Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Artista Romeno » 16/10/2014 9:29

este topico foi mesmo descontinuado :roll: :mrgreen: não passa de tipos a carregar na mesma tecla do piano :wall: :-" e uma cantiga muitas vezes repetida chateia :-#
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Follow-Me » 16/10/2014 2:00

Ulisses Pereira Escreveu:Follow up, quando se discorda, explica-se porquê.

Se não se quer explicar porquê, não se intervem. Simples.

O Caldeirão é e continuará a ser um local de partilha de conhecimento.

Abraço,
Ulisses

Ulisses, não vemos razão para este reparo. Onde é que não partilhámos ou não explicámos? Até o fizemos em Inglês (neste tópico) e fazêmo-lo em Português no nosso tópico! O que não queremos é transformar este espaço numa sala de aulas. Não é esse o nosso propósito, não temos vocação nem tempo e, além do mais, ganhamos muito mais especulando do que ensinando. Uma coisa é certa: como há gente que se ofende por tudo e por nada, optamos por ser contidos nas respostas que vamos dando. Se o preço a pagar são estes reparos da administração, so be it. Who cares!?
Abraço
Follow-Me

Registado: 16/9/2014 2:40

por Follow-Me » 16/10/2014 1:48

bluechips Escreveu:

Já vi que apareceram no fórum para tentar vender alguma coisa ou serviço, e o vosso mistério inicial até pode ajudar ao disfarce, mas depois mais tarde ou mais cedo a máscara vai cair, e aquilo que poderia parecer como partilha grátis de conhecimentos, afinal é um enredo para uma prestação de serviços paga. Olha, tu a mim de certeza que não me vais vender nada, e eu também já tenho um track record de vivência suficiente para perceber que não há almoços gráticos. Mais, há almoços grátis que nos podem sair caros.
Definitivamente, comigo nunca vais fazer follow-up de qualquer espécie, porque nunca vou ser teu cliente.
Mais, em vez de citares frases ou pensamentos de terceiros, vê lá se te citas a ti própria e com alguma diferenciação inovadora.

Abr,
bluechips

Não se apoquente tanto, olhe que não lhe faz bem à saúde e reduz o discernimento. Não se martirize por ainda não ter conseguido ler os nossos "sinais" e por antever alguma dificuldade em "chegar" ao nosso preço.

Quanto à sugestão, vê-se que tem andado um pouco desatento: se tivesse o cuidado de seguir o nosso tópico, veria que nos citamos constantemente. Veja este exemplo: Em 6-10 dissemos:
Em 16-9 dissemos: Os indicadores técnicos usados são o cci 20, a nuvem e linhas de tendencia. Preço negociando em direcção à nuvem, que dará suporte, e fazendo higher highs em direcção a suporte horizontal. CCI ascendente, com lta que poderá dar suporte. Penetrando o preço na nuvem ou aproximando-se dos seus limites (o que poderá fazer inflectir o cci, circunstância que será ignorada) será dada ordem de compra do activo, sempre com os mesmo parâmetros de risco e lucro. Em 8-10 dissemos: ... Ordem de compra foi hoje executada por se terem verificado as condições. Caso seja testada, a lta poderá justificar uma nova compra. Em 11-10 dissemos: ... posição foi reforçada e a stoploss foi colocado em breakeven. Hoje dizemos: target atingido, posição totalmente encerrada. Por se ter alcançado o lucro semanal associado aos investimentos de curto-prazo, a semana de negociação encerra hoje, 4ª feira.
Esta última parte deu-nos um gozo orgásmico.

Quanto à acusação de desonestidade intelectual, não compreendemos o que quer dizer e por aqui nos ficamos. Contudo, lamentamos profundamente que tenha sentido tanto incómodo com a citação do Boris e com o facto de questionarmos a origem da tabela a que prontamente se agarrou. Para a próxima tentaremos encontrar uma citação mais do seu agrado, com certeza não será difícil.

Há pouco tempo disse:
Vou resgatar, a perder, o fundo da biotecnologia que subscrevi há 1.5 meses, o qual por sua vez tinha sido também resgatado no passado mês de março. Há 4 dias consecutivos de perdas relativamente elevadas, e, mais grave ainda, o indice Nasdaq está nestes últimos dias a ter um melhor desempenho que o indice da biotecnologia, querendo isto dizer que o mercado está atualmente a penalizar mais as empresas da biotecnologia que as empresas "tecnológicas dos chips", estando a penalizar quem subiu mais no passado e não quem tem piores fundamentais para o futuro mais ou menos próximo.
Mais tarde, na sequência da nossa troa de ideias (mas, pronto!, não se veja nisto qualquer causa-efeito), acrescentou:
O índice da biotecnologia fechou hoje com uma valorização de 0.41% e o NASDAQ Composite fechou a desvalorizar 0.21%. Assim, tendo em atenção esta diferenciação entre as empresas de biotecnologia e as "tecnológicas de chips", assim como a valorização da biotecnologia após perdas relevantes durante 4 dias consecutivos, fez-me adiar por mais 2 dias o resgate ou não do meu fundo de biotecnologia, pois tenho um stop loss mental, neste caso, da ordem dos 10% e ainda estou a cerca de metade dessas perdas, o que com o resultado de hoje e com o delay do resgate efetivo, essa meta dos -10% ainda tem margem de segurança.
Podemos ver que é uma pessoa de fortes convicções e que logrou evitar um ...resgate precoce.

Um beijinho da minha parte e um abraço dos meus colegas

por Ulisses Pereira » 16/10/2014 1:34

Follow up, quando se discorda, explica-se porquê.

Se não se quer explicar porquê, não se intervem. Simples.

O Caldeirão é e continuará a ser um local de partilha de conhecimento.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bluechips » 16/10/2014 1:06

Follow-Me Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Follow-Me Escreveu:Não é este o momento ideal e o local próprio para nos debruçarmos sobre o uso desse tipo de tabelas.

Follow-Me,

Achas que estas tabelas recheadas de indicadores de AT não são úteis para analisar timings de entrada/saída?
Se este não é o momento e o local certos, quais são então esses momentos/locais?
Será que este tipo de indicadores não devem ser utilizados na análise de investimento?
Como decidir qual é o momento para investir ou desinvestir?

O que é que andamos aqui a fazer?

A resposta que dê à última pergunta facilitará a resposta às demais. O grande segredo da descoberta está no prazer da procura. A procura pressupõe tempo e dinheiro. Para se ganhar dinheiro é preciso dar tempo ao tempo. Sendo o tempo escasso, é preciso saber ocupá-lo bem. A ocupação pode ser profissional ou amadora. Os profissionais são pagos, os amadores a isso almejam. Pagando uns, outros devem prestar. Para prestarem terão de ensinar. Quem ensina deve ser remunerado. Quem recebe a lição pode aprender ou não (é uma obrigação de meios e não de resultado), mas quem a dá deve sempre receber a contrapartida, caso contrário, é solidariedade. Somos suficientemente solidários quando, no tópico que criámos, identificamos os métodos de trading que usamos. Se quiséssemos ensinar, ninguém quereria aprender. Se alguém quer aprender, não queremos ensinar. O que é bom para nós pode não ser para os outros. O que os outros gostam ou fazem a nós não nos interessa minimamente. A não ser que esses outros sejam professores. Se são professores, são remunerados. E se são professores remunerados é porque sabem as respostas àquelas perguntas. Sabem porque gastaram tempo e dinheiro e tiveram prazer na procura. Esse é o segredo que nos legam.

Vou transcrever o meu parágrafo da "ejaculação precoce" completo, para te dizer que quem faz troncagens indevidas para assim facilitar a sua resposta, é intelectualmente desonesto:
"Tu afirmas: "A especulação e o investimento podem ser acessíveis, mas não tão acessível assim que baste olhar para uma tabela desse tipo e, pronto, já está!". Essa do pronto e já está, faz-me lembrar um descontrolo emocional de um jovem inexperiente com ejaculação precoce. Só que o teu interlocutor não é jovem e está habituado não só a olhar para a superfície visível do modelo matemático-estatístico, mas fundamentalmente para a base da sua formulação e dos pressupostos que o suportam, tal como um homem que queira otimizar os retornos de prazer com a sua companheira, tem também de perceber minimamente do funcionamento teórico do corpo da mulher, pois só quando percebemos o modelo teórico é que podemos otimizar as funcionalidades práticas desse modelo, e depois nestas coisas é preciso ter confiança, sim, mas também uma certa dose de humildade."

Já vi que apareceram no fórum para tentar vender alguma coisa ou serviço, e o vosso mistério inicial até pode ajudar ao disfarce, mas depois mais tarde ou mais cedo a máscara vai cair, e aquilo que poderia parecer como partilha grátis de conhecimentos, afinal é um enredo para uma prestação de serviços paga. Olha, tu a mim de certeza que não me vais vender nada, e eu também já tenho um track record de vivência suficiente para perceber que não há almoços gráticos. Mais, há almoços grátis que nos podem sair caros.
Definitivamente, comigo nunca vais fazer follow-up de qualquer espécie, porque nunca vou ser teu cliente.
Mais, em vez de citares frases ou pensamentos de terceiros, vê lá se te citas a ti própria e com alguma diferenciação inovadora.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Registado: 26/8/2014 18:46

por bluechips » 16/10/2014 0:39

Boas,

O índice da biotecnologia fechou hoje com uma valorização de 0.41% e o NASDAQ Composite fechou a desvalorizar 0.21%. Assim, tendo em atenção esta diferenciação entre as empresas de biotecnologia e as "tecnológicas de chips", assim como a valorização da biotecnologia após perdas relevantes durante 4 dias consecutivos, fez-me adiar por mais 2 dias o resgate ou não do meu fundo de biotecnologia, pois tenho um stop loss mental, neste caso, da ordem dos 10% e ainda estou a cerca de metade dessas perdas, o que com o resultado de hoje e com o delay do resgate efetivo, essa meta dos -10% ainda tem margem de segurança.

Se resgatar o fundo, vou para o Brasil (investimento tipo contrarian). Mais tarde, após a eventual correção em curso, haveria de regressar à biotecnologia porque não encontro melhores fundamentais e o rácio P/E da ordem dos 25 não estará caro tendo em conta as potencialidades de vendas brutais de algumas empresas biotecnológicas. Eu acho que é provável que os fundos de biotecnologia sejam dos fundos com melhor desempenho para o próximo ano de 2015, até porque para o ano já deixamos de ter as grandes recuperações dos emergentes como está a ocorrer este ano com a Tailândia, Indonésia, Turquia, ... e acredito que o Brasil pode para o ano estar ao nível de desempenho da India, devido ao seu baixo rácio de P/E após 3 anos consecutivos de bear market.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 16/10/2014 15:08, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

por Follow-Me » 16/10/2014 0:28

caralmeida030267 Escreveu:Follow-Me,

Eu estou aqui para aprender, para partilhar, para esclarecer e para ser esclarecido por quem assim o entender fazer. E penso que deveria ser esse o objectivo primordial deste Caldeirão

O nosso tópico respeita tudo isso. Para lá remetemos na parte que melhor vos aprouver.

Para além dessa questão menor, o que pretendi foi, tão simplesmente, saber se não valorizas os indicadores de AT quando pretendes investir/desinvestir em FI.

Nós valorizamos, só valorizamos, os indicadores técnicos que usamos, seja qual for o activo. Isto é um ponto. Outro ponto, bem diferente, é dar valor a "tabelas" que podem referir o mesmo tipo de indicadores que utilizamos. Essas, isso sim, não têm qualquer lugar no nosso plano especulativo, como, aliás, se pode extrair dos "Sinais". Se outros conseguem extrair delas boa informação, só demonstra cuidado e trabalho na análise.

por Follow-Me » 16/10/2014 0:14

bluechips Escreveu:
Achas então que indicadores como, por exemplo, o RSI, MACD e as SMA/EMA não são suficientemente diferenciadores na análise de diagnóstico da situação capaz de o cruzamento dos seus outputs nos poderem ajudar a sedimentar uma possível conclusão presuntiva de uma provável tendência de mercado? Um médico nunca menospreza resultados de diagnósticos diferenciadores capaz de contribuírem para a descoberta da doença do paciente (tendência de mercado), para depois poder receitar o respetivo tratamento (venda/compra)

Podíamos responder a essa pergunta usando palavras nossas. Não o faremos porque outros já se pronunciaram e com mais proficiência do que alguma vez conseguiríamos. Eis pois a resposta para que remetemos, pois ao fim e ao cabo tudo depende da escola que frequentamos: All of us love to slap a few indicators together, run a script and then send it through a backtester to do thousands of permutations if trades in seconds. Its so easy. Its so simple and it seems so efficient. But I am here to tell you that its wrong, wrong, wrong. Here is what you miss when you backtest everything on a computer. You miss the nuance of each trade. You miss watching the actual reaction of the market rather than some theoretical supposition you have in your head. More importantly you miss the tactile experience of trading hand by hand on the charts and therefore gain no new insight or knowledge. Don't get me wrong. I am all about running 1000 trade examples on Excel, or backtesting on MT4, but only AFTER hours and hours of manual study. Only then will you have the knowledge and the confidence that your system may actually work - Boris Schlossberg

Tu afirmas: "A especulação e o investimento podem ser acessíveis, mas não tão acessível assim que baste olhar para uma tabela desse tipo e, pronto, já está!". Essa do pronto e já está, faz-me lembrar um descontrolo emocional de um jovem inexperiente com ejaculação precoce.

Partindo, portanto, da citação supra, ejaculação precoce têm todos os que se deixam levar com facilidade por tabelas daquele tipo.

As minhas decisões (erradas ou certas) são feitas essencialmente com base na minha interpretação de ciclos e contraciclos do mercado, em investimento contrarian (tentar comprar barato, se tiver liquidez ou poder resgatar outros fundos, após os grandes sell-offs e as grandes drawdowns, fundos de investimento com bons suportes de fundamentais e com grandes potencialidades de valorizações futuras após passar o medo ou o pânico do mercado) e se acredito ou não no processo de desenvolvimento e valorização do negócio, para além de nunca perder de vista a análise gráfica e os rácios estatísticos.

Análise gráfica de quem e rácios estatísticos feitos por quem? Nossa obra ou obra de um terceiro que não se sabe bem quem é (quem está por detrás de tabelas daquele tipo: algum broker ou dealer?) É fácil fazer escolhas. Suportar as consequências não é para qualquer um.

por caralmeida030267 » 16/10/2014 0:00

Follow-Me,

Eu estou aqui para aprender, para partilhar, para esclarecer e para ser esclarecido por quem assim o entender fazer. E penso que deveria ser esse o objectivo primordial deste Caldeirão.

Para além dessa questão menor, o que pretendi foi, tão simplesmente, saber se não valorizas os indicadores de AT quando pretendes investir/desinvestir em FI.
Tal como o Ulisses referiu há uma semana atrás, "se um investidor conseguir fazer boas opções aproveitando também as tendências dos fundos, seguramente que bateu o mercado".
E para mim, sem dúvida que os indicadores de AT podem, friso, podem ser um bom auxiliar na escolha de timings mais adequados para investir/desinvestir, mesmo quando falamos de FI.

Registado: 10/7/2014 21:32

por bluechips » 15/10/2014 23:49

Follow-Me Escreveu: A especulação e o investimento podem ser acessíveis, mas não tão acessível assim que baste olhar para uma tabela desse tipo e, pronto, já está! O nosso espírito de contrarians faz-nos logo ficar em alerta máximo quando vemos uma tabela com tantos indicadores (perto de 20 !?!?), todos basicamente no mesmo sentido.

Achas então que indicadores como, por exemplo, o RSI, MACD e as SMA/EMA não são suficientemente diferenciadores na análise de diagnóstico da situação capaz de o cruzamento dos seus outputs nos poderem ajudar a sedimentar uma possível conclusão presuntiva de uma provável tendência de mercado?
Um médico nunca menospreza resultados de diagnósticos diferenciadores capaz de contribuírem para a descoberta da doença do paciente (tendência de mercado), para depois poder receitar o respetivo tratamento (venda/compra).

Tu afirmas: "A especulação e o investimento podem ser acessíveis, mas não tão acessível assim que baste olhar para uma tabela desse tipo e, pronto, já está!". Essa do pronto e já está, faz-me lembrar um descontrolo emocional de um jovem inexperiente com ejaculação precoce. Só que o teu interlocutor não é jovem e está habituado não só a olhar para a superfície visível do modelo matemático-estatístico, mas fundamentalmente para a base da sua formulação e dos pressupostos que o suportam, tal como um homem que queira otimizar os retornos de prazer com a sua companheira, tem também de perceber minimamente do funcionamento teórico do corpo da mulher, pois só quando percebemos o modelo teórico é que podemos otimizar as funcionalidades práticas desse modelo, e depois nestas coisas é preciso ter confiança, sim, mas também uma certa dose de humildade.

Follow-Me Escreveu: Para finalizar, uma pergunta: previamente a todos os investimentos que realizaste e que por aqui tens dado notícia, mormente aquele que vais resgatar, olhaste para tabelas daquele tipo, que eventualmente dissessem strong buy?

As minhas decisões (erradas ou certas) são feitas essencialmente com base na minha interpretação de ciclos e contraciclos do mercado, em investimento contrarian (tentar comprar barato, se tiver liquidez ou poder resgatar outros fundos, após os grandes sell-offs e as grandes drawdowns, fundos de investimento com bons suportes de fundamentais e com grandes potencialidades de valorizações futuras após passar o medo ou o pânico do mercado) e se acredito ou não no processo de desenvolvimento e valorização do negócio, para além de nunca perder de vista a análise gráfica e os rácios estatísticos.

Abr,
bluechips

por Follow-Me » 15/10/2014 23:15

caralmeida030267 Escreveu:
Follow-Me Escreveu:Não é este o momento ideal e o local próprio para nos debruçarmos sobre o uso desse tipo de tabelas.

Follow-Me,

Achas que estas tabelas recheadas de indicadores de AT não são úteis para analisar timings de entrada/saída?
Se este não é o momento e o local certos, quais são então esses momentos/locais?
Será que este tipo de indicadores não devem ser utilizados na análise de investimento?

A resposta que dê à última pergunta facilitará a resposta às demais. O grande segredo da descoberta está no prazer da procura. A procura pressupõe tempo e dinheiro. Para se ganhar dinheiro é preciso dar tempo ao tempo. Sendo o tempo escasso, é preciso saber ocupá-lo bem. A ocupação pode ser profissional ou amadora. Os profissionais são pagos, os amadores a isso almejam. Pagando uns, outros devem prestar. Para prestarem terão de ensinar. Quem ensina deve ser remunerado. Quem recebe a lição pode aprender ou não (é uma obrigação de meios e não de resultado), mas quem a dá deve sempre receber a contrapartida, caso contrário, é solidariedade. Somos suficientemente solidários quando, no tópico que criámos, identificamos os métodos de trading que usamos. Se quiséssemos ensinar, ninguém quereria aprender. Se alguém quer aprender, não queremos ensinar. O que é bom para nós pode não ser para os outros. O que os outros gostam ou fazem a nós não nos interessa minimamente. A não ser que esses outros sejam professores. Se são professores, são remunerados. E se são professores remunerados é porque sabem as respostas àquelas perguntas. Sabem porque gastaram tempo e dinheiro e tiveram prazer na procura. Esse é o segredo que nos legam.

por caralmeida030267 » 15/10/2014 22:22

Follow-Me,

Registado: 10/7/2014 21:32

por Follow-Me » 15/10/2014 21:58

bluechips Escreveu:
Quanto ao Nasdaq Biotechnology Index Fund, vou apresentar umas tabelas de AT onde o conjunto dos vários parâmetros apontam para uma venda forte:

Não é este o momento ideal e o local próprio para nos debruçarmos sobre o uso desse tipo de tabelas. Que há gente que as usa, há. Que o faça obtendo ganhos consistentes (repetimos, consistentes) já é mais duvidoso. A especulação e o investimento podem ser acessíveis, mas não tão acessível assim que baste olhar para uma tabela desse tipo e, pronto, já está! O nosso espírito de contrarians faz-nos logo ficar em alerta máximo quando vemos uma tabela com tantos indicadores (perto de 20 !?!?), todos basicamente no mesmo sentido. Não quer dizer que se vá a correr comprar, apenas que não se vá a correr vender (ou shortar). Há uma ideia fundamental que nos norteia: nós queremos fazer como "eles" fazem. E como é que "eles" fazem? Eles vendem para comprar barato e compram para venderem caro.
Para finalizar, uma pergunta: previamente a todos os investimentos que realizaste e que por aqui tens dado notícia, mormente aquele que vais resgatar, olhaste para tabelas daquele tipo, que eventualmente dissessem strong buy?

por bluechips » 15/10/2014 19:29

Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Vou resgatar, a perder, o fundo da biotecnologia que subscrevi há 1.5 meses, o qual por sua vez tinha sido também resgatado no passado mês de março. Há 4 dias consecutivos de perdas relativamente elevadas, e, mais grave ainda, o indice Nasdaq está nestes últimos dias a ter um melhor desempenho que o indice da biotecnologia, querendo isto dizer que o mercado está atualmente a penalizar mais as empresas da biotecnologia que as empresas "tecnológicas dos chips", estando a penalizar quem subiu mais no passado e não quem tem piores fundamentais para o futuro mais ou menos próximo.

Tentando opinar sobre o momento escolhido recorrendo estritamente à "visão técnica da coisa" com recurso a um "familiar" - no caso, o IBB (iShares Nasdaq Biotechnology Index Fund) - perguntamo-nos se será boa política.

O indice S&P 500 caiu abaixo da sua média móvel de 200 dias, o que já não acontecia desde 2012.

Who cares?, como diria o forista Hjor - ver por exemplo http://www.marketwatch.com/story/what-b ... 2014-10-14, onde se faz referência a um estudo académico sobre o significado de tal ocorrência

Quanto ao Nasdaq Biotechnology Index Fund, vou apresentar umas tabelas de AT onde o conjunto dos vários parâmetros apontam para uma venda forte:

Cap.2.JPG
Cap.2.JPG (62.76 KiB) Visualizado 7629 vezes

Quanto à questão do valor do S&P 500 mergulhar sob a sua SMA 200, também acho que este indicador é curto para tomar uma decisão de venda e também é curto para estabelecer um referencial de mudança para bear market, pois pode ficar só por uma correção.

Obrigado pela interação e partilha de conhecimentos.

Abr,
bluechips

por Follow-Me » 15/10/2014 16:52

bluechips Escreveu:Boas,

Tentando opinar sobre o momento escolhido recorrendo estritamente à "visão técnica da coisa" com recurso a um "familiar" - no caso, o IBB (iShares Nasdaq Biotechnology Index Fund) - perguntamo-nos se será boa política.

O indice S&P 500 caiu abaixo da sua média móvel de 200 dias, o que já não acontecia desde 2012.

Who cares?, como diria o forista Hjor - ver por exemplo http://www.marketwatch.com/story/what-b ... 2014-10-14, onde se faz referência a um estudo académico sobre o significado de tal ocorrência.
Anexos
aii.png

por bluechips » 15/10/2014 15:49

Boas,

Eu começo a achar que a AT é cada vez mais preditiva e fiável que a AF, especialmente para o curto prazo, pois começo a achar que cada vez mais as decisões de vendas e entradas fortes são mais baseadas nas análises gráficas da AT que nos fundamentais da AF, e então, nesse caso, cria-se aqui um círculo vicioso de auto-fiabilidade da AT. Sendo assim, a AT será no curto prazo mais preditiva e relevante que a AF, enquanto que esta terá um efeito mais preditivo para o médio-longo prazo.
Quando os investidores se apoderam do medo ou do pânico e dão origem a grandes sell-offs (vendas massivas e rápidas), a última coisa para onde eles olham é para os fundamentais.

Abr,
bluechips

por Follow-Me » 15/10/2014 15:07

bluechips Escreveu:jogar no PSI 20 exige mais profissionalismo de um trader ou gestor que jogar no S&P 500 ou na bolsa dos EUA...um trader do PSI 20 tem de ser mais competente (upgrade) que um trader do S&P 500 ou de mercados maiores que o português

Se assim for (damos de adquirido a benefício da discussão), olhando para os interesses da esmagadora maioria dos frequentadores deste fórum dir-se-á que os portugueses gostam mesmo de se dedicarem ao mais difícil.

por Follow-Me » 15/10/2014 11:59

ATLAS_ Escreveu:
Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:
Um qualquer mau negócio acionista no presente, tem uma boa probabilidade de poder propiciar um futuro bom negócio num horizonte temporal mais ou menos curto, e quanto maior é a amplitude de afundanço do downside maior será a amplitude de subida no upside.

Abr,
bluechips

Sendo assim, dada a amplitude do afundanço do psi20, está chegando a hora de apostar num (bom) fundo de acções nacionais ou fazer stock picking. E para esta última hipótese não será indispensável ter perícia: http://www.ritholtz.com/blog/2014/08/wo ... ket-timer/.

Falta é saber se estamos numa correção (e daqui a um mês já estará a subir) ou se a procissão ainda vai no adro e nos próximos meses é sempre a cair...

No passado alguma vez se soube? Se não, então também não será agora que se saberá. Se sim, bastará aplicar a mesma técnica/raciocínio (admitindo que não foi uma questão de "sorte"). Mesmo não se sabendo o link fornece um estudo curioso que nos deixa um pouco descansados se a queda se mantiver e nos decidirmos a comprar. Afinal, para quem olha para os fundamentais e é seguidor do value investing a cotação num gráfico será o que menos interessa (estamos cansados de ouvir que uma coisa é o preço, outra é o valor). Ainda há pouco tempo alguns analistas portugueses estimaram que uma cotada nacional (pensamos que era EDP Renováveis)teria um bem agradável potencial de subida em termos percentuais.

por bluechips » 15/10/2014 11:19

Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:
Um qualquer mau negócio acionista no presente, tem uma boa probabilidade de poder propiciar um futuro bom negócio num horizonte temporal mais ou menos curto, e quanto maior é a amplitude de afundanço do downside maior será a amplitude de subida no upside.

Abr,
bluechips

Sendo assim, dada a amplitude do afundanço do psi20, está chegando a hora de apostar num (bom) fundo de acções nacionais ou fazer stock picking. E para esta última hipótese não será indispensável ter perícia: http://www.ritholtz.com/blog/2014/08/wo ... ket-timer/.

A questão do PSI 20 e de outros minimercados bolsistas é que como pequenos mercados incorporam, teóricamente, sempre uma maior volatilidade que os mercados bolsistas médios e grandes de outros países ou de regiões geográficas. Sendo assim, jogar no PSI 20 exige mais profissionalismo de um trader ou gestor que jogar no S&P 500 ou na bolsa dos EUA, isto porque quanto maior for a quantidade de amostra dos ativos e o volume de negociação, em termos de probabilidade estatistica, menor será a volatilidade e maior será a fiabilidade dos investimentos. Por isso é que o mercado bolsista dos EUA , o qual representa cerca de 50% do mercado acionista global, é o mais fiável de todos.

Uma empresa que tenha uma desconformidade bolsista no PSI 20 irá provocar um efeito de arrasto negativo nas restantes empresas componentes do indice de um modo mais significativo que se fosse o caso de uma empresa no indice S&P 500. Para os mercados bolsistas pequenos, como o caso de Portugal, a curva de distribuição de retornos vs desvio padrão dos retornos (risco/volatilidade), teóricamente, apresenta uma maior assimetria (descentrada na horizontal) e uma maior curtose (verticalidade) que no caso dos mercados bolsistas maiores como os EUA, sendo que este mercado também apresenta, por sua vez, uma assimetria e uma curtose maior que a curva de uma distribuição normal de Gauss (esta curva é simétrica em torno da média).

Com mais assimetria e mais curtose, isto implica que há uma maior frequência de se registarem retornos extremos (máximos positivos e negativos) que no caso da curva simétrica de Gauss, extremos esses que se designam por caudas gordas, as quais correspondem às ineficiências do mercado, uma vez que a Hipótese do Mercado Eficiente considera que a evolução dos retornos ao longo do tempo segue um trajeto aleatório, ou seja, a sua curva de distribuição será gaussiana, dado que esta assenta no pressuposto dos eventos serem aleatórios (os eventos do passado não influenciam os eventos do presente, que, por sua vez, também não condicionam os eventos futuros).

Sendo assim, no PSI 20 há mais caudas gordas que nos mercados maiores, logo há mais hipóteses, para o bem e para o mal, em se tentar aproveitar as maiores ineficiências do mercado (cauda gorda de ganhos máximos no extremo direito da curva de distribuição e cauda gorda de perdas máximas no extremo esquerdo da curva), logo há mais hipóteses em se obterem maiores retornos assim como maiores perdas, logo um trader do PSI 20 tem de ser mais competente (upgrade) que um trader do S&P 500 ou de mercados maiores que o português, ou seja, o PSI 20 não deve incorporar traders estagiários ou curiosos, porque num ano mau podem ficar de tal maneira traumatizados e desse modo ficar out of the game definitivamente.

Eu nunca investi em fundos da bolsa nacional e dificilmente irei investir no futuro.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 15/10/2014 12:26, num total de 1 vez.

por ATLAS_ » 15/10/2014 9:07

Follow-Me Escreveu:
bluechips Escreveu:

Abr,
bluechips

Falta é saber se estamos numa correção (e daqui a um mês já estará a subir) ou se a procissão ainda vai no adro e nos próximos meses é sempre a cair...

Registado: 8/6/2014 11:59

por futsal78 » 15/10/2014 0:21

Boa noite!
Sou novo neste forum, apesar de o ir seguindo, decidi registar-me e começo por partilhar os fundos que subscrevi e que estão bem negativos por causa destas últimas semanas :shock: :shock:
Espero aprender com os foristas mais experientes, abraços...

E.S. Rendimento Plus FIA 15% (7,56)
E.S. Obrigações Europa 10% (-1,94)
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 10% (-0,37)
AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 10% (-1,93)
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 7% (-1,63)

Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 7,5% (2,03)
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 7,5% (-0,60)

Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3% (-5,26)
Franklin European Growth N Acc 3% (-9,17)
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3% (-4,22)

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 5% (10,46)
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 4% (-2,18)

M&G Global Dividend EUR A 5% (-3,75)
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4% (-7,46)

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) 3% (3,59)
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) 3% (7,51)

Santander Ações Portugal (-10,01)
Ubs Eq Infrastruc (-5,89)

Registado: 15/10/2014 0:15

por Follow-Me » 15/10/2014 0:10

bluechips Escreveu:

Abr,
bluechips

por bluechips » 14/10/2014 23:16

Tulipanegra Escreveu:Uma análise realizada pela Bloomberg mostra que os investidores estão a afastar-se dos mercados accionistas, em especial da Europa. Em apenas três semanas forma retirados mil milhões de dólares (cerca de 791 milhões de euros) de ETF, os fundos que replicam índices europeus.
Será para alarmismos!?

Eu vou comentar a tua questão, apesar de tu não dares qualquer feedback a comentários que fiz anteriormente sobre questões colocadas por ti. Depois, logo vejo se vou perder tempo contigo ou não.

Eu vendi todos os fundos acionistas da Europa no passado mês de março. Quem tem fundos positivos na Europa não sei o que está à espera para os resgatar. Agora quem tem os fundos negativos da ordem de -10% acho que deve mantê-los, porque atualmente não há expetativas de se ir para uma qualquer parte do mundo aonde se pudesse ganhar noutro fundo para igualar, pelo menos, o break even com tributação de 28% das mais-valias, conforme designei num post meu feito há cerca de uma semana, dando um exemplo de uma perda de 20%.
A única parte do mundo onde provavelmente se poderia atingir esse objetivo de recuperação das perdas, seria no Brasil, caso a Dilma perdesse as eleições. De resto, nem na Índia vejo, no curto prazo, possibilidades de atingir esse break even, dada a grande valorização já ocorrida este ano.

Quando o outflow é superior ao inflow de capitais num país qualquer e se essa diferença continua a evoluir de um modo contínuo, então está na hora dos investidores seguirem esse movimento de capitais.

Eu deixava evoluir a correção em curso na Europa e quando visse que a mesma tinha estagnado, eu depois entrava forte sem estar à espera da "fase da inflação" da cotação das UP's (valorização contínua dos fundos), porque devemos tentar captar a 1ª fase de ganhos do upside, a qual costuma ser mais acentuada que as fases posteriores, e também porque a espécie de QE que o BCE tem que implementar vai com toda a certeza puxar bastante para cima essas ações afundadas pelas drawdowns.

Abr,
bluechips

por ATLAS_ » 14/10/2014 22:07

Tulipanegra Escreveu:Uma análise realizada pela Bloomberg mostra que os investidores estão a afastar-se dos mercados accionistas, em especial da Europa. Em apenas três semanas forma retirados mil milhões de dólares (cerca de 791 milhões de euros) de ETF, os fundos que replicam índices europeus.
Será para alarmismos!?

Tu pelo menos andas alarmado, porque já é o segundo fórum que te apanho a fazer exatamente a mesma questão.

Vou-me armar em erudito, como aquela senhora que o Bedrock referiu nos posts acima, e dar-te uma resposta parecida com a dela:
- será para alarmismos? Bem, devemos andar sempre alerta. A verdade é que nos mercados, atualmente, se verifica uma grande volatilidade e assim posso assegurar que se irá verificar uma destas situações: ou os mercados não vão cair mais, ou irão cair pouco ou irão cair muito. Palavra de expert no assunto, vais ver que vou acertar de certeza.

A minha resposta não serve para nada. Mas se a Mary Erdoes, da JP Morgan pôde dar uma resposta parecida, de certeza que também posso.

Agora a sério: não sei e duvido que alguém saiba responder com certezas a essa questão.

Registado: 8/6/2014 11:59

por Tulipanegra » 14/10/2014 21:49

Uma análise realizada pela Bloomberg mostra que os investidores estão a afastar-se dos mercados accionistas, em especial da Europa. Em apenas três semanas forma retirados mil milhões de dólares (cerca de 791 milhões de euros) de ETF, os fundos que replicam índices europeus.
Será para alarmismos!?

Registado: 3/1/2014 22:00

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Majestic-12 [Bot] e 37 visitantes