Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E quando falir o próximo banco?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: E quando falir o próximo banco?

por Artista Romeno » 20/8/2014 14:44

pvg80713 Escreveu:
richardj Escreveu:
pvg80713 Escreveu:a pergunta que vos deixo é : porque não há uma única seguradora cotada em Portugal ?

São todas detidas a 100% por bancos ou seguradoras...

Não sei, porque em bolsa o valor atribuído seria inferior ao valor que consideram nos books?

Ou, o mercado nacional é demasiado pequeno?

Qual é a tua opinião pvg?

Portugal está cheio de Tugas. Nos EUA por exemplo se tentares sacar dinheiro a uma seguradora e se provar que é fraude, podes ir preso. Cá há profissionais disto... com carros, casas, roubos, doenças, etc.....

a minha conclusão é que nenhuma seguradora gera lucro em Portugal...

o tuga de facto é prodigo em esquemas, de xico esperto, e até dentro das seguradoras há n esquemas para arranjar por exemplo carros de funcionários a pala é um facto inegável, mas lucro algum lucro terá que gerar...... :?: pode é ser mediocre :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por pvg80713 » 20/8/2014 14:41

richardj Escreveu:
pvg80713 Escreveu:a pergunta que vos deixo é : porque não há uma única seguradora cotada em Portugal ?

Não sei, porque em bolsa o valor atribuído seria inferior ao valor que consideram nos books?

Portugal está cheio de Tugas. Nos EUA por exemplo se tentares sacar dinheiro a uma seguradora e se provar que é fraude, podes ir preso. Cá há profissionais disto... com carros, casas, roubos, doenças, etc.....

a minha conclusão é que nenhuma seguradora gera lucro em Portugal...

edit 1

e sim.... são todas... mal geridas por malta de Banca que pensa que os Seguros são a mesma coisa... e não são !
Editado pela última vez por pvg80713 em 20/8/2014 14:45, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Artista Romeno » 20/8/2014 14:40

richardj Escreveu:

pessoalmente tenho ainda uma ultima hipótese, o setor segurador não diz muito aos portugueses na minha opinião, alem de que a generalidade das seguradoras nunca se conseguiu "independentizar" dos bancos tendo sido adquiridas ou estado na orbita dos mesmos, resta ainda saber se valia a pena cotar a lusitania ou a açoreana? lol :arrow: psi geral.... isto é havia dimensão suficiente :?: ( isto é um bocado bitaite digo desde já)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por richardj » 20/8/2014 14:02

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Texano Bill » 20/8/2014 13:55

cliente1 Escreveu:3) Aumentam as imparidades e mas faz-se de conta que fica dentro do limite legal

Não é isso que todos têm vindo a fazer até hoje? :D

Registado: 20/8/2011 12:52

por pvg80713 » 20/8/2014 12:34

Crismen,
posso já não estar muito actualizado em seguros, mas fui director de uma das mencionadas seis anos......pelo menos num relatório e contas, que guardo como uma pequena alegria, ainda aparece o meu nome, e o que lhe quero referir é que as seguradoras não gerem dinheiro, dão a outros para gerir......... e acho, mho, que o dinheiro (produtos financeiros ) nelas é... perigoso.
sou cliente de seguradoras (mais que uma), por motivos obvios , e a qualidade é pouca...
Artista_Romeno,
obrigado pelo apoio, mas Crismen's eu ainda como ao pequeno almoço.

e a pergunta mantem-se quais são os outros dois ? o Montepio dá explicações mas a mim ainda não me convenceram....

edit 1 :

a Ageas, antes Eureko, pode ter sede em Bruxelas, Paris já teve, Lisboa ou Amesterdão, mas os donos são um Banco Holandês . ( penso eu)

Crismen, não vale a pena a gente chatear-se... por exemplo eu sou cliente da Açoreana... mas nunca compraria um produto financeiro para eles meterem no... Banif.......

abraço a todos

edit 2
comecei a minha vida profissional numa seguradora que já não existe : A Social . Quando O Trabalho foi cotado em bolsa ainda se pensou cotar A Social.

a pergunta que vos deixo é : porque não há uma única seguradora cotada em Portugal ?

por zecatreca_1 » 20/8/2014 12:18

cliente1 Escreveu:
O que devem fazer os accionistas, os obrigacionistas, os detentores dos diversos produtos financeiros, e os depositantes....?

Sendo eu um obrigacionista sênior do M.G. (tal como fui no bes...), tomei uma decisão idêntica, ponderada, durante o fim de semana passado.

Registado: 17/2/2012 14:31

por cliente1 » 20/8/2014 10:22

E voltando um bocado ao tema inicial do tópico, pelas notícias que se vem visto por aí tudo aponta para que haja "alguns problemas" nas contas do Montepio. Não tenho lido nada que indicie que a "parte problemática" esteja para o capital do banco na mesma proporção do que ocorreu com o BES, e por isso não sei se lhe poderemos chamar "falência".

Mas vamos deambular pelos diversos cenários...

1) Aumentam as imparidades e o Montepio desce dos 11% de Core Tier 1 mas fica dentro dos rácios exigidos
2) Aumentam as imparidades e o Montepio fica abaixo do limite legal
3) Aumentam as imparidades e mas faz-se de conta que fica dentro do limie legal para não dar muito nas vistas e não ser outro problema como o BES

O que ira acontecer em cada um dos cenários? :?

O que devem fazer os accionistas, os obrigacionistas, os detentores dos diversos produtos financeiros, e os depositantes....?

Registado: 13/8/2014 17:30

por Primvs » 20/8/2014 7:36

LOL

o meu amigo Artista Romeno é o maior! Ja fez mais um amigo!!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Pessoal, uma dica...nao se fixem da maneira como ele escreve, mas sim o conteudo...esse sim é muito bom e dá para pensar!

:-k :-k :-k :-k
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por jccgold » 20/8/2014 6:16

Ramiiro_Santiago Escreveu:Fui hoje a um dos bancos onde tenho conta e aconselharam-me aplicar o montante de um DP que se vai agora vencer num produto chamado Unit Linked. Disseram-me que era seguro...

Se nao sabe o que é, pq é q sequer põe a hipótese de meter o dinheiro em algo que nao sabe o que é? Quem vai a jogo sem saber o que está a fazer só por sorte nao perde o dinheiro
Prevejo que este tópico vá falir de desinteresse muito antes de algum banco portugues falir lá para 2040.

Registado: 11/11/2011 3:58

por crismen » 20/8/2014 0:11

Artista Romeno Escreveu:
crismen Escreveu:
pvg80713 Escreveu:pessoal.........
ainda há Seguradoras Portuguesas ? eu........ que me lembre não........... Tranquilidade, Açoreana, Rural ... não sei bem quem é neste momento o dono... não sei quem gere os dinheiros......... não sei nada...... não sei quem supervisiona.........

Imperio, Bonança, Fidelidade, Mundial Confiança : Chineses Manhosos
Ocidental : Holandeses
Mapfre, Zurich, Global, AIG : Vários paises...

por isso meter dinheiro em produtos financeiros de Seguradoras : NEM PENSAR ! sejam eles PPR, Unit Link ....

sinceramente pessoal : Cuidado !

Que grande confusão aqui vai!!! Um gajo pode escrever o que nos apetece mas tanta parvoíce junta é demais!!!

Só te dou como exemplos: A Global não existe desde 2010 (comprada pela Açoreana); a Açoreana é 100% Portuguesa (51% do Banif e 49% da Rentipar), além disso tens a Tranquilidade (Novo Nanco); Ocidental é detida 51% pela Ageas (Belga e não Holanda); Lusitânia (+- 98% do montepio), Imperio Bonança, Fidelidade, Mundial Confiança (tudo a mesma coisa) e nem vou dizer mais!

crisman pá tu nao sabes nada de nada a fosun deve ter a sede no seixal deixa-me adivinhar? açoreana e lusitana é alguma coisa de jeito banif e montepio :wall: resta a ocidental que realmente é da ageas( concerteza que atendendo ao passado do pvg ele pensou na eureko ao escrever holanda quase aposto), o pvg, escreve parvoices mas o senhor "mestre em economia Crismen "escreve coisas com muita logica :oh: :mrgreen:

"O Governo escolheu a sociedade de capital risco chinesa Fosun International (Xangai, com ligação a Hong Kong) para adquirir 80% da Caixa Seguros (podendo ir até 85% se os trabalhadores não comprarem as acções que lhes estão reservadas).

O negócio, envolvendo um terço do mercado segurador português, foi de mil milhões de euros, mas o encaixe total ascende a quase 1209 milhões de euros, em resultado da distribuição prévia de dividendos de 208,9 milhões de euros. Esta é a terceira privatização realizada pelo actual executivo liderado por Pedro Passos Coelho a ser entregue a investidores chineses (Caixa Seguros, EDP, REN) e que no conjunto já renderam ao Estado cerca de quatro mil milhões de euros. "

Sr Sabichao riquinho do avô. Parabéns sabes mesmo tudo. Afinal tens Doutoramento em k? deixa-me pensar.... não chego lá deve ser algo de outro planeta!, nem vou perder mais o meu tempo contigo! Se és feliz continua assim :)

Registado: 21/11/2013 9:46

por Artista Romeno » 20/8/2014 0:03

crismen Escreveu:
ainda há Seguradoras Portuguesas ? eu........ que me lembre não........... Tranquilidade, Açoreana, Rural ... não sei bem quem é neste momento o dono... não sei quem gere os dinheiros......... não sei nada...... não sei quem supervisiona.........

por isso meter dinheiro em produtos financeiros de Seguradoras : NEM PENSAR ! sejam eles PPR, Unit Link ....

Que grande confusão aqui vai!!! Um gajo pode escrever o que nos apetece mas tanta parvoíce junta é demais!!!

Só te dou como exemplos: A Global não existe desde 2010 (comprada pela Açoreana); a Açoreana é 100% Portuguesa (51% do Banif e 49% da Rentipar), além disso tens a Tranquilidade (Novo Nanco); Ocidental é detida 51% pela Ageas (Belga e não Holanda); Lusitânia (+- 98% do montepio), Imperio Bonança, Fidelidade, Mundial Confiança (tudo a mesma coisa) e nem vou dizer mais!

crisman pá tu nao sabes nada de nada a fosun deve ter a sede no seixal deixa-me adivinhar? açoreana e lusitana é alguma coisa de jeito banif e montepio :wall: resta a ocidental que realmente é da ageas( concerteza que atendendo ao passado do pvg ele pensou na eureko ao escrever holanda quase aposto), o pvg, escreve parvoices mas o senhor "mestre em economia Crismen "escreve coisas com muita logica :oh: :mrgreen:

"O Governo escolheu a sociedade de capital risco chinesa Fosun International (Xangai, com ligação a Hong Kong) para adquirir 80% da Caixa Seguros (podendo ir até 85% se os trabalhadores não comprarem as acções que lhes estão reservadas).

O negócio, envolvendo um terço do mercado segurador português, foi de mil milhões de euros, mas o encaixe total ascende a quase 1209 milhões de euros, em resultado da distribuição prévia de dividendos de 208,9 milhões de euros. Esta é a terceira privatização realizada pelo actual executivo liderado por Pedro Passos Coelho a ser entregue a investidores chineses (Caixa Seguros, EDP, REN) e que no conjunto já renderam ao Estado cerca de quatro mil milhões de euros. "

por crismen » 19/8/2014 23:35

por pvg80713 » 19/8/2014 10:04

pessoal.........

por daniel__ » 19/8/2014 9:32

Texano Bill Escreveu:
AT2014 Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Eu aposto que um deles é o Invest. :-$

Isso conta como banco ? Esse pelo menos não é sistémico :lol: :lol: :lol:

O Invest a a família Alves Riveiro mantêm há anos ligações aos Espírito Santo. Eu reforço a minha aposta. :)

Aliás, vê o dito cujo referido nesta notícia de hoje: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_mau.html

Isso não é totalmente verdade. O invest chegou a aumentar a participação em coisas como o BES Finance, ilhas caimão, mas depois assumiu perdas e vendeu tudo, pelo menos num dos fundos. Sei porque acompanhei de perto, e não fosse assim e tinha-me desfeito do fundo.

Ja agora, que se coloque o nome dos fundos.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Lion_Heart » 19/8/2014 4:33

Sr_SNiper Escreveu:
Ramiiro_Santiago Escreveu:Fui hoje a um dos bancos onde tenho conta e aconselharam-me aplicar o montante de um DP que se vai agora vencer num produto chamado Unit Linked. Disseram-me que era seguro e que tinha benefício nos impostos se o dinheiro permanecer lá algum tempo.
Os amigos sabem que tipo de produto bancário é este? É de confiança? Como tem um nome estrangeiro começo a duvidar...

Processa os gajos por te mentirem e dizer que isso é seguro e depois pergunta se são só incompetentes e não sabem o que dizem ou se sabem e querem apenas burlar te. Depois manda os para o baralho e diz que dali vais ao BP apresentar queixa, mas como no BP também é só incompetentes talvez não lhes aconteça nada, mas pelo sim pelo não, vais arriscar.
É o meu conselho

Uma coisa é o que o vendedor diz de boca, outra coisa bem diferente é o que o cliente assina. Só assina quem quer dizem, pois mas as tácticas de venda tanto funcionam para vender alfaces, fundos e esquemas em piramide. O que interessa é dourar a pilula e evitar perguntas. Só é valido o que esta escrito e mesmo assim...

Disse e repito, antes de assinarem algo que possa ser duvidoso levem o contrato a um advogado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Texano Bill » 19/8/2014 1:10

AT2014 Escreveu:

O Invest a a família Alves Riveiro mantêm há anos ligações aos Espírito Santo. Eu reforço a minha aposta. :)

Aliás, vê o dito cujo referido nesta notícia de hoje: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_mau.html

AT2014 Escreveu:Já agora, a CA tem para lá muita coisa debaixo do tapete acumulada ao longo dos últimos 5 anos....Muitas couves e alfaces deram maus colaterais.... Mas estamos a falar de Centenas de Milhões. Tranquilos.

Mais uma vez um Carlos (desta vez o Costa) decidiu lançar uma onda de suspeição sobre todos os restantes bancos. E o resultado aqui está: Todos olham para o lado. :oh: :oh: :oh:

Estou convencido que não há motivos para frenesim e outros casos similares ao Bes (até porque não pode mesmo haver pois o Bes era o maior banco do mercado).

Haverá concerteza muita banqueta da treta com imparidades subavaliadas e a necessitar de ACs mas estaremos a fazer de centenas de milhões e não de milhares de milhões.

Claro que enquanto o Carlos Costa não vier a terreiro explicar quem são os bancos que estão a ser auditados e o porquê a bola de neve da corrida dos depositantes está a engrossar dia após dia e essas centenas de milhões podem rapidamente passar a milhares de milhões.

Será que vamos ser o primeiro pais em que os dois reguladores irão cometer o feito de mandar com o sistema financeiro abaixo pelas suas gaffes, incompetências e vaidades pessoais ao querer mostrar que servem para alguma coisa e não são duas inutilidades que apenas serviram para consumir recursos do herário público ? :wall: :wall: :wall: :wall:

Sim, este governador é um génio das relações públicas. :P

Com ou sem gaffes o sistema financeiro bem que pode ficar abalado. Ainda é cedo para avaliar as consequências da queda do GES. Era um grupo grande e com muitas ramificações na sociedade portuguesa, desde a saúde aos seguros, turismo, imobiliário, energia, passando mesmo pelos clubes de futebol e agricultura. Ainda vamos ver correr muita tinta acerca deste caso.

por Sr_SNiper » 19/8/2014 1:03

Ramiiro_Santiago Escreveu:Fui hoje a um dos bancos onde tenho conta e aconselharam-me aplicar o montante de um DP que se vai agora vencer num produto chamado Unit Linked. Disseram-me que era seguro e que tinha benefício nos impostos se o dinheiro permanecer lá algum tempo.
Os amigos sabem que tipo de produto bancário é este? É de confiança? Como tem um nome estrangeiro começo a duvidar...

Processa os gajos por te mentirem e dizer que isso é seguro e depois pergunta se são só incompetentes e não sabem o que dizem ou se sabem e querem apenas burlar te. Depois manda os para o baralho e diz que dali vais ao BP apresentar queixa, mas como no BP também é só incompetentes talvez não lhes aconteça nada, mas pelo sim pelo não, vais arriscar.
É o meu conselho
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por AT2014 » 19/8/2014 0:45

crismen Escreveu:

O unit link são produtos normalmente a 8 anos das companhias de seguros (mas comercializados pelos bancos, embora que muitos deles já não têm esses produtos) e como já foi dito e muito bem não está coberto pelo fundo de garantia! por isso não aconselhado para investidores com o teu perfil aversos ao risco!
Para mim pode ser um bom produto mas para ti não me parece :) Se queres receber algum dinheirito de juros só tens DP´s e/ou poupanças que até 100.000€ por titular estão 100% garantidos em qualquer banco.

Também tens Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro Poupança +, com taxas de juro bem mais interessantes que qualquer DP do mercado.

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 19/8/2014 0:43

Já agora, a CA tem para lá muita coisa debaixo do tapete acumulada ao longo dos últimos 5 anos....Muitas couves e alfaces deram maus colaterais.... Mas estamos a falar de Centenas de Milhões. Tranquilos.

Mais uma vez um Carlos (desta vez o Costa) decidiu lançar uma onda de suspeição sobre todos os restantes bancos. E o resultado aqui está: Todos olham para o lado. :oh: :oh: :oh:

Estou convencido que não há motivos para frenesim e outros casos similares ao Bes (até porque não pode mesmo haver pois o Bes era o maior banco do mercado).

Haverá concerteza muita banqueta da treta com imparidades subavaliadas e a necessitar de ACs mas estaremos a fazer de centenas de milhões e não de milhares de milhões.

Claro que enquanto o Carlos Costa não vier a terreiro explicar quem são os bancos que estão a ser auditados e o porquê a bola de neve da corrida dos depositantes está a engrossar dia após dia e essas centenas de milhões podem rapidamente passar a milhares de milhões.

Será que vamos ser o primeiro pais em que os dois reguladores irão cometer o feito de mandar com o sistema financeiro abaixo pelas suas gaffes, incompetências e vaidades pessoais ao querer mostrar que servem para alguma coisa e não são duas inutilidades que apenas serviram para consumir recursos do herário público ? :wall: :wall: :wall: :wall:

Registado: 4/2/2014 2:39

por flopes161984 » 19/8/2014 0:18

informador Escreveu:
crismen Escreveu:Bom dia pessoal,

Choca-me a quantidade de desinformação que aqui se escreve!!!
BCP, Banif? esqueçam amigos, posso não ter a certeza quais são os outros 2 bancos, mas garanto-vos que o BCP não é e o Banif muito menos. Não se esqueçam de pensar que o BCP e o BPI para serem recapitalizados já tiveram este controlo apertado, e o Banif então nem de fala foi visto de A a Z já para não falar de administradores que possui em representação da posição do estado! Eu até diria que se há banco em Portugal com as continhas 100% reais é o Banif!

Quanto aos outros 2 o meu palpite com algum fundamento vai para o CA e para um pequeno banco Espanhol!

Bom fim de semana e esqueçam lá essa do Banif e BCP!!! Não faz sentido nenhum!

Estou totalmente de acordo com tudo o que dizes crismen :clap: :clap:

Também concordo que há bancos que foram e são vistos de A a Z, com administradores, troika e auditores que não lhes escapou nem vai escapar nada. Aliás, para quê um FGD ou auditorias forenses quando se tem este tipo de certeza? We believe!

Registado: 13/8/2014 0:34

por flopes161984 » 18/8/2014 23:52

crismen Escreveu:

O unit link são produtos normalmente a 8 anos das companhias de seguros (mas comercializados pelos bancos, embora que muitos deles já não têm esses produtos) e como já foi dito e muito bem não está coberto pelo fundo de garantia! por isso não aconselhado para investidores com o teu perfil aversos ao risco!
Para mim pode ser um bom produto mas para ti não me parece :) Se queres receber algum dinheirito de juros só tens DP´s e/ou poupanças que até 100.000€ por titular estão 100% garantidos em qualquer banco.

É importante saber se pelo menos garante o capital no final do prazo (não é usual, mas pode acontecer) . Repare que se estiver a falar de um banco que lhe mereça confiança isto é relevante.

Registado: 13/8/2014 0:34

por crismen » 18/8/2014 23:17

por feliztrader » 18/8/2014 22:30

Olá,

Há tempos, talvez dois anos, falou-se que o BCP estaria falido, os bancos caíam bem, todos. Em 2012 e 2013 ganhei com o BPI e BES. No BCP nunca lá me meti. Para 2014 decidi não me expor a bancos. Já vi que a decisão foi acertada, embora eu não tivesse a total consciência disso, foi mais o feeling. Estranhei o facto de o BES não ter pedido a ajuda estatal e por cá, no fórum, falava-se que havia coisas que não estavam claras e que não tinham sido incluídas na apresentação das contas.

Pelo facto de o BCP e BPI terem pedido a ajuda estatal, não me parece que isso seja condição suficiente para que as instituições sejam seguras e transparentes. Veja-se a Grécia que após ter recebido a Troika, escondeu intencionalmente o défice real. Até o próprio estado português é uma nódoa no que toca a contas e a gastos. Veja-se o que aconteceu no último dia da suspensão da cotação do BES. Houve uma suspensão momentos antes da última suspensão, que fez cair a cotação dos ,15 para os ,1€. Se não foi a amante cá em Portugal, foi a amante em Bruxelas. Claro, vai-se lá agora saber quem foi, porque afinal aqueles que fazem os inquéritos e investigam são santos? Não têm também eles amantes?

...

desculpem lá o desabafo, mas o dinheiro nas minhas mãos só serve para gastar e investir. Para gastar tenho o BPI e para investir tenho o Carregosa. Não estou nada preocupado, até porque como já foi dito, até 100k/ banco estamos seguros.

Registado: 29/11/2007 4:14

por Texano Bill » 18/8/2014 22:21

https://www.deco.proteste.pt/investe/un ... 968004.htm

Tenha atenção que este tipo de produtos não estão cobertos pelo fundo de garantia de depósitos, apesar do que lhe possam dizer ao balcão, não é a mesma coisa que um depósito a prazo....

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Ferreiratrade, Google [Bot], Phil2014, PMP69, TTM62 e 164 visitantes