Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 17/10/2014 21:39

DMP Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:
O câmbio é das últimas grandes diversificações relativamente descorrelacionadas quer com o mercado accionista quer com o obrigacionista (claro que ocasionalmente têm uma correlação positiva ou negativa por periodos que pode levar meses, mas no geral não têm grande correlação pré-definida de médio/longo prazo).

Abr

VG, já utilizas este tipo de "descorrelação" nas tuas carteiras?

Um abraço.

Eu há cerca de 2 meses falei aqui no tópico que tinha transformado bastante a minha carteira de EUR para USD, quando na altura o rácio EUR/USD era superior a 1.30, já esteve na ordem dos 1.25 e agora está em 1.2745. Em valorização cambial já estive a ganhar da ordem dos 6%.

Atualmente o peso da minha carteira em euros é de apenas de 18%, que corresponde ao fundo da Turquia que não resgatei porque na altura tinha perdas próximas de 10%. Pena tive eu de não ter resgatado a Turquia quando no início deste verão cheguei a ter perdas só de 3%.

Também já escrevi que para quem é jovem e investe para o médio-longo prazo, andar a escolher fundos com hedge de proteção cambial, só anda a perder dinheiro, porque, em 1º lugar, o hedge tem custos, e, em 2º lugar, o rácio cambial entre 2 moedas fortes (hard currency, como o par USD/EUR) tende para o equilíbrio da média histórica.
Então, quando eu vejo um passivo de longo prazo a fazer hedge cambial em fundos ou ETF's, isso deixa-me os cabelos totalmente em pé. Mas que os há, há.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Registado: 26/8/2014 18:46

por bluechips » 17/10/2014 21:05

Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

A forte recuperação do index fund da biotecnologia a partir do dia 15 de Out., em oposição às fortes quedas no período de 9 a 14 de Out.

capture11.jpg

\:D/ \:D/

Abr,
bluechips

Bluechips, apetece-te fazer algum comentário crítico à tabela que mostraste quando falávamos em resgatar/não resgatar o fundo perante o que tens observado nos mercados desde então? Seria bom que colocasses aqui o teu sentido crítico para que outros possam ver uma outra posição quanto à utilização delas pois quando intervimos não fomos muito bem compreendidos. Intervém nem que seja para "malhar" em nós (respeitando as regras do fórum, é claro). A nós apetece-nos apenas dizer o seguinte: quando as palavras não bastam, seguem-se exemplos práticos. De preferência vários porque uma andorinha não faz a Primavera. Este pode ser um deles e aos verdadeiramente interessados cabe a tarefa de continuar a compilar e a tirar ilações. Talvez assim as pessoas comecem a compreender um pouco melhor como é que os mercados funcionam.

Tu na altura apresentaste um gráfico de um ETF da biotecnologia aonde traçaste uma linha de suporte provável que estava apenas assente em 2 pontos, o que, como sabes, é muito pouco para se estabelecer uma linha de suporte ou de resistência.

Imagina um gráfico “X” “Y” (abcissas, ordenadas) em que eu tenho uma nuvem de valores (x,y) com um alinhamento mais ou menos definido e ao calcular o coeficiente de correlação imagina que eu obtive um r = 0.45. Isto quer dizer que há uma fraca correlação positiva entre as variáveis “X” e “Y” e que a reta que se adapta melhor àquela nuvem de valores, correspondente ao mínimo dos desvios quadráticos em relação à média, tem um declive ou inclinação ascendente. Agora, imagina que eu retiro todos os pontos (x,y) da nuvem com exceção de 2 pontos, sabes qual é agora o novo coeficiente de correlação? É r = 1 ou r = -1.

Ou seja, em probabilidade estatística, como sabes, há uma coisa que se chama nível de confiança, e não é uma linha de suporte apenas assente em 2 pontos que nos dá o mínimo de confiança estatística aceitável.

Eu na altura fui ao site MSN Money para fazer AT ao fundo com os parâmetros e as ferramentas disponibilizadas livremente, e qual é o meu espanto quando vi que o site tinha mudado de apresentação e já não tinha as funcionalidades de AT disponíveis. Então socorri-me daquelas tabelas de AT que tinha mais à mão e que normalmente nem olho muito para elas, pois gosto muito mais de observar gráficos com os meus próprios olhos, mas também não tenho arrogância intelectual contra elas, pois para a construção de uma decisão nunca há dados a mais, uns é que são mais relevantes ou com maior significância estatística que outros.

Assim, não gostei da tua arrogância intelectual em AT, quando tinhas apresentado um reta de suporte apoiada em apenas 2 pontos.
Vou explorar o site da Yahoo para ver se tem as ferramentas de AT sobre fundos como tinha o site MSN Money, que agora até perdeu a funcionalidade de vermos os 25 maiores ativos componentes do fundo. Independentemente da pesquisa que vou efetuar para tentar colmatar a perda daquelas ferramentas daquele site da Microsoft, são bem-vindas sugestões, que antecipadamente agradeço.

As minhas decisões de resgate ou de subscrição de fundos não assenta só em AT e AF, as quais acho muito importantes, especialmente a AT para o ultra e curto prazo e a AF para o médio e longo prazo, mas por si só, para mim, não são 100% decisoras. Eu preciso também de “cheirar” as previsões de mudanças de ciclo e o provável rumo futuro do rebanho, e para esta última variável, que na prática é quem vai definir os nossos ganhos ou perdas, tento cada vez mais perceber de finanças comportamentais, e para isso as minhas bases de conhecimentos até são relativamente boazinhas. Mas esta matéria é bastante complicada e prever o comportamento do Homem é mega mais difícil que prever o comportamento de um cão (não é por acaso que se diz que o cão é o nosso melhor amigo, pois amigo é previsível, e sendo 100% previsível deixa de ser uma variável e passa a ser uma constante, como é o caso do meu amigo BedRock :mrgreen: ).

Por último, há que referir uma variável mega importante: sorte, sem a qual não há sucesso especialmente nos investimentos de curto prazo, e se nos investimentos de médio-longo prazo (maior nº de dados => diminuição do peso do factor sorte) a sorte estiver sempre contra nós também não nos safamos.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

por DMP » 17/10/2014 20:42

VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:
O câmbio é das últimas grandes diversificações relativamente descorrelacionadas quer com o mercado accionista quer com o obrigacionista (claro que ocasionalmente têm uma correlação positiva ou negativa por periodos que pode levar meses, mas no geral não têm grande correlação pré-definida de médio/longo prazo).

Abr

VG, já utilizas este tipo de "descorrelação" nas tuas carteiras?

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

por Follow-Me » 17/10/2014 16:40

bluechips Escreveu:Boas,

A forte recuperação do index fund da biotecnologia a partir do dia 15 de Out., em oposição às fortes quedas no período de 9 a 14 de Out.

capture11.jpg

Abr,
bluechips

Bluechips, apetece-te fazer algum comentário crítico à tabela que mostraste quando falávamos em resgatar/não resgatar o fundo perante o que tens observado nos mercados desde então? Seria bom que colocasses aqui o teu sentido crítico para que outros possam ver uma outra posição quanto à utilização delas pois quando intervimos não fomos muito bem compreendidos. Intervém nem que seja para "malhar" em nós (respeitando as regras do fórum, é claro). A nós apetece-nos apenas dizer o seguinte: quando as palavras não bastam, seguem-se exemplos práticos. De preferência vários porque uma andorinha não faz a Primavera. Este pode ser um deles e aos verdadeiramente interessados cabe a tarefa de continuar a compilar e a tirar ilações. Talvez assim as pessoas comecem a compreender um pouco melhor como é que os mercados funcionam.

Registado: 16/9/2014 2:40

por bluechips » 17/10/2014 16:00

Boas,

capture11.jpg
capture11.jpg (62.91 KiB) Visualizado 7342 vezes

Abr,
bluechips

por bluechips » 17/10/2014 14:40

Boas,

Há gente que já fez take-off deste tópico, não sei se foi para o caribe, maldivas ou outro qualquer refúgio das agruras e tristezas da vida e do presente downside dos mercados acionistas, mas uma coisa eu julgo saber: provavelmente não tomaram um avião da TAP senão ainda estavam em terra, e, supostamente, no tópico. :twisted:

O tópico está orfão do seu criador e é pena depois de 138 páginas em tão pouco tempo. Haveria aqui com certeza foristas capazes de fazer a continuação do tópico, mas sem o seu criador não é a mesma coisa ... , sendo que éticamente também é questionável. Por vezes, sou uma pessoa muito impulsiva no momentum, mas depois tenho a serenidade suficiente para decidir sobre o que quer que seja e ver as coisas com uma certa relatividade, o devido distanciamento e imparcialidade, bem como tentar não ter "memória de elefante" para com as desconformidades que nos são dirigidas, desde que não sejam repetidamente reincidentes, porque senão tornamo-nos também umas más pessoas.

Em termos de apreciação e decisão sobre o quer que seja, nunca devemos ter atitudes do tipo de "ejaculação precoce", pois na fase seguinte refratária podemos vir-nos a arrepender, e aí pode ser tarde, especialmente no caso do upside ter passado para um downside prolongado, mas para mim quase todos os processos podem ser reversíveis.

Abr,
bluechips

por bluechips » 17/10/2014 11:23

Boas,

O fundo Franklin Biotec. Disc. N Acc $, inverteu anteontem a descida de 4 dias consecutivos, tendo um ganho de 0.21%, e ontem teve uma valorização de 1.88% (os valores que aparecem na Morningstar estão errados). Vamos ver se isto é para continuar ... se for pelos fundamentais, deve continuar, mas pode sofrer a contaminação do efeito de arrasto da desvalorização generalizada dos mercados acionistas.

Os fundos do setor saúde JPMorgan Global Healthcare D (Acc) USD e BGF World Healthcare E2 USD tiveram ontem quedas de -0.57% e -0.42% respetivamente. Se compararmos estes valores de perdas com o ganho, no mesmo dia, de 1.88% do fundo da biotecnologia da Franklin acima referido, vemos que há um gap de 2.45% para o JPM e de 2.30% para o BGF, o que prova que apesar de estarmos num clima bastante desfavorável para os ativos de maior risco, é no setor da biotecnologica e não no setor da saúde (menos arriscado) que estamos a ter mais valorizações, devido a quê? Devido à diferenciação dos fundamentais a favor da biotecnologia.

Ou seja, o conceito de risco é cada vez mais relativo e menos absoluto, e é preciso ter cuidado quando comparamos níveis de risco pertencentes a categorias e classes de ativo diferentes, porque cada vez mais são menos comparáveis ou diferenciáveis, devido à descorrelação e à cada vez mais correlação positiva entre as várias classes e categorias de ativos, sendo que a correlação negativa entre ativos pertencentes a classes diferentes, está cada vez mais dificil de encontrar.

Eu não percebo porque é que nas 10 primeiras posições daqueles 2 fundos do setor saúde, que são dos fundos com maior carga de biotecnológicas (JPMorgan é o maior), não aparece a melhor firma das biotecnológicas: Gilead.

Abr,
bluechips

por VirtuaGod » 16/10/2014 20:32

Rafaellos_00 Escreveu:Boa tarde,

Tenho uma pergunta para os mais 'entendidos' que por aqui costumam andar. Num mercado como este, em que as bolsas europeias e americanas escorregam (vamos ver até onde) qual a melhor alternativa: deixar o dinheiro em cash (depositos, monetário) ou ha alguma classe de fundos em que se possa colocar pelo menos uma parte para ganhar alguma coisa com as quedas? É que se costuma dizer que também se consegue ganhar nas descidas, mas sinceramente dei uma vista de olhos nos fundos do BEST e nas ultimas semanas parece estar quase tudo no vermelho...

Claro que tens sempre hedges especulativos através do uso de inverted ETFs ou derivados. Contudo, dentro de diversificação "normal" de investimento o ideal são fundos que tenham ligação ao comportamento das treasuries e outras obrigações de qualidade que funcionem como um "Safe Haven" nestas alturas.

Dentro dos estão primera página do meu tópico tens:

Performance no último mês:

Pimco RR +1.88%
Pimco IG + 0.83%
Pimco GB +1.32%
Pimco EB +0.89%

Usei só os Pimco por uniformidade e evitar escolher os melhores caso haja outros fundos que tenham melhor comportamento (houve uns que bateram os pimco e outros não por isso...)

Aliás se vires o comportamento a 1 mês dos vários fundos obrigacionistas podes ver quais são os melhores para proteger das quedas dos mercados accionistas. Claro que eu usando uma carteira apenas com 25 a 30% acções e o resto obrigacionista ou mistos defensivos acaba por ser uma carteira bastante conservadora e com rentabilidades inferiores a quem tem 70% acções. Mas a volatilidade tb é menor.

Não esquecer a valorização do dólar face ao euro. O Euro caiu 5.5% face ao dólar nos últimos 3 meses e 0.65% a um mês. O uso de 15/20% da carteira em fundos em dólares como recomendo tb serviram para suavizar a queda.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por DMP » 16/10/2014 20:08

Reforcei à pouco a posição com 1000 euritos no Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc (EUR) a apostar na retoma à séria no Nasdaq e SP500 a partir de amanhã chips.

:mrgreen:

por bluechips » 16/10/2014 19:56

............................... (engano)

por bluechips » 16/10/2014 19:42

DMP Escreveu:Tudo a levar pancada. Que desgraça.

:wall:

Tudo a levar porrada?

Capturar 1.JPG
Capturar 1.JPG (49.7 KiB) Visualizado 7510 vezes

\:D/ \:D/ \:D/

capturar 2.JPG
capturar 2.JPG (46.6 KiB) Visualizado 7504 vezes

Estava a ver que os fundamentais das biotecnológicas nunca mais de repercutiam nos preços em relação às "tecnológicas dos chips". Parece que o mercado já está a distinguir entre um cordeiro e um carneiro.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 16/10/2014 19:59, num total de 1 vez.

por DMP » 16/10/2014 19:16

Tudo a levar pancada. Que desgraça.

:wall:

por Rambaldi » 16/10/2014 16:29

BR,

Não tens fundos, mas tens ETFs. Por exemplo o Direxion Daily S&P500® Bear 3X Shares. ISIN: US25459Y3716
Este é alavancado 3x e aposta na descida do S&P 500.
Se este índice subir os resultados são desastrosos como se pode ver nos últimos anos.

Abr

Registado: 28/7/2014 10:40

por bluechips » 16/10/2014 15:27

Rafaellos_00 Escreveu:Boa tarde,

Tenho uma pergunta para os mais 'entendidos' que por aqui costumam andar. Num mercado como este, em que as bolsas europeias e americanas escorregam (vamos ver até onde) qual a melhor alternativa: deixar o dinheiro em cash (depositos, monetário) ou ha alguma classe de fundos em que se possa colocar pelo menos uma parte para ganhar alguma coisa com as quedas? É que se costuma dizer que também se consegue ganhar nas descidas, mas sinceramente dei uma vista de olhos nos fundos do BEST e nas ultimas semanas parece estar quase tudo no vermelho...

Eu não fui ver ao site do Best, fui ver à Morningstar.pt e não encontrei por lá nada interessante no momentum.
Não vi nenhum fundo de short apenas (ganha-se dinheiro com a queda do preço dos ativos subjacentes) na categoria de ALT (Alternativos), havendo apenas de long-short que não me convencem, assim como não me convencem os fundos da volatilidade, sendo que, dentro da oferta, os fundos que mais me convenceriam (mas prefiro ir para o investimento tipo contrarian) seriam os da categoria Alt-Managed Futures.

Agora, o ótimo seria apostar, no momentum, em fundos ultrashort com uma forte alavancagem, só que não temos estes fundos disponíveis em Portugal.

Abr,
bluechips

por bluechips » 16/10/2014 14:52

Após admitir que foi um "grande erro" investir na Tesco, Buffett reduz participação na empresa:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... tesco.html

Afinal o Homem também comete erros, daí ser necessário diversificar.

Eu cá sou mais adepto do Peter Lynch, só não gostava de alguns desencontros que, por vezes, ele tinha entre os seus "discursos do politicamente correto" e a sua prática, designadamente, quando vinha atacar a gestão ativa e ele na gestão de alguns fundos, aonde teve melhores desempenhos, tinha uma elevada % de turnover no portfolio (superior a 300%), que é o contrário da gestão passiva: Olha para o que eu digo e não para o que faço.

Abr,
bluechips

por RAndrade_74 » 16/10/2014 14:40

Boa tarde,

Registado: 29/10/2013 10:04

por Follow-Me » 16/10/2014 14:29

bluechips Escreveu:
Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:... quando chegar a hora da verdade não se vacile na decisão e execução. :mrgreen:
Abr,
bluechips

Just follow him: http://www.marketwatch.com/story/warren ... beforebell

Esta coisa de seguir apenas o MarketWatch/Correio da Manhã ou o Buffet ainda pode dar mau resultado ... , pois tem de haver mais diversificação. :twisted:

Olhe que não! Olhe que não!
Anexos
ba.png
bb.png

por bluechips » 16/10/2014 14:21

Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:... quando chegar a hora da verdade não se vacile na decisão e execução. :mrgreen:
Abr,
bluechips

Esta coisa de seguir apenas o MarketWatch/Correio da Manhã ou o Buffet ainda pode dar mau resultado ... , pois tem de haver mais diversificação. :twisted:

por Follow-Me » 16/10/2014 14:14

Abr,
bluechips

por bluechips » 16/10/2014 14:09

Follow-Me Escreveu:O grande mistério dos mercados consistirá em tentar decifrar, em nosso proveito, os imbalances da oferta e procura: http://www.philosophicaleconomics.com/2014/09/supply/

Gosto do site dos tipos da philosophicaleconomics, que eu noutro dia descobri por acaso e aonde eles explicavam ao pormernor muitos gráficos/tabelas de estudos da FRED (é pessoal de upgrade).

Utilizando linguagem de aeroporto: follow-me , follow-up and take off for caribe, aproveitando os imbalances (desequilibrios) entre a oferta e a procura, bem como as ineficiências positivas do mercado (cauda gorda direita). É preciso uma certa dose de humor para temperar o excesso de confiança e a falta de humildade, de modo a que quando chegar a hora da verdade não se vacile na decisão e execução. :mrgreen:

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 16/10/2014 14:14, num total de 1 vez.

por Follow-Me » 16/10/2014 12:49

O grande mistério dos mercados consistirá em tentar decifrar, em nosso proveito, os imbalances da oferta e procura: http://www.philosophicaleconomics.com/2014/09/supply/

por Ulisses Pereira » 16/10/2014 12:27

Apagámos o último post. Se querem trocar galhardetes usem outros meios que não o Caldeirão.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bluechips » 16/10/2014 12:14

As cinco tendências de mercado que a Schroders detecta para os próximos meses:

http://www.fundspeople.pt/noticias/91552

por bluechips » 16/10/2014 10:31

Boas,

Tenho notado muitas vezes que os retornos diários percentuais dos fundos apresentados pela Morningstar.pt estão errados, tendo o cuidado de confirmar os pares de dados de cotação das NAV das UP's e a data de referência a que se reportam esses retornos.
Hoje na Morningstar o fundo Franklin Biotec. Disc N Acc $ aparece uma desvalorização do último dia de -0.51%, quando na realidade o fundo valorizou +0.21%.

Abr,
bluechips

por bluechips » 16/10/2014 10:05

Follow-Me Escreveu:
Um beijinho da minha parte e um abraço dos meus colegas

Da minha parte, vou retribuir com um beijinho se fores na realidade uma mulher ou um abraço se fores um homem (sim, pois há sempre a hipótese de nos teres enganado e como eu ainda não espreitei por baixo do "capot", não estou em condições de confirmar se és uma mulher). Quanto aos teus colegas, um abraço também para eles. Se calhar um dos teus colegas é ribatejano e gosta de touros, ou será que estou errado?

Abr,
bluechips

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, goncaladas, Jonas74 e 30 visitantes