Comprar casa ou arrendar?
Re: Comprar casa ou arrendar?
jccgold Escreveu:pvg80713 isso das casas ficarem "pagas" com o arrendamento é uma falácia. Pq se tivermos o dinheiro ele pode render mais em outras aplicacoes.
Uma das razoes pela qual eu nao investiria tudo em casas é mesmo que ha-de vir aí um terramoto. Supostamente vem um de 250 anos em 250 anos e o ultimo foi em 1755. É fazer as contas. Hoje estamos a falar do terramoto da Papua Nova Guine amanhã somos nós. Eu pessoalmente desde 2000 já senti 2 terramotos, senti a cadeira a abanar e horas depois vi na TV dizerem que os terramotos ocorreram mesmo mas imperceptiveis para alguns. Nunca na vida teria uma casa sem seguro anti-sismos. O que António Costa está a promover em Lisboa que são remodelacoes em massa de predios sem proteccao anti-sismica é puro assassinato mta gente que lá vá viver vai morrer.
Dito isto, nao é dificil encontrar casas que rendam bom dividend yeld. É um investimento relativamente seguro, e hoje em dia há maior protecção para quem arrenda.
Comprar casa só compensa para quem queira configurar a casa à sua maneira, pros outros há facilmente mais opcoes de investimento nomeadamente aqui no nosso PSI20
Não é uma falácia, é mesmo um facto objectivo. Se existe outros meios por onde poderei dar mais rentabilidade às minhas poupanças isso obviamente não discuto; mas ignorar que milhares de pessoas pagaram casas inteiras com dinheiro das rendas é estar desligado do mundo real e do Portugal das últimas décadas. Só não aproveitou quem não quis e preferiu gastar em bens/serviços de consumo.
Mais a casa para todos os efeitos é um bem tangível que normalmente acompanha a inflação, e raramente é alvo de expropriação ou destruição. Tem características únicas que aceito perfeitamente que alguém considere um bom investimento tipo "porto seguro".
- Registado: 13/4/2015 14:22
Eu nunca comprei casa, sempre vivi em casas arrendadas , geralmente de 2 2me 2 anos mudo para outra, vejo sítios que gosto, vou para lá, passado 2 anos gosto de outra e muda, claro que com mulher e filhos é diferente, mas para um tipo solteiro não há melhor opção, mesmo podendo comprar
- Anexos
-
- FB_IMG_1430679913703.jpg (26.48 KiB) Visualizado 5323 vezes
Lose your opinion, not your money
pvg80713 isso das casas ficarem "pagas" com o arrendamento é uma falácia. Pq se tivermos o dinheiro ele pode render mais em outras aplicacoes.
Uma das razoes pela qual eu nao investiria tudo em casas é mesmo que ha-de vir aí um terramoto. Supostamente vem um de 250 anos em 250 anos e o ultimo foi em 1755. É fazer as contas. Hoje estamos a falar do terramoto da Papua Nova Guine amanhã somos nós. Eu pessoalmente desde 2000 já senti 2 terramotos, senti a cadeira a abanar e horas depois vi na TV dizerem que os terramotos ocorreram mesmo mas imperceptiveis para alguns. Nunca na vida teria uma casa sem seguro anti-sismos. O que António Costa está a promover em Lisboa que são remodelacoes em massa de predios sem proteccao anti-sismica é puro assassinato mta gente que lá vá viver vai morrer.
Dito isto, nao é dificil encontrar casas que rendam bom dividend yeld. É um investimento relativamente seguro, e hoje em dia há maior protecção para quem arrenda.
Comprar casa só compensa para quem queira configurar a casa à sua maneira, pros outros há facilmente mais opcoes de investimento nomeadamente aqui no nosso PSI20
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
jcgold,
o meu desabafo foi pessoal.
esta semana estive com o meu guru de imobiliário... aqui em Cascais estão a começar a construir casas novas todos os dias... as vendas e os arrendamentos estão a aumentar...
os sinais do Algarve de casas de férias também estão a melhorar.
os juros não podiam ser tão baixos.... por isso que se quiser lançar... deve aproveitar.
embora não tenha feito contas, mas parece-me que uma pessoa ate aos seus trintas, consegu pagar de emprestimo o mesmo que de renda... e a casa é sua.
quem quer entrar no negócio, este é o momento.
eu estou cansado... e por isso não tenho a energia do meu guru, que tem mais 30 anos que eu... mas tambem tenho dois filhos em casa que preciso orientar e se nada de melhor aparecer... terá que ser o imobiliário....
ainda tenho duas casas a rolar... ou seja que foram pedidos emprestimos para as comprar... e a renda paga o empréstimo...
o meu sonho foi um dia ir para a "Bola de Neve" todos os anos comprar mais que se pagavam a si próprias...... mas quando o mercado imobiliário entrou na idad do gelo... tambem eu arrefeci... e agora estou desanimado e sem forças para recomeçar.
agora... que a ideia é viavel e boa.... isso é !
o meu desabafo foi pessoal.
esta semana estive com o meu guru de imobiliário... aqui em Cascais estão a começar a construir casas novas todos os dias... as vendas e os arrendamentos estão a aumentar...
os sinais do Algarve de casas de férias também estão a melhorar.
os juros não podiam ser tão baixos.... por isso que se quiser lançar... deve aproveitar.
embora não tenha feito contas, mas parece-me que uma pessoa ate aos seus trintas, consegu pagar de emprestimo o mesmo que de renda... e a casa é sua.
quem quer entrar no negócio, este é o momento.
eu estou cansado... e por isso não tenho a energia do meu guru, que tem mais 30 anos que eu... mas tambem tenho dois filhos em casa que preciso orientar e se nada de melhor aparecer... terá que ser o imobiliário....
ainda tenho duas casas a rolar... ou seja que foram pedidos emprestimos para as comprar... e a renda paga o empréstimo...
o meu sonho foi um dia ir para a "Bola de Neve" todos os anos comprar mais que se pagavam a si próprias...... mas quando o mercado imobiliário entrou na idad do gelo... tambem eu arrefeci... e agora estou desanimado e sem forças para recomeçar.
agora... que a ideia é viavel e boa.... isso é !
- Registado: 19/4/2005 11:11
O facto de estarem no site das financas à venda nao significa q no leilao o desconto venha a ser grande. A nao ser que saibas muito bem onde investes o investimento no imobiliario é mais seguro. No imobiliario ha smp mto boas oportunidades investimento. Ainda assim n aconselho a ninguem comprar imobiliario sem lhe meter um seguro anti-sismos em cima coisa que duvido que muitos o façam
World debt clock:
jccgold Escreveu:Teresa. esses descontos fabulosos no valor das casas nao sao em locais centrais, como Oeiras ou Lisboa. O valor das casas vai-se manter estável durante muito tempo pq há factores que vão contribuir para a valorizacao (maior inflacao e investimento estrangeiro no imobiliário) e outros a contribuir para a desvalorizacao (cada vez menor poder de compra interno).pvg80713 Escreveu:eu não compro mais imobiliário... e sinceramente, não vejo forma de rentabilizar o que tenho....
Nao entendi isto. Nao é possivel comprar para arrender pq? Claro que é.
Olá.
Consideras a Av. da Boavista no Porto um local pouco central ?

e metendo o teclado na conversa sobre a rentabilidade do imobliário. Desculpa mas tens mais rentabilidade e menor risco uma acção de uma empresa que pague um bom dividendo (e teoricamente não seja candidata á falencia nas proximas decadas ... se é que isso existe). Mas de certeza que é mais facil colocar um SL numa acção que numa casa. Certo que é dinheirinho certo, mas de rentabilidade boa não tem nada

- Registado: 26/6/2014 23:20
Teresa. esses descontos fabulosos no valor das casas nao sao em locais centrais, como Oeiras ou Lisboa. O valor das casas vai-se manter estável durante muito tempo pq há factores que vão contribuir para a valorizacao (maior inflacao e investimento estrangeiro no imobiliário) e outros a contribuir para a desvalorizacao (cada vez menor poder de compra interno).
pvg80713 Escreveu:eu não compro mais imobiliário... e sinceramente, não vejo forma de rentabilizar o que tenho....
World debt clock:
mrcoelh0 Escreveu:Não sei se este é topico mais correcto, mas e imóveis adquiridos em leilões das finanças, que cuidados especiais é que se devem ter? Já alguém daqui adquiriu algum assim?
Já andei a pesquisar pela net e há alguns fatores a ter em conta (...) Há mais situações que se lembrem que é importante ter em conta?
Boa tarde
Talvez importe saber que raramente os imoveis que vale a pena comprar chegam de facto a ser vendidos. Podem ser são suspensos por varias razões (basta o penhorado ir pagando as dividas para ir adiando, etc). A base de licitação acaba por aumentar bastante, no caso dos imoveis interessantes e mesmo que a sua seja a maior licitação , não fica garantido que o imovel possa vir a ser seu, porque terceiras partes interessadas se oferecerem pelo menos o valor da licitação têm preferência. Por ultimo, arrisca-se a que o penhorado (que perdeu a casa e a cabeça) lhe vá bater á porta

Importa saber (para este Topico e para varios outros onde se clama que o Imobiliario vai "explodir" positivamente e que a banca já limpou as "casinhas más" dos seus balanços) que os leilões imobiliários (resmas e resmas deles) representam melhor oportunidade que aquisição de imovel pelas Finanças. Neste https://www.facebook.com/30294580308159 ... =1&theater ( a titulo de exemplo) varios (não sei se todos) imoveis tinham valor de licitação MENOS DE 50% do valor patrimonial e foram comprados por cerca de 10-20% ABAIXO do dito valor patrimonial (estou a falar de VP actualizados depois de 2010)

Se o imobiliario vai melhorar porque os bancos estão a colocar imoveis abaixo do VP no mercado?
Quantos imoveis (moradias, loteamentos e outros empreendimentos) os bancos vão ter de receber porque os respectivos promotores (sem clientes á vista) deixam de conseguir pagar juros e valor do emprestimo?
Onde estão os estrangeiros ou classe média portuguesa que vai absorver todas as moradias com valores até 500 mil euros (nem falo das outras) quando se tenta privilegiar o arrendamento&mobilidade laboral, as taxas de esforço não podem ser violadas e por mais que a euribor se negative, representam sempre prestações superiores ao ordenado médio nacional e. etc. etc?
... podia alongar-me, mas não vale a pena. Fiquemos pela muito boa noticia que comprar casa em leilões sai barato (... embora "barato" seja um conceito dinâmico) e que talvez o imobiliario vá de facto "explodir" mas sim no sentido da desvalorização para que o preço se ajuste á realidade do mercado.
Não sei se este é topico mais correcto, mas e imóveis adquiridos em leilões das finanças, que cuidados especiais é que se devem ter? Já alguém daqui adquiriu algum assim?
Já andei a pesquisar pela net e há alguns fatores a ter em conta, além da localização da casa:
- visitar o imóvel para ver o estado
- verificar se tem dividas do condomínio
- obter a certidão permanente
Já li que as finanças nos entregam um documento que livram de todas as dividas que a casa possa ter (apesar desse documento não fazer referência às dividas ao condominio), mas se o dono anterior tiver dividas da água e luz? Continuam a ser dele ou passam para quem compra?
Há mais situações que se lembrem que é importante ter em conta?
Já andei a pesquisar pela net e há alguns fatores a ter em conta, além da localização da casa:
- visitar o imóvel para ver o estado
- verificar se tem dividas do condomínio
- obter a certidão permanente
Já li que as finanças nos entregam um documento que livram de todas as dividas que a casa possa ter (apesar desse documento não fazer referência às dividas ao condominio), mas se o dono anterior tiver dividas da água e luz? Continuam a ser dele ou passam para quem compra?
Há mais situações que se lembrem que é importante ter em conta?
- Registado: 10/7/2014 23:49
pikota Escreveu:Ora aqui está uma pergunta pertinente.
Eu tenho pouco mais de 27 anos, penso num futuro próximo constituir família mas coloco sempre a questão, comprar ou arrendar?
Ando analisar aqui na minha zona por quanto fica arrendar casa e os valores são muito altos para não falar em exagerados.
Quando procuro casas ou apartamentos para comprar então é que as coisas ficam feias, tudo muito caro, de qualquer um dos modos terei de optar por comprar ou arrendar.
Um dos receios que tenho é de me meter na compra ou construção de uma casa e algum motivo não conseguir pagar o empréstimo, por isso penso sempre que o arrendar é a melhor solução.
Não há que ter receio de nada. O mais importante é gerar uma taxa de esforço o menor possível iniciando compra com um ativo imobiliário básico, a primeira casa, e fazer amortizações e quitar o mais rápido possível para aproveitar e finalmente agora, "eleitoreiros" ou não dá-me igual, as taxas negativas já refletem sobre os financiamentos. Eu pessoalmente nem precisava disto mas é ótimo a situação, reforça a minha aquisição e os americanos possuem uma carteira enorme de casas em Portugal e vende a preços bastante económicos não pode é papar o preço tem de contra ofertar que eles são flexíveis.
Editado pela última vez por FDPC em 4/5/2015 5:42, num total de 1 vez.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Ora aqui está uma pergunta pertinente.
Eu tenho pouco mais de 27 anos, penso num futuro próximo constituir família mas coloco sempre a questão, comprar ou arrendar?
Ando analisar aqui na minha zona por quanto fica arrendar casa e os valores são muito altos para não falar em exagerados.
Quando procuro casas ou apartamentos para comprar então é que as coisas ficam feias, tudo muito caro, de qualquer um dos modos terei de optar por comprar ou arrendar.
Um dos receios que tenho é de me meter na compra ou construção de uma casa e algum motivo não conseguir pagar o empréstimo, por isso penso sempre que o arrendar é a melhor solução.
- Registado: 4/2/2010 15:57
kafka30 Escreveu:bons dias.
Concordo com a sua opiniao mas sou mais apologista de imobiliário comercial não tanto habitacional (só se for um grande achado). Eu prefiro o comercial pq apesar de ter de pagar IMI, o condominio deixo para o inquilino, este tipo de arrendamento implica menos custos de manutenção e normalmente mais tempo de permanencia do proprio inquilino.
Sim sim é verdade, tenho visto pequenos espaços inclusive alguns a funcionar com mercearias, distribuição de gás mix de cafés, frutarias com preços excelentes e até estou com os olhos postos nessa possibilidade mais uma vez na ótica do retalho gerando eu próprio a força de renda, portanto realizando que o momento é bastante oportuno para esforços extraordinários para gerar mais renda além do que normalmente se faz com objetivos de aumentar a liquidez para novas aquisições.
Visitei diversas géneros e o mais interessantes são esses do género que mencionei, sempre aqui na linha de sintra, tudo do tamanho da perna sempre. Armazéns e naves industriais é o que não falta por comentário mas não é alvo de cobiça. Espaços que estejam a funcionar são os mais indicados e quando há disponibilidade de tempo para dinamizar esses espaços principalmente de consumo domestico e alimentar de bairro.
Visitei uma que fiquei mesmo de olho, café + distribuição de gás e mercearia, 25000 incluída a loja e estoque. Pode parecer um negocio da China, não o é, porque há que entrar com o cabidal para não parar e porventura tentar-se simplesmente arrendar a exploração, portanto
como costuma dizer-se não há almoços grátis.
Impostos, tributos como se diz no Brasil, pagar tributos que remédio? Uma coisa é certa eu não sou VIP.

bons dias.
Concordo com a sua opiniao mas sou mais apologista de imobiliário comercial não tanto habitacional (só se for um grande achado). Eu prefiro o comercial pq apesar de ter de pagar IMI, o condominio deixo para o inquilino, este tipo de arrendamento implica menos custos de manutenção e normalmente mais tempo de permanencia do proprio inquilino.
- Registado: 30/7/2014 11:59
Teresa. Escreveu:FDPC Escreveu: Sou de opinião que o mercado imobiliário português para termos novos mínimos é necessário duas Grecias uma Ucrânia e meia e uma bomba atómica do Likud em cima do Irão.
Bom dia
Desculpem meter o nariz em conversa alheia mas não resisto mesmo!
Alguns dados sociais para quem pensa em investir em imobiliário “porque está barato”
Somos 10 milhões
Existem 770.000 imóveis devolutos
Cerca de 20% da pp tem mais de 65 anos de idade (não vai comprar casa, vai é vende-la para poder pagar a Unidades de cuidados continuados e afins)
Cerca de 15% têm menos de 16 anos (nem alugam nem compram casas)
Dos 65 % que restam, a dita classe media perdeu 30-50% poder de compra (tudo que cai 30-50% precisa de subir 60-100% para voltar á estaca zero … será que os ordenados vão subir isso nos próximos anos?)
A taxa de renovação geracional é negativa (morrem mais dos que os que nascem … será que as famílias vão passar a ter 3-5 filhos nos próximos anos?)
Comprar uma casa para investir implica, IMI, IRS, Condomínio (o proprio mais os das criaturas que não o pagam, para cobrir as despesas do prédio), obras esporádicas, etc.
Ainda acham que é bom investir em imobiliário, “porque está barato” ?
… Bons investimentos
Teresa
PS: mas concordo que para quem compra o 1º factor a ter em conta é a localização
Pois, pois concordo plenamente e tenho essa leitura desses dados preocupantes não somente para um setor mas para o conceito da Nação e os dados estatísticos para 2050 quando então completarei meus 90 anos e como ainda terei mais uns 10 pela frente tenho que planejar meu futuro

Bem também tenho de distanciar posicionamento e opinião sobre o tema. O retalho e os outros. A ótica e abordagem ao tema se enquadra numa condição pessoal, porque se fora eu "os outros", aiiiiiííí estaria mesmo aborrecido com a vida. Imaginando-se ser uma Asset Solution 100% Portuguesa instalada na Madeira com uma pequena carteira de 250 imoveis que 90% deles já são provenientes de retomas e penhoras portanto negocios mal concluidos comprados aos quilos por uma moedinha de ouro e competindo num mercado austero como o atual é de fato uma grande preocupação e somando todos os dados investir mais em imobiliário com uma carteira de 250 imoveis seria uma redundância e tratar o património financeiro com diletantismo. Os 700 mil devolutos, como diz e bem, estão devolutos refere-se concretamente a todos que estejam emparedados e lacrados, aqueles que nem herdeiros possui que serão transferidos para o Estado e uma generalidade de condicionantes que criaram os devolutos antes do mais a falta de população. Uma coisa é certa esses devolutos não estão a disposição da população, estão fechados e devolutos. Basicamente, para viver é preciso uma casa arrenda-se ou compra-se ou está na condição de sem abrigo.
A aquisição de dois ou três imoveis na vida de cidadão produtivo faz parte da diversificação de investimentos e geração de possível renda futura em diversos cenários de mercados com seus graus de investimentos e graus de risco associados. Na carteira financeira encara-se o perfil, conservador, moderado, agressivo, passivo, ativo, day-trading. O imobiliário concluo que é fundamental para a diversificação é ai que o retalho entra, e é ai que o momento é especialmente interessante tanto para o jovem mancebo de 30 anos quanto para diversificação e concretamente diminuição de risco associado. Tanto para um como para o outro o que mais convém é pagar o mais rapidamente possível aproveitando de períodos mais alargados pela quitação e fecho de contas. Aqui num aparte para os jovens mancebos, mais vale vender a grande bomba e comprar uma casa e deixar de pagar rendas, por que o que é a renda? É dinheiro jogado pela janela que nunca mais se vê.
pvg80713 Escreveu:
sff da dicas... eu agora estou perdido.
Penso que é criar empresas imobiliárias e colocar os imóveis la, ou fazer um fundo fechado , ou colocar em off shore o imóvel
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
FDPC Escreveu: Sou de opinião que o mercado imobiliário português para termos novos mínimos é necessário duas Grecias uma Ucrânia e meia e uma bomba atómica do Likud em cima do Irão.
Bom dia
Desculpem meter o nariz em conversa alheia mas não resisto mesmo!
Alguns dados sociais para quem pensa em investir em imobiliário “porque está barato”
Somos 10 milhões
Existem 770.000 imóveis devolutos
Cerca de 20% da pp tem mais de 65 anos de idade (não vai comprar casa, vai é vende-la para poder pagar a Unidades de cuidados continuados e afins)
Cerca de 15% têm menos de 16 anos (nem alugam nem compram casas)
Dos 65 % que restam, a dita classe media perdeu 30-50% poder de compra (tudo que cai 30-50% precisa de subir 60-100% para voltar á estaca zero … será que os ordenados vão subir isso nos próximos anos?)
A taxa de renovação geracional é negativa (morrem mais dos que os que nascem … será que as famílias vão passar a ter 3-5 filhos nos próximos anos?)
Comprar uma casa para investir implica, IMI, IRS, Condomínio (o proprio mais os das criaturas que não o pagam, para cobrir as despesas do prédio), obras esporádicas, etc.
Ainda acham que é bom investir em imobiliário, “porque está barato” ?
… Bons investimentos
Teresa
PS: mas concordo que para quem compra o 1º factor a ter em conta é a localização
Editado pela última vez por Piu26 em 31/3/2015 12:39, num total de 1 vez.
informador Escreveu:traderh Escreveu:pvg80713 Escreveu:sou proprietário. já ganhei muito dinheiro em imobiliário.
Comecei a arrendar casas faz 25 anos. Já comprei casas para arrendar que se pagaram a si próprias.
é possivel que tenha escapado em um ou dois euros ao fisco...
mas isso vai acabar... a nova lei dos recibos electronicos... e cruzamento de agua e luz com as finanças... vão acabar com tudo...
eu não compro mais imobiliário... e sinceramente, não vejo forma de rentabilizar o que tenho....
Apetece-me tanto criticar este comentário, que vou-me abster.
Há quem tenha escapado sempre ao fisco e vai continuar a escapar, é e vai continuar a ser muito facil......
É apenas a minha opinião
sff da dicas... eu agora estou perdido.
Excelente Post FDPC.
No entanto existiam alguns riscos para a tua estratégia nomeadamente pessoal que não paga a renda para as classes que indicaste. E dps tens que suportar custos com advogados perdas de tempo e chatices. E acredita que isto não é assim tão raro.
Cumprimentos
No entanto existiam alguns riscos para a tua estratégia nomeadamente pessoal que não paga a renda para as classes que indicaste. E dps tens que suportar custos com advogados perdas de tempo e chatices. E acredita que isto não é assim tão raro.
Cumprimentos
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Interessante são as diversas opiniões sobre um mesmo tema sem duvida alguma que clarificam e auxiliam quem deseja fazer uma aquisição imobiliária, a 1ª a 2ª ou até uma terceira aquisição. As grandes diferenças de opiniões, os juros "baratos", bem baratos como quem diz mas 2% sobre 100 são sempre 2, sobre 1000 são 20 sobre 10000 são 200 e sobre 100 mil são 2000, mais as famosas despesas de contratação desse credito se utilizado esse recurso para aquisição e grande parte do sucesso da aquisição vai no objetivo da aquisição e da estratégia que se empenhe quando vai adquirir. Uma coisa é certinha e trigo limpo, com os atuais números de mercado os valores imobiliários são bastante convidativos em todos os necessitados de um imóvel. Se és um jovem mancebo de 28/30 anos poderás jogar com os prazos fazendo dessa divida algo longa porem económica e com menor taxa de esforço: qualquer um pode pagar 200 euros ao mês e até mesmo caindo no desemprego e com garra e força e até a solidariedade familiar sempre podem colmatar a falta e assim desejo temporária desse emprego.
Se já somos cotas proprietários com a casinha da cidade, com a casinha de praia e mais uma quintinha na aldeia dos pais, porque comprar um imóvel? Para deixar de herança ao querido casal de filhos e até lá vamos disfrutando, um dia na cidade, outro na praia e algumas noites no campo. Mas que rica vida hem? Mas como diz o caldeireiro, quero rentabilizar o que tenho mas o mercado está "parado", não vendo porque não há compradores, meia verdade porque o que acontece é o excesso de oferta a preços extremamente aliciadores. Arrendar tem sido uma das soluções para não se ter imoveis vazios e contudo é neste cenário que uma estratégia de investimento imobiliário poderá fazer uma grande diferença. Com o conhecimento que tenho do imobiliário português e levando em consideração minha própria localização o meu alvo de entrada é na linha de sintra com a famosa tipologia T2 e T3, dois ou três quartos e o tradicional a volta e no entorno escolas comercio. O segundo critério é a linha: - a linha do comboio, quanto mais próximo das estações melhor. O terceiro critério é o do preço a oferecer para arrendamento que deve ser sempre dentro de valores de mercado e até um pilim a menos para arrendar rapidamente e para gerar menor esforço para quem vai arrendar, assim prefiro arrendar por 290 ao invés de 320 e recebe-los sempre a tempo e horas evitando uma serie de chatices que atualmente a legislação está bastante protecionista aos proprietários. E basicamente por ultimo eu nunca faço contratos de mais de dois anos. Prefiro fazer o rodizio de inquilinos assumindo todo o trabalho que isso acarreta, pinturas, manutenção, anúncios , novos contratos etc. O valor ideal para aquisição T2 na linha de sintra esta entre 35 á 50 mil euros. Ontem fiz mais uma proposta de aquisição de um T2+1, em Algueirão-Mem Martins que necessita de 5000 euros em manutenção distante a 1.200 metros da estação com o provável valor de arrendamento entre 300/350 euros menos juros e IRS basicamente é uma renda de 6% sobre os 40000 entre aquisição e reforma e administração do arrendamento. No meu em particular faço 20% de sinal e recorro ao financiamento de 8 a 10 anos e entretanto a acumulação de liquidez normalmente avanço com amortizações e esse imóvel fica pago em três anos para esses valores. Aqui há uma grande vantagem do imobiliário sobre o financeiro: - a volatilidade praticamente inexistente e o controle de risco ah!
esse sim é o que mais gosto de ver e ter porque o mercado pode derreter-se a vontadinha em ações, bonds, ou qualquer instrumento, pois aquelas paredes de betão, essas não derretem e como os preços estão bastante em baixo as possibilidades de perdas são mínimas. Sou de opinião que o mercado imobiliário português para termos novos mínimos é necessário duas Grecias uma Ucrânia e meia e uma bomba atómica do Likud em cima do Irão.
Um outro cenário é investir no imobiliário e trabalhar pesado, o que realmente é uma grande chatice mas há quem goste.
Para investir no imobiliário há que ter uma estratégia que não basta pura e simplesmente a oportunidade de aquisição. Temos imoveis por uma tuta e meia, bons imoveis em determinadas regiões que estão praticamente desertas. É ai que vou comprar: -
Temos imoveis de alto gabarito com excelentes descontos é ai que vou comprar: -
Temos imoveis baratos, partidos na sua grande maioria a necessitar de reformas para uma classe media baixa, media media, que é a grande maioria da população esse sim é o meu alvo, do tamanho do sapatinho, mas cada um sabe de si.
Eu recomendo vivamente a aquisição imobiliária com estratégia e claros objetivos. Uma das jogadas mais interessantes e uma das mais saudáveis que pouco se pratica me Portugal ou por cultura ou por desinformação, não sei, mas é o arrendamento com opção de compra e sempre forço bastante a sugestão ao futuro inquilino os benefícios que existem para quem precisa ter mais estabilidade para criar filhos e todo o seu conjunto em arrendar com opção de compra.
Quanto aos atuais juros, bem a Banca portuguesa depauperada que anda sobre o fio da navalha, basta um deslize que ela derrete como castelo de cartas, ainda seremos os tecnológicos das resoluções bancárias modelos a serem seguidos e portanto com o cenário generalizado ou Banca diminui os juros ou diminui os juros correndo o risco de gerar mais e mais estrangulamento do consumo da classe média.
Alguns proprietários podem estar a chorar por não rentabilizarem seus investimentos imobiliários mas é uma questão de estratégia de aquisição que é difícil impor-se ao mercado, pois como as coisas alteram-se continuadamente, hoje um apartamento T2 para classe media na Linha de Sintra é um negocio rentável e estratégico, amanha quando descobrirem petróleo no Alentejo, já somos todos ricos, ai então vamos comprar na quinta da marinha pequenas propriedades de milhão e vende-las por dois ou arrenda-las para os novos ricos.
Se já somos cotas proprietários com a casinha da cidade, com a casinha de praia e mais uma quintinha na aldeia dos pais, porque comprar um imóvel? Para deixar de herança ao querido casal de filhos e até lá vamos disfrutando, um dia na cidade, outro na praia e algumas noites no campo. Mas que rica vida hem? Mas como diz o caldeireiro, quero rentabilizar o que tenho mas o mercado está "parado", não vendo porque não há compradores, meia verdade porque o que acontece é o excesso de oferta a preços extremamente aliciadores. Arrendar tem sido uma das soluções para não se ter imoveis vazios e contudo é neste cenário que uma estratégia de investimento imobiliário poderá fazer uma grande diferença. Com o conhecimento que tenho do imobiliário português e levando em consideração minha própria localização o meu alvo de entrada é na linha de sintra com a famosa tipologia T2 e T3, dois ou três quartos e o tradicional a volta e no entorno escolas comercio. O segundo critério é a linha: - a linha do comboio, quanto mais próximo das estações melhor. O terceiro critério é o do preço a oferecer para arrendamento que deve ser sempre dentro de valores de mercado e até um pilim a menos para arrendar rapidamente e para gerar menor esforço para quem vai arrendar, assim prefiro arrendar por 290 ao invés de 320 e recebe-los sempre a tempo e horas evitando uma serie de chatices que atualmente a legislação está bastante protecionista aos proprietários. E basicamente por ultimo eu nunca faço contratos de mais de dois anos. Prefiro fazer o rodizio de inquilinos assumindo todo o trabalho que isso acarreta, pinturas, manutenção, anúncios , novos contratos etc. O valor ideal para aquisição T2 na linha de sintra esta entre 35 á 50 mil euros. Ontem fiz mais uma proposta de aquisição de um T2+1, em Algueirão-Mem Martins que necessita de 5000 euros em manutenção distante a 1.200 metros da estação com o provável valor de arrendamento entre 300/350 euros menos juros e IRS basicamente é uma renda de 6% sobre os 40000 entre aquisição e reforma e administração do arrendamento. No meu em particular faço 20% de sinal e recorro ao financiamento de 8 a 10 anos e entretanto a acumulação de liquidez normalmente avanço com amortizações e esse imóvel fica pago em três anos para esses valores. Aqui há uma grande vantagem do imobiliário sobre o financeiro: - a volatilidade praticamente inexistente e o controle de risco ah!

Um outro cenário é investir no imobiliário e trabalhar pesado, o que realmente é uma grande chatice mas há quem goste.

Para investir no imobiliário há que ter uma estratégia que não basta pura e simplesmente a oportunidade de aquisição. Temos imoveis por uma tuta e meia, bons imoveis em determinadas regiões que estão praticamente desertas. É ai que vou comprar: -

Temos imoveis de alto gabarito com excelentes descontos é ai que vou comprar: -

Temos imoveis baratos, partidos na sua grande maioria a necessitar de reformas para uma classe media baixa, media media, que é a grande maioria da população esse sim é o meu alvo, do tamanho do sapatinho, mas cada um sabe de si.
Eu recomendo vivamente a aquisição imobiliária com estratégia e claros objetivos. Uma das jogadas mais interessantes e uma das mais saudáveis que pouco se pratica me Portugal ou por cultura ou por desinformação, não sei, mas é o arrendamento com opção de compra e sempre forço bastante a sugestão ao futuro inquilino os benefícios que existem para quem precisa ter mais estabilidade para criar filhos e todo o seu conjunto em arrendar com opção de compra.
Quanto aos atuais juros, bem a Banca portuguesa depauperada que anda sobre o fio da navalha, basta um deslize que ela derrete como castelo de cartas, ainda seremos os tecnológicos das resoluções bancárias modelos a serem seguidos e portanto com o cenário generalizado ou Banca diminui os juros ou diminui os juros correndo o risco de gerar mais e mais estrangulamento do consumo da classe média.
Alguns proprietários podem estar a chorar por não rentabilizarem seus investimentos imobiliários mas é uma questão de estratégia de aquisição que é difícil impor-se ao mercado, pois como as coisas alteram-se continuadamente, hoje um apartamento T2 para classe media na Linha de Sintra é um negocio rentável e estratégico, amanha quando descobrirem petróleo no Alentejo, já somos todos ricos, ai então vamos comprar na quinta da marinha pequenas propriedades de milhão e vende-las por dois ou arrenda-las para os novos ricos.

traderh Escreveu:pvg80713 Escreveu:sou proprietário. já ganhei muito dinheiro em imobiliário.
Comecei a arrendar casas faz 25 anos. Já comprei casas para arrendar que se pagaram a si próprias.
mas isso vai acabar... a nova lei dos recibos electronicos... e cruzamento de agua e luz com as finanças... vão acabar com tudo...
eu não compro mais imobiliário... e sinceramente, não vejo forma de rentabilizar o que tenho....
Há quem tenha escapado sempre ao fisco e vai continuar a escapar, é e vai continuar a ser muito facil......
É apenas a minha opinião
- Registado: 23/7/2013 12:01
pvg80713 Escreveu:sou proprietário. já ganhei muito dinheiro em imobiliário.
- Registado: 10/6/2014 9:24
sou proprietário. já ganhei muito dinheiro em imobiliário.

Bem, com o "preço do dinheiro" mais baixo do que nunca, acham que ainda existe espaço à descida dos spreads bancários? Considero comprar um imóvel mas acho que a pagar os atuais spreads de 2%, juntamente com todos os custos que temos ao comprar habitação (IMT, IMI's, ...), deixa de compensar.
pondo a questão do meu ponto de vista ?
vender casa ou arrendar ?
eu preferia vender mas tenho que arrendar, porque... ninguem compra... e os preços a que arrendo sempre em queda.
vender casa ou arrendar ?
eu preferia vender mas tenho que arrendar, porque... ninguem compra... e os preços a que arrendo sempre em queda.
Sr_SNiper Escreveu:Dom_Quixote Escreveu:Quando se zangam as comadres sabem-se as verdades...
A propósito da economia paralela: Se o inquilino fizer prova na AT que esteve a pagar arrendamento (sem contrato) durante X tempo, será natural que as finanças peçam ao senhorio o respectivo imposto (acrescido de uma coima? de que montante?). E o denunciante inquilino, não devendo impostos, incorreu também ele num ilícito. Não pagará também ele coima idêntica à do senhorio? É que se assim não for...
Só se algum dos dois fosse idiota, como estavam era win win, como dizes seria lose lose...
Mas se há malta para não vender BANIF no dia anterior ao AC, quase sabiam que iam perder 75% no dia seguinte e malta que vai ao AC da Sonae Industria quando poderia ter vendido antes.... Tudo é possível...
Por isso é que eu defendo que o fisco deveria adotar um método do primeiro a denunciar safa-se da coima, tanto para estes casos como para o IMT. Desta forma a melhor opção seria mesmo declarar.
Se calhar a teoria dos jogos tem uma solução melhor, mas eu não percebo nada disso.
- Registado: 10/6/2014 9:24
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 363 visitantes