Demasiados licenciados
Re: Demasiados licenciados
Limonov Escreveu:Chegaste mesmo ao ponto que mais me aborrece neste tipo de tópicos, não há fundamentos para argumentação, eu também não os tenho, estamos quites. Um acha isto outro acha aquilo, é um achismo pegado...
Bom senso não é argumento? E mesmo com estudos e números estas temáticas não são ciências exactas.
Como disse para mim o problema não é o número de licenciados mas sim as licenciaturas, curiosamente o sector que paga melhor e que tem mais falta de licenciados tem vindo a diminuir o número de alunos.
http://www.pordata.pt/Portugal/Alunos+m ... macao-1026
Mais dados:
http://www.pordata.pt/Portugal/Desempre ... edia+anual)+total+e+por+nivel+de+escolaridade+completo+%20+Continente-61
http://www.pordata.pt/Portugal/Populaca ... ompleto+(R)-53
http://static.publico.pt/homepage/infog ... oPortugal/
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
pata-hari Escreveu:Não tenho números para argumentar, tal como também não apresentas mas parece-me uma evidência que a industria precisa certamente de mais técnicos que de chefias. E depois sei, empiricamente, que quando queres um técnico para te arranjar o ar condicionado, não há; queres um canalizador, pagas uma fortuna e não aparece. Um técnico de caldeiras, não há, esperas semanas. Não me parece que haja desemprego nas áreas técnicas. Voltamos sempre à velha questão do "não há emprego "na minha área", logo eu que sou paleetnologista e me fartei de estudar!"
Nem mais !!
Todos já ouvimos e concordamos quando alguém diz que isto é um país de doutores. Mas quando vem alguém de fora dizer, é uma grande polêmica.
E precisa de mais técnicos porque praticamente não há cursos técnicos. Há muito mais cursos universitários do que técnicos.
Não sei se lembram à algum tempo atrás uma polêmica foi criada porque uma determinada empresa oferecia emprego a arquitetos , a pagar 500 euros e exigia que trabalhasse 10 horas por dias e tivesse carro. E em outro jornal oferecia-se emprego de soldador a 900 euros.
Isto é a Lei do Mercado.
Mais: Qual é o engenheiro ,arquiteto ou o que quer que seja que ganha 60 euros a hora? Pois , chame um técnico de máquina de lavar , carpinteiro etc, e vai ver se não morre logo em 60 euros.Pelo menos !!!
Mais: Um moldavo que conheço e já trabalhou para mim está a fazer uma reforma geral no apartamento de uma amiga minha. Trabalha 8 horas por dia até porque está limitado pelos horários de silêncio e promete entregar a obra em 30 dias. Preço? 10 mil euros. E não pára. ao acabar essa obra já tem outra. Qual dos formados aqui do fórum ganha isso?
Ir para a universidade hoje em dia só compensa se a ideia for sair do país. Para ficar aqui é melhor ser mesmo técnico.
E não há perspectivas !
O país só se vai ver livre definitivamente da supervisão da Troika em 2035 quando e se pagar 75% da dívida. Continuamos a ser matematicamente inviáveis. Mal saiu a Troika e já tomamos um puxão de orelhas quando da aprensentação do OE2015.
Para investir é preciso dinheiro e ou ser muito atractivo. Não somos nem uma coisa nem outra. Quero com isto dizer que a situação atual vai se prolongar por muiiiitttoooss anos e nem estes doutores vão conseguir emprego tão cedo , muito menos com um salário decente, nem os que saem das universidades todos os anos.Coitados.
Para a nossa dimensão e condição temos muitos caciques e poucos índios.
Speedbird
- Registado: 21/4/2008 9:06
marquesll Escreveu:As pequenas e médias empresas não deveriam de ter de pagar mais do que 10%-15% de IRC, nem ter tantas burocracias que só roubam tempo e dinheiro.
Vivemos num país em que toda a gente quer ser F. público ou empregado por conta de outrem, mas ninguém quer ser pequeno/médio empresário.
quando tivermos um país onde as pessoas já não queiram ser F.Públicos, e prefiram ser peq/medios empresários, não se esqueça de desejar, também, que prefiram não viver na mama do estado.
Sinceramente acho que as mentes brilhantes em Portugal deveriam no mínimo ter em consideração que a Alemanha foi muito melhor gerida nas últimas décadas que Portugal. Secalhar devíamos seguir um ou outro conselho deles...só para ver no que dá.
- Registado: 4/11/2014 16:35
pata-hari Escreveu:Não tenho números para argumentar, tal como também não apresentas mas parece-me uma evidência que a industria precisa certamente de mais técnicos que de chefias. E depois sei, empiricamente, que quando queres um técnico para te arranjar o ar condicionado, não há; queres um canalizador, pagas uma fortuna e não aparece. Um técnico de caldeiras, não há, esperas semanas. Não me parece que haja desemprego nas áreas técnicas. Voltamos sempre à velha questão do "não há emprego "na minha área", logo eu que sou paleetnologista e me fartei de estudar!"
Pata,
Chegaste mesmo ao ponto que mais me aborrece neste tipo de tópicos, não há fundamentos para argumentação, eu também não os tenho, estamos quites. Um acha isto outro acha aquilo, é um achismo pegado...
Não sei se há falta de canalizadores ou de cursos de canalizadores, mas uma coisa posso dizer, os meus amigos desempregados com canudo, procuram emprego apenas, não procuram lugares de chefia. Alguns fizeram cursos técnicos para poderem emigrar mais facilmente... se calhar a fortuna que nós não queremos pagar é uma ninharia mais a Norte... também não sabemos qual a lacuna nas profissões que referiste...
Continuo sem saber se temos licenciados a mais, nem se a abertura de mais cursos técnicos vai diminuir o desemprego...mas prometo que não voltarei a maçar

Cumprimentos,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
Não tenho números para argumentar, tal como também não apresentas mas parece-me uma evidência que a industria precisa certamente de mais técnicos que de chefias. E depois sei, empiricamente, que quando queres um técnico para te arranjar o ar condicionado, não há; queres um canalizador, pagas uma fortuna e não aparece. Um técnico de caldeiras, não há, esperas semanas. Não me parece que haja desemprego nas áreas técnicas. Voltamos sempre à velha questão do "não há emprego "na minha área", logo eu que sou paleetnologista e me fartei de estudar!"
pata-hari Escreveu:O problema de retirar frases do seu contexto é sempre o mesmo. A senhora disse que havia demasiados licenciados " o que faz com que não tenham noção das vantagens do ensino vocacional. ". O enfoque da frase está na segunda parte da mesma. O sistema educacional alemão é feito simultaneamente por ensino profissional e ensino vocacionado para ensino superior. Os alemães formam licenciados e formam técnicos. Nós só formamos licenciados. Acho que foi a isso que a senhora se referiu e foi certamente assim que eu li o que disse. Se formássemos mais técnicos, provavelmente teríamos menor desemprego.
Olá Pata tudo bem?
Eu percebi a Senhora, fiz um comentário ao comentário. Custa-me perceber como se pode dizer que temos muito ou pouco de qualquer coisa sem mais.
Não sei como é possível dizer que se se aumentar o número de técnicos em detrimento do número de licenciados o desemprego diminui...
Se bem te recordas há alguns anos (não muitos) o discurso era o oposto, ou seja, incrementar o número de licenciados para melhorar a competitividade, criação de empresas e emprego, blá blá blá...
Qual é a profissão que tem necessidade de trabalhadores, com ensino vocacional ou técnico, e para a qual não há um curso qualquer?
E havendo essa necessidade, a própria economia se encarregaria de formar essa mão-de-obra, não iam estar à espera da mama do Estado só para poupar uns euros com essa formação, penso eu, não acredito que uma empresa com expressa necessidade de mão de obra esteja à espera que apareça um curso técnico... forma os recursos humanos existentes e pronto.
O discurso reinante leva a que muitos licenciados omitam as suas qualificações, parece que um licenciado foi amputado de mãos e pernas... porque não pode a pessoa, apesar de ter estudado a nível superior, exercer outra atividade qualquer? Ser licenciado, a meu ver, é um extra, não uma nódoa…
Qual é a diferença entre um licenciado desempregado e um não licenciado desempregado?
O Nuno Crato, retirou das listas de professores desempregados todos aqueles que chumbaram ou não compareceram à prova. Agora são desempregados numa outra lista qualquer...
É como a estória do desemprego jovem, então e o desemprego menos jovem?
Enfim, a senhora Merkel deve estar a precisar de técnicos nas suas indústrias, não está para aumentar a despesa da Alemanha na formação desses técnicos, sabendo que o desemprego em Portugal e Espanha é enorme, e entre jovens e licenciados ainda pior, inculca-nos este discurso... e nós vamos investir mais no ensino vocacional, no fim, estes técnicos marcham-se para a Alemanha, em Portugal fica a despesa e a promessa de eterna saudade.
Abraço,
Limonov
WofG Escreveu:LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Ja aqui perguntei como é que a geração mais preparada e com licenciatura de sempre em Portugal não cria empresas! e aqui é que esta o busilis. Sem empresas não vamos lá.
"Impostos", responde à tua questão.
Um pais onde os impostos são elevadissimos e incertos, onde o ciclo economico não se consegue prever, onde a politica é instável........ um pequeno empresário vai arriscar colocar poupanças? Dane-se! Mais vale ir pra áfrica onde basta lavar a mão ao general, sempre é certo!
Quem investiu no BES Angola não acha assim tão certo, mas no fundo concordo contigo!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Ja aqui perguntei como é que a geração mais preparada e com licenciatura de sempre em Portugal não cria empresas! e aqui é que esta o busilis. Sem empresas não vamos lá.
"Impostos", responde à tua questão.
Um pais onde os impostos são elevadissimos e incertos, onde o ciclo economico não se consegue prever, onde a politica é instável........ um pequeno empresário vai arriscar colocar poupanças? Dane-se! Mais vale ir pra áfrica onde basta lavar a mão ao general, sempre é certo!
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
Não sei com que tipo de pessoas lidam... mas eu não conheço ninguém que queira ir hoje para a função pública. E digo-vos que nunca foi esse o meu sonho. Acho que preciso de mais acção. 

Cultura, Educação, Formação nunca são demais. Só assim uma sociedade pode desenvolver-se.
Agora que há muitos lecenciados a realizar trabalho para o qual não necessitam de licenciatura e muitas licenciaturas que só servem para isso mesmo (Cultura, Educação, Formação) e não para aprender uma profissão, há.
E nessa perspectiva há licenciados a mais em portugal, na perspectiva puramente economica. Numa perspectiva social são poucos.
Agora que há muitos lecenciados a realizar trabalho para o qual não necessitam de licenciatura e muitas licenciaturas que só servem para isso mesmo (Cultura, Educação, Formação) e não para aprender uma profissão, há.
E nessa perspectiva há licenciados a mais em portugal, na perspectiva puramente economica. Numa perspectiva social são poucos.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
WingsofGold
WingsofGold
As pequenas e médias empresas não deveriam de ter de pagar mais do que 10%-15% de IRC, nem ter tantas burocracias que só roubam tempo e dinheiro.
Vivemos num país em que toda a gente quer ser F. público ou empregado por conta de outrem, mas ninguém quer ser pequeno/médio empresário.
- Registado: 20/5/2014 15:38
Blue Epsilon Escreveu:LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Na minha área (informática), não conheci nenhum colega que desejasse ir para a função pública ter um emprego para a vida... Alguns foram mesmo para o estrangeiro ganhar umas 4 ou 5 vezes mais. Em geral são muito bem vistos e considerados muito bons profissionais.
Alguns criaram cá empresas, mas muitos desistiram devido à carga de impostos ridiculamente alta. Parece mesmo feita para obrigar as pessoas a desistir. Algo tem de mudar neste ponto senão continuaremos a perder mão de obra qualificada e que não fica nada a dever aos nossos colegas estrangeiros.
Isso é a excepção. O que o LionH diz é a a regral geral. A maioria quer ir para a f.pública onde se ganha mais, o emprego é mais estável e a pressão é incomparavelmente menor.
- Registado: 4/11/2014 16:35
Blue Epsilon Escreveu:LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Na minha área (informática), não conheci nenhum colega que desejasse ir para a função pública ter um emprego para a vida... Alguns foram mesmo para o estrangeiro ganhar umas 4 ou 5 vezes mais. Em geral são muito bem vistos e considerados muito bons profissionais.
Alguns criaram cá empresas, mas muitos desistiram devido à carga de impostos ridiculamente alta. Parece mesmo feita para obrigar as pessoas a desistir. Algo tem de mudar neste ponto senão continuaremos a perder mão de obra qualificada e que não fica nada a dever aos nossos colegas estrangeiros.
Sim, mas na area de informatica o numero de licenciados não me parece elevado, eu falo de onde saem a maioria licenciados, enfermagem, letras (professores) , advogados (mais que as mães) , gestão (ja repararam que a maioria dos gestores é contabilistas ou trabalha nas finanças).
Quanto aos impostos tens razão, a propaganda da empresa na hora é só para enganar patos, pois fazendo bem as contas a tudo o que acarreta ter uma empresa e depois se corre mal ser um criminoso (sim, criminoso) mais vale investir na bolsa ou especular pois tem menos custos e muito menos riscos. Portugal é inimigo do investidor na economia real.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 5/11/2014 17:27, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
LionH Escreveu:Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Os licenciados em Portugal querem ir e para a f. publica. emprego para a vida e como são licenciados ganham mais. Se não é agora, foi assim durante anos e a mentalidade não mudou.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
pata-hari Escreveu:O problema de retirar frases do seu contexto é sempre o mesmo. A senhora disse que havia demasiados licenciados " o que faz com que não tenham noção das vantagens do ensino vocacional. ". O enfoque da frase está na segunda parte da mesma. O sistema educacional alemão é feito simultaneamente por ensino profissional e ensino vocacionado para ensino superior. Os alemães formam licenciados e formam técnicos. Nós só formamos licenciados. Acho que foi a isso que a senhora se referiu e foi certamente assim que eu li o que disse. Se formássemos mais técnicos, provavelmente teríamos menor desemprego.

São sempre os mesmos 2 ou 3 que fazem isso, aliás, só vêm ao fórum para isso...
- Registado: 20/5/2014 15:38
Não Pata isto é bom mesmo é formar pessoal que o mercado não absorve e está saturado. Claro que as falácias imperam em Portugal e o povo coitadinho é só meter a culpa em tudo o que seja político em vez de reflectirem um bocado sobre o seu papel social.
Em Portugal há ensino de qualidade depende é dos estabelecimentos e das licenciaturas mas comparar o nosso ensino com o Inglês, Francês, Alemão, Espanhol é dar um tiro no pé, não existe o mesmo investimento (talvez até exista em %PIB mas é mal alocado) nem suporte empresarial (e aqui sim é que estamos mesmo mal) que nesses países para além de faltar muito know how e emigração talentos.
Isto para o ensino superior/profissional, o secundário é mais ou menos a mesma coisa em todo o lado os conteúdos não variam muito se bem que os nuestros hermanos no 12º já estudam calculo integral e álgebra, mas não é por aí que o gato vai ás filhós.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
O problema de retirar frases do seu contexto é sempre o mesmo. A senhora disse que havia demasiados licenciados " o que faz com que não tenham noção das vantagens do ensino vocacional. ". O enfoque da frase está na segunda parte da mesma. O sistema educacional alemão é feito simultaneamente por ensino profissional e ensino vocacionado para ensino superior. Os alemães formam licenciados e formam técnicos. Nós só formamos licenciados. Acho que foi a isso que a senhora se referiu e foi certamente assim que eu li o que disse. Se formássemos mais técnicos, provavelmente teríamos menor desemprego.
Também concordo que Portugal tem demasiados licenciados. Antigamente era melhor, quando se entrava em medicina com 14, bastando que os pais pudessem sustentar o aluno. Esses é que eram verdadeiros "doutores". Uma ideia: já que não há possibilidade de dar aos licenciados emprego em Portugal, a licenciatura deveria ser-lhes retirada, para nem no estrangeiro conseguirem arranjar emprego! Malandos, que vão para as obras, para a pesca e as fábricas portuguesas, que há muita falta de mão-de-obra lá. Enfim... quando se tenta resumir um problema tão complexo a uma frase, a uma "sentença", sai asneira. A Merkel que esteja calada e se preocupe com o seu país.
Penso que tem havido melhorias nos últimos anos na selecção dos cursos viáveis. Já que nenhum Governo quis intervir nessa gestão, e face à situação de desemprego do país, os próprios alunos estão mais conscientes da empregabilidade do curso que escolhem. Quanto ao ensino vocacional, o Governo de Sócrates foi o que mais avançou nesse sentido, embora obviamente com falhas (por exemplo, quando um aluno é mal comportado ou idiota, é despachado para um CEF).
Penso que tem havido melhorias nos últimos anos na selecção dos cursos viáveis. Já que nenhum Governo quis intervir nessa gestão, e face à situação de desemprego do país, os próprios alunos estão mais conscientes da empregabilidade do curso que escolhem. Quanto ao ensino vocacional, o Governo de Sócrates foi o que mais avançou nesse sentido, embora obviamente com falhas (por exemplo, quando um aluno é mal comportado ou idiota, é despachado para um CEF).
- Registado: 14/6/2012 15:31
avataris Escreveu:pikota Escreveu:Eu quando disse que Portugal tinha bastantes licenciados estou a referir-me em relação ao País e à situação actual em que se encontra.
Isso é uma evidência.
Portugal forma mais licenciados em praticamente todas as áreas, do que o tecido empresarial consegue absorver. Italia por exemplo tem uma taxa de desemprego similar a nossa, mas absorve quase o dobro dos licenciados.
So grecia e espanha tem mais desemprego entre pessoas com ensino superior.
Dito de outra forma, ter mais licenciados só vai fazer com tenhamos mais desemprego entre eles. Antes de formar é preciso ter empresas que precisem deles. Caso contrário andamos a formar para outros países.
Isto explica muito do que se passa no ME...
Fui.
Abraço,
Limonov
pikota Escreveu:Eu quando disse que Portugal tinha bastantes licenciados estou a referir-me em relação ao País e à situação actual em que se encontra.
Isso é uma evidência.
Portugal forma mais licenciados em praticamente todas as áreas, do que o tecido empresarial consegue absorver. Italia por exemplo tem uma taxa de desemprego similar a nossa, mas absorve quase o dobro dos licenciados.
So grecia e espanha tem mais desemprego entre pessoas com ensino superior.
Dito de outra forma, ter mais licenciados só vai fazer com tenhamos mais desemprego entre eles. Antes de formar é preciso ter empresas que precisem deles. Caso contrário andamos a formar para outros países.
Quanto à qualidade do ensino:
Europeus não reconhecem qualidade ao ensino superior nacional
http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... al-1668159
Editado pela última vez por daniel__ em 5/11/2014 11:23, num total de 1 vez.
- Registado: 1/7/2014 14:53
pikota Escreveu:Eu quando disse que Portugal tinha bastantes licenciados estou a referir-me em relação ao País e à situação actual em que se encontra.
Sim Pikota, pois eu acho que Portugal está com portugueses a mais, e devo ter razão, muitos já se foram embora e muitos outros lhes seguirão os passos

Saúde,
Limonov
Eu quando disse que Portugal tinha bastantes licenciados estou a referir-me em relação ao País e à situação actual em que se encontra.
- Registado: 4/2/2010 15:57
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, Google [Bot], jprgodinho, Majestic-12 [Bot], Opcard33, Phil2014 e 106 visitantes