Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar casa ou arrendar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Comprar casa ou arrendar?

por Dom_Quixote » 16/11/2014 19:22

Sr_SNiper Escreveu:Só se algum dos dois fosse idiota, como estavam era win win, como dizes seria lose lose...

Não SNiper... zangaram-se e aí vale tudo... mesmo ficando a perder...

Sendo a situação hipotética o que eu pretendia era a certeza de que a coima do inquilino não é inferior à do senhorio...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Sr_SNiper » 16/11/2014 19:02

Dom_Quixote Escreveu:Quando se zangam as comadres sabem-se as verdades...

A propósito da economia paralela: Se o inquilino fizer prova na AT que esteve a pagar arrendamento (sem contrato) durante X tempo, será natural que as finanças peçam ao senhorio o respectivo imposto (acrescido de uma coima? de que montante?). E o denunciante inquilino, não devendo impostos, incorreu também ele num ilícito. Não pagará também ele coima idêntica à do senhorio? É que se assim não for...

Só se algum dos dois fosse idiota, como estavam era win win, como dizes seria lose lose...
Mas se há malta para não vender BANIF no dia anterior ao AC, quase sabiam que iam perder 75% no dia seguinte e malta que vai ao AC da Sonae Industria quando poderia ter vendido antes.... Tudo é possível...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Dom_Quixote » 16/11/2014 18:42

Quando se zangam as comadres sabem-se as verdades...

A propósito da economia paralela: Se o inquilino fizer prova na AT que esteve a pagar arrendamento (sem contrato) durante X tempo, será natural que as finanças peçam ao senhorio o respectivo imposto (acrescido de uma coima? de que montante?). E o denunciante inquilino, não devendo impostos, incorreu também ele num ilícito. Não pagará também ele coima idêntica à do senhorio? É que se assim não for...
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por Heisenberg » 19/10/2014 2:23

Sr_SNiper Escreveu:Uma questão, a dedução pelos inquilinos vai deixar de existir. Há alguma razão para declarar o contrato agora? Ou toda a gente vai passar a ter contrato de comodato ?
Ou seja de claro contrato o senhorio perde e para o inquilino é igual. Masi vale uma renda mais baixa sem contratar

Ainda não me tinha apercebido dessa... é o que eu chamo uma medida "tiro no pé"!

Ora, os meus senhorios pagam de imposto, seguramente, mais do dobro do que o Estado me confere de dedução no IRS. Mas se eu deixo de ter qualquer benefício, que motivo tenho para obrigar os senhorios a pagar 25% do rendimento predial?

Por acaso ainda tenho uma razão para o declarar: é que essa despesa entra no cálculo da comparticipação da segurança social nas mensalidades da cheche/jardim de infância das minhas descendentes.

O arrendamento tem destino marcado: a economia paralela.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Sr_SNiper » 18/10/2014 19:22

Uma questão, a dedução pelos inquilinos vai deixar de existir. Há alguma razão para declarar o contrato agora? Ou toda a gente vai passar a ter contrato de comodato ?
Ou seja de claro contrato o senhorio perde e para o inquilino é igual. Masi vale uma renda mais baixa sem contratar

por MNFV » 17/10/2014 18:27

Bingo! Não sabia mas bate certo + coisa - coisa.

JoaoSS1 Escreveu:Sem esquecer (muita gente esquece-se) que a renda anual de um imóvel corresponde normalmente a cerca de 6% do valor do mesmo imóvel...

Registado: 28/12/2007 17:02

por Heisenberg » 17/10/2014 11:01

starter0 Escreveu:não percebo como é que pode haver tanta discussão em abstrato. É pegar nos números de cada um, com o seu caso concreto, e concluir o que é melhor!

Nem mais.

JoaoSS1 Escreveu:ah pois, com estes spreads de 4% não compensa a ninguém comprar a não ser com uma grande entrada de capital, o que não é para todos. fiz uma simulação para um CH no site da CGD hoje, com a notícia de venda de apartamentos EPUL do Martim Moniz, só no gozo, e se estivesse a sério tinha ali arrumado o assunto porque não compensa mesmo pedir CH agora.

Os spreads que oferecem ao balcão podem ser bem menores. É claro que a compra deve ser feita com uma grande parte de capital. Isso era uma distorção que existia - muita gente a comprar sem 1 tostão para entrada - e que acabou.
Na CGD consegue-se 2,5% de spread. É óbvio que não são os 0,5% de antigamente. É fazer as contas e comparar. Sem esquecer (muita gente esquece-se) que a renda anual de um imóvel corresponde normalmente a cerca de 6% do valor do mesmo imóvel...

por moppie85 » 17/10/2014 9:24

rodriguesO Escreveu:
moppie85 Escreveu:
rodriguesO Escreveu:Bom dia.
E a primeira vez que participo e vou aproveir este titulo.
Este ano e tentando aproveitar um pouco a baixa de preço do imobiliario, e algum dinheiro a prazo e como desloco-me algumas vezes para passar o fim de semana em Pt, optei por comprar apartamento, mais concretamente em Coimbra, e considero o País uma desilusão e comeco a perceber porque é que não existe e as pessoas não se interessam e investir o €. Neste processo todo ao nivel de Banco, uma desilusão, comecando pela parte dos juros em que estou a pagar 3,5% numa taxa fixa em 10 anos, apesar de saber que fixa é sempre mais caro, mas tentei mesmo aproveitar a parceria construtora/banco porque se não tinha uma proposta de 7,5%, de rir, ou se calhar de chorar :-k , e estamos a falar num emprestimo de +/-60000€, já para não falar de que tive que esperar uns 4 meses para ter o "projeto aprovado" posso dizer que o Banco é a CGD.
Depois começa a parte melhor que são os imposto, tem logica andar uma vida inteira a pagar IMI? estando a falar de possivelmente 600€ anuais, eu pedi isenção mas possivelmente nem vou ter porque la pensaram que ganho uma fortuna e pago 200€ ou 300€ de renda no exterior quando pago 900€, mas quando se trata de "CFN" as finanças esquecem de tudo, mas vamos ver...
Depois é a parte do investimento, comprei para habitar de ao fim de semana e nas férias, mas se um dia para o outro optar por arrendar, será que compensa? Não! claro que não! se alugar por 400€ faço logo uma retenção de 28%, para isso vale mais estar vazio, nem o emprestimo dá para pagar, sem falar depois dos impostos, que ainda diminui + o lucro!
Por essa razão acho que investir em pt na compra e olhando um pouco para o valor das rendas, não vale a pena a compra.
Ou então faço como a maior parte em Coimbra alugo quartos a 200€ cada sem contrato, que é o que se passa pela "cidade inteira" e ninguem vê ou então não quer ver, o que acho escandaloso, mas enquanto os vizinhos que se calhar até tem que pagar impostos por tudo e por nada compactuar com esse tipo de situações e não acusar quem tem que ser acusado, é sinal que é correcto! (de certeza que não é o pobre ou o da classe média que aluga)
Apesar de não gostar muito de comparar Países, mas onde estou o imobiliário (apesar de ser muito caro) existe investimento porque os bancos oferecem taxas de juros mais baixas e depois a nivel de impostos, bem...quem tem dinheiro investe porque tem lucro no investimento. Se calhar é por essas e por outras razões que Portugal nunca irá sair da "cepa torta", e cada vez pior e quem tiver € que se deixe estar quieto, se não que invista noutros Paises, que hoje em dia isso tb já é possivel e tem uma rentabilidade maior.
Mas agora já é um pouco tarde, resta-me pagar o investimento rápido e vender de seguida. Não estou para andar 30 ou 40 anos a pagar IMI, para as Câmaras andarem a gastar dinheiro em almoços / escursões, ou então para contratarem familiares :shame: .

Concordo na generalidade... mas há coisas com que não concordo no teu raciocinio:

- Na maior parte dos países existe IMI, chames-lhe IMI, Council Tax ou Grundsteuer ou outra coisa qualquer... No UK, quem aluga paga o council tax, se a casa estiver desocupada tem uma taxa reduzida. Igualmente se for só uma pessoa a viver na casa. Note-se que o Council tax é 10x mais do que em Portugal (eu pago cerca de 250€/mês de council tax)

- Não entendo os 28% de retenção... se és residente fiscal noutro país, é aplicares a Convenção de Dupla Tributação referente a esse país... (hehe tenho uma hx engraçada com as finanças sobre CDT)

- As taxas de juro estão relacionadas com o próprio risco do país... É natural que um crédito custe menos no UK ou na Alemanha que na Rússia ou na Albânia...

- Quanto ao resto, concordo ctg na generalidade: rendas baixas, crédito alto, fuga aos impostos. obrigações estúpidas criadas durante anos a fio (por o individuo na rua é mentira, rendas de €20/mês e a quererem que o senhorio renove a casa toda - custos que dariam prái para 1000 anos de renda), etc. etc. etc.

Claro que depois dependerá do sitio e da procura.... Se comprares uma casa junto a uma Univ, num sitio como Lisboa, é capaz de ser bem lucrativo - se comprares em Evora ou Beja, naturalmente é capaz de não o ser...

Bom dia
Eu dei como exemplo o Luxembourg em que pagamos uma taxa reduzida na construção que é de 3% (para o ano vai ser alterado e para quem comprar segunda casa para arrendar vai ser 17%) de resto existe um imposto anual que por aquilo que me dizem num apartamento são cerca de 5€ mensais e numa casa 80€ anuais, mas isso foi o que me disseram, não posso confirmar.
Quanto ao investir para arrendar, no fim do ano tem que se pagar um imposto +/- 25% (tenho algumas duvida sobre esta percentagem...)do valor recebido durante o ano pela renda.
Quanto ao que comprei em Portugal eu pedi isenção de IMI por 3 anos (Penso que tenho direito, apesar de não pagar impostos ou viver em Portugal tenho esse direito), mas das finanças temos que contar com tudo...
Mas penso que se aluga-se o apartamento que comprei em pt teria que fazer uma retenção de 28%todos os meses, penso.

cumprimentos

Mesmo que tenhas de fazer a retenção (não tenho a certeza disso), podes pedir o reembolso parcial da mesma ao abrigo da CDT Portugal - Luxemburgo, que se sobrepõe a qualquer lei do estado, tirando a constituição e alts à mesma (artigo 8º, nº2 da CRP). Para isso basta preencheres o modelo RFI correspondente ao rendimento auferido.

Registado: 15/4/2008 14:12

por PXYC » 16/10/2014 18:53

starter0 Escreveu:não percebo como é que pode haver tanta discussão em abstrato. É pegar nos números de cada um, com o seu caso concreto, e concluir o que é melhor!
http://www.nytimes.com/interactive/2014 ... 0002&abg=1
Eu tenho varias casas arrendadas e estou satisfeito pois escolhi bem os imóveis, o publico alvo e tive a sorte de ter conseguido dinheiro ao preço da chuva spreads de 0,3 a 0,5%.
as circunstancias no entanto estão sempre a mudar..dai que tenha de se fazer as contas em função das respectivas expectativas...
Starter

ah pois, com estes spreads de 4% não compensa a ninguém comprar a não ser com uma grande entrada de capital, o que não é para todos. fiz uma simulação para um CH no site da CGD hoje, com a notícia de venda de apartamentos EPUL do Martim Moniz, só no gozo, e se estivesse a sério tinha ali arrumado o assunto porque não compensa mesmo pedir CH agora.

Registado: 13/10/2014 16:44

por traderh » 16/10/2014 10:26

Agora disseste algo interessante, quando mais pessoas quiserem arrendar mais interessante é para alguns comprar pois podem dai tirar rendimento com arrendamento.

Registado: 10/6/2014 9:24

por pvg80713 » 16/10/2014 10:05

tenho uma amiga que o filho encontrou trabalho na Holanda... sei que comprou, alugou quartos a colegas, e agora até já comprou outra.... etc...

ontem a noite falei com os meus filhos sobre o assunto, ambos estudantes universitários... ambos responderam : arrendar !

Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 15/10/2014 23:47

zecatreca_1 Escreveu:Ya ya ya....
Cada caso é um caso. Devem fazer as contas do que lhe compensa mais, ponderando sempre nos pontos mais importantes da vida de cada um.
:-"

Obviamente, cada caso é um caso, haverá muitas situações diferentes. Atualmente a tendência é para que seja melhor arrendar que comprar mas a resposta não será óbvia para todos os casos. Até há poucos anos comprar era sempre melhor porque vender, e com ganhos, era fácil, hoje é muito dificil e o mais certo é dar prejuízo. Os empregos são também cada vez menos certos, os divórcios é o pão nosso de cada dia... ainda assim, haverá situações em que a compra será a melhor opção.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por zecatreca_1 » 15/10/2014 21:51

Ya ya ya....
Cada caso é um caso. Devem fazer as contas do que lhe compensa mais, ponderando sempre nos pontos mais importantes da vida de cada um.
:-"

Registado: 17/2/2012 14:31

por starter0 » 15/10/2014 18:45

não percebo como é que pode haver tanta discussão em abstrato. É pegar nos números de cada um, com o seu caso concreto, e concluir o que é melhor!
http://www.nytimes.com/interactive/2014 ... 0002&abg=1

Eu tenho varias casas arrendadas e estou satisfeito pois escolhi bem os imóveis, o publico alvo e tive a sorte de ter conseguido dinheiro ao preço da chuva spreads de 0,3 a 0,5%.
as circunstancias no entanto estão sempre a mudar..dai que tenha de se fazer as contas em função das respectivas expectativas...
Starter

pvg80713 Escreveu:podem dizar o que quiserem.........

eu próprio estou a pensar como os meus filhos deveriam pensar....
divórcios é o prato do dia... ir viver para um pais estranjeiro outra moda...

porque eu.......... tenho 4 casas 100% pagas pelo inquilino, fora outras várias que não estão pagas a 100%... mas para lá caminham a 5% ao ano.
porque digo 5% ao ano porque elas patgam-se a si próprias... portanto se recebo digamos zero liquido de uma renda em que pedi empréstimo a 20 anos... se passou um ano eu ganhei 5% do valor casa...

dou um exemplo a primeira casa T2 em Massamá que comprei fez 25 anos, comprei por 24000 euros....

a inquilina, foi sempre a mesma, pagou-me aprox 450 * 12 ` 25. no dia a seguir de ela sair vendia por 80k euros....

pus 450 em média porque ela entrou a pagar 400 depois foi subindo ate 500 e depois foi descendo ate 450... 450 media...
nunca mais a vi desde que assinou o contrato faz 25 anos...

Registado: 21/12/2011 19:23

por pvg80713 » 15/10/2014 18:14

podem dizar o que quiserem.........

eu próprio estou a pensar como os meus filhos deveriam pensar....
divórcios é o prato do dia... ir viver para um pais estranjeiro outra moda...

porque eu.......... tenho 4 casas 100% pagas pelo inquilino, fora outras várias que não estão pagas a 100%... mas para lá caminham a 5% ao ano.
porque digo 5% ao ano porque elas patgam-se a si próprias... portanto se recebo digamos zero liquido de uma renda em que pedi empréstimo a 20 anos... se passou um ano eu ganhei 5% do valor casa...

dou um exemplo a primeira casa T2 em Massamá que comprei fez 25 anos, comprei por 24000 euros....

a inquilina, foi sempre a mesma, pagou-me aprox 450 * 12 ` 25. no dia a seguir de ela sair vendia por 80k euros....

pus 450 em média porque ela entrou a pagar 400 depois foi subindo ate 500 e depois foi descendo ate 450... 450 media...
nunca mais a vi desde que assinou o contrato faz 25 anos...

Registado: 19/4/2005 11:11

por rodriguesO » 15/10/2014 8:00

moppie85 Escreveu:
Este ano e tentando aproveitar um pouco a baixa de preço do imobiliario, e algum dinheiro a prazo e como desloco-me algumas vezes para passar o fim de semana em Pt, optei por comprar apartamento, mais concretamente em Coimbra, e considero o País uma desilusão e comeco a perceber porque é que não existe e as pessoas não se interessam e investir o €. Neste processo todo ao nivel de Banco, uma desilusão, comecando pela parte dos juros em que estou a pagar 3,5% numa taxa fixa em 10 anos, apesar de saber que fixa é sempre mais caro, mas tentei mesmo aproveitar a parceria construtora/banco porque se não tinha uma proposta de 7,5%, de rir, ou se calhar de chorar :-k , e estamos a falar num emprestimo de +/-60000€, já para não falar de que tive que esperar uns 4 meses para ter o "projeto aprovado" posso dizer que o Banco é a CGD.
Depois começa a parte melhor que são os imposto, tem logica andar uma vida inteira a pagar IMI? estando a falar de possivelmente 600€ anuais, eu pedi isenção mas possivelmente nem vou ter porque la pensaram que ganho uma fortuna e pago 200€ ou 300€ de renda no exterior quando pago 900€, mas quando se trata de "CFN" as finanças esquecem de tudo, mas vamos ver...
Depois é a parte do investimento, comprei para habitar de ao fim de semana e nas férias, mas se um dia para o outro optar por arrendar, será que compensa? Não! claro que não! se alugar por 400€ faço logo uma retenção de 28%, para isso vale mais estar vazio, nem o emprestimo dá para pagar, sem falar depois dos impostos, que ainda diminui + o lucro!
Por essa razão acho que investir em pt na compra e olhando um pouco para o valor das rendas, não vale a pena a compra.
Ou então faço como a maior parte em Coimbra alugo quartos a 200€ cada sem contrato, que é o que se passa pela "cidade inteira" e ninguem vê ou então não quer ver, o que acho escandaloso, mas enquanto os vizinhos que se calhar até tem que pagar impostos por tudo e por nada compactuar com esse tipo de situações e não acusar quem tem que ser acusado, é sinal que é correcto! (de certeza que não é o pobre ou o da classe média que aluga)
Apesar de não gostar muito de comparar Países, mas onde estou o imobiliário (apesar de ser muito caro) existe investimento porque os bancos oferecem taxas de juros mais baixas e depois a nivel de impostos, bem...quem tem dinheiro investe porque tem lucro no investimento. Se calhar é por essas e por outras razões que Portugal nunca irá sair da "cepa torta", e cada vez pior e quem tiver € que se deixe estar quieto, se não que invista noutros Paises, que hoje em dia isso tb já é possivel e tem uma rentabilidade maior.
Mas agora já é um pouco tarde, resta-me pagar o investimento rápido e vender de seguida. Não estou para andar 30 ou 40 anos a pagar IMI, para as Câmaras andarem a gastar dinheiro em almoços / escursões, ou então para contratarem familiares :shame: .

Concordo na generalidade... mas há coisas com que não concordo no teu raciocinio:

- Na maior parte dos países existe IMI, chames-lhe IMI, Council Tax ou Grundsteuer ou outra coisa qualquer... No UK, quem aluga paga o council tax, se a casa estiver desocupada tem uma taxa reduzida. Igualmente se for só uma pessoa a viver na casa. Note-se que o Council tax é 10x mais do que em Portugal (eu pago cerca de 250€/mês de council tax)

- Não entendo os 28% de retenção... se és residente fiscal noutro país, é aplicares a Convenção de Dupla Tributação referente a esse país... (hehe tenho uma hx engraçada com as finanças sobre CDT)

- As taxas de juro estão relacionadas com o próprio risco do país... É natural que um crédito custe menos no UK ou na Alemanha que na Rússia ou na Albânia...

- Quanto ao resto, concordo ctg na generalidade: rendas baixas, crédito alto, fuga aos impostos. obrigações estúpidas criadas durante anos a fio (por o individuo na rua é mentira, rendas de €20/mês e a quererem que o senhorio renove a casa toda - custos que dariam prái para 1000 anos de renda), etc. etc. etc.

Claro que depois dependerá do sitio e da procura.... Se comprares uma casa junto a uma Univ, num sitio como Lisboa, é capaz de ser bem lucrativo - se comprares em Evora ou Beja, naturalmente é capaz de não o ser...

Bom dia
Eu dei como exemplo o Luxembourg em que pagamos uma taxa reduzida na construção que é de 3% (para o ano vai ser alterado e para quem comprar segunda casa para arrendar vai ser 17%) de resto existe um imposto anual que por aquilo que me dizem num apartamento são cerca de 5€ mensais e numa casa 80€ anuais, mas isso foi o que me disseram, não posso confirmar.
Quanto ao investir para arrendar, no fim do ano tem que se pagar um imposto +/- 25% (tenho algumas duvida sobre esta percentagem...)do valor recebido durante o ano pela renda.
Quanto ao que comprei em Portugal eu pedi isenção de IMI por 3 anos (Penso que tenho direito, apesar de não pagar impostos ou viver em Portugal tenho esse direito), mas das finanças temos que contar com tudo...
Mas penso que se aluga-se o apartamento que comprei em pt teria que fazer uma retenção de 28%todos os meses, penso.

cumprimentos

Registado: 29/11/2007 12:00

por jccgold » 15/10/2014 1:41

joao.ms.santos Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:
jccgold Escreveu:Mas é quase sempre vantajoso comprar casa porquê? A questão é simples e voces estao a complica-la. Comprar casa pode compensar "SE" o imobiliário valorizar, ou seja se ao fim de por exemplo voces comprarem a casa por 100 mil e ao fim de 20 anos valer por exemplo 150 mil. Se ao fim dos 20 anos continuar a valer os mesmos 100 mil estao a perder bastante dinheiro. Por exemplo se tiverem os 100 mil euros investidos a 20 anos a juro de 4% ao fim dos 20 anos têm 220 mil euros.
Compensar comprar casa está muito dependente de se depois de a comprarem ela valoriza ou desvaloriza. E neste momento desvalorizam. Eu avisei um amigo meu em 2011 q em 2012 as casas deviam desvalorizar 10%, n quiz acreditar, e no fim desvalorizaram mesmo 9.1%. Comprei em 2013, consciente q ainda deviam cair 2 ou 3% no preço na melhor das hipoteses manter o preço. O imobiliário manter o preço é perder dinheiro porque aplicado no banco dá juros.
Portanto se é pela racionalidade económica esqueçam comprar casa nos próximos 3 anos pelo menos. Deixo-vos a evolução do preço das casas em Portugal e na Europa até 2013 e tirem as vossas próprias conclusões.

gold,

Nessa contas dos 220 mil euros é necessário retirar a renda que irás ter de pagar ao senhorio.
Ou ficas a dormir ao relento :wink:

uma renda média a 500€ por 20 anos dá 120.000€, e bingo!, vai dar ao mesmo valor dos 220.000€. :wink: só que depois dos 20 anos continuamos sem casa e vamos continuar a pagar renda, que com a inflação também já é maior do que os 500€.., enquanto que com casa própria já estamos a amealhar o mesmo valor há uns bons anos.

eu estou convencido que para habitação própria, e excluindo cenários de desvalorização muito estúpidos, a longo prazo compensa comprar. para investimento talvez seja outra história.

Continuas sem casa, mas continuas com os 100 mil euros na conta certo? Bingo. E aí nao está incluido IMI e condominio q a 100 euros mes dá 24 mil euros em 20 anos certo? Bingo. E obras q sejam necessárias, estores, canalizacoes, moveis q empenem? Bingo.

Registado: 11/11/2011 3:58

por Heisenberg » 15/10/2014 0:56

Sr_SNiper Escreveu:Por acaso só costumo ver os meus senhorios uma vez, que é para assinar contrato, depois com tantas milenas a cair lhes na conta, nunca mais ligam, telefonam, nada, super tranquilos e nunca me chateiam

Venho aqui fazer um agradecimento público ao Senhor Sniper, porque graças à sua ideia de negociar a renda acenando com 1 ano em avanço, consegui no ano passado um bom negócio e estou numa óptima casa a preço de desconto. O problema é que a casa é mesmo boa, óptima localização, enorme, e já não quero sair. E agora? Resta comprar?

Ainda bem que ressuscitaram esta discussão, mas não existe uma opção mais certa, ao contrário do que muitos para aqui apregoam. Conforme a pessoa/família (rendimentos, poupanças, agregado familiar, local de trabalho, tolerância ao risco no investimento de poupanças, etc.) e conforme o imóvel em causa (qualidade, preço, vizinhança, disponibilidade para arrendamento de longo prazo, localização), a melhor opção pode variar muito. É preciso é calcular bem.

por zecatreca_1 » 14/10/2014 21:10

Sr_SNiper Escreveu:Por acaso só costumo ver os meus senhorios uma vez, que é para assinar contrato, depois com tantas milenas a cair lhes na conta, nunca mais ligam, telefonam, nada, super tranquilos e nunca me chateiam

Hahaha
Tomara que TU não os chateies (é o que eles devem pensar)...

por Sr_SNiper » 14/10/2014 21:02

Por acaso só costumo ver os meus senhorios uma vez, que é para assinar contrato, depois com tantas milenas a cair lhes na conta, nunca mais ligam, telefonam, nada, super tranquilos e nunca me chateiam

por zecatreca_1 » 14/10/2014 20:54

Sr_SNiper Escreveu:IMI, condominio, não pago nada e ainda deduzo em IRS alguma renda. Sendo que como apgo um ano em avanço consigo sempre bons preços, o restante guito engordo o SHFTR que lá vai andando

Baralho....
Queres ser meu inquilino? :mrgreen:

por Sr_SNiper » 14/10/2014 19:41

Passado 20 anos tens uma casa velha ( se não a compras te nova e por isso tambem desvaloriza mais )
A arrendar podes ter uma casa nova sempre.
Alem disso nao contabilizas obras na habitação que são por conta do proprietário, e se a arrendares não pagas nada.
Ja me aconteceu, esquentadores estragados, infiltrações, soalhos levantados, tudo por conta do senhorio.
IMI, condominio, não pago nada e ainda deduzo em IRS alguma renda. Sendo que como apgo um ano em avanço consigo sempre bons preços, o restante guito engordo o SHFTR que lá vai andando

por PXYC » 14/10/2014 19:06

AmigosdaBolsa Escreveu:
jccgold Escreveu:
Dialmedia Escreveu:Se a compra de casa for realizada com capitais próprios (i.e., sem financiamento) e se virmos numa óptica estritamente de despesas (custos com ter casa própria vs custos com rendas), penso que é quase sempre vantajoso comprar a casa, pois uma casa própria tem como custos fixos o IMI, condomínio e seguro da habitação que são irrisórios em comparação com suportar 12 rendas por ano numa situação de arrendamento.

Mas é quase sempre vantajoso comprar casa porquê? A questão é simples e voces estao a complica-la. Comprar casa pode compensar "SE" o imobiliário valorizar, ou seja se ao fim de por exemplo voces comprarem a casa por 100 mil e ao fim de 20 anos valer por exemplo 150 mil. Se ao fim dos 20 anos continuar a valer os mesmos 100 mil estao a perder bastante dinheiro. Por exemplo se tiverem os 100 mil euros investidos a 20 anos a juro de 4% ao fim dos 20 anos têm 220 mil euros.
Compensar comprar casa está muito dependente de se depois de a comprarem ela valoriza ou desvaloriza. E neste momento desvalorizam. Eu avisei um amigo meu em 2011 q em 2012 as casas deviam desvalorizar 10%, n quiz acreditar, e no fim desvalorizaram mesmo 9.1%. Comprei em 2013, consciente q ainda deviam cair 2 ou 3% no preço na melhor das hipoteses manter o preço. O imobiliário manter o preço é perder dinheiro porque aplicado no banco dá juros.
Portanto se é pela racionalidade económica esqueçam comprar casa nos próximos 3 anos pelo menos. Deixo-vos a evolução do preço das casas em Portugal e na Europa até 2013 e tirem as vossas próprias conclusões.

gold,

Nessa contas dos 220 mil euros é necessário retirar a renda que irás ter de pagar ao senhorio.
Ou ficas a dormir ao relento :wink:

uma renda média a 500€ por 20 anos dá 120.000€, e bingo!, vai dar ao mesmo valor dos 220.000€. :wink: só que depois dos 20 anos continuamos sem casa e vamos continuar a pagar renda, que com a inflação também já é maior do que os 500€.., enquanto que com casa própria já estamos a amealhar o mesmo valor há uns bons anos.

eu estou convencido que para habitação própria, e excluindo cenários de desvalorização muito estúpidos, a longo prazo compensa comprar. para investimento talvez seja outra história.

Registado: 13/10/2014 16:44

por moppie85 » 14/10/2014 13:47

jccgold Escreveu:Esse raciocinio estava todo correcto nao fosse o facto de que voce nao aluga uma casa de 100 mil euros por 400 euros mes, e que nao tem em conta a desvalorizacao da casa + gastos de manutencao da mesma

ou que a maioria das pessoas qd compra casa pede Crédito à Habitação que paga tb juros...

por moppie85 » 14/10/2014 13:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Akinfiev, Bing [Bot], Google [Bot], niceboy e 171 visitantes