Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar casa a pronto pagamento ou com empréstimo bancário?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Comprar casa a pronto pagamento ou com empréstimo bancár

por Heisenberg » 20/10/2014 13:01

jopsilveira Escreveu:Bem...com tanto imposto perdi a vontade de comprar casa =;

Qual o sentido de pagar agora 12.000 Euros de IMT, mas se fôr nos anos seguintes, menos ? :|

Eu conheço a sensação...

O imposto sobre venda de imóveis tem de baixar por imposição europeia. E vai deixar de financiar os municípios para estes deixarem de ter interesse num urbanismo selvagem, como acontece neste país há muito tempo. Mas houve um acordo com os municípios para não se acabar com o imposto de um dia para o outro, é mais ou menos isso. Um favorzinho ao status quo, que para não variar sai do nosso bolso.

Registado: 2/9/2011 12:01

por jopsilveira » 20/10/2014 11:25

Bem...com tanto imposto perdi a vontade de comprar casa =;

Qual o sentido de pagar agora 12.000 Euros de IMT, mas se fôr nos anos seguintes, menos ? :|

Registado: 5/8/2014 20:53

por Heisenberg » 20/10/2014 11:11

jopsilveira Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas.

O IMI não está isento para os primeiros anos, no caso de compra de casa?
Essa isenção é independente caso o pagamento seja efectuado a pronto, ou com empréstimo.

Trata-se de uma moradia no Bairro de Encarnação em Lisboa, que ronda os 300.000 Euros e estou receoso face ao valor do IMI a pagar.

Acima de 125.000 não tens isenção. Até esse valor terias só 3 anos. Não interessa se é crédito ou não.
Em Lisboa tens algumas isenções se for um imóvel reabilitado: http://www.cm-lisboa.pt/servicos/por-te ... moveis-imi
O IMI calcula-se a partir do valor patrimonial ou do valor da escritura - o que for mais alto, é claro...
Tens sorte que Lisboa nem é dos concelhos mais caros (não percebo bem porquê, mas enfim). Deve ser 0,6%. O que quer dizer que deverás pagar 1.800 por ano, a não ser que o valor patrimonial do imóvel seja mais alto do que os tais 300 mil.

Atenção que pagas 12 mil euros de IMT no momento da escritura, mas se comprares em 2016 pagas 8 mil, e em 2017 4 mil. Em 2018 acaba o IMT, e virá outro imposto de valor ainda desconhecido. Pagas também 2.400 de imposto de selo (0,8%).

por jopsilveira » 19/10/2014 19:08

Obrigado pelas vossas respostas.

O IMI não está isento para os primeiros anos, no caso de compra de casa?
Essa isenção é independente caso o pagamento seja efectuado a pronto, ou com empréstimo.

Trata-se de uma moradia no Bairro de Encarnação em Lisboa, que ronda os 300.000 Euros e estou receoso face ao valor do IMI a pagar.

por fjmatos » 18/10/2014 9:50

Por coincidência fui confrontado com esta mesma questão recentemente. Creio que todos os aspetos relevantes a ponderar já foram aqui referidos.

No meu caso concreto, optei por uma solução mista. Eu até tinha recursos suficientes para adquirir o imóvel mas com as outras despesas necessárias (IMT, escritura, imobiliário, etc.) ficaria sem um tostão. Decidi recorrer a um financiamento de aprox 40% do imóvel. Assim fiquei com um fundo de reserva para fazer face a eventuais imprevistos, a prestação é mínima e mantenho algumas aplicações cuja rendibilidade está em linha ou ligeiramente acima do custo do financiamento. Quando o custo do financiamento começar aumentar (euribor aumentar) tenho sempre a possibilidade de reavaliar novamente a situação e optar por manter o crédito ou amortizar antecipadamente.

No meu caso dei muita importância à flexibilidade que o crédito me proporcionou.

Registado: 29/11/2007 3:18

por MMarcus » 18/10/2014 2:04

Mas há alguma coisa que pague a paz de ter uma casa paga? A maioria não as tem e anda a tentar pagá-las...

Com capital para o fazeres, no teu lugar não pensava duas vezes. Passa o cheque e dorme descansadinho da vida.

MMarcus
Qualquer post meu no fórum é uma mera opinião pessoal para possivel debate de ideias e nunca uma recomendação de compra ou venda de qualquer tipo.

Registado: 6/7/2014 11:21

por rollingsnowball » 18/10/2014 1:15

Não tenho casa própria nem pressa para a ter nem julgo que o juro que evito pagar me compense comparativamente com a renda.

Sendo a tua dúvida entre comprar a pronto ou pedir emprestado a questão numérica é basicamente como o Heisenberg disse, portanto estou a postar só para acrescentar a parte não numérica:

1- Pagamento a pronto: não tens os riscos da alavancagem. Se pedires emprestado tens que meter o dinheiro em algum sítio. Se o perderes mesmo que em parte podes ficar numa situação precária.
2- Pelo motivo anterior a parte psicológica pode ser importante. Parece-me que o facto de aconteça o que acontecer à economia teres sempre um tecto para morar é capaz de ser um ponto a considerar. Se o spread favorável que conseguires entre o dinheiro com que ficas e o juro a pagar for baixo poderá não compensar o efeito psicológico de segurança. Se for a pronto a casa é sempre tua, emprestado pode passar a ser do banco.
3- Já li em alguns sítios vários comentários de pessoas que consistentemente conseguem rentabilidades muito acima dos juros a dizerem que o efeito psicológico de não terem a casa hipotecada compensa, mas isso é uma decisão de cada um.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Heisenberg » 18/10/2014 0:26

jopsilveira Escreveu:Boas,

Brevemente irei comprar uma casa.

Tenho capital disponível para pagar a casa a pronto.
Tenho alguma vantagem em pagar com empréstimo bancário, em vez de pagar a pronto?
A nível de IRS não tenho nenhum benefício a partir de 2015, acho eu.

Para a imobiliária, é indiferente se eu pagar a pronto ou com empréstimo bancário?

Cumpts.

Se fizeres um crédito:
- és obrigado a fazer seguro de vida. Não é muito caro se fores novo e o valor em dívida for relativamente baixo. Mas acima dos 40 anos já começa a subir bastante.
- pagas imposto de selo sobre o valor do empréstimo: 0,6%.
- pagas comissões de avaliação, estudo, etc., no mínimo 600 e tal euros, mas pode ir aos 1.200 (depende do banco).
- o spread do crédito poderá ser 2,5% caso só peças empréstimo de uns 30% do valor da casa, mas começa a subir se pedires mais, especialmente a partir de 50%.

Seja a pronto ou a crédito, parece-me que é indiferente para o vendedor ou mediador, já que recebem a parte deles a pronto de qualquer modo.
Não há qualquer benefício no IRS nem em 2015 nem agora. Esse benefício é exclusivo para o arrendamento e para imóveis comprados até (se não estou em erro) 2011.

Tendo isto em conta, seria mais vantajoso comprar a pronto. Mas também pode não ser:
- caso gastes todas as poupanças, ficas em risco de precisar de alguma coisa inesperada e não ter dinheiro.
- caso tenhas o hábito de investir com algum risco, sendo bem sucedido é mais vantajoso ter o capital para investir, naturalmente; mas para o meter em depósitos a prazo, mais vale pagar a pronto, já que o juro que pagas pelo crédito é bem mais alto do que o que obténs em depósitos a prazo.

Um aspecto que pode ou não ser relevante:
Para casas acima de 100 mil euros, e especialmente pelos 150 mil e acima (valor patrimonial), o IMT é bastante elevado (seja crédito ou a pronto, aqui não importa). Por exemplo, uma casa de 180 mil euros paga 3.500 de IMT. (Digamos que o Estado gosta de pôr as famílias a pagar e dar isenção aos solteiros.) Este imposto vai baixar em 2016 (para 2/3) e em 2017 (para 1/3); em 2018 desaparece, mas virá outro para o substituir, cujo valor se desconhece ainda. Quem possa adiar a compra um ou dois anos pode ganhar alguma coisa, no caso dos valores patrimoniais que indiquei ou mais altos.

Espero ter ajudado. Também ando com pensamentos do género e a estudar esses assuntos.

Comprar casa a pronto pagamento ou com empréstimo bancário?

por jopsilveira » 17/10/2014 23:40

Boas,

Brevemente irei comprar uma casa.

Tenho capital disponível para pagar a casa a pronto.
Tenho alguma vantagem em pagar com empréstimo bancário, em vez de pagar a pronto?
A nível de IRS não tenho nenhum benefício a partir de 2015, acho eu.

Para a imobiliária, é indiferente se eu pagar a pronto ou com empréstimo bancário?

Cumpts.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Pedromoreiraaaa, Phil2014 e 193 visitantes