Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por jotas007 » 15/9/2014 18:35

SFT Escreveu:Jotas,

Pelo teu gráfico, dizes que a JM vai cair até aos 4 EUR [=11-(18-11)].

Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, não partilho dessa opinião nem da que seja um H&S, mas como da última vez que opinei neste tópico as coisas correram mal, deixa ver o que acontecerá nos próximos tempos :lol:

Olá SFT.
Atenção que a seta vermelha é meramente indicativa, não assinala nenhum target, somente a direção do preço.

Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por slbnnbobadela » 15/9/2014 17:55

jotas007 Escreveu:Boa tarde

Em relação a Jerónimo Martins(JMT), vou anexar 2 gráficos semanais. Um dos gráficos com uma visão mais alargado (+-10anos) e outro mais curto (+-4anos).

Se repararmos no 1º gráfico, vemos um bull market que iniciou em 2002 e que passado 2 anos confirmou-se com o cruzamento da MM50 com MM200.
A JMT subiu bastante, durante uma década :shock: e em 2013 atinjiu o seu máximo de sempre, iniciando uma tendência descendente.

Agora entra o 2º gráfico. Se fizermos zoom no gráfico reparamos que temos uma poderosa div- nos máximos e pior do que isso... um GRANDE H&S :oh:
Pois é, um padrão técnico de inversão de tendência(está tão perfeito que até fico a desconfiar! :D ) e para juntar à festa... o cruzamento da MM50 com MM200!!! :wall: Ou seja, poderemos ter a confirmação do bear market na JMT, tal como aconteceu à 10anos atrás mas ao contrário.

A vela semanal da activação do H&S é fortissima, confirmando a projeção bear. Por isso, arrisco a escrever que os próximos anos para JMT não vão ser faceis! :-$

Será mesmo assim?

Repito, ambos são gráfico semanais. :-"

Bons negócios

Caro Jotas007,

Obrigado pelos teus gráficos, axo que comprei mal, pois comprei a 10,20 a pensar que não descia mais, mas com a sua explicação é bastante real.
Ando a ler um dos livros que o Ulisses sugere, e o H&S está certissimo e a tendência é downtrend. Pelas minhas poucas analises estária um suport a rondar os 9,50€, mas no seu gráfico é mais baixo.
Cumprimentos
Pedro

Registado: 3/3/2009 20:39

por SFT » 14/9/2014 23:27

Jotas,

Pelo teu gráfico, dizes que a JM vai cair até aos 4 EUR [=11-(18-11)].

Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, não partilho dessa opinião nem da que seja um H&S, mas como da última vez que opinei neste tópico as coisas correram mal, deixa ver o que acontecerá nos próximos tempos :lol:
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por Gil Rumor » 14/9/2014 14:51

A JM precisava de descansar! Entretanto o dinheiro esperto foi e vai saindo.

Registado: 28/8/2014 13:39

por jotas007 » 14/9/2014 14:44

Boa tarde

Em relação a Jerónimo Martins(JMT), vou anexar 2 gráficos semanais. Um dos gráficos com uma visão mais alargado (+-10anos) e outro mais curto (+-4anos).

Se repararmos no 1º gráfico, vemos um bull market que iniciou em 2002 e que passado 2 anos confirmou-se com o cruzamento da MM50 com MM200.
A JMT subiu bastante, durante uma década :shock: e em 2013 atinjiu o seu máximo de sempre, iniciando uma tendência descendente.

Agora entra o 2º gráfico. Se fizermos zoom no gráfico reparamos que temos uma poderosa div- nos máximos e pior do que isso... um GRANDE H&S :oh:
Pois é, um padrão técnico de inversão de tendência(está tão perfeito que até fico a desconfiar! :D ) e para juntar à festa... o cruzamento da MM50 com MM200!!! :wall: Ou seja, poderemos ter a confirmação do bear market na JMT, tal como aconteceu à 10anos atrás mas ao contrário.

A vela semanal da activação do H&S é fortissima, confirmando a projeção bear. Por isso, arrisco a escrever que os próximos anos para JMT não vão ser faceis! :-$

Será mesmo assim?

Repito, ambos são gráfico semanais. :-"

Bons negócios
Anexos
jmt1.png
jmt2.png
Editado pela última vez por jotas007 em 14/9/2014 15:58, num total de 1 vez.
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por _Noah » 13/9/2014 21:15

A 4 de maio último, questionei os que seguem, e investem na JMT, para:

...e se a 31.12.2014 a JMT estivesse abaixo dos € 10,00.... Bom nem precisou de chegarmos a dezembro próximo.... :lol:

Por outro lado, a 25 de abril de 2013 a JMT conheceu o seu ponto mais alto, acima dos € 18,50.... Que cacetada, para os valores que está no presente :oh:

Não obstante, estou de olho, e a desejar que venha abaixo dos € 9,30..... :lol:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2014-09-13 at 21.07.44.png
JMT

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por jccgold » 13/9/2014 1:45

Em 1º lugar que relatório?
Em 2º lugar o LIDL só está na Alemanha? Já sabemos que a Alemanha está numa melhor situacao que os outros países europeus e mesmo assim o imobiliario valorizou 30% desde 2007 o q n é nada de especial descontando a inflacao. O mercado europeu no global desvalorizou muito.
Em 3º lugar a JM nao está na Alemanha está na Polónia e Portugal. Desde 2007 os preços do imobiliário desceram grosso modo em Portugal e Polónia 35%. Excelente opcao da JM de nao comprar imobiliário a desvalorizar
http://www.globalpropertyguide.com/Euro ... ce-History

Registado: 11/11/2011 3:58

por carlospereira78 » 12/9/2014 23:55

Isso sao tudo análises muito bem feitas, só que, pois é falta aí algo um pormaior. Quanto foi a desvalorizacao do imobiliário, e nomeadamente de imobiliário comercial em Portugal e Polónia? Quanto tem perdido o LIDL por comprar patrimonio imobiliario q tem desvalorizado e se o comprasse agora quanto mais barato estaria? :!: :arrow:[/quote]
Mas quem Lê os relatórios dos resultados do LIDL ou CARREFOUR e rapidamente se apercebe de mais valias no imobiliário. No Ano de 2013 o LIDL na Alemanha viu o seu património imobiliário ser valorizado em relação a 2010 em 39%. Agora j
ccgold
o que é melhor a longo prazo?

Registado: 29/7/2014 20:16

por jccgold » 12/9/2014 20:17

SHARPTRADER Escreveu:Esse argumento da bilha, fez-me dar uma boa gargalhada. Um bom motivo para quem tem estado fora da JMT em todo o percurso da descida, pode ser precisamente para não levar na bilha e ficar dorido.

Imagino q sejas dos q esteve de fora desde sempre e nunca lucraste a 3000% com a valorizacao da JM. O EuroSexy anda a confundir empresas de exportacao com empresas de retalho que nao exportam nada, vendem localmente.

carlospereira78 Escreveu:1- Para hoje ter 2550 lojas na Polónia, era necessário ou arrendar e comprar. a JM optou por arrendar e não investir na compra. Hoje está a pagar Yields de 9% sobre o imóvel e se tivesse comprado poderia estar a pagar a divida emitida a 3% ou 4% , logo está a perder 5 a 6% em relação a concorrência como por Exemplo a LIDL que tem uma estratégia de expansão centrada na compra de localizações.

Isso sao tudo análises muito bem feitas, só que, pois é falta aí algo um pormaior. Quanto foi a desvalorizacao do imobiliário, e nomeadamente de imobiliário comercial em Portugal e Polónia? Quanto tem perdido o LIDL por comprar patrimonio imobiliario q tem desvalorizado e se o comprasse agora quanto mais barato estaria? :!: :arrow:

por carlospereira78 » 12/9/2014 18:49

Já aqui referi a a Jerónimo Martins está a sofrer com a estratégia de expansão na Polónia e a sua politica de não emissão de divida.
1- Para hoje ter 2550 lojas na Polónia, era necessário ou arrendar e comprar. a JM optou por arrendar e não investir na compra. Hoje está a pagar Yields de 9% sobre o imóvel e se tivesse comprado poderia estar a pagar a divida emitida a 3% ou 4% , logo está a perder 5 a 6% em relação a concorrência como por Exemplo a LIDL que tem uma estratégia de expansão centrada na compra de localizações. Relembro que foi noticia a JM ter rendas de localizações Prime superiores a 40 mil euros, logo com a guerra de preços e as margens a diminuir estas rendas ficaram insuportáveis. Relembro que a JM neste momento tem 2550 lojas na Polónia logo são muitos milhões todos os anos que não se conseguem recuperar. Isto pode ser só o começo... E se a JM começar a dar Prejuízos podemos ver a cotação... a 4€ ou 5€.

Registado: 29/7/2014 20:16

por fff » 12/9/2014 18:44

jccgold Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Para mim até pode ir aos 6,5 ou aos 2 ou sei lá mais o quê! Acabei de sair por causa da noticia que a UE vai colocar em marcha novas sanções à Rússia.

Tens nocao que isso beneficia a JM, pq se o fornecimento de gás da Russia for cortado pode haver mais venda de gás de bilha?
Quando chegou aos 18 euros havia a prespectiva de continuação de subida exponencial dos lucros cenário q nao se confirmou. As descidas são o esvaziar dum balão. Mas nao deixa de ser um bom investimento a longo prazo, a JM já multiplicou valor, e saberá continuar a fazê-lo

Esse argumento da bilha, fez-me dar uma boa gargalhada. Um bom motivo para quem tem estado fora da JMT em todo o percurso da descida, pode ser precisamente para não levar na bilha e ficar dorido.

No longo prazo estamos todos mortos, e a nossa conta bancaria tambem se não tivermos cuidado, veja-se o exemplo de quem foi comprando bes em todo o esplendor da descida.
Para mim excelentes investimentos, são aqueles que têm graficos ascendentes e maus barras continuamente descendentes.
Os restantes argumentos são bons para vender jornais não para ganhar dinheiro.

Registado: 29/11/2007 3:19

por jccgold » 12/9/2014 18:36

EuroSexy Escreveu:Para mim até pode ir aos 6,5 ou aos 2 ou sei lá mais o quê! Acabei de sair por causa da noticia que a UE vai colocar em marcha novas sanções à Rússia.

Tens nocao que isso beneficia a JM, pq se o fornecimento de gás da Russia for cortado pode haver mais venda de gás de bilha?
Quando chegou aos 18 euros havia a prespectiva de continuação de subida exponencial dos lucros cenário q nao se confirmou. As descidas são o esvaziar dum balão. Mas nao deixa de ser um bom investimento a longo prazo, a JM já multiplicou valor, e saberá continuar a fazê-lo

por EuroSexy » 12/9/2014 14:56

Para mim até pode ir aos 6,5 ou aos 2 ou sei lá mais o quê! Acabei de sair por causa da noticia que a UE vai colocar em marcha novas sanções à Rússia.

Registado: 16/6/2014 0:01

por soso » 12/9/2014 14:41

Ulisses, para ti, entre os 6,5€ e os 12,7€ é terra na ninguém?

Não há zonas com especial relevância?

Na minha modesta opinião, os 9€ e os 8,25€ destacaram-se um pouco aquando da subida....

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por EuroSexy » 12/9/2014 12:22

Quando é que vemos a JM a 20s? Creio que pode levar mais um tempo. Ora se a empresa quando andava a 18, valia na minha opinião 10 euros, hoje para mim vale um pouco mais de 10 euros e a cotação já está abaixo do valor. No entanto apesar dos maus resultados que dizem, a empresa tem valor crescente e há que pensar a longo prazo. Para 2015 a empresa terá mais valor que em 2014, e em 2016 terá mais valor que 2015 e assim sucessivamente... importa o preço que se paga.

Vamos supor que o mercado coloca já para o ano a empresa com um preço de 2x o valor, isso seria suficiente para passar os 18 e entrar nos 20s.

Mas o mercado é que manda com ou sem OPAs, e se o péssimismo se instalar é provável que a empresa tenha baixos preços, mesmo com a subida de valor anual.

por Ulisses Pereira » 12/9/2014 11:58

Em Abril, despi o fato de urso na Jerónimo Martins que trazia vestido há quase um ano. Na altura, referi que a acção começava a dar os primeiros sinais de força e que não podia ignorar esses primeiros sinais e manter esse meu pessimismo. Mas alertei também para o facto de esses sinais de força serem ainda insuficientes para que vestisse o meu fato de touro na acção, assumindo por isso uma postura de neutralidade face à evolução da cotação da Jerónimo Martins, esperando por uma hipotética quebra da linha de tendência descendente de longo prazo para vestir o meu fato de touro.

A verdade é que essa quebra nunca chegou a acontecer e, nos últimos dias de Julho, a Jerónimo Martins apresentou resultados decepcionantes que fizeram a acção afundar-se cerca de 20% em apenas 2 sessões! Um movimento repentino que não deixou qualquer dúvida quanto ao poder que os ursos continuam a ter ainda sobre a acção que já caiu quase 50% desde meados do ano passado.

Nesta altura, a acção encontra-se muito próxima do seu mínimo dos últimos 4 anos, num “Bear Market” que dura já desde Abril do ano passado. Apesar daquele primeiro sinal de esperança, a acção retomou – com violência – a sua trajectória descendente e continuo a acreditar que os investidores devem esperar por sinais claros de força antes de entrarem na acção. Porque negociar contra a tendência é como nadar contra a maré, um esforço inglório. E que custa bem caro.
Anexos
jm1.png
jm2.png
jm3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por dozens » 12/9/2014 11:32

Sempre achei muito estranho a cotação de 18 EUR.

Result Liq / ação = 0,61 (2013), seriam precisos 29,5 anos a manter estes resultados líquidos (os maiores dos últimos 5 anos) só para atingir o break-even. Só a partir daí seria lucro puro p o investidor... :shock:

Eu percebo que o pessoal tenha ficado entusiasmado com a taxa de crescimento dos resultados líquidos, mas mesmo assim...
resultado liquido por ação
2009 = 0,32
2010 = 0,45 (+40%)
2011 = 0,54 (+20%)
2012 = 0,57 (+5,5%)
2013 = 0,61 (+7%)

1s2014 = 0,24 ; se mantiverem os resultados 2014 = 0,48 (-21,3%)
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.

Registado: 9/9/2014 12:26

por Dr Tretas » 12/9/2014 11:28

Aqui há uns posts atrás, já opinei que acima de 7€ não me parece boa compra. Mas pronto, eu sou só um tipo que acredita que o cartão continente é fixe :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por EuroSexy » 12/9/2014 11:06

Norbas Escreveu:É impressionante a desvalorização desta cotada em pouco mais de um ano. Dos 18€ até aos actuais 9€...

Pelo que fui vendo dos resultados deste ano a operação e margens têm decaído mas na minha opinião não justifica esta desvalorização. Apenas mais um exemplo que o PSI 20 ou PSI 18 como lhe quiserem chamar não é propicio a negócios de médio longo prazo.

Definir um plano de entrada e de saída nunca fez tanto sentido como nestes tempos que vivemos.

Eu não concordo contigo.
Fundamentalmente a empresa pouco se alterou. A questão aqui é que quem pagou 18 comprou caro em relação ao valor e sujeita-se a ver o preço a aproximar-se do valor.
Quem faz um investimento como referes para o longo prazo deve ter sempre em conta a margem de segurança e não consultar um gráfico na hora de investir. Quem se deixa influênciar pela bela tendencia ascendente que a JM apresentava quando estava a 18 acabou por ignorar o preço. =;

por Norbas » 12/9/2014 10:43

É impressionante a desvalorização desta cotada em pouco mais de um ano. Dos 18€ até aos actuais 9€...

Pelo que fui vendo dos resultados deste ano a operação e margens têm decaído mas na minha opinião não justifica esta desvalorização. Apenas mais um exemplo que o PSI 20 ou PSI 18 como lhe quiserem chamar não é propicio a negócios de médio longo prazo.

Definir um plano de entrada e de saída nunca fez tanto sentido como nestes tempos que vivemos.

Registado: 25/5/2012 0:00

por _x_ » 12/9/2014 10:19

Boas,

Aproveitando o desabafo anterior, esta coisa está cada vez mais incompreensível, a escrita do AR, os comentários do AD, o esmiuçar de preços do champô, por favor, voltem lá a explicar as ondas de Elliott, conjugadas com o "retracemant" finnobaci, agregadas à contagem dos dias lunares, sempre é menos aborrecido.

A JM já passou a linha lixada? Não! O resto é letras "dinxer" :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por cris.a » 12/9/2014 8:51

Peço desculpa pela brincadeira mas não consigo resistir...
por momentos pensei que me tinha enganado no CALDEIRÃO e que estava num blog de donas de casa :)

Registado: 11/9/2014 13:05

por jccgold » 11/9/2014 22:08

O Caldeirao serve para perceber se as estratégias de negócio acrescentam ou matam valor à empresa. Dr Tretas em teoria é assim, vai-se ao local mais barato, na realidade a nao ser q sejas uma reformada de 70 anos, n podes andar a perder tempo às voltas a ir a todos os sitios. Já eu provavelmente no futuro vou começar a encomendar online, ainda vou às compras mais pelo passeio porque é desperdício de tempo.

por Dr Tretas » 11/9/2014 21:20

Tanta discussão...

Para mim, há duas perspectivas que não vale a pena confundir, a do consumidor e a do accionista.
Ao accionista, interessa a quota de mercado e a margem de cada operador. O cartão continente é bom em termos operacionais, porque é como se o consumidor emprestasse dinheiro ao Continente sem juros. Ou visto de outra forma, é pré-pagamento de consumo futuro. A JM só faz é bem em copiar, não vale a pena deixar a concorrência gozar desta vantagem impunemente.

Do ponto de vista do consumidor, bom, eu tenho cartões de tudo quanto é supermercado e não me fidelizam nada. Basta ver os preços online antes de ir às compras e saber onde é mais barato, se calhar até é na frutaria da esquina :mrgreen:
Há produtos que têm preços basicamente iguais em todo o lado, por exemplo leite, em que podemos gastar o saldo do cartão com a certeza que não estamos a pagar demais. Já o queijo, sim, no Continente é super-caro. Enfim, mas o Caldeirão não serve para falar da lista da mercearia :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por jccgold » 11/9/2014 20:12

albarrã Escreveu:Este fórum distingue-se pela apresentação de factos e opiniões baseados em argumentos, coerência e rigor.
Recuso-me a participar em “conversas de café”,

Pois eu primo pelo simplificar linguagem. Nao estamos na universidade para que a linguagem seja demasiado técnica, por príncipio não deve ser excepto quando necessário.

albarrã Escreveu:Prefiro perder o meu tempo a analisar gráficos, posta-los e comenta-los,

Análises a gráficos são normalmente erradas porque quem as faz não percebe que os gráficos são muitas vezes a consequencia e nao a origem das cotações. Subidas passadas nao garantem subidas futuras isto nem toda a gente entende, mas é discussao para outro sitio.

albarrã Escreveu:“Es mais um convencido q os preços do Continente sao mais baratos. Eu só vejo os preços por kg mas isso nao interessa.”
Em nenhum momento disse que todos os preços ou que todos os dias o continente tem os preços mais baixos. Tens problemas de interpretação!
Limitei-me a enunciar um conjunto de factos que de longe em muitos casos (dias/semanas/produtos), o continente bate os preços da concorrência.

A falta de rigor no que se diz leva a todo o tipo de confusões. É óbvio que todos os dias o Continente bate os preços da concorrencia, e todos os dias o Pingo Doce bate os preços da concorrencia. Porque em todos os dias há dezenas de milhar de produtos a serem vendidos e todos os dias haverá algum que está mais barato num sítio e mais barato no outro. O relevante aqui é falar em médias diárias de preços e não do preço pontual em 1 ou 2 produtos.
E aí eu por experiencia própria que faço as próprias compras, e tenho boa memória para numeros, reparei que os preços do Continente em média estavam muito mais caros. Mais tarde li reports da DECO que confirmaram o que eu próprio já tinha visto que o mais barato era em 1º lugar o Jumbo. Portanto por experiencia própria de comparação de centenas de produtos, e reports de estudos da DECO essa questão para mim está arrumada.
Como não posso vir ao fórum comparar centenas de produtos, referi-lhe um que existe em todo o lado, e é alvo de "promoções". Nada proibiu o albarrã se tem dúvidas de comparar/estudar o preço de outros produtos.

albarrã Escreveu:Um frasco de gel de banho de 900ml não é igual a um de 1000ml (1lt) e um de 630ml não é igual a um de 750ml.

Isso é absolutamente irrelevante para a discussão deste tópico. Nao estamos a analizar se o Continente / Pingo Doce fazem frascos de marca própria maiores ou menores. Estamos a analizar se o Pingo Doce copiar o caminho de descontos que outras marcas já fazem se é "desespero" e como tal justifica uma descida da cotação. E o meu ponto é que, se é marketing que resulta para outras marcas, nomeadamente Continente, e resulta porque passados anos continuam com o mesmo marketing dos 50% e vejo por experiencia práctica que isso convenceu muita gente que o Continente tem preços mais baratos, ora se no Continente é marketing que resulta, adoptando os hiper JM a mesma estratégia, se noutros hiper nao é considerado "desespero" nao há nenhuma razão racional para na JM o ser considerado. Se na JM fazem concursos de carros acho muito bem. Interessa-me mais o crescimento do volume de vendas na JM q outra coisa. E esse subiu 10% de 2013 para 2014.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, malakas, OCTAMA, PMP69, PXYC, Shimazaki_2, trilhos2006 e 178 visitantes