Como recuperar o prejuizo na PT
Re: Como recuperar o prejuizo na PT
jonax Escreveu:Alguem me pode explicar como posso recuperar cerca de 70% de prejuizo na PT
esta era de genio, caso houvesse resposta correcta imagino eu
Abraços para todos
Já te explicaram como se faz mas parece-me tarefa complicada sobretudo tendo em conta a destreza que demonstras ter ao perder 70%. Penso que o melhor é esquecer esta questão e focar outros objectivos de investimento.
Sugiro também que não te voltes a apaixonar por títulos e aprende a usar stop-loss.

- Registado: 28/8/2014 11:42
Presentesempre, o problema é saber quando é baixo 
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Recuperar prejuízo?
Comprar baixo, teria comprado a 1,36, como fiz e ter paciência que o mercado responda, e já vai em 1,598.
É simples, mas é preciso fazer alguma coisa. A bolsa é saber comprar baixo, acções de sectores rentáveis e esperar recuperação da bolsa.
Comprar baixo, teria comprado a 1,36, como fiz e ter paciência que o mercado responda, e já vai em 1,598.
É simples, mas é preciso fazer alguma coisa. A bolsa é saber comprar baixo, acções de sectores rentáveis e esperar recuperação da bolsa.
- Registado: 3/8/2014 22:41
Cardoso25 Escreveu:trend=friend Escreveu:Negociarembolsa Escreveu:
Lembra-te: nunca percas mais de 3% do teu capital! E se não fores a tempo, corta quando puderes. A bolsa está lá no dia seguinte!
Apesar de só ter a elogiar a tua prudência e o teu reconhecimento de que as recompensas podem ser múltiplas, por isso às vezes é melhor sair de uma posição concreta - o que é meio caminho andado para obteres ganhos consistentes porque preservarás sempre o capital - parece-me que a standardização da estratégia de colocação de stops - simplesmente 3% - estabelecida em função da tua subjectividade (o teu limite pessoal para suportar perdas), pode ignorar situações em que será preferível ter o stop mais largo, em função por exemplo de:
- suportes e resistências relevantes que estejam perto, por exemplo a 5% ou 6%
- linhas de tendência na mesma situação (especialmente se de médio ou longo prazo)
- circunstâncias extraordinárias de medo ou euforia (as mais difíceis de gerir, na minha perspectiva - onde está o limite, nos 8%? 10%? Nos 15%??)
- ATR da acção e em que medida realmente "mexeu"
- Outros indicadores que podem estar a dar sinais relevantes (Stoch, RSI, etc, consoante as preferências)
3% parece-me curto. Mas 5% ou 10% também serão insuficientes se não existir uma estratégia que combine a nossa subjectividade pessoal (medo da perda e necessidade de preservação do capital) com dados objectivos que proporcionem mais informação e recomendem prudência.
Boas Trend=friend,
Parece-me que não percebeste o que disse o Negociarembolsa. Ele disse que nunca deves perder mais de 3% do teu capital, não 3% de uma posição.
Parece-me uma "regra" adequada. A questão é o peso de cada posição no total do teu capital.
Olá, tens razão, ele menciona de facto o capital, obrigado.
Mas isso para mim acentua ainda mais a preponderância do elemento subjectivo...! Se uma perda de 3% numa posição já pode ser em si cega a outros factores, 3% do capital ainda o será mais. É um elemento estranho à informação que o mercado nos dá, não sei expressar melhor. Já tive más experiências com percentagens "cegas", mas admito que não há melhor forma de preservar capital...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Parece-me que não percebeste o que disse o Negociarembolsa. Ele disse que nunca deves perder mais de 3% do teu capital, não 3% de uma posição.
Não disse, de facto, isso. Interpreto como tu, mas pedi-lhe que esclarecesse o que escreveu precisamente porque me ficaram algumas dúvidas sobre a sua estratégia...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
trend=friend Escreveu:Negociarembolsa Escreveu:
Lembra-te: nunca percas mais de 3% do teu capital! E se não fores a tempo, corta quando puderes. A bolsa está lá no dia seguinte!
Apesar de só ter a elogiar a tua prudência e o teu reconhecimento de que as recompensas podem ser múltiplas, por isso às vezes é melhor sair de uma posição concreta - o que é meio caminho andado para obteres ganhos consistentes porque preservarás sempre o capital - parece-me que a standardização da estratégia de colocação de stops - simplesmente 3% - estabelecida em função da tua subjectividade (o teu limite pessoal para suportar perdas), pode ignorar situações em que será preferível ter o stop mais largo, em função por exemplo de:
- linhas de tendência na mesma situação (especialmente se de médio ou longo prazo)
- circunstâncias extraordinárias de medo ou euforia (as mais difíceis de gerir, na minha perspectiva - onde está o limite, nos 8%? 10%? Nos 15%??)
- Outros indicadores que podem estar a dar sinais relevantes (Stoch, RSI, etc, consoante as preferências)
3% parece-me curto. Mas 5% ou 10% também serão insuficientes se não existir uma estratégia que combine a nossa subjectividade pessoal (medo da perda e necessidade de preservação do capital) com dados objectivos que proporcionem mais informação e recomendem prudência.
Boas Trend=friend,
Parece-me uma "regra" adequada. A questão é o peso de cada posição no total do teu capital.

- Registado: 4/3/2012 18:57
Negociarembolsa Escreveu:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Hoje subiu 6%... já não falta tudo...
- Registado: 29/11/2007 10:48
Negociarembolsa Escreveu:Lembra-te: nunca percas mais de 3% do teu capital! E se não fores a tempo, corta quando puderes. A bolsa está lá no dia seguinte!
???!!!
Não queres ser um pouco mais concreto? Explica lá mais pormenorizadamente a tua estratégia de investimento, por favor.
Obrigado
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
Palavras para quê? É só ganhar agora 233% num trade 

- Anexos
-
- drawdown.png (10.63 KiB) Visualizado 5464 vezes
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Já agora, se me permites, deixa-me acrescentar áquilo que referi acima que, a meu ver, o aspeto principal para se ganhar dinheiro na bolsa é nunca permitir perdas elevadas. Não é possível ter uma perda de 70% num trade (a não ser que aconteça algo como suceder no dia em que o BES faliu). Quando compramos ações, temos que estar preparados para fechar o trade quando tivermos uma perda de 3% do nosso capital. Não pode ser mais do que isso! Evidentemente, é preciso evitar a todo o custo que as perdas se acumulem, pelo que a inteligência tem uma palavra a dizer. No caso da PT, tiveste mais do que oportunidade para sair com perdas bem menos pesadas e essa é a grande lição que deves retirar. Se o tivesses feito, agora compravas e recuperavas o que tinhas perdido.
negociarembolsa.blogspot.pt/
facebook.com/negociarembolsa2
- Registado: 28/4/2014 22:31
Artista Romeno Escreveu:Limonov Escreveu:pata-hari Escreveu:Estava a pensar como responder e o Ulisses tirou-me as palavras da boca. Pensar num negócio para recuperar outro significa que te assumes disponível para correr o risco do negócio MAIS o risco da perda anterior, o que tende sempre a dar disparate.
Foi a melhor síntese que já li sobre este tema.
Se tivesse facebook metia um like!
Saúde,
Limonov
bom ponto limonov, podiam fazer aqui no forum o botão do like ou algo do genero, a meu ver por vezes poupava comentarios de resposta
Podemos convencionar que é o

A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
jonax Escreveu:Alguem me pode explicar como posso recuperar cerca de 70% de prejuizo na PT
Abraços para todos
Vou-te contar como recuperei mais de 90% de perdas na PT Multimédia, do ano 2000 a 2006.
Comprei-as a cerca de 100€ e vieram por aí baixo, 70, 50, 20, etc, sempre a pensar que não podiam descer mais. Chegaram a pouco mais de 4 euros.
Começaram a recuperar e quando atingiram os 6€ reforcei bastante, baixando assim o preço médio. Quando atingiram os 16€ vendi a perder apenas uns trocados. Só voltei à bolsa em 2012.
Foram seis anos muito difíceis, com algumas noites a dormir mal, como imaginas. Adiei alguns projectos mas graças a Deus, a alguma sorte e muita persistência, acabei por recuperar o que perdi.
Perguntas: devo fazer o mesmo na PT? Respondo: Não sei, meu amigo. O que sei é que deves delinear uma estratégia que te irá exigir nervos de aço para te manteres fiel a ela. Se conseguires não desistires a meio - o que no meio das dificuldades/correcções é bastante difícil -, é meio caminho andado para o sucesso porque a bolsa oferece imensas oportunidades todos os dias.
Abraço.
- Registado: 21/10/2010 13:08
Não me quero substituir ao bom conselho que o Ulisses te deu, mas queria apenas falar-te da minha experiência pessoal.
Há uns anos fui investindo dinheiro na bolsa e quando já tinha uma quantia significativa, em relação ao meu património tive uma perda semelhante à tua, apanhado num bear market.
Nessa altura senti-me desesperado, recorri também à ajuda de pessoas com mais experiência, que me deram conselhos semelhantes ( julgo que um até foi o próprio Ulisses....).
Defini 3 pontos:
1º - Que não meteria mais quantias significativas na bolsa, em relação ao meu património total. Isto é defini uma percentagem do meu património para estar em bolsa. Comuniquei a decisão à família e aquele dinheiro, embora importante, não faz parte do património que a familia possa ter em conta, seja para médio, ou longo prazo. É como que uma herança para os filhos, intocável.
2º Como em termos económicos, mesmo não ganhando fortunas, o património tem aumentando. Respeitando a percentagem definida, pude ir alocando mais uns euros em acções.
3º Estudei o básico, definindo algumas estratégias de negociação. Analisei os títulos que tinha em carteira e os que achava que iam valorizar mantive-os, os outros desfiz-me deles e investi em títulos que achava que iam valorizar mais.
Assim ao fim de alguns anos tenho apenas uma perda de 20%.
(Pessoalmente acredito que a PT está desvalorizadíssima, e que irá subir bastante, mas isso é só uma opinião pessoal, faz tu próprio essa análise e decide o que for melhor para ti. O que podes seguir é de certeza o ponto 1 a 3. Cumprimentos )
Há uns anos fui investindo dinheiro na bolsa e quando já tinha uma quantia significativa, em relação ao meu património tive uma perda semelhante à tua, apanhado num bear market.
Nessa altura senti-me desesperado, recorri também à ajuda de pessoas com mais experiência, que me deram conselhos semelhantes ( julgo que um até foi o próprio Ulisses....).
Defini 3 pontos:
1º - Que não meteria mais quantias significativas na bolsa, em relação ao meu património total. Isto é defini uma percentagem do meu património para estar em bolsa. Comuniquei a decisão à família e aquele dinheiro, embora importante, não faz parte do património que a familia possa ter em conta, seja para médio, ou longo prazo. É como que uma herança para os filhos, intocável.
2º Como em termos económicos, mesmo não ganhando fortunas, o património tem aumentando. Respeitando a percentagem definida, pude ir alocando mais uns euros em acções.
3º Estudei o básico, definindo algumas estratégias de negociação. Analisei os títulos que tinha em carteira e os que achava que iam valorizar mantive-os, os outros desfiz-me deles e investi em títulos que achava que iam valorizar mais.
Assim ao fim de alguns anos tenho apenas uma perda de 20%.
(Pessoalmente acredito que a PT está desvalorizadíssima, e que irá subir bastante, mas isso é só uma opinião pessoal, faz tu próprio essa análise e decide o que for melhor para ti. O que podes seguir é de certeza o ponto 1 a 3. Cumprimentos )
Limonov Escreveu:pata-hari Escreveu:Estava a pensar como responder e o Ulisses tirou-me as palavras da boca. Pensar num negócio para recuperar outro significa que te assumes disponível para correr o risco do negócio MAIS o risco da perda anterior, o que tende sempre a dar disparate.
Saúde,
Limonov
bom ponto limonov, podiam fazer aqui no forum o botão do like ou algo do genero, a meu ver por vezes poupava comentarios de resposta

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
pata-hari Escreveu:Estava a pensar como responder e o Ulisses tirou-me as palavras da boca. Pensar num negócio para recuperar outro significa que te assumes disponível para correr o risco do negócio MAIS o risco da perda anterior, o que tende sempre a dar disparate.
Saúde,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
- Registado: 7/2/2014 18:03
pata-hari Escreveu:Estava a pensar como responder e o Ulisses tirou-me as palavras da boca. Pensar num negócio para recuperar outro significa que te assumes disponível para correr o risco do negócio MAIS o risco da perda anterior, o que tende sempre a dar disparate.
A Economia Comportamental identifica como o enviesamento de ajustamento e aversão a perdas.
Procura tirar as lições necessárias desta perda, e tenta oxigenar os teus investimentos sem seguires o instinto de recuperar no imediato as perdas (assumidas).
Estava a pensar como responder e o Ulisses tirou-me as palavras da boca. Pensar num negócio para recuperar outro significa que te assumes disponível para correr o risco do negócio MAIS o risco da perda anterior, o que tende sempre a dar disparate.
CaçadordePips Escreveu:Ou tirar ainda mais...
Correto!
jonax, o primeiro passo é não pensares em recuperares rapidamente o que perdeste. Retira as ilações que tens a tirar das tuas perdas e esquece pois deves começar do zero e não do pensamento que tens que recuperar os 70% que perdeste. Pois, normalmente, dá mau resultado tal a ânsia de desejo de vingança do mercado.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Negociarembolsa Escreveu:Se assim for, meu amigo, se a bolsa o tirou, a bolsa o há de dar!
Ou tirar ainda mais...
Caçador de Pips- O meu blog sobre os Mercados Financeiros! Criticas e sugestões são bem vindas.
Caro Jonax
Se estiveres à espera sem fazer nada vais ter que esperar por uma subida de 230% da PT para fazeres dinheiro! Não é uma perspetiva aliciante!
A única hipótese que me parece plausível para recuperares, em tempo útil, parte de uma premissa fundamental: não teres enfiado o teu dinheiro todo neste negócio e dispores de uma reserva de liquidez!
Se assim for, meu amigo, se a bolsa o tirou, a bolsa o há de dar! Precisas é de os ter no sítio para meteres mais carne no assador! Espero que estendas o que quero dizer!
Bons negócios!
Se estiveres à espera sem fazer nada vais ter que esperar por uma subida de 230% da PT para fazeres dinheiro! Não é uma perspetiva aliciante!
A única hipótese que me parece plausível para recuperares, em tempo útil, parte de uma premissa fundamental: não teres enfiado o teu dinheiro todo neste negócio e dispores de uma reserva de liquidez!
Se assim for, meu amigo, se a bolsa o tirou, a bolsa o há de dar! Precisas é de os ter no sítio para meteres mais carne no assador! Espero que estendas o que quero dizer!
Bons negócios!
Abraços para todos
Alguém me pode explicar porque se abrem 50 tópicos sobre a PT e BES para discutir todos a mesma questão?
Porque não pedem à Maya que lance as cartas e vos diga?
Este tópico não faz qualquer sentido!
Muito fácil, reforças agora com o triplo e aproveitas o ressalto.
- Registado: 26/7/2014 12:37
Abraços para todos
É fácil: Investes os 30 % que sobraram numa aplicação que se rendibilize a 50 % ao ano, esperas 3 anos et voilá...!!! Tens a massa da PTC de volta.

"All people are most credulous when they are most happy"
Lombard Street, London (John Murray), 1922
Lombard Street, London (John Murray), 1922
- Registado: 7/5/2014 12:40