Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Observador e a gestão de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Observador e a gestão de carteiras

por Diacono » 2/12/2014 11:28

Chover no molhado não serve de nada...

Ulisses, de certeza que já paraste, já pensaste e agora vais agir de outra forma. A tua mudança para os mercados nacionais não é, por certo, um acaso.
Acredito que durante esse tempo viveste de forma demasiado intensa os mercados e não foste capaz de sair de casa sem que a cabeça estivesse a visualizar gráficos e a delinear trades e daí os excessos de operações de que falam no texto.
Espero que o futuro te corra melhor.
Na formação que tive contigo percebi que és uma pessoa honesta, simples e trabalhadora. Dar a cara perante esse assunto é uma atitude louvável.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Celsius-reloaded » 2/12/2014 11:27

Não sabia de qualquer acusação, nem do artigo do Observador.

Por essa razão não posso deixar de parabenizar o Ulisses pela rectidão demonstrada, ao colocar aqui a noticia e os seus contra-argumentos.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por traderh » 2/12/2014 11:14

A mim o que realmente me ficou na retina, foi o lapidar de investimento através das comissões.

Mas tambem foi por este tipo de comissões e de possiveis perdas, que decidi que para fazer asneira faço-a eu e pronto, e escuso de ficar com aquele sentimento de que fui engando. Porque deve ser esse o sentimento daqueles que perderam 90% do seu investimento.

Registado: 10/6/2014 9:24

por daniel__ » 2/12/2014 11:09

C78 Escreveu:Quem lê este artigo, bastante maçudo, fica logo com a ideia de que se trata de um artigo tendencioso e encomendado, para denegrir o Ulisses, que não tem nenhum prazer, ganho ou orgulho pessoal fazer os seus clientes perderem dinheiro. O artigo também serviu para promover outro fórum de bolsa.
E já agora uma pergunta, Ulisses: porque motivo passaste a negociar mais na bolsa nacional e não noutra europeia, tendo em conta a baixa liquidez em comparação com o mercado americano a que estavas habituado?

Forte abraço!

Subscrevo. Pessoalmente achei o artigo demasiado pesado e focado num alvo. Seria justa uma comparação, conversa com outros gestores de conta e respectivos desempenhos.

Na mesma altura houve fundos de acções com perdas de cerca de -70%, vão entrevistar esses gestores de carteira também.
Editado pela última vez por daniel__ em 2/12/2014 11:18, num total de 1 vez.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por C0rr3i4 » 2/12/2014 10:51

Quem lê este artigo, bastante maçudo, fica logo com a ideia de que se trata de um artigo tendencioso e encomendado, para denegrir o Ulisses, que não tem nenhum prazer, ganho ou orgulho pessoal fazer os seus clientes perderem dinheiro. O artigo também serviu para promover outro fórum de bolsa.
E já agora uma pergunta, Ulisses: porque motivo passaste a negociar mais na bolsa nacional e não noutra europeia, tendo em conta a baixa liquidez em comparação com o mercado americano a que estavas habituado?

Forte abraço!
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por traderh » 2/12/2014 10:00

Ainda tenho aqui gravado o video em que ele identifica o bull do psi20, guardadinho para a posteridade, graças a ele ganhei muito dinheiro, infelizmente este ano não "ouvi" as tuas dicas sobre o Bear e perdi muito dinheiro o que em fevereiro era um sonho em dezembro é um pesadelo.

Sendo isento e imaginando que não conheço o ulisses nunca ouvi falar dele esta peça jornalistica acho que é perfeitamente justificável, imaginem que voces não conhecem o ulisses manteriam a mesma opinião? quereriam que ele fosse o vosso gestor de conta? Querem a dif como vossa gestor de conta. Só aquela nota de perder 50% em 250 + 250 transações de igual valor é assustador.

Digo mais, esta noticias pode ser uma noticia para a SIC ou TVI.

Nota final, sinceramente não consigo perceber como ele deixou a situação arrastar-se até aquele ponto principalmente tendo em conta todos os conselhos que ele nos dá, mas lá está faz o que eu digo não faças o que eu faço. Continuo com a mesma admiração por ti como moderador do caldeirão.

Registado: 10/6/2014 9:24

por nelsonfilipe » 2/12/2014 8:07

De facto são impressionantes as perdas caro Ulisses... Lamento muito. Para um trader profissional é um desempenho muito mau. Na minha humilde opinião, acho que devias tirar uns meses sem fazer um único trade, e depois voltar e fazeres a gestão apenas do teu dinheiro durante mais uns tempos. Lamento mesmo muito, mas o mito do Grande Ulisses chegou ao fim...

Um grande abraço

Registado: 10/9/2009 15:41

por O Estóico Ocioso » 2/12/2014 3:09

O Ulisses, que eu não conheço pessoalmente e com quem pouco interagi aqui no Caldeirão, mais que gestor, analista ou guru, é um homem que, de momento, passa por uma situação difícil, merece então, quanto a mim, o apoio e carinho daqueles que são os seus verdadeiros amigos.

Ulisses, um forte abraço!

Registado: 27/7/2014 0:32

por Optimiza » 2/12/2014 2:47

Ulisses, notável a honestidade e a coragem de colocar um artigo que denigre deliberadamente a imagem do trader e do gestor / "Não é o que lhe acontece, mas como reaje ao que lhe acontece, que conta" Epictetus
Pontualmente, tinha lido sobre o assunto em alguns tópicos bloqueados, mas depreendia que não passavam de epifenómenos da hubris lusitana.

Numa realidade financeira complexa e com interesses assimétricos, para todos os investidores, temos investimentos perdulários, investimentos assim assim e investimentos sublimes. Eu, como muitos, aprendemos, partilhámos e evoluimos em alguns investimentos sobre activos bolsistas graças a ti! Fazendo parte da equipa que criou o caldeirão, deste o contributo para que houvesse melhor informação, divulgação e contraditório sobre oportunidades de investimento (os livros e artigos reforçaram o papel formativo).

Keep on the good work e não esquecer que nos investimentos e na vida “No rose without a thorn. Yes, but many a thorn without a rose.” Schopenhauer
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por fff » 2/12/2014 2:37

Semprei gostei de ler as analises e artigos do Ulisses .

A unica coisa que me surpreendeu foi a percentagem das perdas. Pensei que existisse uma melhor interiorização da gestão do risco, e stop loss.

Eu para a minha gestão pessoal sempre defini que não aceitava perdas anuais superiores a 5%.
No inicio tive um ano em que atingi uma perda de 5%. Era uma soma elevada para mim. Assumi que não sabia o que estava a fazer , parei e passei o resto do ano a estudar os mercados e a simular transacções.

Desde então sempre que num ano entro em territorio negativo, paro durante algum tempo, e vou analisar os trades que fiz , as condicionantes do mercado, onde estou a falhar e onde posso melhorar, e depois a rentabilidade volta.

Agora trades ganhadores e perdedores , todos temos , o saldo é que tem de me ser muito favoravel.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Quimporta » 2/12/2014 1:47

Caro Ulisses,

não faço ideia o que está na origem desta reportagem. Não sei se tens clientes descontentes, ou se és realmente o guru de Bolsa condizente com a fama que tens. Eu não saberia reconhecer um guru se me aparece-se pela frente.

O que sei dizer é que és um tipo decente, e isso sei reconhecer quando vejo.
Mesmo a tua postura neste caso mostra bem que não é todos os dias que nos cruzamos com tipos assim.

Ao senhor jornalista que assina a peça jornalistica (se é realmente disso que se trata) posso deixar aqui o meu testemunho descomprometido. Sou um seguidor atendo das análises dos Ulisses, e já aprendi e ganhei muito graças a isso. Nunca paguei um croquete que seja por essa inestimável oportunidade.

Também posso testemunhar que viio Ulisses anticipar reacções do mercado de forma absolutamente categórica, recorrendo a critérios perfeitamente identificadas, e quando mais ninguém foi capaz de o fazer.

É curioso que quando eu esperava, disse-o aqui há tempos, que os focos da comunicação social te prestassem finalmente uma justa homenagem, surja esta notícia tão sui generis.

Um dia gostava de perceber o que explica esta notícia do "observador". Sou leitor frequente, e nunca me apercebi de um atentado tão selectivo á reputação de alguém. Não esperava, mas já vi muita coisa, e hoje em dia poucas me chocam.

Um abraço mestre Panoramix. Vozes de medíocres não chegam ao céu.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por O Alquimista » 2/12/2014 1:21

Managing other people's money sucks - Timothy Morge

...Dirty Job but Somebody's Gotta Do It - Bonnie Tyler
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Ulisses Pereira » 2/12/2014 1:09

HJOR, procuro fazer sempre análises a acções que não tenha em carteira. Se o fizer, faço referência a isso. Faço-o desde que criámos o Caldeirão há mais de 10 anos atrás...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por HJOR » 2/12/2014 1:05

Caro Ulisses.
Confesso que já tinha tomado conhecimento das queixas mas só agora em maior detalhe, independentemente como dizes terem sido dado vozes a todas as partes.
De tudo o que li é inevitável reter a magnitude das perdas porque é deveras impressionante.
Depois gostaria que esclarecesses como geres as posições no mercado português e os "discos pedidos", tendo em conta o disclaimer que apresentas e os resultados apresentados na Dif Broker.

"A explicação dada por Ulisses Pereira ao Observador está no facto de gerir carteiras expostas ao mercado português desde fevereiro de 2014 e não ao norte-americano como antes. Acrescentou que não tem transacionado porque está pessimista para a bolsa portuguesa, o que justifica o facto de ter um desempenho nulo a 30 e a 90 dias. Embora possa assumir posições curtas, deseja que as carteiras beneficiem apenas das subidas das ações nacionais."

Abraço.
Editado pela última vez por HJOR em 2/12/2014 1:13, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por ovelhaxone » 2/12/2014 1:00

Ulisses, o grande problema que vejo é ter perdido, se for verdade, 90% da carteira de clientes. se num amador isto é mais do que habitual, num profissional é mais complicado de defender... não havia stop loss globais para evitar isso? :-k
toda a gente pode errar, mas nestas condições é melhor fechar a loja por uns tempos e arrumar as ideias...

de resto tem a minha solidariedade. não é uma posição fácil e ainda menos quando se tem respeito pelos clientes. a perda do dinheiro deles doi como se fosse nosso.
Editado pela última vez por ovelhaxone em 2/12/2014 1:08, num total de 1 vez.

Registado: 18/7/2013 15:16

Observador e a gestão de carteiras

por Ulisses Pereira » 1/12/2014 22:56

Saiu hoje uma notícia no Observador sobre as queixas de ex-clientes da DIF sobre a minha gestão de carteiras, tema que já tinha sido alvo de debate no Caldeirão em Março e que tem dado uma verdadeira telenovela noutras paragens.

Como é natural, o jornalista apenas seleccionou algumas das coisas que lhe disse (falámos cerca de meia hora), pelo que aproveito esta oportunidade para sublinhar 2 aspectos:

- Todos os clientes tinham acesso, em tempo real, a todas as ordens dadas, sabendo exactamente todos os movimentos executados. Alguns, descontentes, com os resultados, encerraram a sua conta;

- Todos os trades foram feitos com o objectivo de valorizar a carteira. Obviamente que, no sítio adequado, justificarei um por um todos os trades feitos, algo facilitado pelo facto de todos terem motivações na análise técnica.

Há 6 meses atrás, fiquei bastante abalado com estas acusações, agora parece que já estou calejado e apesar de ser um assunto incómodo e que me entristece (apesar da acusação que me é feita nem sequer ser crime em termos legais), já lido mais naturalmente com isto. Compreendo a frustração dos que perderam dinheiro e fico triste por não ter correspondido às expectativas, mas daí até se partir para acusações como esta, é lamentável.

A notícia pode ser lida aqui:

http://observador.pt/especiais/odisseia ... -clientes/

P.S. A notícia tem inúmeras mentiras, mas claro que o jornalista acreditou nas suas fontes, algumas a relatarem conversas comigo em que me são atribuídas coisas que não são verdade. Tem, no entanto, o mérito de dar voz a todas as partes.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, Google [Bot], jprgodinho, Majestic-12 [Bot], Opcard33, Phil2014, PMP69 e 84 visitantes