Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS e mais-valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IRS e mais-valias

por SFT » 22/8/2014 23:01

Assumindo que não respeites tanto o número 1 do artigo 13º como o número 1 do artigo 16º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... ex_irs.htm), estás isento de pagar as mais valias em Portugal, mas tens de as pagar em Espanha :D

Basicamente, em Espanha, terias de preencher algo semelhante ao Anexo J português dado que as tuas mais valias são obtidas, na perspectiva espanhola, via instituições estrangeiras (neste caso a CGD).
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

Re: IRS e mais-valias

por Joseph_Knives » 22/8/2014 11:10

Não! O imposto deve ser pago no país onde és considerado residente. Procura quais são as regras específicas em Espanha, mas normalmente serás considerado residente se passares mais de 6 meses de um ano fiscal num país. Não interessa se os teus investimentos são em Portugal ou na China terás sempre de declarar as mais-valias ou qualquer rendimento do estrangeiro no teu IRS espanhol. Há sempre impostos a pagar em tudo, a única dúvida que poderá existir será apenas onde. Aconselho-te a ler a legislação espanhola para depois não teres surpresas.

Registado: 26/7/2014 11:23

IRS e mais-valias

por hyped78 » 22/8/2014 8:59

Bom dia.

Uma pergunta rápida em relação à declaração de IRS.

Estou a residir em Espanha há 3 anos e invisto em bolsa com a minha conta da CGD em Portugal.

Entendo que tenho que declarar todas as mais-valias no anexo G do IRS; a minha questão é: pelo facto de ser não residente estou isento de pagar imposto sobre essas mais-valias?

Obrigado!

Registado: 6/8/2014 8:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], karaya75, nbms2012, Phil2014 e 118 visitantes