Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banco Best

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banco Best

por Optimiza » 29/8/2014 19:46

horacio.ribeiro.180 Escreveu:Desde já um obrigado pelo esclarecimento.
Pelo que compreendi o CLN Telecom Italia é identico ao CLN PT.
Neste momento verifico que o valor indicativo da CLN Italia Telecom está nos 92%. Se ordenar a venda, quer dizer que irei perder 8%. Não terei de devolver os juros, correto? Existe alguma taxa de cancelamento por ser antes do final da maturidade?
No reembolso CLN ESF foi cobrada taxa de 2% de cancelamento.

Neste momento perdi toda a confiança no BEST e no meu gestor, visto que como investidor conservador e um leigo na matéria sem tempo disponível para estudos de mercado,este produto nunca me deveria ter sido oferecido. Em ultima analise, irei ser sempre eu o responsável, mas a confiança foi quebrada.
Daí a minha vontade expressa em romper com a relação do BEST.

Qual o conselho neste momento, vale o que vale pois os mercados são voláteis e ninguém à um ano atrás previa esta bomba BES, a segunda maior instituição bancaria privada, manter o produto estrutado CLN ITALIA TELECOM e aguardar a maturidade, faltam 2 anos e manter-me ligado ao BEST de forma a obter mais algum reembolso (hipotese remota) das perdas da CLN ESF ou se deva cortar radicalmente com BEST retirando de lá todo o investimento? O corte radical não implica directamente algum reembolso que possa haver, correto?

Desconheço se o reembloso de 14% encerra de finitamente o CLN ESI, alguém tem opinião mais formado sobre o assunto?

Horácio, se não necessitar do dinheiro imediatamente, deverá sempre manter CLN's até ao fim (em empresas que não se perspective o incumprimento das suas obrigações), por 4 motivos:

1 - O juro da aplicação é muito muito elevado para a fase actual (logo não encontrará melhor aplicação ou sequer aproximada).
2 - Fechando antecipadamente fica sujeito a um mercado ilíquido, à arbitrariedade de um player, e a um desconto não inferior a 5% sobre o valor do active.
3 - A telecom italia tem recursos (sobretudo no brasil) para cumprir com as suas obrigações.
4 - A entidade Novobanco é neste momento bem gerida e deverá continuar assim.

p.s. Sobre o CLN da ESI terá de solicitar via seu Gestor de conta os dados técnicos formais do produto e qual a cobertura percentual de risco efectuada pelo CDS correspectivo (credit default swap) - única forma para determinar se teria mais cash a receber.

Bom FDS, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por horacio.ribeiro.180 » 29/8/2014 18:20

perseu Escreveu:
horacio.ribeiro.180 Escreveu:Depois de receber a noticia do meu gestor de conta que apenas vou receber 14% liquidos do meu produto estruturado CLN ESFPORTUGAL resolvi procurar informação neste forum.
Está é a minha primeira participação e procuro informar da situção do banco best visto ter outros produtos estruturados no BEST nomeadamente Italia Telecom, com maturidade em 2016.

Segundo o meu gestor a probabilidade de receber mais algum retorno é muito baixo.

Caro Horácio Ribeiro,

O BEST é apenas um canal comercial do Grupo Novobanco (o saxo só tem 25% do capital) - escoando todos os produtos financeiros de outras empresas do grupo, de que são incumbidos (bons, maus e péssimos). As decisões, acções e respostas surgem via NovoBanco. No BEST as respostas são todas lacónicas, defensivas e procrastinadoras.

No seu caso poderia exigir ao seu interlocutor obtenção de esclarecimento por escrito do BES investimento/Novobanco, porque numa análise stricto sensu, o pequeno canal comercial secundário que é o BEST apenas executou decisão superior do Grupo.
Parece-me muito pouco mesmo uma devolução de 14% de capital para um CDS adstrito ao CLN (contrapeso essencial nos CLN), que normalmente faz coberturas superiores a 50% do(s) activo(s). Deverá pedir dados técnicos sobre o percentual de cobertura dos CDS adstritos e qual o racional dessa cobertura (no BESI podem-se ter "enganado nas contas" ou então não cumpriram com critérios prudenciais e poderiam ser chamados à colação). Sobre CLN Italia telecom aplica-se o que a seguir indico para CLN PT.

No meu caso, logo após a falência do BES, e visando acautelar o impacto em carteira de CLN PT que detenho no BEST e de papel comercial ESI na conta de familiar, após inúmeros contactos com respostas redondas e a remeterem para a sua casa-mãe (pouco conhecedores dos produtos e nada assumindo, entendi a pura perda de tempo que era estar a abordar uma quasi agencia de bairro).
Directamente, o Novobanco (com prováveis respostas do BES investimentos), após 2 contactos, rapidamente deu informação para CLN PT (que só terá problemas se a PT deixar de pagar juros mensais ou incumprir nas tranches de capital), e informação consecutiva para papel comercial ESI que garante o pagamento integral quando a aplicação atingir a maturidade (sem juros). Por imposição do BP em novembro de 2013, 840 milhões estão provisionados no R&C do semestre no Novobanco apenas para PC ESI e Riofte.

cumps, perseu

Desde já um obrigado pelo esclarecimento.
Pelo que compreendi o CLN Telecom Italia é identico ao CLN PT.
Neste momento verifico que o valor indicativo da CLN Italia Telecom está nos 92%. Se ordenar a venda, quer dizer que irei perder 8%. Não terei de devolver os juros, correto? Existe alguma taxa de cancelamento por ser antes do final da maturidade?
No reembolso CLN ESF foi cobrada taxa de 2% de cancelamento.

Neste momento perdi toda a confiança no BEST e no meu gestor, visto que como investidor conservador e um leigo na matéria sem tempo disponível para estudos de mercado,este produto nunca me deveria ter sido oferecido. Em ultima analise, irei ser sempre eu o responsável, mas a confiança foi quebrada.
Daí a minha vontade expressa em romper com a relação do BEST.

Qual o conselho neste momento, vale o que vale pois os mercados são voláteis e ninguém à um ano atrás previa esta bomba BES, a segunda maior instituição bancaria privada, manter o produto estrutado CLN ITALIA TELECOM e aguardar a maturidade, faltam 2 anos e manter-me ligado ao BEST de forma a obter mais algum reembolso (hipotese remota) das perdas da CLN ESF ou se deva cortar radicalmente com BEST retirando de lá todo o investimento? O corte radical não implica directamente algum reembolso que possa haver, correto?

Desconheço se o reembloso de 14% encerra de finitamente o CLN ESI, alguém tem opinião mais formado sobre o assunto?

Registado: 28/8/2014 18:35

por tncm » 29/8/2014 17:32

prcoelho1 Escreveu:E pronto... já me creditaram na conta 14% do investimento feito à um ano no CLN ESFPortugal que o meu PFA dizia que tinha pouco risco :x

Ladrões !!

Apresentei o caso à CMVM e à Deco ainda sem resposta.

Alguém me consegue explicar porque, aparentemente, vão pagar o papel comerial emitido pelo GES e não pagam esta porcaria que nos enfiaram :cry:

Sou cliente BEST e é caso para pensar que cada vez mais devemos ser nós os avaliadores principais dos nossos investimentos, quando lançaram as obrigações perpétuas com juro de 8,5% devia ter desconfiado que algo ia mal no banco (e grupo), depois converteram-me o valor das obrigações em ações do BES (fiquei logo ai a perder 40%) felizmente através de compras de ações consegui baixar o preço médio e depois vendi tudo ainda com lucro... fico a pensar se me tivessem proposto esse CLN, se o não teria aceite :-k acrescento que em data posterior ao teu CLN ESFPortugal, subscrevi o FTD das telecoms a terminar em 2015 e o CLN da PT a terminar em 2019... com esses ando relativamente descansado pois risco é baixo, pois o BESI até apresentou lucros e foi incorporado no Novo Banco, e não estou a ver a Telefonica, a Telecom Italia ou a PT a entrarem em incumprimento... mas que todo este caso dá que pensar dá =;
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por prcoelho1 » 29/8/2014 17:02

E pronto... já me creditaram na conta 14% do investimento feito à um ano no CLN ESFPortugal que o meu PFA dizia que tinha pouco risco :x

Ladrões !!

Apresentei o caso à CMVM e à Deco ainda sem resposta.

Alguém me consegue explicar porque, aparentemente, vão pagar o papel comerial emitido pelo GES e não pagam esta porcaria que nos enfiaram :cry:

Registado: 29/11/2007 12:13

por Optimiza » 29/8/2014 12:26

horacio.ribeiro.180 Escreveu:Depois de receber a noticia do meu gestor de conta que apenas vou receber 14% liquidos do meu produto estruturado CLN ESFPORTUGAL resolvi procurar informação neste forum.
Está é a minha primeira participação e procuro informar da situção do banco best visto ter outros produtos estruturados no BEST nomeadamente Italia Telecom, com maturidade em 2016.

Segundo o meu gestor a probabilidade de receber mais algum retorno é muito baixo.

Caro Horácio Ribeiro,

O BEST é apenas um canal comercial do Grupo Novobanco (o saxo só tem 25% do capital) - escoando todos os produtos financeiros de outras empresas do grupo, de que são incumbidos (bons, maus e péssimos). As decisões, acções e respostas surgem via NovoBanco. No BEST as respostas são todas lacónicas, defensivas e procrastinadoras.

No seu caso poderia exigir ao seu interlocutor obtenção de esclarecimento por escrito do BES investimento/Novobanco, porque numa análise stricto sensu, o pequeno canal comercial secundário que é o BEST apenas executou decisão superior do Grupo.
Parece-me muito pouco mesmo uma devolução de 14% de capital para um CDS adstrito ao CLN (contrapeso essencial nos CLN), que normalmente faz coberturas superiores a 50% do(s) activo(s). Deverá pedir dados técnicos sobre o percentual de cobertura dos CDS adstritos e qual o racional dessa cobertura (no BESI podem-se ter "enganado nas contas" ou então não cumpriram com critérios prudenciais e poderiam ser chamados à colação). Sobre CLN Italia telecom aplica-se o que a seguir indico para CLN PT.

No meu caso, logo após a falência do BES, e visando acautelar o impacto em carteira de CLN PT que detenho no BEST e de papel comercial ESI na conta de familiar, após inúmeros contactos com respostas redondas e a remeterem para a sua casa-mãe (pouco conhecedores dos produtos e nada assumindo, entendi a pura perda de tempo que era estar a abordar uma quasi agencia de bairro).
Directamente, o Novobanco (com prováveis respostas do BES investimentos), após 2 contactos, rapidamente deu informação para CLN PT (que só terá problemas se a PT deixar de pagar juros mensais ou incumprir nas tranches de capital), e informação consecutiva para papel comercial ESI que garante o pagamento integral quando a aplicação atingir a maturidade (sem juros). Por imposição do BP em novembro de 2013, 840 milhões estão provisionados no R&C do semestre no Novobanco apenas para PC ESI e Riofte.

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Astronauta » 29/8/2014 11:07

"Segundo o meu gestor a probabilidade de receber mais algum retorno é muito baixo." - Concluo que este assunto não está fechado pois a afirmação do gestor deixa em aberto uma probabilidade de maior retorno. Mas no entanto reforço - o que me preocupa é não darem resposta às dúvidas já expostas nos últimos posts deste fórum, e que também são minhas.

A falta de transparência na informação dos 14% de reembolso fez-me reclamar a todas as associações que fizeram referência num email supra (DECO e outras) - Obrigado pela informação. Ninguém no BEST me responde, nem parece interessado em esclarecer, estando apenas focados em despachar, pelo que estou agora a dirigir-me a outros pontos de apoio.

Porque não somos informados (aparentemente ninguém) do porquê dos 16% de valor de recuperação e -2% da taxa de cancelamento? Parece que pretendem fechar processos sensíveis a "empurrar com a barriga" e sem boa-fé.

Dando outro ponto de vista, para além do óbvio que é a única coisa que me referem do BEST - "Olhe que o risco do produto é de perda total" (já tivemos sorte nos 14%...) no prospecto do produto também refere, que o Cenário Pessimista "(...)assume um valor de recuperação das Obrigações Entregáveis de 40%", e que "Estima-se em 10% a probabilidade de a taxa de rentabilidade vir a ser inferior à indicada."

Se o valor de reembolso de um CLN é a "atirar moeda ao ar" e/ou cálculos baseados em "melhores práticas" que são desconhecidas, então, conclúo que fomos enganados (Perdoem-me desabafar por todos). Se nada alterar relativamente à postura do BEST, a minha relação com este banco está comprometida.

Registado: 7/6/2010 8:23

por horacio.ribeiro.180 » 28/8/2014 18:41

Depois de receber a noticia do meu gestor de conta que apenas vou receber 14% liquidos do meu produto estruturado CLN ESFPORTUGAL resolvi procurar informação neste forum.

Registado: 28/8/2014 18:35

por Astronauta » 27/8/2014 16:41

marglam Escreveu:SRAmigo
Agradeço o apoio e a informação. Neste momento já solicitei esclarecimentos ao BEST e à CMVM. Darei conta de eventuais desenvolvimentos. Entretanto vou contactar as associações que indicou.
Obrigado.

Atenção à notícia: http://www.bloomberg.com/news/2014-08-2 ... -sale.html

Aparentemente detentores de obrigações da Espirito Santo Portugal parecem vivos na luta pelos activos dessa holding.
Mas por outro lado, o BEST já comunicou o reembolso de um CLN, com o mesmo activo subjacente (obrigações ESFP), a 14%?

Cumprimentos

Registado: 7/6/2010 8:23

por marglam » 26/8/2014 11:35

SRAmigo
Agradeço o apoio e a informação. Neste momento já solicitei esclarecimentos ao BEST e à CMVM. Darei conta de eventuais desenvolvimentos. Entretanto vou contactar as associações que indicou.
Obrigado.

Registado: 29/10/2012 20:46

por SrAmigo » 26/8/2014 0:30

marglam Escreveu:Na informação que me enviaram, consideram como valor de recuperação (recovery value) RV=16,26%, mas não informam como foi atingido este valor.
Consideram depois um valor negativo de -2,20833333, por conta do cancelamento do swap de taxa de juro.
Resulta, assim, um valor final de 16,26 - 2,20833333 = 14,05166667 %

Não sei se o valor de RV resulta ou não do CDS que era suposto existir, na parte correspondente às CLN em causa.

Se mais alguém, prejudicado ou não por este produto, tiver informação adicional, agradeço que a comunique, se não ao forum, a quem poderá não interessar, pelo menos a título individual.

Não tenho qualquer ideia se está a ser prejudicado. Mas acredito que tem de ser (muito) exigente com quem comercializa o produto. Se não foi informado como foi alcançado o valor de reembolso que apresentaram, não hesite em questionar para ser esclarecido! Estão a fazer uma proposta ou estão a "fechar contas"? Mais uma vez, a ESFP fechou portas há menos de um mês, mas já concluiram sobre o valor de reembolso? Um activo que se trata de uma obrigação de dívida sénior apenas permite acesso a 16% de reembolso?
. No link http://www.esfg.com/LinkClick.aspx?link=2014%2fESF(P)+Financial+Statements+2013.pdf&tabid=245&mid=1296, pode ser consultado o Relatório e Contas de 2013 da ESFP, onde se lê um Total de Activo (em milhares de Euros) de 1.968.516€, um Total de Passivo de 449.278€, logo Capital Próprio de 1.519.238€. No capítulo 8, a 28 de Maio de 2014 o ROC nº1233 Fernando Antunes, da KPMG & Associados, vincou que a informação prestada era verdadeira. Logo, volto a questionar: apenas é possível recuperar 16,26% do valor em dívida?
. Entretanto, como funciona o Credit Default Swap embebido no CLN? Porque ainda prejudica o investidor em (cerca de) 2,2%?

A Deco tem um formulário de ajuda em http://www.deco.proteste.pt/caso-bes, e acredito que possa ajudar em vários casos; A Associação de investidores também apoia os lesados do GES: http://www.associacaodeinvestidores.org/; Finalmente foi criada a Associação de apoio dos Clientes Bancários para estes casos: http://abesd.org/

Exija ser esclarecido. Boa Sorte.

Registado: 29/11/2007 2:20

por marglam » 25/8/2014 17:35

Na informação que me enviaram, consideram como valor de recuperação (recovery value) RV=16,26%, mas não informam como foi atingido este valor.
Consideram depois um valor negativo de -2,20833333, por conta do cancelamento do swap de taxa de juro.
Resulta, assim, um valor final de 16,26 - 2,20833333 = 14,05166667 %

Não sei se o valor de RV resulta ou não do CDS que era suposto existir, na parte correspondente às CLN em causa.

Se mais alguém, prejudicado ou não por este produto, tiver informação adicional, agradeço que a comunique, se não ao forum, a quem poderá não interessar, pelo menos a título individual.

por SrAmigo » 25/8/2014 12:12

marglam Escreveu:Já fui informado. A perda é de 86% !!!!!!!!!!!!!!!

Esse valor de recuperação parece-me inaceitável, tendo em conta que o produto tem como activo subjacente uma obrigação de dívida sénior. Essa é uma proposta ou uma decisão sem retorno? Quando será realizado o reembolso? Posso estar a pensar mal, mas ocorre-me o seguinte:
. A 1 de Agosto a ESF(Portugal) apresentou a sua insolvência. Já foi possível vender todos os activos de forma a reembolsar os credores?
. Quais os activos que a ESF(Portugal) possui e qual a valorização associada? Esses dados e cálculos foram apresentados aos investidores lesados, de forma a justificar os 14%?
. O CLN tem embebido um Credit Default Swap. Este derivado não permite cobrir parte do risco? Para um valor de recuperação de 14% parece-me que não...
. Sendo o activo subjacente a este produto estruturado, obrigações de dívida sénior, terá prioridade de reembolso. Mas como se situa relativamente aos restantes credores da ESF(Portugal)?
. Sendo a ESF(Portugal) detentora de 45% da Traquilidade, as operações notíciadas relativamente a esta seguradora não poderiam ter influência no valor do reembolso?
. Tendo sido comunicado e difundido pela comunicação social que o Banco Novo poderia responder pela divida sénior emitida pelas entidades do GES, não seria prudente esperar por clarificação relativamente a este ponto?

Se não tiver resposta a estes pontos, sugiro que exija esclarecimentos. Se possível, recorra a associações e a aconselhamento profissional.

Registado: 29/11/2007 2:20

por bboniek33 » 23/8/2014 19:23

marglam Escreveu:Já fui informado. A perda é de 86% !!!!!!!!!!!!!!!

Dasse!
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por marglam » 23/8/2014 18:14

Já fui informado. A perda é de 86% !!!!!!!!!!!!!!!

por Filipe1977 » 19/8/2014 13:47

marglam Escreveu:Há umas CLN que o BEST comercializou em que o emitente é o BESI e a entidade de referência é a ESF(Portugal).

Como se entende pelos posts anteriores o risco de evento de crédito do emissor é baixo, mas quanto à entidade de referência não encontro notícias de qualquer evento de crédito. O pedido de proteção de credores foi pedido pela empresa mãe, a ESFG, e acho que já foi decretado o evento de crédito pela agência internacional que trata desse assunto. Mas a falência da mãe não acarreta necessariamente a falência da filial, ou estou a ver mal o filme ?
De qualquer forma estas CLN vencem juros a 30 de agosto e logo se verá se os pagam ou não, mas a gente gosta de saber antecipadamente.

A ESF(Portugal) já pediu insolvência no passado dia 01/08 (ttp://economico.sapo.pt/noticias/espiri ... 98962.html).
O que acontecerá, é não receber qualquer juro e será reembolsado de parte do investido feito por si, pois a referência é de obrigações sénior.
Neste momento pode é considerar desde já uma perda muito considerável.

Registado: 27/1/2008 22:34

por marglam » 18/8/2014 19:00

Há umas CLN que o BEST comercializou em que o emitente é o BESI e a entidade de referência é a ESF(Portugal).

Como se entende pelos posts anteriores o risco de evento de crédito do emissor é baixo, mas quanto à entidade de referência não encontro notícias de qualquer evento de crédito. O pedido de proteção de credores foi pedido pela empresa mãe, a ESFG, e acho que já foi decretado o evento de crédito pela agência internacional que trata desse assunto. Mas a falência da mãe não acarreta necessariamente a falência da filial, ou estou a ver mal o filme ?
De qualquer forma estas CLN vencem juros a 30 de agosto e logo se verá se os pagam ou não, mas a gente gosta de saber antecipadamente.

por Rick Lusitano » 14/8/2014 1:16

a15184 Escreveu:Caros,

Desculpem a intromissão nesta thread, mas gostaria de vos colocar uma dúvida que não esté relacionada com o Best. Tenho estas senior notes do BES (EUR BES Protecção III): http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd21065.pdf e gostava de saber se estão em risco ou não.
Pelo que li nesta excelente thread, o Espirito Santo Investment p.l.c não está em risco e como tal, do pouco que percebo disto, também me parece que estas notes estão seguras. No entanto, gostava de ter a vossa opinião.

Obrigado
António Lopes

Não sendo 1 especialista na matéria de PFC, tens um produto estruturado, em que:

:arrow: "O capital está 100% garantido na maturidade, sujeito ao risco de crédito do Emitente."

:arrow: "Remuneração no 1º ano (Taxa Anual Nominal Bruta - TANB): 4%,p.a. (pagamento de um cupão anual)"

:arrow: "Remuneração no 2º e 3º ano: corresponde ao valor resultante da soma da taxa de juro Euribor a 12 meses e da inflação anual na Zona Euro calculada através da variação anual do índice de Preços no Consumidor excluindo Tabaco, sujeito a uma remuneração mínima de 3% p.a. (TANB) caso o valor da soma mencionada anteriormente seja igual ou inferior a 3% (pagamento de um cupão anual em cada um dos anos)."

:arrow: "Risco de Capital: O produto tem garantia de 100% do capital na maturidade, nãohavendo assim qualquer perda de capital para os investidores que subscrevam o produto durante o período de subscrição e o mantenham até ao seu vencimento, com excepção do risco de crédito referido anteriormente.

Adverte-se para o facto da venda antecipada deste produto antes da sua maturidade poder implicar a perda parcial ou total de capital, dependendo, entre outros factores, da evolução das taxas de juro, da performance e da volatilidade dos activos subjacentes a que a remuneração do produto está indexada.
"

:arrow: "Risco de Liquidez: Em condições normais de mercado, o Emitente e/ou o Agente de Cálculo comprará fora de bolsa (em OTC) as Notes aos investidores que as queiram vender antecipadamente a preço de mercado. O preço é determinado pelo Agente de Cálculo e não é negociável."

:arrow: "Risco de Conflito de Interesses: O Emitente é uma subsidiária do Agente Pagador e Calculador, Banco Espírito Santo de Investimento, S.A.. A Instituição Colocadora, Banco Espírito Santo, S.A., detém em 100% o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A."

:arrow: "MODALIDADE Senior Notes (Títulos de Dívida Sénior)"

:arrow: "DATA DE MATURIDADE 30 de Agosto de 2014 Sujeito à Convenção de Dias Úteis."

:arrow: "AGENTE PAGADOR E CALCULADOR Banco Espírito Santo de Investimento, S.A."

:arrow: "INSTITUIÇÃO COLOCADORA Banco Espírito Santo, S.A. e Banco Espírito Santo dos Açores, S.A. (BAC)."

:arrow: "EMITENTE Espírito Santo Investment p.l.c. sedeado em Dublin, Irlanda."

Começando pelo capital investido, ele está garantido, excepto risco de crédito do Emitente (Espírito Santo Investment p.l.c.), que é uma subsidiária do Agente Pagador e Calculador (Banco Espírito Santo de Investimento, S.A.), que por sua vez é detido em 100% pela Instituição Colocadora (Banco Espírito Santo, S.A.). Como já sabemos, o BESI, S.A. transitou para o Novo Banco, e o mesmo apresentou lucros. Logo o risco de emitente, existe sempre mas não é aparentemente preocupante.

A rentabilidade, no 1º Ano era 4% TANB, e no 2º e 3º era no mínimo de 3% TANB, excepto se a soma da EURIBOR 12 Meses + Inflação Anual da Zona Euro ex-Tabaco fosse superior a 3%. O que daria, uma TANB média mínima de 3,33%.

A questão de se querer vender antes da maturidade, o ESI, p.l.c. ou BESI, compraria o produto financeiro aos investidores, ao preço que eles quiserem, podendo significar uma perda parcial ou total do capital investido. Isto serve para desincentivar a venda antes da maturidade. Como a maturidade deste PFC é na data de 30 de Agosto de 2014, faltando apenas 2 semanas, e como este PFC é considerado "Senior Notes (Títulos de Dívida Sénior)", em principio não deve existir problema. Mas deves confirmar com o teu gestor de conta, a situação destas "Notes", duvido que ele sabia alguma coisa. O BdP e a CMVM ainda andam a separar o trigo do Joio.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por a15184 » 13/8/2014 21:10

Caros,

Desculpem a intromissão nesta thread, mas gostaria de vos colocar uma dúvida que não esté relacionada com o Best. Tenho estas senior notes do BES (EUR BES Protecção III): http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd21065.pdf e gostava de saber se estão em risco ou não.
Pelo que li nesta excelente thread, o Espirito Santo Investment p.l.c não está em risco e como tal, do pouco que percebo disto, também me parece que estas notes estão seguras. No entanto, gostava de ter a vossa opinião.

Obrigado
António Lopes

Registado: 29/11/2007 1:38

por pitepite » 11/8/2014 20:04

majomo Escreveu:
jumpinho Escreveu:
majomo Escreveu:Boas, tens acompanhado as cotações?
Ainda contam a 29 de julho?????

Sabes se podemos ver noutro sítio qualquer?

Falas das cotações das obrigações da entidade de referência e não das CLN's. Certo?

Em relação às obrigações, uso ISIN respetivo e coloco no google e aparecem vários sites com cotações atualizadas.

das CLN, podem ver-se em algum lugar mais?

Penso que só no BEST porque são eles que as comercializam... e não há muita liquidez, não obstante o BEST as tente vender.

Liquidez existe só que estão a baixar as cotações para desincentivar a venda, ou se mesmo assim os clientes quiserem vender fazerem um bom negocio, refiro-me ao Besi claro

Registado: 15/1/2014 10:59

por majomo » 11/8/2014 15:48

jumpinho Escreveu:
majomo Escreveu:Boas, tens acompanhado as cotações?

Falas das cotações das obrigações da entidade de referência e não das CLN's. Certo?

Em relação às obrigações, uso ISIN respetivo e coloco no google e aparecem vários sites com cotações atualizadas.

Penso que só no BEST porque são eles que as comercializam... e não há muita liquidez, não obstante o BEST as tente vender.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por jumpinho » 11/8/2014 13:27

majomo Escreveu:
jumpinho Escreveu:
majomo Escreveu:

Já consegui obter informação do meu PFA, que tenho como válida.

Então, se o emitente entrar em incumprimento, receberia o valor da obrigação, com a cotação da altura, e ainda o ajuste do “valor do swap de taxa de juro” definido pelo Agente Calculador.

Ou seja, as perdas seriam bem menores que o caso da entidade de referência, pelo que a maior preocupação deverão ser estas.
No meu caso é a PT... que espero que se aguente até 2015. 8-)

Boas, tens acompanhado as cotações?

.

Registado: 11/10/2008 18:13

por majomo » 11/8/2014 12:18

jumpinho Escreveu:
majomo Escreveu:

Então, se o emitente entrar em incumprimento, receberia o valor da obrigação, com a cotação da altura, e ainda o ajuste do “valor do swap de taxa de juro” definido pelo Agente Calculador.

Ou seja, as perdas seriam bem menores que o caso da entidade de referência, pelo que a maior preocupação deverão ser estas.

.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Pipo79 » 11/8/2014 0:46

majomo Escreveu:
sadinos Escreveu:Pois realmente tentamos diversificar o nosso dinheiro, e depois venho a saber isto, que não sabia... Quer dizer tenho vários CLN, mas se o emitente der falência, também perco uma parte do dinheiro!
Já começo a pensar que mais vale gastar do que poupar!

No caso do emitente, a perda é bem menor, eventualmente nula... por exemplo as minhas PT de referência estão a cotar a mais de 100%... o mais importante é a entidade de referência das obrigações.

Quem garante, atualmente, toda a dívida da PT é a OI (rating BBB)

Registado: 29/11/2007 1:51

por jumpinho » 10/8/2014 13:00

majomo Escreveu:

.

Registado: 11/10/2008 18:13

por Rick Lusitano » 9/8/2014 23:45

ZéManuel Escreveu:O Banco Best continua a funcionar?

:mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, jls1 e 107 visitantes