Acho que há aqui muito comentário que não trás nada de novo e, há muitas questões que não são respondidas, não sei se por saberem que realmente o outro tem razão, ou por causa do clima quase insultuoso de alguns posts. Não gostei de alguns posts do neoliberal e de outros, mas também achei de baixo nivel as tentativas de intimidação (com IPs e tudo) por parte do Thorn. Também achei offtopic a colocação de "publicidade" sobre uma conferencia qualquer em que este vai participar. Acho que não tem nada a ver com o tópico.

9º Por fim, não vou mudar a minha forma de intervenção no "Caldeirão", nem noutro sitio qualquer. No entanto, achei interessante este tópico, na medida que me abriu os olhos para muita trafulhice que se passa no mercado financeiro português que mostra a falta de independencia que muitos intervenientes têm e que prova mais uma vez que "está meio mundo a ver se engana outro meio mundo".

10º Por finzinho finalmente, é certo que não negociaria na DIF após este episódio. Não é normal deixar um trader perder 90% de uma carteira... Que raio de controlo é feito sobre os gestores de carteiras que empregam?!?!?! Por mais igual, superior, inferior que sejam as comissões comparadas com outros bancos, uma broker que deixa um gestor arrebentar 90% da carteira de um cliente e ainda é alegadamente bem pago por isso, não tem qualquer credibilidade. Não tenho nada contra o Ulisses - podia ser um Viana, um Pinto, um Trengo ou quem quer que seja - mas para mim DIF (ou outra qualquer que se comporte da mesma forma) jamais!

Assim, creio que para esclarecer o assunto, a questão fundamental é "o que levou a perdas de 90% nas carteiras?"

para tal, as subquestões a colocar seriam:

1) Analisar a competência do gestor

a) Como é que se portaram outros gestores com uma filosofia semelhante no mesmo periodo de tempo?
b) O desempenho foi significativamente diferente ao do mercado?
c) Porque se deixou uma carteira esvair-se em 90% e não se parou?
d) Porque se insistiu e se continuou a insistir numa estratégia claramente perdedora? Não é sinal mais do que alarme perdas superiores a 50% numa estratégia?
e) Houve overtrading? 500 negócios e rodar a carteira daquela forma é alguma estratégia que tenha alguma vez dado frutos?

2) Analisar as Comissões / Existencia de Churning

a) Houve overtrading? (eu sei é questão repetida)
b) Os ganhos do gestor estão de alguma forma dependentes do volume de comissões ou negócios gerados?
c) O gestor tem algo a ganhar (financeiramente) com o desempenho da corretora?
d) Houve alguma vez alguma hipótese da carteira apresentada na noticia ganhar algo decente vs riscos corridos?
e) Basicamente, e reportando-me ao artigo, qual seria o ganho da carteira vs comissões pagas se os trades tivessem sido todos ganhadores? (ou seja trocar por posição contrária à assumida). Qual teria de ser o ganho nos trades para de facto se poder ter rentabilidades aceitáveis pós comissões e juros?
Editado pela última vez por moppie85 em 2/12/2014 16:06, num total de 2 vezes.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Cem pt » 2/12/2014 15:27

Certamente o Ulisses não precisaria do meu apoio para nada mas vou só aqui deixar alguns testemunhos e reflexões pessoais:

- Conheço o Ulisses dos fóruns da Bolsa desde há mais de 15 anos.

Além de pessoa muita reta considero-o um Amigo verdadeiro e daí que as minhas considerações nesta mensagem possam ser consideradas um tanto ou quanto enviesadas.

- Durante os tempos épicos desses primeiros foruns, o Caldeirão ainda não existia.

O Ulisses já era considerado não um mas o ponto de referência sobre previsões dos mercados.

Lembro-me na altura de uma sequência de dias de evolução do PSI-20 em que o Ulisses adivinhou exatamente o que o índice ia fazer no dia seguinte, sem um único erro, durante quase 3 semanas consecutivas.

Tratou-se de uma probabilidade de acerto impressionante e que na altura o tornou uma referência legendária com direito a entrevistas em revistas e tudo (se não estou equivocado, terá sido a “Exame”, mas posso estar enganado).

- Obviamente que quem anda exposto aos mercados anda nesta atividade fascinante para ganhar e perder.

Quem afirmar o contrário e disser que só ganhou no trading dos mercados não pode estar a dizer a verdade.

Eu também sou daqueles que já perdi dinheiro nos mercados ao longo de um ano inteiro civil, apesar de muita gente me levar em grande consideração.

Acima de tudo somos humanos e todos erramos!

Lógico que o ideal, por vontade própria, seria termos sempre lucros anuais, infelizmente tal não é possível.

- É certo que há formas de reduzir a exposição a perdas significativas e a drawdowns violentos mas a natureza humana não é de ferro.

Reconheço que quando sofremos perdas a primeira reação instintiva é aumentar a exposição ao risco, nem sempre a disciplina é de ferro e é seguida ao milímetro, só que neste caso as consequências tanto podem esbater as perdas iniciais como aumentar ou potenciar ainda mais as perdas.

Provavelmente terá sido este o cenário de desastre, durante o período em causa, que terá ocorrido com o Ulisses.

Evidentemente é de lamentar as perdas sofridas pelas pessoas, cujas carteiras ficaram expostas a perdas durante essa infeliz sequência de negócios, mas na realidade não há nada a fazer já que os drawdowns das carteiras são proporcionais aos riscos assumidos e no caso em questão a predominância em arriscar face a posições expostas a produtos alavancados (CFD) de facto não terá resultado como os detentores das carteiras gostariam ou como o Ulisses desejaria.

É fácil de deduzir que todos os intervenientes sofreram e muito com o sucedido.

É assim infelizmente a vida de quem se expõe ao trading, recordo-me que um dos mais famosos traders de todos os tempos, refiro-me ao Jesse Livermore, terá ido por 3 vezes à falência na sua vida lendária de trader em Wall Street!

É a vida do trading, infelizmente não podemos reverter o que por vezes corre mal na vida.

- No entanto, para finalizar, todos somos testemunhas da validade e grau de acerto das análises e interessantes artigos de opinião com que o Ulisses periodicamente nos tem brindado aqui no Caldeirão.

Sobretudo revela uma visão e um grau de conhecimento muito acima do normal e, mais que tudo, a exemplar postura do Ulisses como moderador e pessoa bem formada, que se nota ao longo dos seus muitos milhares de mensagens e posts sobre os mercados.

Isso não pode passar em claro e é algo que sobreleva a sua retidão como ser humano exemplar.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por j0a0 » 2/12/2014 15:23

Pata-hari, sabes qual é a diferença entre ti, mim, o Ulisses e todos os outros?!
Nenhuma!!! Somos todos iguais e erramos todos os dias.

E só quando chegamos a esta conclusão, é que realmente enriquecemos.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por Chavaska » 2/12/2014 15:21

pata-hari Escreveu:
j0a0 Escreveu:Ulisses, o teu trabalho é como todos os outros no mundo.
Quando temos profissionais e com formação numa área, e se pede um serviço e sai um prejuízo (mal servido) tem de se levar com as consequências.

Quando se vai ser operado e o cirurgião faz um mau trabalhado, ele leva com com as consequências, em todas as frentes.
O mesmo falando da ida ao mecânico, à farmácia, ao restaurante....

Mas existem erros pequenos até a ao maior dos erros.
E as consequências variam de acordo com o erro...

Tu erras-te (como todos erramos) e vais levar com as consequências (como todos levam).
Agora tens de apreender, com esse erro, e nunca mais repetir o mesmo erro. Independentemente de os investidores saberem do erro.
Em relação à tua imagem, podes nunca mais ser a mesma.

Termino com 3 frases:

A vida é um filme onde não existem preparações ou treinos... E cada minuto marca o minuto seguinte até ao fim do filme.
Cai 7 vezes, levanta-te 8.
O que tem resolução, não te preocupes. E o que não tem resolução... Não vale a pena te preocupares!

Já me ri. A frase não podia estar melhor para quem espalha conselhos.

Não sei porquê... mas axo que te enganaste no alvo... :shame:

Registado: 3/12/2007 11:12

por Pata-Hari » 2/12/2014 15:01

j0a0 Escreveu:Ulisses, o teu trabalho é como todos os outros no mundo.
Quando temos profissionais e com formação numa área, e se pede um serviço e sai um prejuízo (mal servido) tem de se levar com as consequências.

Quando se vai ser operado e o cirurgião faz um mau trabalhado, ele leva com com as consequências, em todas as frentes.

Tu erras-te (como todos erramos) e vais levar com as consequências (como todos levam).
Agora tens de apreender, com esse erro, e nunca mais repetir o mesmo erro. Independentemente de os investidores saberem do erro.

Termino com 3 frases:

A vida é um filme onde não existem preparações ou treinos... E cada minuto marca o minuto seguinte até ao fim do filme.
O que tem resolução, não te preocupes. E o que não tem resolução... Não vale a pena te preocupares!

Já me ri. A frase não podia estar melhor para quem espalha conselhos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 2/12/2014 14:59

Já agora, deixem-me abordar a questão da censura. Uma das razões pela qual o negócios se associou ao caldeirão substituindo o fórum que tinham pelo fórum do caldeirão, é exactamente o facto do fórum ser moderado - algo que as pessoas gostam de chamar "censurado" quando não aceitam as regras mínimas de participação. Para a Cofina, estava fora de questão continuarem a alimentar um espaço onde valia tudo.

A razão pela qual o caldeirão tem permanecido um espaço vivo é, estamos convictos, o facto de nem tudo ser permitido. À semelhança do que temos em casa e no nosso circulo de amigos e à semelhança dos espaços não-virtuais que frequento, não vale tudo, há regras de convivência, regras de respeito e de boa educação. Se assim não fosse, eu certamente não estaria aqui.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por bogos » 2/12/2014 14:52

Acima de tudo há que dar a cara.

Acima de tudo há que assumir erros.

Acima de tudo há que ser transparente.

O mercado é doloroso. Os investidores tem que assumir os seus erros de decisão e os profissionais idem ibidem.

O Ulisses sabe bem que cometeu um erro, que se calhar hoje faria de forma diferente. (Apesar de eu desconhecer o teor da conversa gestor/cliente numa determinada fase de perda da carteira).

Todos nesta questão perderam de uma certa forma. Uns mais que outros, mas mesmo a própria correctora perde também pelas noticias.

A pedagogia tem que continuar a ser feita. O mercado não é para todos. Mas conscientemente participando nele, cada um tem que assumir as suas consequências...

Mesmo um profissional falha e não é por lhe colocar o dinheiro nas mãos que ele à partida deixa de errar.

Como digo, não sei o ponto das conversas tidas entre gestor/cliente, mas a meio de uma perda de carteira certamente o gestor terá que ter uma atitude pró-pedagógica e o cliente uma manifestação escrita.

Isto que se passou faz parte do mercado. O mercado é também isto. Este é um bom exemplo real que deve ser lido por quem quer investir nos mercados financeiros.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Quimporta » 2/12/2014 14:36

Ulisses Pereira Escreveu: A notícia é que se refere a factos que já têm alguns anos, apesar de parecer tudo fresco.

Realmente aquele Jornalista é um Saramago a manobrar entre tempos verbais. Tá-se sempre a aprender.

António não é tão conservador. Em maio de 2008, perguntou ao seu gestor de carteira (...) Criei uma folha de Excel em que registava todas as operações, mas acabei por desistir no final do ano [de 2009]. ”, - in Observador

Já os contributos que vai buscar à concorrência do CB, são do melhor:

(...) ventilaram acusações ao gestor de carteiras no principal fórum concorrente do Caldeirão de Bolsa, o ******(1) . O tópico “O Affair das rentabilidades do Ulisses Pereira”, iniciado em março de 2014, o quarto mais participado na sua história, tem inclusivamente sugestões (...) - in Observador

(1) - nome obliterado pelo Quim - que no entanto está disponível para reverter mediante acordo prévio de contribuições de publicidade gratuita. A ver se elevamos o tópico para o terceiro do ranking
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por j0a0 » 2/12/2014 13:58

Ulisses, o teu trabalho é como todos os outros no mundo.

Termino com 3 frases:

Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por etfmelhor » 2/12/2014 12:50

Como estariam essas pessoas se tivessem colocado o seu dinheiro em 2 etf (50%/50% Ações/Obrigações)? :-k

por nelsonfilipe » 2/12/2014 12:38

Quimporta Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu: muito, muito ( 100000 vezes muito ) ...

Raios Nelson... fora a parte em que me estragas com mimos, percebi que o teu ponto estava apenas muito muito diluído na questão do "mito morto". :wink:
Já cá não está, quem...

Vou rever o texto ao Pai Natal ... deveria era trazer umas travesseiras para alguns investidores refletirem primeiro para não refilarem depois... Ou melhor.. Travesseiros não, outra coisa... Para não se embalarem muito com sonhos e mitos :D

Eu pra dar mimos sou do melhor que há, especialmente daqueles que não se pedem, dá-se logo sem se avisar. Quando quiseres é só pedir que estou disponível, até te dou a minha morada se quiseres.

Registado: 10/9/2009 15:41

por 5640533 » 2/12/2014 12:35

Ulisses Pereira Escreveu:Obrigado a todos pelos vossos posts.

Quanto aos artigos só serem comentados no Caldeirão, caro 5640533,foi uma das dezenas de coisas ali escritas que se o jornalista me tivesse perguntado, teria todo o gosto em ter respondido. Isso acontece de forma a aumentar o tráfego do Caldeirão e a criar uma maior interacção entre o fórum e o site. Sempre foi assim desde a primeira hora em que o Caldeirão e o Negócios se associaram.

Mas quando se quer lançar suspeitas, tudo vale.

Abraço
Ulisses

O Caldeirão tem tráfego invejável. Não é preciso criar suspeitas de censura se ela não tem razão de ser. Ainda menos agora que já está tudo a descoberto.
Confesso que até hoje não sabia de nada. Fiquei realmente triste pelas pessoas que perderam tanto dinheiro. Por outro lado, já não me vou autocastigar tanto pelos meus erros.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Quimporta » 2/12/2014 12:34

nelsonfilipe Escreveu: muito, muito ( 100000 vezes muito ) ...

Raios Nelson... fora a parte em que me estragas com mimos, percebi que o teu ponto estava apenas muito muito diluído na questão do "mito morto". :wink:
Já cá não está, quem...

Vou rever o texto ao Pai Natal ... deveria era trazer umas travesseiras para alguns investidores refletirem primeiro para não refilarem depois... Ou melhor.. Travesseiros não, outra coisa... Para não se embalarem muito com sonhos e mitos :D
Editado pela última vez por Quimporta em 2/12/2014 12:36, num total de 1 vez.

por nelsonfilipe » 2/12/2014 12:30

Ulisses Pereira Escreveu:nelson, deixa-me apenas esclarecer que essa pausa de alguns meses já foi feita há bastante tempo. A notícia é que se refere a factos que já têm alguns anos, apesar de parecer tudo fresco.

Abraço,
Ulisses

Não sabia disso Ulisses. O que interessa é que voltes ao patamar onde estavas e onde mereces estar. Mas claro, isso vai levar muito tempo...Boa sorte e claro, obrigado por teres ensinado muitaaaaaa gente neste fórum..

Um abraço

por Ulisses Pereira » 2/12/2014 12:27

nelson, deixa-me apenas esclarecer que essa pausa de alguns meses já foi feita há bastante tempo. A notícia é que se refere a factos que já têm alguns anos, apesar de parecer tudo fresco.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nelsonfilipe » 2/12/2014 12:22

Quimporta Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu: Lamento mesmo muito, mas o mito do Grande Ulisses chegou ao fim...
Um grande abraço

Caro Nelson Filipe,

Estarás a falar do Ulisses do grande poema épico de Homero, certo?!
Se assim é compreendo, porque mitos e feitos de semi-deuses gregos também não é bem o género de coisa que me cause arrepios. Lê-se um bocadito, até gosto de ver no cinema quando mete atrizes giras, mea culpa… , mas desde que cheguei aos 14 que não acredito em semi-deuses que abatem aos milhares de adversários com uma lança e vestidos de saínha pela meia-perna (mentira.. foi só aos 27 anos…)

Também não acredito que alguém, já adulto, faça investimentos em bolsa sem conhecer minimamente que corre riscos.
Se o faz é porque realmente acredita em mitos… boa sorte com a Odisseia, que já nos encontraremos para lá fim do mundo, no meio dos monstros de sete cabeças.. ou seis ou cinco, que alguma já terá sido decapitadas pela espada do Hércules…

Bem… agora tenho que ir que tenho que escrever ao Pai Natal…
Vou começar assim: “caro Pai Natal… desejo nesta quadra que todos os meninos aprendam que cada um deve usar o seu próprio pirilau”

Caro, se reparares bem, eu não estou contra o Ulisses. Quanto ao facto de desejares coisas ao pai natal como cada um deve usar o próprio pirilau, tu la sabes, vê lá se não queres que eu te mande enfiar o dito cujo noutro lado.
Em relação ao Ulisses, eu e muitos outros aprendemos muito, muito ( 100000 vezes muito ) com ele, e na nossa vida, existem fases menos boas. Por isso estava a dizer para ele fazer uma pausa, não só de poucos dias, mas de largos meses para esquecer tudo, e depois voltar com calma.
Além disso, o outro fórum concorrente do CdB, acho que existe em muito para denegrir a imagem do Ulisses.

Abraço

por Ulisses Pereira » 2/12/2014 12:13

Obrigado a todos pelos vossos posts.

Quanto aos artigos só serem comentados no Caldeirão, caro 5640533,foi uma das dezenas de coisas ali escritas que se o jornalista me tivesse perguntado, teria todo o gosto em ter respondido. Isso acontece de forma a aumentar o tráfego do Caldeirão e a criar uma maior interacção entre o fórum e o site. Sempre foi assim desde a primeira hora em que o Caldeirão e o Negócios se associaram.

Mas quando se quer lançar suspeitas, tudo vale.

Abraço
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Quimporta » 2/12/2014 12:13

nelsonfilipe Escreveu: Lamento mesmo muito, mas o mito do Grande Ulisses chegou ao fim...
Um grande abraço

Caro Nelson Filipe,

Estarás a falar do Ulisses do grande poema épico de Homero, certo?!
Se assim é compreendo, porque mitos e feitos de semi-deuses gregos também não é bem o género de coisa que me cause arrepios. Lê-se um bocadito, até gosto de ver no cinema quando mete atrizes giras, mea culpa… , mas desde que cheguei aos 14 que não acredito em semi-deuses que abatem aos milhares de adversários com uma lança e vestidos de saínha pela meia-perna (mentira.. foi só aos 27 anos…)

Também não acredito que alguém, já adulto, faça investimentos em bolsa sem conhecer minimamente que corre riscos.
Se o faz é porque realmente acredita em mitos… boa sorte com a Odisseia, que já nos encontraremos para lá fim do mundo, no meio dos monstros de sete cabeças.. ou seis ou cinco, que alguma já terá sido decapitadas pela espada do Hércules…

Bem… agora tenho que ir que tenho que escrever ao Pai Natal…
Vou começar assim: “caro Pai Natal… desejo nesta quadra que todos os meninos aprendam que cada um deve usar o seu próprio pirilau”

por 5640533 » 2/12/2014 11:59

O Observador fala do tratamento especial da parte do Jornal de Negócios em relação aos comentários. Acho que este tratamento é inadmissível e deve acabar. É precisa coragem e a tal rectidão. Ou os artigos de opinião só passam a aparecer no Caldeirão.

Registado: 29/11/2007 1:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Google [Bot], Phil2014, PMP69 e 74 visitantes