Banco Best
Re: Banco Best
A hipotese de recuperar mais alguma coisa está cada vez mais longe.
A Espírito Santo Financial Portugal não renegociou a divida com os credores mas sim entrou em processo de insolvência
http://economico.sapo.pt/noticias/espirito-santo-financial-portugal-pede-insolvencia_198962.html
A Espírito Santo Financial Portugal não renegociou a divida com os credores mas sim entrou em processo de insolvência
http://economico.sapo.pt/noticias/espirito-santo-financial-portugal-pede-insolvencia_198962.html
- Registado: 28/8/2014 18:35
Agecanonix Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Agecanonix Escreveu:tudo belo !
Contudo, eu estou no BEST filho do BES/PT actual Novo BANCO BOM(lool) SAXO.... qual o risco ?!
Teve lucros 75%/ sáo (BESbom)?!
tenho 6500 BES no congelador!? tenho 11mil CERTIFICADOS BESInvest(Bco BOM ) !? Até quando !!!????
Depende dos produtos. Depende sempre muito dos produtos. Quem tem Fundos de investimentos no BEST está completamente à vontade, quem ainda tem papel comercial que vai vencer está aflito (com a confusão entre o Novo Banco e o Banco de Portugal não ajuda à situação), quem tinha obrigações subordinadas ficou a arder.
E sabes que mais? Quem tinha acções ou obrigações subordinadas BES no BPI tb ficou arder. Depende do produto não tanto do banco como as pessoas acreditam![]()
Tens produtos que compraste através do BEST ou BES? Quais são? Assim talvez alguém te possa ajudar!!!
obrigado
ESTRUTURADOS PETROBRAS o PFA, garantiu-os por, pertencerem ao BES Investimentos, a 5anos, com pagamento de juro mensal, podem só ser vendidos 1 ano após !
as 6500 acções BES, foram " congeladas" pela CMVM, mas estão lá a 0,12cts ! ou ?
obrigado
copia pasta:
EUR 5Y CLN Petroleo Brasileiro S.A. 20-06-2019 87,00%
VirtuaGod Escreveu:Agecanonix Escreveu:tudo belo !
Contudo, eu estou no BEST filho do BES/PT actual Novo BANCO BOM(lool) SAXO.... qual o risco ?!
tenho 6500 BES no congelador!? tenho 11mil CERTIFICADOS BESInvest(Bco BOM ) !? Até quando !!!????
Depende dos produtos. Depende sempre muito dos produtos. Quem tem Fundos de investimentos no BEST está completamente à vontade, quem ainda tem papel comercial que vai vencer está aflito (com a confusão entre o Novo Banco e o Banco de Portugal não ajuda à situação), quem tinha obrigações subordinadas ficou a arder.
E sabes que mais? Quem tinha acções ou obrigações subordinadas BES no BPI tb ficou arder. Depende do produto não tanto do banco como as pessoas acreditam![]()
Tens produtos que compraste através do BEST ou BES? Quais são? Assim talvez alguém te possa ajudar!!!
obrigado
ESTRUTURADOS PETROBRAS o PFA, garantiu-os por, pertencerem ao BES Investimentos, a 5anos, com pagamento de juro mensal, podem só ser vendidos 1 ano após !
as 6500 acções BES, foram " congeladas" pela CMVM, mas estão lá a 0,12cts ! ou ?

Agecanonix Escreveu:tudo belo !
E sabes que mais? Quem tinha acções ou obrigações subordinadas BES no BPI tb ficou arder. Depende do produto não tanto do banco como as pessoas acreditam

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Mas também sabemos que os "comerciais" têm objectivos impostos pelas entidades empregadoras.
Tenho amigos em determinados bancos (principalmente os comerciais) que lhes dizem "Tens de vender 20 cartões de crédito este mês". Tenho outros que o objectivo por exemplo é simplesmente fazer negócio. Ora, estes últimos têm muita menos propensão em ser desonestos pois têm a oportunidade de vender os melhores produtos da casa (e se for num banco tipo BEST ou BIG onde tenho amigos agentes vinculados) têm uma panóplia de produtos tão grande que não há razões para os clientes não terem os produtos mais indicados para elesMas cada entidade é diferente, cada "empregado" é diferente! Ás vezes até amigos meus que são semelhantes em termos de integridade uns são mais pressionados por superiores para vender do que outros. Não há muita forma de saber quem é honesto e não pois depende de demasiados factores.
Rick Lusitano (New) Escreveu:Não esqueçamos a suspeita do conflito de interesses.![]()
Isso há sempre. Mas também encontras algumas das pessoas que mais sabem na área. Ou achas que uma pessoa que gasta 2/3 horas por dia a estudar a área de investimentos como eu vai ser médico? É natural as pessoas da área financeira serem das que mais sabem dessa área. Agora há muitos que são simples vendedores, seja por necessidade ou desinteresse na área. Outros gostam tanto que a linha entre a que a vida privada e profissional é muito ténue (às vezes até demasiado). Uma amiga minha quase que vinha da praia com as orelhas não bronzeadas de falar com clientes, outros desligam os telefones(ou poem a reenchaminhar para outra pessoa da agência).
Rick Lusitano (New) Escreveu:Dá um exemplo de 1 bom
Sabes que perdes nessa pergunta. Conheço quem sabe mais do que eu e quem é até mais integro do que eu (acho que eu considerava algo quase impossível na área financeira) e uns quantos que trabalham 12 horas por dia (por opção). Isto só falando de PFAs do BEST que como podes imaginar é apenas uma secção do pessoal que conheço na área financeira, mas como perguntaste sobre eles especificamente...Rick Lusitano (New) Escreveu:Deve ser uma espécie em vias de extinção
Não há muitos kangurus nos EUA mas se fores há oceânia há aos magotes. Ás vezes é uma situação de saber onde procurar. Mas tb são vitimas de desconfianças, a verdade é que não sabes a 100% em quem confiar simplesmente numa reunião etc. Houve tanta destruição do bom nome da área financeira que de "bom nome" não resta quase nada.
És livre de pensar que é um mito urbano mas conheço pessoalmente alguns
Atenção: Eu tenho às vezes a mania de ser do contra só para mostrar o outro lado da moeda. Deve haver sempre entendimento entre um vendedor e um comprador, mesmo que confiem na pessoa que vos está a vender o produto recomendo sempre que perguntem TODOS os riscos desse produto e leiam a papelada referente a esses riscos pedindo esclarecimentos sempre que não entenderem algo (não necessáriamente á mesma pessoa e têm no Caldeirão uma fortíssima ferramenta para tirar essas dúvidas).
Pergunta hipotética. (Esta é uma questão que me ponho inúmeras vezes embora felizmente nunca me tenha visto nesta situação). Estamos em Janeiro de 2014, vais a uma reunião a um cliente novo com 1 milhão de Euros. Conseguires essa conta rende-te 4.000 euros. Tu vais tentar vender os produtos que achas que são os melhores mas apercebeste que o cliente não está muito interessado. De repente ele diz, o meu irmão investiu em papel comercial rio forte e está satisfeitíssimo, é um produto com excelente taxa e que confia no Grupo Espírito Santo. Tu começas a dizer os contras e o pk de não confiares no papel comercial do Grupo Espírito Santo que te levou até a nem apresentares o produto na reunião (não é clarividência, quem leu o meu tópico sabe que nunca fui fã do E.S. Liquidez principalmente quando tinha 80% dívida do GES). Contudo o cliente continua a "carregar" no assunto e diz-te que é o que quer. O que farias? Não venderias o produto, sendo que na altura ainda não havia problemas conhecidos pelo público e pelo gestor com a dívida do GES, e viravas as costas ou venderias o produto mesmo não sendo tu um fã? (Obviamente virando as costas perdias a conta)
O papel comercial rio forte é um exemplo, poderia ser 1 milhão para ir ao aumento de capital do BCP ou BANIF por exemplo (do qual sou tão fã agora como de comprar papel comercial rio forte em Janeiro de 2014). Se o gestor vendesse achas que tinha sido "sacana" e desleal? (lembra-te que não se sabia ainda dos problemas do GES).
tudo belo !

Rick Lusitano (New) Escreveu:Mas também sabemos que os "comerciais" têm objectivos impostos pelas entidades empregadoras.
Tenho amigos em determinados bancos (principalmente os comerciais) que lhes dizem "Tens de vender 20 cartões de crédito este mês". Tenho outros que o objectivo por exemplo é simplesmente fazer negócio. Ora, estes últimos têm muita menos propensão em ser desonestos pois têm a oportunidade de vender os melhores produtos da casa (e se for num banco tipo BEST ou BIG onde tenho amigos agentes vinculados) têm uma panóplia de produtos tão grande que não há razões para os clientes não terem os produtos mais indicados para eles

Rick Lusitano (New) Escreveu:Não esqueçamos a suspeita do conflito de interesses.![]()
Isso há sempre. Mas também encontras algumas das pessoas que mais sabem na área. Ou achas que uma pessoa que gasta 2/3 horas por dia a estudar a área de investimentos como eu vai ser médico? É natural as pessoas da área financeira serem das que mais sabem dessa área. Agora há muitos que são simples vendedores, seja por necessidade ou desinteresse na área. Outros gostam tanto que a linha entre a que a vida privada e profissional é muito ténue (às vezes até demasiado). Uma amiga minha quase que vinha da praia com as orelhas não bronzeadas de falar com clientes, outros desligam os telefones

Rick Lusitano (New) Escreveu:Dá um exemplo de 1 bom
Sabes que perdes nessa pergunta. Conheço quem sabe mais do que eu e quem é até mais integro do que eu (acho que eu considerava algo quase impossível na área financeira) e uns quantos que trabalham 12 horas por dia (por opção). Isto só falando de PFAs do BEST que como podes imaginar é apenas uma secção do pessoal que conheço na área financeira, mas como perguntaste sobre eles especificamente...
Rick Lusitano (New) Escreveu:Deve ser uma espécie em vias de extinção
Não há muitos kangurus nos EUA mas se fores há oceânia há aos magotes. Ás vezes é uma situação de saber onde procurar. Mas tb são vitimas de desconfianças, a verdade é que não sabes a 100% em quem confiar simplesmente numa reunião etc. Houve tanta destruição do bom nome da área financeira que de "bom nome" não resta quase nada.
És livre de pensar que é um mito urbano mas conheço pessoalmente alguns

Atenção: Eu tenho às vezes a mania de ser do contra só para mostrar o outro lado da moeda. Deve haver sempre entendimento entre um vendedor e um comprador, mesmo que confiem na pessoa que vos está a vender o produto recomendo sempre que perguntem TODOS os riscos desse produto e leiam a papelada referente a esses riscos pedindo esclarecimentos sempre que não entenderem algo (não necessáriamente á mesma pessoa e têm no Caldeirão uma fortíssima ferramenta para tirar essas dúvidas).
Pergunta hipotética. (Esta é uma questão que me ponho inúmeras vezes embora felizmente nunca me tenha visto nesta situação). Estamos em Janeiro de 2014, vais a uma reunião a um cliente novo com 1 milhão de Euros. Conseguires essa conta rende-te 4.000 euros. Tu vais tentar vender os produtos que achas que são os melhores mas apercebeste que o cliente não está muito interessado. De repente ele diz, o meu irmão investiu em papel comercial rio forte e está satisfeitíssimo, é um produto com excelente taxa e que confia no Grupo Espírito Santo. Tu começas a dizer os contras e o pk de não confiares no papel comercial do Grupo Espírito Santo que te levou até a nem apresentares o produto na reunião (não é clarividência, quem leu o meu tópico sabe que nunca fui fã do E.S. Liquidez principalmente quando tinha 80% dívida do GES). Contudo o cliente continua a "carregar" no assunto e diz-te que é o que quer. O que farias? Não venderias o produto, sendo que na altura ainda não havia problemas conhecidos pelo público e pelo gestor com a dívida do GES, e viravas as costas ou venderias o produto mesmo não sendo tu um fã? (Obviamente virando as costas perdias a conta)
O papel comercial rio forte é um exemplo, poderia ser 1 milhão para ir ao aumento de capital do BCP ou BANIF por exemplo (do qual sou tão fã agora como de comprar papel comercial rio forte em Janeiro de 2014). Se o gestor vendesse achas que tinha sido "sacana" e desleal? (lembra-te que não se sabia ainda dos problemas do GES).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Rick Lusitano (New) Escreveu:Analises gratuitas é uma coisa que requer tempo, e o tempo é um bem precioso. Não vou trocar constantemente o meu tempo de forma a que outros ganhem dinheiro, sem sequer agradecer.
Normalmente se as pessoas querem adquirir um bem ou um serviço, as mesmas têm, de pagar. Não existem almoços grátis...
Penso que o tempo e o conhecimento, devem ser remunerados. O Serviço de gestão de carteiras dos vários bancos, cobram aos seus clientes, os PPR (sob forma de seguro ou de fundo misto), os seguros de capitalização, aconselhamento financeiro, todos eles cobram comissões. Porque é que eu tenho que abdicar do meu tempo livre, para fazer os outros ganhar dinheiro. Muitos deles, só querem a papinha feita, não querem perder tempo, a estudar e analisar os produtos financeiros. E eu já fiz o trabalho "pesado" de filtrar várias dezenas de fundos de investimento do meio de várias dezenas de milhar de fundos domiciliados na Europa. Foram centenas de horas de pesquisa e analise. De estudo de mercados financeiros, gestoras, gestores, instrumentos financeiros, etc. Ainda não vi ninguém a partilhar a mesma quantidade de informação e com a mesma qualidade, em fóruns em Portugal e Espanha. Nem vi nenhum retorno financeiro, de mais de 1 milhão de EUR, que ajudei a construir em carteiras de fundos, através de MPs.
Portanto, quem quer obter os meus conhecimentos e o meu tempo, de forma personalizada, terá que fazer, como qualquer cliente de um serviço
PS: Qualquer pessoa, que vá a uma agência de documentação, para tratar do preenchimento e entrega do IRS, a mesma cobrar por esse serviço. E não é assim tão pouco.
Por um lado, estes comentários merecem

De jumento eu vou...
- Registado: 28/8/2014 15:49
dejumentoeuvou... Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:dejumentoeuvou... Escreveu:Não será o caldeirão uma espécie de "casa de aconselhamento financeiro independente"? É que vem cá tanta gente à procura de informação e pela reacção que se tem visto há muitos que viram os seus problemas debatidos e resolvidos.
Até 1 certo ponto, andas lá perto.![]()
Não esqueças, que para além de investidores particulares ou simplesmente, curiosos, existe uma variedade de participantes e leitores, de várias áreas de emprego. Inclusivamente, de vários bancos comerciais, de investimento, corretoras, seguradoras, com os mais variados cargos nas suas empresas, inclusive os "famosos" PFA do Banco Best. Logo poderá não existir a imparcialidade em algumas opiniões de alguns participantes.
Eu estou 100% free, posso dar a minha opinião livremente, sem amaras legais ou conflitos de interesse.
É pá! Há assim tanta gente e tão diversificada a vir ao caldeirão? E copiam-se e ajudam-se uns aos outros? Esse espírito de camaradagem é óptimo!
Eu queria ser como o caro forista Rick e um dia poder dizer que a minha opinião é livre mas não se fazem análises gratuitas.
De jumento eu vou...
Analises gratuitas é uma coisa que requer tempo, e o tempo é um bem precioso. Não vou trocar constantemente o meu tempo de forma a que outros ganhem dinheiro, sem sequer agradecer.
Normalmente se as pessoas querem adquirir um bem ou um serviço, as mesmas têm, de pagar. Não existem almoços grátis... Mas já dei dezenas deles a particulares com alguns milhares e a outros com centenas de milhar, e também a entidades e foram gratuitamente.
Penso que o tempo e o conhecimento, devem ser remunerados. O Serviço de gestão de carteiras dos vários bancos, cobram aos seus clientes, os PPR (sob forma de seguro ou de fundo misto), os seguros de capitalização, aconselhamento financeiro, todos eles cobram comissões. Porque é que eu tenho que abdicar do meu tempo livre, para fazer os outros ganhar dinheiro. Muitos deles, só querem a papinha feita, não querem perder tempo, a estudar e analisar os produtos financeiros. E eu já fiz o trabalho "pesado" de filtrar várias dezenas de fundos de investimento do meio de várias dezenas de milhar de fundos domiciliados na Europa. Foram centenas de horas de pesquisa e analise. De estudo de mercados financeiros, gestoras, gestores, instrumentos financeiros, etc. Ainda não vi ninguém a partilhar a mesma quantidade de informação e com a mesma qualidade, em fóruns em Portugal e Espanha. Nem vi nenhum retorno financeiro, de mais de 1 milhão de EUR, que ajudei a construir em carteiras de fundos, através de MPs.

Portanto, quem quer obter os meus conhecimentos e o meu tempo, de forma personalizada, terá que fazer, como qualquer cliente de um serviço.
PS: Qualquer pessoa, que vá a uma agência de documentação, para tratar do preenchimento e entrega do IRS, a mesma cobrar por esse serviço. E não é assim tão pouco.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Rick Lusitano (New) Escreveu:dejumentoeuvou... Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:O que são PFA?
Comerciais internos ou externos. O PFA é 1 intermediário entre o cliente e o banco. Ele dá as sugestões que o banco pretende que sejam dadas. Aquilo que as pessoas idealizam como financial advisor, ou seja, como gestor de investimentos, nos bancos, eles não são independentes e poderá existir sempre conflitos de interesse. Em Portugal, ainda não existe a cultura de casas de aconselhamento financeiro independentes destinadas aos clientes de retalho.
Não será o caldeirão uma espécie de "casa de aconselhamento financeiro independente"? É que vem cá tanta gente à procura de informação e pela reacção que se tem visto há muitos que viram os seus problemas debatidos e resolvidos.
Até 1 certo ponto, andas lá perto.![]()
Não esqueças, que para além de investidores particulares ou simplesmente, curiosos, existe uma variedade de participantes e leitores, de várias áreas de emprego. Inclusivamente, de vários bancos comerciais, de investimento, corretoras, seguradoras, com os mais variados cargos nas suas empresas, inclusive os "famosos" PFA do Banco Best. Logo poderá não existir a imparcialidade em algumas opiniões de alguns participantes.
Eu estou 100% free, posso dar a minha opinião livremente, sem amaras legais ou conflitos de interesse.
É pá! Há assim tanta gente e tão diversificada a vir ao caldeirão? E copiam-se e ajudam-se uns aos outros? Esse espírito de camaradagem é óptimo!
Eu queria ser como o caro forista Rick e um dia poder dizer que a minha opinião é livre mas não se fazem análises gratuitas.
De jumento eu vou...
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Ele dá as sugestões que o banco pretende que sejam dadas.
Uns dão outro não. Emprego na área financeira é como noutra qualquer. Há bons e maus profissionais. Tb não exageremos na demonização dos trabalhadores da área financeira![]()
Tal como ser neutro não significa que sabem do que falam e que são 100% defensores do interesses das pessoas. Já vi cada calinada na Deco que mete dó... Boa vontade não é tudo!!
P.S. É como vendedores de carros, uns dão-te o "lixo" que querem despachar do stand outros dão-te umas dicas e direccionam-te para um carro melhor pois são pessoas que sabem que um cliente satisfeito é negócios para a vida (independentemente de no curto prazo ganhar menos $ na venda do carro).
O que é que acontece aos que não dão?
Sim, concordo, não podemos estar sempre a bater nos trabalhadores da área financeira. Se alguns não servem, a culpa será deles ou do patrão que os mantém?
De jumento eu vou...
dejumentoeuvou... Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:O que são PFA?
Comerciais internos ou externos. O PFA é 1 intermediário entre o cliente e o banco. Ele dá as sugestões que o banco pretende que sejam dadas. Aquilo que as pessoas idealizam como financial advisor, ou seja, como gestor de investimentos, nos bancos, eles não são independentes e poderá existir sempre conflitos de interesse. Em Portugal, ainda não existe a cultura de casas de aconselhamento financeiro independentes destinadas aos clientes de retalho.
Não será o caldeirão uma espécie de "casa de aconselhamento financeiro independente"? É que vem cá tanta gente à procura de informação e pela reacção que se tem visto há muitos que viram os seus problemas debatidos e resolvidos.
Até 1 certo ponto, andas lá perto.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Ele dá as sugestões que o banco pretende que sejam dadas.
Há bons e maus profissionais. Tb não exageremos na demonização dos trabalhadores da área financeira![]()
Dá um exemplo de 1 bom.

Deve ser uma espécie em vias de extinção.

Deve ser como as bruxas, aparentemente elas existem, mas nunca as vi.

Um bom "Financial Advisor" (para os clientes) é 1 mito urbano.

Uns dão outro não. Emprego na área financeira é como noutra qualquer. Há bons e maus profissionais. Tb não exageremos na demonização dos trabalhadores da área financeira![]()
Tal como ser neutro não significa que sabem do que falam e que são 100% defensores do interesses das pessoas. Já vi cada calinada na Deco que mete dó... Boa vontade não é tudo!!
P.S. É como vendedores de carros, uns dão-te o "lixo" que querem despachar do stand outros dão-te umas dicas e direccionam-te para um carro melhor pois são pessoas que sabem que um cliente satisfeito é negócios para a vida (independentemente de no curto prazo ganhar menos $ na venda do carro).
Sabes que concordo contigo. Mas também sabemos que os "comerciais" têm objectivos impostos pelas entidades empregadoras. Não esqueçamos a suspeita do conflito de interesses.

A gestão de carteiras que eles fazem, não é a do cliente, mas sim a gestão da carteira de clientes que detêm na sua empresa empregadora.
A Deco, também é uma entidade com a sua própria agenda e conhecimentos financeiros por vezes bastante limitados, (isto sou eu a ser simpático).

PS: Talvez, a Deco, também precise de uma actualização. Em vez conhecimentos teóricos (Economia), não fazia mal, ter alguns conhecimentos mais prácticos, e técnicos, mais ligados ás Finanças. Talvez, sofra de excesso de licenciados em Economia nas suas fileiras.

Rick Lusitano (New) Escreveu:O que são PFA?
Rick Lusitano (New) Escreveu:Ele dá as sugestões que o banco pretende que sejam dadas.
Uns dão outro não. Emprego na área financeira é como noutra qualquer. Há bons e maus profissionais. Tb não exageremos na demonização dos trabalhadores da área financeira

Sou cliente do Best e agradeço todas as informações que forem partilhando acerca do banco.
Depois de uma experiência não muito agradável com uns produtos que me venderam e que me provocaram prejuízos, agora, quando a gestora me propõe alguma coisa, agradeço e aplico o meu sentido crítico sobre o produto... se tiver dúvidas ou for algo com aquelas fórmulas matemáticas complicadas, muito simplesmente informo que não estou interessado...
Neste momento, os meus produtos no Best resumem-se a um PPR e a uma carteira de fundos de investimento, que eu próprio seleccionei e ajustei em função de pesquisas e leituras que fui realizando... Por sinal, não tem nenhum fundo recomendado pela gestora. Não porque ache que os fundos que ela me sugeriu são maus (são bons e muito bons, é verdade), mas porque os que seleccionei potenciam um retorno mais elevado com um nível de risco semelhante. Para já, estou satisfeito com o banco.
Depois de uma experiência não muito agradável com uns produtos que me venderam e que me provocaram prejuízos, agora, quando a gestora me propõe alguma coisa, agradeço e aplico o meu sentido crítico sobre o produto... se tiver dúvidas ou for algo com aquelas fórmulas matemáticas complicadas, muito simplesmente informo que não estou interessado...
Neste momento, os meus produtos no Best resumem-se a um PPR e a uma carteira de fundos de investimento, que eu próprio seleccionei e ajustei em função de pesquisas e leituras que fui realizando... Por sinal, não tem nenhum fundo recomendado pela gestora. Não porque ache que os fundos que ela me sugeriu são maus (são bons e muito bons, é verdade), mas porque os que seleccionei potenciam um retorno mais elevado com um nível de risco semelhante. Para já, estou satisfeito com o banco.
- Registado: 18/2/2010 15:30
tncm Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Astronauta Escreveu:(...)
Infelizmente, percebi que os "gestores de conta" do BEST são meros vendedores.
Infelizmente, aprendestes da pior maneira. Mas serve como aprendizagem para ti e para outras pessoas.
O problema do Best é que paga mal aos seus colaboradores, e os bons acabam por sair... eu tive um PFA, que apesar de jovem era espetacular, quer nas propostas de investimento quer na forma como apresentava as mesmas, com simulações exatas, documentação bem explicada pelo mesmo etc... no pouco tempo que me assessorou tive umas mais valias interessantes, mas esteve pouco tempo ao serviço do Best com bastante pena minha... nesse campo o Best tem de fazer um esforço por assegurar os melhores pfa's caso contrário corre sérios riscos de ir ficando sem clientes.
O que são PFA?

O que mais me irrita no meio desta trampa toda, é que em junho liguei para a PFA que me disse que não havia qualquer problema e para ficar descansado porque estavam a cotar a 98% os CLN e como eram sobre obrigações seniores não haveria problema, em todo o caso alertei para que se a cotação caisse dos 90% ela que informasse para que fizessemos a venda imediata.
Quinze dias depois os CLN estavam a cotar a 52% e tive que descobrir essa cotação porque o BEST durante 4 meses não atualizou as cotações do produto, e tive que ligar para a linha telefonica para me darem a cotação. A minha PFA não atendeu o telefone, estava de férias ouvi na gravação do voice mail.
Dou ordem imediata de venda destes CLN a 50% e ficam em venda por uma semana, o tempo máximo permitido.
Recebo um telefonema no ultimo dia de negociação desta senhora do BEST a dizer-me que lamentavelmente o BESI que deveria servir de contraparte nestas operações, face à situação que estava a acontecer no grupo GES não estava a comprar os CLN que emitiu para o mercado de retalho, como tal não havia nada a fazer, teria que manter em carteira estes produtos até se descobrir o que iria acontecer à ESFG(Portugal) mas eu que ficasse descansado, porque os CDS do produto e o facto de serem obrigações senior iriam cobrir grande parte dos prejuizos caso houvesse problema. No final ainda teve a lata de dizer-me que da carteira de clientes dela só eu é que estava com este problema porque tinha sido o único que tinha adquirido estes CLN's (!!!!) "opá, que chatice, mas o que vale é que é o único..." WTF?!?!?
Quando perguntei se o facto de eu não conseguir alienar a minha posição seria totalmente legal ou aceitável, a resposta que tive é que infelizmente na ficha técnica do produto, refere que pode haver risco de liquidez e que portanto eu deveria saber que isso poderia acontecer. PQP! Mas você disse-me que isto era seguro! respondi eu, diz-me ela, infelizmente hoje em dia nada é seguro, veja as obrigações do tesouro gregas! Nem os certificados de aforro são totalmente seguros, há sempre riscos.
Desliguei o telefone nesta altura.
Fiz queixa à CMVM e neste momento recebi a seguinte resposta:
Exmo. Senhor,
Relativamente à reclamação de V. Exa., entrada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no dia 1 de agosto de 2014, contra o BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, S.A., a qual deu origem ao Processo de Reclamação n.º xxxxx, informamos que na presente data foram solicitados ao BEST - Banco Electrónico de Serviço Total, S.A. esclarecimentos com vista à análise da situação que nos reportou.
Solicitamos a V. Exa. que nos envie toda a documentação que possua relativa à reclamação em causa, se possível, no prazo de 10 dias úteis.
Alertamos V. Exa. para o facto da apresentação da reclamação não suspender nem interromper os prazos legais (em especial, de prescrição ou caducidade).
Mantendo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional que se mostre necessário através dos N. contactos telefónicos e do endereço eletrónico cmvm@cmvm.pt, apresentamos os nossos cumprimentos,
18.08.20114
Maria Igreja – Diretora
Pedro Ribeiro – Economista
Entretanto retirei na sexta-feira todos os ativos que detinha no BEST e abri conta no activobank. Perdi toda a confiança que tinha na PFA e consequentemente no BEST.
Não recomendo neste momento o BEST a ninguém e vou dar inicio a uma campanha muito agressiva junto de todos os amigos e conhecidos (alguns dos quais levei para o BEST) de informação sobre o meu caso em concreto.
Não tenho dúvidas que os clientes a retalho foram a esponja que absorveu toda a m****a que eles tinham para despejar.
- Registado: 1/7/2014 14:37
Recebi há momentos a seguinte comunicação, via e-mail, da parte da DECO:
" (..) Neste momento ainda não é claro se o Novo Banco irá ressarcir os clientes das perdas causadas por esta dívida vendida pelo BES. Embora a direção da nova instituição tenha manifestado essa intenção em comunicado, é público que o Banco de Portugal ditou diversos critérios que devem ser respeitados nessa decisão.
Vamos acompanhar esta situação, pois parece-nos inquestionável que muitos aforradores não foram devidamente informados das características e dos riscos associados a este tipo de investimento. Por isso, a DECO entende que pode haver espaço para uma reação concertada de todos os lesados.
Agradecemos a sua participação e continuamos a analisar a informação que nos está a ser enviada por muitos outros clientes. Após essa fase, anunciaremos as nossas conclusões e propostas de ação.
A DECO não descansará enquanto não forem apuradas todas as responsabilidades e encontrada uma solução para os investidores lesados. (...)"
Também irei continuar a questionar todos os agentes até entender o porquê dos 14% apurados para os credores, que deveria resultar dos activos da ESFPortugal, e que ainda estão por determinar (ver caso Tranquilidade). Ou do tal CDS que compõe o CLN, e que ninguém esclarece como foi construído. Apelo a que todos os lesados façam o mesmo.
Entretanto também me ocorreu remeter este caso a orgãos de comunicação social. Não temos (mais) nada a perder.
Mantenham este fórum informado de desenvolvimentos, por favor.
" (..) Neste momento ainda não é claro se o Novo Banco irá ressarcir os clientes das perdas causadas por esta dívida vendida pelo BES. Embora a direção da nova instituição tenha manifestado essa intenção em comunicado, é público que o Banco de Portugal ditou diversos critérios que devem ser respeitados nessa decisão.
Vamos acompanhar esta situação, pois parece-nos inquestionável que muitos aforradores não foram devidamente informados das características e dos riscos associados a este tipo de investimento. Por isso, a DECO entende que pode haver espaço para uma reação concertada de todos os lesados.
Agradecemos a sua participação e continuamos a analisar a informação que nos está a ser enviada por muitos outros clientes. Após essa fase, anunciaremos as nossas conclusões e propostas de ação.
A DECO não descansará enquanto não forem apuradas todas as responsabilidades e encontrada uma solução para os investidores lesados. (...)"
Também irei continuar a questionar todos os agentes até entender o porquê dos 14% apurados para os credores, que deveria resultar dos activos da ESFPortugal, e que ainda estão por determinar (ver caso Tranquilidade). Ou do tal CDS que compõe o CLN, e que ninguém esclarece como foi construído. Apelo a que todos os lesados façam o mesmo.
Entretanto também me ocorreu remeter este caso a orgãos de comunicação social. Não temos (mais) nada a perder.
Mantenham este fórum informado de desenvolvimentos, por favor.
- Registado: 30/8/2014 15:54
tncm Escreveu:Rick Lusitano (New) Escreveu:Astronauta Escreveu:(...)
Infelizmente, aprendestes da pior maneira. Mas serve como aprendizagem para ti e para outras pessoas.
O problema do Best é que paga mal aos seus colaboradores, e os bons acabam por sair... eu tive um PFA, que apesar de jovem era espetacular, quer nas propostas de investimento quer na forma como apresentava as mesmas, com simulações exatas, documentação bem explicada pelo mesmo etc... no pouco tempo que me assessorou tive umas mais valias interessantes, mas esteve pouco tempo ao serviço do Best com bastante pena minha... nesse campo o Best tem de fazer um esforço por assegurar os melhores pfa's caso contrário corre sérios riscos de ir ficando sem clientes.
Mas voces tem tantos activos investiveis assim... digo varios milhoes ou dezenas de milhoes etc..., que justifiquem economicamente ao best ter pfa's de alta qualidade, A qualidade paga-se bem, e para se pagar tem que se gerar negocio suficiente
2- o best se calhar com pfa's toscos no fim do dia ate ganha mais, paga menos e fatura quase o mesmo

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Rick Lusitano (New) Escreveu:Astronauta Escreveu:(...)
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Astronauta Escreveu:(...)
Sou mais um dos lesados nas CLN ESF Portugal. Há que lutar pelos 86% em falta. Para já vou pedir esclarecimentos junto do BEST e Novo Banco. Também já contactei as associações de defesa dos consumidores/investidores/clientes bancários. Próximo passo também será a CMVM. Já há alguém que tenha contactado estas entidades e obtido alguma resposta?
- Registado: 30/8/2014 1:22
Exactamente! O CDS é um activo embebido no CLN que, pelo que me foi dito pelo "gestor de conta", protegeria parte do investimento. Aliás, os 40% respeitantes ao "cenário pessimista" apresentado no prospecto estariam relacionados com este activo. No entanto, ainda prejudicou o valor final de reembolso em -2,2%.
O que me fere é não esclarecerem como foi alcançado os 16,2% do valor de recuperação e os -2,2% de taxa de cancelamento do CDS, o que representa os tais 14% (a alguém já foram explicados estes valores?).
A qualidade dos "gestores de conta" e das decisões tomadas pelo Agente de Cálculo também é aferida e desafiada pela exigência dos credores/investidores, pelo que irei/estou a denunciar este caso às autoridades competentes até me demonstrarem a lisura dos 14% de reembolso liquido. Também com o objectivo de, caso futuramente outros CLN tombem, os processos sejam transparentes.
O que me fere é não esclarecerem como foi alcançado os 16,2% do valor de recuperação e os -2,2% de taxa de cancelamento do CDS, o que representa os tais 14% (a alguém já foram explicados estes valores?).
A qualidade dos "gestores de conta" e das decisões tomadas pelo Agente de Cálculo também é aferida e desafiada pela exigência dos credores/investidores, pelo que irei/estou a denunciar este caso às autoridades competentes até me demonstrarem a lisura dos 14% de reembolso liquido. Também com o objectivo de, caso futuramente outros CLN tombem, os processos sejam transparentes.
- Registado: 7/6/2010 8:23
Obrigado pelo conselho e esclarecimento.
- Registado: 28/8/2014 18:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 203 visitantes