Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
lfhm83 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Ricardmag, olha que aquela informação não está correcta.
Grato Marco e peço desculpa pela má indicação.
Sendo assim dizer que é um AC reservado a accionistas não é lá muito coerente com o que realmente se passa.
rsacramento não estava a indicar que o ajuste era da tua autoria só queria compreender o cálculo.
pois, a minha resposta subentende que não fui o autor e que desconheço quais os cálculos utilizados

MarcoAntonio Escreveu:Ricardmag, olha que aquela informação não está correcta.
Grato Marco e peço desculpa pela má indicação.
Sendo assim dizer que é um AC reservado a accionistas não é lá muito coerente com o que realmente se passa.
rsacramento não estava a indicar que o ajuste era da tua autoria só queria compreender o cálculo.

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Ricardmag, olha que aquela informação não está correcta.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
lfhm83 Escreveu:
Isto não é o Banif só pode comprar direitos quem estava dentro na quinta-feira passada.
Isto não é verdade de todo, qualquer um pode comprar Direitos durante o período em que estão a ser transaccionados em Bolsa (é inclusivamente tecnicamente possível transacciona-los fora de Bolsa, dentro dos prazos indicados no prospecto).
lfhm83 Escreveu:Marco continuo sem perceber o ajuste do gráfico postado pelo rsacramento. Não deveria dividir o valor do preço anterior por 107?
Não, o ajuste (teórico) é feito com base no seguinte rácio: valor_teórico / valor_de_fecho
Aqui o valor de fecho é o valor de fecho na quinta-feira e o valor teórico, o valor teórico após esse fecho (ou seja, 1.06/7.6=0.13947 se não me falha a memória).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
lfhm83 Escreveu:Isto não é o Banif só pode comprar direitos quem estava dentro na quinta-feira passada.
Penso que estas a fazer alguma confusão...
- Registado: 10/11/2014 11:18
lfhm83 Escreveu:Isto não é o Banif só pode comprar direitos quem estava dentro na quinta-feira passada
Será possível alguém estar a manter o preço alto para manter o preço dos direitos baixo

Não estou com isto a dizer que é o que está a acontecer, é só para saber se isso é possível.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
lfhm83 Escreveu:Marco continuo sem perceber o ajuste do gráfico postado pelo rsacramento. Não deveria dividir o valor do preço anterior por 107?
o ajuste não é feito por mim, mas pela reuters
fpvt Escreveu:- Quem comprou hoje a 0.04 cada acção poderia ter adquirido direitos a 0.03 e comprava cada 107 acções a 1.10€ em vez de 4€
Isto não é o Banif só pode comprar direitos quem estava dentro na quinta-feira passada.
Marco continuo sem perceber o ajuste do gráfico postado pelo rsacramento. Não deveria dividir o valor do preço anterior por 107?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Nem a propósito, fiz essas contas hoje e achei uma insanidade o que se está a assistir
Só pode ser pessoal que não sabe o que se está a passar (AC) ou então manipulação em que os propósitos desconheço.
Cumprimentos

Só pode ser pessoal que não sabe o que se está a passar (AC) ou então manipulação em que os propósitos desconheço.
Cumprimentos
Ok... isso é uma parte da questão...
Hoje perto de mudaram 7 milhões de acções....
Qual é a perspectiva de quem compra?
- A tendência é a descida para o preço do aumento de capital...
- Quem comprou hoje a 0.04 cada acção poderia ter adquirido direitos a 0.03 e comprava cada 107 acções a 1.10€ em vez de 4€
Com o preço dos direitos hoje, não parece racional comprar acções....
O problema parece estar nos 600% do outro dia..., que penso que ninguém percebeu tal movimento... pelo menos eu não percebo... mas sou leigo.
Tenho cá umas quantas há anos perdidas e assim vão ser vendidas para equilibrar as mais valias, quando as houver
Hoje perto de mudaram 7 milhões de acções....
Qual é a perspectiva de quem compra?
- A tendência é a descida para o preço do aumento de capital...
- Quem comprou hoje a 0.04 cada acção poderia ter adquirido direitos a 0.03 e comprava cada 107 acções a 1.10€ em vez de 4€
Com o preço dos direitos hoje, não parece racional comprar acções....
O problema parece estar nos 600% do outro dia..., que penso que ninguém percebeu tal movimento... pelo menos eu não percebo... mas sou leigo.
Tenho cá umas quantas há anos perdidas e assim vão ser vendidas para equilibrar as mais valias, quando as houver

- Registado: 10/11/2014 11:18
Marijon2 Escreveu:As cotações das acções e dos direitos estão completamente dispares![]()
![]()
Então se um direito permite comprar 107,14 acções e estas estão a cotar a 0,039 o preço do direito deveria estar a ser negociado a 3,10.
Marco, não são assim as contas?
Sim, são efectivamente assim. Mas as condições deste AC são completamente atípicas dado o valor (e respectiva quantidade) a que foram anunciadas as novas acções e como esse valor compara com antigo.
O que se passa neste AC é que as antigas acções ficaram completamente descapitalizadas (foi isso, pelo menos em grande medida caso não tenha sido o único factor) que potenciou já aquele comportamento na sexta-feira. O que está em Bolsa a negociar é menos de 1% do capital da empresa, é uma pequeníssima parcela da "nova" sonae industria. E embora os valores teóricos sejam aqueles, faz pouco sentido usar menos de 1% do capital da empresa para ditar o valor dos restantes 99%.
O que me parece fazer mais sentido e a acontecer isto deve-se, repito, às condições especiais e atípicas deste AC, é que o mercado está a descontar o que espera que ocorra entre agora (ou o fim da subscrição) e o dia em que 100x mais acções do que as agora estão disponiveis vão cair em Bolsa em negociação. Ou se não o que mercado espera que ocorra, pelo menos o risco do que poderá vir a ocorrer nesse espaço de tempo.
Reparei hoje numa situação que não entendo.
Tenho 750 ações da SONI já há muito tempo, elas na realidade estavam já "esquecidas". Comprei-as a mais de 7 euros cada uma! (onde isso já vai!!!
). Ao entrar na minha conta via homebanking, surgia a opção de subscrever novas ações com base em 250 direitos. Então não deveriam de ser 750 direitos?!
Depois disso comprei 1000 direitos em bolsa. Ao voltar à parte de subscrição das novas ações, surgiram-me 1250 direitos disponíveis para serem transformados em ações na proporção correcta, ou seja 1 direito = 107,14 ações. Mas se eu for à parte da negociação em bolsa desses direitos já estão 1750 direitos disponíveis. Não entendo o que se passa com esses 500 direitos que faltam num lado e que estão disponíveis no outro. Alguém consegue explicar isto a um leigo como eu?
Tenho 750 ações da SONI já há muito tempo, elas na realidade estavam já "esquecidas". Comprei-as a mais de 7 euros cada uma! (onde isso já vai!!!

Depois disso comprei 1000 direitos em bolsa. Ao voltar à parte de subscrição das novas ações, surgiram-me 1250 direitos disponíveis para serem transformados em ações na proporção correcta, ou seja 1 direito = 107,14 ações. Mas se eu for à parte da negociação em bolsa desses direitos já estão 1750 direitos disponíveis. Não entendo o que se passa com esses 500 direitos que faltam num lado e que estão disponíveis no outro. Alguém consegue explicar isto a um leigo como eu?
- Registado: 12/10/2014 22:35
Jorgeabs Escreveu:Talvez porque haja mais pessoas a querer vender do que a querer comprar!
Não ao contrário

Pecunia...olet! Escreveu:Um investidor com ações Sonae Industria pode equacionar o seguinte cenário (exemplo com 10.000 ações):
1) Vender 10.000 ações a 0,04 (Cash: +400)
2) Comprar 93 direitos a 0,028 (Cash: -2,6)
3) Subscrever o aumento de capital e adquirir 9990 ações (93*107,42857) ao preço de 0,01 (Cash: -99,9)
4) No final do aumento de capital ficaria com as 9990 ações que tinha no início (a diferença resulta dos arredondamentos) e ainda tem um cash flow positivo: 297 euros = +400 - 2,6 - 99,9.
A diferença resulta da disparidade entre o preço das ações e o preço das ações implícito nos direitos. 10000*(0,04-0,01026)=297 euros.
As contas não incluem os custos de negociação e de exercício dos direitos.
Eu acho que realmente tem razão visto os valores estarem tão díspares um do outro (direitos/acções) e sendo assim compensa mais vender as acções e depois recomprar a mesma quantidade não?
- Registado: 11/11/2014 9:49
doke Escreveu:Atendendo a que pode haver aqui uma boa oportunidade de negocio( parece isso em termos matemáticos) e também para poder ir ao rateio 10.000 , já cá cantam... a 0,0272.
Agora vamos seguindo
Como não tenho por certo que no dia em que as novas acções começarem a negociar, se mantenham acima dos 0,01, vou ficar de fora desta operação.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
com os valores assim tão dispares, o melhor mesmo é quem tem acções da soni vender ao preço actual e depois exercer os direitos necessários para recomprar a mesma quantidade que tinha mas a 0,01€, ainda fica a lucrar qualquer coisa com a diferença de valores actual...
- Registado: 11/11/2014 9:49
Atendendo a que pode haver aqui uma boa oportunidade de negocio( parece isso em termos matemáticos) e também para poder ir ao rateio 10.000 , já cá cantam... a 0,0272.
Agora vamos seguindo
Agora vamos seguindo
- Registado: 15/8/2014 22:00
andre.vez Escreveu:Bordas1988 Escreveu:LOL, eu sei.
A questão é, como é possível os direitos estarem a negociar aquele valor se o valor dos mesmos está directamente relacionado com o cotação das acções? sendo que as acções da soni estão a 0,044 neste momento?
Boas,
Eu PENSO que a cotacao dos direitos NAO esta diretamente relacionada com a cotação das ações. Penso que cada um tem a sua cotão e o preço de cada um vai variando consoante a sua oferta e procura.....
Isso é óbvio.
Mas na prática, ou seja nos seus valores concretos, e num mercado minimamente racional, devia haver essa aproximação de valor.
Bordas1988 Escreveu:LOL, eu sei.
A questão é, como é possível os direitos estarem a negociar aquele valor se o valor dos mesmos está directamente relacionado com o cotação das acções? sendo que as acções da soni estão a 0,044 neste momento?
Boas,
Eu PENSO que a cotacao dos direitos NAO esta diretamente relacionada com a cotação das ações. Penso que cada um tem a sua cotão e o preço de cada um vai variando consoante a sua oferta e procura.....
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
Um investidor com ações Sonae Industria pode equacionar o seguinte cenário (exemplo com 10.000 ações):
3) Subscrever o aumento de capital e adquirir 9990 ações (93*107,42857) ao preço de 0,01 (Cash: -99,9)
4) No final do aumento de capital ficaria com as 9990 ações que tinha no início (a diferença resulta dos arredondamentos) e ainda tem um cash flow positivo: 297 euros = +400 - 2,6 - 99,9.
A diferença resulta da disparidade entre o preço das ações e o preço das ações implícito nos direitos. 10000*(0,04-0,01026)=297 euros.
- Registado: 5/11/2014 11:45
Talvez porque haja mais pessoas a querer vender do que a querer comprar! 

As contas são:
1 direito negoceia agora a 0,0280.
1 direito permite comprar 107,42857 ações ao preço de 0,01.
Assim, se comprar um direito e subscrever a respectiva quantidade de ações, ficará com 107,42857 ações por um custo total de (0,028+1,0742857) ou seja 0,01026 por ação. E é verdade, neste momento as ações negoceiam em bolsa a 0,04!
Como podem negociar a preços tão diferentes? As razões são várias. Umas mais racionais do que outras.
1 direito negoceia agora a 0,0280.
1 direito permite comprar 107,42857 ações ao preço de 0,01.
Assim, se comprar um direito e subscrever a respectiva quantidade de ações, ficará com 107,42857 ações por um custo total de (0,028+1,0742857) ou seja 0,01026 por ação. E é verdade, neste momento as ações negoceiam em bolsa a 0,04!
Como podem negociar a preços tão diferentes? As razões são várias. Umas mais racionais do que outras.
- Registado: 5/11/2014 11:45
Ou então são as acções que estão caras e deviam estar a 0,02 (2 centésimos de cêntimo), se é que existe esse valor. 

As cotações das acções e dos direitos estão completamente dispares
Então se um direito permite comprar 107,14 acções e estas estão a cotar a 0,039 o preço do direito deveria estar a ser negociado a 3,10.

Maria João
- Registado: 14/2/2007 22:16
As contas estão em posts anteriores.
Cumprimentos
Cumprimentos
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, boavista, Google [Bot], jprgodinho, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nickforum, OCTAMA, Olhar Leonino, OverDose, Phil2014, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, TheKuby, Tiago2006, VALHALLA e 151 visitantes