Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Porquê o PSI?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porquê o PSI?

por EuroSexy » 8/11/2014 23:49

Cem pt Escreveu:Uso algumas cotadas do PSI-20 por terem sentidos muito transparentes e algo previsíveis, certos indicadores da Análise Técnica comportam-se de forma mais limpa que muitos papéis estrangeiros que em geral são mais errantes. Para mim essa distinção comportamental vale muito dinheiro no fim de cada ano.

Olá Cem, pode isso ter a ver na realidade com a volatidade (true range) do activo em questão, volatidade relativa, ou mais quanto à tendência franca do activo independentemente da volatidade?? Isso acontece quando existe uma forma unânime no mercado certo?, em que a minoria não tem capacidade de provocar movimentos que possam alterar o rumo dominante do activo...??

Registado: 16/6/2014 0:01

por mwc 2.0 » 7/11/2014 17:41

atomez Escreveu:PSI = Penny Stock Index?

:clap: :clap: :clap:
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"

Registado: 2/5/2014 7:58

por atomez » 7/11/2014 17:26

PSI = Penny Stock Index?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por hyped78 » 6/11/2014 16:07

Conhecimento em relação às empresas, simplicidade fiscal, inexistência de risco cambial, comissões, é essencialmente isto.

Invisto também no CAC porque pago as mesmas comissões que pago no PSI e também numa lógica de dispersão de risco.

Registado: 6/8/2014 8:28

por trend=friend » 6/11/2014 15:57

Curioso que o PSI e o IBEX andavam ambos pelos 8500 pontos em inícios de 1998... Passados todos estes anos, o PSI nos 5000 e pouco; o IBEX, nos 10500. Enfim...:

- Apesar do boom de desenvolvimento da década anterior, Espanha também teve a sua crise, intervenção nos bancos, desemprego gigantesco. Mas vê o seu índice em níveis "aceitáveis" (ainda que longe de máximos).

- É verdade que tivemos grandes destruidores de valor, de todos conhecidos, mas deve reflectir-se nas condições estruturais do nosso atraso e progressiva irrelevância ao nível económico. À excepção de apenas uma mão cheia de empresas, sobra pouco ao "bom aluno" da Europa desses tempos, a quem se augurava uma aproximação aos níveis europeus no espaço de uma geração...

- Será que a teoria de que "no longo prazo se ganha sempre" resiste a esta evidência? Já são quase 20 anos. Faz lembrar outros exemplos pouco felizes, como o Nikkei. Não será preferível abandonar o jogo quando determinados níveis são perdidos e reentrar quando eles forem reconquistados (para quem nem sequer considere entradas curtas)?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Dr Tretas » 5/10/2014 19:33

SHARPTRADER Escreveu:
Quem estiver a fazer trade , e tiver regras fiaveis e testadas , acho que só é apanhado em grandes quedas se estiver distraido.

Exacto, só perdeu dinheiro no BES quem quis. É só ir ler o tópico e avisos não faltaram. E agora temos a J. Martins, já se vê muito pessoal a querer adivinhar ressaltos e tal :roll:
É por isso que digo, aqui os participantes no mercado são mais fraquinhos (em média, Cem :mrgreen: ) que nos States, o que dá origem a uma AT mais limpa.

Registado: 29/10/2013 12:15

por trend=friend » 5/10/2014 11:29

Parece-me que a sensação de "proximidade" face aos títulos portugueses - e as outras vantagens que foram referidas, em especial ao nível de alguma certeza da negociação técnica - acabam por servir de compensação para a desconfiança a nível fundamental, num cenário que para muitos títulos foi de histórica devastação nos últimos 6 anos e que faria muitos nunca mais pensarem em acções portuguesas. É que os saldos não são automáticos, custa a levantar de tanta destruição de valor...

Grande parte do PSI 20 ainda não recuperou de desvalorizações superiores a 50%-70% desde máximos históricos, e no PSI Geral é ainda pior. Se pensarmos nos principais índices mundiais e no crescimento que foram tendo (acho que ainda sem bolhas, porque não notei verdadeira euforia ou panic buy...), isso é muito frustrante para quem prefere estar apenas longo, e apenas no mercado português. Falo também por mim mas, de facto, tenho procurado começar a diversificar porque um dos riscos maiores é o da elevada correlação dos activos detidos (ainda que possa também correr obviamente bastante bem em cenários de subida). Quando há tantas tendências relativamente estáveis para aproveitar por esse mundo...

Finalmente, concordo em absoluto com o Raposo quanto à pouca transparência do mercado português, mas eu sou do tempo da Enron, Worldcom e afins, e não obstante as melhorias Sarbanes-Oxley e outras, não ficaria nada surpreendido com novos escândalos no mercado americano, ou inglês (o da Tesco tem umas duas semanas, certo?)...

A questão fundamental é se Portugal terá tempo para se levantar um pouco mais... Há cerca de um ano tinha vaticinado os 8900 como target para uma W5 deste bull 2012-...., mas o BES acabou por destruir isso e receio bastante que a economia venha a sofrer daqui até ao final do ano as suas ondas de choque (sempre atrasadas face à bolsa).

Portugal em estagnação perpétua, aproveitamento apenas de mini-bulls após devastações, será apenas isso o que nos está reservado? Talvez com a excepção das poucas empresas inconformadas que não cessem de incrementar o volume de negócios no estrangeiro...
Clint Eastwood

por RaposoTavares » 4/10/2014 1:08

A propósito de balanços: vê quantos estão disponíveis e devidamente auditados no sítio da CMVM. Uma lástima.
Já agora, conheces muitas bolsas do primeiro mundo em que duas cotadas desapareçam da cotação por fraude num mesmo momento?
Pior: o que te parece que pode estar na origem destes dois títulos se encontrarem ainda por substituir?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por fff » 4/10/2014 0:54

Raposo Tavares Escreveu:"relativamente bem"?

Não faço parte do conselho de administração, nem participo na elaboração dos balanços.

Registado: 29/11/2007 3:19

por RaposoTavares » 4/10/2014 0:26

"relativamente bem"?

por fff » 4/10/2014 0:20

Conheço relativamente bem as empresas, por toda a informação publica disponivel e que acompanho há mais de 15 anos e pelas peças contabilisticas divulgadas .

Eu vou guardando ao longo do tempo em formato digital todos os factos relevantes e conhecidos das empresas .

Sei quem são os accionistas, que posições têm e tiveram ao longo dos anos , quem está a entrar e sair , quando existem indicios que querem sair , etç

No caso BES não perdi dinheiro, por norma entrar em bancos, só se for num trade especulativo curto prazo, não gosto da banca, acho que só servem para nos limparem o dinheiro em aumentos de capital, alias alertei aqui que facas em queda são sempre mau negocio .

Nem perdi nenhum montante significativo em nenhuma grande queda de qualquer cotada do PSI, são muitos anos disto.

E no caso de quedas fortes em BES , PTC, JMT , Etç, o meu sistema de negociação e a analise tecnica não me permitem perder dinheiro nessas grandes quedas.

Por norma só entro em tendencias ascendentes, ou trade especulativo, bate e foge, nunca em facas em queda , e se entro num trade e atinge o meu ponto de stop , vendo automaticamente sem pensar duas vezes, assumindo uma perda insignificante.

Quem estiver a fazer trade , e tiver regras fiaveis e testadas , acho que só é apanhado em grandes quedas se estiver distraido.

por RaposoTavares » 3/10/2014 23:32

SHARPTRADER Escreveu:
    9 - Conheço bem as empresas e AF diz-me o que comprar e a AT diz-me quando comprar sem surpresas nas empresas que estou a investir.

Não posso concordar de forma nenhuma com esta afirmação.
Poderia argumentar de uma forma lacónica e muito simplista e dizer que o caso do BES ocorreu há muito pouco tempo e que o pessoal tem pouca memória para os ultrajes a que o mercado nacional o sujeita. Fazendo-o, não mentiria.
Mas também não minto se disser que se houvessem neste momento 10 BES no PSI 18 ninguém daria por isso.
Com efeito, a informação publicada no sítio da CMVM é ridículamente escassa, quando não inexistente. A supervisão do mercado lusitano é uma não existência. Uma fraude. Um crime para a economia portuguesa.

Dito isto, devo dizer que a estreiteza do nosso mercado não é compatível com a estabilidade e a previsibilidade da cotação dos papéis e é propícia, bem pelo contrário, a situações de volatilidade extrema. (Espero francamente não ter razão neste ponto.)
É, portanto, falsa qualquer sensação de segurança que possamos ter quando negociamos no nosso índice.

Já agora: o que é que é necessário que ocorra ainda para que as entidades de supervisão se vejam dotadas de suporte logístico e de suporte legal adequados para cumprirem com eficiência a sua função? Estamos à espera de chegar o tempo de PSI 10?

por Cem pt » 3/10/2014 23:19

pcm1979 Escreveu:Porque o local indicado para os tolos é o psi.

Com essa é que arrumaste comigo de vez! :shock: :lol: :D
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por pcm1979 » 3/10/2014 23:12

Porque o local indicado para os tolos é o psi.

Registado: 26/7/2014 12:37

por fff » 3/10/2014 22:41

Dr Tretas Escreveu:

5 - Em termos de AT, no PSI não precisamos de nos preocupar em estar em competição com os melhores traders deste Universo e do outro ou com algoritmos de HFT. É tudo mais limpo :mrgreen:

EU ando nisto para ganhar o maximo de dinheiro possivel, e lá me vou safando.

Não ando nisto para ir competir nos arranques nos semaforos, já não tenho espirito para isso.

por Cem pt » 3/10/2014 21:46

Dr Tretas Escreveu:Concordo com tudo o que já foi dito.

1 - A fiscalidade, em particular de dividendos, dá menos trabalho, não tenho que me preocupar com duplas tributações, acordos fiscais internacionais e coisas do género.
2 - Portugal é um país pequeno e já conhecemos bem as manhas, qualidades e defeitos dos grandes accionistas que controlam as empresas e das administrações.
3 - Os múltiplos médios do PSI são em geral mais baratos que o dos grandes mercados. Isso interessa-me como value investor que sou.
4 - No dia a dia podemos tomar facilmente o pulso ao estado da nossa economia e ao sentimento económico. Isso é importante para investir em empresas centradas no mercado doméstico, como há muitas no PSI.
5 - Em termos de AT, no PSI não precisamos de nos preocupar em estar em competição com os melhores traders deste Universo e do outro ou com algoritmos de HFT. É tudo mais limpo :mrgreen:

Amigo Tretas,

Essa foi forte, lá vou ter de enfiar a carapuça! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por Dr Tretas » 3/10/2014 20:51

Concordo com tudo o que já foi dito.

1 - A fiscalidade, em particular de dividendos, dá menos trabalho, não tenho que me preocupar com duplas tributações, acordos fiscais internacionais e coisas do género.
2 - Portugal é um país pequeno e já conhecemos bem as manhas, qualidades e defeitos dos grandes accionistas que controlam as empresas e das administrações.
3 - Os múltiplos médios do PSI são em geral mais baratos que o dos grandes mercados. Isso interessa-me como value investor que sou.
4 - No dia a dia podemos tomar facilmente o pulso ao estado da nossa economia e ao sentimento económico. Isso é importante para investir em empresas centradas no mercado doméstico, como há muitas no PSI.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Cem pt » 3/10/2014 17:32

Uso algumas cotadas do PSI-20 por terem sentidos muito transparentes e algo previsíveis, certos indicadores da Análise Técnica comportam-se de forma mais limpa que muitos papéis estrangeiros que em geral são mais errantes. Para mim essa distinção comportamental vale muito dinheiro no fim de cada ano.
Editado pela última vez por Cem pt em 3/10/2014 21:43, num total de 1 vez.

por fff » 3/10/2014 17:19

Eu continuo a transaccionar no PSI, porque embora reconheça o potencial do exterior , PSI tem algumas poucas vantagens :

1 - Menores Custos de transacção , pelo menos para mim
2 - Já acompanho ha muitos anos e sei quase de cor como os titulos se vão comportar , pelo menos 90% casos.
3 - Quando cometo erro na analise numa entrada e a seguir pretendo sair , dá tempo de sair quase sem perder nada, lá fora quando é para cair não brincam.
4 - Já conheço as puxadinhas, os make-ups de fim de mês , trimestre .
5 - muito fiavel para ir sacando algum nas calmas com pouco risco
6 - Considero mercados internacionais muito puxados e quando quiserem fazer uma correcção a serio, as correcções são mais repentinas
7 - já raramente o comportamento dos titulos me consegue surpreender.
8 - aqueles titulos que pesam muito no PSI são sempre de ritmo e duração subida expectavel sem grandes surpresas.
9 - Conheço bem as empresas e AF diz-me o que comprar e a AT diz-me quando comprar sem surpresas nas empresas que estou a investir.

Porquê o PSI?

por trend=friend » 3/10/2014 16:46

Caros,

Atendendo à desmotivação/desinteresse que se vive no tópico do PSI20, e todos conhecendo a triste realidade associada a este índice nos últimos meses, em termos técnicos e fundamentais (já para não falar do PSI Geral...), seria interessante conhecer as perspectivas dos foristas quanto às razões que os levam a investir em activos do índice nacional (principalmente aqueles que investem exclusivamente no PSI), quando existem milhares de opções para todos os gostos fora de portas, já para não falar nos pujantes bull markets de outros países que nos foram acenando.

Adianto alguns potenciais motivos:

- velhos hábitos
- fiscalidade mais prática
- desconhecimento de outras realidades/pouca vontade de passar a conhecer
- "nacionalismo" na escolha dos investimentos
- tecnicidade do índice
- aproveitamento da anormal volatilidade das penny stocks
- dividendos com menor retenção efectiva (diferente do 2.º, pois aqui não é tanto a questão burocrática, mas o valor efectivamente auferido)
- especial confiança no management e políticas de governance das empresas portuguesas quando comparadas com as de outros países
- especial confiança na segurança, estabilidade e em políticas macroeconómicas saudáveis proporcionada pelos políticos portugueses quando comparados com outros países

Eu ao longo dos anos tenho tentado diversificar cada vez mais, mas reconheço a importância do 1.º, 2.º, 5.º e 6.º para ainda por cá permanecer... É óbvio que os últimos são irónicos, mas realmente penso que este exercício poderá ser relevante para quem se esteja a iniciar (e para quem não seja propriamente um iniciado mas goste de examinar os pressupostos mais ou menos racionais/emocionais do seu trading).
Clint Eastwood

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Phil2014 e 162 visitantes