Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Será que substimamos o risco?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Será que substimamos o risco?

por RGS » 9/10/2014 17:08

Limonov, obrigado pelo ponto de vista.

EuroSexy, para mim o risco é mais do q a distancia do ponto de entrada ao stop. Imagina que entras no mercado com um CFD short, entras a $12, com stop a $12,25, no dia seguinte (aproveitando a epoca), a empresa descobre a cura para a ebola, e dispara para $30, achas que o risco é apenas o ponto de entrada em relação ao stop? Claro q estas situações q digo fazem sentido quando ocorrem com o mercado fechado, se estiver aberto é stoppado e desde q exita liquidez n existe esse risco. Obvio q muitos podem dizer q isso são situações muito pontuais, bla bla, mas uma coisa é certa, elas existem. São os cisnes negros dos mercados financeiros.

Registado: 15/5/2007 14:45

por EuroSexy » 5/10/2014 22:55

Eu posso estar enganado, mas segundo sei, o risco resulta não apenas da distancia do ponto de entrada ao stop e o montante a que desejamos pagar para ver, bem como a probabilidade de isso vir a ocorrer. Sendo a medição dessa mesma probabilidade mais dificil de medir.

O risco difere também conforme estejamos curto ou longo, e difere da qualidade do activo em questão. Entra também para o cálculo dos risco mas mais insignificante o tipo de instrumento financeiro, (ex: cfd, acções directamente, opções, warrants, etc)

O risco também engloba a liquidez permanente.

Se existir outros factores, esclareçam-nos.

Registado: 16/6/2014 0:01

por Limonov » 5/10/2014 21:45

Olá,

Não me preocupo com equilibrios entre curtos e longos, acho que não faz muito sentido, se o sentimento é altista/baixista, é tentar seguir a manada.
Também não me preocupo em fechar antes do fim de semana. Tenho stop definido antes de entrar longo ou curto, é aceitar o risco e viver a vida.
Regra de ouro para mim: nunca assumo posições em cfd cujo valor nominal ultrapasse o valor que estaria disposto a investir em acções. Se decido que não invisto mais de 10k numa determinada acção, em cfd o valor nominal também deverá ser no máximo de 10k.

A regra tem exceção, quando o stop está em break even, autorizo-me a fazer reforços, caso exista perspetiva do mercado continuar a progredir na minha direcção.

Saúde,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por pcm1979 » 5/10/2014 18:39

Acho que uma pessoa acaba por agir de modo diferente em modo demo.
Com a queda da cotação é tentador sair imediatamente, enquanto que no demo deixa-se andar... :roll:
Como já estava habituado a ver a cotação subir após a venda, deixei a Vale cair bastante... só vendi depois de estar a levar uma tareia... :wall: poucos dias depois ela dá uma subida e eu resolvi reentrar mais acima com 25% da posição anterior. Resultado: Caiu até à cotação em que eu tinha saído. Mas agora não largo, pois a exposição é bem pequena. Vou aguardar que atinja o preço alvo inicial (14 usd), mesmo que tal "sucesso" aconteça apenas recupero prai 25% da quantia perdida. Tratando-se de uma empresa confiável, talvez reforce se ela vier ao mínimo histórico (abaixo de 10usd).

Registado: 26/7/2014 12:37

por RGS » 5/10/2014 16:13

rsacramento Escreveu:
RGS Escreveu:Estou neste momento a iniciar-me no trading e estou neste momento a defenir o meu "trading plan" para tentar ter os melhores resultados possiveis, e uma das coisas que quero ter em atenção é a alavancagem total que terei no máximo em relação a minha carteira

se de facto estás a dar os primeiros passos nos mercados, não estás a ir pelo melhor caminho, uma vez que a inexperiência pode conduzir-te à falência

porque não baixas uma plataforma demo e testas aí as tuas ideias?

rsacramento, obrigado pela tua resposta. No entanto não consigo perceber onde pretendes chegar. O melhor caminho não é elaborar um trading plan ou estratégia de investimento para seguir? Evitando assim o factor emocional? Porque dizes q n estou no melhor caminho?

Maior parte das demos são de 30 dias, as situações que referi que podem acontecer são situações q "acontecem uma vez na vida", portanto não vejo qualquer vantagem em usar demo para responder a minha questão

Obrigado

por rsacramento » 5/10/2014 12:39

RGS Escreveu:Estou neste momento a iniciar-me no trading e estou neste momento a defenir o meu "trading plan" para tentar ter os melhores resultados possiveis, e uma das coisas que quero ter em atenção é a alavancagem total que terei no máximo em relação a minha carteira

se de facto estás a dar os primeiros passos nos mercados, não estás a ir pelo melhor caminho, uma vez que a inexperiência pode conduzir-te à falência

porque não baixas uma plataforma demo e testas aí as tuas ideias?

Registado: 29/11/2007 12:50

Será que substimamos o risco?

por RGS » 5/10/2014 2:58

Boa noite,

Secalhar atraves do titulo do tópico pensariam que se tratava de um artigo, mas não, vinha aqui pedir a vossa opinião.
Estou neste momento a iniciar-me no trading e estou neste momento a defenir o meu "trading plan" para tentar ter os melhores resultados possiveis, e uma das coisas que quero ter em atenção é a alavancagem total que terei no máximo em relação a minha carteira.
Ainda não está 100% defenido, no entanto será algo do genero em que tentarei ter não mais que duas vezes o capital total investido, e tentarei ter, mais coisa menos coisa, a mesma quantidade short. Exemplo: Se começar com 50.000€ no maximo dos máximos tentarei não ter mais do que 100.000€ em posições longas ou curtas, sabendo que teoricamente as curtas terão mais risco, e tentando que seja 50.000€ em longas e 50.000€ em curtas. Obviamente que não vou forçar trades para isto acontecer, mas este é o equilibrio que pretendo ter. Obviamente que isto será para CFD's sobre acções pois para FOREX estes valores penso que não fariam muito sentido, ou pelo menos na mesma proporção.
O que pretendia saber é, se vocês tem em atenção este tipo de coisas e em que medida se tentam proteger contra isto. Fecham posições ao fim de semana e voltam a abrir? Não controlam isto? Verificam correlações? (Aproveitando estar a ver um documentário que diz que os EUA podem não ter reservas de ouro) O que aconteceria as vossas carteriras se houvesse neste momento (q o mercado está fechado) uma noticia do genero? E se começasse uma guerra? Muitos podem pensar que isto são coisas irrealistas e tambem depende do tipo de investidor q se é. Mas agradecia que partilhassem a vossa opinião neste tema.

Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, OCTAMA e 145 visitantes