Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida de maçarico - IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dúvida de maçarico - IRS

por bboniek33 » 5/9/2014 20:09

jccgold Escreveu:Sou só eu que acha que as mais valias como estão feitas são um roubo? Se comprar mil euros em acções agora, e elas daqui a 50 anos valerem mil e 10 euros ainda vou pagar mais valia sobre os 10 euros. Como está a lei é um abuso

zorro2009 Escreveu:Quem opta pelo englobamento em sede de IRS, arrisca a que o fisco tenha acesso a todas as contas etc ?

Ao englobares rendimentos estás a dar acesso total ao fisco a todas as tuas contas bancárias

Exactamente, estás a dar acesso...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por jccgold » 5/9/2014 18:35

Sou só eu que acha que as mais valias como estão feitas são um roubo? Se comprar mil euros em acções agora, e elas daqui a 50 anos valerem mil e 10 euros ainda vou pagar mais valia sobre os 10 euros. Como está a lei é um abuso

zorro2009 Escreveu:Quem opta pelo englobamento em sede de IRS, arrisca a que o fisco tenha acesso a todas as contas etc ?

Ao englobares rendimentos estás a dar acesso total ao fisco a todas as tuas contas bancárias

Registado: 11/11/2011 3:58

por Zoprano » 5/9/2014 17:49

zorro2009 Escreveu:Obrigado pelas respostas e agora coloco outra questão:

Eu perdi mto com o BES, ao ter as accoes no limbo: gostaria de saber como posso vende-las em O.T.C?

É no banco neste caso o bes onde tenho as accoes que me vao dar um formulario? e depois com esse formulário posso po-las no anexo G como menos valia ?

E posso só vender uma parte delas em OTC ? este ano de 2014 para compensar as mais valias que posso vir a ter ?
E em 2015 vender o resto?

Desde já o meu muito Obrigado

As mais valias ou menos valias são de todos os negócios que tiveste, ou seja, no fim do ano tens de juntar as menos valias do BCP, do BES e outras que tenhas tido, contra as mais valias todas que tives-te ...

Mas só sáo consideradas menos valias se venderes os títulos do BES se tiveres a perder mas com elas em carteira não é considerado.

Faz o que eu te disse, calcula todas as menos valias que tiveste e faz a venda do que tens mais valias para dar saldo 0 ...

Assim, não vais pagar imposto sobre o que ganhas-te porque amortizas-te no que perdes-te ...

E se se comprares a logo a seguir ao mesmo preço, ficas exactamente como estava minutos antes, e só perdes o custo da tranzação. E ficas com o problema das mais valias no IRS resolvido.

Registado: 27/5/2014 14:57

por zorro2009 » 4/9/2014 13:26

Obrigado pelas respostas e agora coloco outra questão:

Eu perdi mto com o BES, ao ter as accoes no limbo: gostaria de saber como posso vende-las em O.T.C?

É no banco neste caso o bes onde tenho as accoes que me vao dar um formulario? e depois com esse formulário posso po-las no anexo G como menos valia ?

E posso só vender uma parte delas em OTC ? este ano de 2014 para compensar as mais valias que posso vir a ter ?
E em 2015 vender o resto?

Desde já o meu muito Obrigado

Registado: 8/1/2008 11:47

por Zoprano » 4/9/2014 11:53

Acho que o mais simples é agora fazeres uma venda em que dei um lucro desses 3 074€ que perdeste da outra vez, e ficas com o saldo anual de ganho\perdas a 0.

Podes fazer isso ate já, e voltas a comprar no momento seguinte, só perdes o valor da transacção.

Assim ficas com o resultado anual a 0, e o teu lucro em acções que só vais pagar imposto no momento que as venderes.

Registado: 27/5/2014 14:57

por 654235 » 4/9/2014 9:44

pUbLIS Escreveu:Olá a todos,

Gostaria de saber se me podem dar uma ajuda preciosa, pois como maçarico que sou nestas andanças, pode-me estar a escapar algo no meu raciocínio e a induzir-me em erro!

22/Janeiro: Comprei 71.500 acções do BCP a 0,175€ (total = 12.512,50€ + 7,80€ despesas)
01/Julho: Fechei a posição, vendendo as 71.500 acções a 0,132€ (total = 9.438€ + 7,80€ despesas) :arrow: Menos-valia = 3.074,50€
25/Julho: Uso de direitos sobre AC, resultando na compra de 125.125 acções mais 4.673 acções (rateio) a 0,065€ (total = 8.436,87€ + 20,15€ despesas)

De acordo com a cotação de hoje, encontro-me com uma valorização de 59,62% (+ 5.041,97€) na posição aberta no BCP. No entanto, isto não é totalmente verdade porque à que ter em conta a menos-valia de 3.074,50€. Até aqui tudo bem!

Agora... será que estou a pensar bem quando julgo que devo, ATÉ AO FINAL DO ANO, vender parte da minha posição no BCP por forma a ter mais-valias que igualem a menos-valia que tive anteriormente?
É que se não o fizer, vamos imaginar que no dia 1/Janeiro/2015 fecho a posição, terei que entregar 28% da mais-valia na totalidade, sendo totalmente ignorada a menos-valia que tive no ano anterior.

Desde já, obrigado pela vossa ajuda!
Grande abraço

As menos valias têm uma validade de 2 anos, pelo que tens 2 anos para compensar essas menos valias.

MAs tens de ter optado pelo englobamento, qd declaraste essas menos valias, senão não te vai servir de nada.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por pUbLIS » 4/9/2014 9:23

Muito obrigado a todos pelos vossos esclarecimentos!

Grande abraço e bons negócios

Registado: 28/6/2014 15:58

por pedmigara » 4/9/2014 0:21

Garfield Escreveu:Boas,

Em relação à questão das datas estou convencido de que o que conta é a data da alienação e não a data da liquidação financeira.

BN
Garfield

Acredita que é a data da liquidação financeira. Tive essa experiência na ultima declaração de IRS. Questionei o banco por causa do extrato de movimentos anual em que não apareciam umas acções com ordem de venda a 30 de dezembro (extrato esse que é comunicado às finanças), em que me confirmaram que seria a data de liquidação (4 de janeiro). Por via das dúvidas simulei na emissão da declaração e quando colocava essas menos valias em 2013, dava discrepância com a declaração bancária.

Quanto às despesas com as transacções só são consideradas as despesas de venda. Não faz muito sentido que assim seja, mas é apenas o que é considerado.

Registado: 20/6/2011 10:31

por tonirai » 3/9/2014 16:42

Carlanga Escreveu:A regra a aplicar deve ser first-in first-out, e nesse exemplo será aplicado o preço de compra das primeiras 50 ações (1,00€). Se vender 75 ações o preço de compra será 50x1,00€+25x1,20€.

Exactamente.

Ou melhor qual a desvantagem e vantagem ? desde já Obrigado

Não vejo desvantagem, caso não se tenha nada a esconder.
Dá é mais trabalho, tendo que pedir até Janeiro as declarações a todas as entidades onde tivemos rendimento, preencher mais itens, etc.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Carlanga » 3/9/2014 10:17

No fundo, já estamos a pagar 28% sobre as mais valias, pelo que, no aspeto do acesso às contas não me parece que mude nada, exceto no caso de quererem auditar a tua declaração de IRS, e não tenho conhecimento de ninguém ao qual o tenham feito.
A grande diferença é que, para aquelas situações em que precisas de apresentar fotocópias de IRS, o teu rendimento global será maior e é isso que muitas pessoas querem evitar.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por zorro2009 » 3/9/2014 10:09

Quem opta pelo englobamento em sede de IRS, arrisca a que o fisco tenha acesso a todas as contas etc ?

Registado: 8/1/2008 11:47

por Carlanga » 3/9/2014 9:46

pUbLIS Escreveu:
Já agora.. imaginando que tenho na minha carteira 100 acções, sendo que 50 foram compradas a 1€ e as outras 50 a 1,20€ (preço médio: 1,10€)
A determinada altura decido vender 25 acções a 1,50€ (25 x 1,25€). As mais-valias são calculadas, tendo em conta o preço médio da carteira? Ou seja, neste caso, 0,15€ p/ acção?

Abraço

A regra a aplicar deve ser first-in first-out, e nesse exemplo será aplicado o preço de compra das primeiras 50 ações (1,00€). Se vender 75 ações o preço de compra será 50x1,00€+25x1,20€.
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por pUbLIS » 3/9/2014 9:06

Englobamento de rendimentos iria penalizar-me... tendo em conta que a minha remuneração anual coloca-me no escalão de 37%.

tonirai Escreveu:pUbLIS, caso a ideia fosse manter a posição, e só a ponderas vender para poder abater essas menos-valias, podes sempre vender na mesma e recomprar "imediatamente" - gastas as comissões, mas realizas as mais-valias para ter onde abater, mantendo a posição em carteira.

Assim que li o teu post, só me apeteceu cravar com a cabeça na parede 3 ou 4 vezes... tens toda a razão!! Nem sei como não me lembrei de tal coisa.
Muitíssimo obrigado pela dica.

Já agora.. imaginando que tenho na minha carteira 100 acções, sendo que 50 foram compradas a 1€ e as outras 50 a 1,20€ (preço médio: 1,10€)
A determinada altura decido vender 25 acções a 1,50€ (25 x 1,25€). As mais-valias são calculadas, tendo em conta o preço médio da carteira? Ou seja, neste caso, 0,15€ p/ acção?

Abraço

por tonirai » 3/9/2014 1:05

Garfield Escreveu:Boas,

Estou convencido de que pode perfeitamente assumir este ano apenas as menos-valias desde que opte pelo englobamento de rendimentos.
Nesse caso terá 2 anos para abater essas perdas em ganhos futuros.

Em relação à questão das datas estou convencido de que o que conta é a data da alienação e não a data da liquidação financeira.

BN
Garfield

Sim Garfield, já lho disse acima - porém, nem a toda a gente convém o englobamento, pois para englobar as mais-valias obriga a englobar todos os restantes rendimentos (juros, dividendos, etc), a levantar o sigilo bancário perante as Finanças, etc.

A questão das datas: o que sei é que já houve aqui gente que teve discrepâncias no IRS porque vendeu antes de 31/12 mas só teve liquidação dias depois... por isso não custa nada prevenir e vender um pouco antes.

pUbLIS, caso a ideia fosse manter a posição, e só a ponderas vender para poder abater essas menos-valias, podes sempre vender na mesma e recomprar "imediatamente" - gastas as comissões, mas realizas as mais-valias para ter onde abater, mantendo a posição em carteira.

Quanto às despesas, entram as de alienação (venda), têm coluna própria;
Porém, há quem some também as despesas de aquisição à própria compra (mas o tema não é pacífico).

por Garfield » 3/9/2014 0:35

Boas,

Estou convencido de que pode perfeitamente assumir este ano apenas as menos-valias desde que opte pelo englobamento de rendimentos.
Nesse caso terá 2 anos para abater essas perdas em ganhos futuros.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por pUbLIS » 3/9/2014 0:07

E no que toca aos custos inerentes às operações?
Também são englobadas (na totalidade) no "bolo" das menos-valias? São parcialmente (%?) englobadas? Ou nem são tidas em consideração?

por pUbLIS » 3/9/2014 0:04

pedmigara Escreveu:Ou seja, se queres fazer essa operação para incorporar nas mais ou menos valias, para assim reduzires o valor ilíquido onde irá ser aplicado a taxa de 28%, não esperes pelo 31 de dezembro. O crédito do dinheiro resultante da venda demora cerca de 4 a 5 dias úteis.Terás de ter isso em linha de conta!

Boa dica.. desconhecia tal coisa! Pensei que a data a considerar seria a data da operação.
De qualquer maneira, não estava a pensar deixar para tão tarde. No entanto, na minha santa ignorância, até se poderia dar essa situação pensando eu estar salva-guardado.. algo que pelo vistos, me iria sair caro!

Obrigado pela chamada de atenção.

por pedmigara » 2/9/2014 22:42

Toma em atenção no que diz respeito às transacções a efectuar no final do ano para a relação de mais e menos valias, que o que conta para efeitos de IRS não é a data da operação de venda, mas sim a data em que o dinheiro dessa venda é creditado.

Ou seja, se queres fazer essa operação para incorporar nas mais ou menos valias, para assim reduzires o valor ilíquido onde irá ser aplicado a taxa de 28%, não esperes pelo 31 de dezembro. O crédito do dinheiro resultante da venda demora cerca de 4 a 5 dias úteis.Terás de ter isso em linha de conta!

Registado: 20/6/2011 10:31

por pUbLIS » 2/9/2014 20:21

tonirai Escreveu:Sim, estás a pensar bem - as mais-valias sujeitas a IRS contabilizam-se anulamente.
Portanto é o saldo de mais e menos valias que obténs anualmente, que, se positivo, é taxado.

Se não realizares essa potencial mais-valia que tens actualmente, a menos-valia não tem ao que descontar (a não ser que tenhas outras mais-valias já realizadas, neste ou noutros títulos);
No caso de só a realizares no próximo ano, só lhe abaterás menos-valias que realizes também no próximo ano.

Isto é o normal... caso optes pelo englobamento, podes reportar (abater) perdas nos 2 anos seguintes.

Pois... era o que desconfiava! Vejo-me forçado a vender parte da minha posição até ao final do ano.
Ainda por cima aconteceu o que aconteceu no BES!! Bem que podiam ter "adiado" este alarido todo para Janeiro de 2015 :lol:
Resta-me ficar de olhos postos no mercado e dedos cruzados, para tentar avaliar (adivinhar?) a melhor altura para realizar a operação.

Já agora... tenho realmente mais-valias com outras operações, tal e qual como custos inerentes às mesmas.
Os custos das operações são igualmente somadas ao bolo das menos-valias?

por tonirai » 2/9/2014 19:16

Sim, estás a pensar bem - as mais-valias sujeitas a IRS contabilizam-se anulamente.
Portanto é o saldo de mais e menos valias que obténs anualmente, que, se positivo, é taxado.

Se não realizares essa potencial mais-valia que tens actualmente, a menos-valia não tem ao que descontar (a não ser que tenhas outras mais-valias já realizadas, neste ou noutros títulos);
No caso de só a realizares no próximo ano, só lhe abaterás menos-valias que realizes também no próximo ano.

Isto é o normal... caso optes pelo englobamento, podes reportar (abater) perdas nos 2 anos seguintes.

Dúvida de maçarico - IRS

por pUbLIS » 2/9/2014 18:43

Olá a todos,

Gostaria de saber se me podem dar uma ajuda preciosa, pois como maçarico que sou nestas andanças, pode-me estar a escapar algo no meu raciocínio e a induzir-me em erro!

22/Janeiro: Comprei 71.500 acções do BCP a 0,175€ (total = 12.512,50€ + 7,80€ despesas)
01/Julho: Fechei a posição, vendendo as 71.500 acções a 0,132€ (total = 9.438€ + 7,80€ despesas) :arrow: Menos-valia = 3.074,50€
25/Julho: Uso de direitos sobre AC, resultando na compra de 125.125 acções mais 4.673 acções (rateio) a 0,065€ (total = 8.436,87€ + 20,15€ despesas)

De acordo com a cotação de hoje, encontro-me com uma valorização de 59,62% (+ 5.041,97€) na posição aberta no BCP. No entanto, isto não é totalmente verdade porque à que ter em conta a menos-valia de 3.074,50€. Até aqui tudo bem!

Agora... será que estou a pensar bem quando julgo que devo, ATÉ AO FINAL DO ANO, vender parte da minha posição no BCP por forma a ter mais-valias que igualem a menos-valia que tive anteriormente?
É que se não o fizer, vamos imaginar que no dia 1/Janeiro/2015 fecho a posição, terei que entregar 28% da mais-valia na totalidade, sendo totalmente ignorada a menos-valia que tive no ano anterior.

Desde já, obrigado pela vossa ajuda!
Grande abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Carrancho_, Phil2014, VALHALLA e 95 visitantes