Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Médias Móveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Médias Móveis

por rsacramento » 25/8/2014 1:11

nc_trader1 Escreveu:
rsacramento Escreveu:
nc_trader1 Escreveu:
Claro estamos sempre aprender!

O meu ponto de vista acerca dos ctt:
Desde a quebra da linha de tendência azul que os ctt estão numa clara fase de laterelização
Enquanto não houver um breakout abaixo dos 6,6€ ou acima dos 8€ não há nenhuma tendência estabelecida.
Se eu investisse em acções Portuguesas pensar em abrir uma posição longa nos ctt só após haver um breakout da resistência dos 8€ como já referi.
Espero que tenha sido isto que estavas a pedir, não percebi muito bem a que referias quando escreveste "a partir do máx"

como ajustas a dividendos (aliás nem terás essa funcionalidade para as norte-americanas, estou em crer) o gráfico fica deturpado :( , mas obrigado à mesma

a ideia era mais esta: espreita aqui

Ajustar a dividendos como assim? :?

bom, então é involuntário: tu estás a ajustar os gráficos - repara em baixo, do lado esq, o que é uma funcionalidade que podes e deves, no meu entender, desactivar

Registado: 29/11/2007 12:50

por nc_trader1 » 25/8/2014 0:50

rsacramento Escreveu:
nc_trader1 Escreveu:

Desde a quebra da linha de tendência azul que os ctt estão numa clara fase de laterelização
Enquanto não houver um breakout abaixo dos 6,6€ ou acima dos 8€ não há nenhuma tendência estabelecida.
Se eu investisse em acções Portuguesas pensar em abrir uma posição longa nos ctt só após haver um breakout da resistência dos 8€ como já referi.
Espero que tenha sido isto que estavas a pedir, não percebi muito bem a que referias quando escreveste "a partir do máx"

como ajustas a dividendos (aliás nem terás essa funcionalidade para as norte-americanas, estou em crer) o gráfico fica deturpado :( , mas obrigado à mesma

Ajustar a dividendos como assim? :?

Registado: 19/1/2012 22:42

por rsacramento » 24/8/2014 23:02

nc_trader1 Escreveu:Eu pessoalmente prefiro S/R e LT's, sempre me dei bem com elas e não me imagino já a utilizar outros métodos.

então para quê as MMs? :lol:

deixo o meu gráfico:
Anexos
ctt.png

por rsacramento » 24/8/2014 22:53

nc_trader1 Escreveu:

menos é mais

por nc_trader1 » 24/8/2014 22:28

rsacramento Escreveu:
nc_trader1 Escreveu:
rsacramento Escreveu:Eu pessoalmente prefiro S/R e LT's, sempre me dei bem com elas e não me imagino já a utilizar outros métodos.

olha que há sempre espaço para novas ideias, para aprender..

mas o (descontraído) desafio que te queria deixar é o seguinte: pelos teus métodos como analisas o curto médio prazo (a partir do máx) nos CTT? Qual é a tendência para esse horizonte temporal?

NB: não vejas isto como um exame, mas antes como um salutar troca de impressões :wink:

Imagem
free photo hosting

por rsacramento » 24/8/2014 21:19

nc_trader1 Escreveu:
rsacramento Escreveu:Eu pessoalmente prefiro S/R e LT's, sempre me dei bem com elas e não me imagino já a utilizar outros métodos.

olha que há sempre espaço para novas ideias, para aprender..

mas o (descontraído) desafio que te queria deixar é o seguinte: pelos teus métodos como analisas o curto médio prazo (a partir do máx) nos CTT? Qual é a tendência para esse horizonte temporal?

NB: não vejas isto como um exame, mas antes como um salutar troca de impressões :wink:

por nc_trader1 » 24/8/2014 19:48

rsacramento Escreveu:
nc_trader1 Escreveu:No meu ponto de vista zonas de suporte/resistência, linhas de tendência e padrões geométricos são a melhor forma de ver se há ou não alguma tendência definida.
O preço fala por si próprio!

que o preço fala por si, inteiramente de acordo

agora, também podes seguir a ideia inicial do C Dow, analisando topos e fundos - em muitos casos é mais eficaz do que linhas de S/R ou LTs (estas chegam sempre tarde)

quanto aos padrões, nem todos são indicadores de tendência, e a maioria, na minha opinião, é muito falível

Eu pessoalmente prefiro S/R e LT's, sempre me dei bem com elas e não me imagino já a utilizar outros métodos.
Em relação aos padrões acho que isso é relativo, normalmente os padrões em gráficos de pouca duração (4h, 1h e menos) poderão dar falsos sinais, mas em gráficos diários e semanais (principalmente nos semanais) são bastante fiáveis, pelo o menos é o que eu acho.

por rsacramento » 24/8/2014 15:04

nc_trader1 Escreveu:No meu ponto de vista zonas de suporte/resistência, linhas de tendência e padrões geométricos são a melhor forma de ver se há ou não alguma tendência definida.

que o preço fala por si, inteiramente de acordo

agora, também podes seguir a ideia inicial do C Dow, analisando topos e fundos - em muitos casos é mais eficaz do que linhas de S/R ou LTs (estas chegam sempre tarde)

quanto aos padrões, nem todos são indicadores de tendência, e a maioria, na minha opinião, é muito falível

por yabadabadoo » 24/8/2014 14:26

rsacramento Escreveu:
yabadabadoo Escreveu:Olá

Mas por exemplo, nas ditas zonas de acumulação temos uma zona delimitada por um suporte e uma resistencia mas a resistencia não é formada por vendedores ou entalados mas sim por compradores (que não querem que o preço suba demasiado enquanto não comprarem quase tudo o que propuseram comprar)

às tantas esses compradores têm de vestir a camisola dos ursos, e aí comportam-se como qualquer vendedor comum: vendem

num rectângulo, se estiver a negociar do suporte à resistência, tenho dois papéis: suporto o activo quando ele vem cá abaixo, e contribuo para a zona de resistência quando vendo lá em cima

Exactamente. São (grandes) compradores que contribuem na formação duma zona de resistencia enquanto não comprarem quase tudo o que se propuseram comprar.
There are bold traders and old traders but no bold, old traders

Registado: 2/5/2008 12:53

por Clinico » 24/8/2014 14:03

SE me permitem uma opinião, as média móveis tem que ser vistas em relação a cada asset. Há acções que realmente respondem ás medias moveis e classicamente a mm200 costuma ter uma importância grande, e há outras que respondem mais ás linhas de suporte e resistência.
Agora é preciso não esquecer que não somos nós, pequenos investidores, que nos podemos chamar de "compradores" ou "vendedores"! são os grandes investidores os fundos etc que dirigem o mercado e nós, pobres ovelhas, ou vamos atrás ou perdemos o comboio.

As MM valem o que valem, como qualquer outras linhas traçada sejam a Bollingers (que alguns ligam muito tambem) ou outras quaisquer...

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por nc_trader1 » 24/8/2014 13:56

rsacramento Escreveu:
nc_trader1 Escreveu:As médias móveis são como todos os outros indicadores, quando há tendências defenidas no mercado até que podem dar bons sinais, quando há fases de laterelização no mercado estão constamente a dar falsos sinais.

nem todos os indicadores são apropriados para definir/acompanhar tendências; exemplos: os de volatilidade, os de acumulação/distribuição, para não ir mais longe
nc_trader1 Escreveu:E além disso à maneiras melhores de ver se há ou não tendências defenidas no mercado

queres deixar exemplos?

já agora, e peço-te que não me leves a mal, escreve-se definir, e também , em
E além disso à maneiras melhores de ver se há ou não tendências defenidas no mercado

Peço desculpa pelo o mau Português.

No meu ponto de vista zonas de suporte/resistência, linhas de tendência e padrões geométricos são a melhor forma de ver se há ou não alguma tendência definida.

por rsacramento » 24/8/2014 12:33

nc_trader1 Escreveu:As médias móveis são como todos os outros indicadores, quando há tendências defenidas no mercado até que podem dar bons sinais, quando há fases de laterelização no mercado estão constamente a dar falsos sinais.

nem todos os indicadores são apropriados para definir/acompanhar tendências; exemplos: os de volatilidade, os de acumulação/distribuição, para não ir mais longe
nc_trader1 Escreveu:E além disso à maneiras melhores de ver se há ou não tendências defenidas no mercado

queres deixar exemplos?

já agora, e peço-te que não me leves a mal, escreve-se definir, e também , em
E além disso à maneiras melhores de ver se há ou não tendências defenidas no mercado

por nc_trader1 » 24/8/2014 12:21

As médias móveis são como todos os outros indicadores, quando há tendências defenidas no mercado até que podem dar bons sinais, quando há fases de laterelização no mercado estão constamente a dar falsos sinais.

por rsacramento » 24/8/2014 12:16

yabadabadoo Escreveu:Olá

Mas por exemplo, nas ditas zonas de acumulação temos uma zona delimitada por um suporte e uma resistencia mas a resistencia não é formada por vendedores ou entalados mas sim por compradores (que não querem que o preço suba demasiado enquanto não comprarem quase tudo o que propuseram comprar)

às tantas esses compradores têm de vestir a camisola dos ursos, e aí comportam-se como qualquer vendedor comum: vendem

num rectângulo, se estiver a negociar do suporte à resistência, tenho dois papéis: suporto o activo quando ele vem cá abaixo, e contribuo para a zona de resistência quando vendo lá em cima

por yabadabadoo » 24/8/2014 1:40

Olá

There are bold traders and old traders but no bold, old traders

Registado: 2/5/2008 12:53

por rsacramento » 23/8/2014 23:57

CaçadordePips Escreveu:
rsacramento Escreveu:pois, para mim muitas das resistências são formadas pelos entalados"

Também é verdade... :)

levando o raciocínio ainda mais longe, uma zona de suporte pode teoricamente prolongar-se indefinidamente, enquanto que uma zona de resistência dura enquanto não se esgotarem os vendedores (os entalados)
menos é mais

por CaçadordePips » 23/8/2014 23:55

rsacramento Escreveu:pois, para mim muitas das resistências são formadas pelos entalados"

Também é verdade... :)
Caçador de Pips- O meu blog sobre os Mercados Financeiros! Criticas e sugestões são bem vindas.

Registado: 14/8/2014 19:36

por rsacramento » 23/8/2014 23:47

pois, para mim muitas das resistências são formadas pelos entalados, aqueles que não venderam, viram a coisa vir por aí abaixo, e mal o preço se aproxima da zona de entrada, toca a desfazer-se delas, antes que seja tarde :lol:

por CaçadordePips » 23/8/2014 23:36

rsacramento Escreveu:deixa-me, já agora, pôr as coisas noutros termos: quando uma cotada vem a cair, quem a realmente suporta não são as MMs coisa nenhuma, mas sim os compradores, se acorrerem em número suficiente

Igualmente para suportes e resistências

Resistências - Vendedores superiores a compadrares

Suportes - Compradores superiores a vendedores
Caçador de Pips- O meu blog sobre os Mercados Financeiros! Criticas e sugestões são bem vindas.

por rsacramento » 23/8/2014 23:16

deixa-me, já agora, pôr as coisas noutros termos: quando uma cotada vem a cair, quem a realmente suporta não são as MMs coisa nenhuma, mas sim os compradores, se acorrerem em número suficiente

por rsacramento » 23/8/2014 22:57

CaçadordePips Escreveu:
rsacramento Escreveu:deixa-me acrescentar que nem em tudo estou de acordo com o artigo, como p. ex. quando ele diz que as MMs podem funcionar como suporte/resistência - discordo frontalmente

Em alguns activos pode funcionar em outros nem por isso.

Depende do mercado, do activo, do TF e dos períodos da MM.

a noção que eu tenho para suporte, por exemplo, é que é a zona dos arrependidos, ou seja, quando a cotação se aproxima dessa zona, aparecem compradores, arrependidos de não terem aproveitado a subida anterior e agora vêem uma oportunidade
ora as MMs nada têm a ver com isto, já que se trata pura e simplesmente de memória colectiva

por CaçadordePips » 23/8/2014 22:49

rsacramento Escreveu:deixa-me acrescentar que nem em tudo estou de acordo com o artigo, como p. ex. quando ele diz que as MMs podem funcionar como suporte/resistência - discordo frontalmente

Em alguns activos pode funcionar em outros nem por isso.

Depende do mercado, do activo, do TF e dos períodos da MM.

por Ferraria » 23/8/2014 21:17

rsacramento Escreveu:
Ferraria Escreveu:boa tarde

Sendo a minha primeira intervenção no forum caldeirão, desde já, os meus parabéns a todos aqueles que participam.
Lanço este tópico porque tenho duvidas qual o timing correto para analisar as MM. Isto é...avaliar diariamente, semanal ou mensal? Penso que terá a ver com o prazo que pretendemos investir...estou correto?

Obrigado

em primeiro lugar bem-vindo ao fórum

começo por dizer que não uso MMs, mas reconheço-lhes virtualidades, como indicadores de tendência, p.ex

mas se te entendes com o inglês e queres mesmo respostas completas, lê isto

obrigado.

Registado: 15/4/2014 11:27

por Sr_SNiper » 23/8/2014 21:06

Vários autores referem as MM ( médias móveis ) como merdas móveis.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por rsacramento » 23/8/2014 20:59

deixa-me acrescentar que nem em tudo estou de acordo com o artigo, como p. ex. quando ele diz que as MMs podem funcionar como suporte/resistência - discordo frontalmente
menos é mais

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Heldroo, Phil2014 e 203 visitantes