Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FundHU

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FundHU

por Mr_L » 8/10/2014 17:19

Não havendo alterações não há comentários.

Apenas um "Não Comentário": O mercado tem vindo a "soprar-me" aos ouvidos que a minha estratégia de preservar Cash tem cada vez mais sentido. Tanto mais que agora que o Inverno se vai aproximando, cada vez mais se vai perceber como o Gás é um bem precioso e escasso para a Europa...!

:-k
"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922

Registado: 7/5/2014 12:40

por Mr_L » 1/10/2014 21:10

Mês 9/2014
VER ANEXO
Final de mês "Liquefeito"...!
-Saída de CTT com ganhos marginais : 1.4 % ( não esperei pelos 5% - Mal pensado).
-Entrada em SDRL com pequena posição(3,5 % da Carteira) a 26,40 $ ( aguardava um ressalto nesta zona, afinal hoje ressaltou mas foi para baixo :clap: )
-Entrada em Galp (2,1 % da carteira) a 13,09 € ( outra entrada a merecer: :clap: )

Apesar das pequenas incursões, Cash continua a ser o meu mais precioso ativo (54 % em USD). Aguardar correção é a palavra de ordem. Para já manter as posições em SDRL e Galp, são marginais e não fazem mossa na performance da carteira - Aproveitar para sair se correção em alta de curto prazo.

Performance (ROC)YTD: 9,91 % superior ao objetivo. ROI (aproximado) :16,5 %

Tudo normal. Previsão para 2014: ROC > 15 %.

8-)
Anexos
FundHU 30.pdf
(200.71 KiB) Transferido 116 Vezes

por Mr_L » 25/9/2014 15:51

JovemHU Escreveu:-Cumprindo uma parte do que planei para esta semana, reentrei novamente em CTT ( 7,50 €): 3,7 % da Carteira. Plano: Esperar por tentativa de tomada de posição relevante ou, fora desse contexto, sair se + 5%.

....Entretanto estive a fazer umas contas e.., reforçando a minha convicção de que uma correção estará para vir, a não muito longo prazo, liquidei a posição AAPL com MV de 28,7 %.

Posição de Cash 95 %

S&P a transacionar com PER de 19,8. Histórico de Farward PER é de 13,3 nos últimos 5 anos e 13,8 nos últimos 10. A estimativa média para os próximos 12 meses é de quase 16. Esta variação terá de ter subjacente ou um aumento de lucros de 25 %, ou uma descida dos valores das cotadas (- 19 %) ou uma combinação das duas hipóteses. É esta última hipótese que motiva a minha posição de liquidez, com pontuais incursões numa ou outra cotada.

Poderão dizer-me que a minha visão contraria os sinais técnicos, pois poderá contrariar, mas é como eu vejo a questão. Para já levo quase 10 % de rendibilidade YTD e um ROI de aproximadamente 16 %.

:wink:

- Com +/- 50 % do Cash em US$ e 95 % da carteira em cash : Hoje por Hoje -------- "Boa Malha"

:mrgreen:

por Mr_L » 24/9/2014 21:21

-Cumprindo uma parte do que planei para esta semana, reentrei novamente em CTT ( 7,50 €): 3,7 % da Carteira. Plano: Esperar por tentativa de tomada de posição relevante ou, fora desse contexto, sair se + 5%.

....Entretanto estive a fazer umas contas e.., reforçando a minha convicção de que uma correção estará para vir, a não muito longo prazo, liquidei a posição AAPL com MV de 28,7 %.

Posição de Cash 95 %

S&P a transacionar com PER de 19,8. Histórico de Farward PER é de 13,3 nos últimos 5 anos e 13,8 nos últimos 10. A estimativa média para os próximos 12 meses é de quase 16. Esta variação terá de ter subjacente ou um aumento de lucros de 25 %, ou uma descida dos valores das cotadas (- 19 %) ou uma combinação das duas hipóteses. É esta última hipótese que motiva a minha posição de liquidez, com pontuais incursões numa ou outra cotada.

Poderão dizer-me que a minha visão contraria os sinais técnicos, pois poderá contrariar, mas é como eu vejo a questão. Para já levo quase 10 % de rendibilidade YTD e um ROI de aproximadamente 16 %.

por Mr_L » 22/9/2014 13:28

Follow up semanal ( excecionalmente à 2ª feira).

Semana "negra" para o FundHU:

-Do planeado apenas executada a venda de CTT ( MV + 5,1 %).
-Venda de SDRL ( MV - 17.9 %). Stop loss ( Mental) ativado pela quebra dos 30 $. A inesperada demissão do "Board" do "braço direito" do principal acionista, precipitou um sell off na 6ª Feira que arrasou (com volume) a cotação. Ventos desfavoráveis ao setor, combinados com esta demissão, arruinaram este trade. Potencialmente comprável ( em menor dose) se estabilizar nos níveis de fecho na 6ª Feira ou um pouco mais abaixo.
-Venda de CIG ( MV - 14.9 %). Limite de perdas "aceitáveis" atingido. Em 3 dias perdeu 11 %. Afirmações relativas à diminuição das tarifas eletricas no Estado dec MG, por parte da candidatura a Governador do Estado, levaram a este suplício. Apesar da perda neste trade mais recente,a CIG, continua a ser o 2º melhor ativo do ano ( em ROI) no FundHU. De fora até clarificação política.

- ROC continua dentro dos objetivos de rendibilidade média para o FundHU ( 7.5 %), com um ROC de 9,18 % e um ROI de 16,69 %.
- O FundHu inicia a semana com 71,26 % em cash e com posição relevante apenas em AAPL.

Para esta semana: Pequenas incursões em CTT e SDRL, caso as cotações o justifiquem. Monitorizar o mercado: continuo pessimista na evolução das cotações nos próximos meses. Cotações demasiado "esticadas", com base em crescimentos esperados muito exigentes, levam-me a temer para breve revisões em baixa por parte dos analistas : é só começar, e depois...!

:| :?:
Anexos
FundHU.pdf
(183.72 KiB) Transferido 119 Vezes

por Mr_L » 19/9/2014 13:11

JovemHU Escreveu:05/09/2014
Semana que findou:
....
....
- Entrada em CTT ( 7,49 €) com motivação puramente especulativa : aproveitar a queda para eventual mais valia se e quando houver tentativa de controlo ( ou antes se entretanto valorizar pelo menos 5 %).
....
....

19-09-2014

- Venda da posição em CTT com MV de 5,1 % :wink:

por Mr_L » 17/9/2014 19:50

Venda da OIBR ( 0.7190 $), extra- plano semanal, aproveitando a boa surpresa dos rumores OI / TIT ( TIM). Aproveitar eventuais quedas subsequentes para reentrar. Medida consistente com o objetivo de manter elevado nível de cash ( já > 50 %) e com o histórico da Oi ( após subidas violentas : quedas ...!).
Comentários relativos à execução do plano: Fim de Semana.

:|

por Mr_L » 13/9/2014 19:10

Follow up 12/09/2014

Semana aziaga para o FundHU:

- Plano executado pela metade : apenas venda da Galp. Compra de AWDR fica a "marinar" atendendo ao triste espetáculo da semana: Atravessou o suporte dos 115,50 NOK a grande velocidade e apesar de manifestamente sobrevendida, não me parece que fique por aqui - próximo suporte nos 104 NOK ( Ver gráfico).
- Rendibilidade YTD perde 2 p.p. ainda que amparada na boa performance semanal da AAPL. Restantes ativos a perder valor ( Ver PDF anexo).

Próxima semana:

- Monitorizar evolução da SDRL: Stpo loss ( mental..!) nos 30 USD.
- Reforçar CTT ( duplicar exposição) se cotação se mantiver ou recuar na 2ª feira ( Bolsa portuguesa em queda? Efeito Novo Banco ?).
- Continuar a manter elevado nível de Cash. Os atuais níveis do DAX e do S&P não me inspiram grande confiança. PT que me chegam de casas de research assentam em crescimentos "absurdos" ( para mim) em 2015 e 2016. Começa a "cheirar-me a esturro" : foi um filme que já vi 3 ou 4 vezes durante a minha "estadia" em bolsa.
Anexos
ObjectChart.gif
ObjectChart.gif (25.36 KiB) Visualizado 4583 vezes
FundHU.pdf
(210.34 KiB) Transferido 129 Vezes

por Mr_L » 10/9/2014 8:52

JovemHU Escreveu:05/09/2014

Para a próxima semana:
- Saída da GALP se não romper definitivamente a resistência na casa dos 13,70 ( RSI - 70 a dar sinal de sobrecompra)
- Entrada em AWDR : Os 115,50 mostraram para já ser um bom suporte. Verificar consistência do suporte e entrar se verificada ( RSI - 17, claramente sobrevendida).
- Expetativa muito grande sobre o comportamento da AAPL ( só expetativa: não faço a mínima se venderei ou se manterei...!)

10/09/2014

No cumprimento do plano de trade para esta semana:

- Venda de Galp a 13.50 € ; Rendibilidade do trade : 11.8 %

por Mr_L » 7/9/2014 17:50

ptbr13 Escreveu:Parabéns pela iniciativa!

Em relação à Oi, qual a razão de teres mantido a posição (tal como eu)? Quais são as tuas expectativas para os próximos tempos?

Reparei que tens uma posição simbólica, concluo que tinhas muitas dúvidas e nem tinhas em mente uma ordem de stop. Estou certo?

Sempre disse que a minha posição da Oi era para manter, não por razões "sentimentais" mas porque acredito que a Oi(ou a CorpCo) tem muito a beneficiar com a consolidação do mercado de telecomunicações no Brasil. É claro que também sempre estive consciente de que o caminho não seria fácil para a fusão com a PT, mas sempre mantive a convicção de que a OI ( a maior parte do tempo) estava a desconto em relação à PTC, razão pela qual, querendo estar na CorpCo, optei pela via OI. Nunca me passou pela cabeça que um dos contratempos se chamasse Rio Forte, mas é a vida. Podia ter vendido e ter recomprado mais barato ? Poder, podia, mas a incerteza era muita ( iria começar a subir, iria descer ainda mais...!) e preferi manter-me longo e como dizes a posição era simbolica ( quer dizer, agora é simbólica... eh.eh.eh.)..., mas...

...há sempre um mas, as carteiras muitas vezes são constituídas por muitas posições simbólicas, que somadas fazem 100 %. Não descuro por isso as posições simbólicas, até poprque uma posição de 3 ou 4 % para mim já tem significado. Mantive-me na cotada porque tenho uma forte convição de que não só recuperarei o capital com farei nesta posição uma mais valia que anualizada será superior à taxa média anual que pretendo para a minha carteira.

Boa semana de negócios ( Bolsistas e restantes..!)

8-)

por CTT17 » 6/9/2014 21:44

Parabéns pela iniciativa!

Em relação à Oi, qual a razão de teres mantido a posição (tal como eu)? Quais são as tuas expectativas para os próximos tempos?

Reparei que tens uma posição simbólica, concluo que tinhas muitas dúvidas e nem tinhas em mente uma ordem de stop. Estou certo?

Registado: 22/12/2013 23:04

por Mr_L » 6/9/2014 21:06

05/09/2014
Semana que findou:
- Semana com ligeiro crescimento do ROC ( agora nos 11,64 % YTD). Ajuda fundamental da performance da OIBR e do USD.
- Venda da SDRL com recompra, para evitar dividendos. Mantenho SDRL em carteira: Forte Potencial a M/L prazo e generosos dividendos ( falarei dela detalhadamente em breve - quando tiver tempo).
- Entrada em CTT ( 7,49 €) com motivação puramente especulativa : aproveitar a queda para eventual mais valia se e quando houver tentativa de controlo ( ou antes se entretanto valorizar pelo menos 5 %).

Para a próxima semana:
- Saída da GALP se não romper definitivamente a resistência na casa dos 13,70 ( RSI - 70 a dar sinal de sobrecompra)
- Entrada em AWDR : Os 115,50 mostraram para já ser um bom suporte. Verificar consistência do suporte e entrar se verificada ( RSI - 17, claramente sobrevendida).
- Expetativa muito grande sobre o comportamento da AAPL ( só expetativa: não faço a mínima se venderei ou se manterei...!)

Anexos
FundHU.jpg

por Dom_Quixote » 5/9/2014 10:59

JovemHU Escreveu:A pergunta ofendeu ? Peço desculpa. A pergunta foi retirada. Pretendia apenas um comentário à minha visão do ativo.
Definitivamente este começa a já não ser o "velho"caldeirão. Tenho pena uma vez que o sigo desde o início...! :(

Também não compreendi o problema da imparcialidade... :roll:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por jonas007 » 5/9/2014 9:21

Não devem faltar interessados...
Mas as questões são:
- Em que condições
- A que preço

Mas não tirem ideias do futuro, porque mesmo com interessados, não é garantia de nada. E porque ninguém sabe o dia de amanhã quanto mais do dia depois de amanhã. :wink:
Mas sim, os CTT é uma empresa segura, dentro da selva, que é isto.

Registado: 21/5/2014 22:06

por Mr_L » 5/9/2014 9:16

Em (quase) real time:

- Entrada em CTT a 7,49 € ( 3,6 % da Carteira). Razões: Agora que o Estado saiu, alguém, algum dia, vai querer controlar a empresa...!

:-$

por Mr_L » 4/9/2014 21:43

Continuando...

- Acabei por não entrar (ainda) em AWDR. Continua em observação e a aguardar nova ida ao suporte nos 115,5 NOK. "Ver para crer" se de fato se aguenta e depois ...!

- Aproveitando o comportamento exemplar da SDRL, recomprei hoje ( 35,16 $) a totalidade da posição que vendi ontem (37,14 $). A cotação ajustou 2$ ( 5,4 %) para um dividendo trimestral de 1$. Em ex-dividendo a SDRL é (quase) sempre um "relógio suíço".

- Performance do USD conjuntamente com a valorização da OIBR deram para recuperar das perdas de ontem (AAPL).

- ROC de novo nos 11,48 %.

Desta vez não coloco questões.... :mrgreen:

por dejumentoeuvou... » 3/9/2014 22:55

JovemHU Escreveu:
dejumentoeuvou... Escreveu:
JovemHU Escreveu:Tentando manter a disciplina de comentário sobre o acontecimento:

- Descida da AAPL compensada parcialmente com boa performance da OIBR e CIG. Impacto no ROC : Desceu 1 p.p. ( 11.54 % para 10.53 %)

- Venda da posição na SDRL que entra em ex-dividend amanhã. Trata-se de um movimento que visa apenas evitar o dividendo, em principio reentro nos próximos dias em função do ajustamento ex-dividend ( geralmente corrige durante uns dias mais do que o dividendo - não é ciência é experiência : pode falhar...!)

-Mais importante: Estou a considerar entrar mais uma vez em AWDR. Hoje corrigiu 11 % face à venda de 10% da posição de um acionista com 10% cujo CEO é membro do Board da AWDR ( clarificando: 10 % de 10%). A empresa apresenta fundamentais sólidos, com um PER de 5,2 ( muito inferior ao setor), dívida de 0,4 x EBITDA e eficiência operacional bastante elevada. Tem um contra: apenas opera duas plataformas pelo que o risco operacional é elevado face a um hipotético mas possível breakdown numa das plataformas ou mesmo face a uma manutenção programada.. Tecnicamente encontra-se sobrevendida e muito próxima do seu suporte de curto prazo ( Ver anexo). Valerá o risco de entrar com uma posição de 2 a 3 % da carteira ?

Afinal, este tópico foi aberto para reportar movimentos da carteira ou para fazer perguntas daquele tipo?

A pergunta ofendeu ? Peço desculpa. A pergunta foi retirada. Pretendia apenas um comentário à minha visão do ativo.
Definitivamente este começa a já não ser o "velho"caldeirão. Tenho pena uma vez que o sigo desde o início...! :(

Neste fórum pouca coisa me ofende e essa pergunta não é uma delas. Apenas tinha alguma preocupação porque, a propósito de outro tema, o colega forista Rick disse-me:"Não esqueças, que para além de investidores particulares ou simplesmente, curiosos, existe uma variedade de participantes e leitores, de várias áreas de emprego. Inclusivamente, de vários bancos comerciais, de investimento, corretoras, seguradoras, com os mais variados cargos nas suas empresas, inclusive os "famosos" PFA do Banco Best. Logo poderá não existir a imparcialidade em algumas opiniões de alguns participantes."

Ora, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

De jumento eu vou...

Registado: 28/8/2014 15:49

por Mr_L » 3/9/2014 21:42

dejumentoeuvou... Escreveu:
JovemHU Escreveu:Tentando manter a disciplina de comentário sobre o acontecimento:

- Descida da AAPL compensada parcialmente com boa performance da OIBR e CIG. Impacto no ROC : Desceu 1 p.p. ( 11.54 % para 10.53 %)

- Venda da posição na SDRL que entra em ex-dividend amanhã. Trata-se de um movimento que visa apenas evitar o dividendo, em principio reentro nos próximos dias em função do ajustamento ex-dividend ( geralmente corrige durante uns dias mais do que o dividendo - não é ciência é experiência : pode falhar...!)

-Mais importante: Estou a considerar entrar mais uma vez em AWDR. Hoje corrigiu 11 % face à venda de 10% da posição de um acionista com 10% cujo CEO é membro do Board da AWDR ( clarificando: 10 % de 10%). A empresa apresenta fundamentais sólidos, com um PER de 5,2 ( muito inferior ao setor), dívida de 0,4 x EBITDA e eficiência operacional bastante elevada. Tem um contra: apenas opera duas plataformas pelo que o risco operacional é elevado face a um hipotético mas possível breakdown numa das plataformas ou mesmo face a uma manutenção programada.. Tecnicamente encontra-se sobrevendida e muito próxima do seu suporte de curto prazo ( Ver anexo). Valerá o risco de entrar com uma posição de 2 a 3 % da carteira ?

Afinal, este tópico foi aberto para reportar movimentos da carteira ou para fazer perguntas daquele tipo?

A pergunta ofendeu ? Peço desculpa. A pergunta foi retirada. Pretendia apenas um comentário à minha visão do ativo.
Definitivamente este começa a já não ser o "velho"caldeirão. Tenho pena uma vez que o sigo desde o início...!

:(

por dejumentoeuvou... » 3/9/2014 21:35

Registado: 28/8/2014 15:49

por Mr_L » 3/9/2014 21:28

Tentando manter a disciplina de comentário sobre o acontecimento:

-Mais importante: Estou a considerar entrar mais uma vez em AWDR. Hoje corrigiu 11 % face à venda de 10% da posição de um acionista com 10% cujo CEO é membro do Board da AWDR ( clarificando: 10 % de 10%). A empresa apresenta fundamentais sólidos, com um PER de 5,2 ( muito inferior ao setor), dívida de 0,4 x EBITDA e eficiência operacional bastante elevada. Tem um contra: apenas opera duas plataformas pelo que o risco operacional é elevado face a um hipotético mas possível breakdown numa das plataformas ou mesmo face a uma manutenção programada.. Tecnicamente encontra-se sobrevendida e muito próxima do seu suporte de curto prazo ( Ver anexo).

:-k
Anexos
ObjectChart.gif
ObjectChart.gif (26.04 KiB) Visualizado 5073 vezes
Editado pela última vez por Mr_L em 3/9/2014 21:36, num total de 1 vez.

por Mr_L » 2/9/2014 23:16

richardj Escreveu:HU,

Primeira pergunta 8-)

Como caracterizas a tua forma de investir?

Que "raio" de pergunta a esta hora da madrugada...!

Não caracterizo, isto é, não tenho um modelo perfeitamente definido. Busco oportunidades, recebo research de varias casas de investimento, procuro ativamente notícias, leio relatórios e contas, formo uma opinião sobre os fundamentais e com uma pitada de AT vou entrando e saindo, definindo sempre quanto estou disposto a perder num título ( em função do seu peso na carteira) e quanto me chega de ganho em função do que o RSI vai indicando. Posso ficar muitos meses ( ou anos) numa cotada ou sair e entrar na mesma cotada varias vezes ao ano ( para não receber dividendos por exemplo), ou ainda entrar e sair em questão de dias ou horas. Em resumo, sou "incaraterizável" 8-)

por richardj » 2/9/2014 22:57

HU,

Primeira pergunta 8-)

Como caracterizas a tua forma de investir?

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

FundHU

por Mr_L » 2/9/2014 22:44

No início do ano estive meio tentado a abrir um tópico para ir comentando e ouvindo (lendo...!) comentários sobre as minhas venturas e desventuras em bolsa. Como vi que houve uma avalanche ( ou avalancha ?) de "posts" com carteiras,fundos, trades, etc, decidi que talvez fosse melhor não. O tempo foi deixando para trás muitas das carteiras e fundos que apareceram e pela minha memória do caldeirão poucos foram os que de uma forma consistente e sustentada mantiveram as suas carteiras comentadas no caldeirão ( estou a lembrar-me do JAS).

Vai aqui uma tentativa ( vamos ver se resisto) de manter um reporte semanal sobre a evolução da minha carteira, colocando no entanto em " quase real time" os movimentos de compra/venda para evitar os comentários ( poucos felizmente) sobre compras e vendas "a posteriori". Não adianto comentários sobre a constituição atual da minha carteira mas tentarei justificar os movimentos subsequentes.

Sobre o meu ano de 2014 ( so far...!):

i - Retorno Sobre o Capital (ROC): 11.54 %
ii - Retorno sobre o Capital Investido (ROI) : 19.23 %
iii - Melhor trade individual : CIG +54.7 %
iv - Pior trade individual : OIBR -44.1 %
v - Ativo mais rentável : AAPL +37 %
Vi - Ativo menos rentável : OIBR -44.1 %
vii - Pior decisão : Comprar BCP a 0.1143 para vender a 0.0912 ( pior no sentido que havia feito as contas e tinha como valor "já esticado" os 0.10 € )
viii - Melhor Decisão : Comprar AWDR e Vender AWDR 3 meses depois com 19 % de ganho, com decisões amadurecidas entre Fundamentais e sinais técnicos do ativo.
viii _ Devaneio do ano: Entrar em BES ( porque sim...!) a 0.35 na 5ª feira e sair na 6ª Feira a 0.2035 ( porque vi a tempo a burrice que fiz).

Em anexo está um resumo das minhas posições. Todos os cálculos são efetuados em Euros e as rendibilidades incluem dividendos e ganhos/perdas cambiais. Atualizarei semanalmente o mapa ( mesmo que sem movimentos).

O meu objetivo ? Bom o meu objetivo é obter uma rendibilidade bruta ( liquida de dividendos) média de 7,5 % nesta carteira, sendo certo que estão "proibidos" aumentos de capital ( decisão do acionista !).

Vamos ver

:pray:
Anexos
FundHU.pdf
(338.17 KiB) Transferido 177 Vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: MP65, OCTAMA e 186 visitantes