Demasiados licenciados
Re: Demasiados licenciados
Dom_Quixote Escreveu:Heisenberg Escreveu:- a Alemanha fez, neste assunto, opções tão acertadas que agora não tem licenciados que cheguem, e vai buscá-los aos países do Sul. Por nós tudo bem.
Pois por mim tudo mal, tudo muito mal mesmo!
É triste um país investir tanto dos nossos impostos na educação e após, atento a falta de oportunidades por cá, os nossos formados vão criar riqueza para outras paragens...
Isso é verdade. Estava a pensar no ponto de vista de quem não tem emprego por cá e o pode encontrar lá.
- Registado: 2/9/2011 12:01
doez Escreveu:bboniek33 Escreveu: A luz da rua,a noite, deve-la ao "Estado". A seguranca (invisivel) deve-la ao "Estado". Mesmo assumindo que nao utilizes a Justica, o Ensino (publico),e a Saude (publica), deves sempre ao "Estado" mais que nao seja porque pertences a uma Nacao em que a redistribuicao do rendimento e institucionalmente a raiz da Sociedade que integras.
Portanto devemos pagar e não questionar absolutamente nada.
Não questionar o porquê de haver fp que não produzem, que não cumprem horário e que têm um vencimento médio de 1500 eur/mês (ao contrário dos privados que recebem em média 800 eur/mês);
Não questionar porquê durante décadas os privados pagaram a saúde dos fp, quando eles próprios ganhavam menos e tinham pior acesso à saúde;
Não questionar a adjudicação de serviços e bens só aos familiares, e o investimento público só aos amigos;
Não questionar as reformas para as quais não houve contribuições.
Ao privado é pagar e calar. Avante camarada!
( É por isso que eu digo: quem puder que vá trabalhar e constituir família para fora de Portugal. E investir para fora... é o que eu faço )

- Registado: 29/11/2007 3:19
Heisenberg Escreveu:- a Alemanha fez, neste assunto, opções tão acertadas que agora não tem licenciados que cheguem, e vai buscá-los aos países do Sul. Por nós tudo bem.
Pois por mim tudo mal, tudo muito mal mesmo!
É triste um país investir tanto dos nossos impostos na educação e após, atento a falta de oportunidades por cá, os nossos formados vão criar riqueza para outras paragens...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Para que não continuem a tentar passar a ideia de que a triste senhora foi mal interpretada:
“Temos de nos libertar da presunção de que a formação universitária é a melhor para uma boa carreira, se não, não podemos provar a Espanha e Portugal – ambos têm demasiados licenciados – que o ensino profissional é uma boa ideia”.
Foi o que ela disse. Factos:
- os alunos do ensino profissional em Portugal aumentaram de 7% para 42,4%, entre 2000 e 2012. A média europeia é 50,3%, pouco acima. Uma diferença que tem tudo para desaparecer face à evolução dos últimos anos. Se calhar a Merkel não teve tempo de estudar este tema antes de falar.
- a Alemanha fez, neste assunto, opções tão acertadas que agora não tem licenciados que cheguem, e vai buscá-los aos países do Sul. Por nós tudo bem.
- o desemprego de licenciados em Portugal tem uma taxa mais baixa do que entre as pessoas com qualquer tipo de formação abaixo da licenciatura.
- Os tais demasiados licenciados de que ela fala, em Portugal, são em menor percentagem do que na Alemanha, como já muitos apontaram. Ainda assim, eles têm falta de licenciados. Resumindo: o que a chateia é receber licenciados portugueses para os lugares que lá tem vagos. E considera que Portugal deve ter um modelo de desenvolvimento muito diferente do deles, com menos formação superior, porque no fundo somos um povo inferior que não precisa tanto de formação superior como eles. Afinal, basta-nos o crédito e o euro para comprar os carros alemães e demais produtos que eles lá fazem tão bem.
“Temos de nos libertar da presunção de que a formação universitária é a melhor para uma boa carreira, se não, não podemos provar a Espanha e Portugal – ambos têm demasiados licenciados – que o ensino profissional é uma boa ideia”.
Foi o que ela disse. Factos:
- os alunos do ensino profissional em Portugal aumentaram de 7% para 42,4%, entre 2000 e 2012. A média europeia é 50,3%, pouco acima. Uma diferença que tem tudo para desaparecer face à evolução dos últimos anos. Se calhar a Merkel não teve tempo de estudar este tema antes de falar.
- a Alemanha fez, neste assunto, opções tão acertadas que agora não tem licenciados que cheguem, e vai buscá-los aos países do Sul. Por nós tudo bem.
- o desemprego de licenciados em Portugal tem uma taxa mais baixa do que entre as pessoas com qualquer tipo de formação abaixo da licenciatura.
- Os tais demasiados licenciados de que ela fala, em Portugal, são em menor percentagem do que na Alemanha, como já muitos apontaram. Ainda assim, eles têm falta de licenciados. Resumindo: o que a chateia é receber licenciados portugueses para os lugares que lá tem vagos. E considera que Portugal deve ter um modelo de desenvolvimento muito diferente do deles, com menos formação superior, porque no fundo somos um povo inferior que não precisa tanto de formação superior como eles. Afinal, basta-nos o crédito e o euro para comprar os carros alemães e demais produtos que eles lá fazem tão bem.
Boas.
Penso que que por um lado há licenciados a mais em áreas que não há saídas profissionais (psicologias, sociologias, filosofias...) e em áreas onde há excesso (advocacia).
Por outro lado, num tecido empresarial constituído por muitas micro e pequenas empresas, com empresários com visão limitada ou ausência desta não aproveitam as capacidades técnicas/teóricas dos nossos licenciados.
Por exemplo: não contratam um engenheiro ou gestor porque é muito caro, e não pensam que podem melhorar em termos de eficiência e/ou organização e/ou inovação, etc. Ou quando contratam um engenheiro ou gestor querem manter tudo na mesma e mudar o mínimo possível, e logicamente desta forma não beneficiam de ter licenciados a trabalhar.
Ao nível das médias e grandes empresas já aproveitam (e algumas aproveitam-se) melhor as capacidades dos licenciados mas não conseguem absorver a quantidade que há no mercado.
Fica a minha perspectiva.
Penso que que por um lado há licenciados a mais em áreas que não há saídas profissionais (psicologias, sociologias, filosofias...) e em áreas onde há excesso (advocacia).
Por outro lado, num tecido empresarial constituído por muitas micro e pequenas empresas, com empresários com visão limitada ou ausência desta não aproveitam as capacidades técnicas/teóricas dos nossos licenciados.
Por exemplo: não contratam um engenheiro ou gestor porque é muito caro, e não pensam que podem melhorar em termos de eficiência e/ou organização e/ou inovação, etc. Ou quando contratam um engenheiro ou gestor querem manter tudo na mesma e mudar o mínimo possível, e logicamente desta forma não beneficiam de ter licenciados a trabalhar.

Ao nível das médias e grandes empresas já aproveitam (e algumas aproveitam-se) melhor as capacidades dos licenciados mas não conseguem absorver a quantidade que há no mercado.
Fica a minha perspectiva.
- Registado: 29/11/2007 10:06
1º - Olá a Todos sou novo por Aqui e como não sabia onde me apresentar aproveitei este topico
2º - Depois pegando no topico e no que foi dito anteriormente Eu concordo com o que a Merkel afirmou mas temos que inserir essa frase num contexto para que possa ter algum significado.
E eu penso que se referia a falta de formação Tecnica
Vejamos em Portugal não temos formação Tecnica nas escolas temos muita teoria e depois .... vou dar um exemplo,ou antes começo por uma pergunta,olhem a vossa volta vejam quantos carros novos circulam ? abram uma revista de automoveis e vejam as ultimas novidades,depois eu faço uma pergunta quantos professionais em Portugal estão preparados para reparar os novos modelos automoveis ? Mesmo dentro dos Representantes ? ......
Qual ou Quais as escolas em Portugal que ensinam ou têm capacidade de formar pessoas para os reparar ?
A unica que conheço,tem os mesmos cursos que tinha a 18 anos.
Isto é um exemplo. Temos Muitos.
Depois em Portugal uma pessoa que vista um macaco ou suje as mãos numa profissão é conotado como uma pessoa de baixo nível,baixos estudos etc.Podia dar muitos exemplos que aconteceram a pessoas conhecidas só por terem um fato macaco vestido."Ridiculo"
Depois temos uma carga Fiscal que mata tudo,os Governos na ansia de sacar dinheiro estão a secar o País a todos os níveis seja na Bolsa seja na economia real,etc,tenho um colega que ja está a pensar fechar a sua pequena empresa porque os impostos e os custos dos combustiveis já são mais altos do que o que ganha.Em Janeiro fecha a empresa.

2º - Depois pegando no topico e no que foi dito anteriormente Eu concordo com o que a Merkel afirmou mas temos que inserir essa frase num contexto para que possa ter algum significado.
E eu penso que se referia a falta de formação Tecnica
Vejamos em Portugal não temos formação Tecnica nas escolas temos muita teoria e depois .... vou dar um exemplo,ou antes começo por uma pergunta,olhem a vossa volta vejam quantos carros novos circulam ? abram uma revista de automoveis e vejam as ultimas novidades,depois eu faço uma pergunta quantos professionais em Portugal estão preparados para reparar os novos modelos automoveis ? Mesmo dentro dos Representantes ? ......
Qual ou Quais as escolas em Portugal que ensinam ou têm capacidade de formar pessoas para os reparar ?
A unica que conheço,tem os mesmos cursos que tinha a 18 anos.
Isto é um exemplo. Temos Muitos.
Depois em Portugal uma pessoa que vista um macaco ou suje as mãos numa profissão é conotado como uma pessoa de baixo nível,baixos estudos etc.Podia dar muitos exemplos que aconteceram a pessoas conhecidas só por terem um fato macaco vestido."Ridiculo"
Depois temos uma carga Fiscal que mata tudo,os Governos na ansia de sacar dinheiro estão a secar o País a todos os níveis seja na Bolsa seja na economia real,etc,tenho um colega que ja está a pensar fechar a sua pequena empresa porque os impostos e os custos dos combustiveis já são mais altos do que o que ganha.Em Janeiro fecha a empresa.

- Registado: 7/11/2014 12:30
bboniek33 Escreveu: A luz da rua,a noite, deve-la ao "Estado". A seguranca (invisivel) deve-la ao "Estado". Mesmo assumindo que nao utilizes a Justica, o Ensino (publico),e a Saude (publica), deves sempre ao "Estado" mais que nao seja porque pertences a uma Nacao em que a redistribuicao do rendimento e institucionalmente a raiz da Sociedade que integras.
Portanto devemos pagar e não questionar absolutamente nada.
Não questionar o porquê de haver fp que não produzem, que não cumprem horário e que têm um vencimento médio de 1500 eur/mês (ao contrário dos privados que recebem em média 800 eur/mês);
Não questionar porquê durante décadas os privados pagaram a saúde dos fp, quando eles próprios ganhavam menos e tinham pior acesso à saúde;
Não questionar a adjudicação de serviços e bens só aos familiares, e o investimento público só aos amigos;
Não questionar as reformas para as quais não houve contribuições.
Ao privado é pagar e calar. Avante camarada!
( É por isso que eu digo: quem puder que vá trabalhar e constituir família para fora de Portugal. E investir para fora... é o que eu faço )
- Registado: 4/11/2014 16:35
LionH Escreveu:goodmoney Escreveu:LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Ja aqui perguntei como é que a geração mais preparada e com licenciatura de sempre em Portugal não cria empresas! e aqui é que esta o busilis. Sem empresas não vamos lá.
És licenciado? Tens uma empresa? Porque não?
Ja tive uma pequena empresa de consultoria . Sempre trabalhei no sector privado e nunca pedi um tostão ao Estado mas ja lhe paguei milhares e milhares .
A luz da rua,a noite, deve-la ao "Estado". A seguranca (invisivel) deve-la ao "Estado". Mesmo assumindo que nao utilizes a Justica, o Ensino (publico),e a Saude (publica), deves sempre ao "Estado" mais que nao seja porque pertences a uma Nacao em que a redistribuicao do rendimento e institucionalmente a raiz da Sociedade que integras.

- Registado: 22/4/2003 23:12
goodmoney Escreveu:LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Ja aqui perguntei como é que a geração mais preparada e com licenciatura de sempre em Portugal não cria empresas! e aqui é que esta o busilis. Sem empresas não vamos lá.
Ja tive uma pequena empresa de consultoria . Sempre trabalhei no sector privado e nunca pedi um tostão ao Estado mas ja lhe paguei milhares e milhares .
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Além de que é extremamente ingénuo pensar que o nível baixo de desemprego na Alemanha tem essencialmente a ver com a formação profissional. Muito mais pesa ter uma moeda em comum com países mais pobres e o controlo da capacidade produtiva desses países através da União Europeia, como tem acontecido ao longo de décadas.
pata-hari Escreveu:Heisenberg, parece-me redutor assumir que as ideias de quem tem sucesso (ou de quem acredita que por alguma coisa têm sucesso) são, por definição, más e têm, também por definição segundas intenções e intuitos manipuladores. Acho uma análise simples e persecutória de quem não tem interesse em melhorar. Como dizes, seria bom nivelar por cima e não achar que esse nivelamento é impossível. Só falta dizer que somos geneticamente incapazes.
Já agora, o comentário da Senhora, a meu ver, pode ser interpretado como dizes. Se calhar a senhora até disse que temos muitos licenciados face aos que não temos de técnicos. Mais uma vez, a noticia não explica o contexto e acho mais provável que tenha feito um comentário pensado que é mal relatado que o contrário.
Olha, não percebi nada do teu primeiro parágrafo, nem a relação com o que escrevi.
Mas, sinceramente, acho que o comentário dela não merece que se perca muito tempo. Não me parece que ela alguma vez se tenha destacado pelo conhecimento profundo da realidade portuguesa.
Heisenberg, parece-me redutor assumir que as ideias de quem tem sucesso (ou de quem acredita que por alguma coisa têm sucesso) são, por definição, más e têm, também por definição segundas intenções e intuitos manipuladores. Acho uma análise simples e persecutória de quem não tem interesse em melhorar. Como dizes, seria bom nivelar por cima e não achar que esse nivelamento é impossível. Só falta dizer que somos geneticamente incapazes.
Já agora, o comentário da Senhora, a meu ver, pode ser interpretado como dizes. Se calhar a senhora até disse que temos muitos licenciados face aos que não temos de técnicos. Mais uma vez, a noticia não explica o contexto e acho mais provável que tenha feito um comentário pensado que é mal relatado que o contrário.
goodmoney Escreveu:pata-hari Escreveu:O problema de retirar frases do seu contexto é sempre o mesmo. A senhora disse que havia demasiados licenciados " o que faz com que não tenham noção das vantagens do ensino vocacional. ". O enfoque da frase está na segunda parte da mesma. O sistema educacional alemão é feito simultaneamente por ensino profissional e ensino vocacionado para ensino superior. Os alemães formam licenciados e formam técnicos. Nós só formamos licenciados. Acho que foi a isso que a senhora se referiu e foi certamente assim que eu li o que disse. Se formássemos mais técnicos, provavelmente teríamos menor desemprego.
Então e de toda esta malta que recomenda o ensino vocacional, há algum que não seja licenciado?
Algo que é assim tão bom e premente, não deve ser só para os outros...
Pessoas como a Merkel esquecem-se de que a questão não é encaminhar pretendentes às licenciaturas para o ensino profissional, mas sim encaminhar quem não tem qualquer licenciatura, que ainda é a maioria. Nivelar por cima e não por baixo. Além de que, ao concluir uma licenciatura, ninguém impede uma pessoa de estudar uma profissão técnica depois, ou antes, ou durante. Formação nunca é demais. Mas é óbvio que comum dos alemães e os seus admiradores, que não passam do pragmatismo para o bem e para o mal, não o conseguem ver.
.
Editado pela última vez por Heisenberg em 6/11/2014 12:23, num total de 1 vez.
doez Escreveu:hyped78 Escreveu:O que me parece é que temos uma alocação de licenciados desajustada das realidades do nosso mercado de trabalho - demasiados licenciados em humanidades e ciências sociais (não estou a criticar esses cursos, longe disso) e poucos em engenharias e etc.
Vai dizer isso aos eng. civis q estão no desemprego, ou nos electro ou mecânicos que só arranjam trabalho em África, no meio do mato.![]()
A Merkel tem rigorosamente toda a razão. É bem aconselhada e sabe do que fala: ao contrário de outros que nem uma tabela de um relatório de fundos europeus sabe ler.
Os Engenheiros Informáticos ainda se vão safando em Portugal, mas percebo o que dizes. Vivo em Espanha e aqui os Engenheiros Civis estão sem saídas profissionais dentro do país, os outros ainda se vão safando.
- Registado: 6/8/2014 8:28
goodmoney Escreveu:avataris Escreveu:pikota Escreveu:Eu quando disse que Portugal tinha bastantes licenciados estou a referir-me em relação ao País e à situação actual em que se encontra.
Isso é uma evidência.
Portugal forma mais licenciados em praticamente todas as áreas, do que o tecido empresarial consegue absorver. Italia por exemplo tem uma taxa de desemprego similar a nossa, mas absorve quase o dobro dos licenciados.
So grecia e espanha tem mais desemprego entre pessoas com ensino superior.
Dito de outra forma, ter mais licenciados só vai fazer com tenhamos mais desemprego entre eles. Antes de formar é preciso ter empresas que precisem deles. Caso contrário andamos a formar para outros países.
Quanto à qualidade do ensino:
Europeus não reconhecem qualidade ao ensino superior nacional
http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... al-1668159
Então assim sendo, se o formando tem de se adaptar ao que o país pede, se o país pedir porventura analfabetos vamos deixar a escola para ir de encontro à necessidade?
A formação nunca é demais.
O erro é achar-se que a formação só se adquire por ter um canudo. E actualmente qualquer calhau consegue ter formação superior, o que não implica que seja uma pessoa bem formada.
- Registado: 1/7/2014 14:53
hyped78 Escreveu:O que me parece é que temos uma alocação de licenciados desajustada das realidades do nosso mercado de trabalho - demasiados licenciados em humanidades e ciências sociais (não estou a criticar esses cursos, longe disso) e poucos em engenharias e etc.
Vai dizer isso aos eng. civis q estão no desemprego, ou nos electro ou mecânicos que só arranjam trabalho em África, no meio do mato.

A Merkel tem rigorosamente toda a razão. É bem aconselhada e sabe do que fala: ao contrário de outros que nem uma tabela de um relatório de fundos europeus sabe ler.
- Registado: 4/11/2014 16:35
Esta questão dos licenciados é um bocado estranha porque, afinal, estamos a dar muita importância às palavras da sra. Merkel (e ela tem direito à sua opinião...).
Estatisticamente não temos uma % assim tão elevada de licenciados, como já foi comentado, em comparação com outros países europeus.
O que me parece é que temos uma alocação de licenciados desajustada das realidades do nosso mercado de trabalho - demasiados licenciados em humanidades e ciências sociais (não estou a criticar esses cursos, longe disso) e poucos em engenharias e etc.
Também me parece que existem diferenças de qualidade expressivas entre diferentes universidades e cursos.
De qualquer forma, se o grande problema de Portugal fossem os licenciados estaríamos muito bem. Temos tantos outros problemas mais importantes...
Estatisticamente não temos uma % assim tão elevada de licenciados, como já foi comentado, em comparação com outros países europeus.
O que me parece é que temos uma alocação de licenciados desajustada das realidades do nosso mercado de trabalho - demasiados licenciados em humanidades e ciências sociais (não estou a criticar esses cursos, longe disso) e poucos em engenharias e etc.
Também me parece que existem diferenças de qualidade expressivas entre diferentes universidades e cursos.
De qualquer forma, se o grande problema de Portugal fossem os licenciados estaríamos muito bem. Temos tantos outros problemas mais importantes...
- Registado: 6/8/2014 8:28
O representante da Bosch em Portugal acaba de dizer no Negócios da Semana que os Engenheiros portugueses não ficam atrás de quaisquer outros na Europa e que inclusivamente o que falta é trazer mais doutorados para dentro da indústria... ele lá saberá o que diz.
E ainda na semana passada ouvi o responsável da Nestle Portugal dizer algo semelhante.
E ainda na semana passada ouvi o responsável da Nestle Portugal dizer algo semelhante.
- Registado: 9/11/2012 16:27
LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
pata-hari Escreveu:O problema de retirar frases do seu contexto é sempre o mesmo. A senhora disse que havia demasiados licenciados " o que faz com que não tenham noção das vantagens do ensino vocacional. ". O enfoque da frase está na segunda parte da mesma. O sistema educacional alemão é feito simultaneamente por ensino profissional e ensino vocacionado para ensino superior. Os alemães formam licenciados e formam técnicos. Nós só formamos licenciados. Acho que foi a isso que a senhora se referiu e foi certamente assim que eu li o que disse. Se formássemos mais técnicos, provavelmente teríamos menor desemprego.
Então e de toda esta malta que recomenda o ensino vocacional, há algum que não seja licenciado?

Algo que é assim tão bom e premente, não deve ser só para os outros...
avataris Escreveu:pikota Escreveu:Eu quando disse que Portugal tinha bastantes licenciados estou a referir-me em relação ao País e à situação actual em que se encontra.
Isso é uma evidência.
Portugal forma mais licenciados em praticamente todas as áreas, do que o tecido empresarial consegue absorver. Italia por exemplo tem uma taxa de desemprego similar a nossa, mas absorve quase o dobro dos licenciados.
So grecia e espanha tem mais desemprego entre pessoas com ensino superior.
Dito de outra forma, ter mais licenciados só vai fazer com tenhamos mais desemprego entre eles. Antes de formar é preciso ter empresas que precisem deles. Caso contrário andamos a formar para outros países.
Quanto à qualidade do ensino:
Europeus não reconhecem qualidade ao ensino superior nacional
http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... al-1668159
Então assim sendo, se o formando tem de se adaptar ao que o país pede, se o país pedir porventura analfabetos vamos deixar a escola para ir de encontro à necessidade?
A formação nunca é demais.
lfhm83 Escreveu:Limonov Escreveu:Chegaste mesmo ao ponto que mais me aborrece neste tipo de tópicos, não há fundamentos para argumentação, eu também não os tenho, estamos quites. Um acha isto outro acha aquilo, é um achismo pegado...
Bom senso não é argumento?
É um excelente argumento para quem acredita em tudo aquilo que pensa. Eu não me levo muito a sério por isso não me serve.
A lógica de mercado é um argumento, e seguindo o bom senso, não havendo trabalho para determinadas profissões, é procurar outras. Porque raio não pode o licenciado procurar outro trabalho? Porque tem de ser logo rotulado com um "andei a estudar isto, agora não vou fazer aquilo", às tantas isto está mais na cabeça do empregador do que do empregado...
Porque será que o bom senso nos leva logo para o "temos licenciados a mais"?
Qual é o problema de ter uma sociedade melhor formada, ainda que profissionalmente, muitos não exerçam a atividade para a qual estudaram?
Qual é o problema de alguém querer estudar filosofia? não posso teorizar sobre a metafisica dos costumes tugas enquanto assento uns tijolos?
O ensino não é válido para as pessoas a não ser que ganhem diretamente dinheiro com ele?
Então e se preferir não ser canalizador, mesmo sabendo que é emprego garantido? vão-me obrigar a estudar canos? Não poderia até licenciar-me em História e fazer uma pós-graduação em canalizações pós-modernas?
Um país de doutores e engenheiros e, acrescento, de empresários... um país que meteu na cabeça que o ensino só faz sentido se tiver uma função direta.
Da mesma forma que nem todos podem, nem devem ser, doutores e engenheiros, também nem todos podem ser empresários ou empreendedores. E se se idolatra tanto o empreendedorismo, ao ponto de haver quem acredite que é melhor ser patrão sem empresa do que empregado sem trabalho, porque não há ser dada a hipótese a um jovem de seguir o sonho de estudar uma ***** qualquer de que goste mesmo? também tentaram cortar as pernas ao Einstein.
O que é necessário, e acho (lá está, achismo e bom senso) que já existe, é uma consciência efetiva daquilo que o espera quando terminar os estudos. Mas deve haver escolha. Se querem impedir este jovem de estudar os dinossaúros da Lourinhã, encerrem Universidades, diminuam as vagas, etc, mas depois não se queixem que precisam de um paleontólogo para ver umas pedras no vosso quintal e não há, ou então havia mas demorou e foi caro.
Basta vir a Merkell dizer que o que faz falta é ensino vocacional e pronto está tudo resolvido, até a taxa de desemprego caiu logo para 13.1%. E aqueles que sugerem o copianço da politica alemã, não se esqueçam que os nossos politicos normalmente só copiam para ter 10, a parte que mais interessa ao público fica sempre por copiar. E já agora, que se inicie o copianço no pós II Grande Guerra.
Eu não sou contra cursos técnicos nem sei se temos licenciados a mais. Não vale a pena meterem-me links que eu estou-me nas tintas, a minha cena é básica:
1. A Merkell não disse o que disse para nos ajudar, isso não existe em politica;
2. Se o ensino técnico é a salvação porque foi preciso vir a Merkell dizê-lo, "é porque o que vem de fora é que é bom?";
3. Nada está mais ou a menos, só depende do ponto de vista. Quando a água chegar a casa via wireless e os cócós forem enviados por sms , um canalizador será um canalizador a mais;
4. Custa-me bué estarmos enterrados até ao pescoço, e de repende aparece uma solução mágica, um bode expiatório, um fazia e acontecia. Portugal está assim porque tem de estar, pronto, é isto! e quanto menos estudarmos mais dificil vai ser perceber que temos a pobreza enraizada até aos ossos porque quem realmente manda assim o quer. Mas este estudo pode ser feito em casa, na biblioteca, escusamos de gastar nas universidades, afinal formar para que?
É pá, poderia continuar, mas estou esganado, vou comer cenas que aprendi a fazer num curso de cozinha, mas se continuam com tantos programas (de TV) de comezaina, entopem estes cursos e depois, um gajo pede para nos virem arranjar a caldeira, e quando vai ver, tem um estufado lá dentro

Agora é que é, não apareço mais aqui! já pareço o analistadoido no sp500, desculpa analista, não resisti à tua tripla reforma

Abraço e bons negócios,
Ed. Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Limonov Escreveu:pata-hari Escreveu:Não tenho números para argumentar, tal como também não apresentas mas parece-me uma evidência que a industria precisa certamente de mais técnicos que de chefias. E depois sei, empiricamente, que quando queres um técnico para te arranjar o ar condicionado, não há; queres um canalizador, pagas uma fortuna e não aparece. Um técnico de caldeiras, não há, esperas semanas. Não me parece que haja desemprego nas áreas técnicas. Voltamos sempre à velha questão do "não há emprego "na minha área", logo eu que sou paleetnologista e me fartei de estudar!"
Pata,
Chegaste mesmo ao ponto que mais me aborrece neste tipo de tópicos, não há fundamentos para argumentação, eu também não os tenho, estamos quites. Um acha isto outro acha aquilo, é um achismo pegado...
Não sei se há falta de canalizadores ou de cursos de canalizadores, mas uma coisa posso dizer, os meus amigos desempregados com canudo, procuram emprego apenas, não procuram lugares de chefia. Alguns fizeram cursos técnicos para poderem emigrar mais facilmente... se calhar a fortuna que nós não queremos pagar é uma ninharia mais a Norte... também não sabemos qual a lacuna nas profissões que referiste...
Continuo sem saber se temos licenciados a mais, nem se a abertura de mais cursos técnicos vai diminuir o desemprego...mas prometo que não voltarei a maçar![]()
Cumprimentos,
Limonov
"Continuo sem saber se temos licenciados a mais, nem se a abertura de mais cursos técnicos vai diminuir o desemprego..."
Exacto.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Phil2014 e 189 visitantes