Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gestão de Carteiras Bes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Gestão de Carteiras Bes

por CF2015 » 6/1/2015 14:07

Boa tarde,

Também eu fui contactado acerca da conversão de GDC em DP 3A + DP 10A. O valor investido há 11 meses na GDC dizem respeito a uma pequena parte de poupanças para as quais não existe necessidade de liquidez a curto/medio prazo. 6 anos para recuperar o capital e juros de forma sensivelmente equivalente a ter tido o mesmo montante durante 7 anos num DP com taxas "normais" parece-me um mal menor face à perda actual de 47% do capital investido...

Contudo reparei que na condições de ambos depósitos, considera-se automaticamente mobilizado no falecimento de um dos titulares do DP. E as condições de mobilização anticipada serem altamente prejudiciais face ao "prometido" na maturidade.

O que se torna complicado quando a média de idade dos titulares é no mínimo muito elevada... (isto não me deve afectar apenas a mim visto que pelo que tenho lido nos forums, este produto foi fortemente comercializado junto de reformados que possuem normalmente poupanças disponíveis para investimentos deste tipo e muitas vezes não possuem o conhecimento adequado para avaliar os riscos)
Alguém já tinha reparado nesta particularidade dos contratos ? Já colocaram a questão ao vosso gestor NovoBanco e tiveram alguma resposta que queiram partilhar ? Há forma de se "negociar" ou eventualemente eliminar esta cláusula ?

Obrigado.
PS: Este é o meu primeiro post neste forum, que acompanho há já alguns anos. Sinto-me na obrigação de felicitar e agradecer quem teve a ideia de o criar e quem nele contribui assuidamente permitindo que leigos como eu aprendam (e muito) com eles. Bem Hajam !
CF

Registado: 29/11/2007 2:29

por Jaws_PC » 30/12/2014 9:55

Renato39 Escreveu:Boa noite,

Já alguém foi contactado pelo Novo Banco sobre a solução para as GDC já vencidas ou que irão vencer em poucos meses?

Neste momento a minha está com 40% de desvalorização e tem maturidade de Abril 2015.

Já fui, e já assinei o acordo ( q remédio ), capital + juros que deveria receber só recupero daqui a 5 ANOS!!!

1 depósito a 3 anos com o valor em carteira ( a minha tb rondava os 40% de desvalorizzação ) e outro depósito com 75% do valor da diferença para o capital investido a 10 ANOS!!!

Tudo inamovivel no 1º ano...............linhas gerais

Registado: 25/10/2014 9:00

por Renato39 » 30/12/2014 2:32

Boa noite,

Já alguém foi contactado pelo Novo Banco sobre a solução para as GDC já vencidas ou que irão vencer em poucos meses?

Neste momento a minha está com 40% de desvalorização e tem maturidade de Abril 2015.

Registado: 30/12/2014 2:29

por Jaws_PC » 16/12/2014 15:50

ee03146 Escreveu:
Jaws_PC Escreveu:Exacto, a base é tipo as obrigações....................embora aqui vá ter q ser tratado caso a caso, pq tb irá depender do conteudo da carteira, e da sua exposição..................não deixa de ser mais um bom sinal

Bom sinal?
acabaram de me dizer que vai haver perdas de 25% sob o montante desvalorizado ate agora. ha pessoas que tem 60% de desvalorização
eu acho isto pessimo!!

Concordo a "solução" é uma belissima trampa...................enfim mais do mesmo. Uma vergonha tudo isto. Uma vergonha

por ee03146 » 1/12/2014 17:42

Jaws_PC Escreveu:Exacto, a base é tipo as obrigações....................embora aqui vá ter q ser tratado caso a caso, pq tb irá depender do conteudo da carteira, e da sua exposição..................não deixa de ser mais um bom sinal

Bom sinal?
acabaram de me dizer que vai haver perdas de 25% sob o montante desvalorizado ate agora. ha pessoas que tem 60% de desvalorização
eu acho isto pessimo!!

Registado: 7/4/2011 15:21

por Jaws_PC » 27/11/2014 17:10

Exacto, a base é tipo as obrigações....................embora aqui vá ter q ser tratado caso a caso, pq tb irá depender do conteudo da carteira, e da sua exposição..................não deixa de ser mais um bom sinal

por cliente1 » 27/11/2014 12:53

chimico80 Escreveu:
Jaws_PC Escreveu:Já há solução ( não sei se boa ou má ) para a gdc, e hoje ( ontem ) essa solução já chegou ao balcão............................segue-se PC, se o que me vêm dizendo estiver correcto

e já agora qual é a solução?

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... entes.html

Aparentemente é igual à das séries comerciais...

Registado: 13/8/2014 17:30

por chimico80 » 27/11/2014 12:30

Jaws_PC Escreveu:Já há solução ( não sei se boa ou má ) para a gdc, e hoje ( ontem ) essa solução já chegou ao balcão............................segue-se PC, se o que me vêm dizendo estiver correcto

e já agora qual é a solução?

Registado: 1/8/2014 23:10

por Jaws_PC » 26/11/2014 10:20

Já há solução ( não sei se boa ou má ) para a gdc, e hoje ( ontem ) essa solução já chegou ao balcão............................segue-se PC, se o que me vêm dizendo estiver correcto

por ee03146 » 21/11/2014 20:45

fundof Escreveu:boa tarde

Ainda não há nenhuma solução oficial.

O que dizem é que será uma solução parecida as das series comerciais mas ainda não há certezas.

Mas se vier a concretizar essa solução passará pela transformação de um primeiro deposito ao valor da carteira e de seguida,um segundo deposito será o diferencial entre o capital investido e o valor da carteira mas o banco só suporta 75%.Se a solução for identica ambos os depósitos são Mobilizáveis depois do primeiro ano.

mas como disse anteriormente ainda não há comunicação oficial do banco.

Acho que ainda terá que se aguardar pelos menos duas semanas para que seja realmente oficializado.

O meu gestor confirmou hoje que ja ha soluçao...
Parece que passa pela conversao em depositos a prazo de 3 anos
mas pra semana é que vai haver confirmação

por fundof » 26/10/2014 16:23

boa tarde

Ainda não há nenhuma solução oficial.

O que dizem é que será uma solução parecida as das series comerciais mas ainda não há certezas.

Mas se vier a concretizar essa solução passará pela transformação de um primeiro deposito ao valor da carteira e de seguida,um segundo deposito será o diferencial entre o capital investido e o valor da carteira mas o banco só suporta 75%.Se a solução for identica ambos os depósitos são Mobilizáveis depois do primeiro ano.

mas como disse anteriormente ainda não há comunicação oficial do banco.

Acho que ainda terá que se aguardar pelos menos duas semanas para que seja realmente oficializado.

Registado: 6/8/2009 12:13

por ee03146 » 26/10/2014 15:33

iront Escreveu:
ee03146 Escreveu:
fundof Escreveu:Boa noite

Gostava de saber se alguém do forum tem produto gestao de carteiras e se ja sabe alguma solução para este tipo de produto

cumprimentos

Boa noite,

hoje vencia a minha gestão de carteiras BES.
informaram-me que não me iam ser pagas por imposicão do banco de portugal.
Sinceramente nem sei que fazer... se é que há alguma coisa a fazer...

A carteira está desvalorizada?

Ninguém me sabe responder a essa pergunta..
Pelo que soube vao pagar o valor actual (com a desvalorização actual) até ao final do mês. Depois o restante vai ser colocado num dp a 10 anos. No fim desses 10 anos garantem o montante

por iront » 14/10/2014 9:12

ee03146 Escreveu:

Gostava de saber se alguém do forum tem produto gestao de carteiras e se ja sabe alguma solução para este tipo de produto

cumprimentos

Boa noite,

A carteira está desvalorizada?

Registado: 27/3/2010 12:50

por cliente1 » 13/10/2014 22:52

Já agora, alguém sabe dizer (genericamente) a composição destas GDCs?

Registado: 13/8/2014 17:30

por ee03146 » 13/10/2014 21:59

cumprimentos

Boa noite,

por fundof » 12/10/2014 23:19

Boa noite

cumprimentos

por sgraar » 12/9/2014 12:08

fundof Escreveu:Boas

Infelizmente temos mas noticias para quem tem Gdc,as Gdc que tenham obrigacões Bes Lux não serão pagas foi o próprio banco que já disse isso, e remete a responsabilidade para o regulador

Cumprimentos

Presumo que queira dizer que a componente de obrigações BES Lux não será paga. O resto dos ativos na Gestão de Carteiras não deverá ser afetado, correto?

Já agora, essa informação é relativa a todas as obrigações BES Lux ou existem diferentes tipos de obrigação BES Lux com diferente comportamento por parte do banco (por exemplo, seniores vs. subordinadas)? Pergunto porque vi que algumas obrigações BES Lux foram passadas para o Novo Banco (e possivelmente outras não terão passado).

Cumprimentos.

Registado: 12/9/2014 11:28

por fundof » 10/9/2014 15:54

Boas

Infelizmente temos mas noticias para quem tem Gdc,as Gdc que tenham obrigacões Bes Lux não serão pagas foi o próprio banco que já disse isso, e remete a responsabilidade para o regulador

Cumprimentos

por moppie85 » 13/8/2014 23:57

chuva Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Está mal? Claro que está. A banca devia ter como principal activo a confiança. Mas isso é uma coisa que já não se usa entre os conceitos de gestão da rapaziada que tomou conta deste rectângulo... Uma parvoíce como essa coisa da honra, ou da vergonha na tromba, ou lá o que é...

Confiança. Ora aí está a palavra-chave nesta discussão e que ninguém ousa em falar, porque........caiu em desuso claro. (Apesar de ter uma importância suma!)

Acho que há quem não queira ter entendido que há situações em que não se verifica o "o gestor explica e o cliente escolhe o risco apesar de lhe ter sido explicado". Há situações, e é das que falo, em que não foi explicado coisa nenhumíssima!! Foi vendido um produto por DP não o sendo. É difícil de entender?? Uma pessoa dizer que não quer nada de risco, quer DP e ser-lhe impingido (sim!! não me venham com tretas. nem me venham falar de literacia financeira de uma humilde pessoa de 70 anos, porque não a tem nem tem obrigação de ter. as pessoas que trabalham numa instituição como é um banco é que têm obrigação de ser de confiança e o problema é que não são!) um produto que tem risco. Podem desculpar os colegas da maneira que quiserem, a verdade é só essa!

Como alguém já escreveu atrás, ninguém de certeza obrigou-o a assinar... Pode ter sido pressionado (não sei se foi ou não), mas ninguém o obrigou a assinar e a subscrever. Se o fizeram, devia ter feito logo queixa na altura.

Não estou a dizer que os Gestores são anjinhos, porque não o são. Já fui pressionado e já tive familiares a ser pressionados (e que acabaram por subscrever Obrigações na CGD. Mas isso não é só na banca, tens outros sectores em que isso acontece, como por exemplo no ramo dos seguros.

Quanto ao "terem de ser pessoas de confiança" ou não - eu trabalho com bancos porque tenho de o fazer (faz parte da nossa sociedade), mas eu não confio em bancos e muito menos em gerentes, muitos deles nem sabem do que falam (até há uns dias atrás 99% deles nem sequer deviam saber muito bem o que é uma obrigação senior ou uma subordinada p.e.) . Leio o que subscrevo e se não entendo, não subscrevo e não compro. Se eu não cuidar do meu dinheiro, não vai ser um tipo qualquer que vai cuidar dele por mim. E se colocar dinheiro nas mãos de um individuo, podes crer que tentava acompanhar ao máximo o que ele estava a fazer com o dinheiro. Penso que essa lição já deveria ter sido aprendida com o BPN, o BPP, BCP, BANIF, etc etc. , mas como escreveste essa coisa de literacia financeira não interessa para nada...

Quando não se entende uma coisa, não se investe nela! Literacia financeira é importantissima e dizer que "uma pessoa não tem obrigação de a ter" é um dos motivos pelo qual Portugal está no fosso que está - qd é para receber mais, está tudo fixe e somos todos chicos espertos e os maiores, quando a coisa corre mal a culpa é do BdP, da CMVM, do PM, da MFinanças, do BCE, da Merkel e, do gestor de conta do banco.

A culpa nunca é nossa... é dos outros! Isso de assumir responsabilidades, é sai dog! Passa a outro e não ao mesmo.

Com isto não estou a dizer que não estou solidário com as perdas de muitos (accionistas e outros investidores) que investiram sem saber no que estavam a investir e ficaram sem nada... Estou solidário, mas não as tenho como "vitimas" senão do Salgado e restante corja.

Por fim, como já escrevi antes, eu estive para entrar em acções no dia em que foram suspensas (uma pequena posição) e em obrigações subordinadas do BES. Acabei por desistir por 2 conjuntos de motivos: nas açoes, pq já aqui se ventilava (varias p neste fórum avisaram) que havia a possibilidade de se esfumarem e transformarem-se em "ar" e em segundo pq "não se tenta apanhar facas a cair", quanto às obrigações - estavam demasiado caras para o risco que iria tomar e, honestamente, sempre pensei que apenas iriam arder os accionistas e, os obrigacionistas subordinados iriam levar um haircut.

Por fim, só para dizer que o governador do BdP não tem qq credibilidade e devia ser demitido... Acho que o Artista_ já explicou os motivos muito bem no tópico do BES, se não me engano.

Registado: 15/4/2008 14:12

por bogos » 13/8/2014 23:30

pata-hari Escreveu:Eu sou testemunha diária do oposto. Os clientes não gostam de ouvir que a "taxinha tão melhor" tem risco e escolhem o risco porque a taxa é melhor apesar de khes ser explicado.

No BPI a prática corrente e de conhecimento pessoal de alguns balcões é essa mesmo. Não se tenta empurrar o cliente para produtos para os quais não se tem perfil.
Claro que haverá excepções de determinados funcionários, mas são excepções.

No BES a pratica foi bem contrária, nem alguns funcionários sabiam o que estavam a vender. A ordem era para vender o produto e de modo rápido.

No BEST então é outra história ainda, pese embora estejamos a falar de outro tipo bem diferente de cliente, mas lá no meio da panóplia de fundos la vinham umas BES e PT's e afins para compor ramalhetes.

Montepio idem, quando é para captar liquidez de momento. Então quando foi das obrigações deles...ui.

Banco popular....outro a vender obrigações deles próprias....78º serie :roll: , ou para aí....

Mas também é natural que isto aconteça....a tal taxinha é miserável...

Aos particulares aconselho vivamente... Saquem tudo do banco e coloquem em Certificados de aforro e/ou Certificados de Tesouro.
Os bancos pagam mal o que é seguro, e o que não é, só deve estar ao alcance de esclarecidos.

Enfim, vai um pouco do momento como o banco se encontra, mas tenho mais apreço por uns que por outros.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por chuva » 13/8/2014 23:27

Raposo Tavares Escreveu:Está mal? Claro que está. A banca devia ter como principal activo a confiança. Mas isso é uma coisa que já não se usa entre os conceitos de gestão da rapaziada que tomou conta deste rectângulo... Uma parvoíce como essa coisa da honra, ou da vergonha na tromba, ou lá o que é...

Confiança. Ora aí está a palavra-chave nesta discussão e que ninguém ousa em falar, porque........caiu em desuso claro. (Apesar de ter uma importância suma!)

Acho que há quem não queira ter entendido que há situações em que não se verifica o "o gestor explica e o cliente escolhe o risco apesar de lhe ter sido explicado". Há situações, e é das que falo, em que não foi explicado coisa nenhumíssima!! Foi vendido um produto por DP não o sendo. É difícil de entender?? Uma pessoa dizer que não quer nada de risco, quer DP e ser-lhe impingido (sim!! não me venham com tretas. nem me venham falar de literacia financeira de uma humilde pessoa de 70 anos, porque não a tem nem tem obrigação de ter. as pessoas que trabalham numa instituição como é um banco é que têm obrigação de ser de confiança e o problema é que não são!) um produto que tem risco. Podem desculpar os colegas da maneira que quiserem, a verdade é só essa!

Registado: 29/11/2007 3:10

por Pata-Hari » 13/8/2014 20:52

Eu sou testemunha diária do oposto. Os clientes não gostam de ouvir que a "taxinha tão melhor" tem risco e escolhem o risco porque a taxa é melhor apesar de khes ser explicado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por RaposoTavares » 13/8/2014 20:09

Pata Hari, aceito que estejamos de acordo no essencial. Das duas intervenções que já fiz neste tópico, o que gostava de sublinhar era a pressão feita pelos bancários e o uso e abuso de alguma chico espertice sobre clientes que não têm condições de perceber o que lhes está a ser proposto. Sou testemunha de situações dessas.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por Artista Romeno » 13/8/2014 20:07

pata-hari Escreveu:Mas eu concordo contigo, Raposo Tavares. Nota no entanto que isto não é um caso de má banca, é muito mais do que isso.

Nota que as regras que se aplicam à banca (e a outros negócios) são feitas para tentar evitar desgraças e proteger os participantes mas quem quer incumprir e enganar, arranja sempre modo de o fazer dando a volta ás regras. O intricado do grupo BES permitiu esconder e dissimular muita coisa, sobretudo a quem não quis ver.

No cliente bancário, a ganancia gera uma cegueira que é a gasolina de quem quer enganar. Conheço várias carteiras de clientes do BES sem uma única linha problemática, logo, era possível ter-se carteiras normais, com retornos normais e riscos normais. Em contraste, conheço gente que tinha 100% da sua carteira em ... papel comercial. Tenta lá perceber qual a diferença entre os dois tipos de cliente.

há fortes problemas de iliteracia financeira em Portugal, não obstante isso digo que a questão nao é tao simples quanto isso e todo o processo devia ser revisto, devia haver mesmo penalizações para certas situações, só assim se vai lá ponto final
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Pata-Hari » 13/8/2014 19:38

Mas eu concordo contigo, Raposo Tavares. Nota no entanto que isto não é um caso de má banca, é muito mais do que isso.

Nota que as regras que se aplicam à banca (e a outros negócios) são feitas para tentar evitar desgraças e proteger os participantes mas quem quer incumprir e enganar, arranja sempre modo de o fazer dando a volta ás regras. O intricado do grupo BES permitiu esconder e dissimular muita coisa, sobretudo a quem não quis ver.

No cliente bancário, a ganancia gera uma cegueira que é a gasolina de quem quer enganar. Conheço várias carteiras de clientes do BES sem uma única linha problemática, logo, era possível ter-se carteiras normais, com retornos normais e riscos normais. Em contraste, conheço gente que tinha 100% da sua carteira em ... papel comercial. Tenta lá perceber qual a diferença entre os dois tipos de cliente.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Dragon56, PAFS, PMP69 e 185 visitantes