Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES LUX ???

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES LUX ???

por ayent33 » 19/10/2014 23:13

tenho gestão de carteiras que venciam em 26 de setembro e até agora ainda não desbloqueram nada.
Solicitava a todas as pessoas que estão nestas condições e que têm gestaõ de carteiras para nos organizarmos de forma a ver qual e a melhor solução para resolvermos esta situação, porque que penso que nao vamos reaver nada.
temos que nos organizar como fizeram os pequenos accionistas do bes.que pensam sobre a ideia?

Registado: 19/10/2014 23:06

por nursonpsy » 16/9/2014 16:22

Boa tade.
Tive hoje informação que as obrigações BES LONDON que vencem em 2019 já estão desbloqueadas e podem ser resgatadas mas que o valor está bastante abaixo do valor por que foram compradas!

Alguém tem informação relativa a isso ou sabe quanto desvalorizaram!

Quanto às BES Lux continua tudo igual, a resposta é que temos que aguardar mas que é provavél que sejam desbloqueadas em breve também, falta saber a % que vamos perder com isso, porque o funcionário do BES disse-me que provavelmente pagavam o capital todo e com juros mas isso já não sei se acredite!

Cumprimentos

Registado: 13/9/2014 22:09

por nursonpsy » 13/9/2014 23:43

Eu nunca disse que o capital ta garantido! Isso so na maturidade! Acredito que realmente vai haver alguma perda em relação ao capital investido mas daí a não pagarem nada vai uma grande distancia! O que é certo é que não existe nenhuma informação oficial...resta esperar que tudo corra pelo melhor!

por jccgold » 13/9/2014 23:23

Quando lhe disseram q era uma aplicacao "garantida" a pergunta era "garantida pelo q?". As unicas aplicacoes garantidas sao os depositos a prazo ate 100000€

Registado: 11/11/2011 3:58

por nursonpsy » 13/9/2014 23:20

Sim a situação esta negra mas o banco de portugal ainda esta semana me respondeu por mail que a divida senior será toda paga pois os contratos passaram para o novo banco! E se o banco for adquirido por outro banco os contratos tambem sao! Sei de fonte segura que cerca de 90% do capital do banco se encontra em divida senior...não me parece que fosse possivel agora deixarem 90% dos clientes sem tudo! Vamos ver! Agradeço que vao comunicando a informaçao que tiverem mas se possivel que seja credivel e confirmada!
Editado pela última vez por nursonpsy em 13/9/2014 23:23, num total de 1 vez.

por policarpinho » 13/9/2014 23:02

No BPN pagaram porque foi nacionalizado, pagou o Estado. Este caso é muito diferente, peço desculpa e acredite que me custa estar a contraria-lo, mas infelizmente a realidade vai ser muito dura.

Registado: 9/9/2014 0:48

por policarpinho » 13/9/2014 22:58

Pois....vc tem razão nesse ponto, mas olhe que isto infelizmente a coisa está muito preta. Vai embora o homem que tinha como bandeira pagar, e tenho quase a certeza que não poder cumprir por imposição do banco de portugal, se despediu.

Se o banco for alienado penso que estará tudo perdido.

Sim ninguém disse ainda que não pagavam, mas olhe que vai ser esse o próximo passo, oxalá me engane.

por nursonpsy » 13/9/2014 22:49

A noticia nada garante claro...mas também não há informação nenhuma que diga que não vão ser pagas. E eu tenho obrigações BES Lux, bastante capital e também estou informado, quer por parte de gestores, quer por parte de advogados. E para já não está nada decidido. A informação é que a divida sénior vai ser toda paga e as Bes Lux são definitivamente obrigações sénior. Vejam o caso do BPN, demorou mas tanto as obrigações subordinadas como as não subordinadas foram sendo pagas! Apenas digo que aqui apenas se devem postar informações crediveis e confirmadas, não vale a pena preocupar as pessoas com informações que não são oficiais! E sim...a administração mudou, mas as obrigações continuam no Novo Banco, e este banco está capitalizado e provavelmente ate será comprado em breve...portanto não vejo porque não vão cumprir os contratos!

por policarpinho » 13/9/2014 22:43

Além da noticia que refere ser ambígua e nada garantir, não se esqueça que isso foi no dia 11 e hoje já são 13 entende o que eu quero dizer? o fundop tem razão e sabe do que fala

por nursonpsy » 13/9/2014 22:16

Eu nem costumo meter-me em foruns destes mas depois da resposta do Fundop decidi registar-me e comentar.

É de uma grande falta de respeito colocar aqui informações não confirmadas e falsas e depois não esclarecer as pessoas. Deviam lembrar-se que vem muita gente pesquisar aqui e a informação circula e as pessoas ficam preocupadas.

Onde foi buscar essa informação que as Bes Lux não são pagas??

Também tenho Obrigações BES Lux e a informação tanto do meu gestor, como de um amigo funcionário do Novo Banco e de um Colaborador de uma linha de apoio coincidem que as obrigações serão pagas e brevemente, só ainda estão a ver qual será a forma de pagamento e o BDP está a fazer uma auditoria para autorizarem depois as operações.

http://economico.sapo.pt/noticias/novo- ... 01234.html

Como podem ver nesta noticia o novo banco já está a tratar da forma de pagamento das obrigações que provavelmente passarão por conversão em depositos a prazo para evitar grande fuga de capitais.

Agora mais uma vez fundop, onde arranjou essa informação?? Custa tanto dizer??

Custa porque é falsa não é???

Para mim que está com pessimismos são é colaboradores de outros bancos já a prepararem a cama para angariarem clientes.

Tenham juizo e publiquem informações verdadeiras e concretas!

por MikeD » 10/9/2014 21:11

Boa noite,

Onde obtiveste essa informação e qual a justificação para que não nos devolvam o nosso dinheiro no vencimento da GDC?

Não têm sido essas as informacões que têm sido dadas pelos gestores do Novo Banco e pelo próprio BdP por se tratarem de Obrigações de dívida sénior e não subordinada.

Aguardo pela partilha de informações.

Obrigado.

Registado: 6/8/2014 22:38

por fundof » 10/9/2014 15:55

Boas

Infelizmente hoje tenho muitas más noticias,as Gdc com Bes Lux não serão pagas,perdemos as poupanças de uma vida por causa desta situação

o Novo Banco diz que a decisão não É da sua responsabilidade mas sim por parte do regulador

Registado: 6/8/2009 12:13

por jnmg » 2/9/2014 13:02

mais alguma novidade sobre a aplicacão?

A cotacao do Bes Lux voltou a baixar ontem!

Registado: 10/8/2014 17:31

por rovawi » 25/8/2014 17:49

Boa tarde
Vi a vossa discussão/duvidas acerca deste tipo de obrigaçãoes e lamento informar que passei a manhã no banco, agora Novo Banco, para reclamar o facto do cupão das minhas obrigações ter terminado no dia 22/08 e até hoje não havia nem capital nem juros na minha conta. O Gestor não tem informação esclarecedora. Já fiz reclamação no livro de reclamações do banco e já fiz reclamação ao Banco de Portugal. Sigo agora para instancias europeias. Percebo pelo meu gestor que este problema é extensivel a outro tipo de aplicações, com valores bem superiores. Somos de facto um povo pacifico....permissivo...

Registado: 25/8/2014 17:41

por jnmg » 17/8/2014 22:15

Ja alguem tem novidades sobre os titulo BES Lux (obrigações sénior do BES emitidas no Luxemburgo) ?
Ira ser garantido o valor investido? (conforme prometido pelos gestores de conta)

por Primvs » 13/8/2014 12:57

Lixated Escreveu:
pata-hari Escreveu:quando garantes uma taxa muito acima da taxa de mercado

onde está a taxa muito acima do mercado neste caso ...? 2 e picos por cento líquido é muito acima ? acima de zero talvez e mesmo assim ...
a questão aqui é precisamente essa: impingiram às pessoas que queriam um depósito a prazo, com perfil conservador e zero apetência para o risco, um produto que por um lado era susceptível de fazer perder o capital investido (situação ainda não confirmada nem desmentida, mas enfim...) e por outro tinha uma remuneração minimamente acima do mercado, mais nada.

o negócio da China diria eu que não sou banqueiro e não gosto de brincar aos pobrezinhos

Garanto-te que 2,5% liquidos para um "suposto" DP é bem acima do mercado!

Soube ontem de um tipo com 2,5% TANBruta a 6 meses no BPI e que eles renovaram a 1,25% TANBruta
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Lixated » 13/8/2014 12:38

pata-hari Escreveu:quando garantes uma taxa muito acima da taxa de mercado

onde está a taxa muito acima do mercado neste caso ...? 2 e picos por cento líquido é muito acima ? acima de zero talvez e mesmo assim ...
a questão aqui é precisamente essa: impingiram às pessoas que queriam um depósito a prazo, com perfil conservador e zero apetência para o risco, um produto que por um lado era susceptível de fazer perder o capital investido (situação ainda não confirmada nem desmentida, mas enfim...) e por outro tinha uma remuneração minimamente acima do mercado, mais nada.

o negócio da China diria eu que não sou banqueiro e não gosto de brincar aos pobrezinhos

Registado: 5/8/2014 17:28

por Primvs » 13/8/2014 9:54

pata-hari Escreveu:Isso não é novidade... era exactamente assim que o BPP fazia e era sabido e óbvio que é o que se faz quando garantes uma taxa muito acima da taxa de mercado. Não existe outro modo (pelo menos óbvio e linear) de o fazer. Quase por definição que têm que ser montados deste modo. A única diferença para o BPP
é que, apesar de ser feito deste modo, acreditava-se que o BES teria arcaboiço para aguentar situações adversas de mercado - ao contrário do BPP.

Sim...tenho noçao disso...mas nao consigo deixar de nao ficar espantado com maturidades tao longas...
É da vida...

por Pata-Hari » 13/8/2014 9:50

Isso não é novidade... era exactamente assim que o BPP fazia e era sabido e óbvio que é o que se faz quando garantes uma taxa muito acima da taxa de mercado. Não existe outro modo (pelo menos óbvio e linear) de o fazer. Quase por definição que têm que ser montados deste modo. A única diferença para o BPP
é que, apesar de ser feito deste modo, acreditava-se que o BES teria arcaboiço para aguentar situações adversas de mercado - ao contrário do BPP.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Primvs » 13/8/2014 9:22

Pipo79 Escreveu:O atual problema das GDC's tem, nomeadamente a ver com a constituição das carteiras, que actualmente são constituídas por obrigações BES LUX (com maturidades para 2046 e 2051 com cupão zero) e por um fundo de obrigações.
Estes ativos são todos séniores e por isso passaram para o Novo Banco.

O problema está na maior ou menos exposição a obrigações BES Lux que, mesmo sendo seniores, devido às suas carateristicas desvalorizaram bastante levando algumas GDC's a viram para valores perto de 60%.

As GDC's que há 1 ou 2 meses já tinham atingido a rendibilidade objectivo, trocaram a carteira de obrigações (quase na totalidade) por um fundo de obrigações, por isso o valor atual quase não tem desvalorização, enquanto há outros que como já disse estão a 50%/60% do valor inicial.

Tanto quanto sei, ao contrário de outros produtos do BES a GDC está a ser paga na totalidade (capital e juros), salvo raríssimas excepções em que houve perda muito ligeira (28€) de capital, embora ninguém saiba explicar o porquê. De qualquer modo e como sempre aconteceu o capital só era garantido verbalmente na maturidade, logo, à que aguardar a mesma.

Já o papel comercial será pago só o capital sem juros.

Nota: em lado nenhum do contrato de 6 páginas da GDC ou na folha da constituição diz que o capital é garantido ou que a taxa é garantida, no entanto, havia instruções para ser vendido como tal.

Espero ter ajudado,
Abraço

Meteram produtos com maturidades ate 2046 e 2051 em GDC´s com prazos de 1 ano????
:shock: :shock: :shock: :shock:
É da vida...

por Lixated » 13/8/2014 8:56

Sim, parece-me que a mensagem acima confirma o que me foi referido por uma directora do serviço 360.
No entanto, pessoalmente, ainda estou a aguardar a confirmação por escrito dos serviços competentes.
Quanto ao BdP, o feedback é inexistente. Zero Respostas.

Registado: 5/8/2014 17:28

por Pipo79 » 13/8/2014 0:37

O atual problema das GDC's tem, nomeadamente a ver com a constituição das carteiras, que actualmente são constituídas por obrigações BES LUX (com maturidades para 2046 e 2051 com cupão zero) e por um fundo de obrigações.
Estes ativos são todos séniores e por isso passaram para o Novo Banco.

O problema está na maior ou menos exposição a obrigações BES Lux que, mesmo sendo seniores, devido às suas carateristicas desvalorizaram bastante levando algumas GDC's a viram para valores perto de 60%.

As GDC's que há 1 ou 2 meses já tinham atingido a rendibilidade objectivo, trocaram a carteira de obrigações (quase na totalidade) por um fundo de obrigações, por isso o valor atual quase não tem desvalorização, enquanto há outros que como já disse estão a 50%/60% do valor inicial.

Tanto quanto sei, ao contrário de outros produtos do BES a GDC está a ser paga na totalidade (capital e juros), salvo raríssimas excepções em que houve perda muito ligeira (28€) de capital, embora ninguém saiba explicar o porquê. De qualquer modo e como sempre aconteceu o capital só era garantido verbalmente na maturidade, logo, à que aguardar a mesma.

Já o papel comercial será pago só o capital sem juros.

Nota: em lado nenhum do contrato de 6 páginas da GDC ou na folha da constituição diz que o capital é garantido ou que a taxa é garantida, no entanto, havia instruções para ser vendido como tal.

Espero ter ajudado,
Abraço

Registado: 29/11/2007 1:51

por iront » 12/8/2014 23:13

Vigaristas Escreveu:Hoje estive no bes e disseram-me que não estava a haver problema com os pagamentos das GDC que estavam a vencer..

A mim disseram-me o mesmo. A questão é: Alguém têm GDC a vencer no curto prazo (1 mês) que esteja desvalorizada?

O que me disseram é que algumas que estavam agora a vencer não tinham sofrido desvalorização, apenas as de longo prazo. Alguém que confirme as datas de vencimento das suas?

A minha vence em Dezembro e está desvalorizada -35% (recuperou nos últimos dias dos -38%).

Registado: 27/3/2010 12:50

por jnmg » 12/8/2014 19:24

Novidades?

por Vigaristas » 11/8/2014 21:55

Hoje estive no bes e disseram-me que não estava a haver problema com os pagamentos das GDC que estavam a vencer..

Registado: 11/8/2014 21:53

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], carlosdsousa, LMMV, niceboy, OCTAMA e 229 visitantes